daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old June 12th, 2012, 04:29 PM   #1
marcus_lisboa
Marcus Lisboa

Likes (Received): 116

Contorno Norte - Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba

O Teatro Mario Covas, em Caraguá, recebe na próxima terça-feira (5/6/2012), às 17h, a primeira audiência pública que discutirá o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra do Contorno Norte de Caraguatatuba a Ubatuba. O empreendimento é de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).

O projeto rodoviário apresentado no EIA/Rima interligará a Rodovia dos Tamoios (SP-99) em seu trecho denominado de Avenida Presidente Campos Salles, no Bairro Ponte Seca, até o entroncamento com a Rodovia Dr. Manoel Hyppolito Rego (SP-55) em seu km 99, nas proximidades dos bairros Casa Branca e Olaria, em Caraguá.

O contorno deverá ser implantado em duas pistas com uma faixa de rolamento por sentido, pistas simples predominantes, acessos controlados e velocidade máxima de 80 km/h. Os usuários somente poderão acessar a interligação rodoviária do Contorno Norte na interseção com a Rodovia dos Tamoios e no ponto de junção com a rodovia Manoel Hyppolito Rego (SP-55). O traçado previsto é de 6 km.

Assim como a obra do Contorno Sul (entre Caraguá e Ubatuba) haverá viadutos, pontes e túneis. A execução terá prazo total de 30 meses, com custo estimado em R$ 305 milhões.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente informou que cópias do EIA/Rima estão à disposição dos interessados para consulta até o dia 5 de junho em Caraguá, São Sebastião e São Paulo. Os internautas também podem baixar os arquivos no site www.ambiente.sp.gov.br/consemaAudiencias.php.
marcus_lisboa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 12th, 2012, 09:59 PM   #2
LuizEQ
Registered User

Likes (Received): 0

pista simples?? eu tenho a ligeira impressão que não vai ficar bom,
LuizEQ no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2012, 05:50 AM   #3
Fredamasio
Registered User

Fredamasio's Avatar

Likes (Received): 1

Acredito que o governo esteja fazendo uma grande bobagem em não fazer essa pista já duplicada. Além disso, a prefeitura de Caraguá já quer esticar o contorno norte até Massaguaçu.
Fredamasio no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2012, 09:02 PM   #4
Coppede
Registered User

Coppede's Avatar

Likes (Received): 62

Quote:
Originally Posted by LuizEQ View Post
pista simples?? eu tenho a ligeira impressão que não vai ficar bom,
Bixo, é uma lastima mas é assim, aqui na nossa terra pouquíssimos politicos faziam/fazem infraestrutura adequada e eram chamados de faraonicos, o negócio é fazer pouco, inaugura em duas, três vezes, ai ficou pequeno, faz de novo, chama a banda mais duas, três vezes e (ai é o que dói) além de parecer bom perante a população, ganha comissão duas ou mais vezes! Eu entendo ser obvio que, fazendo em pista dupla agora ficaria muito mais barato do que duplicar depois...
Coppede no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2012, 03:25 AM   #5
brunodelazari
hodorgonnahodorthehodor

brunodelazari's Avatar

Likes (Received): 208

Gente, pista simples é mais que o suficiente. Lembrem-se que a pista atual da BR-101/SP-55 continuará existindo. Ou seja: faixas por faixas, a capacidade dobra. Na verdade ela triplica, talvez quadruplique, por dois motivos:

1. o contorno, evitando o trecho Centro-Massaguaçu da SP-55, passa longe de gargalos importantes do município de Caraguatatuba;
2. a geometria da via será muito melhor que a do trecho atual. As vias terão acesso controlado, acostamentos, além de curvas e rampas muito mais suaves que o trecho atual, permitindo velocidades de 80km/h.

Ou seja: acho que, por ora, é suficiente. Além disso, o fato de se tratar de um trecho de acessos controlados em área de proteção ambiental permite que as margens se mantenham livres o bastante para permitir uma eventual expansão posterior. Lembrem-se: não é São Paulo nem Santos/São Vicente, é Caraguatatuba/Ubatuba. As demandas são infinitamente menores - e não valeria a pena fazer uma rodovia duplicada com três faixas por sentido para evitar 100% dos congestionamentos, se com pista simples e uma faixa por sentido você consegue evitar, digamos, 90%, além de transformar a viagem de três horas da Tamoios ao centro de Ubatuba em um feriado em "apenas" 1h.

wilianaac liked this post
brunodelazari no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2012, 04:23 AM   #6
LuizEQ
Registered User

não é não, aqui tem um potencial turístico gigantesco, sem falar que é região entre Rio de Janeiro e Santos, ainda mais, o contorno será o novo traçado da Rio-Santos, e seria muito pouco construir pista simples, é muito fácil falar do desmatamento, mas ninguém fala que toda a serra de caraguá é reflorestada da época de Franco Montora,

Nós da população de caraguá, devemos exigir que o contorno norte seja duplicado, somos moradores e sabemos da necessidade da nossa população.
Old June 14th, 2012, 04:29 AM   #7
brunodelazari
hodorgonnahodorthehodor

brunodelazari's Avatar

Quote:
não é não, aqui tem um potencial turístico gigantesco, sem falar que é região entre Rio de Janeiro e Santos, ainda mais, o contorno será o novo traçado da Rio-Santos, e seria muito pouco construir pista simples, é muito fácil falar do desmatamento, mas ninguém fala que toda a serra de caraguá é reflorestada da época de Franco Montora,

Nós da população de caraguá, devemos exigir que o contorno norte seja duplicado, somos moradores e sabemos da necessidade da nossa população.
Esquece o "potencial". Se existisse todo esse potencial, estaria tudo lotado o tempo todo, não só em quatro ou cinco feriados no ano. O tráfego entre Rio e Santos tem pouca importância, até porque, até para caminhoneiros que pagam pedágios altíssimos, vale muito mais a pena subir e descer a Serra do Mar fazendo a viagem pela Dutra (e pela SP-70) do que ir "curtindo a vista". Entendo sua preocupação de morador: em parte, seria minha preocupação de turista. Mas me parece, pelos motivos que apresentei aí em cima, que o contorno proposto é mais que suficiente para um horizonte consideravelmente longo. Lembre-se que a estrada entre o Centro de São Sebastião e a Piaçaguera-Guarujá e entre a Massaguaçu e o Rio de Janeiro continuará sendo a mesma droga que é hoje; o objetivo é apenas criar uma solução para o tráfego entre o Vale do Paraíba e o Porto de São Sebastião. E, novamente, na minha opinião, parece suficiente para a demanda atual, atuante ou reprimida.
Old June 14th, 2012, 09:35 PM   #8
LuizEQ
Registered User

claro, eu entendo a sua preocupação de turista, e que o transito não está parado o tempo todo, mas estar parado o tempo todo é supersaturação, para uma rodovia estar saturada é necessário que o transito esteja pesado o suficiente para o período de rush diário tenha uma redução de velocidade da via, e que o excesso de veículos esteja atrapalhando a capacidade de fluxo da via.

E a Rio santos tem uma Gigantesca importância sim, não só turistica como também portuária, tanto que é, que está no plano do PAC-2 para a duplicação total da rodovia, também é uma região entre rio e santos, existe usina nuclear, estaleiro, região portuária, Unidades da petrobrás, e também a interação entre as cidades dentro da região da rio santos, repito, não é só um potencial turístico, sim também é um potencial comercial, potencial petrolífero, potencial portuário, potencial energético, metade da energia consumida do estado do rio de janeiro é oriunda das usinas nucleares.
Old June 14th, 2012, 09:43 PM   #9
LuizEQ
Registered User

Visto que o senhor só conhece a rodovia como um turista, algumas coisas que o senhor deve saber.

