daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 18th, 2012, 06:18 AM   #1
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Likes (Received): 1020

Um passeio pelo bairro Buritis, Belo Horizonte, MG. O segundo + populoso e um dos bairros de classe média/média alta mais importantes da bela capital mineira.

O Buritis é atualmente um dos principais bairros de BH e tb está entre os que mais cresce na cidade. Conta com quase 30 mil hab e esta situado na zona oeste da capital, na divisa com a zona centro-sul. Com uma posição geográfica privilegiada fica a poucos minutos de carro do Belvedere, BH Shopping, Nova Lima e n muito distante do centro de BH e região da Savassi.
O bairro visto do alto ou de longe se mostra bem denso, uma verdadeira selva de pedra. Mais apesar do aspecto massivo, tem inúmeras ruas bem bucólicas, varias com boa arborização e bons residenciais. O bairro conta com uma ampla rede de comércio e serviços, incluíndo um shopping de bairro com 5 salas de cinema, 2 campis universitários, além de varias padarias, farmácias, supermercados, concentrados na Avenida Mário Werneck, a principal via do bairro.

Dividirei o thread basicamente em 2 partes. Na primeira, mostrarei fotos panorâmicas que mostram o bairro como um todo e na segunda parte farei um passeio por varias ruas e avenidas do Buritis, pr mostrar as suas inúmeras facetas.
Espero que vcs gostem e comentem bastante!

Parte 1

1- Em primeiro plano o parque Aggeo Pio Sobrinho, o pulmão do Buritis, e ao fundo parte do skyline do bairro

2- Um zoom

3- Ao fundo outros bairros da região oeste de BH

4- A entrada do parque fica ao fundo, na Mário Werneck, a principal via de trânsito do bairro

5- Do centro pr a direita, umas das poucas casas do bairro. A maior parte delas estão em condomínios fechados, como o mostrado nesta foto

6- Foto panorâmica tirada de um outro ponto, acima do Colégio Magnum, um dos + tradicionais da cidade

7- Buritis em primeiro plano e outros bairros da zona oeste ao fundo

8-

9- Mais prédios do Buritis e ao fundo o bairro Palmeiras

10- Estas fotos explicam o pq do bairro ser considerado uma "selva de pedra"

11- Nesta foto dá pr ver os dois campis universitários do bairro. Numa área verde, a esquerda da foto, fica o UNI-BH e a direita, tb numa área verde, fica a Newton Paiva. São privadas e estão entre as + importantes da cidade.

12-

Parte 2

Nesta parte do thread mostrarei inúmeras fotos a nível de rua. Pelas fotos vcs perceberão que o bairro apesar de ser bastante denso, tem inúmeras ruas e avenidas bastante calmas, muitas bem arborizadas e que permitem uma boa qualidade de vida.

13- Av Professor Mário Werneck, a principal via do bairro. Concentra grande parte do comércio e serviços do Buritis.

14- Idem. A direita, um pequeno centro comercial denominado como Espaço Buritis.

15-

16- Um dos principais centros universitários de BH. O seu maior campus fica no Buritis, junto da M. Werneck

17- Entrada principal do campus

18-

19- O campus é bem arborizado

20- Av. Mário Werneck. Esta parte é o coração do bairro. É onde se concentra parte importante do comércio e serviços da região

21-

22- Av Mário Werneck com av Eng. Carlos Goulart. O Rancho Fundo é um restaurante de comida mineira bastante famoso em BH.

23- Av Eng. Carlos Goulart, uma das principais entradas pr o bairro.

24- Um comercial sendo construído na avenida citada acima, na esquina com a M. Werneck

25- Um barzinho abaixo do comercial da foto anterior

26-

27-

28- Alguns residenciais da Eng. Carlos Goulart

29-

30-

31-

32-

33-

34-

35- Av Carlos Goulart com rua José Rodrigues, uma das principais entradas/saídas do bairro.

36- Residencial na esquina das 2 vias citadas na foto anterior

37- Na base do residencial da foto anterior, ha lojas voltadas pr a José Rodrigues, algo muito comum nos residenciais do bairro que ficam em vias movimentadas.

38-

Agora, entrarei um pouco mais pr dentro do bairro, pr mostrar algumas ruas internas bem pacatas e com boa qualidade de vida.

39- Um residencial no início/final da rua Estella Hanriot, uma das minhas preferidas no bairro. Ela começa/termina na Mário Werneck e adentra pelo interior do Buritis.

40- A entrada do residencial anterior

41-

42-

43- Há vários residenciais simpáticos nesta rua e em outras do bairro

44-

45- Uma visão geral da rua Stella Hanriot

46-

47- Um baixinho mais simplizinho.

48-

49- A rua é sempre assim, bastante calma. O que mata nela e no restante do bairro é a pesada fiação aérea, um verdadeiro horror

50-

51-

52-

53- Agora uma outra parte do bairro, tb bastante agradavel. Rua Rubens Carvalho de Andrade.

54- O outro lado da rua citada acima. Ela é bem pequena e fica numa parte bem calma do bairro.

55- Esquina da rua Rubens Carvalho com Jornalista Guilherme

56- Uma geral da rua Jornalista Guilherme

57- Idem. Ao fundo, alguns prédios da Av. Mário Werneck

58-

59- Bem que tentem, mais realmente é um pouco difícil de evitar a fiação aérea do bairro

60- A rua é sempre esta tranquilidade só. Deve ser bem valorizada, até pq é + ou - plana e isto conta a favor num bairro com morros terríveis.

61-

62-

63- A entrada de um residencial. Achei bem legal, pela arborização em volta e pela falta de muros e grades.

64-

65-

66- Como sempre a fiação é que mata

67-

68- A casa é na verdade uma escola infantil

69- Idem

70- Um outro residencial na esquina da Rubens Carvalho com Pedro Natalício

71-

72-

73- Rua Pedro Natalício. Ao fundo a Mário Werneck

74- A Pedro Natalício é uma outra rua super calma, até pq ela é sem saída

75-

76- Os residenciais do Buritis n chegam a ser primorosos, mais tb n estragam a paisagem . No geral muitos são até bonitinhos. O que mata msm na maioria dos casos são os grandes espigões.

77-

78-

79-

80-

81-

82- Inicialmente o Buritis era pr ter sido apenas um bairro de casas, mais com o tempo, mudanças nas leis o transformaram num amontoado de prédios.

83- O final da rua Pedro Natalício da pr o Parque Aggeo Pio Sobrinho.

84- Um pequeno conjunto no final da rua

85-

86- A entrada de um outro residencial, no final da rua e junto do parque.

87-

88-

89-

Voltando pr o coração do bairro, na Av Mário Werneck

90- Um dos principais supermercados do bairro, pertencente a uma famosa rede daqui de BH.

91-

92-

93- Paragem Shopping, um "shopping de bairro" do Buritis que conta até com salas de cinema

94- Idem. Apesar de ser a parte do bairro mais valorizada, a fiação aérea é um terror, chega a ser pior do que nas outras áreas do bairro.

95- Trigopane, a principal padaria do bairro e que tem um excelente restaurante no segundo piso.

96- Uma farmácia

97- E ao lado da farmácia, uma outra tb

98- Mesas na calçada de um restaurante/barzinho

99- Uma sorveteria

100- Um residencial, onde fica na base a sorveteria e outras lojas

101- Idem

102- Um outro residencial bem estilo blocão

103-

104-

105-

106-

107-

Espero que vcs tenham gostado do thread. Desde já agradeço a visita e os comentários. E se possível comentem bastante!
Numa outra oportunidade farei novos threads do bairro.

Link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1625091
Geovanne Angelo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 18th, 2012, 06:44 AM   #2
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Likes (Received): 125

Fala, Geovanne

Cara, após mudar para a Capital, passei q identificar melhor suas fotos do bairro Buritis, pois eu trabalho justamente nessa região.

Passo por todo bairro.

Confesso que há partes nele que não acho tão atrativas, mas há outras que são um charme. Há uma rua de cujo nome não me lembro , mas sei que é uma bem pacata e que fica no interior do bairro... Nossa, é um padrão superior à media do bairro.

Se ainda existir algo a ser fotografado em BH, proponho um Thread em conjunto .O q acha?

Abraços
PietroBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2012, 12:24 PM   #3
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3422

Geovanne,

Querendo ou não você "matou a minha curiosidade", pois há uns meses atrás eu já li e ouvi falar do bairro Buritis, mas jamais vi um thread completo, noa máximo fotos do alto.

Apesar de Buritis não ser um dos TOP de BH me pareceu bem traquilo e com um aspecto bem clean. Além disso, parece ser bem servido dos serviços essenciais como bancos, faculdades, comércio etc. Um belo bairro sem dúvidas!

Parabéns pela produção de mais um belo thread!

P.S. A impressão que se tem é que em BH NÃO HÁ bairros de classe média-baixa e baixa, pois nunca vi threads de tais bairros mostrados no SSC por nenhum forista...rs

Forte abraço,
Old April 18th, 2012, 01:57 PM   #4
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 119

Bairro denso e com uma boa gama de serviços. O que deixa a desejar é a fiação aérea e a qualidade de algumas construções, no mais um bom representante da classe média e emergente de BH.
Valeu por mostrar mais do Buritis, bairro que tinha verdadeiro pavor e depois dos seus threads amenizei um pouco minha impressão. Valeu!
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2012, 02:32 PM   #5
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 60

Só fui uma vez ao Buritis, na casa de um amigo que mora na rua Paulo Piedade Campos. Achei a rua bem bucólica, cheia de prédios baixinhos, que eu acho uma característica bem marcante de BH. Como o Pietro disse acima, nem todas as partes são um charme, mas para um bairro emergente, creio que isso seja muito natural. A única coisa que me incomodou quando fui ao Buritis foi que o ônibus passou no meio de uma favela logo antes de adentrar o bairro, mas nada de tão assustador.
Old April 18th, 2012, 02:47 PM   #6
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buritis_(Belo_Horizonte)

Segundo o wikipedia, Buritis é um bairro nobre de classe alta de BH. Minha dúvida é: Buritis é do mesmo nível de Savassi, Lourdes e Belvedere?
Old April 18th, 2012, 03:05 PM   #7
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by PietroBH View Post
Fala, Geovanne

Cara, após mudar para a Capital, passei q identificar melhor suas fotos do bairro Buritis, pois eu trabalho justamente nessa região.

Passo por todo bairro.

Confesso que há partes nele que não acho tão atrativas, mas há outras que são um charme. Há uma rua de cujo nome não me lembro , mas sei que é uma bem pacata e que fica no interior do bairro... Nossa, é um padrão superior à media do bairro.

Se ainda existir algo a ser fotografado em BH, proponho um Thread em conjunto .O q acha?

Abraços
Valeu Pietro pelos elogiosos comentários. Apesar de um problema e outro e atualmente o principal deles é a questão do trânsito, o que n falta são ruas pacatas no bairro. Há varias delas, pode ser que no proxímo thread eu até mostre esta rua que vc por agora n lembra o nome.

Quanto a um thread conjunto fica a dica do bairro Estoril, bairro este que fica colado ao Buritis e que pelo que eu saiba nunca foi mostrado por aqui. Inclusive vc que trabalha na comunidade da Ventosa, com certeza passa todo dia por este bairro que inclusive faz divisa com esta comunidade.

Old April 18th, 2012, 03:38 PM   #8
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Geovanne,

Querendo ou não você "matou a minha curiosidade", pois há uns meses atrás eu já li e ouvi falar do bairro Buritis, mas jamais vi um thread completo, noa máximo fotos do alto.

Apesar de Buritis não ser um dos TOP de BH me pareceu bem traquilo e com um aspecto bem clean. Além disso, parece ser bem servido dos serviços essenciais como bancos, faculdades, comércio etc. Um belo bairro sem dúvidas!

Parabéns pela produção de mais um belo thread!

P.S. A impressão que se tem é que em BH NÃO HÁ bairros de classe média-baixa e baixa, pois nunca vi threads de tais bairros mostrados no SSC por nenhum forista...rs

Forte abraço,
Emanuel, valeu por prestigiar meu trabalho. O Buritis é sim bem servido de comércio e serviços, como vc pode constatar e tb dá pr se divertir bastante nos inúmeros barzinhos do bairro. O fato de haver dois centros universitários ajuda e muito nesta questão. Além disso o bairro fica a poucos minutos do BH Shopping, o principal centro de compras da cidade e de inúmeros outros pontos importantes da cidade.

Quanto a calmaria isto é verdadeiro nas ruas de dentro do bairro, pois na avenida principal, a Mário Werneck, e nas entradas/saídas do bairro o trânsito de carros e pessoas é intenso. Como tirei as fotos num Domingo, o bairro estava calmo. Mais dependendo do Domingo, até a relativa calmaria vai embora, pois quando há provas de vestibular ou concurso publíco nas duas faculdades do bairro, o trânsito fica um caos.

Em BH o que n falta são bairros de classe média-baixa e baixa espalhados pela cidade. O que acontece é que a maioria dos threads se concentram na região centro-sul e no seu entorno e como esta parte da cidade é basicamente formada por bairros de classe média alta pr cima e uma ou outra favela, fica esta impressão de que BH só tem este tipo de bairro.

Quote:

Segundo o wikipedia, Buritis é um bairro nobre de classe alta de BH. Minha dúvida é: Buritis é do mesmo nível de Savassi, Lourdes e Belvedere?
De forma alguma. Esta informação esta errada. O Buritis é majoritariamente de classe média/média alta. No início o bairro construía principalmente prédios de 3/4 andares, simples, pr a classe média. Com o tempo o bairro foi se sofisticando, agregando varios tipos de comércio e serviços e hj parte consideravél dos empreendimentos são voltados pr a clssse média alta. No bairro foi inaugurado recentemente e esta em construção varios empreendimentos com apt de 4 quartos, muitos com um apt por andar, ampla área de lazer, varias vagas de garagem, etc. Vc até encontra varias casas e apts, principalmente coberturas, proximos ou acima de 1 milhão de reais, mais estes valores estão bem acima da média do bairro.

O Buritis já foi considerado o bairro dos filhos da zona sul da cidade. Pois varias pessoas que foram criadas nesta parte de BH, devido ao alto preço dos imóveis desta parte da cidade, começaram a procurar apts pr morar no emergente Buritis que por ficar colado a zona sul e ter preços ainda melhores que bairros mais tradicionais, acabou se transformando numa boa opção de negocios.

Old April 18th, 2012, 03:51 PM   #9
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Geovanne Angelo View Post
Emanuel, valeu por prestigiar meu trabalho. O Buritis é sim bem servido de comércio e serviços, como vc pode constatar e tb dá pr se divertir bastante nos inúmeros barzinhos do bairro. O fato de haver dois centros universitários ajuda e muito nesta questão. Além disso o bairro fica a poucos minutos do BH Shopping, o principal centro de compras da cidade e de inúmeros outros pontos importantes da cidade.

Quanto a calmaria isto é verdadeiro nas ruas de dentro do bairro, pois na avenida principal, a Mário Werneck, e nas entradas/saídas do bairro o trânsito de carros e pessoas é intenso. Como tirei as fotos num Domingo, o bairro estava calmo. Mais dependendo do Domingo, até a relativa calmaria vai embora, pois quando há provas de vestibular ou concurso publíco nas duas faculdades do bairro, o trânsito fica um caos.
Foi o que eu percebi pelas suas lentes.

Quote:
Em BH o que n falta são bairros de classe média-baixa e baixa espalhados pela cidade. O que acontece é que a maioria dos threads se concentram na região centro-sul e no seu entorno e como esta parte da cidade é basicamente formada por bairros de classe média alta pr cima e uma ou outra favela, fica esta impressão de que BH só tem este tipo de bairro.
Então esses bairros ficam em qual região da cidade, na Zona Leste

Quote:
De forma alguma. Esta informação esta errada. O Buritis é majoritariamente de classe média/média alta. No início o bairro construía principalmente prédios de 3/4 andares, simples, pr a classe média. Com o tempo o bairro foi se sofisticando, agregando varios tipos de comércio e serviços e hj parte consideravél dos empreendimentos são voltados pr a clssse média alta. No bairro foi inaugurado recentemente e esta em construção varios empreendimentos com apt de 4 quartos, muitos com um apt por andar, ampla área de lazer, varias vagas de garagem, etc. Vc até encontra varias casas e apts, principalmente coberturas, proximos ou acima de 1 milhão de reais, mais estes valores estão bem acima da média do bairro.

O Buritis já foi considerado o bairro dos filhos da zona sul da cidade. Pois varias pessoas que foram criadas nesta parte de BH, devido ao alto preço dos imóveis desta parte da cidade, começaram a procurar apts pr morar no emergente Buritis que por ficar colado a zona sul e ter preços ainda melhores que bairros mais tradicionais, acabou se transformando numa boa opção de negocios.
Como a wikipedia não é muito confiável, perguntei a você ou algum forista de BH, pois nunca vi o bairro ser citado como TOP de BH, nem mesmo Cidade Jardim que eu simpatizo muito nunca é muito citada, quando muito parte da Pampulha né? :0

Obrigado pelas explicações.

Abração e mais uma vez parabéns pelo thread.
Old April 18th, 2012, 04:09 PM   #10
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Geovanne Angelo View Post
Valeu Pietro pelos elogiosos comentários. Apesar de um problema e outro e atualmente o principal deles é a questão do trânsito, o que n falta são ruas pacatas no bairro. Há varias delas, pode ser que no proxímo thread eu até mostre esta rua que vc por agora n lembra o nome.

Quanto a um thread conjunto fica a dica do bairro Estoril, bairro este que fica colado ao Buritis e que pelo que eu saiba nunca foi mostrado por aqui. Inclusive vc que trabalha na comunidade da Ventosa, com certeza passa todo dia por este bairro que inclusive faz divisa com esta comunidade.
Cara, comentei justamente isso com o ZS. Eu estava meio sumido do ssc em razão de um concurso, mas para voltar com todo o fôlego, pensei justamente no Estoril...

Mas como vc cantou a pedra, eu aguardo um trabalho solo e a gnt programa de fotografá-lo.

Antes, eu confundia o Estoril com o Santa lúcia, sendo que ambos possuem lindas casas e lindas vistas. Este com vista para grande parte de BH e aquele focando mais o Bairro Buritis, Estrela Dalva, Jardim América.

Essa favela q o forista aí em cima disse, na qual o onibus passou, com certeza é a Ventosa ou não?

Last edited by PietroBH; April 18th, 2012 at 04:14 PM.
Old April 18th, 2012, 04:54 PM   #11
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by PietroBH View Post
Cara, comentei justamente isso com o ZS. Eu estava meio sumido do ssc em razão de um concurso, mas para voltar com todo o fôlego, pensei justamente no Estoril...

Mas como vc cantou a pedra, eu aguardo um trabalho solo e a gnt programa de fotografá-lo.

Antes, eu confundia o Estoril com o Santa lúcia, sendo que ambos possuem lindas casas e lindas vistas. Este com vista para grande parte de BH e aquele focando mais o Bairro Buritis, Estrela Dalva, Jardim América.

Essa favela q o forista aí em cima disse, na qual o onibus passou, com certeza é a Ventosa ou não?
Olha neste mês esta um pouco complicado pr mim, tb resolvi estudar pr concurso kkkk mas a partir de Maio se vc quizer podemos marcar sim pr fotografar a região. É interessante ressaltar que ha uma confusão generalizada em relação a bairros em BH. Só pr vc ter uma idéia, o Uni-BH que eu coloquei como sendo Buritis, pois pr o senso comum ali é Buritis, na verdade é Estoril, ou pelo menos era. Digo isto pq na rua onde eu moro, Ernani Agricola, no início a guia do IPTU coocava como bairro Estoril, mais depois passou a vigorar Buritis, acredito que a PBH fez isto pr cobrar um IPTU mais alto, já que o Buritis é mais valorizado que o Estoril. N saberia te dizer se com a região da Uni aconteceu algo semelhante. De qualquer forma, toda aquela região entre a Barão e a Raja, onde tem as belas casas que vc citou e aquelas ladeiras enormes, é com certeza Estoril e dali dá pr tirar fotos interessantes. Tem tb aquela parte tomada de prédios perto da Ventosa que muitos dizem ser Estoril, outros Havaí e até Nova barroca é uma confusão só. Vale ressaltar que toda aquela parte da Raja onde ficam a Verdemar e varias concessionárias de carros tb é Estoril na divisa com São Bento. Dali da pr tirar boas fotos tb.

Com certeza é a Ventosa. E já sei até o onibus que ele deve ter pego: o 8203, Renascença-Buritis. Eu n gosto de pegar este onibus n e o problema n é a favela mais sim a volta que ele da, demora de +. Inclusive até que n tenho muito medo de passar pela Ventosa por esta linha, pq traficante detesta que aconteça assaltos dentro de seu território, pois isto acaba levando polícia pr o local, o que é ruim pr eles.
Pietro, caso de pr vc responder, que tipo de trabalho vc faz por lá? A favela ha uns tempos atrás estava bem perigosa, mais hj em dia vc quase n escuta falar muito nela. Pelo que eu já vi através do onibus, a favela é até arrumadinha, digo n é difícil de urbaniza-la por completo.

Old April 18th, 2012, 05:03 PM   #12
GustavoGuedes
BH, cidade que conquista

GustavoGuedes's Avatar

Likes (Received): 9

Parabéns Geovanne, as fotografias ficaram ótimas. Eu acho super interessante o Skyline do Buritis, é extremamente exótico, não conheço nem ouvi falar de bairro com este skyline triangular, pirâmide, é realmente um grande diferencial do bairro em BH e até no Brasil, super lindão, além da qualidade de vida que o bairro propõe aos seus moradores, o comércio é bem destacável. Parabéns mais uma vez.
GustavoGuedes no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2012, 07:44 PM   #13
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 8650

Emanuel, este computador meu está uma m.. e perdi tudo o que eu já tinha feito, mas vou fazer outro resumão aqui:

1) Buritis não é bairro de classe alta, é de classé média, com alguma incidência de média alta. Para quem vive longe da ZS, e muitas vezes até pensa que Buritis é ZS, quando é Oeste, costuma achar que é bairro de rico mesmo. Alguns funcionários meus, mais simples, têm o bairro como um Sion da vida, e não é.

É um bairro bom, boa infraestrutura, como foi mostrado, muitos locais para sair, shopping, mac donnalds, restaurantes, verdemar etc... Mas para por aí.

Bairros de classe alta, em BH, seriam Mangabeiras, Belvedere, Lourdes, Cidade Jardim, parte do São Bento, Santa Lúcia, Bandeirantes e São Luiz (estes na Pampulha). Outros no entrementes entre a alta e a média seriam Santo Agostinho, Funcionários e Savassi.

Esses mesmo bairros têm boa incidência de classe média alta e até média. Quem mora no Lourdes em um apartamento velho de trezentos mil é o quê? Classe média alta?

Os outros bairros da ZS, no geral, são de classe média alta, com alguma incidência de classe alta ou simplesmente média: São Pedro, Santo Antônio, Luxemburgo, Serra, Sion, Vila Paris.

Mas isso é confuso de definir, bairros têm partes nobres e outras nem tanto. Enfim, é média. Espero não ter esquecido de nenhum.

2) Quanto à Wickpédia, não dá para confiar não. Veja isto:

O bairro Planalto é uma região privilegiada de belo-horizonte devido as proximidades com a região da Pampulha o bairro Planalto é hoje um dos bairros mais ricos de belo-horizonte pois devido a movimentação bancária (circulação de dinheiro) que ocorre devido aos vários bancos localizados no bairro, hoje é considerado um bairro de luxo entre os belorizontinos.

O bairro é certamente privilegiado, pois sua estrutura vem de um grande desenvolvimento social, sua área residencial é altamente valorizada, pelos "benefícios" disposto no bairro, como o Parque Ecológico "Lagoa do Nado", que dá aos moradores uma opção de "fuga" do corre-corre do dia-a-dia, uma grande área do comércio centralizada, o 13º Distrito do Batalhão da Polícia Militar, uma linha de ônibus com ligação centro-bairro, posto de saúde, entre outros. Proporcionando paz, segurança e comodidade a todos.

Também no bairro localiza-se o Santa Maria Pampulha, devido a muitos comércios e uma ótima infraestrutura, oferece a seus moradores conforto e comodidade, mas, o custo de vida no bairro e alto, por ser de classe média alta.

Devido às grandes novas instalações das secretarias do Estado de Minas Gerais, na MG-10, caminho para o aeroporto de Confins (CNF Int'l), novos empreendimentos como restaurantes, locais para festa e escritórios têm sido recolocados no bairro Planalto. A razão não é somente a localização, mas também a infra-estrutura e vias de acesso reconhecidas como pioneiras entre os bairros da mesma região.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planalto_(Belo_Horizonte)

Eis o puro exemplo de bairrismo: quanto exagero. Planalto? Bairro dos mais ricos de BH? O pior é que tem um bairrista louco naquela região, que fala o mesmo do Santa Amélia.

3) Para os padrões da Zona Oeste, Buritis é um bairro valorizado, perdendo para Gutierrez e Prado (cuja média de m2 é 6 e 5 mil, respectivamente).

http://www.crecimg.gov.br/Noticias_OnLine/id-854/

4) Bom, e como eu leio tudo de bairros que encontro pela frente, assino revistas, procuro fóruns, tive o desprazer de ver essa briguinha aqui, mas fala do Buritis. Ou seja, realmente tem gente que imagina que é bairro de rico. Quem tiver saco para ler, é engraçado. Mas é tanta bobagem... O cara apelou porque o outro falou que ele comia feito cavalo, que se ele o pai gastaram cento e dez reais num almoço deveria ser dois cavalor kkkk

http://www.hardmob.com.br/boteco-har...s-legal-3.html

Alguns trechos bem pessoais:

"Citando The Toy
Mas eu estou justamente falando que Buritis não é bairro de gente rica.

É de classe média-média. Tem apenas uma faculdade, suficiente para acabar com o trânsito lá por causa das ruas estreitas.

Quanto aos bairros de "casa", rico hoje vai morar em condomínios fora de BH. Claro, tem os que moram nas mansões no Mangabeiras. Mas lá é misto de ricos e média-alta.

Luxemburgo e São Bento ---> casa -> classe média alta; apartamentos - média-média e alguns baixa.

Entenda: bairro com predominância de apartamento para rico, só há dois em BH: Belvedere e Santo Agostinho."

Acho que ele quis dizer Belvedere e Lourdes. Santo Agostinho o quem mais tem é parte detonada. E Luxemburgo e São Bento são média alta mesmo, no geral.

Agora, essa parte, se fosse no SSC tava no Top Quot. De onde saem essas criaturas, gente?

"
Cara, você mora em que mundo? Não sabe do que fala e nem de onde está falando.

As torres gêmeas ficam no SANTA TEREZA....... E entre o ST e o Santa Efigência......
Sem falar que aquela favela está sendo reduzida, a cada dia, às duas torres.

Se não gosta de favela perto, deveria parar de idolatrar Buritis, Sion, Gutierrez (este bairro, perto da PF tem a maior favela de BH)....

Cavalo é você seu que não sabe conversar e argumentar e vem ofender depois de ter escrito potoca no tópico. Deve ser um rapazinho deslumbrado mesmo para achar que Buritis é bairro de gente rica. Daí quando sai da sua realidade e vai para outro canto, fica deslumbrado.

Agora, rango de 70 conto para mim é almoço simples. Estou acostumado a comer em bons restaurantes, que certamente você não conhece e ter conta de 100 reais por pessoa. Isso, certamente, pelo que já escreveu aqui e por me xingar de cavalo, verifica-se que está longe da sua realidade. Já se vê que para você self-service de 20 reais o quilo é caro.... Bom, almoço a 33 reais o quilo. Sou rico? Não, apenas SEI onde tem os bons restaurantes e realmente caros.

Paro por aqui, pois este tópico não é cocheira para eu, cavalo, frequentar
. "

Foristas bairristas... Só rindo deles.

lucianofelipe liked this post

Last edited by CharlesZSBH; April 18th, 2012 at 08:21 PM.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2012, 09:26 PM   #14
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Quote:
Então esses bairros ficam em qual região da cidade, na Zona Leste
Emanuel, em todas as 9 regionais de BH, excetuando a zona centro-sul há bairros de classe média-baixa e baixa na cidade.

Nas minhas fotos postadas neste thread dá até pr ver alguns destes bairros.

Nesta foto abaixo, atrás do emaranhado de prédios, dá pr ver o bairro Palmeiras, um bairro da zona oeste de classe média-baixa. Mais ao fundo fica varios bairros da regional Barreiro. Nesta região vc encontra de tudo, favelas, bairros de classe média nas suas inúmeras variantes, de classe baixa.

3- Ao fundo outros bairros da região oeste de BH

Idem pr esta outra foto. Vc percebe como o nivel dos prédios, casas diminui?

9- Mais prédios do Buritis e ao fundo o bairro Palmeiras

Mais fotos, agora a nível de rua.

Foto 1A: Divisa entre os bairros Palmeiras, ao fundo, Buritis e Estrela Dalva.

Foto 2A: Bairro Palmeiras, um tipíco bairro em BH de classe média baixo pr baixo

Foto 3A: Divisa entre o Buritis a direita e Palmeiras a esquerda.

Foto 4A: Deste lado Buritis com seus enormes espigões...

Foto 5A: e deste lado Palmeiras, bairro bem mais simples e com urbanismo pior

Foto 6A: Buritis...

Foto 7A: e novamente Palmeiras

Foto 8A:

Foto 9A:

Foto 10A: Como dá pr notar BH tb tem seu lado ugly

Foto 11A:

Foto 12A:

Foto 13A: Novamente Buritis...

Foto 14A: ... e Palmeiras

Foto 15A: Foto do Buritis, tirado do Palmeiras:

Foto 16A: Novamente fotos panorâmicas da região. Buritis em primeiro plano e Palmeiras ao fundo. E + pr trás regional Barreiro.

Foto 17A: Idem

Foto 18A:

Foto 19A:

Foto 20A e 21A: E por ultimo bairro Olhos D'Água, regional Barreiro na divisa com a região centro-sul e oesteC Tirei as fotos da Mata do Cercadinho que separa o Buritis do Belvedere.

Como dá pr notar Emanuel o que n falta em BH são bairros mais populares e muitos até precários no espaço urbano da cidade. Quem dera que BH fosse igual a zona sul em todo lugar

Old April 19th, 2012, 01:27 AM   #15
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 8650

Emanuel, aqui está uma classificação de bairros de BH, por padrão. É de 2000, mas não mudou tanta coisa assim. Veja que a grande maioria é padrão popular é médio.

http://www.ipead.face.ufmg.br/site/s...H_com_mapa.pdf
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2012, 02:33 AM   #16
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Charles e Geovanne,

Muito obrigado pelas explicações, já deu para elucidas a dúvidas.

Não achei os bairros de classe média-baixa de BH tão ruins assim não, pois já vi algo muito pior... rs

Enfim, continuem desbravando BH, pois estou gostando muito.

Abração,
Old April 19th, 2012, 03:16 AM   #17
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 6692

Muito bonita a vista das primeiras fotos, eu acho esse morro coberto de prédios do canto direito meio impressionante, uma densidade absurda, só acho uma pena que no topo tenham construído justamente os prédios mais altos e feitos.

Às vezes acho a aparência do Buritis meio árida, pesada, mas os ângulos que aparecem a serra ao fundo, alguma mata, ou o próprio campus da universidade, já dão uma cara muito agradável. Só o fato de estar à beira de morros já torna a localização do bairro privilegiada, deve receber ventos bem fresquinhos hehe Eu admiro bastante o desenvolvimento comercial do bairro, com uma avenida movimentada e com muitas opções, cinema, Verdemar, Mc... Fora da ZS é difícil encontrar outros lugares com tantas opções por perto, certamente o Buritis é o melhor nesse aspecto.

Senti falta de fotos das tais ruas mais arborizadas, nas fotos aparece uma arborização meio irregular, inclusive com muitas espécies de pequeno porte, como a murta, que não vão passar do tamanho de arbusto.

Quote:

Claro! A classe alta de Belo Horizonte se divide basicamente em 4 tipos de moradias:
- os que preferem mansões em bairros como Mangabeiras e Pampulha
- os que preferem os granitados de Lourdes, entre lojas e restaurantes de luxo em casarões antigos
- os que preferem os imponentes granitados com enormes áreas de lazer do Belvedere
- por fim, os que optam por bloquinhos de cerâmica de 3 andares ou blocões altos pintados do Buritis.

Acho natural que você tenha essa dúvida mesmo depois de ver essas fotos do bairro, afinal a diferença de aparência entre o Buritis e os bairros top da cidade é imperceptível, apenas um olhar muito atento para captar as sutilezas.
Old April 19th, 2012, 04:17 AM   #18
DANIEL LANNA
100% Juiz de Fora

DANIEL LANNA's Avatar

Likes (Received): 1645

Obrigado por nos prestigiar com excelentes fotos e informações sobre o Bairro Buritis, realmente a região e muito bonita e verticalizada....
seus thread são ricos em fotos e muito interessantes..abraços amigão
DANIEL LANNA no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2012, 05:01 PM   #19
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Claro! A classe alta de Belo Horizonte se divide basicamente em 4 tipos de moradias:
- os que preferem mansões em bairros como Mangabeiras e Pampulha
- os que preferem os granitados de Lourdes, entre lojas e restaurantes de luxo em casarões antigos
- os que preferem os imponentes granitados com enormes áreas de lazer do Belvedere
- por fim, os que optam por bloquinhos de cerâmica de 3 andares ou blocões altos pintados do Buritis.

Acho natural que você tenha essa dúvida mesmo depois de ver essas fotos do bairro, afinal a diferença de aparência entre o Buritis e os bairros top da cidade é imperceptível, apenas um olhar muito atento para captar as sutilezas.
Old April 19th, 2012, 06:15 PM   #20
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Bruno,

Mas eu acho Belvedere (por fotos) muito mais bonito do que Buritis; por isso, fiquei na dúvida.

Reply

Tags
belo horizonte, zona oeste

Thread Tools

Posting Rules