|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#181 |
|
Registered User
Likes (Received): 98
|
Revisitando o tema "comboio" vs "metro"
Expresso Póvoa/Trindade: 30 km em 44 m = 41 km/h Hipotético Expresso Póvoa/Dragão: 33.6 km em 53 m = 38 km/h Sintra/Rossio: 27 km em 40 m = 40 km/h Nine/Braga: 15 km em 21 m = 43 km/h Cascais/Cais do Sodré: 25 km em 40 m = 37 km/h |
|
|
|
|
#182 |
|
não sei. não sabe ninguém
Likes (Received): 3
|
comboios magicos??? o comboio nao ia parar em arvore ou em modivas sul como é evidente..... enfim!! se de ermesinde a s bento sao 10 minutos de urbano... bom.... enfim mesmo!
ac3 essas comparacoes nao sao validas! sintra rossio por exemplo tem muito mais gente e isso implica logo, como a linha tem, estacoes muito proximas umas das outras... agora a linha da povoa com comboio iria ter menos ate que o Bex tem.... e demoraria definitivamente menos tempo, nao me venham com historias! e alias é o argumento que as pessoas da povoa/vila apresentam como desvantagens do metro!
|
|
#183 |
|
Registered User
Likes (Received): 347
|
Claro, comparacoes da realidade, nao sao validas. Delirios baseados sabe-se la em que e' que fazem todo o sentido (deve ser algum fenomeno metafisico que impede os metros de nao pararem nessas estacoes e nao permitiria que os comboios parassem).
P.S.: O urbano demora 17 minutos de Ermesinde a S. Bento, nao 10. Vai ver a distancia e depois falamos (assumindo que sabes calcular velocidades medias). |
|
|
|
|
#184 | ||
|
Registered User
Likes (Received): 23
|
Quote:
Queres fazer comparações faz com linhas. Linha B vs Linha de Braga, por exemplo. Quanto à velocidade, a velocidade obtida deriva do tipo de serviço que se faz na linha (rápido ou pára em todas), do tipo de linha de linha que é (velocidade máxima que permite), da competência em se fazer horários decentes, etc... O serviço de metro é um serviço de proximidade e tem elevadas frequências de passagem. Logo por norma tem menor velocidade média. O serviço de comboio urbano é um serviço de médio curso e tem menores frequências, por isso tem maior velocidade média. Claro que aqui há sempre excepções. A linha de Sintra, fruto da elevada densidade populacional das zonas que atravessa tem paragens frequentes, o que diminui a velocidade média. A linha de Aveiro, tem os pendulares a empurrar os urbanos para fora do caminho, o que lhes aumenta a velocidade média. etc... Quote:
![]() De qualquer das formas, o melhor serviço que o metro do Porto faz é na linha Bexp Póvoa-Estádio do Dragão, que demora 66min a percorrer os 33,6Km, o que dá uma média de 30Km/h. Se quiseres por isto no prisma das paragens a linha B exp tem 20 paragens o troço das linhas Ermesinde-Porto SB tem 6 paragens. Ou seja, o metro tem 0,59 paragens/Km, a CPP tem 0,6.
Last edited by Hugoferreiraleite; April 25th, 2012 at 02:51 PM. |
||
|
|
|
|
#185 |
|
Registered User
|
Eu indo ver aquela coisa estranha chamada "horarios" vejo a maioria dos comboios tabelados para 16 ou 17 minutos: http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imag.../ermesinde.pdf
(e' possivel que haja algum la pelo meio que demore menos, nao estive a ver todos). 10 km em 10 min sao 60 km/h, nao 35... o comboio das 7:46 em Campanha, passou em Ermesinde 'as 7:34 (so ai ja sao mais de 10 minutos) Comparar com servicos ate ao Dragao e' absurdo. Se houvesse comboio, o mais certo era ficar-se pela Trindade (ou na pior das hipoteses da Boavista). |
|
|
|
|
#186 | |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Efetivamente (e não é a dos GNR) foi dito "não justificava"
Quote:
No entanto, tambem sou utilizador desta linha, e os meus 50 aninhos, fazem-me lembrar do que foi esta linha, desde o tempo das "Marias Fumaça", às automotoras a que chmava-mos as "Bujarronas" e que eram muito poucas, se calhar a linha até podia funcionar algo melhor com comboios, não sei, mas que prefiro a frequência que o Metro me proporciona, relativamente ao que era oferecido dantes, lá isso prefiro, ainda me lembro bem das secas de 1 hora, quando se perdia o comboi por volta das 9 da noite e se aguardava 1 hora na Trindade, ou a seca de quase 20 minutos na estação de Crestins, no comboio que partia da Póvoa às 07:50, à espera do que vinha do Porto. Contudo mais uma vez, as minhas desculpas.
|
|
|
|
|
|
#187 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Considero que a única "desvantagem" de se ter transformado a linha da Póvoa de comboio para metro é a inviabilidade (pois o tipo de serviço adequado seria outro) que esta terá para se expandir mais a norte, nomeadamente até Viana, ligando com a actual linha do Minho, numa perspectiva de renovação da linha desde Viana até Valença, desta forma ligando toda a região (e a Galiza) directamente ao aeroporto... Mas pronto, são sonhos ![]() Agora que o serviço está melhor, não restam dúvidas... Melhores frequências, mais conforto e rapidez, tanto na linha B como na C, embora esta última continue amputada...
|
|
|
|
|
#188 |
|
Enlightened user
Likes (Received): 41
|
Ligar a Póvoa a Viana? Qual a utilidade de tal coisa, além de queimar dinheiro público?Para Viana ser servida por um bom serviço de comboio, bastaria modernizar e electrificar a linha do Minho desde Nine até Viana, e pôr urbanos a circular até Viana.
|
|
#189 | |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
#190 |
|
Enlightened user
|
Sim, mas não estou a ver qual o interesse de fazer a ligação a Viana usando parte de uma antiga linha de via estreita (linha da Póvoa) e tendo de fazer parte de raiz (da Póvoa até Viana), quando tens uma linha de via larga (linha do Minho) que é uma solução que permite velocidades mais elevadas (logo, melhor serviço) e a um menor custo (visto apenas ser necessário modernizar e electrificar a linha desde Nine até Viana).
Estar a fazer uma linha entre a Póvoa e Viana, além de um desperdício de dinheiro, seria também uma agressão ambiental desnecessária, fazer passar uma linha nova por zonas relativamente pouco habitadas e que não justificam a passagem de uma linha de comboio.
|
|
#191 |
|
Registered User
|
Além de que teria que passar pelo meio de um Parque Natural (a não ser que fosse desviada por algures entre Esposende e Barcelos, mas aí não só não serviria a única cidade entre a Póvoa e Viana, como quase que tocaria na linha do Minho).
|
|
|
|
|
#192 | |
|
Registered User
Likes (Received): 172
|
Nephasto:
Quote:
![]() (Por acaso - aleluia! - o PROT Norte prevê que se faça no futuro essa ligação ferroviária) |
|
|
|
|
|
#193 |
|
Enlightened user
|
Realmente é complicado explicar as coisas...A A28 tem movimento entre a Póvoa e Viana porque é a única AE que liga o Porto a Viana. Em termos ferroviários, a única linha de via larga a ligar o Porto a Viana é a linha do Minho. Em termos rodoviários, era como se já existisse uma AE a ligar o Porto e Viana, seguindo o trajecto da linha do minho, e quisessem agora cosntruir uma nova AE mas mais junto à costa. Seria um completo desperdício sem sentido.
|
|
#194 |
|
Registered User
|
![]() Desperdício é a situação actual em que a LM não serve Braga decentemente e não serve o litoral até Viana porque simplesmente não passa lá. É o que dão as soluções minimalistas feitas para servir todos e que acabam por servir - mal - uns poucos. A sina já vem do séc XIX e com pensamentos como os teus - e o da maioria dos nossos planeadores - continua pujante no séc XXI...
|
|
|
|
|
#195 | |
|
|
Quote:
|
|
|
#196 |
|
|
eu acho que uma linha de comboios para la da povoa ate viana nao era ma de todo... ainda tem uma populacao aceitavel para a existencia de comboio, ja para nao falar do parque natural e das praias...... e era uma forma de aproximar mais rapido viana ao porto!!!
|
|
#197 | |
|
Enlightened user
|
Quote:
Essa mentalidade que só defende grandes investimentos em obras públicas, grande parte dos quais, de utilidade altamente duvidosa, (tal como a linha entre a Póvoa e Viana, que propões), que deixaram o país na bancarrota. Eu não tenho nada contra a construção de novas linhas de caminho de ferro (pelo contrário, sou bastante adepto da ferrovia), mas só quando isso for justificável. E para que uma linha de caminho de ferro pesado seja justificável, tens de ter um volume de tráfego muito grande. Coisa que claramente não acontece entre a Póvoa do Varzim e Viana.
|
|
|
#198 |
|
Registered User
|
![]() Qual é o caminho rodoviário mais movimentado entre o Porto e a Galiza? |
|
|
|
|
#199 |
|
Enlightened user
|
Qual o mais movimentado, não sei exactamente. Mas sei qual é o melhor, é a A3.Se há mais gente a usar a A28 é por causa dos descontos nas portagens. Mas o que tem isso a ver com a questão inicial? Achas que se justifica que haja 2 linhas de comboio paralelas entre o Porto e a Galiza? ![]() Já a que existe em aquele intenso tráfego que nós sabemos!
|
|
#200 | |
|
Registered User
Likes (Received): 23
|
Quote:
Quanto ao comparar, se queres comparar serviços compara-os nas linhas completas. Pois caso contrário, também posso dizer que é absurdo comparar o serviço Ermesinde-Porto SB, e nesse caso o serviço passa a demorar 12 min a percorrer os 8,5Km de Campanhã e Ermesinde e a velocidade já sobe para 42,5Km/h... Mas também podemos comparar a velocidade entre o poste de catenária 33 com o poste de catenária 36 (entre Rio Tinto e Contumil) e concluir que a velocidade média é de perto de 80Km/h...
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|