|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
| Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#21 |
|
"Rio 2016" I'll be there
Likes (Received): 54
|
Muitoo bom esse thread Emanuel, como de costume muito revelador!! Eu só fui uma vez em São Gonçalo, mesmo tendo parentes por lá, acredita? Enfim, fui em um bairro muito gostoso chamado Patronato (onde fica a UERJ São Gonçalo), o bairro é muito bom, ótimas casas, bem agradável, nem sei se vocês o fotografaram. Realmente o centro precisa de melhorias, assim como o centro de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, todos desorganizados e precisando de um banho de loja. Por outro lado, as áreas residencias estão muito boas na cidade, claro que todo bairro não conta com essas casas, mas mesmo assim é sinal de que tem um classe média grande em São Gonçalo.
Abu, fico no aguardo do seu thread de Alcântara, que eu sei que é um centro comercial muito bom e também queria pedir um thread do bairro Trindade, onde moram meus parentes e eu nunca vi fotos de lá. Valeu abraço!! |
|
|
|
|
|
#22 |
|
Registered User
Likes (Received): 644
|
Emanuel e Abu-EdL, parabéns, ficou muito bom o Thread.
Como vc´s não mostraram as partes feias de SG, o pessoal de fora vai até comparar com algumas cidades do interior Paulista. Acho a região muito confusa e pobre e maioria dos amigos da região concordam porém, tem um bom comércio, indústrias e alguns oásis. Estive a pouco tempo em Alcântra e conheci o Parque das Águas, é uma área enorme e tem já estão preparando outros lançamentos. Me surpreendi outro dia quando fui comer peixe na colônia de pescadores da praia das Pedrinhas, que fica ali por trás do piscinão de SG(à direita da foto 46). Quem vê da BR acha que é uma grande favela e lá na praia, parece uma bucólica cidadezinha do litoral, com vários restaurantes a beira mar. Tirando as águas pútridas da Baia, a vista é muito bonita. ![]() por LuAnGodaSi http://www.panoramio.com/photo/11450553 |
|
|
|
|
|
#23 | ||
|
Registered User
Likes (Received): 719
|
Quote:
A cidade de SG precisa sim de muitas intervenções urbanísticas, assim como 90% dos municípios da RM-RJ, mas vi melhorias na cidade. Quote:
Obrigado por prestigiar.
|
|
|
|
#24 | |
|
Registered User
|
Quote:
Fui poucas vezes ao Centro de SG, em Alcântara já fui umas 4 vezes ao todo. Achei o Centro de SG bem pujante com um comércio forte, só precisa ser mais organizado, mas isso depende da boa vontade política, né? Abração,
|
|
|
|
#25 | |||
|
Registered User
|
Quote:
Por acaso, eu passei pelo bairro Patronato com o Eduardo, mas não paramos e, de fato, é onde fica a UERJ de SG. Quote:
![]() Quote:
Tiramos mais de 200 fotos e fiz um thread com 150, imagine se fotografássemos toda Alcântara??? ![]() Alcântara merece um thread a parte, pois é praticamente outro município...rs Abração,
|
|
|
|
#26 | |
|
Registered User
|
Quote:
Quando eu "cai de paraquedas" no SSC, vi muitos threads e, o comentário dos foristas era, "fotografar os melhores lugares porque os piores deixa para a mídia fazer...rs". De fato, SG e muitos outros Municípios do RJ e do Brasil têm MUITAS parte feias. Mas o propósito era desmistificar, pois tem-se a impressão que as RM são um lixo ou mesmo enormes favelões, o que não condiz com a realidade, pois conheço muitas delas aqui no RJ. Esse lugar que você foi, eu não cheguei a ir, mas creio que seja bem agradável mesmo. ![]() Abração,
|
|
|
|
#27 | |
|
_BRASIL_ACIMA_DE_TUDO_
Likes (Received): 16
|
Quote:
O autor desse thread está de parabéns pois conseguiu uma verdadeira mágica, SG pareceu agradável. Eu cito São Gonçalo até hoje como contraponto a sensacional beleza da Zona Sul e Zona Oeste carioca. Um desses shoppings mostrados é o mais assustador exemplo da desigualdade brasileira: todo poderoso e imponente bem no meio de um indiano complexo de favelas quase infinito. Gosto de Niterói, adoro o Rio de Janeiro, mas SG infelizmente me dá tristeza... Tem suas áreas boas sim, até por que tinha que ter, a cidade já ultrapassa os 1.000.000 de habitantes... Mas infelizmente o imenso subúrbio de SG é o exemplo do Brasil que não deveríamos ser.
|
|
|
|
#28 | |
|
Registered User
|
Quote:
Obrigado por prestigiar o thread. ![]() Agora, vamos algumas considerações sobre que você citou... Eu não fiz mágica alguma, pois fazer mágica é sair da realidade e entrar num outro patamar (rs...). São Gonçalo tem sim partes feias como as citadas por você. Eu mesmo havia dito isso ao Eduardo quando fui para Macaé pela BR, pois mostra a parte periférica da cidade. E, isso não ocorre só em SG, pois a periferia de Belford Roxo, São João de Meriti, Itaguaí etc são iguais ou piores... Agora, as partes fotografadas pertencem ao municipio, pois todos os threads que eu procuro produzir não gosto de por as partes feias, a menos que eu queira fazer um THREAD-DENÚNCIA, entende? ![]() Agora, comparar a Zona Sul + Barra da Tijuca com qualquer bairro é covardia não? rs...
All my photographic works in Rio de Janeiro Last edited by Emanuel Paiva; January 27th, 2012 at 07:56 PM. |
|
|
|
|
|
|
#29 | |
|
_BRASIL_ACIMA_DE_TUDO_
|
Quote:
![]() Não é comparando, cito SG no sentido mostrar que "nem tudo são flores como aqui, temos o outro extremo dessa beleza toda bem aqui perto também". Se bem que não nada perto rs Sim Emanuel, eu compreendo perfeitamente. A miséria social existente em seu município deve-se muito mais ao Rio de Janeiro que a São Gonçalo em si... Niterói e depois o Rio tornaram-se tão grandes que jogaram suas populações mais pobres paras as beiras-de-estrada mais distantes. É claro que a São Gonçalo-em-si é bem melhor que a São Gonçalo-Mero-Anexo-do-Rio-e-Niterói. Você mesmo provou isso em fotos. É uma pena mas podemos ver sim estes cenários terríveis em Mesquita, Belford Roxo, Queimados, entre tantas outras... E não só no Rio, em Diadema-SP, em Caucaia-CE, Joboatão-PE, Manaus-AM, enfim, um sem-número de exemplos. Minha crítica era ao modelo de crescimento urbano insustentável que o Brasil adotou, e não a sua cidade... Felizmente hoje vemos que as urbes emergentes estão progredindo em condições melhores e reproduzindo bem menos desastres urbanos como vemos nas nossas metrópoles já consolidadas. Exemplos? As capitais em rápido crescimento do Norte, Centro-Oeste... Cidades do interior do SE como Uberlândia, S.J. Rio Preto, São Carlos, a lista é longa. Apesar de tudo, estamos melhorando. ![]() Novamente, parabéns por seu trabalho. Infelizmente o crescimento desordenado da RMRJ sacrificou bastante o seu município fotografado.
BOA VISTA, RORAIMA. — Capital do Hemisfério Norte brasileiro. → Usuários de Roraima que nos acompanham, cadastrem-se no SSC! É fácil e rápido! [RR NEWS 2] Last edited by SallesNeto@RR; January 27th, 2012 at 07:53 PM. Reason: edit |
|
|
|
|
|
|
#30 | ||||
|
Registered User
|
Quote:
Mais ou menos, pois temos bairros belíssimos em São Paulo, BH e Porto Alegre, por exemplo...rs Quote:
Não entendi, você está falando de BOA VISTA??? ![]() Quote:
Quote:
Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, tiveram graves problemas no seu crescimento DESordenado em algumas zonas da cidade. O ideal seria "formatá-las", mas como isso não é possível, segue o barco... Isso se reflete hoje com muitas pessoas vivendo ou tentando sobreviver em lugares muito ruins, sem qualidade de vida e sem a menor dignidade. As cidades médias podem fazer algo para tentar evitar que isso tudo venha ocorrer com elas, ou seja, que elas não se tornem um Rio de Janeiro.
|
|
|
|
#31 | |
|
Registered User
Likes (Received): 644
|
Quote:
O propósito de mostrar a região foi cumprida com louvor e se precisar, ainda tem muita coisa interessante pra complementar. |
|
|
|
|
|
|
#32 | |
|
Registered User
|
Quote:
![]() Abração,
|
|
|
|
#33 |
|
Papagoiaba
Likes (Received): 27
|
Agora, atendendo a pedidos, será Alcântara + Trindade! ![]() Vou ver se consigo fazê-lo em breve, para manter o ritmo. Dessa vez, com protetor solar. rs |
|
|
|
|
|
#34 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Centro de São Gonçalo Vs. Alcântara
Centro de São Gonçalo Vs. Alcântara: penso que o centro é menos feio que Alcântara; mais organizado; as fachadas dos seus prédios antigos têm passado por reformas; possui muitos prédios comerciais; é mais arborizado; possui vários serviços de utilidade pública; clubes famosos; pólo gastronômico; a imponência do shopping Boulevard (superior, por exemplo, ao Caxias Shopping e ao Iguaçu Top Shopping, construções presentes em cidades de padrão semelhante); praças bem cuidadas (se bem que uma delas tem um obelisco horroroso!); casas de padrão elevado; adjacências consideradas áreas nobres da cidade; pelo menos quatro novos prédios comerciais espelhados confirmados (influência do COMPERJ?); vários terrenos/estacionamentos que podem originar novos prédios no futuro e reza a lenda que terá duas estações de metrô. Já Alcântara possui o maior comércio de rua da cidade; muitos prédios residenciais (que apesar de altos, precisam de reformas em suas fachadas urgentemente); a imponência do Parque das Águas residencial; adjacências muito populosas que têm no bairro sua referência de comércio garantindo que Alcântara esteja sempre muito movimentado (e infelizmente cheio de lixo também); vários supermercados; possuirá o terminal rodoviário Pátio Alcântara que consolidará o seu status de bairro rodoviário comercial e terá uma estação de metrô. Em suma, como conhecedor de todas as cidades da região metropolitana do Rio, considerando que São Gonçalo possui dois centros e está crescendo homogeneizadamente, eu diria que verticalmente como um todo, na RMRJ o município só perde para a cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Caxias também precisa embelezar seu centro e tem a sorte de ter a REDUC para fortalecer seu PIB. Quanto a Nova Iguaçu, dou meus parabéns pela evolução que tem passado seu centro, com edifícios de muito bom gosto. Abraço a todos!
|
|
|
|
|
|
#35 | |
|
Papagoiaba
|
Quote:
Trindade é um dos bairros que mais se valorizaram na cidade nos últimos anos, vale a pena fotografá-lo! Ainda mais por ser vizinho de Alcântara, dá pra juntá-los no mesmo thread. De quebra, fotografo o Mutondo (outro bastante valorizado) e o recém-criado Jardim Alcântara.
|
|
|
|
|
|
|
#36 | |
|
Papagoiaba
|
Quote:
Mesmo gostando muito da minha cidade, acho que demorará ainda um tempo até alcançar o patamar em que Caxias e Nova Iguaçu se encontram. Mas, de fato, SG tem essa vantagem: dois grandes centros comerciais que não se emanciparam (ainda bem!). Obrigado pela participação! Espero que continue participando do SSC! |
|
|
|
|
|
|
#37 | |
|
Papagoiaba
|
Quote:
E, no entanto, você está falando da Cidade Maravilhosa. Entende? À uns 500m do São Gonçalo Shopping existe sim uma favela, chamada Conjunto dos Democráticos. É minúscula, plana e está toda urbanizada. O resto do entorno é de ruas de classe média baixa, com algumas casas de padrão mais alto. Nada anormal... Exemplo: http://g.co/maps/ajyvr Last edited by Abu.EdL; January 28th, 2012 at 04:27 AM. |
|
|
|
|
|
|
#38 | |
|
Papagoiaba
|
Quote:
A cidade ainda é bem pobre mesmo, infelizmente. Aos poucos a renda per capita vem aumentando, mas ainda é baixa. Acho que nem eu falaria tão bem da Praia das Pedrinhas... A vista é realmente bem legal, tanto na direção do Rio, como mostra a foto, quanto na direção de Itaoca, como aparece um pouco na foto 46.Os bares são muito elogiados. Ouvi de um amigo meu que um grupo de diretores e engenheiros da empresa em que ele estagia sempre tira um dia da semana pra ir lá comer peixe frito. Para a Praia das Pedrinhas está sendo desenvolvido um projeto de criação de um pólo gastronômico, mercado municipal e píer. A autoria será do escritório do Niemeyer. |
|
|
|
|
|
|
#39 | ||||
|
_BRASIL_ACIMA_DE_TUDO_
|
Quote:
Várias cidades litorâneas (ou não) têm bairros comparáveis. Fortaleza e Floripa, por exemplo. Quote:
![]() Quote:
Quote:
![]() Abraços
BOA VISTA, RORAIMA. — Capital do Hemisfério Norte brasileiro. → Usuários de Roraima que nos acompanham, cadastrem-se no SSC! É fácil e rápido! [RR NEWS 2] Last edited by SallesNeto@RR; January 28th, 2012 at 08:15 AM. Reason: Fechando o comando /quote |
||||
|
|
|
|
|
#40 | |
|
Registered User
|
Quote: