daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old May 4th, 2012, 03:41 AM   #81
rfavero
Rômulo

rfavero's Avatar

Likes (Received): 530

Quote:
Originally Posted by Paulo Magalhães View Post
As ferrovias brasileiras heavy-haul atuais são referência em vários segmentos, e a EFVM sendo de duplo interesse, devido as suas peculiaridades.
Uma coisa sempre me perguntei: porque não "alargaram" a bitola da EFVM? Se ela fosse em bitola larga ela transportaria muito mais do que transporta hoje?

Tenho plena consciência que isso hoje é totalmente irrelevante pela quantidade de cargas que ela transporta e pelos investimentos maciços que recebe. É apenas curiosidade.
rfavero no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 4th, 2012, 03:47 AM   #82
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 601

Quote:
Originally Posted by rfavero View Post
Uma coisa sempre me perguntei: porque não "alargaram" a bitola da EFVM? Se ela fosse em bitola larga ela transportaria muito mais do que transporta hoje?

Tenho plena consciência que isso hoje é totalmente irrelevante pela quantidade de cargas que ela transporta e pelos investimentos maciços que recebe. É apenas curiosidade.

Já tentaram alargar, porém ela é corredor obrigatório dos grãos que saem do centro oeste, triângulo mineiro e norte de minas que são linhas de bitola métrica.

Novas locomotivas para as ferrovias brasileiras
Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 03:52 AM   #83
Paulo Magalhães
Registered User

Paulo Magalhães's Avatar

Likes (Received): 337

Quote:
Originally Posted by Landerson Egg View Post
Já tentaram alargar, porém ela é corredor obrigatório dos grãos que saem do centro oeste, triângulo mineiro e norte de minas que são linhas de bitola métrica.
O prejuízo que representaria a paralisação da operação, a fim de permitir o curso das obras de adequação/remodelação das obras de arte, seria um tanto inconcebível.
Old May 4th, 2012, 03:55 AM   #84
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Quote:
O prejuízo que representaria a paralisação da operação, a fim de permitir o curso das obras de adequação/remodelação das obras de arte, seria um tanto inconcebível.
Por ser duplicada não teria problema algum, as obras de arte tem gabarito de bitola larga.

Old May 4th, 2012, 03:58 AM   #85
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Um dos problemas de se alargar uma linha é o raio de curva que na bitola métrica é obrigatoriamente maior que 300 metros, porém a EFVM tem raio mínimo bem superior aos 300 metros

Old May 4th, 2012, 04:54 AM   #86
rfavero
Rômulo

rfavero's Avatar

Quote:
É interessante ver que nem só de minério vive a EFVM, mas imagino que este ainda deve ser responsável pela maior parte das cargas.

Lembrei que além de Tubarão a FCA no triângulo mineiro e centro-oeste ainda tem a conexão com o porto de Santos pela malha paulista. Não sei qual responde pelo maior volume de grãos transportados, como você citou a EFVM imagino que seja Tubarão.

E talvez no futuro ainda possa haver concorrência da Norte-Sul em Anápolis e seu entroncamento com a malha de bitola larga da ALL em São Paulo.

Quote:
Valeu Landerson e Paulo!
Old May 4th, 2012, 01:14 PM   #87
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Quote:
É interessante ver que nem só de minério vive a EFVM, mas imagino que este ainda deve ser responsável pela maior parte das cargas.

Lembrei que além de Tubarão a FCA no triângulo mineiro e centro-oeste ainda tem a conexão com o porto de Santos pela malha paulista. Não sei qual responde pelo maior volume de grãos transportados, como você citou a EFVM imagino que seja Tubarão.
A movimentação em Tubarão é maior porque Santos já recebe muita carga, está saturado e não justifica concentrar tudo em Santos o objetivo é descentralizar.

Quote:
E talvez no futuro ainda possa haver concorrência da Norte-Sul em Anápolis e seu entroncamento com a malha de bitola larga da ALL em São Paulo.
Apesar do entroncamento difícilmente a VALE vai movimentar suas cargas para Santos, isso porque, como eu disse, Santos está saturado e a VALE vai levar as cargas para Itaqui no Maranhão, parece estranho percorrer todo esse trajeto mas O Maranhão tem posição privilegiada( é mais próximo da Europa e do canal do Panamá).

Old May 4th, 2012, 02:54 PM   #88
rfavero
Rômulo

rfavero's Avatar

Quote:
Apesar do entroncamento difícilmente a VALE vai movimentar suas cargas para Santos, isso porque, como eu disse, Santos está saturado e a VALE vai levar as cargas para Itaqui no Maranhão, parece estranho percorrer todo esse trajeto mas O Maranhão tem posição privilegiada( é mais próximo da Europa e do canal do Panamá).
Eu pensei nisso também, mandar as cargas para o norte mas nem considerei pela distância, que todavia faz sentido quando se vê a posição geográfica do Maranhão.
Old May 4th, 2012, 05:35 PM   #89
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Um dos problemas de se alargar uma linha é o raio de curva que na bitola métrica é obrigatoriamente maior que 300 metros, porém a EFVM tem raio mínimo bem superior aos 300 metros
Não ficou claro qual seria o problema.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 06:59 PM   #90
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Não ficou claro qual seria o problema.
Só uma correção:

..." é o raio de curva que na bitola "larga" é obrigatoriamente maior que 300 metros"...

Ou seja, teria que retificar muitos trechos de bitola métrica que aceita raio de curva inferior a 300 metros.

Old May 4th, 2012, 09:23 PM   #91
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

300 metros é desejável para bom desempenho, não obrigatório. O Brasil está cheio de ferrovias de bitola larga com curva inferior até 250 metros de raio.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2012, 07:26 PM   #92
paulo lima
Luta para o Trem-Bala

paulo lima's Avatar

Likes (Received): 204

Locomotiva de 1952 será restaurada

Uma locomotiva de 1952, a primeira movida a diesel adquirida pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro em Campinas será resgatada hoje do pátio central ferroviário, para ser restaurada.

26/05/2012 - 10h01 . Atualizada em 26/05/2012 - 10h07
Maria Teresa Costa DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Locomotiva que será restaurada
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)

Uma locomotiva de 1952, a primeira movida a diesel adquirida pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro em Campinas — e única que restou de um lote de 12 máquinas a diesel fabricadas naquele ano compradas pela empresa campineira — será resgatada hoje do pátio central ferroviário, para ser restaurada. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) obteve a guarda provisória da locomotiva vermelha do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e vai levá-la à Estação Carlos Gomes para ser recuperada e integrar a frota de locomotivas da entidade que opera o trem turístico entre Campinas e Jaguariúna.

A obtenção da guarda é uma vitória da entidade preservacionista, que no ano passado conseguiu a ajuda do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) para impedir que a máquina fosse levada do pátio central. O conselho abriu processo de estudo de tombamento do equipamento, com a exigência que ele permaneça onde se encontra — em um dos barracões históricos da Estação Cultura. Além da máquina da Mogiana, o Condepacc incluiu no estudo uma locomotiva operada pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e que está guardada no mesmo barracão.

“Se a locomotiva saísse de Campinas ela corria o risco de ficar abandonada por aí e ser depredada, acabando com o último exemplar do lote das primeiras máquinas a diesel da Mogiana”, disse o diretor da ABPF, Hélio Gazetta. A ALL, concessionária do transporte de carga que estava com a máquina, informou, na época da abertura do processo de tombamento, que a locomotiva havia sido arrendada à empresa no processo de concessão e que ela estava em uso, sendo parte dos equipamentos operacionais da empresa. O equipamento, segundo a ALL, nunca saiu de Campinas porque vem sendo utilizado, desde o início de sua operação, nos anos 50, para movimentar carros e vagões nas oficinas instaladas no pátio central da cidade.

A entidade, que atua na preservação ferroviária com uma coleção de locomotivas movidas a vapor, além de carros e vagões do período das marias-fumaças, tinha interesse em ter uma diesel. “Nos interessa ter uma máquina mais ágil na coleção para usar nas emergências. Se uma maria-fumaça quebra em Tanquinho, por exemplo, hoje levamos muito tempo para enviar outra para socorrer, por causa do processo de aquecimento da caldeira. Com uma diesel iríamos mais rápido”, disse Gazetta.

Além disso a intenção da entidade é ter exemplares de vários períodos da ferrovia, formando um museu ferroviário a céu aberto. 'Se não fizermos nada para impedir a retirada desses equipamentos de Campinas, eles vão virar sucata, como já ocorreu com várias máquinas.”

link:
http://www.rac.com.br/noticias/campi...estaurada.html

Tncareca liked this post
paulo lima no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2012, 07:38 PM   #93
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 75

É isso aí! A reportagem que inicia esse thread teve um desfecho, ótimo!
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2012, 02:28 AM   #94
Marcos6010Vinicius
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA

Marcos6010Vinicius's Avatar

Likes (Received): 22907

Quote:
Originally Posted by Suburbanist View Post
A questão é que é uma ideia sem senso algum defender que cada modelo de locomotiva ou mesmo cada modelo de cada cia. tenha um representando preservado e, pior, em condições de circulação!

É muito "de volta ao passado", é muito espírito tosco "bom mesmo era o tempo do meu bisavô, ah, o cheiro do carvão, ah, gente fumando dentro dos carros, ah, ferrovias de 36km/h VMax".

Veja: eu nào tenho nada contra particulares, com sua própria grana e sem qualquer apoio logístico ou financeiro do Estado, comprarem locomotivas e torrarem sua grana como quiserem. Só não acho que preservação ferroviária nesses níveis que vc defende seja política pública. Se virem para comprar as velharias, COMPREM uma área própria ou prédios desativados e PAGUEM todo o custo de manter esse material, incluindo rigorosa e implacável aplicação das normas de segurança no trabalho modernas para o pessoal que for trabalhar na recuperação desses ferro-velhos.

Aí, tudo bem. Vira preservação de aparato industrial como tem gente que coleciona máquinas de escrever, aviões velhos, carros antigos, veículos militares, navios do começo do séc. XX etc...

O problema, ao meu ver, começa quando querem fossilizar o que não é museu, mas infra-estrutura em uso como linhas atuais usadas para cargas, bonde de Santa Teresa etc.
Faz sentido. O bonde de Santa Tereza por exemplo parece não estar mais funcionando por um bom tempo. Já as linhas da ALL por exemplo aqui em Marília estão abandonadas há muito tempo e mesmo em tempo de safra quase não funcionam. Será difícil acreditar no Brasil algo preservado quando for levado a sério. Depende da gente fazer as coisas acontecer e votar em gente correta. Depende de nós.
Marcos6010Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2012, 02:57 AM   #95
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcos6010Vinicius View Post
Faz sentido. O bonde de Santa Tereza por exemplo parece não estar mais funcionando por um bom tempo. Já as linhas da ALL por exemplo aqui em Marília estão abandonadas há muito tempo e mesmo em tempo de safra quase não funcionam. Será difícil acreditar no Brasil algo preservado quando for levado a sério. Depende da gente fazer as coisas acontecer e votar em gente correta. Depende de nós.
Sentido nenhum. O que ele falou aí foi uma grande bobagem (aliás, nunca vi tanta besteira num post só).

Agora o que você falou sim, concordo.

Mas vamos falar de coisas boas: como foi o resgate da 3136? Alguém tem notícias?
Old May 27th, 2012, 03:01 AM   #96
Celso Jorge
Registered User

Likes (Received): 681

Faz tempo que eu fui à Campinas só para andar pela Viação Férrea Campinas-Jaguariúna (antiga Mogiana), foi em 2001. Naquela ocasião eu não pude ir até Jaguariúna e fui somente até Tanquinho e a locomotiva a vapor voltou de ré para Anhumas e foi aí que percebi que deveria ter uma rotunda também em Tanquinho para que ela pudesse ser girada e voltar de frente, pois assim é melhor para a visão do maquinista e do auxiliar.
Eu gostaria de saber se o pessoal da ABPF Regional Campinas tem em seu acervo duas automotrizes RDC da Budd de bitola métrica e se elas estão em estado de marcha para prestarem serviços especiais na estrada de ferro. Será que eles tem mesmo?
Celso Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2012, 03:04 AM   #97
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Quote:
Originally Posted by Celso Jorge View Post
Faz tempo que eu fui à Campinas só para andar pela Viação Férrea Campinas-Jaguariúna (antiga Mogiana), foi em 2001. Naquela ocasião eu não pude ir até Jaguariúna e fui somente até Tanquinho e a locomotiva a vapor voltou de ré para Anhumas e foi aí que percebi que deveria ter uma rotunda também em Tanquinho para que ela pudesse ser girada e voltar de frente, pois assim é melhor para a visão do maquinista e do auxiliar.
Eu gostaria de saber se o pessoal da ABPF Regional Campinas tem em seu acervo duas automotrizes RDC da Budd de bitola métrica e se elas estão em estado de marcha para prestarem serviços especiais na estrada de ferro. Será que eles tem mesmo?
Não, eles tem uma só, e não está funcionando, mas a previsão é que já esteja funcionando em 2014 para atender o aumento dos visitantes da Copa.

Essa RDC é ex-Rede Mineira de Viação, ex-CM, e operou até os anos 90 no turístico para Poços de Caldas.

Mas de 2001 para cá a coisa mudou muito. Vale apena ir lá de novo!
Old May 27th, 2012, 03:19 AM   #98
Celso Jorge
Registered User

Likes (Received): 681

Obrigado pela resposta e, pelo que você falou, a para que a automotriz esteja pronta somente em 2014 deve ser porque não é nada fácil para uma entidade do tipo recuperar uma máquina como aquela, haja dinheiro para novos motores e outras peças disponíveis.
Recentemente a CPTM recuperou uma de bitola larga que estava no Pátio da Luz para servir ao Expresso Turístico, mas está enrolando muito pelo menos para divulgar a recuperação ao público e usá-la pelo menos uma vez em um dos roteiros existentes até a MRS e a ANTT autorizarem que ela vá até Pindamonhangaba e quem sabe Aparecida, pois esses seriam os passeios mais interessantes para mim e acredito que também para o público por ter um percurso mais longo e interessante que os demais.
Celso Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2012, 03:36 AM   #99
Marcos6010Vinicius
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA

Marcos6010Vinicius's Avatar

Likes (Received): 22907

Quote:
Originally Posted by ThalesVeiga View Post
Sentido nenhum. O que ele falou aí foi uma grande bobagem (aliás, nunca vi tanta besteira num post só).

Agora o que você falou sim, concordo.

Mas vamos falar de coisas boas: como foi o resgate da 3136? Alguém tem notícias?
Parece que ela foi restaurada !!!!
Marcos6010Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2012, 04:10 AM   #100
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcos6010Vinicius View Post
Parece que ela foi restaurada !!!!
Ela iria ser levada hoje para a ABPF. Queria saber se ocorreu tudo bem.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules