daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 18th, 2012, 06:06 PM   #1
Raphael1985
Registered User

Raphael1985's Avatar

Likes (Received): 32

Bairro Bandeirantes, Belo Horizonte.

A regional Pampulha concentra alguns dos bairros mais nobres da cidade de Belo Horizonte como o São Luiz, Jardim Atlântico (parte sul da avenida Portugal), o pequeno São José e o protagonista da vez: Bandeirantes.

A maior parte de seus lotes tem mais de mil metros quadrados e suas principais ruas e avenidas possuem nomes italianos como Piza, Carrara, Trento, Cremona, Calábria, Palermo, Siena, Lombardia...

Fica distante 9km da Praça Raul Soares.

Linhas de Onibus: 2004 - Bandeirantes e 5401 - São Luiz

1 -

2 -

3 - Vista do Bandeirantes

4 - Entrada do Bairro

5 - Vamos para as partes internas do bairro. Muito verde, lindas casas (e muros também!) hahaha

6 - Fiação -.-

7 -

8 -

9 -

10 -

11-

12 -

Last edited by Raphael1985; January 18th, 2012 at 06:38 PM.
Raphael1985 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 18th, 2012, 06:07 PM   #2
Raphael1985
Registered User

Raphael1985's Avatar

13 - Uma casa nova, estavam retirando a placa.

14 -

15 -

16 -

17 -

18 -

19 - Idem 18

20 -

21-

22 -

23 - Mineirão ao fundo!

24 -

25 -

26 -

Last edited by Raphael1985; January 18th, 2012 at 07:04 PM.
Old January 18th, 2012, 06:18 PM   #3
Raphael1985
Registered User

Raphael1985's Avatar

27 -

28 -

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 - Uma rua lateral

35 -

36 -

37 - Vista Parcial do Bairro Jardim Atlântico

38 -

39 -

40 -

41 -

42 - (A mesma da imagem 39 em outro ângulo)

** Notas Finais:

Mesmo com calor, foi super agradável passear pelas ruas do bairro. Muito arborizado e tudo muito bonito. Fantástico o local. Fiquei constrangido as vezes, pois os vizinhos são um pouco desconfiados!

Gutex liked this post

Last edited by Raphael1985; February 11th, 2012 at 07:21 PM.
Old January 18th, 2012, 06:31 PM   #4
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 9142

Lindíssimo esse bairro. Antigo, bem localizado, clima ótimo e excelente arborização. Se eu não me engano, somente a Maria Theresa o havia mostrado. Claro, ele está entre os tops de BH.

Só fiquei chateado porque já estava com a intenção de fotografá-lo, mas você fez isso muito bem. Tenho certeza de que o thread bombará.

Só espero que, como já aconteceu na época da Maria Theresa e do RenatoBH, ambos já banidos, não comecem a aparecer comparações estúpidas desse bairro com outros de alto poder aquisitivo, como Mangabeiras, Lourdes e Belvedere, talvez os quatro mais nobres da cidade, seguidos por Cidade Jardim, Santa Lúcia, São Bento, Funcionários (mais ou menos nessa ordem), no sentido de depreciar este ou aquele.

Cada um desses bairros tem suas características, vantagens e desvantagens, e isso já foi motivo de discórdia aqui no fórum, posts imensos e até banimento (numa época em que eu nem sonhava em me cadastrar).

De qualquer forma, maravilhoso o trabalho. Parabéns!

Alguns threads do bairro e da região:

http://www.skyscrapercity.com/showth...=347835&page=2

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=525919

E o tal thread, no qual alguns posts chegam a ser ridículos, de absurdos:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=436353

Last edited by CharlesZSBH; January 18th, 2012 at 06:44 PM.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2012, 06:48 PM   #5
Raphael1985
Registered User

Raphael1985's Avatar

Obrigado Charles. O bairro é realmente impressionante! hahaha desculpa se antecipei os seus passos!

Acredito que estes quatro bairros são realmente os mais tops de BH, sem depreciar outros, claro: Bandeirantes, Belvedere, Mangabeiras e Lourdes. Mas Acredito que o São Luiz mereça um espaço também! É difícil julgar qual é mais que outro e considero desnecessário também. O que importa é que são bons bairros e compõe a diversidade da nossa capital!

Esta discussão que você citou eu acompanhei, pois sou um dos vários leitores do Skycrapper que apenas acompanham as postagens. Eu acompanho aqui há 2 anos e meio e presenciei, bem depois do ocorrido, essa coisa absurda de bairrismo na época.

Acho que farei um próximo sobre o São Luiz, pois não moro muito longe da região!

Obrigado e abraços! Abaixo, algumas avulsas:

42 -

43 -

44 -

45 -

46 -

47 - Olhe o Belvedere nesta perspectiva. Essa foto foi tirada bem antes das fotos do thread, no mês de Dezembro, da avenida Portugal, em um milagroso dia de sol que deu durante essa temporada extensa de chuvas e, por isso, a cor da lagoa. Primeiro plano, Bandeirantes. No meio, o Ouro Preto e ao fundo na parte superior esquerda, Belvedere.

Last edited by Raphael1985; January 18th, 2012 at 07:45 PM.
Old January 18th, 2012, 07:31 PM   #6
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Sim, o bairro São Luís é muito bom também.

Fiz um curso aí, em 2008, na Fundação João Pinheiro, e conheci melhor a região. Muito agradável e um dos melhores bairros de BH.
Old January 18th, 2012, 08:04 PM   #7
GustavoGuedes
BH, cidade que conquista

GustavoGuedes's Avatar

Likes (Received): 9

Belíssimas fotografias Raphel, havia muito tempo que não criavam threads sobre os bairros da Pampulha ou até mesmo da Orla da Lagoa, realmente você fez um ótimo trabalho, como o Chales já disse, esperamos que bombe, hehe...

Parabéns mais uma vez, espero pelo thread do Bairro São Luiz. Abraço.
GustavoGuedes no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2012, 08:06 PM   #8
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 4124

Parabens Raphael1985: voce estreou com um belo thread sobre este bairro da Pampulha tão pouco mostrado aqui: agradável, só casas , ruas amplas, bem arborizado...Já ouvi falar que o bairro Bandeirantes tinhas parado no tempo, só casas e mansões de 1960, 1970...mas ví mansões com os muito usados hoje, blindex verde, desenho geométrico e brancas (estilo que aprecio muito), o que significa que ele (o Bandeirantes) não ficou tão parado assim.
Ótimas fotos em qualidade, ângulos, locais...muito bom!!!
Old January 18th, 2012, 10:35 PM   #9
Jeptan
Ano IV

Jeptan's Avatar

Likes (Received): 679

Ótimas fotos, bairro belíssimo. Muros altos, muitas vezes significam mais privacidade que medo de violência, mas em cidade grande não pode brincar e junta-se as duas coisas.

Castelo-ES
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1758667
Jeptan no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2012, 11:53 PM   #10
valdiclei
SSC Sergipe

valdiclei's Avatar

Likes (Received): 397

Belas fotos, parabéns!
valdiclei no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 02:05 AM   #11
Hello_World
RIP Brazeel

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 4180

Bah, que colírio esse bairro, nunca vi muros tão bonitos.
Hello_World está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 02:28 AM   #12
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 928

Gostei muito da arborização.
Rdx MG está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 02:33 AM   #13
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 117

Que que isso!!! Babei demais nesse thread!!! Sério, não conhecia este bairro e me impressionei. Ele chega a ser muito mais bonito e charmoso que o lado de casas do Belvedere. E pelo que pude ver, com várias residências novinhas, o bairro não está estagnado, como acontece com o Mangabeiras e Belvedere. Sério, apaixonei. Lotes de mil metros quadrados em plena BH??? Sonho!! Se minha conta-poupança fosse mais recheada com certeza esse bairro seria uma das minhas primeiras opções ao comprar um imóvel. Sou suspeito pra falar pois adoro a Pampulha, pra mim ela é a melhor regional pra se morar.

Comentando algumas fotos:

01 - Acho o máximo essas plaquinhas indicando o nome do bairro que o cidadão está entrando e a qual regional ele pertence. O mais legal é que elas não se restringem aos bairros mais nobres ou locais turísticos; por toda a cidade é possível encontrá-las, até mesmo em favelas.

07 - Lindíssima residência, adorei as sacadas. Bem ao estilo pós-modernista anos 80. Está em frente à lagoa?

08, 09 e 10 - Como já disseram, até o muro dessas casas são bonitos.

14 - Adoro essas casas brancas com tons verdes. Sei que já está batido demais, mas essa aí ficou um tanto diferente, com esse vitral inclinado. Ficaria mais bonita ainda se tivessem substituído o verde por azul.

22 - Puro charme...

23 - Vizinhança privilegiada!

27 - Que tom diferente para um muro!

37 - Outro bairro que adoro em BH. Estou procurando apartamento pra comprar, e este bairro está em minha lista dos top 10.

Enfim cara, muito bom seu thread. Tem algum tempo que não me surpreendo tanto com um thread assim. Acredito que seja pelo fato de ser um bairro poquíssimo mostrado por aqui e estar longe da badalada zona sul. Você mora no Bandeirantes? Ou perto dele?

Um grande abraço, valeu!!!

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM

Last edited by Charles Tôrres; January 19th, 2012 at 02:39 AM.
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 04:17 AM   #14
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Charles, o Bandeirantes é um bairro bem antigo, e como tal tem partes que já estão precisando de uma guinada. Muitas vezes, a família não mantém o padrão ou o patriarca morre e os filhos não cuidam como deveriam.

Estive no bairro há pouco tempo, é lindo, inclusive as partes não mostradas, mas outras já precisam dar uma ajeitada nos muros, ruas e, principalmente, passeios.

A vantagem dele em relação ao Mangabeiras, pelo menos para muita gente, é que é plano, em compensação o Mangabeiras tem vistas lindas. O Belvedere de casas é mais novo e mais bem cuidado, na minha opinião.

Como eu disse, tudo muito relativo. Eu já pensava mesmo em fotografar esse bairro, vou pouco para esses lados mas tenho verdadeira paixão pelo Bandeirantes.

Casas com essa metragem, como você disse, só aí mesmo. Algumas chegam a ocupar um quarteirão. Eu trabalhei aí perto e meu motorista (sou funcionário público e ando em carro oficial, para não dizerem que estou esnobando rsrs) mora na região e me mostrou tudo desse maravilhoso lugar.

Talvez ele não seja tão mostrado porque não tem a badalação da ZS, e, sem comércio, só vai ao bairro quem mora nele, praticamente, diferentemente de uma Savassi, por exemplo. Mas é um bairro perfeito para quem quer contato com a natureza, inclusive com vista para a lagoa.

Bom, feitas as comparações salutares, todos os citados são encantadores.
Old January 19th, 2012, 04:38 AM   #15
Izumy
:)

Izumy's Avatar

Likes (Received): 3180

Muito bom, não conhecia esse bairo, belíssimo!
Izumy no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 04:48 AM   #16
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 1497

Rapaz, que bairro lindissimo!
Incrivel como nunca havia falado dele...
Me parece que não há muito comércio, mas a meu ver é um dos melhor bairros residenciais do país!
Que casas ótimas, quanta natureza, que belas ruas!
Anderson carioca está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 11:31 AM   #17
Raphael1985
Registered User

Raphael1985's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
Que que isso!!! Babei demais nesse thread!!! Sério, não conhecia este bairro e me impressionei. Ele chega a ser muito mais bonito e charmoso que o lado de casas do Belvedere. E pelo que pude ver, com várias residências novinhas, o bairro não está estagnado, como acontece com o Mangabeiras e Belvedere. Sério, apaixonei. Lotes de mil metros quadrados em plena BH??? Sonho!! Se minha conta-poupança fosse mais recheada com certeza esse bairro seria uma das minhas primeiras opções ao comprar um imóvel. Sou suspeito pra falar pois adoro a Pampulha, pra mim ela é a melhor regional pra se morar.

Comentando algumas fotos:

01 - Acho o máximo essas plaquinhas indicando o nome do bairro que o cidadão está entrando e a qual regional ele pertence. O mais legal é que elas não se restringem aos bairros mais nobres ou locais turísticos; por toda a cidade é possível encontrá-las, até mesmo em favelas.

07 - Lindíssima residência, adorei as sacadas. Bem ao estilo pós-modernista anos 80. Está em frente à lagoa?

08, 09 e 10 - Como já disseram, até o muro dessas casas são bonitos.

14 - Adoro essas casas brancas com tons verdes. Sei que já está batido demais, mas essa aí ficou um tanto diferente, com esse vitral inclinado. Ficaria mais bonita ainda se tivessem substituído o verde por azul.

22 - Puro charme...

23 - Vizinhança privilegiada!

27 - Que tom diferente para um muro!

37 - Outro bairro que adoro em BH. Estou procurando apartamento pra comprar, e este bairro está em minha lista dos top 10.

Enfim cara, muito bom seu thread. Tem algum tempo que não me surpreendo tanto com um thread assim. Acredito que seja pelo fato de ser um bairro poquíssimo mostrado por aqui e estar longe da badalada zona sul. Você mora no Bandeirantes? Ou perto dele?

Um grande abraço, valeu!!!
Fala Charles! Tudo bem?

Obrigado pelos comentários!

A casa de número 07 está na esquina entre as avenidas Otacílio Negrão de Lima e a Avenida Cremona. Ela ocupa todo o quarteirão na porção da Cremona. Na fotografia não dá pra ver, mas mais próxima a lagoa ela possui quadras e piscina.

O muro da foto 27 é realmente diferente, mas ficou interessante quando voce dá uma olhada pessoalmente, pois da uma colorida nas ruas do bairro.

Eu farei em breve um thread sobre o Jardim Atlântico, tanto na parte sul da Avenida Portugal (área nobre) quando na parte norte (classe media alta a alta).

A vista da fotografia 23 é demais né?

Tenho muitas fotos do Bandeirantes ainda, mas é porque o bairro é tão arborizado que dificultava tirar imagens das casas. Como o CharlesZS, não é que o Bandeirantes tem partes descuidadas. Acontece que o bairro tem muito lotes vagos ainda em algumas partes, vi recentemente em apenas uma imobiliária, alguns lotes, apenas o lote, estavam custando entre R$940.000 a R$1.360.000. Não há tanta gente rica em BH para ocupar todo um bairro grande como o Bandeirantes, o que não é o único. Belo Horizonte tem muitos bairros nobres de casas além deste como São Luiz, Mangabeiras, Cidade Jardim e uma porção do Belvedere, etc.. Como o Bandeirantes é EXCLUSIVAMENTE residencial, isso o torna ainda mais seletivo. Isso é interessante também, pois acaba que o bairro não para com o tempo, pois a medida que novas casas vão surgindo, mais elas vão estampando as características arquitetônica de tal época, pois como pudemos ver no thread, há muitas casas com blindex verde e desenho geométrico atuais e brancas.

A casa dona dos muros nas fotos 9 e 10 impressiona. Infelizmente eu só pude ver um pedaço dela no espaço que existe entre o muro e o portão. É uma casa no estilo clean, dessas mais atuais, e vendo pessoalmente impressiona ainda mais, pois parece muito maior que na foto. Ela é gigantesca!

Eu moro no Santa Amélia, vizinho ao Jardim Atlântico. Quem me dera morar no Bandeirantes, falta muito ainda amigão, quem sabe um dia! hahaha

Abraços e se cuida!

Last edited by Raphael1985; January 19th, 2012 at 12:08 PM.
Old January 19th, 2012, 11:55 AM   #18
Raphael1985
Registered User

Raphael1985's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post

Charles, o Bandeirantes é um bairro bem antigo, e como tal tem partes que já estão precisando de uma guinada. Muitas vezes, a família não mantém o padrão ou o patriarca morre e os filhos não cuidam como deveriam.

Estive no bairro há pouco tempo, é lindo, inclusive as partes não mostradas, mas outras já precisam dar uma ajeitada nos muros, ruas e, principalmente, passeios.

A vantagem dele em relação ao Mangabeiras, pelo menos para muita gente, é que é plano, em compensação o Mangabeiras tem vistas lindas. O Belvedere de casas é mais novo e mais bem cuidado, na minha opinião.

Como eu disse, tudo muito relativo. Eu já pensava mesmo em fotografar esse bairro, vou pouco para esses lados mas tenho verdadeira paixão pelo Bandeirantes.

Casas com essa metragem, como você disse, só aí mesmo. Algumas chegam a ocupar um quarteirão. Eu trabalhei aí perto e meu motorista (sou funcionário público e ando em carro oficial, para não dizerem que estou esnobando rsrs) mora na região e me mostrou tudo desse maravilhoso lugar.

Talvez ele não seja tão mostrado porque não tem a badalação da ZS, e, sem comércio, só vai ao bairro quem mora nele, praticamente, diferentemente de uma Savassi, por exemplo. Mas é um bairro perfeito para quem quer contato com a natureza, inclusive com vista para a lagoa.

Bom, feitas as comparações salutares, todos os citados são encantadores.
Quanto Charles no Skyscraper! hahaha

Você falou muito bem! Geralmente as pessoas que moram no São Luiz e, principalmente no Bandeirantes, são pessoas que não gostam muito dos barulhos e badalações da ZS - semelhante aos moradores do Morumbi, em São Paulo. Os bairros vizinhos, como uma pequena parte do São Luiz e, principalmente do Ouro Preto suprem essa demanda do comércio. O ônibus 2004 tem pontos em frente ao Chevrolet Hall e ao BH Shopping caso queiram, sem usar carros, ir a locais mais badalados ou lojas sofisticadas. O problema é que existe uma cultura do preconceito por parte de algumas pessoas mais ricas de BH em usar ônibus. O Diamond Mall, por exemplo, está a 10km do bairro. Mais perto chegar a ele que contornar toda a lagoa!

Andar pelo Bandeirantes, como você disse, é ter contato com a natureza. São passaros dos mais diversos tipos que você encontra nas ruas, gramados das casas e arvores da região. Foi muito agradavel fotografar o bairro ao som dos passarinhos hehe. Sem preconceitos, uma das vantagens do bairro é não ter nenhuma favela em sua vista também.

O Ouro Preto está desenvolvendo muito rápido e conta com um comércio muito forte. A região também conta com restaurantes muito bons e finos como o JK e O Cocana Beer que abriu recentemente outra unidade no Santa Amélia. E quem mora no Bandeirantes, certamente tem carro e chegar até o centro não é algo tão complicado, pois situa-se 9km do mesmo. A questão do trânsito é complicada para todos os bairros, independente do local para onde irá se deslocar em horários de pico.

A região da Pampulha como um todo fica muito populosa nos dias de semana ao final da tarde e nos finais de semana, principalmente nos domingos de manhã. São muitas pessoas caminhando pelo bairro, principalmente na Lagoa e andando de bicicleta. O fato de estar próximo a Igrejinha e ao Parque Guanabara movimentam bastante a região também, além dos dias de jogo no Mineirão e Mineirinho e a feira de artesanato!

Abaixo, fotografias do Cocana Beer, localizado em frente ao Parque Ecológico e ao lado da Toca 1:

As imagens foram retiradas do http://www.cocanabeer.com.br/

Abração!

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post
Rapaz, que bairro lindissimo!
Incrivel como nunca havia falado dele...
Me parece que não há muito comércio, mas a meu ver é um dos melhor bairros residenciais do país!
Que casas ótimas, quanta natureza, que belas ruas!
É porque as pessoas preferem chamar os bairros que contornam a lagoa de simplesmente Pampulha.
Obrigado pelo comentário!

Last edited by Raphael1985; January 19th, 2012 at 01:21 PM.
Old January 19th, 2012, 05:25 PM   #19
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 339

Muito bonito esse bairro! Chique, hehehe!
Bem arborizado, casa de ótimo padrão, além de parecer um local tranquilo.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2012, 05:35 PM   #20
leo_MG
Registered User

leo_MG's Avatar

Likes (Received): 37

Maravilha! Adoro a região da Pampulha, é um clima tão gostoso... Além disso, amo esse estilo mais antigo das casas do Bandeirantes, onde nem tudo é branco e cheio de vidro!
leo_MG no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules