daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old March 4th, 2012, 04:14 PM   #1
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Likes (Received): 338

Santo Antônio da Platina, pequena e agradável cidade do interior do Paraná

Estive esse final de semana em Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná, cidade natal da minha namorada e onde residem meus sogros. Como estava com tempo disponível resolvi fazer um thread da cidade. Espero que curtam!

01. Uma das principais avenidas da cidade, gosto dessa avenida, há casarões bonitos e ela é bastante arborizada, nesse morro no fim da foto há um Cristo Redentor, mas nas fotos não dá p/ ver muito bem

02.

03. O Cristo aparece nessa foto no alto do morro, ao lado direito da torre

04.

05.

06. Residência adaptada ao comércio

07. Prefeitura vista dos "fundos"

08. Uma casa que acho bem bonita

09. Um pouco de seu jardim

10.

11. Outro prédio da avenida

12. Aqui já outra avenida, acho bem bonito esses morros que contornam a cidade

13.

14. vulgo "castelinho"

15. asilo municipal

16.

17.

18.

19. Aqui já outra parte da cidade

20. Gosto do calçamento desta rua. No alto do morro se vê novamente o Cristo

21. Indo em direção ao Centro

22. Prefeitura

23. Comércio no Centro, pena que não há uma padronização da publicidade externa, essa casa tem traços bem bonitos

24.

25. Um pequeno "calçadão"

26.

27.

28.

29.

30. Ainda no Centro, mas fora do "calçadão"

31. Comércio típico do Centro

32.

33.

35. Essa construção é ao lado da Catedral, deve funcionar alguma instituição pertencente à Igreja

36. Praça principal, estava toda cercada com tapume devido à reformas, mas eu subi num "vaso" p/ pode tirar essas fotos

37. O "vaso" em que eu subi p/ poder tirar as fotos

38. Catedral, muito bonita

39. Essa construção tb é ao lado da Catedral e deve ser pertencente à Igreja, aqui no final do ano há um coral em que as crianças cantam nas janelas, acho que a idéia foi inspirada num evento semelhante em Curitiba

40.

41. Mais da praça

42. Rua em volta da praça

43. Essa entrada é bem típica das agências antigas do Itaú

44.

45.

46.

47.

48. Mais do comércio no Centro

49.

50.

51.

52. Lojas na base do prédio que aparece na foto anterior

53.

54.

55. Agora já fora do Centro, naquela avenida das primeiras fotos, mas em outra altura dela

56. No fundo desta foto, do lado direito, dá p/ ver uma feira, que ocorre nessa avenida em alguns dias da semana

57.

58.

58-A. (Falha na numeração, tive que adotar o "A" p/ não ter que renumerar todas as demais fotos, peço desculpas)

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70. Um outro bairro da cidade, fora das avenidas e do Centro

71.

72. Achei bem legal essas pinturas na parede, é de uma loja que vende produtos agropecuários

73.

74.

75.

76. Acho uma graça essa casinha

77.

78.

79. Coleguinha

80.

81.

82. Gostei desse conjunto de casinhas

83. Ah, se todas as calçadas da cidade fossem assim

84.

85.

86.

87. Fórum eleitoral

88.

89.

90.

FIM DA PRIMEIRA PARTE Agradeço a todos que tiveram a paciência de acompanhar o thread, espero que tenham gostado e comentem!

Se você curtiu, não deixe de conferir o bônus na segunda página!

lisaraile liked this post

Last edited by Lemao; March 6th, 2012 at 06:47 PM.
Lemao no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 4th, 2012, 04:56 PM   #2
HRLR
Registered User

Muito boas as fotos! Conheço a cidade.

Mas só uma pequena observação: a igreja principal da cidade não é catedral, pois não sedia uma diocese (acredito que esteja subordinada à Diocese de Jacarezinho). É igreja matriz.
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 05:11 PM   #3
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 695

Legal a cidade.

Eu não cheguei a localizar a cidade no mapa, mas acho que há algo comum nas cidades paranaenses independente de onde elas estão localizadas dentro do estado: a terra escura e avermelhada (ou terra roxa). Em algumas fotos, percebe-se isso nas calçadas e no asfalto. É como nas ruas de Foz do Iguaçu. Por isso, se eu visse essas fotos sem saber o nome da cidade e onde ela fica, eu de imediato diria que ela ficava no PR.

Gostei daquele castelinho. Achei-o uma construção curiosa, parecendo ter saído de um desenho animado.

Parabéns por mais este thread, Lemao!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 05:30 PM   #4
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 115

Eu gostei da cidade.

Engraçado, tem algumas características urbanísticas que remetem imediatamente a São Paulo e Mato Grosso do Sul. Realmente o PR é um Estado de transição entre o SE/CO e o Sul.
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 05:55 PM   #5
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post
Muito boas as fotos! Conheço a cidade.

Mas só uma pequena observação: a igreja principal da cidade não é catedral, pois não sedia uma diocese (acredito que esteja subordinada à Diocese de Jacarezinho). É igreja matriz.
Obrigado pela comentário e pela correção HRLR, eu realmente não sabia dessa diferença, p/ mim a Catedral era a igreja principal de uma cidade, valeu aí pelas informações

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Legal a cidade.

Eu não cheguei a localizar a cidade no mapa, mas acho que há algo comum nas cidades paranaenses independente de onde elas estão localizadas dentro do estado: a terra escura e avermelhada (ou terra roxa). Em algumas fotos, percebe-se isso nas calçadas e no asfalto. É como nas ruas de Foz do Iguaçu. Por isso, se eu visse essas fotos sem saber o nome da cidade e onde ela fica, eu de imediato diria que ela ficava no PR.

Gostei daquele castelinho. Achei-o uma construção curiosa, parecendo ter saído de um desenho animado.

Parabéns por mais este thread, Lemao!
Obrigado pelo comentário Rene! Esse castelinho eu acho bem legal tb, é uma construção que não passa despercebida hehe. A terra roxa eu não sei se é em todo Paraná, me parece que é mais no interior do Estado, agora eu não lembro direito, mas acho que em Guarapuava (mais no sul do Estado, perto de SC) e em Curitiba a terra tem aquele aspecto mais arenoso, mas não tenho ctz tb. Eu sei que a formação geológia do Paraná é semelhante a de São Paulo, se for isso mesmo então a terra roxa não deve ser em todo Estado. No interior de SP a terra tem esse aspecto tb, começa a mudar quando chega lá p/ Campinas.
Quanto à localização da cidade, é bem na divisa com SP, perto de Ourinhos, é a segunda cidade do PR p/ quem pega aquela direção, logo depois de Jacarezinho, daqui de Ribeirão são 380km, estrada boa em todo percurso, mais ou menos metade dupla e metade simples.

Quote:
Originally Posted by Kehrwald View Post
Eu gostei da cidade.

Engraçado, tem algumas características urbanísticas que remetem imediatamente a São Paulo e Mato Grosso do Sul. Realmente o PR é um Estado de transição entre o SE/CO e o Sul.
Obrigado pelo comentário! A cidade lembra algumas cidades pequenas de SP perto de Ribeirão, exceto pelo relevo do lugar. Mas acho diferente do aspecto de outras cidades do PR, lá p/ Foz e Cascavel o aspecto de urbanismo é bem diferente. Guarapuava, que eu mencionei anteriormente, lembra mais cidades de SC e RS. Tem um forista, o Lucas Souza RF, que me explicou que essa diferença é devido à colonização dessas cidades que se deu de forma e em período diferentes, ele até identificou cada uma dessas regiões com um nome.

lisaraile liked this post

Last edited by Lemao; March 4th, 2012 at 06:03 PM.
Old March 4th, 2012, 06:11 PM   #6
Eddubra
Registered User

Eddubra's Avatar

Likes (Received): 1213

Opa Lemao essa é a minha cidade natal, meus pais e boa parte de minha família moram aí, então constantemente estou em Santo Antônio. Mostrou ângulos interessantes da cidade, a primeira avenida mostrada é a Oliveira Motta no centro, aquela outra do "castelinho" é a Av. Frei Guilherme Maria, e a rua do comercio que desceu foi a Rua Marechal Deodoro, achei que ficou faltando subir a Rua Rui Barbosa, que é a outra rua principal de comercio no centro.
Valeu pelos registros.
Eddubra está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 06:28 PM   #7
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 230

Nunca tinha ouvido nada sobre Santo Antônio da Platina, mas pelas tuas fotos gostei do que vi.
Parce ser um cidade organizada e com um bom nível de vida.
Ótimo thread!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 06:46 PM   #8
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Likes (Received): 1

Muito bom o thread!

Bom ver Santo Antônio da Platina por aqui. A cidade é bem agradável e característica do Norte Pioneiro com essas casas/casarões. Gostaria de ir conhecê-la pessoalmente algum dia. Também reserva algumas semelhanças com Cornélio Procópio como algumas ruas centrais bem agradáveis os morros ao redor, e principalmente o Cristo.

Belas fotos, Parabéns pelo thread.
Calvin_ no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 06:48 PM   #9
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eddubra View Post
Opa Lemao essa é a minha cidade natal, meus pais e boa parte de minha família moram aí, então constantemente estou em Santo Antônio. Mostrou ângulos interessantes da cidade, a primeira avenida mostrada é a Oliveira Motta no centro, aquela outra do "castelinho" é a Av. Frei Guilherme Maria, e a rua do comercio que desceu foi a Rua Marechal Deodoro, achei que ficou faltando subir a Rua Rui Barbosa, que é a outra rua principal de comercio no centro.
Valeu pelos registros.
Que legal Eddubra! Primeiro platinense que eu conheço do fórum, eu realmente não sabia o nome das avenidas, p/ falar a verdade não sei o nome de nenhuma rua aqui, apesar de que já sei ir p/ tudo quanto é lado aqui, venho com frequência na cidade. A Rua Rui Barbosa eu não sei qual é, mas tenho umas fotos da rua de baixo da praça, não coloquei que achei que ia ficar repetitivo o thread, mas posso postar depois se virar a página.
Obrigado pelo comentário e pelas informações

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Nunca tinha ouvido nada sobre Santo Antônio da Platina, mas pelas tuas fotos gostei do que vi.
Parce ser um cidade organizada e com um bom nível de vida.
Ótimo thread!
Obrigado pelo comentário. A cidade realmente é bem organizadinha e arrumada, mas precisa de umas melhorias em alguns pontos, o asfalto em alguns bairros está bem ruim e a cidade já tá com uma certa poluição visual por causa da publicidade na fachada do comércio. Mas acho boa a qualidade de vida aqui, parece ter bastante gente de boa renda que reside na cidade. Não é um lugar que eu gostaria p/ morar, que eu gosto de morar em cidade grande, e Londrina não é assim tão perto daqui p/ ir sempre, mas acho bem gostoso passar uma temporada aqui ou um simples fim de semana.

Quote:
Originally Posted by Calvin_ View Post
Muito bom o thread!

Bom ver Santo Antônio da Platina por aqui. A cidade é bem agradável e característica do Norte Pioneiro com essas casas/casarões. Gostaria de ir conhecê-la pessoalmente algum dia. Também reserva algumas semelhanças com Cornélio Procópio como algumas ruas centrais bem agradáveis os morros ao redor, e principalmente o Cristo.

Belas fotos, Parabéns pelo thread.
Isso mesmo! Norte Pioneiro, queria lembrar desse nome. Cornélio Procópio eu não conheço, mas já vi em fotos e realmente lembra aqui. Eu tirei umas fotos lá do Cristo tb, não coloquei que não achei que ficaram tão legais assim, mas se o thread virar a página eu posto depois.
Obrigado pelo comentário

Last edited by Lemao; March 4th, 2012 at 06:56 PM.
Old March 4th, 2012, 11:56 PM   #10
Eddubra
Registered User

Eddubra's Avatar

Likes (Received): 1213

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Que legal Eddubra! Primeiro platinense que eu conheço do fórum, eu realmente não sabia o nome das avenidas, p/ falar a verdade não sei o nome de nenhuma rua aqui, apesar de que já sei ir p/ tudo quanto é lado aqui, venho com frequência na cidade. A Rua Rui Barbosa eu não sei qual é, mas tenho umas fotos da rua de baixo da praça, não coloquei que achei que ia ficar repetitivo o thread, mas posso postar depois se virar a página.
Obrigado pelo comentário e pelas informações

Obrigado pelo comentário. A cidade realmente é bem organizadinha e arrumada, mas precisa de umas melhorias em alguns pontos, o asfalto em alguns bairros está bem ruim e a cidade já tá com uma certa poluição visual por causa da publicidade na fachada do comércio. Mas acho boa a qualidade de vida aqui, parece ter bastante gente de boa renda que reside na cidade. Não é um lugar que eu gostaria p/ morar, que eu gosto de morar em cidade grande, e Londrina não é assim tão perto daqui p/ ir sempre, mas acho bem gostoso passar uma temporada aqui ou um simples fim de semana.

Isso mesmo! Norte Pioneiro, queria lembrar desse nome. Cornélio Procópio eu não conheço, mas já vi em fotos e realmente lembra aqui. Eu tirei umas fotos lá do Cristo tb, não coloquei que não achei que ficaram tão legais assim, mas se o thread virar a página eu posto depois.
Obrigado pelo comentário
Gostaria sim de ver as outras fotos que tirou da cidade, ver quais foram as percepções, quais os detalhes que chamaram atenção. A Rua Rui Barbosa que me refiro é a do lado de baixo da praça, onde fica a outra parte do comércio. Enquanto a rua da Igreja Matriz desce, a outra sobe.

A cidade está carecendo de infra estrutura principalmente asfáltica nos bairros, muitos buracos e ruas sem asfalto, mas os novos loteamentos estão vindo acompanhados por infra completa, isso é ótimo.

A distância de Londrina é 160km aproximadamente, grande parte em pista simples, aproximadamente 1hora e 45min e de Cornélio cerca de 1hora.
Eddubra está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 01:11 AM   #11
Metchenko
Парана

Metchenko's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Kehrwald View Post
Eu gostei da cidade.

Essa parte do norte pioneiro do Paraná é bastante parecida com São Paulo, seguiu o modelo de colonização do estado ao norte. Se você descer um pouquinho no mapa, já próximo a Ibaiti e Wenceslau Braz, as cidades se assemelham mais com as da região de Ponta Grossa, estilo bem paranaense mesmo.

Mas o Paraná passa longe de ser um estado de transição, tem sua característica arquitetônica própria. As cidades do MS são parecidas com as nossas por causa da colonização daquele estado. Fora o norte pioneiro, não vejo outra região no estado com arquitetura parecida com a de SP.
====

Quanto ao thread, está muito belo. Esperava MUITO menos da cidade. O engraçado é que a cidade parece ser plana, mas em volta há uma série de morros(tem alguma casa construída neles?).

Eu visitei a cidade uma vez, há uns 10 anos atrás, quando fui visitar uns parentes em Andirá. Não lembro de quase nada, apenas dessa bela igreja.

Parabéns pelo thread.
Metchenko no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 01:14 AM   #12
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 299

Uma vez, há muito tempo lembro de ter visto a cidade meio de longe, da rodovia apenas.
Também achei a cidade bem agradável e gostei bastante daquelas avenidas com canteiro no meio e bem arborizadas.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 01:18 AM   #13
NEYLDB
Registered User

NEYLDB's Avatar

Likes (Received): 560

Quando fiz estágio na antiga Telepar, passava direto em S. A. da Platina. Gosto muito do lugar. A Telepar tinha a central em cima do morro, dava pra ver toda a cidade. Pessoal até brincava com o nome, chamavam de "Santo Antina da Platonha".
NEYLDB no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 02:32 AM   #14
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 631

Therad bem completo desta cidade, que eu já ouvi falar. Salvo engano, tem até uma música que fala dela.

Gostei do castelinho, da catedral, do calçadão (parece o de Marília) e do casario em geral. A cidade realmente é bem agradável para se morar.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 03:43 AM   #15
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eddubra View Post
Gostaria sim de ver as outras fotos que tirou da cidade, ver quais foram as percepções, quais os detalhes que chamaram atenção. A Rua Rui Barbosa que me refiro é a do lado de baixo da praça, onde fica a outra parte do comércio. Enquanto a rua da Igreja Matriz desce, a outra sobe.

A cidade está carecendo de infra estrutura principalmente asfáltica nos bairros, muitos buracos e ruas sem asfalto, mas os novos loteamentos estão vindo acompanhados por infra completa, isso é ótimo.

A distância de Londrina é 160km aproximadamente, grande parte em pista simples, aproximadamente 1hora e 45min e de Cornélio cerca de 1hora.
Sim, pode deixar, assim que virar a página coloco as demais fotos como bônus, mas essas são as melhores mesmo. Eu tenho umas fotos da Rui Barbosa, mas não ficaram muito legais, mesmo assim as coloco depois.
A parte do Centro tá com o asfalto muito bom, mas em outros bairros tá bem zuado, e tem alguns bairros mais carentes que nem tem asfalto, é um chão de terra batida com pedrinha. Teria sido interessante eu ter tirado foto desses bairros, mas infelizmente não tenho nenhuma.

Quote:
Originally Posted by Metchenko View Post
Essa parte do norte pioneiro do Paraná é bastante parecida com São Paulo, seguiu o modelo de colonização do estado ao norte. Se você descer um pouquinho no mapa, já próximo a Ibaiti e Wenceslau Braz, as cidades se assemelham mais com as da região de Ponta Grossa, estilo bem paranaense mesmo.

Mas o Paraná passa longe de ser um estado de transição, tem sua característica arquitetônica própria. As cidades do MS são parecidas com as nossas por causa da colonização daquele estado. Fora o norte pioneiro, não vejo outra região no estado com arquitetura parecida com a de SP.
====

Quanto ao thread, está muito belo. Esperava MUITO menos da cidade. O engraçado é que a cidade parece ser plana, mas em volta há uma série de morros(tem alguma casa construída neles?).

Eu visitei a cidade uma vez, há uns 10 anos atrás, quando fui visitar uns parentes em Andirá. Não lembro de quase nada, apenas dessa bela igreja.

Parabéns pelo thread.
Obrigado pelo comentário, eu tb tenho essa percepção dessa região do PR me lembrar o interior de SP, mas como você disse no PR há bastante diferença entre as cidades dependendo da região. Tem cidades que tem mais cara de região sul mesmo.
A cidade apesar de cercada por morros não tem muitas inclinações, parece que ela se situa meio que num vale, porque ela até tem um relevo meio irregular mas bem suave, nada muito íngreme, e outras partes dela são bem planas mesmo.

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Uma vez, há muito tempo lembro de ter visto a cidade meio de longe, da rodovia apenas.
Também achei a cidade bem agradável e gostei bastante daquelas avenidas com canteiro no meio e bem arborizadas.
Obrigado pelo comentário !

Quote:
Originally Posted by NEYLDB View Post
Quando fiz estágio na antiga Telepar, passava direto em S. A. da Platina. Gosto muito do lugar. A Telepar tinha a central em cima do morro, dava pra ver toda a cidade. Pessoal até brincava com o nome, chamavam de "Santo Antina da Platonha".
Eu fui em cima desse morro, o lugar tem uma vista bem bonita, mas tá mal cuidado o espaço, acho que deveriam cercá-lo e colocar um vigia, controlar a entrada e saída de pessoas no lugar, inclusive me falaram que à noite lá vai bastante gente usar droga, uma pena, mas nada tb muito difícil de ser resolvido se houver vontade. Depois coloco umas fotos do lugar.
Esse apelido de Santo Antônio eu não conhecia, conhecia só o SAP hehe.

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Therad bem completo desta cidade, que eu já ouvi falar. Salvo engano, tem até uma música que fala dela.

Gostei do castelinho, da catedral, do calçadão (parece o de Marília) e do casario em geral. A cidade realmente é bem agradável para se morar.
Obrigado pelo comentário Urbano Prudente , eu desconhecia a existência dessa música sobre a cidade, muito legal! Se vc depois lembrar qual é vc pode colocar aqui, eu vou gostar bastante de saber .

Last edited by Lemao; March 5th, 2012 at 03:50 AM.
Old March 5th, 2012, 03:58 AM   #16
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 131

Gostei muito da cidade!

As fotos com os casarões à beira da rua, com calçadas bem cuidadas me lembrou alguma cidade de SC, apesar de tudo mundo dizer que a cidade parece com as paulistas. As construções antigas tipo a da foto 59 (linda!) têm bem cara de sul, fora isso achei ela bem "norte-paranaense".

Realmente fiquei surpreso, o Norte Pioneiro sempre tem fama de estagnado aqui, mas achei Santo Antonio bem desenvolvidinha, virou uma das minhas pequenas favoritas do estado.

Parabéns pelo thread!
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 02:17 PM   #17
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Obrigado! Assim como os demais foristas eu tb acho o perfil da cidade parecido com cidades pequenas do interior paulista, exceto pelo relevo do lugar. Mas algumas dessas casas antigas, principamente essas com uma torrinha redonda no meio, tem um perfil meio que interior de SC mesmo hehe.
Eu não acho que a economia do lugar esteja estagnada, vc percebe bem pelo comércio de rua da cidade, que atrai além dos moradores pessoas de cidades vizinhas, está sempre cheio e bem movimentado. A cidade tem pouco mais de 40 mil habitantes e tem concessionário da Toyota já. Além disso, são inúmeros loteamentos novos, inclusive de um condomínio de alto padrão. Sem falar do setor agrícola da cidade que é bem forte, eu vi que tem muita criação de gado lá, o bom é que gado usa bastante mão de obra, então a população mais simples do campo acaba não sendo forçada a deixar suas casas, pois há trabalho no meio rural, diferente do que ocorre aqui em Ribeirão onde predomina o cultivo da cana. Acho que os problemas da cidade são mais da parte da administração pública mesmo do que pela sua economia.
E o comércio tb não é só de coisas simples, tem uma loja multimarcas de roupas de grife mto boa, inclusive costumo comprar lá quando vou p/ cidade, porque os preços são bem melhores do que de Ribeirão; um restaurante de alto nível, que não faz feio frente àqueles dos grandes centros; e um empório mais sofisticado, de protudos alimentícios e bebidas. Lógico que nada que se compare a um grande centro, mas pelo tamanho da cidade acho que ela está bem servida.

Last edited by Lemao; March 5th, 2012 at 02:29 PM.
Old March 5th, 2012, 04:04 PM   #18
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1596

Quando eu vi que tinha um tópico novo de Santo Antônio da Platina, vim correndo para conferir, queria ver novas fotos da cidade tiradas por algum forista. Pena que minha conexão continua com "alergia" ao Imageshak e demora um bocado para carregar as imagens. Percebi que você carregou também no Imgur, vaí uma dica: prefira este segundo, ele é bem mais rápido.

Mas falando sobre a cidade. Realmente Stº Antônio da Platina lembra um pouco o interior paulista, tanto pelo urbanismo quanto pelas contruções. Estas casas antigas com detalhes bonitos são comuns no centro das cidades da minha região.
A arborização da cidade também é louvável, assim como seu esforço em tirar as fotos, subindo até em um vaso.
Os nomes das regiões dos "nortes" do PR que havia citado certa vez são: Norte Velho, hoje Norte Pioneiro (Cornélio Procópio, Jacarezinho, Stº Antônio da Platina, etc); Norte Novo, hoje Norte Central (Londrina, Maringá, Apucarana, etc) e Norte Novíssimo, hoje Noroeste (Umuarama, Paranavaí, Cianorte, etc). Não sei na classificação atual foram adicionadas mais cidades a estas microrregiões. Provavelmente sim, pois algumas cidades do Norte Central, por exemplo, são mais centro do Estado do que norte, como Ivaiporã.
Sobre a definição de catedral, que o HRLR explicou, também é novidade pra mim. Então perdi as contas das vezes que errei ao dizer "catedral" para várias igrejas matriz das cidades que apresentei aqui. É curioso, pois o nome catedral parece remeter a uma igreja grandiosa, quando em algumas cidades são bem simples.

Parabéns!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 06:55 PM   #19
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Obrigado pelo comentário e pelas explicações Lucas .
Vc tem um conhecimento mto bom sobre essa região, tanto em aspectos históricos como em econômicos e sociais, bem legal mesmo, uma verdadeira aula!
Quanto ao Imgur e ao Imageshack, eu uso esse segundo, mas vi um thread no Boteco em que falaram que o que passar de 500 fotos nele vai ser apagado. Por isso tentei usar o Imgur, mas eu achei ele muito lerdo, tava demorando muito p/ fazer o thread. Aí eu fiz a outra metade com o Imageshack, que carregou bem mais rápido, comigo aconteceu o contrário do que houve com vc. Mas se for verdade isso sobre o Imageshack eu vou ter mesmo que arrumar um outro site p/ hospedar minhas fotos, por enquanto ainda não cheguei nas 500. Mas se bem que eu fiz isso na casa dos meus sogros, onde a internet é mais lerda, vou tentar ver depois aqui em casa se ele funciona bem.
Old March 5th, 2012, 11:21 PM   #20
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1596

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Obrigado pelo comentário e pelas explicações Lucas .
Vc tem um conhecimento mto bom sobre essa região, tanto em aspectos históricos como em econômicos e sociais, bem legal mesmo, uma verdadeira aula!
Quanto ao Imgur e ao Imageshack, eu uso esse segundo, mas vi um thread no Boteco em que falaram que o que passar de 500 fotos nele vai ser apagado. Por isso tentei usar o Imgur, mas eu achei ele muito lerdo, tava demorando muito p/ fazer o thread. Aí eu fiz a outra metade com o Imageshack, que carregou bem mais rápido, comigo aconteceu o contrário do que houve com vc. Mas se for verdade isso sobre o Imageshack eu vou ter mesmo que arrumar um outro site p/ hospedar minhas fotos, por enquanto ainda não cheguei nas 500. Mas se bem que eu fiz isso na casa dos meus sogros, onde a internet é mais lerda, vou tentar ver depois aqui em casa se ele funciona bem.
Na verdade eu só sei o básico de toda essa história. Quem poderia explicar melhor e com dados, seria o Yuri S. Andrade, neste tópico que ele fez justamente sobre isso:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=966008

Sobre os servidores de imagens, considere também o Photobucket. O único porém dele é o limite de cotas mensais de 10 GB das bandas de visualizações das imagens, mas confesso que este é o primeiro tópico seu que vejo, se eu não estiver errado, então você posta poucas imagens e não terá problema algum com esta restrição, até por que você pode fazer outras contas e revezá-las.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules