daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools Display Modes
Old March 19th, 2012, 03:08 PM   #3741
PSOARES
Registered User

PSOARES's Avatar

Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by Metropolitano Manaus View Post
Vou falar o que não vai sair:

1. Monotrilho;
2. BRT;
3. Prourbis;
4. Reconstrução do Adolphfo Lisboa;
5. Saída dos camelôs do centro;
Ai pessoal se antentem para uma coisa, em 2012 tem eleições, e como de costume, os politicos fazem varias promeças. Como o nosso colega acima citou, eu tamém não acredito que nem uma dessas obras vai sair da promessa.

http://aventurasamazonia.blogspot.com/

Blog Mistérios da Amazônia

http://misterioamazonia.blogspot.com.br/
PSOARES no está en línea  

Sponsored Links

Old March 19th, 2012, 03:09 PM   #3742
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Alexandre Alcântara's Avatar

Likes (Received): 432

image hosted on flickr

Fonte: Adriel Medeiros
Alexandre Alcântara no está en línea  
Old March 19th, 2012, 03:19 PM   #3743
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Desempenho ruim no ano já preocupa indústrias do Polo Industrial de Manaus

19 Mar 2012 . 06:55 h . Rosana Villar . portal@d24am.com

Desaceleração da produção, queda no número de empregos formais e redução da expectativa de arrecadação acenderam alerta nas entidades que representam as empresas do Polo

Manaus – A queda na geração de empregos e a desaceleração da produção industrial do Amazonas, evidenciadas pelos mais recentes indicadores econômicos federais, são resultados de um problema crônico desencadeado pela guerra fiscal entre os Estados, e não somente pela sazonalidade de produção, segundo análise do setor industrial.

Como resultado, a geração de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM) começa a ser comprometida e, em fevereiro, o Amazonas foi um dos sete Estados brasileiros que apresentaram saldo negativo de postos de trabalho, segundo informações do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

“O problema é a concorrência com os importados. Estados como Pernambuco, Santa Catarina e Espírito Santo vêm concedendo incentivos no Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos acabados e estes produtos concorrem diretamente com a indústria nacional”, explica o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Para o executivo, “o impacto na geração de empregos é muito grande entre as indústrias de condicionador de ar split do PIM, onde as demissões já chegaram a 1.200 desde janeiro”. Segundo Périco, os segmentos de condicionadores de ar e de motocicletas de pequeno porte são mais afetados.

Os resultados também podem ser sentidos pelo tímido crescimento da indústria no primeiro mês de 2012. Segundo a pesquisa mensal de Produção Industrial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do Estado cresceu apenas 0,1%, enquanto que em 2011 este crescimento foi de 0,8%.

“Algumas empresas estão dando férias e nossa maior preocupação hoje é em como preservar a indústria. O governo Federal deveria elevar o IPI na importação cujos similares estiverem sendo produzidos no País, não apenas para ajudar a indústria nacional, mas muito mais que isso, para preservar os empregos”, disse Périco.

Projeto em discussão

Quem também apontou para o forte ‘sofrimento’ do setor de condicionadores de ar com a guerra fiscal dos importados foi o Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira. A saída, diz ele, está na perspectiva de aprovação do Projeto de Resolução do Senado nº 72/2010, que pode melhorar a competitividade do produto nacional e atrair novos investimentos para o Amazonas.

“Nesse sentido, as empresas já perceberam que esse mecanismo de importação está com os dias contados e este foi o segmento que, nos últimos 30 dias, mais registrou propostas de projetos de instalação no Polo Industrial de Manaus. Já temos projetos de três grandes empresas, uma chinesa e duas japonesas, em fase adiantada de negociação”, afirma.

Para o superintendente, a “situação é preocupante neste instante, mas tem sim uma solução”.

Como funciona o incentivo

O ICMS é tributado pelos Estados tanto na entrada de produtos industrializados de outros países, como na comercialização interestadual. No caso do comércio entre as unidades federativas, a arrecadação tributária é repartida entre Estado emissor e receptor.

O modelo Zona Franca de Manaus prevê isenção da alíquota, entre 45% a 100%, na saída de mercadorias do PIM, além de alíquota especial de 6% na compra de mercadorias importadas, com destino à comercialização para outros Estados.

http://www.d24am.com/noticias/econom...e-manaus/53244
Old March 19th, 2012, 03:50 PM   #3744
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Comércio de bairro movimenta a economia em Manaus

Bairro Manoa, criado em 1986 para atender apenas professores da rede estadual de Ensino viu seu comércio crescer com o passar do tempo, contudo, problemas estruturais acompanharam esse desenvolvimento e hoje o Poder Público luta para por ordem no local

Manaus, 19 de Março de 2012

Os comerciantes e ambulantes do bairro criticam o trabalho da Prefeitura, por não concordarem com o choque de ordem aplicado no local (Euzivaldo Queiroz)

Com predominância de atividades econômicas devido a chegada de grandes empresas e comércios, o conjunto Manoa, Zona Norte, hoje é um dos mais sólidos e lucrativos centros comerciais de Manaus, segundo moradores, gera mais de mil empregos diretos e indiretos.

Reunidos principalmente na Avenida Francisco de Queiroz (antiga Estrada do Manoa), os comerciantes foram se multiplicando junto com o crescimento do bairro, que surgiu no início do ano de 1986, com apenas uma etapa.

As casas primeiramente foram construídas pela Superintendência de Habitação do Amazonas (SUHAB) e eram destinadas apenas para professores da rede estadual de Ensino. Com o decorrer dos anos e a crescente imigração de interioranos em direção a capital, o Manoa passou a ser referência como área comercial da cidade.

Choque de ordem

Esse crescimento fez também com que muitos ambulantes irregulares permanecessem na área, causando desorganização no bairro. Durante a semana passada o conjunto recebeu o Choque de Ordem, promovido pela Prefeitura de Manaus para organizar a cidade. O primeiro bairro a receber a ação educacional do poder público municipal na área foi o Manoa. Durante o ato, servidores municipais atuaram em conjunto na Avenida Francisco de Queiroz.

A ideia era de orientar os comerciantes sobre irregularidades como a exposição de produtos no meio da passagem de pedestres, poluição sonora e estacionamento em local inadequado, mas a ordem de retirada dos ambulantes do local não agradou os vendedores que realizam uma manifestação contra o programa na ultima sexta-feira (16).

Carlos Façanha de Souza, 48, possui uma banca há 13 anos na avenida e afirma que após a fiscalização do Choque de Ordem as vendas caíram em mais de 50%. “Eu vendia cerca de R$ 200 por dia e durante essa semana que aconteceu a ação estou vendendo menos de R$ 50 por dia. Estamos nos sentindo prejudicados”, desabafou.

Segundo a ambulante Leoana Ferreira Monteiro, 51, a maioria dos clientes precisa parar o veículo para realizar as compras e isso está proibido com as fiscalizações. “Durante a semana, muitas pessoas foram multadas e não querem mais voltar aqui. Não temos outro lugar para trabalhar, esse é o nosso sustento”, enfatizou.

Presidente do Clube de MãeS, Edite Alves

“Morar no Manoa é muito tranquilo. Vivo com meu esposo, três filhos e um neto desde abril de 1986, um mês após a fundação. O sossego é o que me faz ser apaixonada pelo bairro, principalmente na idade que tenho, onde a garantia de um bom descanso é o mais importante. Sou a presidente do Clube de Mães e posso dizer que realizo um trabalho essencial para a comunidade. Na época em que criamos o clube, as mães não tinham diversão e começamos a nos reunir para fazer bolos e outros tipos de comida, a ideia deu tão certo que fundamos o clube oficialmente em 1991. Atualmente temos uma diretoria organizada e mais de 40 mães participam semanalmente dos cursos de corte e costura, artesanatos, culinária e bijuterias que oferecemos”.

Como nos velhos tempos

Os constantes assaltos e a presença de tráfico de drogas eram um dos mais graves problemas do Manoa, mas com a chegada do programa “Ronda no Bairro” os moradores passaram a se sentir mais seguros.

O presidente da associação dos moradores, André da Silva, 49, relata que com o reforço policial os moradores estão mais tranquilos, como nos “velhos tempos”. “Tínhamos muitos problemas em relação a assaltos e tráfico de drogas, não posso dizer que acabou, mas esses problemas melhoraram muito”.

O comerciante Raimundo Nonato, 45, também afirma que o índice de assaltos reduziu. “Ano passado fui assaltado mais de cinco vezes e esse ano nenhuma vez. Me sinto, sim, mais seguro”, disse.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Ma...666533342.html
Old March 19th, 2012, 03:56 PM   #3745
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Fonte: Jornal Diário do Amazonas - Caderno Cidades 12 - Manaus, Segunda-feira, 19 de março de 2012
Old March 19th, 2012, 04:06 PM   #3746
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Fonte: Jornal Diário do Amazonas - Caderno Economia 09 - Manaus, Segunda-feira, 19 de março de 2012
Old March 19th, 2012, 04:21 PM   #3747
Ponta Negra
lazer e entretenimento

Ponta Negra's Avatar

Likes (Received): 129

Quote:
Originally Posted by Alexandre Alcântara View Post
Comércio de bairro movimenta a economia em Manaus

Bairro Manoa, criado em 1986 para atender apenas professores da rede estadual de Ensino viu seu comércio crescer com o passar do tempo, contudo, problemas estruturais acompanharam esse desenvolvimento e hoje o Poder Público luta para por ordem no local

Manaus, 19 de Março de 2012

Os comerciantes e ambulantes do bairro criticam o trabalho da Prefeitura, por não concordarem com o choque de ordem aplicado no local (Euzivaldo Queiroz)

Com predominância de atividades econômicas devido a chegada de grandes empresas e comércios, o conjunto Manoa, Zona Norte, hoje é um dos mais sólidos e lucrativos centros comerciais de Manaus, segundo moradores, gera mais de mil empregos diretos e indiretos.

Reunidos principalmente na Avenida Francisco de Queiroz (antiga Estrada do Manoa), os comerciantes foram se multiplicando junto com o crescimento do bairro, que surgiu no início do ano de 1986, com apenas uma etapa.

As casas primeiramente foram construídas pela Superintendência de Habitação do Amazonas (SUHAB) e eram destinadas apenas para professores da rede estadual de Ensino. Com o decorrer dos anos e a crescente imigração de interioranos em direção a capital, o Manoa passou a ser referência como área comercial da cidade.

Choque de ordem

Esse crescimento fez também com que muitos ambulantes irregulares permanecessem na área, causando desorganização no bairro. Durante a semana passada o conjunto recebeu o Choque de Ordem, promovido pela Prefeitura de Manaus para organizar a cidade. O primeiro bairro a receber a ação educacional do poder público municipal na área foi o Manoa. Durante o ato, servidores municipais atuaram em conjunto na Avenida Francisco de Queiroz.

A ideia era de orientar os comerciantes sobre irregularidades como a exposição de produtos no meio da passagem de pedestres, poluição sonora e estacionamento em local inadequado, mas a ordem de retirada dos ambulantes do local não agradou os vendedores que realizam uma manifestação contra o programa na ultima sexta-feira (16).

Carlos Façanha de Souza, 48, possui uma banca há 13 anos na avenida e afirma que após a fiscalização do Choque de Ordem as vendas caíram em mais de 50%. “Eu vendia cerca de R$ 200 por dia e durante essa semana que aconteceu a ação estou vendendo menos de R$ 50 por dia. Estamos nos sentindo prejudicados”, desabafou.

Segundo a ambulante Leoana Ferreira Monteiro, 51, a maioria dos clientes precisa parar o veículo para realizar as compras e isso está proibido com as fiscalizações. “Durante a semana, muitas pessoas foram multadas e não querem mais voltar aqui. Não temos outro lugar para trabalhar, esse é o nosso sustento”, enfatizou.

Presidente do Clube de MãeS, Edite Alves

“Morar no Manoa é muito tranquilo. Vivo com meu esposo, três filhos e um neto desde abril de 1986, um mês após a fundação. O sossego é o que me faz ser apaixonada pelo bairro, principalmente na idade que tenho, onde a garantia de um bom descanso é o mais importante. Sou a presidente do Clube de Mães e posso dizer que realizo um trabalho essencial para a comunidade. Na época em que criamos o clube, as mães não tinham diversão e começamos a nos reunir para fazer bolos e outros tipos de comida, a ideia deu tão certo que fundamos o clube oficialmente em 1991. Atualmente temos uma diretoria organizada e mais de 40 mães participam semanalmente dos cursos de corte e costura, artesanatos, culinária e bijuterias que oferecemos”.

Como nos velhos tempos

Os constantes assaltos e a presença de tráfico de drogas eram um dos mais graves problemas do Manoa, mas com a chegada do programa “Ronda no Bairro” os moradores passaram a se sentir mais seguros.

O presidente da associação dos moradores, André da Silva, 49, relata que com o reforço policial os moradores estão mais tranquilos, como nos “velhos tempos”. “Tínhamos muitos problemas em relação a assaltos e tráfico de drogas, não posso dizer que acabou, mas esses problemas melhoraram muito”.

O comerciante Raimundo Nonato, 45, também afirma que o índice de assaltos reduziu. “Ano passado fui assaltado mais de cinco vezes e esse ano nenhuma vez. Me sinto, sim, mais seguro”, disse.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Ma...666533342.html
o comércio do Manoa cresceu muito
Old March 19th, 2012, 04:21 PM   #3748
CarlosDiego
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:

18/03/2012 19h04 - Atualizado em 18/03/2012 19h07

Sob forte chuva, mais de 350 ônibus novos são entregues em Manaus

Cerimônia de entrega aconteceu na Avenida das Torres.
Prefeito disse que mais de 100 ônibus irão chegar nos próximos meses.

Em cerimônia realizada neste domingo (18) na Avenida das Torres, em Manaus, foram entregues, 366 ônibus novos. A cidade conta agora com uma frota nova de 831 veículos. Na solenidade, o prefeito Amazonino Mendes disse que nos próximos meses a capital deverá receber mais 113 ônibus, estes, articulados. Quinze microônibus do 'Transporta', projeto da Prefeitura que oferece transporte à deficientes físicos em casa, foram entregues na cerimônia.

O prefeito reconheceu que a entrega dos ônibus não resolve o problema por completo. "É claro que os ônibus novos não vão resolver todo o problema.
Precisamos reorganizar o sistema de terminais e horários de ônibus", destacou o político.

Em meio a chuva que caiu durante a entrega dos novos ônibus, o prefeito reforçou que não pretende concorrer às eleições municipais deste ano e falou sobre a crise no transporte coletivo de Manaus, após denúncias de improbidade administrativa contra o agora ex-superintendente da SMTU Marcos Cavalcante.

De acordo como prefeito, Cavalcante está sendo vítima de uma injustiça. "O Dr. Marcos está sendo injustiçado. Ele foi acusado de crimes por pessoas com o passado criminoso. Sou o patrão dele, eu o vigio, se houvesse alguma coisa de errado ele não estaria lá", disse Amazonino.

Escândalo

Imagens divulgadas na semana passada possíveis negociações de propina para a liberação de selos do transporte executivo. Em uma das gravações o presidente de uma cooperativa fala que o dinheiro da propina seria entregue a Marcos Cavalcante, superintendente da SMTU. Cavalcante pediu afastamento da superintendência no sábado (17). O vice-diretor Ivison Coelho, assumiu o cargo interinamente.

http://g1.globo.com/amazonas/noticia...em-manaus.html

Eu vi no jornal dezenas de novos articulados!
CarlosDiego no está en línea  
Old March 19th, 2012, 04:26 PM   #3749
Ponta Negra
lazer e entretenimento

Ponta Negra's Avatar

Encontro dos foristas ( quarta-feira na Ponta Negra )
Old March 19th, 2012, 04:27 PM   #3750
CarlosDiego
BANNED

Quote:
Originally Posted by Rodriogs View Post
tava vendo sobre esse prosamim do São Raimundo... o bairro do S Raimundo vai ser MTO valorizado pela orla, assim como o Sao Jorge sem favelas vai começar a sentir o desenvolvimento do Dom Pedro e Chapada
Toda essa região ganhará um novo conceito!
Old March 19th, 2012, 04:36 PM   #3751
CarlosDiego
BANNED

Exclamation

Quote:
Desempenho ruim no ano já preocupa indústrias do Polo Industrial de Manaus

19 Mar 2012 . 06:55 h . Rosana Villar . portal@d24am.com

Desaceleração da produção, queda no número de empregos formais e redução da expectativa de arrecadação acenderam alerta nas entidades que representam as empresas do Polo

Manaus – A queda na geração de empregos e a desaceleração da produção industrial do Amazonas, evidenciadas pelos mais recentes indicadores econômicos federais, são resultados de um problema crônico desencadeado pela guerra fiscal entre os Estados, e não somente pela sazonalidade de produção, segundo análise do setor industrial.

Como resultado, a geração de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM) começa a ser comprometida e, em fevereiro, o Amazonas foi um dos sete Estados brasileiros que apresentaram saldo negativo de postos de trabalho, segundo informações do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

“O problema é a concorrência com os importados. Estados como Pernambuco, Santa Catarina e Espírito Santo vêm concedendo incentivos no Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos acabados e estes produtos concorrem diretamente com a indústria nacional”, explica o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Para o executivo, “o impacto na geração de empregos é muito grande entre as indústrias de condicionador de ar split do PIM, onde as demissões já chegaram a 1.200 desde janeiro”. Segundo Périco, os segmentos de condicionadores de ar e de motocicletas de pequeno porte são mais afetados.

Os resultados também podem ser sentidos pelo tímido crescimento da indústria no primeiro mês de 2012. Segundo a pesquisa mensal de Produção Industrial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do Estado cresceu apenas 0,1%, enquanto que em 2011 este crescimento foi de 0,8%.

“Algumas empresas estão dando férias e nossa maior preocupação hoje é em como preservar a indústria. O governo Federal deveria elevar o IPI na importação cujos similares estiverem sendo produzidos no País, não apenas para ajudar a indústria nacional, mas muito mais que isso, para preservar os empregos”, disse Périco.

Projeto em discussão

Quem também apontou para o forte ‘sofrimento’ do setor de condicionadores de ar com a guerra fiscal dos importados foi o Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira. A saída, diz ele, está na perspectiva de aprovação do Projeto de Resolução do Senado nº 72/2010, que pode melhorar a competitividade do produto nacional e atrair novos investimentos para o Amazonas.

“Nesse sentido, as empresas já perceberam que esse mecanismo de importação está com os dias contados e este foi o segmento que, nos últimos 30 dias, mais registrou propostas de projetos de instalação no Polo Industrial de Manaus. Já temos projetos de três grandes empresas, uma chinesa e duas japonesas, em fase adiantada de negociação”, afirma.

Para o superintendente, a “situação é preocupante neste instante, mas tem sim uma solução”.

Como funciona o incentivo

O ICMS é tributado pelos Estados tanto na entrada de produtos industrializados de outros países, como na comercialização interestadual. No caso do comércio entre as unidades federativas, a arrecadação tributária é repartida entre Estado emissor e receptor.

O modelo Zona Franca de Manaus prevê isenção da alíquota, entre 45% a 100%, na saída de mercadorias do PIM, além de alíquota especial de 6% na compra de mercadorias importadas, com destino à comercialização para outros Estados.

http://www.d24am.com/noticias/econom...e-manaus/53244
Sinal amarelo foi aceso! Está na hora de o Governo Omar mostrar o jogo de cintura que o Eduardo Braga teve na crise de 2008.
Old March 19th, 2012, 04:44 PM   #3752
Ponta Negra
lazer e entretenimento

Ponta Negra's Avatar

Quote:

Fonte: Jornal Diário do Amazonas - Caderno Cidades 12 - Manaus, Segunda-feira, 19 de março de 2012
a Torquato Tapajós é uma das piores ( entre o Novo Israel e barreira )
Old March 19th, 2012, 04:49 PM   #3753
PSOARES
Registered User

PSOARES's Avatar

Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by CarlosDiego View Post
Sinal amarelo foi aceso! Está na hora de o Governo Omar mostrar o jogo de cintura que o Eduardo Braga teve na crise de 2008.
Conheço varias pessoas que trabalham na Yamaha, eles não estão trabalhando dia de segunda feira pois estão sem serviços.

http://aventurasamazonia.blogspot.com/

Blog Mistérios da Amazônia

http://misterioamazonia.blogspot.com.br/
PSOARES no está en línea  
Old March 19th, 2012, 04:51 PM   #3754
CarlosDiego
BANNED

Quote:
Originally Posted by PSOARES View Post
Conheço varias pessoas que trabalham na Yamaha, eles não estão trabalhando dia de segunda feira pois estão sem serviços.
A situação está preocupante, está na hora do governo intervir.
Old March 19th, 2012, 04:52 PM   #3755
Ponta Negra
lazer e entretenimento

Ponta Negra's Avatar

Princípio de incêndio atinge Usina de Mauá

Segundo Amazonas energia, curto não tem relação com apagão.
Princípio de incêndio ocorreu na casa de máquinas do bloco 4 na Usina.

http://g1.globo.com/amazonas/noticia...-amazonas.html
Old March 19th, 2012, 04:53 PM   #3756
CarlosDiego
BANNED

Quote:
Originally Posted by Ponta Negra View Post
a Torquato Tapajós é uma das piores ( entre o Novo Israel e barreira )
Aqui no distrito industrial a coisa está feia, a av. Buriti está toda esburacada, contrastando com ou saída ou chegada pelo complexo viário do S.J. que está um brinco.
Old March 19th, 2012, 04:54 PM   #3757
CarlosDiego
BANNED

Quote:
image hosted on flickr

Fonte: Adriel Medeiros
Porque que essa rua está sem asfalto?

Ridículo esse prédio alto perto do teatro.
Old March 19th, 2012, 04:55 PM   #3758
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Quote:
o comércio do Manoa cresceu muito
E como cresceu, eu moro bem nessa área da foto e acompanho o crescimento diário do comércio local. Vi o choque de ordem na semana passada, os comerciantes estão todos revoltados, querem viver mesmo na bagunça.
Old March 19th, 2012, 04:56 PM   #3759
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Quote:
Encontro dos foristas ( quarta-feira na Ponta Negra )
Quem confirmou presença? O horário Ponta?
Old March 19th, 2012, 04:58 PM   #3760
CarlosDiego
BANNED

Quote:
Princípio de incêndio atinge Usina de Mauá

Segundo Amazonas energia, curto não tem relação com apagão.
Princípio de incêndio ocorreu na casa de máquinas do bloco 4 na Usina.

http://g1.globo.com/amazonas/noticia...-amazonas.html
Manaus padece nessa questão energética, isso é uma vergonha para uma cidade industrial como é nossa cidade, Manaus era pra ter um das melhores sistemas de energia, imagina se isso acontece em plena Copa do Mundo, cara que vergonha.

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules