daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 28th, 2012, 09:01 AM   #41
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 1021

Quote:
Originally Posted by Impulsionado View Post
Centro de São Gonçalo Vs. Alcântara: penso que o centro é menos feio que Alcântara; mais organizado; as fachadas dos seus prédios antigos têm passado por reformas; possui muitos prédios comerciais; é mais arborizado; possui vários serviços de utilidade pública; clubes famosos; pólo gastronômico; a imponência do shopping Boulevard (superior, por exemplo, ao Caxias Shopping e ao Iguaçu Top Shopping, construções presentes em cidades de padrão semelhante); praças bem cuidadas (se bem que uma delas tem um obelisco horroroso!); casas de padrão elevado; adjacências consideradas áreas nobres da cidade; pelo menos quatro novos prédios comerciais espelhados confirmados (influência do COMPERJ?); vários terrenos/estacionamentos que podem originar novos prédios no futuro e reza a lenda que terá duas estações de metrô. Já Alcântara possui o maior comércio de rua da cidade; muitos prédios residenciais (que apesar de altos, precisam de reformas em suas fachadas urgentemente); a imponência do Parque das Águas residencial; adjacências muito populosas que têm no bairro sua referência de comércio garantindo que Alcântara esteja sempre muito movimentado (e infelizmente cheio de lixo também); vários supermercados; possuirá o terminal rodoviário Pátio Alcântara que consolidará o seu status de bairro rodoviário comercial e terá uma estação de metrô. Em suma, como conhecedor de todas as cidades da região metropolitana do Rio, considerando que São Gonçalo possui dois centros e está crescendo homogeneizadamente, eu diria que verticalmente como um todo, na RMRJ o município só perde para a cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Caxias também precisa embelezar seu centro e tem a sorte de ter a REDUC para fortalecer seu PIB. Quanto a Nova Iguaçu, dou meus parabéns pela evolução que tem passado seu centro, com edifícios de muito bom gosto. Abraço a todos!
Impulsionado,

Muito boa a sua assertiva sobre São Gonçalo que, apesar de eu não ser um conhecedor profundo, não está muito longe da realidade.
Conheço muitos municípios da RM-RJ como Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita; vejo em Novai Iguaçu como um dos que mais crescem.

Obrigado por prestigiar.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 28th, 2012, 10:57 AM   #42
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 52

Parabéns pelo maravilhoso thread, um dos melhores que você já fez!
Pelo visto você andou muitooooo... rs rs rs
Tive várias impressões diferentes de São Gonçalo a partir do seu thread.
Para começar não gostei muito do Centro, que me parece tão desorganizado como o das cidades da Baixada.
As praças são ótimas e Zé Garoto é bem imponente.
O São Gonçalo Boulevard, apesar de não ver muito grande é lindissimo, muito charmoso mesmo!
Também gostei da praia, ele possui boa balneabilidade?
Alcantara para ser a parte mais pujante da cidade e os novos residenciais em construção são bem imponentes!
Agora o destaque mesmo da cidade são as S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-I-S casas! Rapaz, fiquei impressionado com tantas belas casas, uma mais bonita que a outra e me atrevo a dizer muito acima a de muitos bairros nobres do Rio!
Anderson carioca no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 01:13 PM   #43
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 840

São Gonçalo tem muita coisa ruim, vocês foram generosos nos locais das fotos, hahaha!
Eu tenho muita vontade de conhecer a Fazenda Colubandê. ALiás, SG parece ter um bom patrimônio histórico a ser visitado, não?
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 01:32 PM   #44
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post
Para começar não gostei muito do Centro, que me parece tão desorganizado como o das cidades da Baixada.
O São Gonçalo Boulevard, apesar de não ver muito grande é lindissimo, muito charmoso mesmo!
Alcantara para ser a parte mais pujante da cidade e os novos residenciais em construção são bem imponentes!
Agora o destaque mesmo da cidade são as S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-I-S casas! Rapaz, fiquei impressionado com tantas belas casas, uma mais bonita que a outra e me atrevo a dizer muito acima a de muitos bairros nobres do Rio!

Anderson,

Eu e o Eduardo até andamos, mas não tanto porque fomos de carro
O calor estava terrível, por baixo uns 40ºC, mas foi muito legal eu retornar a SG depois de anos. As casas fotografadas foram escolhidas pelo Eduardo com o meu aval...hehehe (brincadeira). Muitas casas bonitas em SG, e olha que teve algumas que nem tive como fotografar devido ao muro alto, eram verdadeiros casarões. Para falar a verdade, quem constrói essas lindas casas é porque não quer sair nunca de SG; em Campo Grande ocorre o mesmo.

Obrigado por prestigiar.

Forte abraço,
Old January 28th, 2012, 01:35 PM   #45
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
São Gonçalo tem muita coisa ruim, vocês foram generosos nos locais das fotos, hahaha!
Eu tenho muita vontade de conhecer a Fazenda Colubandê. ALiás, SG parece ter um bom patrimônio histórico a ser visitado, não?
Raffa,

Até eu gostaria de conhecer a Fazenda Colubandê, mas fui informado que se faz necessário agendar uma data e um horário e, como eu moro "pertinho" de SG fica difícil.

Abração,
Old January 28th, 2012, 03:18 PM   #46
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Likes (Received): 9

Me surpreendi positivamente com São Gonçalo!
Sempre ouvi dizer que São Gonçalo disputava com São João de Meriti o título de cidade mais abandonada da RMRJ.
Mas parece que as últimas administrações fizeram bem à cidade!
Tvorjik no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 03:58 PM   #47
morioli
Registered User

morioli's Avatar

Likes (Received): 741

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
E como tem, o Eduardo (Abu-EdL) pretende fazer um thread de Alcântara em separado, imagino umas 100 fotos no mínimo só de Alcântara...

Abração,
Quote:
Originally Posted by Abu.EdL View Post
Agora, atendendo a pedidos, será Alcântara + Trindade!

Vou ver se consigo fazê-lo em breve, para manter o ritmo. Dessa vez, com protetor solar. rs
Ótimo, vamos aguardar.
Lugar que tenho curiosidade em conhecer é Itaóca, fica ai como pedido, rsss
morioli no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 05:05 PM   #48
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tvorjik View Post
Sempre ouvi dizer que São Gonçalo disputava com São João de Meriti o título de cidade mais abandonada da RMRJ.
Tvorjik,

O Centro de SG lembra alguns municípios da RM-RJ, mas não achei abandonado não, só achei um pouco desorganizado especialmente na questão de semáforos.

Abração,
Old January 28th, 2012, 05:10 PM   #49
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 68

Quote:
Não mesmo, inclusive não considero São João como a mais abandonada, e sim Belford Roxo.
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 06:31 PM   #50
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Não mesmo, inclusive não considero São João como a mais abandonada, e sim Belford Roxo.
Realmente, em uma média Belford Roxo está em situação pior que a de São João.
Mas acredito que essa situação se deve muito à renda baixa da maior parte dos moradores da cidade, algo que não atinge tão intensamente São João de Meriti.
Tvorjik no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 08:26 PM   #51
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Quote:
Realmente, em uma média Belford Roxo está em situação pior que a de São João.
Mas acredito que essa situação se deve muito à renda baixa da maior parte dos moradores da cidade, algo que não atinge tão intensamente São João de Meriti.
SEM DÚVIDAS que Belford Roxo está numa condição pior do que São João, pois este além de ser mais pujante tem outros pólos como Vilar dos Teles, por exemplo.
Old January 28th, 2012, 09:17 PM   #52
Impulsionado
Registered User

Likes (Received): 0

Duas Observações

Primeiramente devo dizer a vocês, Abu.Edl e Emanuel Paiva que ambos estão de parabéns pelo excelente fórum. Aproveito também para agradecer os elogios e fazer duas observações.
1. Sobre Alcântara: realmente em termos de fluxo de pessoas é o bairro mais pujante da cidade, contudo, as fotos do bairro expressam o filet mignon que é o Parque das Águas. Espero que no futuro fórum de vocês (que eu aguardo ansioso) também fique claro para os leitores o fato de Alcântara ser muito mais desorganizado que o centro; ter prédios altos predominantemente residenciais (comerciais acho que só tem uns 4); as construções serem muito coladas umas nas outras e infelizmente estar bastante abandonado especialmente em se tratando do lixo nas ruas (fato já bem denunciado pelo Vagner Rosa do blog Território Gonçalense). Ah, Abu.Edl, de qualquer forma, assim como você, também fiquei muito feliz em Alcântara não se emancipar, pois faz com que o município fique maior e mais forte. Torço pela evolução constante de ambos os centros, mas sempre fortemente unidos dentro de um mesmo município.
2. São Gonçalo Vs. Caxias e Nova Iguaçu: se somarmos os 2 centros de São Gonçalo (Centro e Alcântara) com alguns de seus bairros mais evoluídos como o Zé Garoto, Santa Catarina, Estrela do Norte, Mutondo, Colubandê, Paraíso e Neves temos o fato de o município de São Gonçalo superar em termos de skyline tanto Caxias como NI que são cidades meramente centralizadas (as exceções são os bairros 25 de Agosto e K11 se não me engano). O centro de Caxias deixa muito a desejar considerando que a cidade tem um dos maiores PIBs do Brasil. Volto a elogiar contudo, o de Nova Iguaçu. De qualquer forma torço por todas as cidades, pois já está ficando incômoda a visão da RMRJ ser o patinho feio dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói.
Impulsionado no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 09:24 PM   #53
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 358

Não conheço São Gonçalo e achei algumas partes mostradas charmosas... Adorei as ruas de paralelepípedos com casas bonitas...
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2012, 09:57 PM   #54
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Não conheço São Gonçalo e achei algumas partes mostradas charmosas... Adorei as ruas de paralelepípedos com casas bonitas...
Obrigado por prestigiar.
Old January 28th, 2012, 09:58 PM   #55
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Primeiramente devo dizer a vocês, Abu.Edl e Emanuel Paiva que ambos estão de parabéns pelo excelente fórum. Aproveito também para agradecer os elogios e fazer duas observações.
1. Sobre Alcântara: realmente em termos de fluxo de pessoas é o bairro mais pujante da cidade, contudo, as fotos do bairro expressam o filet mignon que é o Parque das Águas. Espero que no futuro fórum de vocês (que eu aguardo ansioso) também fique claro para os leitores o fato de Alcântara ser muito mais desorganizado que o centro; ter prédios altos predominantemente residenciais (comerciais acho que só tem uns 4); as construções serem muito coladas umas nas outras e infelizmente estar bastante abandonado especialmente em se tratando do lixo nas ruas (fato já bem denunciado pelo Vagner Rosa do blog Território Gonçalense). Ah, Abu.Edl, de qualquer forma, assim como você, também fiquei muito feliz em Alcântara não se emancipar, pois faz com que o município fique maior e mais forte. Torço pela evolução constante de ambos os centros, mas sempre fortemente unidos dentro de um mesmo município.
2. São Gonçalo Vs. Caxias e Nova Iguaçu: se somarmos os 2 centros de São Gonçalo (Centro e Alcântara) com alguns de seus bairros mais evoluídos como o Zé Garoto, Santa Catarina, Estrela do Norte, Mutondo, Colubandê, Paraíso e Neves temos o fato de o município de São Gonçalo superar em termos de skyline tanto Caxias como NI que são cidades meramente centralizadas (as exceções são os bairros 25 de Agosto e K11 se não me engano). O centro de Caxias deixa muito a desejar considerando que a cidade tem um dos maiores PIBs do Brasil. Volto a elogiar contudo, o de Nova Iguaçu. De qualquer forma torço por todas as cidades, pois já está ficando incômoda a visão da RMRJ ser o patinho feio dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói.

De fato, São Gonçalo conta com 2 centros, visto que Alcântara é muito pujante. Quanto a Nova Iguaçu e Caxias, Nova Iguaçu está bem mais arrumado que Caxias, embora estejam longe de um excelente urbanismo.
Old January 29th, 2012, 12:27 AM   #56
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Likes (Received): 39

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Aprendeu com o "tio Emanuel" que protetor faz falta né?
Ainda bem que não deu pra queimar, foi a minha sorte... rs
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Old January 29th, 2012, 12:42 AM   #57
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post
Pois é, até eu me surpreendi com algumas casas que eu não conhecia!
Eu acho que SG é um ótimo lugar para se viver se você gosta de morar em casa. Não são tão caras, são próximas ao comércio e com boa oferta de transporte coletivo em alguns bairros. Quem gosta de apartamento, nada supera a Zona Sul de Niterói no Leste Fluminense, fato.

Infelizmente a praia não tem balneabilidade. Mas não está tão mal quanto eu imaginava. Eu sempre ando de caiaque por ali, a água não tem mau cheiro e quase não se vê lixo boiando, mas é suja, certamente. Talvez com os próximos investimentos em saneamento na cidade, a situação melhore. Se conseguirem colocar a ETE SG funcionando com 100% da capacidade, acho que as praias de Itaoca (São João, da Luz e da Beira) ficam balneáveis.
Old January 29th, 2012, 12:51 AM   #58
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Pois é, Raffa, a ideia foi fazer um garimpo mesmo. Eu seria um péssimo anfitrião se só mostrasse ao Emanuel o que há de ruim na cidade, né?

Sobre o patrimônio histórico, é realmente valiosíssimo, mesmo depois de perdas inestimáveis, como a demolição do requintado Palacete do Mimi (em 2002) e da casa onde foi fundada a Umbanda há 104 anos (no ano passado), por exemplo.

O problema é que não há turismo organizado na cidade, com exceção da Fazenda Colubandê. O quadro está mudando, as ruínas da Fazenda Engenho Novo serão reformadas e no local será criado um parque ambiental: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/p...o-goncalo.html

Existe um thread aqui no SSC só com o patrimônio histórico da cidade! Vale a pena visitar: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=970196
OBS: Rolando a página para baixo existem mais construções históricas e curiosidades.

Last edited by Abu.EdL; January 29th, 2012 at 12:57 AM.
Old January 29th, 2012, 01:03 AM   #59
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by morioli View Post
Ótimo, vamos aguardar.
Lugar que tenho curiosidade em conhecer é Itaóca, fica ai como pedido, rsss
Morioli, vou ser sincero, rapaz.... Itaoca não rola por enquanto!

Mas, pra não te deixar na mão, além da bela foto da Capela da Luz abaixo, veja o vídeo que dá uma boa ideia de como é Itaoca. Uns dizem que não pode ser pavimentado por ser uma APA (no caso, a de Guapimirim), mas há controvérsias sobre os limites dessa APA... Confira:

Quote:
Originally Posted by Abu.EdL View Post

Sociedade Gonçalense de Fotografia
Old January 29th, 2012, 01:12 AM   #60
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Pode me chamar de Eduardo!

Quando eu fizer o thread sobre Alcântara, será para mostrar mais a realidade do bairro, que apesar de rico, convive com a pobreza urbanística. O foco será diferente do que neste, apesar de eu já ter ideia de fotografar as agradáveis ruas da Trindade, do Mutondo e do Jardim Alcântara, de quebra!

Apesar de achar que São Gonçalo precisa fortalecer mais o aspecto de centralidade do seu Centro, fico feliz em ver que a cidade é mais homogênea, não há concentração de riqueza. Há locais miseráveis, fato, mas nada que seja crônico que, com poucos investimentos, não possa ser revertido.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules