daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old May 22nd, 2012, 02:07 AM   #21
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 278

Gostei da cidade.
Tem construções históricas bem bonitas e um bom comercio.
Parabéns pelas fotos e pelo thread bem informativo!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 22nd, 2012, 02:08 AM   #22
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 3039

Hary, deixa de ser modesto pq seus threads são excelentes e com muito conteúdo.

Parabéns, gostei muito de conhecer mais uma cidade nordestina
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 03:10 AM   #23
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 1983

Agora já dá pra comentar um pouco mais, lendo sobre o quadro natural do município não imaginava que a Serra do Espinhaço se prolongava até Bonfim, para mim ela se estendia até Palmeiras. No campo econômico é inegável a importância que a linha férrea teve para a cidade, além da Br, foram importantes para estimular a atividade comercial que tornou-se a base econômica municipal, uma pena foi a desativação de importantes plantas industriais. Existe comercialização de pedras preciosas na cidade? Já vi reportagens de cidades do norte da Bahia onde ocorrem esta prática, nas ruas. A comunidade quilombola tbm é interessante, um local recomendável para quem for conhecer Bonfim, espero algum dia ter o privilégio.

Gostei demais, a cada thread você se supera, show garoto.
São ocupadas em nascer e morrer".

Caetano Veloso.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 03:26 AM   #24
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 1304

Bonfim mesmo não tem pedras preciosas e nem minérios. Quem tem são as cidades vizinhas (Jaguarari, Campo Formoso, Andorinha e Pindobaçu). A única cidade que tem feira de pedras preciosas na região é Campo Formoso.

Em relação à Serra do Espinhaço, ela é gigantesca mesmo, indo de Jaguarari até o norte de Minas, passando pelas regiões de Bonfim, Campo Formoso e Jacobina, sendo a Chapada Diamantina uma subdivisão da mesma.
Old May 22nd, 2012, 03:44 AM   #25
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Ok, Will.

Caetano Veloso.
Old May 22nd, 2012, 03:57 AM   #26
rodrigossa
Registered User

rodrigossa's Avatar

Likes (Received): 373

Bela cidade!
Incrível a diferença climática entre Senhor Do Bomfim e Juazeiro: SDB por ficar numa serra tem muito mais umidade e chuvas, além de fortes neblinas, ao contrário de Juazeiro.
rodrigossa está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 04:28 AM   #27
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

E isso porque são apenas 130 km... Qualquer pessoa que viaja entre as duas cidades percebe essa diferença de clima, principalmente no inverno.
Old May 22nd, 2012, 07:32 AM   #28
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Olha que Bonfim está bombando! Também, uma cidade que impressiona pela organização, beleza e clima, não poderia ser diferente! E mais uma vez te agradeço Will pelo apoio antes e depois do thread, sem sua ajuda não seria tão completo amigo. Vou quotar aqui para agradecer o pessoal

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Hari,valeu por postar a historia de Senhor do Bonfim,eu n conhecia tantos detalhes
tenho uma grande vontade de conhecer a Missão do Sahy
Suas fotos ficaram otimas,a chuva não atrapalhou em nada
E eu ainda tinha te falado que iria até lá, se não fossem os contra tempos. Mas não vai faltar oportunidade. Sahy é uma fonte de estudos, li trabalhos acadêmicos sobre lá e não há dúvidas que para os amantes de História aquilo não passe despercebido. Vlw Rekarte!

Quote:
Originally Posted by Frusciante. View Post
Thread legal, bem feito, e com fotos bem selecionadas. Só senti falta da numeração das fotos, e indicações com o nomes de praças, ruas e avenidas.

Não conheço a cidade ao vivo, vou comentar tudo com base nas fotos postadas.

Vamos ao trabalho! Gostei da cidade: agradável, arborizada, sistema viário bem organizado e sinalizadado, calçadas dignas. A igreja católica matriz é bem feinha, e essa meia parede de pedra (que parece que foi instalada depois de sua construção) é horrível, descaracterizou totalmente a igreja. O prédio amarelo (prefeitura?) é bonito e bem conservado, só não gostei desse estacionamento asfaltado na frente do prédio, pela importância do lugar ali poderia ser um lugar bem mais agradável, mesmo sendo utilizado como estacionamento.
As demais praças mostradas estão bem conservadas, arborizadas e com o entorno bem legal. O Centro parece ser bem organizado, mas como as fotos foram tiradas em um dia não comercial fica difícil ter uma noção. A estação ferroviária pra mim foi a grande surpresa da cidade, pois o prédio tá bem conservado, uma raridade em nossa região, pena que as cores da pintura macacaram tudo, ô mau gosto terrível.

No mais, parabéns Harisson, ficou bem legal teu thread.
Bonfim fica à uns 270 km de Feira de Santana, vale a pena conferir e é até melhor pessoalmente. Realmente para detalhar mais ficaria válido colocar nomes de ruas e numeração. Coisas que não faço porque evito ao máximo escrever sobre as fotos seja o que for. Particularmente prefiro que as pessoas vejam as imagens e percebam a cidade da forma que lhe cabem, isso é individual, é de cada um e também (pelo menos para as pessoas de fora ou muito longe) pouco importa o nome de avenidas ou ruas, eles querem mesmo é ver a cidade e o aspecto de forma geral hehe

Eu acho que a Igreja só precisa de uma pintura nova com cores que a deixem ainda mais bonita, além de uma iluminação mais trabalhada e que dê um realce de beleza. Sobre a Prefeitura, eu não tenho críticas. Achei acertado asfaltar o entorno visto que o Centro é todo pavimentado assim e ao meu ver não teria tanto espaço (no sentido físico) para fazer maiores intervenções.

Com relação ao Centro, as fotos na assinatura do Will foram feitas em dias comerciais, assim dá para ter uma noção da movimentação do Pólo de Bonfim. Na minha opinião, aos domingos (e segui a orientação do forista de lá) é melhor para se fotografar a cidade porque assim ficamos mais a vontade e vemos como realmente os locais são, sem as pessoas "interferindo". Digo isso porque tenho preferência em fotografar os locais e não pessoas ou cotidiano que não fazem parte do meu estilo. E por fim, a Estação que achei muito bonita e concordo perfeitamente com você, as cores poderiam ser melhor escolhidas, nada irreversível.

Muito obrigado pela participação e por ter levantado esses questionamentos que são bem vindos

Quote:
Originally Posted by Ponce View Post
Muito bonita e agradável. Gostei.
O Sertão Bahiano tem várias cidades com essas características

Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post
Pena que os políticos daqui insistem em não querer aproveitar todo o potencial que Bonfim tem... A localização da cidade é muito boa, centraliza uma importante província mineral, tem muitas fontes e nascentes (uma das nascentes do Rio Itapicuru nasce entre Bonfim e Campo Formoso)... O que é falta pra Bonfim deslanchar de vez?! Somente pessoas interessadas em aproveitar ao máximo todo o potencial que aqui tem!
Olha, eu ouvi dizer (eita fofoca, adoro) que algumas coisas não chegam à cidade por uma certa pressão dos empreendedores locais (tipo, supermercados) sobre a esfera pública do setor de atração de investimentos, para não gerar concorrência. Não sei se é verdade, mas que isso é comum em cidades assim, é.

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Gostei da cidade.
Tem construções históricas bem bonitas e um bom comercio.
Parabéns pelas fotos e pelo thread bem informativo!
Agradeço o prestígio, volte sempre

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Agora já dá pra comentar um pouco mais, lendo sobre o quadro natural do município não imaginava que a Serra do Espinhaço se prolongava até Bonfim, para mim ela se estendia até Palmeiras. No campo econômico é inegável a importância que a linha férrea teve para a cidade, além da Br, foram importantes para estimular a atividade comercial que tornou-se a base econômica municipal, uma pena foi a desativação de importantes plantas industriais. Existe comercialização de pedras preciosas na cidade? Já vi reportagens de cidades do norte da Bahia onde ocorrem esta prática, nas ruas. A comunidade quilombola tbm é interessante, um local recomendável para quem for conhecer Bonfim, espero algum dia ter o privilégio.

Gostei demais, a cada thread você se supera, show garoto.
Bonfim tem uns locais bem interessantes seja pelo ponto de vista histórico (Sahy), Cultural/Histórico (Tijuaçu) e natureza em volta que devem render boas trilhas. Você com seu espírito aventureiro certamente iria adorar. Ui!

Quote:
Originally Posted by rodrigossa View Post
Bela cidade!
Incrível a diferença climática entre Senhor Do Bomfim e Juazeiro: SDB por ficar numa serra tem muito mais umidade e chuvas, além de fortes neblinas, ao contrário de Juazeiro.
Para você ver como um relevo, uma altitude, influencia no clima. As cidades do Vale estão na Depressão Sertaneja enquanto as cidades do Norte ficam em locais mais elevados, entre serras. É a diferença básica. Vlw!!

Quote:

E isso porque são apenas 130 km... Qualquer pessoa que viaja entre as duas cidades percebe essa diferença de clima, principalmente no inverno.
Pense que esses 130km que deram resenha... nossa! Chegando em Jaguarari uma chuva que não dava para ver quase nada eu me sentia entre as nuvens (literalmente com aquele efeito álcool & frio, tanto que deu no que deu haha). O engraçado era a zoação.. E aí Harisson tá gostando? (Um desocupado me perguntando)
- Estou tendo a vida que pedi a Deus (minha resposta fora de consciência)

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
Hary, deixa de ser modesto pq seus threads são excelentes e com muito conteúdo.

Parabéns, gostei muito de conhecer mais uma cidade nordestina
Obrigado amigo, sua presença é sempre bem vinda! Seu interesse por cidades nordestinas é notável, que continue aprendendo e gostando
Forte abraço!

Last edited by Harisson Souza; May 22nd, 2012 at 07:45 AM.
Harisson Souza no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 12:53 PM   #29
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Olha que Bonfim está bombando! Também, uma cidade que impressiona pela organização, beleza e clima, não poderia ser diferente! E mais uma vez te agradeço Will pelo apoio antes e depois do thread, sem sua ajuda não seria tão completo amigo. Vou quotar aqui para agradecer o pessoal

Olha, eu ouvi dizer (eita fofoca, adoro) que algumas coisas não chegam à cidade por uma certa pressão dos empreendedores locais (tipo, supermercados) sobre a esfera pública do setor de atração de investimentos, para não gerar concorrência. Não sei se é verdade, mas que isso é comum em cidades assim, é.
Obrigado, Hari! E vc realmente gostou daqui mesmo, hehe! Realmente, quem acaba conhecendo Bonfim de verdade, se encanta com a cidade!

Em relação à essa "fofoca" sobre o motivo da falta de investimentos privados aqui, não duvido nada... O empresariado comercial daqui é muito forte mesmo!
Old May 22nd, 2012, 01:02 PM   #30
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 2772

Quote:

E eu ainda tinha te falado que iria até lá, se não fossem os contra tempos. Mas não vai faltar oportunidade. Sahy é uma fonte de estudos, li trabalhos acadêmicos sobre lá e não há dúvidas que para os amantes de História aquilo não passe despercebido. Vlw Rekarte!
Trabalhos em pdf ou em algum site?
vc poderia me passar Hari?pode passar todos os trabalhos sobre o sertão que vc tiver
Old May 22nd, 2012, 02:03 PM   #31
alex@ribeira
Houston,we have a problem

alex@ribeira's Avatar

Likes (Received): 759

Uau, Senhor do Bomfim é uma cidade linda! E com muita historia, belo thread Harisson!
Old May 22nd, 2012, 02:46 PM   #32
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
vc poderia me passar Hari?pode passar todos os trabalhos sobre o sertão que vc tiver
Sobre Missão do Sahy:

http://missaodosahy.blogspot.com.br/

http://missaodosahy.bloog.pl/?ticaid=6e7e6

http://cienciasnadiversidade.blogspo...o-do-sahy.html

Tijuaçu:

http://periodicos.est.edu.br/index.p...rticle/view/20

http://www.snh2011.anpuh.org/resourc...011%281%29.pdf

http://periodicos.est.edu.br/index.p...viewFile/20/34

http://www.uesb.br/anpuhba/artigos/a...va_miranda.pdf

http://www.uesb.br/anpuhba/artigos/a...cida_silva.pdf
Old May 22nd, 2012, 03:42 PM   #33
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Quote:

Para você ver como um relevo, uma altitude, influencia no clima. As cidades do Vale estão na Depressão Sertaneja enquanto as cidades do Norte ficam em locais mais elevados, entre serras. É a diferença básica. Vlw!!

Certamente é uma Depressão relativa(ao relevo próximo) já que no Brasil inexiste Depressão absoluta. O thread juntamente com tuas explicações e do Will deu uma nova configuração, ficou dinâmico, gosto de se ver.

Caetano Veloso.
Old May 22nd, 2012, 04:51 PM   #34
Yuri M
Registered User

Yuri M's Avatar

Likes (Received): 2

Belíssimo thread! Grande Harisson! Poxa... Pude adentrar um pouco e conhecer melhor a história dessa linda cidade que é Senhor do Bonfim-BA! Visitei a um tempo atras Senhor do Bonfim e conheço ali pelo centro da cidade, e uma outra vez foi de passagem. Cidade muito linda, cheio de encantos, belezas naturais, cultura, povo educado e acolhedor...
Espero um dia poder conhecer o são joão, que é muito famoso!
Old May 22nd, 2012, 05:02 PM   #35
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Quote:
Obrigado, Hari! E vc realmente gostou daqui mesmo, hehe! Realmente, quem acaba conhecendo Bonfim de verdade, se encanta com a cidade!

Em relação à essa "fofoca" sobre o motivo da falta de investimentos privados aqui, não duvido nada... O empresariado comercial daqui é muito forte mesmo!
Gostei sim rs

É uma pena que esse tipo de coisa aconteça, travando o desenvolvimento do setor da cidade. É porque, de fato, quando uma grande rede chega os menores se quebram. Mas com o aumento da população de Bonfim isso será inevitável principalmente porque o GBarbosa, por exemplo, que buscam uma expansão pelo estado pode sim chegar à Bonfim, SAJ e outras cidades de mesmo porte com base no Comércio.

Mas a Subway já poderia ter pretensões, em Lagarto (SE) que tem população parecida, já estão se instalando. Depende também dos empresários locais em trazer a franquia. Não tenho certeza mas me parece que a Cacau Show é mais cara, no sentido de repassar maior porcentagem do lucro. E aí já tem

Quote:
Pronto o Will já colocou todas as fontes de pesquisa à sua disposição. Pelo visto já sabemos qual será o seu tema de Monografia (algo sobre História do Sertão)

Lembrando que para pesquisa, não basta ler bibliografia. Tem que vivenciar

Quote:
Originally Posted by alex@ribeira View Post
Uau, Senhor do Bomfim é uma cidade linda! E com muita historia, belo thread Harisson!
Obrigado Alex! Certamente um passeio no período junino (para quem gosta) reúne esses fatores e um ótimo São João (não sou chegado, mas devo admitir que muita gente curte e a cidade faz uma grande festa). Inclusive vem muita gente de Salvador!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Certamente é uma Depressão relativa(ao relevo próximo) já que no Brasil inexiste Depressão absoluta. O thread juntamente com tuas explicações e do Will deu uma nova configuração, ficou dinâmico, gosto de se ver.
É, o nome que deram no Atlas que eu tinha era esse haha
Ficava até chateado (por não conhecer bem o significado) com o fato de minha cidade estar em Depressão

Aqui vai um mapa da Bahia pelo IBGE para situar melhor a localização das cidades em relação a altitude:

Fonte: IBGE

Quote:
Originally Posted by Yuri M View Post
Belíssimo thread! Grande Harisson! Poxa... Pude adentrar um pouco e conhecer melhor a história dessa linda cidade que é Senhor do Bonfim-BA! Visitei a um tempo atras Senhor do Bonfim e conheço ali pelo centro da cidade, e uma outra vez foi de passagem. Cidade muito linda, cheio de encantos, belezas naturais, cultura, povo educado e acolhedor...
Espero um dia poder conhecer o são joão, que é muito famoso!
Pois é amigo, o São João atrai, segundo o Bahiatursa, quase 80 mil visitantes. A cidade praticamente deve dobrar a população
Conheço uma galera daqui que vai para lá, principalmente pelo Forró do Sfrega! Que leva muitos jovens de nossa idade para lá, para quem bebe e gosta de festa fechada é o paraíso haha
Old May 22nd, 2012, 05:09 PM   #36
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 666

Muito bom esse mapa do IBGE. Mostra com clareza a topografia do estado. Fugindo do tema do thread me pergunto pq so plantam soja depois de Barreiras ja que o plato ja vem bem antes dela. Passei la de carro pela BR-242 e vi isso. Seria pelo regime de chuvas? Mas la tb eh cerrado e deve ter agua subterrenea. Irrigado daria otimo rendimento.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 07:44 PM   #37
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Gostei sim rs

É uma pena que esse tipo de coisa aconteça, travando o desenvolvimento do setor da cidade. É porque, de fato, quando uma grande rede chega os menores se quebram. Mas com o aumento da população de Bonfim isso será inevitável principalmente porque o GBarbosa, por exemplo, que buscam uma expansão pelo estado pode sim chegar à Bonfim, SAJ e outras cidades de mesmo porte com base no Comércio.
Na verdade, acho que é questão de tempo G. Barbosa e Subway se instalarem não somente aqui em Bonfim, mas também em cidades do norte da Bahia de porte semelhante como Jacobina e Irecê.

O que aqui mais necessita é de pelo menos alguma grande indústria na própria cidade, que fortaleça ainda mais a economia daqui... Até porque todas as grandes empresas da região ficam em municípios vizinhos (Cimentos Bonfim/Cimpor, em Campo Formoso, Caraíba Metais, em Jaguarari e a Ferbasa, em Campo Formoso e Andorinha).
Old May 22nd, 2012, 09:52 PM   #38
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Muito bom esse mapa do IBGE. Mostra com clareza a topografia do estado. Fugindo do tema do thread me pergunto pq so plantam soja depois de Barreiras ja que o plato ja vem bem antes dela. Passei la de carro pela BR-242 e vi isso. Seria pelo regime de chuvas? Mas la tb eh cerrado e deve ter agua subterrenea. Irrigado daria otimo rendimento.
Dá uma olhada nisso:
http://geobahia.ima.ba.gov.br/geobahia3/index.html
Mexendo um pouco dá para encontrar várias coisas interessantes sobre diversos dados do Estado.

Quote:
Na verdade, acho que é questão de tempo G. Barbosa e Subway se instalarem não somente aqui em Bonfim, mas também em cidades do norte da Bahia de porte semelhante como Jacobina e Irecê.

O que aqui mais necessita é de pelo menos alguma grande indústria na própria cidade, que fortaleça ainda mais a economia daqui... Até porque todas as grandes empresas da região ficam em municípios vizinhos (Cimentos Bonfim/Cimpor, em Campo Formoso, Caraíba Metais, em Jaguarari e a Ferbasa, em Campo Formoso e Andorinha).
É estranho isso, todos os municípios em volta terem grandes empresas atuantes nesse setor e Bonfim não. Será que dispõe dos mesmos recursos minerais?
Old May 23rd, 2012, 12:51 AM   #39
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

É porque, não sei se vc reparou, a área do município de Bonfim é pequena, de quase 820 km², bem menor do que as áreas dos vizinhos municípios que dependem da mineração, que são Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu e Andorinha (que foi distrito de Bonfim até 1989).

Aqui até tem alguns minérios, mas não na quantidade enorme que esses municípios que eu citei tem. Mas Bonfim, de uma certa forma, acaba se beneficiando da mineração desse municípios, sendo o centro comercial da região.
Old May 23rd, 2012, 01:18 AM   #40
Frusciante.
Registered User

Frusciante.'s Avatar

Likes (Received): 295

Quote:
Bonfim fica à uns 270 km de Feira de Santana, vale a pena conferir e é até melhor pessoalmente. Realmente para detalhar mais ficaria válido colocar nomes de ruas e numeração. Coisas que não faço porque evito ao máximo escrever sobre as fotos seja o que for. Particularmente prefiro que as pessoas vejam as imagens e percebam a cidade da forma que lhe cabem, isso é individual, é de cada um e também (pelo menos para as pessoas de fora ou muito longe) pouco importa o nome de avenidas ou ruas, eles querem mesmo é ver a cidade e o aspecto de forma geral hehe

Eu acho que a Igreja só precisa de uma pintura nova com cores que a deixem ainda mais bonita, além de uma iluminação mais trabalhada e que dê um realce de beleza. Sobre a Prefeitura, eu não tenho críticas. Achei acertado asfaltar o entorno visto que o Centro é todo pavimentado assim e ao meu ver não teria tanto espaço (no sentido físico) para fazer maiores intervenções.

Com relação ao Centro, as fotos na assinatura do Will foram feitas em dias comerciais, assim dá para ter uma noção da movimentação do Pólo de Bonfim. Na minha opinião, aos domingos (e segui a orientação do forista de lá) é melhor para se fotografar a cidade porque assim ficamos mais a vontade e vemos como realmente os locais são, sem as pessoas "interferindo". Digo isso porque tenho preferência em fotografar os locais e não pessoas ou cotidiano que não fazem parte do meu estilo. E por fim, a Estação que achei muito bonita e concordo perfeitamente com você, as cores poderiam ser melhor escolhidas, nada irreversível.

Muito obrigado pela participação e por ter levantado esses questionamentos que são bem vindos
Eu só falei das legendas nas fotos pois fica melhor pra comentar.
Eu gosto de fotos tiradas em dias comerciais porque assim podemos ver a interação do povo com sua cidade, ver o dia-a-dia de um lugar é uma coisa que me agrada muito. Aqui em Feira o centro é completamente diferente de um dia comercial para outro não. Mas eu gostei da cidade, meu santo bateu com o dela, morava lá fácil.
Frusciante. no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
historia, são joão, sertão

Thread Tools

Posting Rules