daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

View Poll Results: Melhores estádios tugas
Aveiro 3 3.85%
Braga 36 46.15%
Coimbra 12 15.38%
Faro 8 10.26%
Guimarães 11 14.10%
Leiria 1 1.28%
Lisboa (Luz) 38 48.72%
Lisboa (Alvalade) 11 14.10%
Porto (Dragão) 43 55.13%
Porto (Bessa) 3 3.85%
Multiple Choice Poll. Voters: 78. You may not vote on this poll

Reply

Thread Tools
Old March 7th, 2012, 04:16 AM   #21
Laurus Pt
BANNED

Likes (Received): 0

Nesse ass
Laurus Pt no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 7th, 2012, 04:20 AM   #22
skytrax
Big boss!

skytrax's Avatar

Likes (Received): 901

Quote:
Originally Posted by Laurus Pt View Post
Amigo? Escolhe outro

Angolan Forum | Luanda pictures | my World Trip

~> SkyscraperCity Angola on Facebook <~
skytrax no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2012, 05:58 AM   #23
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 1590

braga, guimarães, dragão (pena as correntes de ar), luz, Coimbra!
Old March 7th, 2012, 11:17 AM   #24
fidalgo
the mitty

fidalgo's Avatar

Likes (Received): 4039

dos renovados, Bessa e AfonsoHenriques
mas dos novos, aqueles que acho mais belos, olhando para as formas: Dragão e Alvalade
prémio originalidade: Braga, óbvio
quanto à pergunta do topico, quais os melhores: não sei teria que conhecer a sua funcionalidade e não tenho dados para poder fazer uma avaliação correcta de todos
fidalgo no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2012, 11:53 AM   #25
KRX_69
Amaro

KRX_69's Avatar

Likes (Received): 502

Para mim: Luz, Braga e Dragão. Também gosto do Leiria, é pena é aquele topo inacabado
KRX_69 no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2012, 09:59 PM   #26
Eazy E
Registered User

Eazy E's Avatar

Pena que o de Alvalade tenha sido alvo de gozo e de certa forma tenha sido descaracterizado (ou pelos azulejos coloridos ou pelas cores da bancada). Na minha opinião é dos mais bonitos, agradável de se ver, moderno e as palmeiras à volta ficam perfeitas. Até de noite, o exterior do estádio está excelente.
O da Luz até é bonito por dentro, agora por fora é dos mais feios. Simplesmente é um monte de betão no meio de Lisboa, agora há sim tendência clubista na escolha dos estádios
Eazy E no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2012, 11:36 PM   #27
Nikom
Avoid the Noid

Nikom's Avatar

Likes (Received): 122

Para mim é o de Guimarães, e voto também no de Alvalade
Nikom no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 12:37 AM   #28
Filipe_Teixeira
Registered User

Filipe_Teixeira's Avatar

Likes (Received): 264

Quote:
Originally Posted by Eazy E View Post
Pena que o de Alvalade tenha sido alvo de gozo e de certa forma tenha sido descaracterizado (ou pelos azulejos coloridos ou pelas cores da bancada). Na minha opinião é dos mais bonitos, agradável de se ver, moderno e as palmeiras à volta ficam perfeitas. Até de noite, o exterior do estádio está excelente.
O da Luz até é bonito por dentro, agora por fora é dos mais feios. Simplesmente é um monte de betão no meio de Lisboa, agora há sim tendência clubista na escolha dos estádios

eu gosto bastante do de Alvalade tanto por fora como por dentro. o estádio da Luz só se torna interessante quando se está la dentro.

tendo votado à pressa acabei por me enganar e nao escolher o de Braga. algum moderador pode colocar o meu voto?

Lisboa
Filipe_Teixeira no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 03:46 AM   #29
skytrax
Big boss!

skytrax's Avatar

Likes (Received): 901

Os mods não têm esse poder..

Angolan Forum | Luanda pictures | my World Trip

~> SkyscraperCity Angola on Facebook <~
skytrax no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 01:40 PM   #30
tcpor
Nobre. Leal. Invicto.

tcpor's Avatar

Likes (Received): 9

Tendo em conta a enorme e avançada obra de engenharia, ao ponto de se criarem visitas de estudo, um pouco de toda a Europa, para o vir ver e estudar, e a potencialidade energética do mesmo, voto no Estádio AXA, em Braga. É, sem dúvida, e tal como já tinha sido considerado, na altura do EURO2004, o melhor estádio português da actualidade.
Old March 8th, 2012, 05:11 PM   #31
geographico*
Registered User

Likes (Received): 408

Quote:
Originally Posted by tcpor View Post
Tendo em conta a enorme e avançada obra de engenharia, ao ponto de se criarem visitas de estudo, um pouco de toda a Europa, para o vir ver e estudar, e a potencialidade energética do mesmo, voto no Estádio AXA, em Braga. É, sem dúvida, e tal como já tinha sido considerado, na altura do EURO2004, o melhor estádio português da actualidade.
Partilho exactamente da mesma opinião

O Estádio Municipal de Braga é uma obra genial. Ver um jogo lá dentro é algo fora de série.
geographico* no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 06:25 PM   #32
Eazy E
Registered User

Eazy E's Avatar

Quote:
Originally Posted by tcpor View Post
Até Chineses e Japoneses visitam o Estádio! Realmente é um estádio único.
Uma curiosidade do estádio por exemplo além de serem inclinados para a frente os cobertos estão também inclinados uns 3ºgraus(em relação à linha lateral do campo) de modo a aproveitar as aguas da chuva para o sistema de rega por exemplo

Evidente que, com esta seca, não esteja a tornar muito útil LOL
Old March 8th, 2012, 07:25 PM   #33
sjay
Registered User

Likes (Received): 48

A pala não está inclinada por causa de aproveitar a água. Está inclinado para que a agua da chuva possa sair por algum lado. Se não estivesse inclinada ela ia ancorar no topo da pala, ou cair para o relvado. Esta foi uma solução engenhosa. A parte mais interessante é como a água sai da pala. Como a pala é suspensa, punha-se o problema como é que os caleiros iriam ser colocados, sendo a pala suspensa. Para terem uma ideia, nos testes de túnel de vento, os cantos da pala pode ter oscilações de 1 metro. Então os caleiros não poderiam ficar fixos. A solução foi super-engenhosa. Como podem ver na imagem, a gárgula que recebe a água proveniente da pala não está fixa na pala, mas colocada abaixo cerca de 1 metro. A água cai da pala numa pequena cascata até à gárgula.
Eu tenho aqui para casa, as publicações técnicas da construção do estádio, com os vários testes em tuneis de vento. Foram feitos testes em dois tuneis de vento. Creio que um num país nórdico (se não me engano na Dinamarca) e depois em outro túnel de vento no Canadá.

Mas sim, o estádio tem um enorme reservatório, para onde vai a água da chuva e depois esta é aproveitada.

Na altura eu era uma fanático pela construção do estádio. Acompanhava as obras todos os dias. Tinha montes de publicações sobre o estádio. Mas depois deixei-me dessas coisas.
sjay no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 09:08 PM   #34
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 294

Fantástica imagem !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 09:34 PM   #35
SR-71
Blackbird

SR-71's Avatar

Likes (Received): 997

Para mim o melhor do AXA é aquilo que não se vê: a praça por baixo do relvado e toda a estrutura nas bancadas (desde os corredores de circulação até a forma como foi aproveitada a rocha com fins decorativos).

Já foi dito e reafirmo, um estádio único.
SR-71 no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 10:03 PM   #36
Eazy E
Registered User

Eazy E's Avatar

Quote:
Originally Posted by sjay View Post
A pala não está inclinada por causa de aproveitar a água. Está inclinado para que a agua da chuva possa sair por algum lado. Se não estivesse inclinada ela ia ancorar no topo da pala, ou cair para o relvado. Esta foi uma solução engenhosa. A parte mais interessante é como a água sai da pala. Como a pala é suspensa, punha-se o problema como é que os caleiros iriam ser colocados, sendo a pala suspensa. Para terem uma ideia, nos testes de túnel de vento, os cantos da pala pode ter oscilações de 1 metro. Então os caleiros não poderiam ficar fixos. A solução foi super-engenhosa. Como podem ver na imagem, a gárgula que recebe a água proveniente da pala não está fixa na pala, mas colocada abaixo cerca de 1 metro. A água cai da pala numa pequena cascata até à gárgula.
Eu tenho aqui para casa, as publicações técnicas da construção do estádio, com os vários testes em tuneis de vento. Foram feitos testes em dois tuneis de vento. Creio que um num país nórdico (se não me engano na Dinamarca) e depois em outro túnel de vento no Canadá.

Mas sim, o estádio tem um enorme reservatório, para onde vai a água da chuva e depois esta é aproveitada.

Na altura eu era uma fanático pela construção do estádio. Acompanhava as obras todos os dias. Tinha montes de publicações sobre o estádio. Mas depois deixei-me dessas coisas.
Olha que não, nesse caso bastava fazer na horizontal como em qualquer edifício em que o escoamento tubular da agua não necessita de inclinação(desde que tenha grande margem volumica de escoamento) excepto no momento de queda, normalmente vertical. Foi mesmo feito com esse intuito inclinação de 3/4 graus(não me lembro do valor exacto) de modo a canaliza-la toda para o tal sistema ecológico reutilizável da água
Old March 8th, 2012, 10:06 PM   #37
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Likes (Received): 4605

Braga e Dragão..
Gouveia no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2012, 10:43 PM   #38
sjay
Registered User

Do lado norte torna-se inviável ter caleiros. A única forma era pelo lado norte. A inclinação é para a água ir toda para lá. Nada tem a ver com o reservatório de reciclagem. Mesmo que não tivesses reservatório, a água iria ter que ir para algum lado. A não ser como eu disse que a deixassem cair sobre a bancada/relvado. O reservatório foi apenas uma forma de aproveitar a água
Old March 9th, 2012, 12:15 AM   #39
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Likes (Received): 4

Fui precipitado e votei Dragão, mas o de Braga é lindo...
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2012, 12:44 AM   #40
sjay
Registered User

a minha análise aos estádios de forma sintética

Leiria,Aveiro: Tendas de circo perfeitamente desnecessárias

Algarve: Estádio bonito. Quando foi construído disseram que os topos seriam removidos. Não sei porque não o fizeram. O estádio poderia não ser um elefante branco tão grande se tivessem apostado mais nos topos e no final os removido.

Guimarães, Coimbra: Exemplos perfeitos do que deveria ter sido feito em todo lado. Estádios modernos, bonitos e relativamente baratos

Sporting: Gosto do estádio. As cores não me chocam. O que me chocam são os acabamentos no interior. Acho que para o estádio que é merecia mais. Sempre disseram que este era o pior defeito do Taveira. Ainda mais que as cores.

Luz: Horrivel por fora, majestoso por dentro. Com um lifting por fora e seria imperioso.

Dragão: O Estádio mais bonito de todos. Super elegante. Andar por dentro dele, ficamos com a sensação que nem estamos dentro de um estádio. Os camarotes são qualquer coisa...

Braga: Tudo já foi dito sobre ele. Não é um estadio, é um exemplo de arquitetura e engenharia. Um pequeno pormenor: apesar de todo em betão armado, raramente de vê uma tubagem, ou uma calha.

Reply

Thread Tools

Posting Rules