daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo


Reply

 
Thread Tools Display Modes
Old January 31st, 2012, 01:54 AM   #1
KASchramm
Sampa!
 
KASchramm's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 5,789
Likes (Received): 125

Horto Florestal e Pedra Grande por KASchramm (01/2012) - Conheçam um pouco do lado verde daquela que é conhecida como "Cidade Cinza" (e uma das melhores vistas de São Paulo).

Resolvi, nessa minha última semana de férias, postar fotos de alguns lugares que visitei durante esse recesso. Começo com o Horto Florestal e o Parque da Cantareira (Núcleo Pedra Grande). Dois parques muito próximos no extremo norte da cidade (bairro do Tremembé). Espero que vocês gostem!

Horto Florestal - Parque Estadual Alberto Loefgren

A história do Horto Florestal teve origem em 1896 com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca para a instalação do Horto Botânico. Este, por sua vez, tornou-se a base para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Importante espaço de lazer e cultura, o Parque Estadual Albert Löefgren, na Zona Norte da cidade de São Paulo, ocupa área de 174 alqueires. Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal, como é mais conhecido, conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga ainda o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado.

Além disso, oferece ao visitante um contato direto com a natureza, com fauna e flora diversificadas. Fazem parte da paisagem do parque espécies exóticas (como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria) e nativas (pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá, entre outras). Também são observadas, com frequência, várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.

Os pinheiros plantados em 1896 pelo fundador do parque ainda podem ser vistos no chamado Arboreto Albert Löefgren, composto por pinheiros-do-brejo. São árvores altas e de folhagem escura que, plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos. Estes, por sua vez, embelezam a paisagem do local e são fontes de água para as aves da região e habitat natural dos peixes.

O Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira, inaugurado em 1931, é reconhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. Suas amostras têm entalhes que reproduzem as folhas e os frutos das espécies das quais foram extraídas. Peças de charão e móveis artisticamente entalhados completam a coleção, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao seu lado está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal em 1957 pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.

Fonte

1 Entrada principal.


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19 Há muitas capivaras no parque.


20


21


22


23


24


Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande

São Paulo, que tem cerca de 11 milhões de habitantes, mais de 240 mil lojas, 90 museus, entre muitas outras atrações metropolitanas, surpreende por ter uma das maiores florestas urbanas do mundo: a Serra da Cantareira. A região é reserva da biosfera da cidade segundo a Unesco. Ali, a 10 Km do centro da capital, está o Parque Estadual Serra da Cantareira, com área equivalente a oito mil campos de futebol de Mata Atlântica.

O visitante que passar pelo local, além de vislumbrar atrativos naturais como a única espécie de pinheiro nativa do Brasil, samambaias gigantes e mais de 200 tipos de animais, vai conhecer mais sobre a história da região. O próprio nome “Cantareira” foi adotado por conta da grande presença de tropeiros entre os séculos XVI e XVII que guardavam seus cântaros de água em móveis chamados “cantareiras”. No final do século XIX foi construída uma bomba para ajudar a abastecer a cidade e hoje ela é um dos itens históricos do parque. A água é ainda um dos destaques do espaço, já que algumas trilhas passam por rios e cachoeiras.

O local é dividido em núcleos, sendo que quatro deles são abertos a visitação: Pedra Grande, Engordador , Águas Claras e Cabuçu. O Pedra Grande foi o primeiro a ser aberto ao público e hoje é um dos mais recomendados ao visitante comum. Sua infra-estrutura conta, inclusive, com anfiteatro. Possui cinco trilhas relativamente fáceis de serem percorridas e com seus maiores diferenciais explicitados nos nomes: Trilha Pedra Grande (9,6 Km), da Bica (1,5 Km), do Bugio (500 m) e das Figueiras (1 Km). Animais, principalmente macacos, podem ser vistos durante as caminhadas, além da paisagem exuberante. Outras ótimas atrações são o Lago das Carpas, que tem playground, e o Mirante da Pedra Grande, com 1.010 m de onde, em dias claros, é possível avistar a Serra do Mar.

[...]

Fonte e mais informações

25 Entrada do Núcleo, bem próxima ao Horto. É preciso pagar uma taxa para entrar, nada muito caro.


26 Início da trilha.


27


28 Muitas araucárias por lá. Antigamente, era muito comum vê-las em São Paulo.


29 Seguranças do parque passando.


30 A trilha é bem sinalizada.


31 Fui em dia de semana subir a trilha. Talvez por isso haviam poucas pessoas passando. O tempo estava tendendo para chuva, o que também pode ter sido um fator que contribuiu para isso. Porém, como vcs podem ver nesse thread do Tchelllo, a trilha aos fins de semana parece ser bem mais movimentada.


32


33


34 Cogumelos


35 No caminho, vi um bugio e um lagarto, mas não consegui fotografa-los.


36


37 Vejam novamente. A trilha é bem sinalizada.


38 Chegando ao mirante da Pedra Grande...


39 Essa vista foi pra atiçar a ansiedade e a curiosidade pelo que seria visto.


40 Quaaaaase chegando.


41 Plaquinha explicativa.


42 (:


43 Finalmente, a pedra.


44 A Pedra Grande.


45 Vista incrível, não?


46 Estamos a uma altitude de 1.010 m. (:


47 Região da Pompeia / Barra Funda... É possível ver também algumas torres do Sumaré. E ao fundo, quase no horizonte (no lado esquerdo) creio que seja o Shop. Cidade Jardim.


48 Olhem no centro da foto. Vocês verão parte do Memorial da América Latina e o prédio da Uninove na Barra Funda. Um pouco mais ao fundo, no lado esquerdo, [provavelmente] a região de Perdizes / Higienópolis, o prédio mais alto do complexo do Hospital das Clínicas e as torres da BAND e da Renascer, no finalzinho da Paulista. Ao fundo, do lado direito, aparece novamente o que provavelmente é o Shop. Cidade Jardim.


49


50 Muito verde. (:


51 Dizem que em dias limpos é possivel avistar a serra do mar. Creio que sejam aqueles morros ao fundo.


52


53


54 As torres da Paulista, desde a torre da UNIP no Paraiso até a torre da BAND no final da avenida.


55 Olhem o centro da imagem. Edificio Italia, Copan (em destaque) e Ipiranga 165 (antigo Hilton). Ao fundo, torres da Paulista e torre da UNIP.


56


57


58 Acompanhem. No horizonte, torre da UNIP em destaque. Olhando um pouco mais para a esquerda e um pouquinho abaixo, os prédios do Anhangabau. Depois o Mirante do Vale. Um pouquinho mais à esquerda, o Banespa.


59
[img][/img]

60


61


62 Museu. Abre somente aos domingos.


63


64 Pico do Jaraguá.


65


66


67


68 Museu novamente.


69


70


71


72


73


74


É isso aí. Ainda nessa semana pretendo postar mais threads de outros passeios que fiz durante as férias.
__________________
Todos os meus threads aqui / Flickr

Meu thread mais recente: Noturnas de São Paulo

São Paulo, eSPetacular. / Expo 2020: Cidade Candidata

Last edited by KASchramm; January 31st, 2012 at 03:49 PM.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old January 31st, 2012, 02:23 AM   #2
vinex
ΙΧΘΥΣ
 
vinex's Avatar
 
Join Date: May 2010
Location: Goiânia (GO)
Posts: 6,766
Likes (Received): 45

Uma palavra...Incrível esse thread.
a foto 45 é muito massa.

Belas fotos.
vinex no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 02:29 AM   #3
valdiclei
SSC Sergipe
 
valdiclei's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Lagarto/SE
Posts: 1,272
Likes (Received): 81

Lindas fotos, parabéns!
__________________
Sergipe, Nordeste, Brasil!
@Valdiclei
valdiclei no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 02:49 AM   #4
Leonardo López
Bora BahêêaA
 
Leonardo López's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Salvador
Posts: 5,311
Likes (Received): 107

Foda demais esse thread, parabéns

São Paulo é incrivel
__________________
Hoje é dia de acarajé, pipoca, procissão e afoxé iá iá
Deu saudade do beco de gal, que tem um samba bom no seu quintal
Meu quintal é na casa de mãe, no colo do litoral feito de mar
Tem tambor que é a fonte de nós e que no fundo é a voz de um povo só.
Leonardo López no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 03:06 AM   #5
Hello_World
Go Brazil!
 
Hello_World's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Interior Paulista
Posts: 4,485
Likes (Received): 693

eSPetacular!


quanto tempo leva pra subir até a pedra grande?
Hello_World está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 03:10 AM   #6
KASchramm
Sampa!
 
KASchramm's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 5,789
Likes (Received): 125

Valeu Vinex, valdiclei, Leonardo_López e Hello_World.

Olha, eu levei aproximadamente uma hora pra chegar lá.
__________________
Todos os meus threads aqui / Flickr

Meu thread mais recente: Noturnas de São Paulo

São Paulo, eSPetacular. / Expo 2020: Cidade Candidata
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 03:50 AM   #7
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS
 
araujo.lcarlos's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,260
Likes (Received): 71

Sampa não para de nos surpreender! esses parques são incríveis, lindos e estão a poucos kms da maior city do subcontinente! parabens pelas fotos, ficaram d++++!
araujo.lcarlos no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 04:01 AM   #8
Bob_Omena
.a vida não para.
 
Bob_Omena's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Olinda
Posts: 7,127
Likes (Received): 135

KAS!!!!!!

Tu és um tabacudo-mor!!!!!!!!

que lugar lindo!!!!! e essa sua Cam é aquela ainda? parece melhor...!!!

omi... SP nao se acaba!!!! e vc sempre admiravel!!

forte abraço, amigo! e va estudar!!!!!!!! kkkk
__________________
muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
Bob_Omena no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 07:12 PM   #9
KASchramm
Sampa!
 
KASchramm's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 5,789
Likes (Received): 125

Valeu araujo!

E Bob, quanto tempo! Quando tu vem de novo pra cá pra gente marcar um megaencontro SSC? Minha câmera é a mesma, a lente também (por enquanto, só uma 18-58). Essas fotos com zoom de maior alcance, são na verdade cortes de outras fotos que tirei na maior resolução possível. Valeu cara!
__________________
Todos os meus threads aqui / Flickr

Meu thread mais recente: Noturnas de São Paulo

São Paulo, eSPetacular. / Expo 2020: Cidade Candidata
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 07:18 PM   #10
tchelllo
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 11,058
Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by araujo.lcarlos View Post
Sampa não para de nos surpreender! esses parques são incríveis, lindos e estão a poucos kms da maior city do subcontinente! parabens pelas fotos, ficaram d++++!
Na verdade ambos Horto e o Parque Estadual da Serra da Cantareira ficam dentro da cidade de S.Paulo.

Apenas o parque da serra toma outros municípios vizinhos, mas tudo o que foi fotografado pelo KAS está dentro da cidade de S. Paulo e mais próximo ao centro de S. Paulo do que Itaquera.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 07:22 PM   #11
KASchramm
Sampa!
 
KASchramm's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 5,789
Likes (Received): 125

Sim! E vale lembrar: A floresta da Cantareira é a segunda maior floresta urbana do mundo, atrás apenas do Parque Pedra Branca, no Rio.
__________________
Todos os meus threads aqui / Flickr

Meu thread mais recente: Noturnas de São Paulo

São Paulo, eSPetacular. / Expo 2020: Cidade Candidata
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 08:07 PM   #12
m4kot0
6/10 de arquiteto
 
m4kot0's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: São Paulo
Posts: 185
Likes (Received): 2

Excelente, Kas!
Gosto muito do Horto e a Pedra Grande, preciso voltar um dia lá, só preciso ver se meu sedentarismo dos últimos tempos vai aguentar a subida para a Pedra e os outros caminhos dentro do parque.
__________________
Meus Threads (um, por enquanto):
Casas e Igrejas de São João Del Rei - MG
m4kot0 no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 08:43 PM   #13
CARIOCAemSSA
Registered User
 
CARIOCAemSSA's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Sampa( ); Rio(x); Campos( ); SSA( )
Posts: 10,848
Likes (Received): 225

Que vista do caralh*!!!!!! Tenho que ir aí um dia!
CARIOCAemSSA está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 08:46 PM   #14
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia
 
Loro.'s Avatar
 
Join Date: Jul 2010
Location: Urbs Paulistana, Sanctus Paulus - Brasilia
Posts: 5,679
Likes (Received): 1012

Belo passeio, o parque é lindo, a trilha bem sinalizada e a vista de São Paulo lá de cima do mirante é espetacular!

Valeu pelas fotos KASchramm.
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 09:21 PM   #15
Menestrel
Registered User
 
Join Date: Dec 2010
Location: São Paulo - SP
Posts: 2,021
Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Na verdade ambos Horto e o Parque Estadual da Serra da Cantareira ficam dentro da cidade de S.Paulo.

Apenas o parque da serra toma outros municípios vizinhos, mas tudo o que foi fotografado pelo KAS está dentro da cidade de S. Paulo e mais próximo ao centro de S. Paulo do que Itaquera.
Detalhe importante e bem lembrado Tchello!
Muita gente tende à achar que a Cantareira fica fora da capital ou muito longe do centro...
Menestrel no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 09:38 PM   #16
santoangelense
Registered User
 
santoangelense's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Santo Ângelo-RS
Posts: 1,284
Likes (Received): 88

Que passeio espetácular!
A natureza tão preservada em meio à maior metrópole do país!
Com cereteza é um refúgio pra quem quer fugir um pouco da correria da cidade.
Lindas fotos! Valeu por compartilhar!
__________________
Santo Ângelo - RS, a Capital das Missões
Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral - Cambará do Sul-RS
Vale Vêneto - Distrito da 4ª Colônia Italiana no RS
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 09:56 PM   #17
Miracatiba
Registered User
 
Miracatiba's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: São Paulo
Posts: 2,972

Klaus, tu manda super bem. Essas fotos ficaram super boas.
__________________
Sanctus Paulus
Miracatiba no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2012, 06:08 AM   #18
KASchramm
Sampa!
 
KASchramm's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 5,789
Likes (Received): 125

Valeu m4kot0, CariocaemSSA, Loro, Menestrel, santoangelense e Miracatiba.
__________________
Todos os meus threads aqui / Flickr

Meu thread mais recente: Noturnas de São Paulo

São Paulo, eSPetacular. / Expo 2020: Cidade Candidata
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2012, 09:12 PM   #19
CleitonSPecial
Mr. C
 
CleitonSPecial's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Piedade/SP - Godinhos
Posts: 2,066
Likes (Received): 40

Passeio espetacular que quero fazer em breve, mas só para férias mesmo. São Paulo tem parques excelentes, desde os menores até os do "tamanho do universo", hehehe.
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2012, 02:27 PM   #20
farodkhaledmossad
Registered User
 
farodkhaledmossad's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 1,037
Likes (Received): 5

Obrigado, nunca fui ao Parque e tinha curiosidade de ver o que se enxerga da megacity e, nas suas lentes, vi bem mais que esperava. Sensacional. Já pensou, tanta coisa boa que se pode fazer com uma vista dessas.
farodkhaledmossad no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 03:05 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2013, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.1.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2013 DragonByte Technologies Ltd.
vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2013 DragonByte Technologies Ltd. (Resources saved on this page: MySQL 23.08%)

SkyscraperCity - In Urbanity We Trust

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu