daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old April 24th, 2012, 11:13 PM   #121
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Ni.valdomonteiro's Avatar

P@ssageiro já concorre ao título de threader do ano! Valou cara, muito bom passear pelas suas fotos! O Cenário também ajuda bastante não?! ()!!

Sponsored Links

Old April 25th, 2012, 04:11 AM   #122
O Cavaleiro
O cerrado é meu lar.

O Cavaleiro's Avatar

Likes (Received): 1265

Eu juro que tenho uma inveja santa profunda da pobreza do centro-sul do PR. Queria muito que o Tocantins fosse pobre assim.
Eu achei a cidade muito linda. Já tinha visto algumas fotos, mas essas mostrando os bairros ficaram ótimas.
Sua cidade está de parabéns mesmo e o clima ainda é excepcional.
O Cavaleiro está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:36 AM   #123
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 613

Tenho amigos que já moraram na cidade, eles sempre falavam mto bem de Guarapuava, da beleza da cidade e do estado do Paraná só não gostavam do frio.

Realmente como o Ice comentou não passa a menor ideia de ser uma cidade mais pobre comparada com as outras maiores do interior do Paraná.

Belas fotos!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:39 AM   #124
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 665

Tás brincando, não? Mais pobre? Linda cidade, belas construções e já bastante verticalizada. Urbanização e paisagismo impecáveis! Linda, progressista e moderna cidade. Fica a qtos kms de CWB? É área de colonização de algum povo europeu específico? Valeu por mostrar! Fotos ótimas. Parabéns!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 05:30 AM   #125
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ni.valdomonteiro View Post
P@ssageiro já concorre ao título de threader do ano! Valou cara, muito bom passear pelas suas fotos! O Cenário também ajuda bastante não?! ()!!
Obrigado Nivaldo, eheheh o cenário ajuda e a modelo é bonita.

Quote:
Originally Posted by O Cavaleiro View Post
Eu juro que tenho uma inveja santa profunda da pobreza do centro-sul do PR. Queria muito que o Tocantins fosse pobre assim.
Eu achei a cidade muito linda. Já tinha visto algumas fotos, mas essas mostrando os bairros ficaram ótimas.
Sua cidade está de parabéns mesmo e o clima ainda é excepcional.
Obrigado por comentar O Cavaleiro!

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Tenho amigos que já moraram na cidade, eles sempre falavam mto bem de Guarapuava, da beleza da cidade e do estado do Paraná só não gostavam do frio.

Realmente como o Ice comentou não passa a menor ideia de ser uma cidade mais pobre comparada com as outras maiores do interior do Paraná.

Belas fotos!
Obrigado pela visita e por comentar Driano.

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Tás brincando, não? Mais pobre? Linda cidade, belas construções e já bastante verticalizada. Urbanização e paisagismo impecáveis! Linda, progressista e moderna cidade. Fica a qtos kms de CWB? É área de colonização de algum povo europeu específico? Valeu por mostrar! Fotos ótimas. Parabéns!
Obrigado pelo comentário Soteropolis!

Os números de Gpuava não são tão ruins qdo comparados as outras do interior e na verdade além de maior cidade do centro-sul, é também a mais próspera. Mas essa região abriga 7 entre as 10 cidades mais carentes do estado e daí vem o título do thread, "maior cidade da região mais pobre"- mas não que Gpuava seja a mais pobre, no fim das contas o municipio é uma das maiores economias do PR já que é grande produtor de alimentos e importante pólo regional.

Fica a 250 km de Ctba e quanto a imigração a diversidade étnica é grande, portugueses, espanhóis, italianos, poloneses, alemães, sérvios, croatas, ucranianos e uma reserva indígena.

Bem vindos à pequena e surpreendente Entre Rios, distrito de Guarapuava (PR)

Last edited by P@ssageiro_Cwb; April 25th, 2012 at 09:31 PM.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 02:53 AM   #126
Alexandeh
Registered User

Alexandeh's Avatar

Likes (Received): 397

eu posso estar exagerando, mas esta é uma das cidades mais lindas que já vi por aqui... e é incrível como calçadas e canteiros bem cuidados fazem diferença!!!
Alexandeh no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 04:16 AM   #127
lion-40
Registered User

lion-40's Avatar

Likes (Received): 597

Lindissimas fotos, mostrar Guara desta forma é covardia, deu até vontade de ir pra Guarapuava e passar uns dias por lá, nao conheço a cidade, mas pelo que vi nas fotos é uma linda cidade, parabéns pelo thread!
lion-40 no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 06:50 PM   #128
malikoski
Ricardo

malikoski's Avatar

Likes (Received): 10

Lindas fotos P@ssageiro. Faz muuito tempo que não vou a Guarapuava. Tenho parentes lá. Está muito bonita. Quanta riqueza e beleza. Parabéns pelas fotos.
malikoski no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 07:28 PM   #129
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 2366

Guarapuava é bonitinha e agradável, principalmente na região central. As fotos mostraram isso muito bem. Agora, a cidade tem muita pobreza e algumas áreas tenebrosas. A visão da cidade a partir da BR 373 (ou 277?!) é de assustar qualquer um, com aqueles montes de casebres de madeira! Aí vemos que, apesar das áreas bonitas mostradas, de fato faz "jus" ao título de região mais pobre (do Sul?). Valeu pelo thread.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 07:32 PM   #130
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 2366

Quote:
Originally Posted by Squibb View Post
A referência a pobreza, acima de tudo como já foi bem citado, é pelo fato que a região centro-sul do paraná tem alta concentração de renda e uma carga muito maior de pobreza que nas regiões mais conhecidas do Paraná (curitiba, londrina-maringa e foz-cascavel).

não obstante, apesar de certo atraso para o resto do estado, é apenas pobreza, não é miséria absoluta. o paraná evoluiu muito nos últimos anos nessa seara, bem como o brasil.

a referência acima de tudo, se o Passageiro me permite explicar, é pq se vc passa na BR 277 e ve Guarapuava, vai ver por quase todo o perimetro urbano, casas de baixo padrão (não chegam a ser barracos, mas não são mto melhores que isso).

Não obstante.... como bem mostrado pelas fotos, Guarapuava é uma cidade bonita. A começar pelo clima, agradabilíssimo, para quem gosta de frio, como eu.

Segundo que é uma cidade organizada, ainda mais levando em conta a sua idade. (é da cepa anterior a maringa-cascavel-toledo-beltrao e pato branco).

E terceiro, que é o centro inteiro da região centro sul. Tem um comércio mto movimentado. Tem um movimento mto forte nas ruas centrais, mtas lojas.

Sofre um pouco pela sua rede de cidades. Certamente se sairia melhor em todos os quesitos não tivesse ao seu redor uma rede de cidades tão fraca - ambos em povoamento meio esparso bem como renda abaixo - (para níveis paranaenses), afinal é a cidade mais central do estado, tem uma agricultura invejável, e tem o que eu chamo de massa crítica suficiente pra avançar a passos rápidos do q ja vem tendo.

Por último, é inegável a semelhança com Curitiba em vários aspectos, a começar pelo Clima (mais frio e mais ensolarado), pelo nome de vários bairros (batel, alto da xv heheheh), pela própria semelhança de urbanização (várias fotos parecem perfeitamente com fotos do alto da xv, alto da gloria/bacacheri em ctba) e também pelos inúmeros parques.

Parabens Passageiro. é sim o melhor thread de guarapuava e o mais completo. fez um excelente trabalho.
Perfeito! Guarapuava tem muito potencial.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 07:41 PM   #131
FG-BR
Registered User

FG-BR's Avatar

Likes (Received): 24

Muito bonita

Uma mini Curitiba

Obrigado por compartilhar!
FG-BR no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2012, 12:09 AM   #132
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Guarapuava é bonitinha e agradável, principalmente na região central. As fotos mostraram isso muito bem. Agora, a cidade tem muita pobreza e algumas áreas tenebrosas. A visão da cidade a partir da BR 373 (ou 277?!) é de assustar qualquer um, com aqueles montes de casebres de madeira! Aí vemos que, apesar das áreas bonitas mostradas, de fato faz "jus" ao título de região mais pobre (do Sul?). Valeu pelo thread.
Obrigado por visitar e comentar Barriga-Verde. Se faz jus? hummm... sei lá, acho que não pela vista do bairro a beira da 277. A situação do centro sul não é homogênea, Guarapuava é uma das maiores economias do PR, tem o 6º maior poder de consumo do interior, um dos maiores PIBs e arrecadação de ICMS do estado... Mas a cidade tem pobreza sim e a visão que se tem da BR 277 é justamente o bairro mais carente da cidade - o Jardim das Américas, que é também o bairro mais periférico e que repete o padrão de outros municipios de quanto mais periférico, pior (via de regra). Mas acho que é comparável as periferias de outros municipios aqui da região sul, onde ao invés de casebres de madeira as áreas tenebrosas são de casebres de alvenaria (ou madeira mesmo), como a gente pode ver em alguns casos tbem na BR 101 e 116.

O Squibb disse um negócio interessante, é pobreza, não é miséria. No caso do Jdim das Américas, o que vemos é pobreza com ligações de energia elétrica regular, saneamento básico, posto de saúde, creche, escola de ensino fundamental e apenas 5% de vias não asfaltadas. No censo 2010, Guarapuava não aparece na lista do IBGE de aglomerados subnormais mas nesse post, eu fiz um mapa tosco sobre as áreas mais feias da cidade.

Quote:
Originally Posted by Alexandeh View Post
eu posso estar exagerando, mas esta é uma das cidades mais lindas que já vi por aqui... e é incrível como calçadas e canteiros bem cuidados fazem diferença!!!
Valeu Alexandeh, obrigado!

Quote:
Originally Posted by lion-40 View Post
Lindissimas fotos, mostrar Guara desta forma é covardia, deu até vontade de ir pra Guarapuava e passar uns dias por lá, nao conheço a cidade, mas pelo que vi nas fotos é uma linda cidade, parabéns pelo thread!
Obrigado pela visita e comentário Lion! Abraço!

Quote:
Originally Posted by malikoski View Post
Lindas fotos P@ssageiro. Faz muuito tempo que não vou a Guarapuava. Tenho parentes lá. Está muito bonita. Quanta riqueza e beleza. Parabéns pelas fotos.
Obrigado por passar aqui Malikoski! Abraço

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Perfeito! Guarapuava tem muito potencial.
Valeu Barriga! Obrigado de novo.

Last edited by P@ssageiro_Cwb; April 27th, 2012 at 05:35 PM.
Old April 27th, 2012, 02:23 AM   #133
Mustaa
Registered User

Mustaa's Avatar

Likes (Received): 80

Morro de vontade de conhecer Guarapuava, mas falta a oportunidade, só conheço a vista da BR também, e pra ser sincero, só passava a noite hahaha, pelo menos as luzes da cidade vistas da BR são bem bonitas .
Mustaa no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2012, 02:31 AM   #134
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by FG-BR View Post
Muito bonita

Uma mini Curitiba
Obrigado por compartilhar!
Obrigado a vc por ver o thread e comentar FG-BR!

Quote:
Originally Posted by Mustaa View Post
Morro de vontade de conhecer Guarapuava, mas falta a oportunidade, só conheço a vista da BR também, e pra ser sincero, só passava a noite hahaha, pelo menos as luzes da cidade vistas da BR são bem bonitas .
kkkkk A hora que puder dê uma chegadinha Mustaa! Obrigado e abraço!
Old April 27th, 2012, 04:51 AM   #135
Kelsen
In the brig

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 1861

Melhor e mais completo tópico de Guarapuava que já apareceu aqui no SSC, e por consequencia na internet brasileira haha

Valeu!
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2012, 05:18 PM   #136
Bombexx
Registered User

Bombexx's Avatar

Likes (Received): 328

Se não fosse por pequenos detalhes, diria que são fotos de Curitiba.
Minha cidade tem a mesma população e está a anos luz dessa pobreza.....Quem sabe um dia não chega perto.

Parabéns, P@assageiro!
Bombexx no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2012, 08:28 PM   #137
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 6578

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
3

Muito bonito o lugar. Particularmente as casas e ruas arborizadas me chamaram muito a atenção. Esse foto 3, então, que linda! Me lembrou muito o bairro nobilíssimo aqui de BH, na Pampulha, o Bandeirantes.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2012, 04:01 AM   #138
Lobo Bravo
Registered User

Lobo Bravo's Avatar

Likes (Received): 747

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Squibb, obrigado pela visita e pela análise elaborada, sempre bem-vinda.

A BR 277 passa no extremo norte de Gpuava e delimita a periferia da cidade com o distrito industrial, é justamente onde acaba (ou começa) um dos bairros mais carentes, o Jardim das Américas, que é o primeiro que você vê quando está trafegando no sentido Curitiba. A 277 passa também nos fundos da Vila Carli e depois do viaduto, perto do Primavera, que é outro feínho. Em comum, todas essas áreas estão nos extremos da área urbana e quanto mais perifa, pior.

Para entender melhor, tentativa de mapa:

Tá mal feito e não tem compromisso com precisão mas é mais ou menos isso, tudo o que está na parte interna do desenho são bairros de um padrão satisfatório e note que é uma área grande. Os 2 bairros que aparecem nesse thread ficam ao sul do centro e os demais que eu mencionei, como Batel, Estados, Bonsucesso, etc, ficam ao norte mas não aparecem da 277 por causa da topografia do terreno.
Então pessoal, a parte norte, bairros Industrial e Primavera, esta sendo investido muito na melhoria, com a criação da "Nova Guarapuava" bem ali na divisa deles, que sera totalmente projetada, com areas especificas para comercio e outras para residencias, onde tambem esta saindo a UTFPR, e saiu o Maxxi Atacado, e industrias de medio e grande porte. No Primavera, o Parque da Araucarias esta ganhando o Parque dos 3 Lagos, isso mesmo, um parque dentro de um parque, e um jardim botanico lindo.

O Boqueirão esta ganhando um parque lindo, alem de um Bairro Industrial ao fundo dele.

O jardim das Americas vai ter o futuro novo quartel do corpo de Bombeiros, para atender a parte norte, que é o lado que a cidade ta crescendo e a BR 277. vai ter até heliporto no quartel.

o Imovel Morro Alto(2000) esta recebendo 600 casas de medio padrao, alem de industrias grandes na 277, tem a Rpc, e na divisa com o Morro Alto vai sair uma UPA 24 horas, perto do quartel da PM, onde tambem vai sair edificios de medio padrao. tem uma Avenida ja em construção que vai ligar a rua xv a 277, dividindo o Imovel Morro Alto e Morro Alto, e passando pelos bairros Sao Cristovao e Conradinho.

Acho que em alguns anos a 277 vai cruzar o Centro da cidade, pelo menos é o que aponta os investimentos.

Last edited by Lobo Bravo; April 30th, 2012 at 04:08 AM.
Lobo Bravo no está en línea   Reply With Quote
Old May 3rd, 2012, 11:56 PM   #139
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 2071

Caramba!! Como que não ví um thread como esse! Desculpe o atraso em postar, P@ssageiro! Thread Absolutamente espetacular. Como está linda tua cidade e do Lobo Bravo!

Como disse em outro thread, só passei, de passagem mesmo, duas vezes indo de Curitiba para Foz, final dos anos 70, com meu pai e anos 90 com a esposa. Nos anos 70 eu estava indo para o que é hoje Ciudad de Leste e que se chamava ainda Puerto Stroessner ...

Rapaz, não vi nada de pobreza não! Cidade organizadinha, arrumadinha, etc. Meu ponto de vista é parecido com o que escreve o ABNeto. Coincido totalmente. E ainda saber que perto estão as colônias de Entre Rios, a mítica Faxinal do Céu, as cachoeiras belíssimas, os parques..

Você e o Lobo podem ter orgulho de pertencer a essa região. Notei também o gigantesco crescimento do PIB!!

Parabéns de verdade. Mais uma pérola incrustrada nesse belíssimo estado que é o Paraná.
Old May 4th, 2012, 12:04 AM   #140
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 2071

Opa! desculpem, duplicou!

Reply

Thread Tools

Posting Rules