A Rio santos tem, 3 petrobrás (2 efetivas e 1 em construção), 3 portos, 1 estaleiro naval, 3 usinas nucleares(2 efetivadas e 1 em construção) potencial energético para metade do estado do Rio de Janeiro, 1 mineradora vale.

isso num percurso de 500 km que passa dentro de uma área de reserva nacional.
e a área que é do contorno norte, não é mata virgem, é mata reflorestada da década de 90.

Caraguá é considerada Centro comercial, pois há uma relação comercial considerável entre a região de caraguá e ubatuba, principalmente com são sebastião.

Apresente outro motivo para não ser duplicada?
Old June 14th, 2012, 11:42 PM   #10
Valderi
RFFSA, só para corajosos.

Valderi's Avatar

Likes (Received): 224

É só aquele que tem o calo sabe onde ele aperta...
Valderi no está en línea   Reply With Quote
Old June 15th, 2012, 03:31 PM   #11
marcus_lisboa
Marcus Lisboa

Likes (Received): 116

Quote:
E a Rio santos tem uma Gigantesca importância sim, não só turistica como também portuária, tanto que é, que está no plano do PAC-2 para a duplicação total da rodovia
Cade a fonte? Como fazer isso dentro de uma cidade como São Sebastião que praticamente tem como unica a via a rodovia e esta cheia de residencias e comercio as margens. É praticamente impossivel, a propósito e mudando um pouco do assunto gostaria de saber de quem mora ai no litoral norte, qual a principal atividade economica da região além do turismo, estive por ai recentemente e não vi grandes empresas fiquei pensando no que as pessoas trabalham por ai, certamente a dinamica do emprego não funciona como na maioria dos locais e deve-se ter padrinhos para ser empregado.
marcus_lisboa no está en línea   Reply With Quote
Old June 15th, 2012, 08:42 PM   #12
Fredamasio
Registered User

Fredamasio's Avatar

Likes (Received): 1

Ou vive de turismo ou trabalha no comércio. O Litoral Norte tem problemas sérios relacionados a emprego, principalmente Ubatuba, que sofre com a falta de investimentos. Eu por exemplo fui "forçado" a sair de Ubatuba...
Fredamasio no está en línea   Reply With Quote
Old June 15th, 2012, 09:26 PM   #13
LuizEQ
Registered User

Marcos, você não conhece o projeto Rio santos original, que foi interrompido na ditadura militar, tem posts anteriores de viadutos abandonados da rodovia que passava por fora da cidade e cortava a serra do mar, tanto que você pode observar que de Santos à Ubatuba é a SP-55 e de Ubatuba até a cidade do Rio de Janeiro é a BR-101, a rodovia não iria passar por dentro de caraguá e nem por dentro de Ubatuba, foi simplesmente mais um projeto interrompido da ditadura militar, e se você for aonde tem os viadutos abandonados, você vai ver maquinários abandonados... a Rio Santos tem essa história... agora como o senhor pediu fontes.

eu vou te dar a melhor fonte, a fonte oriunda do próprio governo.

http://www.brasil.gov.br/pac/pac-2/pac-2-relatorio-4

página 64, a figura está em azul, você vai ver.

A prova incontestável que a duplicação total da Rio Santos está dentro do PAC-2.
Old June 15th, 2012, 09:32 PM   #14
LuizEQ
Registered User

alias o Litoral norte paulista é uma área de Segurança Nacional, não sei se os senhores sabem, 1 porto, mais duas Petrobrás. Tem polícia Federal e Marinha no litoral, sem falar que é região escoadoura de produtos industrializados, como automóveis, e durante a década de 90 também foi porta de exportação bélica.

a região entre Ubatuba e Parati é Área de Preservação Nacional, algumas industrias já tentaram se instalar na cidade de Ubatuba, mas não se fixaram por não estarem dentro dos padrões ecológicos da cidade.

Parati é um dos Polos Mundias da Literatura, aonde tem encontros anuais de autores e entusiastas.

A Rio Santos Guarda muito mais segredos do que os senhores possam imaginar.
Old June 15th, 2012, 11:21 PM   #15
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Likes (Received): 91

Esse topicozinho é muito bom e superesclarecedor, mas será que aqueloutro seria merecedor de ressurreição já que é moda?

O thread do qual eu estou falando é este:

Viaduto abandonado na serra do mar

A Rio-Santos é uma legítima caixinha de surpresas e nem eu posso imaginar quais segredos a mesma guarda.

Aproveitando o que o forista Caco havia postado 2 imagens extraídas do Google Earth.

Esta primeira imagem mostra o viaduto com a provável extensão dele, pois parte dele está encoberto pela nuvem:

Já estoutra abaixo mostra o traçado da estrada:

Faço questão que todos os senhores olhem o slide 24 desse link postado pelo forista luancarpe.

Consta seu traçado dos contornos de Caraguatatuba e São Sebastião. Talvez, o trecho compreenda, realmente, por onde hoje se encontram os viadutos abandonados.

http://www.sinaenco.com.br/downloads...sti%C3%A3o.pdf
Ralph Yamaguti no está en línea   Reply With Quote
Old June 15th, 2012, 11:25 PM   #16
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Likes (Received): 91

Vale lembrar que há,vergonhosamente, duas pilastras abandonadas na interseção das rodovias Rio-Santos e Piaçaguera-Guarujá. Pelo Google Earth é possível ver que, além das duas pilastras abandonadas, há uma alça de acesso também abandonada, que podem ser vistas dentro dos círculos vermelhos:

Incrível como até hoje a inútil da Ecovias não concluiu estes viadutos para acabar com aquele horrendo semáforo, assim como não construiu um viaduto no acesso à Vicente de Carvalho, onde também há um grotesco semáforo.
Ralph Yamaguti no está en línea   Reply With Quote
Old June 16th, 2012, 04:33 AM   #17
LuizEQ
Registered User

Ralph, muito obrigado, com isso você me ajuda muito cara... e eu enalteci a questão da Rio-Santos sobre o tópico do Contorno Norte, porque eu acho e devo defender a idéia que o contorno norte será o novo trecho da Rio-Santos, o Contorno não será uma rodovia à parte, será um novo traçado da SP-55, caso os senhores saibam a SP-55 faz um contorno por fora da baixada santista, ligando as principais rodovias, de norte à sul, e é a SP-55,

por isso eu defendo a ideia que o contorno norte e sul devem ser integrados a Rio-Santos, e devem ocupar a nomenclatura de Rio-Santos com a denominação SP-55, de preferência BR-101, por ser um projeto de integração regional.

alias, o projeto BR-101 é um projeto de integração nacional e tem o dever de ser concluído, como rodovia tem a obrigação de passar por fora da cidade dentro das normas de seguranças internacionais, pois a BR-101 é não só um projeto de integração nacional mas também projeto de integração Pan-americana.

me estendi aonde eu não deveria ter estendido.

mas enfim, eu me estendi na questão da Rio Santos pra ressaltar a importância do contorno norte e sul para a Rio Santos.
Old June 16th, 2012, 02:53 PM   #18
brunodelazari
hodorgonnahodorthehodor

brunodelazari's Avatar

Quote:
alias o Litoral norte paulista é uma área de Segurança Nacional, não sei se os senhores sabem, 1 porto, mais duas Petrobrás. Tem polícia Federal e Marinha no litoral, sem falar que é região escoadoura de produtos industrializados, como automóveis, e durante a década de 90 também foi porta de exportação bélica.

a região entre Ubatuba e Parati é Área de Preservação Nacional, algumas industrias já tentaram se instalar na cidade de Ubatuba, mas não se fixaram por não estarem dentro dos padrões ecológicos da cidade.

Parati é um dos Polos Mundias da Literatura, aonde tem encontros anuais de autores e entusiastas.

A Rio Santos Guarda muito mais segredos do que os senhores possam imaginar.
Área de "Segurança Nacional" (seja isso o que for), área de preservação, vilinha pequena com uma semana de movimento literário por ano. Nada disso justifica uma pista duplicada. O que justificaria uma pista duplicada: tráfego. Conheço bem Caraguá, Ubatuba e São Sebastião. Não, não vou apenas no fim de semana, não vou apenas na temporada, já vi qual o movimento em vários horários, durante a semana toda. Você fala como se fosse benéfico duplicar e retificar a Rio-Santos inteira. NÃO É. Isso só atrairia um movimento absurdo de caminhões pra lá, e o lugar dos caminhões é no Planalto - claro, com acesso adequado aos portos, é é exatamente isso que o contorno de Caraguatatuba propõe: tirar a rodovia da cidade e criar acesso adequado aos portos.
Old June 16th, 2012, 02:58 PM   #19
brunodelazari
hodorgonnahodorthehodor

brunodelazari's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ralph Yamaguti View Post

Vale lembrar que há,vergonhosamente, duas pilastras abandonadas na interseção das rodovias Rio-Santos e Piaçaguera-Guarujá. Pelo Google Earth é possível ver que, além das duas pilastras abandonadas, há uma alça de acesso também abandonada, que podem ser vistas dentro dos círculos vermelhos:

Incrível como até hoje a inútil da Ecovias não concluiu estes viadutos para acabar com aquele horrendo semáforo, assim como não construiu um viaduto no acesso à Vicente de Carvalho, onde também há um grotesco semáforo.
A Ecovias não tem culpa de nada. A obrigação de fazer acontecer é do Estado de São Paulo, poder concedente. Ele deveria ter exigido em contrato que esta obra fosse feita ainda no começo da concessão. A empresa não pode ser obrigada a fazer um investimento que tem retorno baixo (para ela, não para a população) se não foi decidido em contrato.
Old June 16th, 2012, 03:39 PM   #20
wilianaac
Registered User

Likes (Received): 25

Quote:
E a Rio santos tem uma Gigantesca importância sim, não só turistica como também portuária, tanto que é, que está no plano do PAC-2 para a duplicação total da rodovia, também é uma região entre rio e santos, existe usina nuclear, estaleiro, região portuária, Unidades da petrobrás, e também a interação entre as cidades dentro da região da rio santos, repito, não é só um potencial turístico, sim também é um potencial comercial, potencial petrolífero, potencial portuário, potencial energético, metade da energia consumida do estado do rio de janeiro é oriunda das usinas nucleares.
A SP-55, do entroncamento da "Rod. Cônego Domênico Rangoni" até Caraguatatuba é de administração estadual e tem planos de ser duplicada a partir de 2016 - vide PDDT no site do DER-SP. Agora, de Caraguatatuba até RJ é responsabilidade do DNIT.

Quote:
Originally Posted by Ralph Yamaguti View Post

Quando você fala do acesso à Vicente de Carvalho você diz o semáforo da Vila Áurea? Porque se for esse, ano passado eles fizeram as obras e entregaram em dezembro de 2012. Não há mais farol na SPA-248/55.

Link para matéria da "Revista Ecorodovias":http://www.revistaecorodovias.com.br...aspx?c=578&a=1

EDIT: Infelizmente, até onde li no edital, não há nada sobre eliminação do cruzamento em nível para esse outro semáforo. Porém, como o contrato está sendo constantemente mudado para incluir novas obras, há possibilidade de que, no futuro, vejamos o fim de mais este semáforo que "estraga" a rodovia.

Last edited by wilianaac; June 16th, 2012 at 04:04 PM.
wilianaac no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules