daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old February 19th, 2012, 04:03 PM   #1
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 7449

O Rio de Janeiro pode ser tornar a nossa Tóquio?

Amigos, o título deste thread pode soar um absurdo enorme. Mas, eu estava notando ontem na Net nas fotos das favelas cariocas localizadas às margens da Av. Brasil:

http://www.panoramio.com/photo/11920664

http://oglobo.globo.com/rio/bope-ins...s-dias-3247322

http://www.panoramio.com/photo/10047463

Então... Vendo estes lugares, logo pensei na cidade de Tóquio. A capital japonesa possui muitos bairros que cresceram desordenadamente, sobretudo após a II Guerra Mundial; de barracos construídos no desespero do pós-guerra, muitos bairros foram sendo urbanizados e, hoje, abrigam a classe média da cidade, em suas casas minúsculas e confortáveis:

http://muza-chan.net/japan/index.php...apanese-houses

http://www.tropicalisland.de/japan/h...3008x2000.html

Na minha opinião, o governo poderia continuar a investir na reurbanização das favelas cariocas (sobretudo, as próximas da Av. Brasil) e avançar nos projetos da UPP, eliminando a ação dos traficantes e trazendo a cidadania para esta população. Com isso e mais alguns estímulos fiscais para geração de renda, acredito que veremos, em 30 ou 40 anos, bairros bem semelhantes aos de Tóquio no lugar onde há favelas horrendas no Rio.

Assim como a metrópole toquiota, o Rio de Janeiro também possui uma extensa malha ferroviária suburbana. Mas, a qualidade e a confiabilidade dos dois sistemas se localizam exatamente em dois lados extremos:

http://www.cartadorio.com.br/2011/09...-supervia.html

http://hokie-engineer.com/tokyo2005.html

Com investimentos e fiscalização séria do Governo Estadual, a Baixada Fluminense poderia ter um sistema de trens suburbanos tão bons quanto os do Japão, melhorando a vida dos usuários e trazendo novos ares para o subúrbio; porque, em termos de características urbanísticas (relação comunidade-trem) e pela malha, a malha da antiga Central lembra muito as vias da Higashi-Nihon JR (a operadora dos trens de Tóquio).

Também encontrei outra semelhança entre o Rio e Tóquio: as vias expressas. Assim como a capital japonesa, o Rio possui algumas elevados que canalizam o trânsito na área urbana, tendo como principal exemplo a Linha Vermelha, parte concluída do Plano Doxiadis (não-executado em sua totalidade).

http://www0.rio.rj.gov.br/smtr/smtr/...havermelha.htm

image hosted on flickr

http://www.flickr.com/photos/elisang...te/4999119030/

Em alguns pontos, ela se assemelha à Shuto Expressway, a principal via elevada de Tóquio:

image hosted on flickr

http://www.flickriver.com/photos/cra...r-interesting/

http://www.traveladventures.org/cont...r-walk12.shtml

Este é meu ponto de vista: se a população e os governantes se esforçarem para melhorar e modernizar ainda mais o Rio de Janeiro, eu acredito que a Cidade Maravilhosa poderá ser a Tóquio Brasileira dentro de 30 ou 40 anos.

E vocês? Qual a opinião sobre este assunto?

P.S.: por um lapso na digitação, peço à moderação que arrumem o título para O Rio de Janeiro pode ser a Tóquio Brasileira?

Sponsored Links

Old February 19th, 2012, 04:11 PM   #2
Menestrel
Registered User

Likes (Received): 10

Este fenômeno que ocorreu nas cidades japonesas, também ocorreu mais recentemente na Coréia do Sul, cujos bairros apertados ainda tem um aspecto mais "pobre" do que no Japão... O Rio e outras grandes cidades brasileiras certamente terão a "fase Seul" e depois, creio que chegarão à "fase Tóquio", devido não apenas às favelas, mas também aos bairros pobres de alta densidade demográfica, que continuarão apertados, mas bem acabados e com um urbanismo melhor!
Menestrel no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:15 PM   #3
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 408

As cidades do Japão e Coréia do Sul, ao menos em minha opinião, tem um aspecto bastante, digamos, "terceiro-mundista" ao nível de rua. Creio que a combinação de construções pequenas, fiação exposta, e relevo irregular, sejam as causas disto.

No entanto, eu nunca vi o RJ como uma Tokyo-wannabe não. A mim, SP se parece bem mais com a capital Nipônica do que o Rio. A cidade maravilhosa tem mais jeito daquelas pitorescas cidadezinhas da grécia.
Old February 19th, 2012, 04:19 PM   #4
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Verdade... Tem Seul também, que possui também uma malha ferroviária suburbana extensa e várias vias elevadas.

E outra: Seul, Tóquio e Rio se localizam numa baía e é cercada de montanhas. Além disso, Tóquio tem a sua "Niteroí" (a cidade de Chiba), sua "Baixada Fluminense" (Yokohama-Kawasaki-Tachikawa) e sua "Ponte Rio-Niterói" (o complexo de túnel-ponte Aqua-Line). Pode parecer bobagem, mas as semelhanças geográficas podem assustar um pouco. Acerca de montanhas e da bagunça social, o Rio lembra Nápoles.

Já São Paulo, vejo mais como uma mistura de New York (arranha-céus no Centro) e Cidade do México (subúrbios espalhados pelos morros, distantes até 40 Km do Centro).
Old February 19th, 2012, 04:31 PM   #5
Wey
Recursive

Wey's Avatar

Likes (Received): 882

Sei lá, Rio me lembra São Francisco, mas acho que toda cidade que fica em baía acabam parecendo entre si
Wey no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:36 PM   #6
Wey
Recursive

Wey's Avatar

Likes (Received): 882

edit.

Last edited by Wey; February 19th, 2012 at 04:42 PM.
Wey no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 04:51 PM   #7
Menestrel
Registered User

Likes (Received): 10

Quote:
Originally Posted by Wey View Post
Sei lá, Rio me lembra São Francisco, mas acho que toda cidade que fica em baía acabam parecendo entre si
No aspecto geográfico lembra um pouco a cidade californiana... Mas o que ele levantou aqui é outra coisa! Uma espécie de projeção para um Brasil desenvolvido. E aí dá para imaginar o Rio e outras grandes cidades brasileiras, mais parecidas com as cidades desenvolvidas orientais, pelo aspecto urbanístico, no que diz respeito à grande densidade demográfica (aperto), especialmente das áreas residenciais... Não é o caso de San Francisco que apesar da parte antiga, que é mais densa, também tem seus "suburbs" típicos americanos...
Mas de qualquer forma, acho que no caso das cidades brasileiras (com excessão das favelas e alguns bairros pobres), o abairramento e o arruamento é menos apertado do que Tóquio e similares orientais... No geral vai ficar parecido, mas não idêntico...
Menestrel no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 05:04 PM   #8
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Exatamente, guri. Eu acredito que a Rio do Primeiro Mundo terá cara de metrópole asiática, em praticamente tudo: desde as construções até na mobilidade urbana.

As ferrovias, por exemplo, poderão ter cara de verdadeiros metrôs de superfície, como em Seul e Tóquio. Falta apenas melhor a infra-estrutura, pois traçado ideal já existe; imaginem, um dia, a Central do Brasil tão moderna e avançada como a Estação de Tóquio (que manteve a sua fachada original, mas possui anexos modernos):

http://ysep2009.blogspot.com/2010/05...note-line.html

A capital japonesa tem até uma linha de bonde, reformada e com carros modernos: a Arakawa Line. Tal como a Santa Tereza, é a última linha de bonde que sobrou na cidade.

http://www.train-photos.com/picture/number6380.asp
Old February 19th, 2012, 05:41 PM   #9
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Likes (Received): 165

tudo é possível , até Mirante-BA pode ser uma tokyo da vida, quem sabe...
MarcosVLR no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 06:44 PM   #10
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 408

Quote:
Originally Posted by Menestrel View Post
No aspecto geográfico lembra um pouco a cidade californiana... Mas o que ele levantou aqui é outra coisa! Uma espécie de projeção para um Brasil desenvolvido. E aí dá para imaginar o Rio e outras grandes cidades brasileiras, mais parecidas com as cidades desenvolvidas orientais, pelo aspecto urbanístico, no que diz respeito à grande densidade demográfica (aperto), especialmente das áreas residenciais... Não é o caso de San Francisco que apesar da parte antiga, que é mais densa, também tem seus "suburbs" típicos americanos...
Mas de qualquer forma, acho que no caso das cidades brasileiras (com excessão das favelas e alguns bairros pobres), o abairramento e o arruamento é menos apertado do que Tóquio e similares orientais... No geral vai ficar parecido, mas não idêntico...
Por isso que comparo Tokyo a SP: a densidade monstruosa de ambas, quase 9000hab/km². RJ, BH e demais metrópoles daqui estão abaixo, com uns 5000hab/km², pouca coisa superior a Londres. Agora, a característica que aproxima nossas metrópoles de Tokyo é sem dúvidas a presença uniforme, em praticamente todo o território, com poucas variações, de edifícios. NYC e outras cidades Americanas tem áreas centrais com edifícios muitíssimo altos, e o restante da cidade dominado por construções baixas. SP tem edifícios de estatura baixa espalhados por praticamente todo o território. RJ também.

Acho que o que mais aproxima a cidade maravilhosa da capital do Japão é o fato de ambas serem litorâneas, cercadas de áreas montanhosas, e com subúrbios "apertados" e que preservam o aspecto original.
Old February 19th, 2012, 07:27 PM   #11
renansanson
Registered User

renansanson's Avatar

Likes (Received): 5899

É uma pena que o Japão não seguiu com a sua arquitetura tradicional, originada primeiramente na China. Poucos sabem, mas elas serviram de inspiração para as residências que conhecemos hoje, principalmente as modernistas.

A arquitetura de Richard Neutra (e todos da Case Study Houses) é um grande exemplo disso. A Kaufmann House é praticamente uma casa japonesa disfarçada:

Voltando ao tema principal do tópico, acredito que pode ser possível, pois esses ambientes – antes caóticos e marginalizados – podem sim virar espaços de forte interação urbano-social. Entretanto, falta incentivo na construção civil. Os nossos materiais tem pouca variedade, qualidade e são inflacionados, junto com uma mão-de-obra escassa em alguns setores, sem contar a burocracia burra do nosso Brasil. Seria preciso reverter isso.
renansanson está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 03:09 AM   #12
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3911

Sempre achei o Rio tbm muito parecida com Zurich na Suiça,os bairros das duas cidades são identicos,acho que um dia quando o Brasil se tornar desenvolvido,o Rio ficara parecido com Zurich,São Paulo com Genebra,BH com Berna e por ai vai...
Old February 20th, 2012, 03:33 AM   #13
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 1381

Também acho que vai ficar parecido no futuro. Falando em reurbanização, eu a princípio sou contra, mas se os lotes estão razoavelmente bem divididos, passam carros pelas ruas e o terreno é plano, acho que dá pra manter. As favelas mais caóticas, essas acho que não tem jeito e elas, se mantidas, vão ficar bem piores do que os bairros japoneses.
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 03:45 AM   #14
O Natalense
agora torou dentro!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 3101

Meio fora de tópico.
Faz um tempo que vi um desses filmes de luta, mas antigo.
No começo, com umas panorãmicas, pensei que fosse o Rio, mas depois constatei que era HK.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 11:12 AM   #15
Bruno2010
Registered User

Bruno2010's Avatar

Likes (Received): 39

Para isto acontecer teria que ir tudo abaixo e reconstruir tudo do zero...
Bruno2010 no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 11:50 AM   #16
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Muito otimismo! Não acredito!
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 01:06 PM   #17
FG-BR
Registered User

FG-BR's Avatar

Likes (Received): 33

^ Tb não acredito
Sem contar que o povo japonês deve ser uns do mais bem educados do mundo, já o brasileiro um dos mais desleixados do mundo. Só dinheiro não vai resolver p**** nenhuma.
FG-BR no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 01:08 PM   #18
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

Deve ter algum outro país na escala evolutiva visual que nossas periferias parecerão algum dia. Tóquio ainda é demais, não?
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 01:42 PM   #19
Bom Mineiro
Registered User

Bom Mineiro's Avatar

Likes (Received): 472

De ilusão também se vive.
Bom Mineiro no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 01:48 PM   #20
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Não acho bem uma ilusão, mas concordo que a educação e a cultura do brasileiro jamais permitirão que o Rio se transforme numa verdadeira cidade japonesa. Por outro lado, usei Tóquio para exemplificar a cara do Rio de Janeiro desenvolvido, por suas semelhanças e até mesmo processo de desenvolvimento nos últimos 100 anos, já que a atual área urbana da capital nipônica surgiu diante do caos do pós-guerra (a cidade foi praticamente destruída pelos bombardeios norte-americanos no fim do conflito), oriundos de verdadeiros barracos erguidos onde tivesse espaço (tal como nos subúrbios do Rio).

Por isso, enfoco este debate justamente nas favelas localizadas próximas à Av. Brasil e na rede de ferrovias, que podem ter certas similaridades com metrópoles coreanas e japonesas dentro de algumas décadas se o governo investir corretamente os recursos do pré-sal.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules