search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old January 11th, 2012, 08:07 PM   #201
dvf
BANNED

Likes (Received): 58

O que vai fazer é que quem cumpria nos fds e feriados comprando os bilhetes simples vai simplesmente arriscar e andar sem pagar, principalmente a malta jovem.

Quanto aos mais velhos, pegam no carro e vão passear onde podem levar toda a família e estacionar o carro sem pagar. Depois venham falar do fim dos centro comercias, vão ser o último reduto de liberdade neste país para os pobres.
dvf no está en línea  

Sponsored Links
Old January 11th, 2012, 08:24 PM   #202
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Likes (Received): 46

Quote:
Originally Posted by visconde View Post
pois, eu gastei 60 euros em 4 meses adiantados :P (o meu passe com desconto é 15 eurois)
se deixarem de dar obvio compro o novo, desde que nao perca o €€ deste, tenho os recibos todos :P
Sim, devem devolver o dinheiro. Se tiverem bom-senso, pelo menos... Ainda são é capazes de argumentar que "ah e tal, foi uma tentativa de dar à volta à lei"...

E isso para mim, nem me dava para 2 meses. Viver servido pela CP é foda.

O pior nem é dar os 100 e tal euros adiantados. Que compensavam, e muito. É que depois, nem tenho garantias de ter um bom serviço. Cortes nas carreiras, nas frequências de comboio, no número de carruagens, começarem mais tarde e acabarem mais cedo. E eu já paguei um monte de passes a contar com algo e fico na mão, como é? É isso que me custa mais... Junta greves frequentes nisso.

E no mínimo, tinha sempre de comprar CP/Carris. E tanto a CP como a Carris, têm passes caríssimos... Pelo que, com desconto de 50%, a diferença do L/CP e do Carris/CP é de uns míseros 4,50€. Não compensa, porque e se depois sempre vão para a frente com o corte de todas as sobreposições? Ficava sem transporte(E eles andam sempre com vipes nestas coisas ).

Quote:
aumentar os bilhetes simples tambem é ridiculo, ja sao super caros (cada bilhete da CP ja custa no minimo 1,50, ida com volta sao 3 euros.. supondo que a pessoa tambem precisa de metro em Lisboa fica a 5 euros uma viagem esporadica),.
assim quem anda ocasionalmente vai sempre preferir ir de carro que de comboio, e com estacionamento "gratis" em lisboa ainda rende mais o carro.

no maximo que metam bilhetes simples mais caros mas entao que imlementem algo do estilo "pre comprados" que em pacote sai mais barato, porque senao quem nao anda todos os dias mas até podia andar "às vezes" deixa mesmo de andar porque o carro fica sempre melhor..

por exemplo na Vimeca (que é cara como sabemos) cada bilhete custa 2 euros, no entanto com pre-comprados (8 viagens) em geral fica a metade do preço. quando era puto e queria ir ao colombo andava sempre com pre comprados na carteira

aumentar mais as viagens simples é fazer com que só os turistas as usem.. de resto ou passe ou carro.

esta treta de descrimininar toda a gente em tudo pelo IRS ja chateia, so falta começar a haver preços diferentes no supermercado
Concordo, sobretudo com o que está a bold.

Antes a CP tinha excelentes pré comprados. Ficavam a cerca de metade do preço. Aliás, ainda me lembro de haver meses, já há mais de 10 anos, ainda era tudo em senhas, em que, ou a minha mãe tirava o CP + Metro ou andava o mês a pré-comprados, dependendo se havia mais ou menos dinheiro. E no final, até compensavam os pré-comprados, apenas tinha de andar um bocado mais para o trabalho(Também porque tinha 2 dias de folga(Não é FP, não)).

Agora? Compras 10 viagens, ficando sujeito a perder tudo, se o cartão se extraviar e oferecem 1a, se tanto...

Quote:
Originally Posted by themightylol View Post
Pois, ainda por cima quando se sabe que ainda há muitas declarações falsas. Mais uma vez, penaliza quem cumpre a lei.

Estou curioso quanto ao novo tarifário simplificado, mas receio que não haja grandes alterações. Espero que acabem com a diferença entre bilhete de autocarro e de metro (que neste momento custam o mesmo) e que permitam o transbordo entre estes dois operadores (acrescentar a CP seria pedir demais, não me parece que aconteça para já) com apenas com um bilhete.
E sinceramente, se for para fazer a pouca vergonha de horários na CP e beneficiar ainda mais quem mora dentro de Lisboa, acabando com os multi-modais e aumentando estupidamente o preço dos passes, eles que se deixem estar quietinhos e que juntem o metro e a Carris apenas. Embora não concorde com o fim de TODAS as sobreposições.
DeathWish no está en línea  
Old January 12th, 2012, 12:41 AM   #203
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 581

Quote:
Originally Posted by Reflex View Post
Eu não vejo como pode isto baixar o uso do transporte público quando a gasolina está a preços records. O pessoal fica lixado de qualquer dos modos porque tem que ir trabalhar.
Se puseres pouca gasolina de cada vez, como €10, acabas por não sentir tanto o efeito do aumento do preço do litro . Além disso, se não andares muito, como não sabes bem quando é que atestaste, nunca dás por isso!
Já quando compras o passe, sabes bem quanto é que a máquina te exige...

Infelizmente, o que devia ser feito nunca avança. Nos bilhetes do Lisboa Viva podia ao menos constar uma indicação do prazo máximo da sua validade... Cá em casa tenho uns 10 ou mais bilhetes... E nunca sei se já expiraram ou não .
O antigo sistema gastava papel, mas era muito mais eficaz!
pedrodepinto no está en línea  
Old January 12th, 2012, 12:53 AM   #204
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 256

Quote:
paulo, esse mapa "novo" ja tem uns bons tempos, chamei-lhe novo mas no minimo ja tem um ano e meio
Sorry. Não ando de comboio e pensei que... depois de ter visto aquele novo cartaz numa carruagem do metro, estaria relacionado.

Quote:
Originally Posted by dvf View Post
O que vai fazer é que quem cumpria nos fds e feriados comprando os bilhetes simples vai simplesmente arriscar e andar sem pagar, principalmente a malta jovem.

Quanto aos mais velhos, pegam no carro e vão passear onde podem levar toda a família e estacionar o carro sem pagar. Depois venham falar do fim dos centro comercias, vão ser o último reduto de liberdade neste país para os pobres.
Realmente. Assim, não é claramente um incentivo a utilização dos transportes públicos.
Depois, admiram-se que ninguém os use ao fim de semana.

O que me faz mais rir é que existe uma directriz europeia para retirar o transito automóvel do centro das cidades e eu só vejo medidas ao contrario para o incentivar.
pauloluso no está en línea  
Old January 12th, 2012, 11:06 AM   #205
visconde
Registered User

visconde's Avatar

Likes (Received): 1163

Quote:
Originally Posted by pedrodepinto View Post
Se puseres pouca gasolina de cada vez, como €10, acabas por não sentir tanto o efeito do aumento do preço do litro . Além disso, se não andares muito, como não sabes bem quando é que atestaste, nunca dás por isso!

Infelizmente, o que devia ser feito nunca avança. Nos bilhetes do Lisboa Viva podia ao menos constar uma indicação do prazo máximo da sua validade... Cá em casa tenho uns 10 ou mais bilhetes... E nunca sei se já expiraram ou não .
esses cartoes verdes realmente sao uma praga... a ideia era boa, a solucao foi pessima
eu quando compro ou os devolvo logo a seguir, ou escrevo a data neles para saber quando acabam.. mas tipicamente devolvo porque posso usar zapping no lisboa viva e esse nao tem prazo nem se estraga tao facilmente

e agora a noticia mais engraçada depois de tanto falarem nas tarifas...

Quote:
O grupo de trabalho criado pelo Governo para "desenhar" a reestruturação dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa desistiu de propor uma simplificação tarifária dada a "sua extrema complexidade", tendo apenas elaborado uma proposta para a CP.
Segundo o documento final apresentado ao Governo, a que a Lusa teve acesso, o grupo de trabalho "refletiu sobre a possibilidade de introdução de alterações" no tarifário existente, mas "face à sua extrema complexidade [...] foi reconhecida a sua inviabilidade", pelo menos no prazo do seu mandato.
Na primeira versão do documento, apresentado em outubro, o grupo sugeria a eliminação dos passes próprios do Metro e da Carris e a criação de um novo Passe Cidade e do Bilhete Cidade.
No documento final, foi analisada a criação do Passe Cidade, o fim dos títulos 'L' (intermodais) e a "eliminação de títulos de venda reduzida".
Contudo, é indicado que "apenas quanto à CP foi possível "consensualizar a introdução de um novo zonamento tarifário que permita eliminar as incongruências do atual sistema": diferentes preços para as mesmas distâncias em diferentes linhas.
O novo sistema baseia-se num "zonamento fixo", em que o passageiro "paga de acordo com o número de zonas em que circula", independentemente da linha, percurso ou distância.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/int...ent_id=2234945

ou seja, tanta coisa para nada, por ser "dificil"
ridiculo
visconde no está en línea  
Old January 12th, 2012, 11:26 AM   #206
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Likes (Received): 46

Quote:

ridiculo
Enfim... Sobra sempre para os mesmos.

E fazendo certos cálculos, já estou mesmo a imaginar-me a pagar 3 zonas para Lisboa. E quem morar em Sintra, 4.
Vai, invariavelmente, trazer aumentos para os mesmos de sempre, os utentes da CP, porque de certeza que vão ajustar "por cima"(Leia-se, como na linha da Azambuja).

Já metem nojo, estas merdas de grupos de trabalho. Já nem basta a banhada com Meleças, que tem tarifas como no Cacém e fica tão longe de Lisboa como Rio de Mouro, práticamente.

Uma estação que fica a menos 400m de Lisboa que outra(Ferroviáriamente, geográficamente, são uns miseráveis 600m de distância, fazem com que uma seja limite de 3ª coroa e outros não), tem tarifas mais leves, pelo menos para curtas distâncias, têm serviços de autocarros LT e Scotturb, por estarem na 3ª coroa, enfim...

Last edited by DeathWish; January 12th, 2012 at 11:34 AM.
DeathWish no está en línea  
Old January 12th, 2012, 12:35 PM   #207
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

É o que estou farto de dizer : quem fez parte do grupo de trabalho da RTP deve ter-se inspirado nas medidas do grupo de trabalho dos transportes e vice-versa ! Num e noutro lado as propostas são aberrantes...
No caso dos transportes, o mais certo será o número de passageiros começar a descer. Se juntarmos a isto o desemprego, que leva muitos a não andar tanto de transportes, vamos ter números óptimos!
Old January 12th, 2012, 01:46 PM   #208
visconde
Registered User

visconde's Avatar

deathwish, nao conheco essas estacoes com detalhe, mas alguma estacao tem de o fim de uma zona e inicio de outra..

tal como eu na amadora sou a ultima estaca em que posso usar o passe CP+ML de 31 euros, em queluz belas ja tem de ser um passe mais caro , e em rio de mouro ainda mais

o mesmo se passa no metro, as fronteiras têm de existir em algum lado ..

a nivel de bilhete simples com zapping fica sempre 1.70€ (independentemente das zonas), em passes é que ha maiores diferenças, mas isso nunca vai mudar

Last edited by visconde; January 12th, 2012 at 01:51 PM.
Old January 12th, 2012, 01:48 PM   #209
dvf
BANNED

Quote:
o mesmo se passa no metro, as fronteiras têm de existir em algum lado ..
Correcção: as fronteiras podem existir onde se quiser. E o ML utilizou-as habilmente para se financiar à custa das população das Amadora, Sintra e Odivelas.
dvf no está en línea  
Old January 12th, 2012, 01:57 PM   #210
visconde
Registered User

visconde's Avatar

ok no ml podem parecer umas fronteiras patetas por serem de apenas 2 estacoes...
mas imagina num futuro daqui a 100 anos ( lol ) onde ja esteja maior, as fronteiras terão de exisitir ou imaginas uma viagem de loures a a oeiras ao mesmo preço de uma viagem do marques à baixa?

se nao tivessem começado desde cedo com as fronteiras abriam um precedente e mais tarde ficava dificil po-las

no maximo podemos dizer é que as fronteiras deveriam ser como na CP.. por exemplo uma viagem de amadora para o Colombo nao deveria ser mais cara que uma viagem do Colombo ao Oriente.. nisso dou-te razao, é uma fronteira um pouco "feia" por ser estatica, quando deveria ter em conta o tamanho total do percurso

mas é o sistema usado em outras redes de metro com zonas (londres, paris, madrid), provavelmente por ser o mais facil de implementar

esse sistema de zonas "dinamicas" como na CP ficaria é mais dificil de implementar com zappings e assim, por isso é que na CP o zapping nao usa zonas, pode dar-se o caso de teres €€ para entrar e nao para sair , mas sem duvida seria mais justo

Last edited by visconde; January 12th, 2012 at 02:03 PM.
Old January 12th, 2012, 02:11 PM   #211
dvf
BANNED

Quote:
mas imagina num futuro daqui a 100 anos ( lol ) onde ja esteja maior, as fronteiras terão de exisitir ou imaginas uma viagem de loures a a oeiras ao mesmo preço de uma viagem do marques à baixa?o
Nessa caso faria sentido a fronteira. No metro de Singapura pagas "à estação" feita, o que no final, é o sistema mais justo possível (utilizando o exemplo do Colombo e Oriente que deste, por exemplo).
dvf no está en línea  
Old January 12th, 2012, 02:16 PM   #212
dvf
BANNED

Acho que nesta altura, o ML deveria pensar a voltar essa "bifurcações". No caso da linha azul poderíamos ter duas linhas a funcionarem no mesmo túnel, tirando na extremidade: uma para a estação de comboios de Benfica, outra para a Reboleira. Neste caso já está tudo pronto, faltando apenas o túnel do metro para Benfica, sendo que o Colégio Militar já suporta a "bifurcação".

A linha vermelha escura (15 estações) ficava de cariz mais "cidade de Lisboa", enquanto a azul (13 estações) de acesso rápido das pessoas da Amadora e Sintra às zonas de Lisboa que potencialmente as mais interessam. Em qualquer dos casos o transbordo seria extremamente fácil, pois seria o mesmo cais (o de saída e entrada).

dvf no está en línea  
Old January 12th, 2012, 03:03 PM   #213
dMota
Registered User

Likes (Received): 0

E novidades sobre o Areeiro?
dMota no está en línea  
Old January 12th, 2012, 04:05 PM   #214
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Como disse há uns tempos, no Areeiro estão a retirar as placas de protecção na zona da nova estação . Como agora ficam apenas os tapumes, boa parte da obra já está executada !
Por falar em fronteiras, sou da opinião de que deveria haver um aviso sonoro a indicá-la, juntamente com o nome da próxima estação. Não é nada do outro mundo: em Madrid faz-se isso...
Old January 12th, 2012, 04:58 PM   #215
themightylol
Registered User

Likes (Received): 11

Quote:

ridiculo
Ridículo mesmo, mas não inesperado.
themightylol no está en línea  
Old January 12th, 2012, 05:00 PM   #216
Reflex
Uma dúzia de anos disto..

Reflex's Avatar

Likes (Received): 806

Quote:

Quanto aos mais velhos, pegam no carro e vão passear onde podem levar toda a família e estacionar o carro sem pagar.
Basicamente será mesmo isso que irá acontecer. E algo me diz que o número de fiscais irá também aumentar...

Quote:
No metro de Singapura pagas "à estação" feita, o que no final, é o sistema mais justo possível (utilizando o exemplo do Colombo e Oriente que deste, por exemplo).
Como é que isso funciona, em concreto?

Quote:
Isso não funciona assim. Em primeiro lugar, com os aumentos constantes da gasolina, se andares a pôr "às pinguinhas" é que notas mesmo (e acaba por ser bem pior do que atestar).

Quote:
Pois, isso só indo a uma estação e colocares os bilhetes na máquina, que aparece imediatamente o prazo de validade...
Old January 12th, 2012, 05:02 PM   #217
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:

ridiculo
Então, resumindo e concluindo, para que serve essa comissão?
Ao menos que consigam, como já foi aqui referido, colocar um único bilhete simples ML+Carris que nunca determinado espaço (eventualmente 1 hora) permita ao utente entrar e sair as vezes que quiser...
Old January 12th, 2012, 05:04 PM   #218
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 2580

Quote:
Como é que isso funciona, em concreto?
É igual ao de Lx, só cada estação é uma zona.
toniho no está en línea  
Old January 12th, 2012, 05:09 PM   #219
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:
Acho que nesta altura, o ML deveria pensar a voltar essa "bifurcações". No caso da linha azul poderíamos ter duas linhas a funcionarem no mesmo túnel, tirando na extremidade: uma para a estação de comboios de Benfica, outra para a Reboleira. Neste caso já está tudo pronto, faltando apenas o túnel do metro para Benfica, sendo que o Colégio Militar já suporta a "bifurcação".

A linha vermelha escura (15 estações) ficava de cariz mais "cidade de Lisboa", enquanto a azul (13 estações) de acesso rápido das pessoas da Amadora e Sintra às zonas de Lisboa que potencialmente as mais interessam. Em qualquer dos casos o transbordo seria extremamente fácil, pois seria o mesmo cais (o de saída e entrada).

Concordo com a tua proposta embora sinceramente haja uma coisa que discordo plenamente que é a construção de uma estação-interface ML/CP a seguir a Benfica (colocaste o nome "Buraca", mas deduzo que talvez te quisesses referir à Damaia). Acho que são interfaces com a CP a mais, quando tens ali ao lado a Reboleira! Neste caso acho que as populações tenderiam a ficar muito melhor servidas se a estação não ficasse localizada justamente próximo à estação da CP onde já têm um transporte directo para Lisboa. Porque não a criação de uma estação nas Portas de Benfica com ligação a diversos autocarros da zona?
(de qualquer modo isto será mais assunto para o outro thread...)
Old January 12th, 2012, 05:11 PM   #220
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
É igual ao de Lx, só cada estação é uma zona.
Isso faria com que toda a gente andasse a contar o número de estações. Para pessoal idoso tenderia a ser extremamente complicado... Embora fosse inequivocamente mais justo, desde que isso não significasse que os preços aumentassem exponencialmente...

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules