daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools Display Modes
Old February 19th, 2012, 02:35 AM   #1
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Likes (Received): 6

Floriano-PI, A Princesa do Sul

Olá, sou novo por aqui, mas já passei muito tempo apreciando as fotos do nosso Brasil postada pelos colegas do fórum.

Floriano, 5º maior cidade do estado (já foi a 3º, mas perdeu posições para Picos e mais recentemente para Piripiri), possui atualmente 57.690 habitantes (Censo 2010) e fica localizada na região sul do estado, servindo a muitos Municípios do PI e MA que ficam no entorno serviços de saúde e educação, além do comércio, principal atividade do Município.

Situada à margem do Rio Parnaíba. Do outro lado do rio está o vizinho município de Barão de Grajaú-MA.

Distância da capital Teresina: 240 KM.
Principais Rodovias: BR-343, BR-230, PI-140.

Todas as fotos são de minha autoria.

Praça Dr. Sebastião Martins

Catedral de São Pedro de Alcântara

Praça Dr. Sebastião Martins

Casarões Antigos modificados em frente à praça

Calçadão da Rua São Pedro, uma das ruas mais tradicionais entregue ao abandono e aos camelôs

Casarão abandonado na Rua São Pedro, servindo somente de apoio para a armação das barracas dos camelôs

Floriano Clube, que durante muito tempo sediou os bailes da elite florianense, totalmente jogado às traças

Câmara Municipal, na Praça Cel. Borges. Nem o Legislativo escapa dos ambulantes

Futura loja do Magazine Luiza, uma das poucas lojas nacionais a se instalarem na cidade.

Prédio na praça Cel. Borges. Hotel, apartamentos residenciais e algumas lojas.

Av. Getúlio Vargas, uma das principais do centro enfeitada (ou enfeiada) com a decoração de Carnaval

Sertã, um bar tradicional que fica na praça Dr. Sebastião Martins
MarcosHenrique está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 19th, 2012, 02:35 AM   #2
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Rua São João, Centro

Prédio residencial e comercial na Rua São João

Prédio da antiga Telepisa, construído há muito tempo. Hoje percente ao Poder Judiciário.

Construções na Rua São João

Casarão antigo na Rua Padre Unchôa

Casarão que por muito tempo ficou abandonado, hoje funciona como lanchonete

Ginásio Primeiro de Maio

Av. Eurípedes de Aguiar

http://lh3.googleusercontent.com/-4u...4_1024x768.jpg

Rua Defala Attem na parte próxima ao centro. Originalmente residencial, hoje em dia existe muita demolição de casas antigas para construção de prédios comerciais

Cais da Beira-rio

Last edited by MarcosHenrique; September 6th, 2012 at 02:17 PM. Reason: Correção no texto
Old February 19th, 2012, 02:38 AM   #3
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Restaurante Flutuante

Antiga Usina Elétrica, hoje funciona como teatro (Essas barracas são por causa do Carnaval)

Casarão Antigo, hoje chamado de Terminal Turístico

Blocos do Minha Casa, Minha Vida, construídos na área de um prédio antigo do INSS que estava abandonado

Av. Bucar Neto

Obra do Novo Terminal Rodoviário, na BR-230, que infelizmente se arrasta há quase 10 anos. Já está começando a deterioração de algumas partes internas, devido ao tempo que a obra está parada, apesar do pouco que falta para terminar.

Monumento em homenagem à São Pedro, na BR-230, entrada da cidade

Margem da BR-230, onde ficam localizados muitos depósitos, atacados e concessionárias de veículos. Na foto, nova sede da Ford e loja da Yamaha.

Last edited by MarcosHenrique; September 6th, 2012 at 02:18 PM.
Old February 19th, 2012, 02:39 AM   #4
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Ponte sobre o Rio Parnaíba, divisa PI-MA, BR-230

Rio Parnaíba visto da ponte

Atual Terminal Rodoviário, mal cuidado, abarrotado e totalmente defasado

Av. Calisto Lobo

Um dos primeiros condomínios fechados da cidade, na margem da PI-140

Av. Dirceu Arcoverde, local preferido para caminhadas. Serve como anel viário

Hospital Regional Tibério Nunes

Ruas próximas ao hospital estão sendo usada para empreendimentos na área de saúde

Old February 19th, 2012, 02:39 AM   #5
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Av. Santos Dumont, ligação dos conjuntos habitacionais com o centro

Balão da Dirceu Arcoverde e BR-343, no sentido das Universidades

Universidade Estadual do Piauí

Universidade Federal do Piauí

IFPI Campus Floriano

Old February 19th, 2012, 03:20 AM   #6
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 265

Bem bonitinha, Floriano! Pena que as construções históricas estejam tão mal conservadas...

Sem falar que tem um bom comércio, e uma excelente gama de serviços. Valeu pelas fotos!
Old February 19th, 2012, 03:42 AM   #7
eduardo76
Registered User

eduardo76's Avatar

Likes (Received): 249

Confesso que esperava mais de Floriano, a cidade está com aspecto decadente e sujo.
eduardo76 no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:04 AM   #8
Yang Xangai
João Paulo

Yang Xangai's Avatar

Likes (Received): 8

Pensei a mesma coisa, eduardo. Nunca fiquei em Floriano, mas pelo que sempre ouvia de lá, tal qual a "Princesa do sul" eu imagina uma cidade mais desenvolvida, limpa e urbanizada. Pelas fotos só dá pra ver sujeira e descaso, exceto pelas construções privadas.
Yang Xangai no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:12 AM   #9
David de andrade
Legalize sua liberdade

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 85

Seja bem vindo aqui brother, valeu por mostrar as fotos, mas as fotos mostra uma cidade feia e suja, não leve a mal, mas é uma das cidades "menos bonitas" que já vi por aqui, em se tratando de uma cidade de 60 mil habitantes ela deixa e muito a desejar, o lixo na rua não sei se é sempre assim, mas passa a pior impressão possível, urbanismo esta muito baixo da média brasileira, e olha que nossa média ja é ruim.
Mas algumas construções mais atuais mostra que a cidade esta se "reinventando" talvez seja o progresso e a melhora da qualidade de vida que deva estar chegando.

Valeu ai. Continue sempre participando.

Legalize sua liberdade
David de andrade no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:17 AM   #10
AyrtonB
Register

AyrtonB's Avatar

Likes (Received): 64

Mais um que esperava mais da cidade.
Também nunca fui na cidade mais é uma cidade muito falada por já ter sido uma das maiores e mais desenvolvidas do Piauí, por já ter tido um dos maiores carnavais do Nordeste, pela Paixão de Cristo que é a segunda maior e dentre outras coisas; então eu esperava muito mais, achei a cidade meio sofrida; Percebi também que não é nada diferente das outras cidades do interior do Piauí, o aspecto das ruas achei até parecido com o de Picos.
Mais pro aspecto da cidade, o PIB e o IDH tão legal.

E seja bem vindo.

PS: Talvez a cidade tenha passado uma imagem de suja porque pelo que eu vi, as fotos foram tiradas em um dia de sábado, que é o dia de "feira" no Nordeste.

Twitter Oficial do Piauí Notícias: @PiNoticias_SSC
AyrtonB no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:21 AM   #11
Leopoldo
Registered User

Leopoldo's Avatar

Likes (Received): 103

Valeu pelo Thread MarcosHenrique, realmente até meados dos anos 80 Floriano era mais desenvolvida do que Picos, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com o aspecto da cidade.

Pra quem não conhece, a cidade de Floriano é praticamente o portal de entrada pra toda a região sul do estado e essa ponte que vemos sobre o rio Parnaíba é o segundo mais importante acesso pra o estado do Maranhão.

Last edited by Leopoldo; February 19th, 2012 at 04:38 AM.
Leopoldo está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:22 AM   #12
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Quote:
Originally Posted by David de andrade View Post
Seja bem vindo aqui brother, valeu por mostrar as fotos, mas as fotos mostra uma cidade feia e suja, não leve a mal, mas é uma das cidades "menos bonitas" que já vi por aqui, em se tratando de uma cidade de 60 mil habitantes ela deixa e muito a desejar, o lixo na rua não sei se é sempre assim, mas passa a pior impressão possível, urbanismo esta muito baixo da média brasileira, e olha que nossa média ja é ruim.
Mas algumas construções mais atuais mostra que a cidade esta se "reinventando" talvez seja o progresso e a melhora da qualidade de vida que deva estar chegando.

Valeu ai. Continue sempre participando.
Realmente, a cidade está muito feia. As ruas estão em um estado lamentável, e acho que dá pra perceber nas fotos que o asfalto está com remendos feitos às pressas, já que o Carnaval daqui é um evento muito grande, a cidade recebe em torno de 15 mil turistas nesse período, e pra não passar vergonha, o prefeito sempre manda fazer esse serviço porco, que só dura até a quarta-feira de cinzas.

Apesar disso, conheço muitas cidades no Maranhão com mais de 80 mil habitantes que são muito piores do que Floriano em termos de infra-estrutura urbana. Isso demonstra o descaso das autoridades municipais, que ano após ano massacram os cofres públicos sem oferecer retorno aos cidadãos.

Atualmente, meu objetivo principal é me mudar pra uma cidade mais desenvolvida. Estava aguardando minha esposa concluir sua graduação, e agora pretendo botar esse plano em prática. Penso numa das capitais litorâneas menores, como Aracaju ou João Pessoa, ou até mesmo interior, tipo Campina Grande. Do Piauí, só me interessam Parnaíba e Teresina...
Old February 19th, 2012, 04:28 AM   #13
joaogustavo
João Gustavo Sotero!

joaogustavo's Avatar

Likes (Received): 7

Já fui na cidade e garanto que tem lugares mais bonitos.. próximo ao cais, por exemplo! Mas realmente os prédios estão mal conservados e muita sujeira, pelo jeito as fotos foram tiradas dps de uma chuva!
joaogustavo no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:28 AM   #14
David de andrade
Legalize sua liberdade

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 85

Quote:
Originally Posted by MarcosHenrique View Post
Realmente, a cidade está muito feia. As ruas estão em um estado lamentável, e acho que dá pra perceber nas fotos que o asfalto está com remendos feitos às pressas, já que o Carnaval daqui é um evento muito grande, a cidade recebe em torno de 15 mil turistas nesse período, e pra não passar vergonha, o prefeito sempre manda fazer esse serviço porco, que só dura até a quarta-feira de cinzas.

Apesar disso, conheço muitas cidades no Maranhão com mais de 80 mil habitantes que são muito piores do que Floriano em termos de infra-estrutura urbana. Isso demonstra o descaso das autoridades municipais, que ano após ano massacram os cofres públicos sem oferecer retorno aos cidadãos.

Atualmente, meu objetivo principal é me mudar pra uma cidade mais desenvolvida. Estava aguardando minha esposa concluir sua graduação, e agora pretendo botar esse plano em prática. Penso numa das capitais litorâneas menores, como Aracaju ou João Pessoa, ou até mesmo interior, tipo Campina Grande. Do Piauí, só me interessam Parnaíba e Teresina...
Pois é o descaso público se vê nitidamente em Floriano, uma pena. Mostra também que a economia esta estagnada, se ela já foi a 3º maior cidade do PI e hoje é a 5º isso é um sinal que a cidade esta "piorando" também, futuro incerto e sombrio para a cidade será ?

Legalize sua liberdade
David de andrade no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:29 AM   #15
joaogustavo
João Gustavo Sotero!

joaogustavo's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by MarcosHenrique View Post

João Pessoa é uma das capitais que mais estão crescendo, assim como Teresina!
joaogustavo no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:41 AM   #16
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Quote:
Originally Posted by David de andrade View Post
Pois é o descaso público se vê nitidamente em Floriano, uma pena. Mostra também que a economia esta estagnada, se ela já foi a 3º maior cidade do PI e hoje é a 5º isso é um sinal que a cidade esta "piorando" também, futuro incerto e sombrio para a cidade será ?
Situação pior vive a cidade de Guadalupe, onde fica localizada a Usina de Boa Esperança. Na época da construção da hidrelétrica, a cidade prosperava, tinha gente de todo o Brasil e todos achavam que tanto lá quanto Floriano iriam se desenvolver muito.

Logo após o término da obra, a cidade sofreu um esvaziamento muito grande, já que o pessoal que trabalhou na construção e muita gente da CHESF deixaram a cidade. Durante muito tempo a população estava diminuindo no município, fato que só foi revertido agora na última década, como mostra o Censo 2010.

O que me deixa esperançoso em Floriano são as Universidades e os investimentos privados na área de Saúde. O empresariado de maneira geral é muito conservador, visito Picos por exemplo com certa frequência e a mentalidade lá é totalmente diferente do pessoal daqui, embora a gente tenha um dos grandes empreendedores do Estado: O Sr. Jorge Batista.
Old February 19th, 2012, 04:43 AM   #17
MarcosHenrique
Registered User

MarcosHenrique's Avatar

Quote:
Originally Posted by AyrtonB View Post
Mais um que esperava mais da cidade.
Também nunca fui na cidade mais é uma cidade muito falada por já ter sido uma das maiores e mais desenvolvidas do Piauí, por já ter tido um dos maiores carnavais do Nordeste, pela Paixão de Cristo que é a segunda maior e dentre outras coisas; então eu esperava muito mais, achei a cidade meio sofrida; Percebi também que não é nada diferente das outras cidades do interior do Piauí, o aspecto das ruas achei até parecido com o de Picos.
Mais pro aspecto da cidade, o PIB e o IDH tão legal.

E seja bem vindo.

PS: Talvez a cidade tenha passado uma imagem de suja porque pelo que eu vi, as fotos foram tiradas em um dia de sábado, que é o dia de "feira" no Nordeste.
Pois é, tá um pouco mais suja do que o normal porque além das chuvas fortes que cairam hoje pela manhã, a galera do carnaval pega pesado na sujeira...
Old February 19th, 2012, 06:05 AM   #18
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

A cidade parece tem um patrimonio bem interessante (adorei a praça e a igreja), mas está com um ar bastante abandonado, com ruas em péssimo estado, quase não se vê árvores etc.

uma pena, pois arrumada a cidade ficaria bem atraente. Achei interessante a área beira rio
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 08:43 AM   #19
DCR
Tubarão!

DCR's Avatar

Likes (Received): 72

Parabéns pela iniciativa MarcosHenrique e seja bem vindo ao skyscrapercity! (outro dia mesmo estávamos comentando no Piauí Notícias 2 que faltava alguém de Floriano)...
Quanto ao thread, parabéns pelas fotos e obrigado por nos mostrar Floriano, mas confesso que também me decepcionei com a cidade! Gostei de algumas coisas como a Praça Dr. Sebastião Martins e o cais da Beira rio, a cidade também aparenta ter um bom patrimônio histórico, pena que esteja em condições tão ruins!
Não conheço Floriano pessoalmente, esperava mais! É curioso o fato da cidade já ter sido a 3ª maior do Estado... tô na torcida pelo desenvolvimento de Floriano!
Ah! se quiser mesmo vir morar em Phb, será bem vindo! não se arrependerá!

Last edited by DCR; February 19th, 2012 at 08:54 AM.
DCR no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 10:42 AM   #20
ecologiaurbana
Registered User

ecologiaurbana's Avatar

Likes (Received): 5

Poderiam recuperar essas casas antigas.
ecologiaurbana no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
barão de grajaú, florianó, piauí, princesa do sul, sul piauiense

Thread Tools