|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Libertarian
Likes (Received): 753
|
Itiúba - Entre serras,uma importante cidade histórica do sertão baiano!
A região de Itúba era inicialmente habitada por indios cariacás,por volta do seculo XVIII começou a ocupar pelos colonizadores vindo do litoral. Formou-se a povoação de "São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba".
Transformada depois em julgado, foi anexada a Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697.Em 1868, elevou-se o julgado de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba à freguesia, subordinada ao município de Vila Nova da Rainha, atual Senhor do Bonfim. Em 1884, a freguesia foi anexada ao recém criado município de Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas. Em 1860, outro núcleo populacional surgia na fazenda Salgada, originando a atual cidade de Itiúba. Para o local foram transferidos os elementos administrativos, judiciários e religiosos, de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba. O povoado recebeu a denominação de Itiúba, em 1882.Em 1935 se desmembra do municipio de Queimadas e se torna um municipio. Localização: Dados: População: 36.112 hab. Área: 1.730km² Microrregião: Senhor do Bonfim Distância até a capital: 377km Entrada da cidade,como se pode observar,a cidade é muito mal cuidada pela prefeitura ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Praça da Feira ![]() ![]() Predios históricos ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Lateral da Igreja ![]() Igreja Matriz ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Praça da fonte luminosa ![]() ![]() Queria saber de quem é este busto,não tinha nenhuma placa informando... ![]() ![]() ![]() ![]() Estação de trem abandonada =( ![]() ![]() Placa da epoca da ampliação da Estação,não consegui achar ou n tinha a placa de inauguração =/ ![]() ![]() ![]() Fiquei felzi e surpreso ao ver que as tubaínas ainda existem!E o sabor tutti-frutti da Ki-Bom sertão é algo muito nostalgico para mim ![]() É nesta microvam azul e branca,que se faz a ligação Esp. Gado - Itiúba ![]() Agora a vida e os trilhos seguem,até o proximo thread pessoal ![]()
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
.
|
Muito simpática a cidade, adoro essas ruas calçadas em paralelepípedo. Eu adorava tubaína, faz anos que não bebo..
![]() Esses "bolinhos" de palha grudado nos fios é típico de cidades sertanejas! |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Esta terra é nossa!
Likes (Received): 322
|
Como o nosso país é grande, sempre haverá novidades a serem mostradas.
Tem um casario histório interessante. A ferrovia tbm chama a atenção. No mais, o urbanismo, o tipo de calçamento e outros aspectos são típicos de cidades do interior do nordeste. |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Esta terra é nossa!
|
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 260
|
gostei da cidade, não é bem cuidada, mas é confortavel, achei inusitado o fato das arvores serem na rua, no geral uma tipica cidade de interior, mas pra sua população já era pra ser mais desenvolvida.
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
.
|
|
|
|
|
|
|
#7 | |
|
Libertarian
Likes (Received): 753
|
Quote:
ate q em Itiuba nem tem tano,vc vai ver é em Coité,la vc nem ver o fio,so as samambaias ![]() Eu n sei,mas a região tem muita manga,so n sei se eh deste tipo ai |
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Esta terra é nossa!
|
Bem, pode ser que nessa região essa variedade tenha se popularizado por algum motivo. Mas, nenhuma espécie de manga é brasileira. Não é uma árvore endêmica do nosso país. A mangueira tem orgiem na Ásia, naquela região da índia e se adaptou muito bem em alguns países tropicais.
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Pro Brasilia fiant eximia
Likes (Received): 1012
|
Simpatica cidade, as montanhas do entorno são bem bonitas, valeu por mostrar.
|
|
|
|
|
|
#10 | ||
|
.
|
Quote:
![]() Eu sei, mas poderia ter sido desenvolvida na região. Quote:
![]() É uma variedade de manga bem grande, muito comum no Recôncavo: ![]() |
||
|
|
|
|
|
#11 |
|
JCC
Likes (Received): 50
|
Conheço Itiúba, é uma cidadezinha tranquila e bem simples!!!
________________________________________________________ |
|
|
|
|
|
#12 |
|
Feeling ܓ ܟ މ
Likes (Received): 119
|
Já estive aí, é legalzinha cidade e tem pontos que dá pra fazer uma boa panorâmica. Essa serra é linda
|
|
|
|
#13 |
|
Tasso R
Likes (Received): 13
|
cidade bonitinha, pena estar mal cuidada e suja em alguns pontos.
![]() linda a casa do prefeito! outra coisa, passa um riozinho por dentro da cidade?
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 68
|
Essa é a mesma linha de trem que passa em Juazeiro?
|
|
|
#15 |
|
Registered User
Likes (Received): 279
|
Bem pacata e com belo entorno, deu até vontade de tomar uma tubaína.
|
|
|
#16 | |
|
Houston,we have a problem
Likes (Received): 149
|
Bela cidade, as casas estão bem cuidadas
![]() Quote:
|
|
|
|
#17 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 129
|
Achei na cidade mal cuidada nas partes que aparecem nas primeiras fotos. Depois muda um pouco. Gostei muito das montanhas com pedras ao redor da cidade.
|
|
|
|
|
|
#18 | |
|
Registered User
Likes (Received): 83
|
Quote:
![]() Bonitinha a cidade, esta rua q deve ser a principal é bastante larga, é sábado é? achei a cidade mioto movimentada, deve está tendo a feira semanal. |
|
|
|
|
|
|
#19 | ||
|
No meio do Sertão
Likes (Received): 265
|
Ótimas fotos de Itiúba, Rekarte! Por sinal, é a cidade dos meus bisavôs maternos (inclusive meu bisavô foi chefe da estação de Itiúba).
A última vez que fui em Itiúba foi em 2003, exatamente antes de eu fazer faculdade em Juazeiro. Impressionante como não mudou absolutamente NADA desde que fui lá, haha! ![]() É uma cidade muito agradável e bonita, mas sempre foi muito abandonada pelos políticos. No passado, Lampião e seu bando tentaram invadir a cidade, mas não acabou dando certo porque Itiúba é totalmente cercada por serras (a Serra da Itiúba é uma das maiores e mais extensas da Bahia), e o bando ficou com medo de ser encurralado pela polícia. Quote:
![]() E esses bolinhos de palha nos fios são extremamente comuns aqui na região de Bonfim e Itiúba. Quote:
Sim, e ela passa também aqui em Bonfim, com um ramal que vai até Campo Formoso.
|
|
|
|
|
#20 |
|
Rodrigo A. de Paula
Likes (Received): 1285
|
Mal-cuidada? Conheço tanta cidade paulista em pior situação...
A cidade até que é gostosa de morar, mas deve ser pobre...
|
|
![]() |
| Tags |
| bahia, brazil, nordeste, sertão |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|