daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old April 25th, 2012, 06:46 AM   #1
ricfelix
Belém - Pará
 
ricfelix's Avatar
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 23,234
Likes (Received): 10533

Paragominas Pará - Municipio verde.

Paragominas Pará - Municipio verde.

O que fazer quando acaba a madeira?

Paragominas, no Pará, foi pioneira dos piores cenários amazônicos: destruição da floresta, violência rural, império da ilegalidade. Mas agora é modelo de desenvolvimento sustentável

São 38 anos explorando madeira na Amazônia. E seu Manoel se lembra do tempo em que não sabia o que estava fazendo. Começou moço, como operador de máquinas pesadas, no início dos anos 1970. Naquela época, o governo federal incentivou a ocupação da região e sua integração ao mercado doméstico. Manoel Barbosa, à frente de tratores do tamanho de prédios, entrava na mata e dava às árvores mais altas o destino que lhe convinha. “Caíam para o lado que eu queria”, recorda. Rodou toda a região, sentindo sempre um gosto amargo indecifrável quando jogava ao chão mais um cedro, ipê ou mogno. Até que, no início dos anos 1990, foi trabalhar para uma organização não governamental sediada em Paragominas, no nordeste do Pará. Ali, se deu conta do que estava fazendo.


Agora seu Manoel está à beira de uma estrada de terra que ele mesmo ajudou a abrir em uma propriedade particular localizada em Paragominas, cidade que já foi considerada a síntese da destruição da floresta e hoje é modelo de desenvolvimento sustentável para os municípios da Amazônia. Rodeado pela mata, veste o uniforme da organização especializada em manejo florestal para a qual trabalha: calça verde, camisa laranja de mangas compridas, botas de cano longo e capacete. À sua direita, uma árvore de uns 15 metros de altura chama a atenção. Não pelo tamanho, mas pela grande marca no tronco, uma lasca arrancada do chão até uns 3 metros acima. “Eu que fiz isso”, assume. “Vim abrir caminho com o trator e arranquei uma ponta da raiz.” Foi um acidente. Extensa e profunda, a raiz partida reagiu feito elástico esticado, ricocheteou na própria árvore e arrancou a lasca do tronco. Não chegou a ameaçar fisicamente o motorista do trator, mas ele acusou o golpe: “Doeu em mim”.


A nova consciência na relação com os recursos naturais não chegou apenas a seu Manoel. Quem vai hoje a Paragominas depara com uma cidade limpa e bem cuidada – cenário incomum no interior da região Norte. Na zona central, carros novos circulam pelo asfalto impecável, os motoristas não precisam de semáforo para dar passagem aos pedestres nas faixas e os moradores podem relaxar no parque ambiental após a jornada de trabalho. Nas praças, o calor é amenizado pela sombra das árvores, adornadas de canteiros floridos. “As flores eram roubadas toda semana”, conta o atual prefeito, Adnan Demachki, “mas insistimos e as pessoas entenderam que aquilo já pertencia a elas.” A educação no trânsito foi mais objetiva. Desde o fim de 2007, multas são aplicadas a quem não para na faixa (São Paulo, a cidade mais rica do país, empregou a mesma regra em agosto de 2011).

Paragominas era uma cidade decadente em 1994, quando a ONG Tropical Forest Foundation criou uma subsidiária na Amazônia (mais tarde, o nome seria mudado para Instituto Floresta Tropical, abreviado para IFT). A área urbana inspirava abandono e visitantes eram vistos com desconfiança. Na zona rural, marcada pelo desmatamento ilegal, eram comuns assassinatos e ameaças, disputas por posse da terra e trabalho escravo – não por acaso, o lugar recebeu o apelido de “Paragobalas”. Durante o período de seca, de tão constantes os incêndios, ficava difícil até respirar. “Os olhos ardiam e a nuvem de fumaça criava problemas para os pilotos de avião”, recorda-se Demachki. Mas a escolha do IFT não foi um acaso: o centro de estudos, localizado em uma fazenda da madeireira Cikel, está ali porque, nos anos 1980, Paragominas havia sido o principal polo madeireiro do mundo tropical e concentrava o maior número de serrarias do planeta.
Muito dinheiro circulava. Baseada na exploração predatória de madeira, a atividade econômica promoveu rápido crescimento. “Esse foi o modelo em muitos municípios da região”, explica Beto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). “O problema é que, com o tempo, a madeira acaba e a terra passa a ser utilizada para a agropecuária, que não mantém a mesma geração de renda e empregos.”


A floresta também pagou o preço. Quase 9 mil quilômetros quadrados de mata foram perdidos. Ainda assim, com 20 mil quilômetros quadrados de área (pouco menor que Sergipe), o município conta com um remanescente florestal considerável: 66% de seu território. Em um sobrevoo, o tapete formado pela copa das árvores engana. “Não é floresta intocada, mas uma mata da qual foi retirada boa parte das árvores com valor comercial”, explica Fábio Niedermeier, da organização The Nature Conservancy (TNC), contratada pelo Sindicato dos Produtores Rurais para elaborar um diagnóstico ambiental das propriedades.

Os excessos do passado culminaram na entrada de Paragominas, em janeiro de 2008, na lista negra de municípios que mais desmatam a Amazônia, emitida pelo Ministério do Meio Ambiente. As portas se fecharam para fazendeiros e empresários, que passaram a não ter acesso às linhas de crédito. Naquele mesmo ano, em fevereiro, Demachki convocou as lideranças locais para firmar um pacto pelo desmatamento zero. No mês seguinte, em março, uma ação conjunta da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e do Ibama (o órgão responsável pela execução da política nacional do meio ambiente na época) aconteceu na cidade. Chamada de Arco de Fogo, resultou em apreensão de toras, prisões e fechamento de serrarias ilegais.

Em novembro, outra operação, agora da Polícia Militar em parceria com o Ibama, intitulada de Rastro Negro, pôs fim a 120 fornos de carvão irregulares, além de apreender caminhões com toras sem origem. Inconformadas, aos gritos de “Eles se preocupam com árvore, mas não com gente!”, centenas de pessoas ligadas a essas atividades incendiaram o escritório local do Ibama. As cenas correram mundo, e o ministro do Meio Ambiente na época, Carlos Minc, convocou Demachki às pressas para uma reunião em Brasília.


Fonte

Localização no estado do Pará:



Área 19 309,90 km²
População 97 788 hab. IBGE/2010
Fonte


O início da Rodovia Belém-Brasília!


by Raphael Vale

Cidade em 1989




by Joao Augusto Castro

Cartões postais de Paragominas: Lago Verde e Parque ambiental




















http://www.orm.com.br/projetos/paranews/galeria.asp


Fotos aéreas


by Raphael Vale



by Raphael Vale


by Raphael Vale


by Raphael Vale


by Raphael Vale


by Raphael Vale


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Karina Lenke

Paragominas a nível de rua

Fotos cedidas gentilmente pelo forista Sabah:














































by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho


by Claudio Bicalho



by Claudio Bicalho

Espero que vocês gostem
__________________
Eu sou de um país que se chama Pará

Last edited by ricfelix; May 29th, 2012 at 08:31 PM.
ricfelix no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old April 25th, 2012, 10:35 AM   #2
joão Cuiabá
BANNED
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 242
Likes (Received): 7

nossaaaa, esperava muito menos, até que é bonitinha a cidade!

Last edited by joão Cuiabá; April 25th, 2012 at 10:42 AM.
joão Cuiabá no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 01:57 PM   #3
dricobel
OFF
 
dricobel's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Belém - Pa
Posts: 37,587
Likes (Received): 1543

Paragominas sofreu uma revolução urbanística gritante na última década, fruto do trabalho da gestão pública! Que continue assim! Exemplo a ser seguido

Parabéns pelo thread!! Orgulho paraense!
__________________
Belém
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 02:35 PM   #4
O Natalense
agora torou dentro!
 
O Natalense's Avatar
 
Join Date: Jan 2004
Posts: 7,148
Likes (Received): 3320

Gostei do aspecto da Cidade e desse traçado convergindo para esse hexágono.
O Natalense está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 03:02 PM   #5
LeoJr_GYN
Registered User
 
LeoJr_GYN's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Goiânia/BH/Chicago
Posts: 1,668
Likes (Received): 72

O traçado visto do alto é bem interessante, mas confesso que fotos aéreas não são o forte da cidade. Eu já estava ficando desapontado quando, de repente, surgem as vistas da rua
Sério mesmo...a cidade é muito agradável quando vista da rua. Parece que há algum cuidado com o urbanismo em Paragominas, coisa rara de se ver em muitas cidades do interior.
__________________
G.E.C.
LeoJr_GYN no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:01 PM   #6
Jeptan
Ano IV
 
Jeptan's Avatar
 
Join Date: Apr 2011
Location: Guaçuí-ES
Posts: 1,395
Likes (Received): 733

Que bela surpresa! Adorei a cidade!
__________________
Guaçuí, Caparaó, ES
Jeptan no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:19 PM   #7
Eduardo Mesquita
nome nectere passus
 
Eduardo Mesquita's Avatar
 
Join Date: Jan 2010
Location: Rio de Janeiro ( ) | Bethlehem (x)
Posts: 6,263
Likes (Received): 1384

O mais surpreendente, é que há alguns anos atrás, Paragominas era sinônimo de desmatamento, queimada, conflitos rurais. Mas que de uns anos pra cá a cidade se transformou, e continua se transformando, sendo referência mundial em econômia verde.

Antes, ninguém daria nada para a cidade, e agora ela é modelo. E isso já surte efeitos, grandes empreendimentos estão sendo direcionados para a cidade. Sucesso para a cidade!
__________________
Belém do Pará
400 anos (1616 - 2016)

VI Encontro Nacional do SkyscraperCity Brasil | 01/05/2015 a 03/05/2015 | Belém (PA)
Eduardo Mesquita no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:25 PM   #8
Positronn
Registered User
 
Positronn's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Joinville / SC
Posts: 10,771
Likes (Received): 1513

Se melhorar o tanto que melhorou de 1989-2012 por mais umas 4 décadas, vai ficar uma cidade incrível!
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:34 PM   #9
Alyzando Cresce
Orgulho de ser do Pará
 
Alyzando Cresce's Avatar
 
Join Date: Jan 2012
Location: Belém/PA
Posts: 1,221
Likes (Received): 405

Conheço boa parte dos municípios paraenses mas infelizmente ainda não estive em Paragominas. Eu sei que a cidade vem passando por um processo de urbanismo gritante e que a cidade vem melhorando bastante, fico feliz de ver pelas fotos que isso é uma realidade. Talvez ainda este ano eu verei isso pessoalmente.
Alyzando Cresce no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 04:43 PM   #10
Loro.
Pro SP fiant eximia
 
Loro.'s Avatar
 
Join Date: Jul 2010
Location: Urbs Paulistana - Sanctus Paulus
Posts: 6,434
Likes (Received): 1974

Que transformação! A cidade esta irreconhecível nas fotos de 1989.

Que Paragominas continue na rota do progresso socioeconômico e do desenvolvimento sustentável!

Parabéns pelo thread Ricfelix!

Quote:
Originally Posted by ricfelix View Post

by Claudio Bicalho
Lindas.
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 05:51 PM   #11
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 3,034
Likes (Received): 1755

UAU, surpreendeu muito!
Já gostei das fotos aéreas, mass, quando vi as fotos ao nivel da rua, só confirmou o que já pensava: Linda cidade!
__________________
Sarandi PR-aqui
Sarandi PR 2-aqui
Tangará da Serra MT - aqui
Maringá PR - aqui
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 06:48 PM   #12
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho
 
Calvin Porto's Avatar
 
Join Date: May 2008
Posts: 7,005
Likes (Received): 686

Também sou um daqueles que achou a cidade melhor ao nível da rua. De cima assusta. Já estive em Paragominas alguns bons anos atrás, e pelo visto a cidade melhorou bastante. E deve ter enriquecido muita gente também com a devastação da selva que fizeram.

Mas entre mortos e feridos, paciência, pelo menos melhoraram a cidade.
__________________
Povo que não tem virtudes acaba por ser escravo!!!
Calvin Porto no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 08:22 PM   #13
RodolfoLucena
Registered User
 
RodolfoLucena's Avatar
 
Join Date: Apr 2011
Location: Natal
Posts: 6,375
Likes (Received): 1563

As imagens à nivel de rua me surpreenderam com o urbanismo e a organização. E é bom ver verticalização no interior. Pelos relatos, é uma cidade que merece aplausos por ter mudado drasticamente sua face de algumas décadas atrás até aqui.
RodolfoLucena no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 08:49 PM   #14
dricobel
OFF
 
dricobel's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Belém - Pa
Posts: 37,587
Likes (Received): 1543

Quote:
Originally Posted by RodolfoLucena View Post
As imagens à nivel de rua me surpreenderam com o urbanismo e a organização. E é bom ver verticalização no interior. Pelos relatos, é uma cidade que merece aplausos por ter mudado drasticamente sua face de algumas décadas atrás até aqui.


Por anos foi o município que mais contribuiu para o desmatamento da amazônia!
__________________
Belém
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 10:35 PM   #15
Bombexx
Registered User
 
Bombexx's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Posts: 2,267
Likes (Received): 682

Quem diria que "Paragobala" seria modelo de organização e desenvolvimento sustentável?
Ainda bem que temos bons exemplos a serem seguidos, ou seja, ainda há uma árvore em pé na última clareira.....

Parabéns, Ric.

Last edited by Bombexx; April 26th, 2012 at 12:41 PM.
Bombexx no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 10:58 PM   #16
Yurosan
Registered User
 
Yurosan's Avatar
 
Join Date: Oct 2011
Location: GOIÁS
Posts: 632
Likes (Received): 104

Gostei muito das fotos a nível de rua, o urbanismo da cidade é muito bom!
Eu estavo pesquisando e a população de Paragominas é de quase 100.000 habitantes e eu pensei que a população fosse menor..rs Mas a cidade é bem desenvolvida.
Parabéns pelo thread..
Yurosan no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 01:40 AM   #17
ricfelix
Belém - Pará
 
ricfelix's Avatar
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 23,234
Likes (Received): 10533

Quote:
Originally Posted by joão Cuiabá View Post
nossaaaa, esperava muito menos, até que é bonitinha a cidade!
Obrigado pela visita joão Cuiabá, a cidade a alguns anos atrás era um terror, mas um bom gestor aliado com a sociedade civil organizada, foi fundamental para que a cidade mudasse completamente para melhor.

Quote:
Originally Posted by dricobel View Post
Paragominas sofreu uma revolução urbanística gritante na última década, fruto do trabalho da gestão pública! Que continue assim! Exemplo a ser seguido

Parabéns pelo thread!! Orgulho paraense!
Incrivel né Drico? Quem viu a cidade antigamente e vê hoje, vai se espantar!

Valeu por está prestigiando o thread!

Quote:
Originally Posted by O Natalense View Post
Gostei do aspecto da Cidade e desse traçado convergindo para esse hexágono.
O traçado urbano de Paragominas foi um dos concorrentes para a Brasilia, só que perdeu e foi aproveitado na cidade.





Fonte

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post
O traçado visto do alto é bem interessante, mas confesso que fotos aéreas não são o forte da cidade. Eu já estava ficando desapontado quando, de repente, surgem as vistas da rua
Sério mesmo...a cidade é muito agradável quando vista da rua. Parece que há algum cuidado com o urbanismo em Paragominas, coisa rara de se ver em muitas cidades do interior.
As primeiras fotos aéreas da cidade é da construção do lago verde, projeto da prefeitura. Nessa região também será construido o shopping da cidade. Veja só:

Paragominas é um município que vem experimentando um vertiginoso crescimento econômico e de renda da população. Localizado no nordeste paraense, constitui um modelo verde de conciliação de desenvolvimento e preservação ambiental, e capitaneia o crescimento da economia na região:

pelo menos 10 municípios gravitam em torno do polo regional de Paragominas, num raio de até 150 km e com acesso rodoviário facilitado;
a população total do polo regional é de 460 mil habitantes, residentes em 109 mil domicílios;
o seu crescimento populacional apresenta uma elevada média de 32,3% entre 2000 e 2010.

Acompanhando este crescimento, o MB Capital prepara um novo bairro planejado, em uma área de 1 milhão de m², que irá nascer pronto para o futuro com infraestrutura completa para abrigar: residências, faculdade, clínica, hospital, supermercado, posto de gasolina, lojas, restaurantes, os mais diversos serviços e o Shopping Paricá, primeiro shopping center da cidade. A área do novo bairro de Paragominas já foi totalmente adquirida e desembaraçada, e seu master plan está em finalização.

Todas as pesquisas que foram realizadas apontaram pela ótima viabilidade do empreendimento, indicando que a parceria do Shopping Paricá com a cidade, lojistas e usuários trará grandes benefícios para toda a região e sua população. Já estava na hora de Paragominas receber um empreendimento deste porte para atender à crescente demanda de sua população. É mais um empreendimento comercial e imobiliário do Grupo MB Capital do tamanho das expectativas de nossa gente, que merece comprar num lugar com mais qualidade.

Fonte

A cidade melhorou muito nos últimos anos, foi o primeiro municipio da Amazônia a sair da lista dos que mais desmatam, a prefeitura chamou a população, pecuaristas e ONGs e implantaram o chamado municipio verde que serviu de inspiração para o próprio governo do Pará implantar em outros municipios. A cidade agora colhe os frutos e mostra para outros municipios da região, o caminho a ser seguido.

Obrigado pela visita.



Quote:
Originally Posted by Jeptan View Post
Que bela surpresa! Adorei a cidade!
Valeu Jeptan!

Quote:
Originally Posted by Eduardo Mesquita View Post
O mais surpreendente, é que há alguns anos atrás, Paragominas era sinônimo de desmatamento, queimada, conflitos rurais. Mas que de uns anos pra cá a cidade se transformou, e continua se transformando, sendo referência mundial em econômia verde.

Antes, ninguém daria nada para a cidade, e agora ela é modelo. E isso já surte efeitos, grandes empreendimentos estão sendo direcionados para a cidade. Sucesso para a cidade!
Isso mesmo!

Obrigado pela visita, Eduardo!

Quote:
Originally Posted by Positronn View Post
Se melhorar o tanto que melhorou de 1989-2012 por mais umas 4 décadas, vai ficar uma cidade incrível!
A cidade caminha para isso!

Quote:
Originally Posted by Alyzando Cresce View Post
Conheço boa parte dos municípios paraenses mas infelizmente ainda não estive em Paragominas. Eu sei que a cidade vem passando por um processo de urbanismo gritante e que a cidade vem melhorando bastante, fico feliz de ver pelas fotos que isso é uma realidade. Talvez ainda este ano eu verei isso pessoalmente.
Vais ver uma cidade diferente e longe dos esteriótipos do conceito de cidades Amazônicas.

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Que transformação! A cidade esta irreconhecível nas fotos de 1989.

Que Paragominas continue na rota do progresso socioeconômico e do desenvolvimento sustentável!

Parabéns pelo thread Ricfelix!



Lindas.
Obrigado Loro, a cidade está servindo de exemplo para outros muncipios do estado do Pará. O prefeito da cidade é bastante requisitado para palestrar sobre essa virada da cidade.

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
UAU, surpreendeu muito!
Já gostei das fotos aéreas, mass, quando vi as fotos ao nivel da rua, só confirmou o que já pensava: Linda cidade!
Valeu pela visita pepato!

Quote:
Originally Posted by Calvin Porto View Post
Também sou um daqueles que achou a cidade melhor ao nível da rua. De cima assusta. Já estive em Paragominas alguns bons anos atrás, e pelo visto a cidade melhorou bastante. E deve ter enriquecido muita gente também com a devastação da selva que fizeram.

Mas entre mortos e feridos, paciência, pelo menos melhoraram a cidade.
A cidade já disputa com Castanhal o titulo de cidade modelo do Pará.

Quote:
Originally Posted by RodolfoLucena View Post
As imagens à nivel de rua me surpreenderam com o urbanismo e a organização. E é bom ver verticalização no interior. Pelos relatos, é uma cidade que merece aplausos por ter mudado drasticamente sua face de algumas décadas atrás até aqui.
Paragominas era conhcida no Pará como Paragobala, segundo dados, chegava a desmatar por ano 300 km² de floresta, hoje não passa de 1 km². A cidade descobriu o caminho para conciliar desenvolvimento ecônomico com preservação ambiental. Hoje em vez de desmatar, os moradores plantam e o melhor, a própria população da cidade cuida dos canteiros de plantas espalhados pela cidade. É um exemplo inclusive para a capital, Belém.

Quote:
Originally Posted by dricobel View Post
Por anos foi o município que mais contribuiu para o desmatamento da amazônia!
Isso, Drico...A cidade perdeu quase 50% de suas matas. Hoje a realidade é outra, em vez de derrubar, o municipio planta.

Quote:
Originally Posted by Bombexx View Post
Quem diria que "Paragobala" seria modelo de organização e desenvolvimento sustentável?
Ainda bem que temos bons exemplos a serem seguidos, ou seja, ainda uma árvore em pé na última clareira.....

Parabéns, Ric.
Obrigado tio Bombexx

Sábias palavras!

Quote:
Originally Posted by Yurosan View Post
Gostei muito das fotos a nível de rua, o urbanismo da cidade é muito bom!
Eu estavo pesquisando e a população de Paragominas é de quase 100.000 habitantes e eu pensei que a população fosse menor..rs Mas a cidade é bem desenvolvida.
Parabéns pelo thread..
A cidade está chegando nos 100 mil hab. Parece ser menor, mas a cidade tem 19 mil km², tem uma grande população rural espalhadas em fazendas, vilas e distritos.

Origado pela visita!!
__________________
Eu sou de um país que se chama Pará
ricfelix no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 03:31 AM   #18
Guajará
from Belém-Pa
 
Guajará's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Porto Alegre
Posts: 26,475
Likes (Received): 586

Um dos exemplos de cidades que virou o jogo, passando a ser modelo sustentavel de desenvolvimento, além de ter melhorando e muito na qualidade de vida. queria conhecer muito ela, espero ter a oportunidade.
parabéns Paragominas, do municipio que mais desmatava na amazônia pra hoje o mais sustentavel
__________________
meus threads

Novos Threads Internacionais:
Conheça Helsingor & Kronborg Castle
Roskilde, Lisboa, Aveiro, Copenhagen
Guajará no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 04:35 AM   #19
DANIEL LANNA
100% Juiz de Fora
 
DANIEL LANNA's Avatar
 
Join Date: Nov 2009
Location: Juiz de Fora/MG
Posts: 3,408
Likes (Received): 1858

bela city..
DANIEL LANNA no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2012, 06:10 AM   #20
Lucas Souza RF
Registered User
 
Lucas Souza RF's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Regente Feijó-SP
Posts: 7,631
Likes (Received): 1797

Muito bacana. Lembro da primeira vez que vi esta cidade aqui no SSC, eu já tinha ouvido
apenas falar, até então. Me encantei com o desenho da cidade, tendo uma espécie de radiocentrismo em dois lugares, mas ainda não sabia de toda esta história dita aqui.
Parabéns.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 08:28 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu