daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Mundo Afora

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 4.75 average.
Old April 15th, 2012, 02:33 AM   #1
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 572

A impressionante e vibrante Marrakech.

Como última parte da minha viagem que fiz agora no início de abril, visitei Marrakech, no Marrocos.

Sem dúvida a escala mais exótica da viagem que incluiu Sevilha na Espanha (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1505052) e Faro em Portugal (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1505070).

Peguei um vôo direto de Sevilha a Marrakech que durou apenas 1h15min.
Confesso que ao sair do ônibus do aeroporto e descer dentro da medina de Marrakech foi algo meio impactante e assustador.

Muito trânsito, muito assédio de taxistas, vendedores, enfim uma multidão que te deixa meio desnorteado e sem saber para onde ir. E quanto mais confusão você demonstra em sua face, maior é o assédio para te oferecer “uma ajudinha”, que sempre tem um preço no final, hahaha!

É dessa maneira que Marrakech dá as boas vindas para quem chega do aeroporto e que tem como destino final a medina (a parte antiga da cidade e que fica dentro das muralhas).

Não digo que seja alguma coisa ruim, um pouco incômodo sim, mas se trata apenas de um reflexo da maneira de ser dos marroquinos. Negociadores e vendedores natos!

O Marrocos no geral é um país seguro. Claro que você precisa tomar certas precauções e estar atento aos espertinhos, assim como em qualquer outro lugar que envolva uma grande aglomeração de pessoas.

Para vocês terem uma ideia, Marrocos recebeu em 2011 quase 10 milhões de turistas estrangeiros (o dobro do Brasil). Os numero de turistas vem crescendo ano a ano, e isso em grande parte também se deve à estabilidade política do Marrocos, que diferente dos seus vizinhos e concorrentes turísticos norte africanos como Tunísia, Argélia e Egito, não foi afetada pela primavera árabe.

O nome oficial do País é Reino do Marrocos, uma monarquia constitucional, cujo soberano atual é o Rei Mohamed VI (que tem sua foto oficial espalhada por todos os lados). A população é de aproximadamente 30 milhões de habitantes sendo que a maioria é Árabe (uns 70%) e o restantes é Berbere. A população é islâmica sunita, e a língua falada pela maioria é o Árabe na variante marroquina, mesmo assim muita gente (sobretudo os que trabalham com turismo) e muitas placas e menus de restaurantes estão em francês, pois o Marrocos foi protetorado da França até 1956.

Fiquei hospedado em um Riad, que são casarões marroquinos que em sua maioria foram comprados por estrangeiros e posteriormente restaurados para abrigar pousadas e hotéis.

Não costumo postar fotos de hotéis, mas nesse caso o próprio Riad é uma atração, por isso vou postar algumas fotos dele abaixo. Além de serem super confortáveis e charmosos, eles são baratos. Neste que fiquei paguei apenas EUR 25,00 por pessoa em apartamento duplo, com banheiro privativo, internet Wi Fi grátis nos quartos e café da manhã!!

Terraço

Terraço

Vista do Terraço

Terraço de outro Riad

Vista do Terraço, em dias claros dá pra ver nitidamente a cordilheira do Atlas ao fundo

Café da manhã com dois tipos de pães marroquinos e uma especie de panqueca

Para chegar no Riad era uma verdadeira aventura por becos e vielas sem qualquer tipo de sinalização. O jeito era marcar alguns pontos de referência do tipo: temos que entrar aqui à direita onde tem essa flecha na parede, ou temos que virar à esquerda onde a parede está lascada, ou coisas do tipo.

Errar o caminho é natural, e mais natural ainda é um habitante local aparecer do nada e se oferecer para te “ajudar” a chegar à Praça central, por uma pequena quantia. E não adianta dizer não, porque eles te acompanham mesmo assim.

Passado o choque inicial, vem a fase da adaptação. É a partir dessa fase que você começa a perceber os detalhes, apreciar as diferenças e desfrutar da viagem.

Os costumes, os barulhos, as cores, os cheiros, as comidas, os apertos de mão no final das negociações é o que Marrakech oferece ao forasteiro, ou seja, a possibilidade de aguçar e usar todos os seus 5 sentidos ao mesmo tempo e a todo instante.

Bom, chega de falar, vamos às fotos que estarão divididas em 3 partes:
1ª parte: Marrakesh dentro da medina
2ª parte: Marrakesh fora das muralhas
3ª parte: Arredores de Marrakech, Vale de Ourika.

Só uma última informação: Marrakech é a 4ª maior cidade do Marrocos e tem pouco mais de 1 milhão de habitantes.

1ª PARTE: MARRAKECH DENTRO DA MEDINA

1 - Voando de Sevilha a Marrakech, passando pelos Estreito de Gibraltar. Do lado esquerdo Espanha (Europa) e do lado direito Marrocos (África).

2 - Velha e boa Ryanair, a companhia low cost mais barata do mundo.

3 - Aeroporto de Marrakech-Menara

4 - Caminho para o Riad

5 - Você entraria aí? Se não fosse o único caminho para o Riad eu também não entraria.

6 - Já um pouco recomposto da caminhada para o Riad já começo a explorar a medina de Marrakech.

7 - Muitas cores. Chinelos para matar barata no canto da parede

8 -

9 - Praça Jemaa el Fna, o coração da medina, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Nessa praça é difícil distinguir o que é rua e o que é calçada. Mobiletes, Vespas, Carroças, e muita gente compartilham os caminhos das praças. É tanta buzina que chega uma hora que você nem as escuta mais. E aí que está o perigo, por isso a necessidade de um olho na nuca, hahahaha!

10 - Foto clandestina, pois se o dono dos macaquinhos aí tivesse visto eu tirando a foto, certamente viria me cobrar, e colocar o macaco no meu ombro. O mesmo acontece com os adestradores de serpentes.

11 - Jemaa el Fna ainda meio vazia

12 - Todos tem essas antenas[B]

13 - Jemaa el Fna

14 - Jemaa el Fna

15 -Jemaa el Fna

16 - Figuras exóticas

17 -

18 - Frutas secas

19 - Muitos cheiros com esses temperos.

20 -

21 - Zouks, são mercados tradicionais e são separados por setores, ainda que a separação não é oficial, mas às vezes se percebe quando se passa por exemplo do zouk de tecido, para o zouk de couro, zouk de metais, etc.

22 -

23 - A noite começando a chegar e mais barracas vão sendo montadas na Praça Jemaa el Fna, principalmente de comidas.

24 - Vai um caracol aí?

25 - A concorrida barraca da linguiça

26 - O sol já se pondo.

27 - Torre da Mesquita Koutoubia (77 metros de altura)

28 - Mesquita Koutoubia (não é permitida a entrada de turistas nas mesquitas)

29 - Uma das 5x que os marroquinos devem rezar. Nos horários corretos os auto falantes dos minaretes de todas as mesquitas da cidade começam a emitir avisos.

30 - Mesquita Koutoubia

31 - De noite o bicho pega na Praça Jemaa el Fna. Apresentações circenses, contadores de estórias, adestradores de serpentes, de macacos, barracos de comida, mobiletes, gente, carroças, tudo misturado e somado a muito barulho, músicas, tambores...

32 - Jemaa el Fna. Toda a fumaça que se vê na foto é daquela barraca de linguiça.

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 - Primeiro jantar: Cuscuz marroquino

39 - Tá aí a fumacenta barraca de linguiça. A fumaça toma conta da praça inteira.

40 - Os caracóis realmente fazer sucesso. Argh!!

41 -

42 -

43 - Caminho para o Riad

2ª PARTE: MARRAKECH FORA DAS MURALHAS

44 - Fora da Medina, mas ainda nas imediações.

45 - Ainda perto da Medina há pouca mudança no cenário

46 - Conforme vamos nos afastando o cenário vai mudando

47 - Um dos hotéis mais luxuosos da cidade

48 - As muralhas vistas do lado de fora

49 - Uma das portas de entrada da Medina

50 - Praças arborizadas começam a surgir

51 - Avenidas largas e boa arborização.

52 - Muitas flores e jardins

53 -

54 -

55 -

56 -

57 -

58 - Sempre há uma mesquita por perto.

59 - Pena que não deu pra visitar tudo isso.

60 -

61 - Um dos parques da cidade

62 -

63 -

64 -

65 - A caminho do Palmeiral

66 - Club Med, Riu, Sol Meliá, algumas das cadeias hoteleiras presentes no palmeiral

67 - São 200 mil palmeiras plantadas. Até 2015 serão 500 mil. Essa é uma das regiões mais sofisticadas de Marrakech, onde estão se instalando grande hotéis, campos de golf, e condomínios de luxo.

68-

69 -

70 - Esse camelo deitado era muito safado. Ele ficava se esfregando no chão e mexendo as patas como fazem os cachorros manhosos, hehe.

71 -

72 - Um dos hotéis

73 - Campos de Golf

74 -

75 - Na hora do almoço comecei a ver algumas pessoas familiares na TV. Quando me aproximei melhor vi que era novela brasileira, hahaha. Olha aí o Carmo Dalla Vechia!

76 - E a Camila Pitanga falando árabe...

77 - O trânsito no geral é meio bagunçado

78 - Estação de trem

79 - Teatro

80 - Essa parte da cidade é a preferida dos executivos estrangeiros e diplomatas. A parte nova de Marrakech começou a ser construída e planejada ainda durante o período do protetorado francês.

81 - Não dá para ver muito bem, mas ao fundo está a Cordilheira dos Atlas

82 - Jardins La Menara

83 - Esse imenso jardim está cheio de oliveiras e muitas pessoas de juntam embaixo delas para descansar e fazer piquenique (só que se "esquecem" de levar sua sujeira embora).

84 -

85 -

86 -

87 -

88 -

89 -

90 -

91 -

92 -

93 -

94 -

95 -

96 - De volta à Medina, a muvuca de sempre.

97 -

98 -

99 - Final de tarde e o típico chá de hortelã.

100- As folhas de hortelã.

101 - E o jantar da noite: Tajine de frango com limão

3ª PARTE: ARREDORES DE MARRAKECH, VALE DE OURIKA

102 - Povoado Berbere. Os berberes são um povo que habitam o norte da África, principalmente o Marrocos e a Argélia. Também fazem parte desse grupo os Tuaregues que são nômades e vivem sobretudo no Saara.

103 - Povoado Berbere

104 - Os berberes tem muitos animais dentro de casa como galinhas, vacas, cabras, burros, etc.

105 - Um banho turco, cabem 2 pessoas aí dentro.

106 -

107 -

108 -

109 - Fomos recebidos com pão marroquino, manteiga, azeite, mel e o chá de hortelã

110 -

111 - Criançada berbere. Segundo o guia eles não estão na escola porque as duas primeiras semanas de abril são férias escolares no Marrocos.

112- Os povoados se confundem com a paisagem natural.

113-

114- Eu

115- Ecomuseu Berbere

116-

117-Mulheres preparando o óleo de argan, que é tipo uma minancora, serve para tudo, hahaha! Para fazer azeite, cremes para cabelo, rosto, etc.

118 -

119-Tenda berbere

120- Os Atlas

121 -

122-

123-

124-O Rio Ourika que nasce nos Atlas

125-

126-

127-

128-

129-

130-

131 -

132-

133-

134- Há uma trilha no vale que leva a uma séria de cascatas no rio. O trajeto todo inclui muita subida e durante todo o caminho há bares como estes que montam essas zonas de descanso. Além disso há barracas de artesanato bem no meio da trilha, hahaha! A paisagem do lugar é bem bonita, mas claramente está sendo ocupada de maneira desordenada e também recebendo muita gente, extrapolando claramente a capacidade de carga do lugar. O resultado é muito barulho, congestionamento de pessoas em alguns lugares da trilha e lixo pelo caminho. Há momentos que até mais parece que estamos em uma feira e não em uma trilha para ver cachoeiras.

135-

136- Canalização da água

137-

138-

139- Geladeira berbere. Eles usam a água gelada e canalizada do rio para gelar as bebidas e frutas.

140-

141 -

142 -

143 -

144-

145-

146- Outro tipo de Tajine, se chama kefka, que vem com almôndegas, ovo e muitos temperos como açafrão, cominho, cúrcuma, pimenta negra, etc.

147- Os povoados ficam camuflados

148- Fábrica de cerâmica

149- Mini Tajines

150-

151 -

152 -

153 - E para finalizar, já de volta à Marrakech, mais uma foto da imponente Torre da Mesquita Koutobia.

É isso pessoal!

Obrigado pela Visita!

Shukran!

Last edited by shiroshima; April 30th, 2012 at 02:00 AM.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 15th, 2012, 03:20 AM   #2
Rekarte
Registered User

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 28239

Adorei suas fotos Shiroshima!
gostei da descrição dos lugares que vc fez
mas os berberes criam vacas e burros dentro da propia casa?tipo na sala?
e essa geladeira ai de agua corrente,funciona mesmo?hehe
Old April 15th, 2012, 03:22 AM   #3
Conde D´eu
MEIYO

Conde D´eu's Avatar

Likes (Received): 7269

Putz, thread espetacular ! Foi como se tivesse viajado junto com o shiroshima. Sempre tive vontade de conhecer o Marrocos.

Obrigado por compartilhar conosco tão esmerado relato de viagem, shiroshima
Conde D´eu no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2012, 03:24 AM   #4
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 695

Linda viagem, muita bem documentada. Lugares exóticos e lindos. Lembra muito a Andaluzia (menos arrumada). Alguns lugares um tanto caóticos, mas outros muito bonitos, com belos e surpreendentes jardins, fontes funcionando, mostrando que são mais "civilizados" que nós. Hotel lindo e baratíssimo para padrões brasileiros (absurdamente caros). Parabens pela viagem e fotos, e obrigado por compartilhar!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2012, 03:42 AM   #5
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 77

Interessantíssimo thread! Mostrando além do convencional, o cotidiano, os contrastes, a natureza!
Parabéns!
haznobe está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 15th, 2012, 04:33 AM   #6
samba_man
1 ...2....3...

samba_man's Avatar

Likes (Received): 19947

hahahaha

Recordei minhas férias do último verão. Inclusive com algumas fotos muito parecidas com as suas. Dever estar por aí o thread perdido mas páginas desse Mundo Afora.

Seu thread ficou maravilhoso ! E altamente descritivo. Um primor de tópico. Muito melhor e mais organizado que o meu, diga-se de passagem...

Foi revigorante recordar um pouco desta de terra mágica, que muito provavelmente vai ver-me de novo em breve, desta feita em incursões por outras paragens novas.... Seu tópico só aguçou-me a vontade de lá regressar em breve....

Obrigado por compartilhar. E parabéns pelo tópico nota 10.
Old April 15th, 2012, 05:16 AM   #7
[email protected]_Cwb
Guarapuava | Curitiba

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Likes (Received): 11858

Na minha opinião, o melhor dos 3 threads! Interessante do começo ao fim e muito instrutivo, fiquei impressionado com a face moderna da cidade, que linda! Rí dos chinelo de matar barata no canto da parede (muito útil) e da barraca da linguiça fumacenta Muito bom! Parabéns pela viagem empolgante e pelo thread.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2012, 05:23 AM   #8
Rodriogs
Registered User

Rodriogs's Avatar

Likes (Received): 4283

muito interessante ver foto do Marrocos! tem muitos decendentes de marroquinhos em Manaus, principalmente judeus marroquinos.
Rodriogs no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2012, 06:24 AM   #9
Loro.
Pro SP fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 2279

Ótimas fotos Shiroshima!

O Marrocos é um pais encantador e Marrakech sem duvidas é um dos melhores destinos marroquinos.
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2012, 06:53 AM   #10
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 4873

Negão, que viagem incrível!!! Nossa, você dever ter voltado com uma bagagem sensacional, isso que não tem preço!!! Parabéns, pela sua viagem e pelo seu thread! Se quem viaja nunca volta, pra um lugar como o Marrocos ai que nao volta mesmo.
Old April 15th, 2012, 08:12 PM   #11
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Adorei suas fotos Shiroshima!
gostei da descrição dos lugares que vc fez
mas os berberes criam vacas e burros dentro da propia casa?tipo na sala?
e essa geladeira ai de agua corrente,funciona mesmo?hehe
Oi Rekarte,
Sim eles criam dentro de casa, mas na verdade é como se fossem cômodos separados e especiais para abrigar os animais. Na foto 105, a parede que está atrás do banho turco é de um cômodo que estava uma vaca. Em outro cômodo ao lado estava o burro. As cabras estavam no mesmo cômodo que estavam aquelas senhoras quebrando as nozes de argan.
A geladeira funciona sim. A água que vem lá de cima é super gelada. Eu toquei em uma garrafa de Coca e tava bem geladinha.
Valeu pela visita e comentário Rekarte!

Quote:
Originally Posted by Conde D´eu View Post
Putz, thread espetacular ! Foi como se tivesse viajado junto com o shiroshima. Sempre tive vontade de conhecer o Marrocos.

Obrigado por compartilhar conosco tão esmerado relato de viagem, shiroshima
A intenção do thread era essa mesma, a de compartilhar a viagem da forma mais real possível!
Muito obrigado Conde D´eu

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Linda viagem, muita bem documentada. Lugares exóticos e lindos. Lembra muito a Andaluzia (menos arrumada). Alguns lugares um tanto caóticos, mas outros muito bonitos, com belos e surpreendentes jardins, fontes funcionando, mostrando que são mais "civilizados" que nós. Hotel lindo e baratíssimo para padrões brasileiros (absurdamente caros). Parabens pela viagem e fotos, e obrigado por compartilhar!
É verdade Soteropolis. Lá podemos ver o contraste dentro de uma mesma cidade, que na verdade parecem duas. A modernidades, luxo e sofisticação de alguns lugares, convivendo com a tradição, os costumes e também com a pobreza.
Obrigado pela visita e comentário Soteropolis!

Quote:
Originally Posted by haznobe View Post
Interessantíssimo thread! Mostrando além do convencional, o cotidiano, os contrastes, a natureza!
Parabéns!
Procurei retratar os aspectos gerais da cidade e o que e como se sente um estrangeiro em um lugar tão pouco convencional para os nossos padrões.
Obrigado pela visita haznobe!

Quote:
Originally Posted by samba_man View Post
hahahaha

Recordei minhas férias do último verão. Inclusive com algumas fotos muito parecidas com as suas. Dever estar por aí o thread perdido mas páginas desse Mundo Afora.

Seu thread ficou maravilhoso ! E altamente descritivo. Um primor de tópico. Muito melhor e mais organizado que o meu, diga-se de passagem...

Foi revigorante recordar um pouco desta de terra mágica, que muito provavelmente vai ver-me de novo em breve, desta feita em incursões por outras paragens novas.... Seu tópico só aguçou-me a vontade de lá regressar em breve....

Obrigado por compartilhar. E parabéns pelo tópico nota 10.
Muito obrigado samba_man!
Então você entende e já vivenciou a loucura de Marrakech .
Assim como você tenho vontade de voltar para lá também e conhecer outros lugares como Essaouira, Ourzazate, Fes, Casablanca, Rabat, Agadir e o deserto do Saara.
Um dia eu volto, hehehe!
Valeu pela visita Samba!

Quote:
Originally Posted by [email protected]_Cwb View Post
Na minha opinião, o melhor dos 3 threads! Interessante do começo ao fim e muito instrutivo, fiquei impressionado com a face moderna da cidade, que linda! Rí dos chinelo de matar barata no canto da parede (muito útil) e da barraca da linguiça fumacenta Muito bom! Parabéns pela viagem empolgante e pelo thread.
Obrigado Pax!
Realmente a parte moderna da cidade impressiona, pelas grandes avenidas, pelos jardins, praças e parques. Só uma coisa é igual tanto dentro como fora da parte antiga. O trânsito, que no geral é bem caótico em qualquer parte da cidade, hahaha!
Fiquei tentado a trazer um daqueles chinelos .
Quanto a barraca fumacenta da linguiça, eu devia ter filmado, pois sem exageros, parecia mais fumaça de um incêndio do que de uma churrasqueirinha!
Valeu pela visita e comentário [email protected]!
Abraço!

Quote:
Originally Posted by Rodriogs View Post
muito interessante ver foto do Marrocos! tem muitos decendentes de marroquinhos em Manaus, principalmente judeus marroquinos.
Não sabia dos marroquinos em Manaus....legal saber!
Obrigado pela visita Rodriogs!

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Ótimas fotos Shiroshima!

O Marrocos é um pais encantador e Marrakech sem duvidas é um dos melhores destinos marroquinos.
Sem dúvida Loro, encantador e muito rico em cultura!
Obrigado por visitar o thread!

Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
Negão, que viagem incrível!!! Nossa, você dever ter voltado com uma bagagem sensacional, isso que não tem preço!!! Parabéns, pela sua viagem e pelo seu thread! Se quem viaja nunca volta, pra um lugar como o Marrocos ai que nao volta mesmo.
Isso é bem verdade, não tem preço ter vivido uma experiência como essa. Acho que em qualquer tipo de viagem a vivência, as sensações, as recordações são as coisas que ficarão para sempre em nossa memória e em nossa história e realmente, não tem preço.
Obrigado pela visita e comentário Tourniquet!

Last edited by shiroshima; April 29th, 2012 at 02:53 AM.
Old April 16th, 2012, 08:07 PM   #12
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Mais algumas fotinhas que eu queria comentar:

Nessa foto dá para ter uma ideia de como é a circulação na Praça Jemaa el Fna. Essas carruagens com cavalos, as motos e as pessoas circulam todos pelo mesmo espaço. Às vezes vem uma moto atrás da outra buzinando para avisar que estão passando.
Em uma dessas buzinadas quase dei um beijo em um cavalo, pois na tentativa de desviar da moto que vinha atrás, não reparei que vinha um cavalo logo à frente, hahaha! E são tantos barulhos ao mesmo tempo que você fica meio confundido.

Reparem nas barracas com as laranjas. Elas são super comuns e até que são bonitas e bem organizadinhas com aquele monte de laranjas colocadas cuidadosamente na frente.
Eu não tomei o suco de laranja, mas eu vi um documentário de turismo na TV espanhola em que o repórter dizia que era o melhor suco de laranja que ele tinha tomado na vida.

E por fim, as barracas de comidas que são montadas no fim da tarde na praça. Os bancos são desses compridos o que permite com que você interaja com um habitante local.....ou não, dependendo do seu medo.
Old April 29th, 2012, 02:30 AM   #13
el palmesano
Roquetero

el palmesano's Avatar

Likes (Received): 20124

nadie comento despues de estas fotos...

que raro, son fantásticas, un hilo maravilloso, de verdad! me muero de ganas por ir a visitar Marruecos

por cierto ahora hay vuelo a Casablanca desde Gran Canaria, pero es caro jaja
Old April 29th, 2012, 06:04 PM   #14
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by el palmesano View Post
nadie comento despues de estas fotos...

que raro, son fantásticas, un hilo maravilloso, de verdad! me muero de ganas por ir a visitar Marruecos

por cierto ahora hay vuelo a Casablanca desde Gran Canaria, pero es caro jaja
Muchas gracias El Palmesano.

La verdad, que a pesar de estar tan cerca, cuando llegué allí me daba que estaba a miles de kilómetros de Canarias, jajaja!

Sí, es verdad, Binter a partir de 02 de mayo, además de Marrakech empezará los vuelos hacia Casablanca y Agadir.

Me parece que valen EUR 99 por tramo, por persona.

A lo mejor, si coges una promoción de LPA a la península y luego otra a Marruecos desde Sevilla, Málaga, Madrid o Barcelona te salga más económico.

Gracias por comentar!

Un abrazo!
Old April 29th, 2012, 10:31 PM   #15
aby_since82
Registered User

aby_since82's Avatar

Likes (Received): 4131

Muy buenas tus fotos Shiroshima! me gusta mucho el color que tienen tus fotos... Por cierto en la foto aérea, la parte izq sería España (se ve Gibraltar) y la derecha Marruecos.
aby_since82 está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 30th, 2012, 02:02 AM   #16
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by aby_since82 View Post
Muy buenas tus fotos Shiroshima! me gusta mucho el color que tienen tus fotos... Por cierto en la foto aérea, la parte izq sería España (se ve Gibraltar) y la derecha Marruecos.
Tienes razón sobre lo del Estrecho de Gibraltar....he puesto al revés.....ya lo corregí!

Oye, estuve de paso por Huelva a camino de Faro. Pena que no he podido conocer más la ciudad!

Muchas gracias por la visita y por tú comentário!
Old May 1st, 2012, 12:41 AM   #17
aby_since82
Registered User

aby_since82's Avatar

Likes (Received): 4131

De nada! jeje me quedé un rato mirando hasta que me dí cuenta :P

Cierto! también he visto tus fotos de Faro, ciudad que conozco y me gustó... aunque la veo un poco triste en cuanto a ritmo de ciudad y de Sevilla, espectaculares.

En cuanto a mi ciudad :S no te pierdes nada del otro mundo jaja es una ciudad poco monumental, pero sí te recomendaría en otra visita... sus playas, su sierra y su comida.
aby_since82 está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 6th, 2012, 03:13 AM   #18
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Mais algumas fotos:

O caminho para o hotel:

O caminho para o hotel:

O caminho para o hotel:

Barracas de comidas

Old May 6th, 2012, 05:21 AM   #19
herlan1989
Brasil

herlan1989's Avatar

Likes (Received): 90

Muito legal...as outras da cidade de certa forma já conhecia por imagens, mas você trouxe com mais detalhes...mas o que me surpreendi e foi novidade para mim foi a Cordilheira do Atlas..não imaginava ser tão alta e com neve em pleno Marrocos...muito legal..parabéns pelo thread!
herlan1989 no está en línea   Reply With Quote
Old May 7th, 2012, 01:50 AM   #20
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by herlan1989 View Post
Muito legal...as outras da cidade de certa forma já conhecia por imagens, mas você trouxe com mais detalhes...mas o que me surpreendi e foi novidade para mim foi a Cordilheira do Atlas..não imaginava ser tão alta e com neve em pleno Marrocos...muito legal..parabéns pelo thread!
Pois é, a Cordilheira dos Atlas é bem impressionante mesmo. Dá um contraste bacana com a terra seca de Marrakech e os picos nevados.
Obrigado pela visita e comentário Herlan1989!

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules