daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 24th, 2012, 02:19 AM   #61
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 320

E vc sabia que aqui em Bonfim tem a maior feira livre da Bahia, que abrange três enormes praças em pleno Centro comercial? Qualquer dia eu faço um thread mostrando ela em detalhes...

Sponsored Links

Old May 24th, 2012, 02:25 PM   #62
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Likes (Received): 158

Bem organizado o Shopps a céu aberto e o principal deles é até largo, só faltou aterrar a fiação e colocar algumas coisas temáticas relacionadas com a cultura da cidade. Aqui em Juazeiro havia (sempre o havia) um projeto que contemplava as vielas centrais com calçadão e decorações com ênfase no Velho chico, as lendas, as carrancas, a Bossa Nova, o violão, coisas da terra mesmo.

Quote:
Originally Posted by DCR View Post
Bem cuidada, limpa, organizada... gostei! Parabéns pelo thread e obrigado por nos apresentar a cidade!
Imagina, eu é que agradeço pelo seu interesse e participação. Muito obrigado

Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post

E vc sabia que aqui em Bonfim tem a maior feira livre da Bahia, que abrange três enormes praças em pleno Centro comercial? Qualquer dia eu faço um thread mostrando ela em detalhes...
Ocorre nos sábados? Se for eu não vi nem sinal e olha que geralmente as ruas de cidades que possuem feiras ficam sujas devidos à movimentação. Será que passei pelo local?
Old May 24th, 2012, 02:55 PM   #63
The Dark Night
Registered User

The Dark Night's Avatar

Likes (Received): 928

Muito bom o thread!

Nem em Salvador temos calçadas com essa largura:

image hosted on flickr

Talvez só na Av. Manoel Dias...
The Dark Night no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2012, 02:58 PM   #64
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

É sério?

=O

Isso é mal planejamento então. Em Bonfim além de ter boas calçadas, elas são meio que padronizadas. Em vários locais do centro da cidade há essas calçadas, com pedras portuguesas e esse desenho que não sei o significado.
Old May 24th, 2012, 03:02 PM   #65
The Dark Night
Registered User

The Dark Night's Avatar

Likes (Received): 928

tirando alguns trechos da orla e trechos de praça/largo, não consigo lembrar de mais nenhum. Tô puxando pela memória aqui e nao lembrei de outro.
The Dark Night no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2012, 09:35 PM   #66
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Ocorre nos sábados? Se for eu não vi nem sinal e olha que geralmente as ruas de cidades que possuem feiras ficam sujas devidos à movimentação. Será que passei pelo local?
É porque essa Feira Livre acontece em outra parte do Centro comercial, que muito provavelmente vc não passou.
Quote:
Originally Posted by The Dark Night View Post
Muito bom o thread!

Nem em Salvador temos calçadas com essa largura:

image hosted on flickr

Talvez só na Av. Manoel Dias...
Quote:
É sério?

=O

Isso é mal planejamento então. Em Bonfim além de ter boas calçadas, elas são meio que padronizadas. Em vários locais do centro da cidade há essas calçadas, com pedras portuguesas e esse desenho que não sei o significado.
Quote:
Originally Posted by The Dark Night View Post

tirando alguns trechos da orla e trechos de praça/largo, não consigo lembrar de mais nenhum. Tô puxando pela memória aqui e nao lembrei de outro.
Quase todas as calçadas do Centro de Bonfim são de pedra portuguesa, padronizadas e muitas delas bem largas.

E essa padronização das calçadas de pedra portuguesa de Bonfim existe há mais de 50 anos, tendo sido realizada pelo melhor prefeito que Bonfim já teve, o saudoso Cândido Félix Martins, que teve três mandatos (foi o prefeito da cidade que teve mais mandatos).
Old May 24th, 2012, 09:49 PM   #67
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Aparentemente gostei da adm de Paulo Machado (PP), pelo menos no que diz respeito ao cuidado com a aparência da cidade.
Old May 24th, 2012, 10:45 PM   #68
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

S E N H O R D O B O N F I M - B A H I A
Rafael Monteiro

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr
Old May 24th, 2012, 10:45 PM   #69
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

A autoria é de um amigo (Rafael Monteiro) que esteve na viagem e levou a câmera dele. Mesmo ela sendo um pouco melhor do que a minha, ele não tem experiência. A usou significativamente pela primeira vez e tanto eu como ele não sabíamos muitas funções. Até dei algumas dicas sobre o modo como costumo fotografar e Rafael ficou ao meu lado tentando reproduzir algumas coisas. Os locais são os mesmos em que estive.
Old May 24th, 2012, 11:01 PM   #70
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 343

Bonfim é muito linda.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2012, 12:09 AM   #71
Lukas Baiano
Registered User

Lukas Baiano's Avatar

Likes (Received): 49

Bonfim deveria servir de exemplo para as praças e o calçadão de Feira!!
Old May 25th, 2012, 12:44 AM   #72
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

So' de Feira?
Old May 25th, 2012, 12:48 AM   #73
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Belas fotos de seu amigo, Hari! E isso porque ele praticamente só tirou fotos da Praça Nova (que é a principal daqui) e da Estação Ferroviária...
Old May 25th, 2012, 12:50 AM   #74
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Aparentemente gostei da adm de Paulo Machado (PP), pelo menos no que diz respeito ao cuidado com a aparência da cidade.
Mas boa parte do atual urbanismo que a cidade apresenta começou a ser implantado durante os oito anos da administração de Carlos Brasileiro (PT), o prefeito anterior, que agora é deputado estadual e ex-Secretário Estadual de Ação Social e Combate à Pobreza.

Antes, Paulo Machado e Carlos Brasileiro eram aliados, mas desde o início do ano agora são adversários políticos.
Quote:
Originally Posted by Lukas Baiano View Post
Bonfim deveria servir de exemplo para as praças e o calçadão de Feira!!
Se Bonfim, além de suas belíssimas praças e de seus calçadões, tivesse as avenidas de Feira, seria uma cidade perfeita!

Last edited by Will_NE; May 25th, 2012 at 12:55 AM.
Will_NE no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2012, 12:57 AM   #75
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Quote:
Belas fotos de seu amigo, Hari! E isso porque ele praticamente só tirou fotos da Praça Nova (que é a principal daqui) e da Estação Ferroviária...
O moleque tem potencial, pena que não se interesse muito por fotos urbanas.

Quote:
Se Bonfim, além de suas belíssimas praças e de seus calçadões, tivesse as avenidas de Feira, seria uma cidade perfeita!
Gostaria que ela fosse totalmente plana, mas tendo essas montanhas lindas em volta e por perto. Bonfim tem aquela área do Parque da Cidade que ainda vai prosperar muito, é ali que será o Bodódromo? Como está o andamento do processo?
Old May 25th, 2012, 01:25 AM   #76
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Até agora, é só um projeto mesmo... Nada começou a ser construído ainda!

Por enquanto, a única coisa nova que fizeram no Parque da Cidade foi essa estátua de pantera (A foto é do site da Prefeitura):

Old May 25th, 2012, 03:01 AM   #77
Frusciante.
Registered User

Frusciante.'s Avatar

Likes (Received): 99

Quote:
Bem organizado o Shopps a céu aberto e o principal deles é até largo, só faltou aterrar a fiação e colocar algumas coisas temáticas relacionadas com a cultura da cidade. Aqui em Juazeiro havia (sempre o havia) um projeto que contemplava as vielas centrais com calçadão e decorações com ênfase no Velho chico, as lendas, as carrancas, a Bossa Nova, o violão, coisas da terra mesmo.
Vou listar umas coisas do calçadão que eu não gostei:

1) Fiação aterrada - Não sei as condições econômicas da prefeitura da cidade, mas como o calçadão não é tão extenso, a obra não ficaria tão cara e o resultado é muito benéfico.

2) Iluminação - Esses postes com braços tradicionais para iluminar ruas são muito feios. Acho que outras luminárias seriam bem mais interessantes.

3) Piso - O piso apesar de bem conservado, foi mal escolhido e não tem piso táctil. Poderiam ter feito um mosaico interessante, existem tantas possibilidades... Ou até mesmo com a pedra portuguesa, que já é bem tradicional na cidade e que mesmo com os problemas que ela tem, eu gosto.

4) Letreiros - Deveria haver alguma organização dos letreiros das lojas, definir limites e proporções e incentivar as empresas a criarem as suas logomarcas com um profissional adequado. E em prédios mais antigos (e que sejam interessantes), tentar preservar e valorizar a arquitetura do imóvel.

5) Marquises Percebi que houve um interesse em padronizá-las. Mas não gostei do resultado, preferia algo retrátil, ou com o design mais interessante.

6) Espaços de Cultura É interessantíssimo ter esses espaços nos calçadões, seja pra artistas de rua, rodas de capoeira, trios de forró na época do são João, até pro papai Noel :P enfim, algo que movimente e traga algo sempre novo no decorrer do ano.

7) Mobiliário Urbano Esses lugares têm que ter um mobiliário com um design mais interessante e diferenciado. Lixeiras, bancos, jardineiras, telefones públicos, os postes de iluminação mais bonitos e agradáveis.

8) Espaço de Alimentação É interessante quando alguns restaurantes (não tô falando de bares e botecos) instalem parte de suas mesas e cadeiras em um trecho delimitado da calçada, nada que atrapalhe o pedestre, mas que movimente e dê vida ao lugar, principalmente à noite.

9) Arborização Nem precisa falar, né?! Plantar algumas árvores esguias que tenha um bom sombreamento, não danifiquem o piso e não sujem tanto.
Frusciante. no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2012, 03:20 AM   #78
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

O Calçadão de Bonfim, mesmo com esses defeitos que ele tem e que foram listados por vc, é um dos melhores calçadões que já vi (pelo menos pessoalmente).

O grande problema dele é que NADA funciona nele à noite, pois a maior parte da agitação noturna da cidade se concentra na região em torno da Praça Nova do Congresso (a principal da cidade, aquela praça cheia de palmeiras imperiais com um monumento com um globo no meio).
Old May 25th, 2012, 03:40 AM   #79
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Concordo com praticamente tudo que foi colocado, fazendo algumas considerações sobre alguns dos pontos mencionados:

Quote:
Originally Posted by Frusciante. View Post
3) Piso - O piso apesar de bem conservado, foi mal escolhido e não tem piso táctil. Poderiam ter feito um mosaico interessante, existem tantas possibilidades... Ou até mesmo com a pedra portuguesa, que já é bem tradicional na cidade e que mesmo com os problemas que ela tem, eu gosto.
Prefiro que não coloquem pedras portuguesas visto que elas soltam com facilidade e há uma movimentação muito intensa (maior do que nas calçadas da cidade, imagino). Alguém poderia se machucar e muitas prefeituras não costumam fazer manutenções apropriadas, passam cimento e fica por isso mesmo.

Quote:
6) Espaços de Cultura É interessantíssimo ter esses espaços nos calçadões, seja pra artistas de rua, rodas de capoeira, trios de forró na época do são João, até pro papai Noel :P enfim, algo que movimente e traga algo sempre novo no decorrer do ano.
Concordo em partes. Acho que a cultura local deveria sim ter sido mais explorada. Porém esses outros itens demanda espaço e como foi visto nas fotos com a circulação intensa de pessoas, isso poderia virar bagunça. Sendo que a intenção do calçadão é ampliar ao máximo a circulação dos pedestres. Talvez com um local único para tais eventos (tipo na entrada do calçadão com um espaço específico, reservado) poderia dar certo. Se houver área suficiente.

Quote:
7) Mobiliário Urbano Esses lugares têm que ter um mobiliário com um design mais interessante e diferenciado. Lixeiras, bancos, jardineiras, telefones públicos, os postes de iluminação mais bonitos e agradáveis.
Em outras partes da cidade o mobiliário urbano é bem presente. Tanto é que quase não se vê lixo nas ruas que mostrei e andei. A praça principal e as maiores avenidas reúnem tudo isso. Falta colocarem de forma mais atuante no calçadão.

Quote:
8) Espaço de Alimentação É interessante quando alguns restaurantes (não tô falando de bares e botecos) instalem parte de suas mesas e cadeiras em um trecho delimitado da calçada, nada que atrapalhe o pedestre, mas que movimente e dê vida ao lugar, principalmente à noite.
Daria uma vida noturna ao local. Isso ocorre em Ilhéus.

Quote:
9) Arborização Nem precisa falar, né?! Plantar algumas árvores esguias que tenha um bom sombreamento, não danifiquem o piso e não sujem tanto.
De médio porte, que gerem sombras, em locais delimitados e que não sejam nem fícus e nem algarobas.
Old May 25th, 2012, 03:43 AM   #80
Frusciante.
Registered User

Frusciante.'s Avatar

Likes (Received): 99

Tem problemas, como eu falei, mas que podem ser resolvidos, mas o que importa mesmo é que o ponta pé já foi dado. Muitas cidades maiores não fizeram nada em relação a isso ainda.

A mais interessante e bonita que eu fui foi a de Rua das Flores (Rua XV de Novembro) em Curitiba. A que eu mais gosto de olhar e babar por fotos (as obras, pois o projeto ainda está em execução) é a de Araxá-MG. Quando as obras acabarem tô pensando em ir lá, só pra ver de perto. Todo dia olho o thread da obra, que por sinal é esse:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1182103
Frusciante. no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules