daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 21st, 2012, 05:48 AM   #1
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Likes (Received): 105

As 10 maiores cidades do eixo Oeste e Centro-Oeste Paulista

O estado de São Paulo está dividido em várias regiões onde estão localizadas as mais importantes de suas cidades como Metrópoles, cidades médias, e pequenas cidades que estão situadas em diversas regiões do estado.

Neste thread vou abordar a região Centro Oeste Paulista, mais precisamente as 10 maiores cidades, e dentre elas temos Bauru que atualmente está passando pelo seu maior desafio, o de se tornar uma Metrópole.

As imagens foram garimpadas e os amigos foristas poderão adicionar novas imagens destas cidades e outras que também estão situadas no mesmo eixo regional.

Dados site IBGE cidades

1. Bauru - 344 mil habitantes

Forista AdrianoBauru/ SSC

2. Marília - 217 mil habitantes

http://www.panoramio.com/photo/68430945?tag=Mar%C3%ADlia%20SP%20Brasil

3. Presidente Prudente - 208 mil habitantes

Forista Urbano Prudente/ SSC

4. Araçatuba - 182 mil habitantes

Forista Doug_ata/ SSC

5. Jaú - 131 mil habitantes

http://www.panoramio.com/photo/40593156

6. Botucatu - 127 mil habitantes

www.botucatu.sp.gov.br

7. Birigui - 108 mil habitantes

Forista Lucas Souza RF/ SSC

8. Ourinhos - 103 mil habitantes

http://simuladoresbrasil.forumeiros....otos-perfeitas

9. Assis - 95 mil habitantes

http://www.panoramio.com/photo/16682886

10. Avaré - 83 mil habitantes

Foto: leodrago/ Panorâmio

As demais continuando são:

11. Lins
12. Lençóis Paulista
13. Tupã
14. Penápolis
15. Andradina
16. Santa Cruz do Rio Pardo
17. Dracena
18. Garça
19. Paraguaçu Paulista
20. Presidente Epitácio

Obrigado pela visita

Last edited by Vi_; June 21st, 2012 at 06:05 AM.
Vi_ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 21st, 2012, 06:56 AM   #2
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Likes (Received): 34

Uma de Bauru que eu gosto:

Wilson Alkars
image hosted on flickr

Conheci Bauru quando nos 90. Na época andei a cidade toda acompanhando meu pai que era representante comercial. Lembro bem de como gostei da cidade!
Quanto ao que você escreveu sobre a cidade, Bauru é um centro regional e tem a chance de se ser um centro regional muito importante, mas metrópole não, está longe disso.
Old June 21st, 2012, 01:45 PM   #3
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 114

Belas cidades.
A foto de Marília com as vaquinhas ficou legal! Hahaha!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2012, 02:42 PM   #4
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 41

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Belas cidades.
legal mesmo..

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2012, 02:43 PM   #5
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 41

parabéns pelas fotos..
ficou legal o trabalho..

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2012, 04:46 PM   #6
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 323

Bom trabalho, Vi.
Cidades boas!
Pena que algumas cidades nesta lista não puderam entrar na lista.
Old June 21st, 2012, 05:31 PM   #7
marcoasantos
Registered User

marcoasantos's Avatar

Likes (Received): 43

Quote:
Originally Posted by Ponce View Post

Wilson Alkars
image hosted on flickr

Conheci Bauru quando nos 90. Na época andei a cidade toda acompanhando meu pai que era representante comercial. Lembro bem de como gostei da cidade!
Quanto ao que você escreveu sobre a cidade, Bauru é um centro regional e tem a chance de se ser um centro regional muito importante, mas metrópole não, está longe disso.
A cidade de Bauru precisa ainda de muitos passos para se tornar uma metrópole (uma cidade referencia ao nivel de RP, SJRP, Londrina e Maringá). Mas um centro regional muito importante ela já é, do mesmo tamanho que centros regionais como Marilia, Araçatuba e Presidente Prudente. Cada cidade possui suas particularidades e passos de desenvolvimento.
marcoasantos no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2012, 05:32 PM   #8
clapivas
Registered User

clapivas's Avatar

Likes (Received): 6

Tenho essa foto de Botucatu que acho muito interessante. Ela esta crescendo muito e está beirando os 145.000 habitantes
clapivas no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2012, 05:56 PM   #9
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by clapivas View Post
Tenho essa foto de Botucatu que acho muito interessante. Ela esta crescendo muito e está beirando os 145.000 habitantes
Eu ia colocar essa imagem de Botucatu mas tinha perdido a autoria

Valeu por postar
Old June 21st, 2012, 06:19 PM   #10
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Bom trabalho, Vi.
Cidades boas!
Pena que algumas cidades nesta lista não puderam entrar na lista.
Realmente, apenas citei a nível de curiosidade as demais até chegar na cidade de número 20

Quote:
Originally Posted by zolin View Post
parabéns pelas fotos..
ficou legal o trabalho..
Valeu Zolin !

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Belas cidades.
Essa foto foi garimpada pelo site panoramio, e tem mais outras duas iguais a ela, apenas com mais zoom. Essas vacas ai estão se achando na foto

Quote:

Obrigado pela colaboração, linda imagem de Bauru, se tiver mais pode postar quantas quiser, o thread foi feito com esse objetivo

Quote:
Originally Posted by clapivas View Post
Essa região de Botucatu é muito próspera, e a cidade possui um amplo centro de referência na área da saúde no complexo Unesp de Rubião Jr.
Old June 21st, 2012, 06:36 PM   #11
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by marcoasantos View Post
A cidade de Bauru precisa ainda de muitos passos para se tornar uma metrópole (uma cidade referencia ao nivel de RP, SJRP, Londrina e Maringá). Mas um centro regional muito importante ela já é, do mesmo tamanho que centros regionais como Marilia, Araçatuba e Presidente Prudente. Cada cidade possui suas particularidades e passos de desenvolvimento.
Marco, a cidade de Bauru ainda precisa mesmo cumprir algumas etapas para se tornar uma metrópole, e já com mais de 340 mil habitantes, em breve estará chegando aos 400 mil com características de uma metrópole.

O que me impressiona muito é que Bauru está super verticalizada para o número de habitantes que tem, veja neste skyline.

http://www.skyscrapercity.com/showth...=683752&page=5
Old June 21st, 2012, 06:45 PM   #12
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 712

Nosso interior tem cidades muito dignas, gostei muito do thread!
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2012, 07:05 PM   #13
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Outra de Marília que gosto muito é este ângulo visto chegando pela rodovia SP 294

minha autoria
Old June 22nd, 2012, 12:10 AM   #14
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 93

Vi_, gosto de ver estes threads com listas das maiores cidades de determinada região ou Estado.
Legal ver que Botucatu, Jaú, Ourinhos, Assis, Avaré, Birigui e outras citadas não estão muito atrás das maiores cidades da região.

Vou contribuir com uma foto de Prudente que tirei faz uns dois anos e que gosto muito, apesar de não mostrar todos os edifícios da cidade.

image hosted on flickr

Flickr de Urbano Prudente

Last edited by Urbano Prudente; June 22nd, 2012 at 12:18 AM.
Urbano Prudente está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 22nd, 2012, 01:10 AM   #15
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Vi_, gosto de ver estes threads com listas das maiores cidades de determinada região ou Estado.
Legal ver que Botucatu, Jaú, Ourinhos, Assis, Avaré, Birigui e outras citadas não estão muito atrás das maiores cidades da região.

Vou contribuir com uma foto de Prudente que tirei faz uns dois anos e que gosto muito, apesar de não mostrar todos os edifícios da cidade.
Urbano, obrigado pela visita, e digo também que curto bastante estes tipos de threads com lista das maiores cidades.

Pode perceber que algumas cidades estão se igualando em número de habitantes, e essa lista poderá mudar nos próximos anos.

Também vou contribuir com uma linda imagem da capital do Oeste Paulista.

minha autoria
Old June 22nd, 2012, 04:54 AM   #16
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Que foto bonita, assim com os edifícios reluzindo este vermelho por-do-sol.

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
image hosted on flickr

Flickr de Urbano Prudente
Quote:
Originally Posted by marcoasantos View Post
Me expressei mal. Eu quis dizer que Bauru já é um centro regional e pode continuar se consolidando como tal, porém metrópole é outra história. Importante centro de referencia e metrópole são coisas distintas. Apesar de ser comum a nivelação dos termos (mesmo na mídia), em sentido mais preciso uma metrópole é um organismo urbano que transcende as divisas politico-administrativas formando uma macro cidade. Boa parte das regiões metropolitanas brasileiras não são metrópoles de verdade, e mesmo as genuínas costumam ser inchadas com cidades que não fazem parte efetivamente (pura politicagem). Por isso acho que quem deveria instituir RMs no Brasil é o IBGE usando dados de deslocamentos internos entre essas cidades, mais ou menos como é nos EUA.

Last edited by Ponce; June 22nd, 2012 at 05:00 AM.
Ponce no está en línea   Reply With Quote
Old June 22nd, 2012, 08:53 PM   #17
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Segundo o que conheço, Bauru e outras cidades conhecidas estão enquadradas em Capitais Regionais de categoria C

Assim como mostra a seguir:

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais , Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.

Capitais regionais: constituem o terceiro nível da gestão territorial, e exercem influência no estado e em estados próximos. Dividem-se em três níveis:

Capitais regionais A: Aracaju, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina e Vitória.

Capitais regionais B: Blumenau, Campina Grande, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Joinville, Juiz de Fora, Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberlândia, Montes Claros, Palmas, Passo Fundo, Porto Velho, Santa Maria e Vitória da Conquista.

Capitais regionais C: Araçatuba, Araguaína, Arapiraca, Araraquara, Barreiras, Bauru, Boa Vista, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Caruaru, Criciúma, Divinópolis, Dourados, Franca, Governador Valadares, Ijuí, Imperatriz, Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo, Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha, Macapá, Marabá, Marília, Mossoró, Novo Hamburgo/São Leopoldo, Limeira, Pelotas/Rio Grande, Petrolina/Juazeiro, Piracicaba, Ponta Grossa, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Rio Branco, Santarém, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sobral, Sorocaba, Teófilo Otoni, Uberaba, Varginha e Volta Redonda/Barra Mansa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B3pole
Old June 23rd, 2012, 01:14 AM   #18
DANIEL LANNA
100% Juiz de Fora

DANIEL LANNA's Avatar

Likes (Received): 593

Lindas cidades, todas estão super verticalizadas...parabéns pelas fotos
DANIEL LANNA no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2012, 03:06 AM   #19
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vi_ View Post
Segundo o que conheço, Bauru e outras cidades conhecidas estão enquadradas em Capitais Regionais de categoria C

Assim como mostra a seguir:

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais , Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.

Capitais regionais: constituem o terceiro nível da gestão territorial, e exercem influência no estado e em estados próximos. Dividem-se em três níveis:

Capitais regionais A: Aracaju, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina e Vitória.

Capitais regionais B: Blumenau, Campina Grande, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Joinville, Juiz de Fora, Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberlândia, Montes Claros, Palmas, Passo Fundo, Porto Velho, Santa Maria e Vitória da Conquista.

Capitais regionais C: Araçatuba, Araguaína, Arapiraca, Araraquara, Barreiras, Bauru, Boa Vista, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Caruaru, Criciúma, Divinópolis, Dourados, Franca, Governador Valadares, Ijuí, Imperatriz, Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo, Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha, Macapá, Marabá, Marília, Mossoró, Novo Hamburgo/São Leopoldo, Limeira, Pelotas/Rio Grande, Petrolina/Juazeiro, Piracicaba, Ponta Grossa, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Rio Branco, Santarém, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sobral, Sorocaba, Teófilo Otoni, Uberaba, Varginha e Volta Redonda/Barra Mansa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B3pole
´
Essa é uma classificação de poder de área de influência, não processo de metropolização no sentido mais preciso. A lista nivela os dois termos.
Old June 23rd, 2012, 03:12 AM   #20
marcoasantos
Registered User

marcoasantos's Avatar

Likes (Received): 43

Quote:
´
Essa é uma classificação de poder de área de influência, não processo de metropolização no sentido mais preciso. A lista nivela os dois termos.
Ponce, concordo contigo, todas as cidades marcadas na lista são cidades médias, e não acredito nenhuma delas estar num processo de "metropolização" (ou em algo parecido), num futuro próximo. Até porque todas elas possuem áreas de influencia parecidas, sem influenciar uma sobre a outra.
marcoasantos no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules