daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old February 2nd, 2012, 08:25 PM   #121
Nikiti
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Se é sobre o que eu estou imaginando, repito que é interessante que Belford Roxo, Mesquita, Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, São Gonçalo, Niterói etc estejam BEM em termos de desenvolvimento para não sobrecarregar a capital, ou seja, se há emprego, áreas de lazer, comércio forte, indústria forte etc, para que viver na capital???? Foi isso que eu quis dizer.
A qualidade de vida da capital pode acontecer também na RM, pois não acho interessante morar em Magé e trabalha no Rio, por exemplo. Sou a favor de um estado homogêneo, embora saiba que isso seria quase um possível, está mais para sonho de consumo...rs
Mas viver na capital não é sinal de qualidade de vida... pelo contrario. Muito menos que a pessoa possua boas condições financeiras. Eu e minha família moramos em Niterói e possuímos lojas tb no rio assim como muitos outros niteroienses tem lojas ou empresas, ou presidente das empresas no RJ.

Os cariocas vivem do passado esse sim muito bom e longe, mas já faz parte da historia quase 100 anos.
Nikiti no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 2nd, 2012, 08:45 PM   #122
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 741

Quote:
Originally Posted by Nikiti View Post
Os cariocas vivem do passado esse sim muito bom e longe, mas já faz parte da historia quase 100 anos.
Com todos seus conhecidos problemas, o Rio vai receber alguns dos maiores eventos do mundo, vem reduzindo suas taxas de criminalidade, atraindo novas empresas na cidade (e criando novos empregos), revitalizando áreas abandonadas (Zona Portuária, por exemplo), reformando muito do seu patrimônio histórico, construindo novos ícones da arquitetura contemporânea, etc, etc, etc... se isso é estar na pior... PÔHÃNNNNN

E - quem diria - Niterói tem o seu barrense.

Voltemos à São Gonçalo.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 08:49 PM   #123
lorrampaiva
Bípede

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 309

Tudo é relativo... Talvez um dia desses eu tire algumas fotos de Teixeira de Freitas, Venda da Cruz, Barreto, Engenhoca... Nikity também tem seu lado São Gonçalo de ser.
Old February 2nd, 2012, 08:54 PM   #124
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 741

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Tudo é relativo... Talvez um dia desses eu tire algumas fotos de Teixeira de Freitas, Venda da Cruz, Barreto, Engenhoca... Nikity também tem seu lado São Gonçalo de ser.
Podre de chique. Acho justo.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 09:41 PM   #125
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 715

Quote:
Mas viver na capital não é sinal de qualidade de vida... pelo contrario. Muito menos que a pessoa possua boas condições financeiras. Eu e minha família moramos em Niterói e possuímos lojas tb no rio assim como muitos outros niteroienses tem lojas ou empresas, ou presidente das empresas no RJ.

Esse meu post refere-se a uma resposta que dei ao forista que mora na RM, pois segundo ele há uma rixa contra quem vive na RM. É claro que qualidade de vida você pode ter em qualquer lugar, mas se a comparação foi feita entre São Gonçalo e Rio de Janeiro é covardia, pois se pegarmos o melhor lugar de SG e o melhor lugar do Rio há uma disparidade muito grande. Mas, o FOCO nem foi esse...

Last edited by Emanuel Paiva; February 2nd, 2012 at 11:08 PM.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 09:42 PM   #126
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Podre de chique. Acho justo.

Toda cidade e todo bairro tem o seu lado PODRE de chique...
Old February 3rd, 2012, 12:51 AM   #127
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Likes (Received): 6

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
O povo do rio ai é simpatico, digo, não tem preconceito com SG? Pois geralmente, o povo da cidade polo, sempre tem raiva, ou preconceito das cidades da região... Ai isso acontece também, ou o povo do rio no geral torce pelo desenvolvimento da região?
Eu entendi o seu comentário, pepato, e esse preconceito existe sim por parte de algumas pessoas. Uma boa parte das pessoas veem cidades como São Gonçalo e principalmente cidades da Baixada Fluminense como "municípios de segunda classe".
Eu, por exemplo, já vi pessoas cometerem o absurdo de traçar um paralelo entre Rio e Baixada com EUA e América Latina, como se os moradores da região só existissem para fazer pobreza no estado...
Felizmente, eu acredito que essa não seja a mentalidade da maioria das pessoas, mesmo na capital.
Mas que esse preconceito ainda existe em uma escala considerável existe.
Tvorjik no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2012, 02:34 PM   #128
Nikiti
Registered User

Quote:
Venda da Cruz não é niteroi, por mais que muitos queiram
Old February 3rd, 2012, 02:36 PM   #129
Nikiti
Registered User

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Esse meu post refere-se a uma resposta que dei ao forista que mora na RM, pois segundo ele há uma rixa contra quem vive na RM. É claro que qualidade de vida você pode ter em qualquer lugar, mas se a comparação foi feita entre São Gonçalo e Rio de Janeiro é covardia, pois se pegarmos o melhor lugar de SG e o melhor lugar do Rio há uma disparidade muito grande. Mas, o FOCO nem foi esse...
Beleza onde é o melhor se SG? alguem sabe?
Old February 3rd, 2012, 04:04 PM   #130
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Beleza onde é o melhor se SG? alguem sabe?
Se formos comparar o Centro de SG e o Centro de Alcântara com a parte de SG mostrada na BR, certamente é a melhor parte do Município; da mesma forma se pegarmos Icaraí, São Francisco, Camboinhas, Itacoatiara e compararmos com Jurujuba, Caramujo, Barreto...
Old February 4th, 2012, 03:36 AM   #131
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Likes (Received): 27

Quote:
Mas se é ex-gonçalense enorme chance de ser um favelado em niteroi...
é só pesquisar nos morros da onde eles vem!
Nikiti, meu caro... Acho que você é ex-gonçalense!

Não há motivo para essa polêmica gratuita. Em momento algum eu ofendi os moradores de Niterói, foi uma análise semântica seguida de uma brincadeira com o fato de alguns depreciadores de SG serem justamente os ex-moradores de SG que vão morar em Niterói e passam a desconhecer o lugar de onde vieram.
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2012, 03:41 AM   #132
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Venda da Cruz fica em São Gonçalo, e tem ruas internas agradáveis, fica a dica!
Old February 4th, 2012, 03:51 AM   #133
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by morioli View Post
O estrago na bucólica Itaóca será inevitável....

O Hotel será reformado em função das obras.
Bom, espero, então, que ao menos a Praia da Luz sobreviva à destruição... E que o hotel seja mantido como hotel.
Old February 4th, 2012, 04:07 AM   #134
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by Geovanne Angelo View Post

Thread maravilhoso. Parabéns Emanuel por mais este grande trabalho feito em conjunto com o forista Abu.EdL. Confesso que eu sempre tive uma pessíma impressão de São Gonçalo, mais assim com outros foristas eu só conheço a cidade através da estrada que leva a região dos Lagos. Bom saber que a cidade tem partes arrumadas, bonitas e que esta desenvolvendo bastante.

Gostei de praticamente todas as fotos, até vale a pena comentar algumas:

Foto 1: Adorei ver a Bahia de Guanabara com a serra bem lá no fundo. Uma paisagem incrível, apesar da tão comum falta de zelo com nosso patrimônio natural

Foto 45 Gostei das casinhas que aparecem nesta foto. Se nota que é um bairro simples, mais até que é arrumadinho, sem contar a bela visão da bahia.

Foto 59 Que graça de casa. Adorei a arborização, incluíndo este muro verde.

Fotos 63, 66, 67 e 69 Adorei estas casas com farta arborização ou no passeio ou nos seus quintais. Se nota que é um lugar bem gostoso de morar

Fotos 70, 72 Foi a casa que eu mais gostei. Adoro janelões, sem contar que esta curva que ela faz é bem interessante. E que árvore maravilhosa que se encontra junto de sua entrada.

Foto 74 Residencial super simpatico. Adorei suas varandinhas

Fotos 76 e 77 Outra casa linda com arborização nota 10. E que rua de pedras mais charmosa, adorei!

Foto 78 + um prédio charmoso tb. E no geral fiquei impressionado com a arborização de certas partes da cidade. N imaginava isto.

Fotos 82, 98, 99 + exemplos de casas bonitas com boa arborização e jardins belos, bem cuidados, em alguns casos com arvores bem grandes e frondosas. Uma cenal super legal de se ver

Foto 100 Uma gracinha de pracinha/canteiro central

Fotos 103 a 106 e 108: mais fotos de belas casas ao redor de muito verde. Deve ser uma delicia morar nas casas das fotos 106 ou 108. Se notam que são enormes e ainda contam até com um morro todo verdinho atrás delas.

Fotos 110 e 113: Interessante notar que apesar da boa qualidade das casas, os moradores parecem n se preocupar, pelo menos nesta parte da cidade, muito com a segurança. Varias casas tem muros ou grades bem baixinhos, n são verdadeiras prisões. Achei isto bastante positivo. E varias delas tb contam com terraços na parte de cima. O pessoal deve adorar fz uma festa rsrsrs

Fotos 114 e 115: Que arvores e casas lindas! A rua parece ser tão calma, pacata...

Foto 119: Outra casinha linda, uma surpresa atrás da outra.

Foto 121: Unico senão pr a fiação. É muito pesada e bagunçada, msm pr uma fiação aérea.

Achei linda a matriz da cidade. Até que ela esta bem arrumadinha, a restauração n deve ser tão difícil assim n. Vc tem fotos dela por dentro?

No mais trabalho grandioso. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
Geovanne Angelo, muitíssimo obrigado por prestigiar o thread! Gostei muito dos comentários, fez do trabalho algo mais gratificante ainda!

Os bairros fotografados realmente são bem tranquilos, especialmente se compararmos com outras regiões da cidade, ou mesmo com outras cidades. É claro que há uma ocorrência ou outra, mas não é corriqueiro ouvir uma notícia de uma casa que tenha sido assaltada ou coisa do tipo.

Infelizmente não tenho fotos do interior da Matriz... Esqueci de comentar que a arquitetura da igreja está bastante descaracterizada. Estes azulejos não são originais e, por um outro ângulo, é possível ver uma espécie de "puxadinho" nos fundos da igreja (feito pela própria paróquia!), infelizmente. Entretanto, acredito não ser difícil encontrar referências das características originas da construção para uma restauração.

Obrigado novamente!
Old February 4th, 2012, 04:14 AM   #135
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
O povo do rio ai é simpatico, digo, não tem preconceito com SG? Pois geralmente, o povo da cidade polo, sempre tem raiva, ou preconceito das cidades da região... Ai isso acontece também, ou o povo do rio no geral torce pelo desenvolvimento da região?
Pepato, vou reafirmar o que já foi dito a você: há sim preconceito com as cidades de alguns cariocas para com as cidades da RMRJ. Talvez "desconhecimento" seja a melhor expressão.

Observe, por exemplo, a quantidade de pessoas que comentaram este thread dizendo algo do tipo: "Caramba, achava SG horrível porque só a conhecia pela estrada". Infelizmente, alguns destes tomam a cidade toda como uma grande periferia, o que não é verdade.
Old February 4th, 2012, 04:16 AM   #136
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Voltemos à São Gonçalo.
Old February 4th, 2012, 12:24 PM   #137
morioli
Registered User

morioli's Avatar

Likes (Received): 644

Quote:
Mas se é ex-gonçalense enorme chance de ser um favelado em niteroi...
é só pesquisar nos morros da onde eles vem!
Nikiti,
Aproveitando que vc comentou de Niterói, poderia registrar as obras da região?

Niterói tem recebido muitos lançamentos residenciais e comerciais.
morioli no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2012, 05:08 AM   #138
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

onofrewl@uol.com.br's Avatar

Likes (Received): 17

O preconceito do carioca, até onde já pude perceber, não se estende a Niterói, que possui índices de qualidade de vida e desenvolvimento proporcionalmente equivalentes ou mesmo superiores aos da capital, certamente fruto de uma estrutura calcada desde a época em que Niterói sediava o governo fluminense...

Numa comparação grosseira, é como se o Rio (capital) fosse os EUA, Niterói o Canadá, a Baixada o México e São Gonçalo o restante da AL...
Old February 5th, 2012, 02:24 PM   #139
Impulsionado
Registered User

Novo Prédio Comercial do Centro de SG

Eduardo, a foto do novo prédio comercial do Centro de SG (ao lado do centro empresarial) foi liberada no estande de vendas. Vai ser um edifício branco e largo de uns 12 andares com janelas espelhadas em verde. Às vezes fico imaginando se o Centro de SG e Alcântara fossem colados um ao lado do outro. Talvez dariam origem a um centro comercial que só ficaria atrás do centro da capital. Voltando ao obelisco, acho que receberá os painéis ou coisas do tipo sim, já que a praça ainda está passando por acabamentos finais.
Impulsionado no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2012, 02:29 PM   #140
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 114

É bem interessante, foge completamente da São Gonçalo que eu conheço. Na verdade conheço pouco da cidade, fui uma vez no Centro e passei várias vezes por ela, só que a gente tende a generalizar uma cidade de 1 milhão de pessoas pelo que vê da BR.

Gostei de ver, Emanuel. Vai sair mais threads das cidades vizinhas ao Rio?

Parabéns para ti e para teu guia. hehehe
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules