daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 13th, 2012, 09:23 PM   #41
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1996

Quote:
Originally Posted by Tvorjik View Post
Já tinha visto fotos dessa praça de Vassouras em outros lugares.
Parece ser bem tranquila e agradável a cidade!
Acho que vi alguns threads de coletâneas da cidade aqui no SSC...

Obrigado por comentar.

Quote:
Originally Posted by Jeptan View Post
Muito legal, gostei de Vassouras, essa praça é linda!
Valeu, Jeptan.

Quote:
Originally Posted by onofrewl@uol.com.br View Post
Avelar é o nome de um distrito de Paty do Alferes, município vizinho de Vassouras e emancipado dessa há não muitos anos, década de noventa, salvo engano...

Vassouras é uma pequena mas movimentada cidade, apesar de relativamente isolada para os padrões geopolíticos da região. Curioso é que o eixo mais movimentado, o da BR-393, possui povoamento exparso tanto no sentido Paraíba do Sul quanto Barra do Piraí (neste um pouco menos) em comparação com as vias que ligam a cidade a Mendes e Valença.

.. Pelo aspecto de suas casas e bairros aparenta ter um padrão de vida melhor que suas vizinhas das escarpas da Serra do Mar (Miguel, Paty, Mendes e Paulo de Frontin), e também Barra do Piraí. Quase não se vê favelas, e as construções de baixo padrão são proporcionalmente minoria na cidade, apesar de na cidade não haver qualquer empregadora de porte significativo além da USS. Imagino que haja muitos aposentados vindos de outras cidades e pessoas que vivem de renda conseguida em outros lugares, mais ou menos como acontece com Petrópolis...
Onofre, me falaram que este distrito de Avelar, em Paty do Alferes, possui diversas pousadas e restaurantes. É um local turístico? É bonito? É distante da sede de Paty?

Agora, sobre o último parágrafo, é exatamente a impressão que tive da região. Mesmo que Vassouras já tenha apresentado um dinamismo maior, ainda me parece uma cidade mais desenvolvida que as vizinhas.

A comparação com Engenheiro Paulo de Frontim e Mendes é bem pertinente. As duas cidades poderiam ser charmosas e agradáveis. Paulo de Frontim tem uma localização no mínimo espetacular, encravada no meio da serra - algo bem peculiar. Mas as cidades aparentam um caos danado. No Centro de Frontim mal passam dois ônibus. Mendes me pareceu um pouco mais organizada. Não conheço Miguel Pereira, nem Paty do Alferes, mas imagino que sejam um pouco melhores, não?

Quote:
Originally Posted by RodrigoVix View Post
A cidade é uma simpatia, a universidade move a economia local com o grande numero de estudantes que residem em Vassouras, o casario antigo e as ruas estreitas dão todo um charme a cidade.
Obrigado pela visita, Rodrigo.

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Belas fotos, Ice. Realmente Vassouras é uma cidade muito charmosa, em especial no inverno durante o Festival do Vale do Café.

Senti falta no thread do Museu Casa da Hera. Aqui vai uma foto disponível na web:

Fonte da foto
Weber, primeiramente obrigado pelo comentário.

Eu fui a Vassouras praticamente sem conhecer nada da cidade, somente tinha um idéia da Praça pois já tinha visto no SSC e no GE, e de algumas informações do Guia Brasil Quatro Rodas.

Vi as placas desse Museu e acabei não me animando a subir, pois me pareceu um pouco íngrime (e o calor estava danado neste dia 25). Mais tarde, falei com um amigo meu que tem família em Vassouras, e ele me disse para ir ali... Mas já era tarde, tinha que voltar pro Rio.

Uma pena, parece ser um belo local. Não sei o que há de exposição aí, sabe me dizer?

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Um charme de cidade! Adoraria conhecê-la! Gostei principalmente da igreja matriz, da antiga estação ferroviária e da praça.
Valeu, Tito!

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Que cidadezinha linda! Nunca tinha visto fotos de Vassouras, conhecia apenas por nome, obrigado por compartilhar essas fotos conosco
Obrigado, Lemao. A cidade é realmente desconhecida, principalmente de quem é de fora do estado do Rio.

Quote:
Originally Posted by WalPaulista View Post
Pelas botas de Raposo Tavares, que coisa mais linda!
Obrigado, WalPaulista.

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Ice, quem te disse que a cidade era sem graça definitivamente não conhece as preferências skyscrapercitianas...

A cidade é um charme! Tudo muito bem cuidado e conservado, felizmente. É sempre bom ver que ainda existem lugares assim no nosso país.

Apesar de ter nascido ali pertinho (Volta Redonda), nunca estive em Vassouras. Na próxima vez em que visitar meus parentes de VR, vou pedir pra eles me levarem lá. E se não levarem, eu dou um jeito de ir.

Obrigado por compartilhar essas belas imagens.
É triste, mas por essas e outras que a gente vê como existem pessoas que desprezam o patrimônio histórico. Já essas barbaridades até de Paraty e Tiradentes!

Mas valeu a visita. Dificilmente me deixo levar pela opinião não-skyscrapercitiana. hahahaha

Obrigado pela visita, BR!
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 13th, 2012, 09:52 PM   #42
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 227

Ice, aqui você encontrará informações bem completas acerca do museu:

http://casadahera.wordpress.com/

Vassouras vale uma "revisita".
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2012, 11:37 PM   #44
brunosaqueti15
Mais de R$300,00

brunosaqueti15's Avatar

Likes (Received): 2010

Vassouras? HELLO pra esse nome né..
brunosaqueti15 no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2012, 01:39 AM   #45
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Quote:
Originally Posted by brunosaqueti15 View Post
Vassouras? HELLO pra esse nome né..

O nome Vassouras refere-se a enorme quantidade de árvores usadas para a confecção de vassouras, a chamada vassourinha.

http://www.cedac.org.br/almanaquedev.../historia1.htm

Me pergunto, se São João Marcos existisse hoje, seria a cidade semelhante a Vassouras no patrimônio histórico?
Old February 14th, 2012, 01:56 AM   #46
Farrapo
.

Likes (Received): 244

Gostei muito!

O que eu conhecia de Vassouras era essa parte da praça principal e uma ou outra construção. Legal que tu mostrou outras partes da cidade, que, aliás, me pareceu muito simpática e charmosa.

Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2012, 02:24 AM   #47
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

onofrewl@uol.com.br's Avatar

Likes (Received): 284

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post

Onofre, me falaram que este distrito de Avelar, em Paty do Alferes, possui diversas pousadas e restaurantes. É um local turístico? É bonito? É distante da sede de Paty?

Agora, sobre o último parágrafo, é exatamente a impressão que tive da região. Mesmo que Vassouras já tenha apresentado um dinamismo maior, ainda me parece uma cidade mais desenvolvida que as vizinhas.

A comparação com Engenheiro Paulo de Frontim e Mendes é bem pertinente. As duas cidades poderiam ser charmosas e agradáveis. Paulo de Frontim tem uma localização no mínimo espetacular, encravada no meio da serra - algo bem peculiar. Mas as cidades aparentam um caos danado. No Centro de Frontim mal passam dois ônibus. Mendes me pareceu um pouco mais organizada. Não conheço Miguel Pereira, nem Paty do Alferes, mas imagino que sejam um pouco melhores, não?

Ice, eu não conheço bem a infraestrutura turística de Avelar, mas é lá que acontece a famosa Festa do Tomate. Imagino que haja sim pousadas e pensões naquela região, que ademais não fica muito distante do centro de Paty... Para além da festa, Avelar não tem grandes atrativos, é uma vilazinha bem pacata, arrumadinha, parecendo mesmo um bairro encravado na zona rural, mas sempre é válido o passeio...

Miguel Pereira e Paty do Alferes são cidades conurbadas, não havendo zona rural entre as duas. Miguel aparenta ser maior porque é mais concentrada, tendo o porte aproximado ao de Vassouras, e um comércio bem movimentado e relativamente variado para o tamanho da cidade, funcionando como o centro da conurbação que engloba ainda as localidades de Governador Portela e Arcozelo. Paty é quase tão populosa quanto Miguel, mas possui povoamento mais esparso...
Miguel tem o belíssimo lago do Javary e um clima serrano muito bom, com boa infraestrutura hoteleira. É muito procurada por cariocas para veranear, tendo bonitas paisagens de serra e opções de passeio em meio à natureza... Acho que a cidade nunca foi mostrada aqui. Quando tiver oportunidade farei um thread, pelo menos da parte central... São cidades desconhecidas de muita gente por estarem fora de qualquer grande eixo fluvial ou de transportes...
Old February 14th, 2012, 02:33 AM   #48
Hello_World
RIP Brazeel

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 4200

Adorei essa casinha:

a cidade também é uma simpatia.
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2012, 03:14 AM   #49
Enzo
Registered User

Likes (Received): 4297

Ja tinha ouvido falar nessa cidade, mas ainda nao tinha visto imagens dela. Gostei muito do que vi.

Parabéns pelo belo thread, Ice!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2012, 12:08 PM   #50
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 227

Quote:
Valeu Weber, vou dar uma olhada no link.
De nada. Se tiver um tempinho, dê uma olhada, também, no link do Festival do Vale Café. Trata-se de um evento de uma semana, realizado no mês de julho, em várias cidades da região sul-fluminense. A cada ano vem ganhando mais força e se destacando no cenário turístico do interior do estado. É muito legal. Vassouras faz parte.

http://www.festivalvaledocafe.com/
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2012, 01:30 PM   #51
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1968

Quote:
Me pergunto, se São João Marcos existisse hoje, seria a cidade semelhante a Vassouras no patrimônio histórico?
Não. Embora tenha visto algum patrimônio colonial em Vassouras, a maior parte de suas fotos retrata outros estilos arquitetônicos. Acho que a comparação mais pertinente do conjunto arquitetônico da antiga São João Marcos seria com alguma cidade histórica mineira.
raffasoares está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2012, 02:42 PM   #52
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Gostei muito!

O que eu conhecia de Vassouras era essa parte da praça principal e uma ou outra construção. Legal que tu mostrou outras partes da cidade, que, aliás, me pareceu muito simpática e charmosa.

Valeu pelas fotos!
Valeu, Farrapo!

Quote:
Originally Posted by onofrewl@uol.com.br View Post
Ice, eu não conheço bem a infraestrutura turística de Avelar, mas é lá que acontece a famosa Festa do Tomate. Imagino que haja sim pousadas e pensões naquela região, que ademais não fica muito distante do centro de Paty... Para além da festa, Avelar não tem grandes atrativos, é uma vilazinha bem pacata, arrumadinha, parecendo mesmo um bairro encravado na zona rural, mas sempre é válido o passeio...

Miguel Pereira e Paty do Alferes são cidades conurbadas, não havendo zona rural entre as duas. Miguel aparenta ser maior porque é mais concentrada, tendo o porte aproximado ao de Vassouras, e um comércio bem movimentado e relativamente variado para o tamanho da cidade, funcionando como o centro da conurbação que engloba ainda as localidades de Governador Portela e Arcozelo. Paty é quase tão populosa quanto Miguel, mas possui povoamento mais esparso...
Miguel tem o belíssimo lago do Javary e um clima serrano muito bom, com boa infraestrutura hoteleira. É muito procurada por cariocas para veranear, tendo bonitas paisagens de serra e opções de passeio em meio à natureza... Acho que a cidade nunca foi mostrada aqui. Quando tiver oportunidade farei um thread, pelo menos da parte central... São cidades desconhecidas de muita gente por estarem fora de qualquer grande eixo fluvial ou de transportes...
Eu nunca tinha ouvido falar desse distrito Avelar, até ver o ônibus da Útil com essa linha. Achei que era uma cidade mineira, depois no mapa vi que pertencia a Paty. Numa rápida pesquisa, vi comentários de que era uma estância turística.

Um casal conhecido meu do Rio tem casa em Miguel Pereira. Sempre falam bem da cidade. Pelo GE, me pareceu ser super agradável. Merece um thread, mesmo.

Valeu!

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
Adorei essa casinha:

a cidade também é uma simpatia.
Obrigado pela visita, Hello.

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Ja tinha ouvido falar nessa cidade, mas ainda nao tinha visto imagens dela. Gostei muito do que vi.

Parabéns pelo belo thread, Ice!
Valeu Enzo!

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
De nada. Se tiver um tempinho, dê uma olhada, também, no link do Festival do Vale Café. Trata-se de um evento de uma semana, realizado no mês de julho, em várias cidades da região sul-fluminense. A cada ano vem ganhando mais força e se destacando no cenário turístico do interior do estado. É muito legal. Vassouras faz parte.

http://www.festivalvaledocafe.com/
Esse festival já tinha ouvido falar. Deve ser incrível estar em Vassouras durante ele, pelas fotos da cidade lotadinha, sob o luar e as luzes da pracinha.

Tem até jantar histórico, na programação aí. hehehehe

PS: Até Paracambi participa.

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Não. Embora tenha visto algum patrimônio colonial em Vassouras, a maior parte de suas fotos retrata outros estilos arquitetônicos. Acho que a comparação mais pertinente do conjunto arquitetônico da antiga São João Marcos seria com alguma cidade histórica mineira.
Interessante observação. Toda vez que vejo relatos de SJM, fico me lamentando por terem destruído a cidade. Seria mais um recanto turístico para o Estado do Rio.
Old February 15th, 2012, 12:47 AM   #53
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

onofrewl@uol.com.br's Avatar

Likes (Received): 284

À época da inundação, era São João Marcos uma das maiores cidades do interior do estado do Rio, sendo que Rio Claro inclusive era seu distrito... Curioso é que a cidade foi toda demolida para comportar a represa de Ribeirão das Lajes, mas foi um erro de cálculo grosseiro. As águas não chegaram a inundá-la...

Aliás, toda a cidade do Rio e Baixada Fluminense devem seu abastecimento a mananciais do Sul Fluminense, com as transposições do Paraíba do Sul (parcial), Ribeirão das Lajes e Piraí (totais), que vão engrossar o sistema Guandu...
Old February 15th, 2012, 05:17 AM   #54
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 632

Lindíssima!!!!!!!!!
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2012, 04:16 PM   #55
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3979

Eu conheço Vassouras pelo VT da TV Rio Sul
ja sabia que era uma cidade historica da região serrana do Rio,adorei a cidade,bem arborizada e com uma otima urbanização
Old February 16th, 2012, 12:23 AM   #56
xyzclone
Rick

xyzclone's Avatar

Likes (Received): 1071

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Eu conheço Vassouras pelo VT da TV Rio Sul
ja sabia que era uma cidade historica da região serrana do Rio,adorei a cidade,bem arborizada e com uma otima urbanização
Centro-sul do Estado, ou então Vale do Paraíba
xyzclone no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2012, 09:31 PM   #57
rafa max
Brasilidade

rafa max's Avatar

Likes (Received): 3

Ja fui a Vassouras duas vezes, e me encantei com o lugar, muitas pessoas acham que devido a USS ser uma grande universidade a cidade tem que ser bagunçada e super movimentada. Durante o dia percebi um comércio variado e muitas pessoas nas ruas, a noite a cidade é um pouco calma, devida proximidade com outras cidade maiores. Vale a pena conhecer os casarões, as fazendas e pra quem não sabe lá tem um shopping dentro de um belo casarão. Valeu pelas fotos"
rafa max no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2012, 11:20 PM   #58
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Super simpática mesmo, adorei as fotos! Muito bem tiradas e de qualidade. A cidade passa mesmo a imagem interiorana. Gostei dos prédios históricos também e do aspecto geral!

Parabéns, ótimos registros

Reply

Thread Tools

Posting Rules