daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Ferrovias

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old April 23rd, 2012, 04:03 AM   #181
ac3
Registered User

Likes (Received): 98

Revisitando o tema "comboio" vs "metro"

Expresso Póvoa/Trindade: 30 km em 44 m = 41 km/h
Hipotético Expresso Póvoa/Dragão: 33.6 km em 53 m = 38 km/h
Sintra/Rossio: 27 km em 40 m = 40 km/h
Nine/Braga: 15 km em 21 m = 43 km/h
Cascais/Cais do Sodré: 25 km em 40 m = 37 km/h
ac3 no está en línea  

Sponsored Links

Old April 23rd, 2012, 03:43 PM   #182
tbean
não sei. não sabe ninguém

tbean's Avatar

Likes (Received): 3

comboios magicos??? o comboio nao ia parar em arvore ou em modivas sul como é evidente..... enfim!! se de ermesinde a s bento sao 10 minutos de urbano... bom.... enfim mesmo!

ac3 essas comparacoes nao sao validas! sintra rossio por exemplo tem muito mais gente e isso implica logo, como a linha tem, estacoes muito proximas umas das outras... agora a linha da povoa com comboio iria ter menos ate que o Bex tem....

e demoraria definitivamente menos tempo, nao me venham com historias! e alias é o argumento que as pessoas da povoa/vila apresentam como desvantagens do metro!
Old April 23rd, 2012, 04:24 PM   #183
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 347

Claro, comparacoes da realidade, nao sao validas. Delirios baseados sabe-se la em que e' que fazem todo o sentido (deve ser algum fenomeno metafisico que impede os metros de nao pararem nessas estacoes e nao permitiria que os comboios parassem).

P.S.: O urbano demora 17 minutos de Ermesinde a S. Bento, nao 10. Vai ver a distancia e depois falamos (assumindo que sabes calcular velocidades medias).
toniho no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 04:48 PM   #184
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by ac3 View Post
Revisitando o tema "comboio" vs "metro"

Expresso Póvoa/Trindade: 30 km em 44 m = 41 km/h
Hipotético Expresso Póvoa/Dragão: 33.6 km em 53 m = 38 km/h
Sintra/Rossio: 27 km em 40 m = 40 km/h
Nine/Braga: 15 km em 21 m = 43 km/h
Cascais/Cais do Sodré: 25 km em 40 m = 37 km/h
Isto é lixo informativo.
Queres fazer comparações faz com linhas.
Linha B vs Linha de Braga, por exemplo.

Quanto à velocidade, a velocidade obtida deriva do tipo de serviço que se faz na linha (rápido ou pára em todas), do tipo de linha de linha que é (velocidade máxima que permite), da competência em se fazer horários decentes, etc...

O serviço de metro é um serviço de proximidade e tem elevadas frequências de passagem. Logo por norma tem menor velocidade média.
O serviço de comboio urbano é um serviço de médio curso e tem menores frequências, por isso tem maior velocidade média.

Claro que aqui há sempre excepções. A linha de Sintra, fruto da elevada densidade populacional das zonas que atravessa tem paragens frequentes, o que diminui a velocidade média. A linha de Aveiro, tem os pendulares a empurrar os urbanos para fora do caminho, o que lhes aumenta a velocidade média. etc...

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
Claro, comparacoes da realidade, nao sao validas. Delirios baseados sabe-se la em que e' que fazem todo o sentido (deve ser algum fenomeno metafisico que impede os metros de nao pararem nessas estacoes e nao permitiria que os comboios parassem).

P.S.: O urbano demora 17 minutos de Ermesinde a S. Bento, nao 10. Vai ver a distancia e depois falamos (assumindo que sabes calcular velocidades medias).
Porto SB-Ermesinde são 10Km, o comboio urbano demora 17min. São 35Km/h de velocidade média em serviço pára em todas, e com 5min à espera de linha para entrar em Campanhã, mais outros tantos para entrar em São Bento. Porque a REFER, aquele supra-sumo da eficiência nacional, tem nos horários que o comboio X entra às 7h45 na estação mas age sempre como se de uma novidade se tratasse...

De qualquer das formas, o melhor serviço que o metro do Porto faz é na linha Bexp Póvoa-Estádio do Dragão, que demora 66min a percorrer os 33,6Km, o que dá uma média de 30Km/h.

Se quiseres por isto no prisma das paragens a linha B exp tem 20 paragens o troço das linhas Ermesinde-Porto SB tem 6 paragens.
Ou seja, o metro tem 0,59 paragens/Km, a CPP tem 0,6.

Last edited by Hugoferreiraleite; April 25th, 2012 at 02:51 PM.
Hugoferreiraleite no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 05:27 PM   #185
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Eu indo ver aquela coisa estranha chamada "horarios" vejo a maioria dos comboios tabelados para 16 ou 17 minutos: http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imag.../ermesinde.pdf
(e' possivel que haja algum la pelo meio que demore menos, nao estive a ver todos).

10 km em 10 min sao 60 km/h, nao 35... o comboio das 7:46 em Campanha, passou em Ermesinde 'as 7:34 (so ai ja sao mais de 10 minutos)

Comparar com servicos ate ao Dragao e' absurdo. Se houvesse comboio, o mais certo era ficar-se pela Trindade (ou na pior das hipoteses da Boavista).
toniho no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 08:54 PM   #186
axflores
Registered User

Likes (Received): 0

Efetivamente (e não é a dos GNR) foi dito "não justificava"

Quote:
Originally Posted by tbean View Post
nao acho esta linha das mais necessarias muito sinceramente.... trofa tem comboios que os poem em 10 min ? no porto.... e 15 em s bento..... se o problema é mobilidade que ponham autocarros em toda a viela da cidade..... é menos confortavel é... mas demora menos bus+comboio do que de metro ate ao porto...trofa muro castelo maia araujo senhora da hora boavista trindade... ufff ca ganda seca!!!!

a trofa ainda nao tem populacao nem servicos nem empresas que se justifiquem a mobilidade de metro dentro do concelho....

a povoa/vila tem mais... mas mesmo assim tambem nao se justificava o metro para la... mas o erro esta feito e nao se pode fazer o mesmo na trofa
As minhas desculpas, efetivamente, foi utilizada a expressão "não justificava" e não a expressão "Não merecia", as minhas desculpas.
No entanto, tambem sou utilizador desta linha, e os meus 50 aninhos, fazem-me lembrar do que foi esta linha, desde o tempo das "Marias Fumaça", às automotoras a que chmava-mos as "Bujarronas" e que eram muito poucas, se calhar a linha até podia funcionar algo melhor com comboios, não sei, mas que prefiro a frequência que o Metro me proporciona, relativamente ao que era oferecido dantes, lá isso prefiro, ainda me lembro bem das secas de 1 hora, quando se perdia o comboi por volta das 9 da noite e se aguardava 1 hora na Trindade, ou a seca de quase 20 minutos na estação de Crestins, no comboio que partia da Póvoa às 07:50, à espera do que vinha do Porto.
Contudo mais uma vez, as minhas desculpas.
axflores no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 10:33 PM   #187
jfds
Registered User

Likes (Received): 7

Considero que a única "desvantagem" de se ter transformado a linha da Póvoa de comboio para metro é a inviabilidade (pois o tipo de serviço adequado seria outro) que esta terá para se expandir mais a norte, nomeadamente até Viana, ligando com a actual linha do Minho, numa perspectiva de renovação da linha desde Viana até Valença, desta forma ligando toda a região (e a Galiza) directamente ao aeroporto... Mas pronto, são sonhos
Agora que o serviço está melhor, não restam dúvidas... Melhores frequências, mais conforto e rapidez, tanto na linha B como na C, embora esta última continue amputada...
jfds no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 11:36 PM   #188
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 41

Ligar a Póvoa a Viana? Qual a utilidade de tal coisa, além de queimar dinheiro público?

Para Viana ser servida por um bom serviço de comboio, bastaria modernizar e electrificar a linha do Minho desde Nine até Viana, e pôr urbanos a circular até Viana.
Old April 24th, 2012, 02:05 AM   #189
jfds
Registered User

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Nephasto
Ligar a Póvoa a Viana? Qual a utilidade de tal coisa, além de queimar dinheiro público?

Para Viana ser servida por um bom serviço de comboio, bastaria modernizar e electrificar a linha do Minho desde Nine até Viana, e pôr urbanos a circular até Viana.
Tal como eu disse, como as coisas estão actualmente, é inviável fazer essa ligação... Eu falava na perspectiva de à 10/15 anos atrás quando se decidiu avançar com a conversão da linha da Póvoa... Agora claro que a melhor solução é renovar a linha do Minho até Viana e a ligação à Galiza ser feita via Braga...
jfds no está en línea  
Old April 24th, 2012, 02:34 AM   #190
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Sim, mas não estou a ver qual o interesse de fazer a ligação a Viana usando parte de uma antiga linha de via estreita (linha da Póvoa) e tendo de fazer parte de raiz (da Póvoa até Viana), quando tens uma linha de via larga (linha do Minho) que é uma solução que permite velocidades mais elevadas (logo, melhor serviço) e a um menor custo (visto apenas ser necessário modernizar e electrificar a linha desde Nine até Viana).

Estar a fazer uma linha entre a Póvoa e Viana, além de um desperdício de dinheiro, seria também uma agressão ambiental desnecessária, fazer passar uma linha nova por zonas relativamente pouco habitadas e que não justificam a passagem de uma linha de comboio.
Old April 24th, 2012, 02:38 AM   #191
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Além de que teria que passar pelo meio de um Parque Natural (a não ser que fosse desviada por algures entre Esposende e Barcelos, mas aí não só não serviria a única cidade entre a Póvoa e Viana, como quase que tocaria na linha do Minho).
toniho no está en línea  
Old April 24th, 2012, 03:22 AM   #192
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 172

Nephasto:

Quote:
Estar a fazer uma linha entre a Póvoa e Viana, além de um desperdício de dinheiro, seria também uma agressão ambiental desnecessária, fazer passar uma linha nova por zonas relativamente pouco habitadas e que não justificam a passagem de uma linha de comboio.
Deve ser por isso que a A28 não tem movimento nenhum...

(Por acaso - aleluia! - o PROT Norte prevê que se faça no futuro essa ligação ferroviária)
Viriatuus no está en línea  
Old April 24th, 2012, 01:02 PM   #193
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Realmente é complicado explicar as coisas...
A A28 tem movimento entre a Póvoa e Viana porque é a única AE que liga o Porto a Viana.
Em termos ferroviários, a única linha de via larga a ligar o Porto a Viana é a linha do Minho.

Em termos rodoviários, era como se já existisse uma AE a ligar o Porto e Viana, seguindo o trajecto da linha do minho, e quisessem agora cosntruir uma nova AE mas mais junto à costa. Seria um completo desperdício sem sentido.
Old April 24th, 2012, 08:10 PM   #194
Viriatuus
Registered User

Desperdício é a situação actual em que a LM não serve Braga decentemente e não serve o litoral até Viana porque simplesmente não passa lá. É o que dão as soluções minimalistas feitas para servir todos e que acabam por servir - mal - uns poucos. A sina já vem do séc XIX e com pensamentos como os teus - e o da maioria dos nossos planeadores - continua pujante no séc XXI...
Old April 24th, 2012, 10:00 PM   #195
tbean

tbean's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Desperdício é a situação actual em que a LM não serve Braga decentemente e não serve o litoral até Viana porque simplesmente não passa lá. É o que dão as soluções minimalistas feitas para servir todos e que acabam por servir - mal - uns poucos. A sina já vem do séc XIX e com pensamentos como os teus - e o da maioria dos nossos planeadores - continua pujante no séc XXI...
entao o que sugeres? mudar a linha do minho toda? o que esta feito esta feito...desde o sec XIX.... e a linha do minho nao serve braga... por isso é que se fez o ramal... a localizacao da propria cidade tambem nao ajuda muito convenhamos, para uma ligacao directa com viana....
Old April 24th, 2012, 10:02 PM   #196
tbean

tbean's Avatar

eu acho que uma linha de comboios para la da povoa ate viana nao era ma de todo... ainda tem uma populacao aceitavel para a existencia de comboio, ja para nao falar do parque natural e das praias...... e era uma forma de aproximar mais rapido viana ao porto!!!
Old April 24th, 2012, 10:42 PM   #197
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Infelizmente a mentalidade que levou o país à actual situação de grave crise, e que predomina entre a classe política (felizmente isso está a mudar) é exactamente a tua.
Essa mentalidade que só defende grandes investimentos em obras públicas, grande parte dos quais, de utilidade altamente duvidosa, (tal como a linha entre a Póvoa e Viana, que propões), que deixaram o país na bancarrota.

Eu não tenho nada contra a construção de novas linhas de caminho de ferro (pelo contrário, sou bastante adepto da ferrovia), mas só quando isso for justificável. E para que uma linha de caminho de ferro pesado seja justificável, tens de ter um volume de tráfego muito grande. Coisa que claramente não acontece entre a Póvoa do Varzim e Viana.
Old April 25th, 2012, 03:20 AM   #198
Viriatuus
Registered User

Qual é o caminho rodoviário mais movimentado entre o Porto e a Galiza?
Old April 25th, 2012, 02:01 PM   #199
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Qual o mais movimentado, não sei exactamente. Mas sei qual é o melhor, é a A3.
Se há mais gente a usar a A28 é por causa dos descontos nas portagens.
Mas o que tem isso a ver com a questão inicial?
Achas que se justifica que haja 2 linhas de comboio paralelas entre o Porto e a Galiza?
Já a que existe em aquele intenso tráfego que nós sabemos!
Old April 25th, 2012, 03:01 PM   #200
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
Eu indo ver aquela coisa estranha chamada "horarios" vejo a maioria dos comboios tabelados para 16 ou 17 minutos: http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imag.../ermesinde.pdf
(e' possivel que haja algum la pelo meio que demore menos, nao estive a ver todos).

10 km em 10 min sao 60 km/h, nao 35... o comboio das 7:46 em Campanha, passou em Ermesinde 'as 7:34 (so ai ja sao mais de 10 minutos)

Comparar com servicos ate ao Dragao e' absurdo. Se houvesse comboio, o mais certo era ficar-se pela Trindade (ou na pior das hipoteses da Boavista).
Sorry... As contas estavam bem feitas, só não tinha escrito correctamente no meu comentário. Mas já está corrigido.

Quanto ao comparar, se queres comparar serviços compara-os nas linhas completas. Pois caso contrário, também posso dizer que é absurdo comparar o serviço Ermesinde-Porto SB, e nesse caso o serviço passa a demorar 12 min a percorrer os 8,5Km de Campanhã e Ermesinde e a velocidade já sobe para 42,5Km/h...
Mas também podemos comparar a velocidade entre o poste de catenária 33 com o poste de catenária 36 (entre Rio Tinto e Contumil) e concluir que a velocidade média é de perto de 80Km/h...

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules