daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 6th, 2012, 01:43 AM   #21
Acoustic
Registered User

Acoustic's Avatar

Likes (Received): 97

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
@Acoustic Fazem sim, é abarrotado de gente.
Eu conheco bro, ja' fui umas 3 vezes, perguntei porque fazem + 10 anos que nao passo por Laguna. Vou voltar um verao desses, agora que to morando de volta no Br. Belas fotos.

Sponsored Links

Old July 6th, 2012, 03:04 AM   #22
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 1019

Laguna tem uma história mto interessante e pelas fotos do centro histórico deu pra ver como ela teve um passado glorioso, pena que infelizmente a atual situação econômica é outra.

Belo thread, essa região da cidade me lembrou algumas cidades do litoral de Portugal.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 06:09 AM   #23
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 2215

Obrigado pela visita, Driano.

Laguna já foi uma das cidades mais importantes de SC. Há muito tempo, o território de boa parte do RS e SC pertencia ao município, inclusive FLN e POA. Com o desenvolvimento natural, Laguna era uma cidade de grande importância no Sul do estado, tendo diversas autarquias federais e estaduais.

Com o desenvolvimento de Tubarão e Criciúma, Laguna perdeu influência. Manteve no inicio do século um porto movimentado, mas que com o advento do Porto de Imbituba, este praticamente dizimou a economia de Laguna. De certa forma, a decadência de Laguna esta ligada ao surgimento de Imbituba, que é uma cidade mais nova, planejada a grosso modo.

Hoje Imbituba supera Laguna em diversas categorias, sendo que a partir de 2013 o fará também por população (Laguna perdeu um distrito, recém emancipado).

Quote:
Originally Posted by Acoustic View Post
Eu conheco bro, ja' fui umas 3 vezes, perguntei porque fazem + 10 anos que nao passo por Laguna. Vou voltar um verao desses, agora que to morando de volta no Br. Belas fotos.
Dê uma conferida. Vale a pena. Valeu Acoustic.

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Thread excelente de Laguna.
Lindo o centro histórico. Alguns casarios como residencia, foto 66, nesse estilo é costume ver em Fpolis escritório, clínica odontológica etc.
Mas poderia ganhar uma revitalização, ligar o chafariz e colocar umas flores na praça, por exemplo. É triste ver um chafariz desligado, parece sem vida.
Gostei muito da orla dos prédios de 4 pavimentos, muito bonitos. Inclusive essa orla tem grande potencial turístico, que bom que estão revitalizando.
Adorei o Mar Grosso e seus molhes.
Enfim, Laguna tem grande potencial é linda por natureza, é limpa e sua orla é espaçosa.
Parabéns, Ice.
Valeu Thina. Concordo com a parte do chafariz, acho que poucas vezes o vi ligado - e isso que a Praça foi reformada anos atrás.

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Sem dúvidas é um dos melhores Centros Históricos de Santa Catarina. Uma revitalização na área é bem-vinda, mas atualmente a região ainda mantém seu brilho. A praia do Mar Grosso é interessante, os prédios são bonitinhos. Valeu pelas fotos!
Valeu senhor Largo! :P

Esse molhe tem potencial para ser um ponto turistico interessante, mas por enquanto tá bem espartano.

Quote:
Originally Posted by Rech View Post
Thread show! Eu não reclamaria se Laguna fosse a nova Balneário Camboriú e que começarem a pipocar prédios com 30,40 e 50 andares...

Legal se reformassem a barra, fizessem uma bela passarela como em BC, uma ponte onde atualmente é a balsa e asfaltar a avenida da praia do mar grosso....

Acho que essa mudança vai ocorrer, só que mais lenta que a praia do norte, aos poucos as coisas vão se ajeitando e com a BR 101 duplicada, a cidade vai dar um pulo no desenvolvimento!
Valeu Rech. Concordo em absolutamente tudo que disseste. Uma passarela estilosa conectando os dois lados seria de bom grado. Precisa-se melhorar o acesso as praias do Sul, que são belíssimas.

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Linda, muito linda. Várias construções históricas muito charmosas, achei tudo muito bem cuidado, claro que há algumas construções precisando de uma revitalizada, mas parecem estar sempre inseridas num ambiente urbano pouco degradado, sem pichações, sujeira, vandalismo.

Nunca tinha visto fotos dessa parte mais moderna, nem mesmo sabia da existência, me surpreendeu positivamente. Os prédios são baixinhos, harmônicos, parece um lugar ótimo para morar!
Valeu Bruno. Realmente, apesar de algumas construções em estado deplorável, no geral o Centro tá ok. Espera-se que a fiação seja aterrada nos próximos anos, e calçadas reformadas com novos principios de acessibilidade e mobilidade, num projeto provido pelo IPHAN.

O Mar Grosso acho que é inédito aqui. Não lembro direito.

Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 05:10 PM   #24
lucasniero
nothing to do here

lucasniero's Avatar

Likes (Received): 446

Já faz um tempo que não vou ao centro histórico de Laguna, gosto muito e é um lugar bonito, merecia estar em melhores condições. Já o Farol é um dos meus cantos preferidos em SC, ainda vou ter uma casa lá e outra no alto da serra.
lucasniero no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 01:02 AM   #25
Mustaa
Registered User

Mustaa's Avatar

Likes (Received): 109

Vou postar umas fotos minhas, todas do centro histórico de Laguna.
01 - Calçadão
image hosted on flickr

02 - O comércio ridicularizando as construções históricas
image hosted on flickr

03 - O comércio tem um movimento bem grande pro porte da cidade.
image hosted on flickr

04 - A famosa Anita Garibaldi
image hosted on flickr

05 - Vem comigo gente!!
image hosted on flickr

06 - Praça Anita Garibaldi
image hosted on flickr

07 - Vista da Laguna Santo Antônio dos Anjos.
image hosted on flickr

08 - Em frente ao Mercado Público.
image hosted on flickr

09 - Centro Histórico ao fundo morro da Glória e estátua de Nossa Senhora da Glória.
image hosted on flickr

10- Casario
image hosted on flickr

E tem mais ainda, depois eu edito e ponho algumas mais.
Mustaa no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 01:06 AM   #26
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 4155

Surpreso com Laguna, belo patrimônio histórico.
Donas das suas salas."

Cazuza
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 01:43 AM   #27
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

A foto 135 parece ser de outro país. Linda.
Adorei o thread, belo trabalho Ice!
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 03:16 AM   #28
BRmao
Registered User

BRmao's Avatar

Likes (Received): 63

Muito agradável, gostei dos predinhos das fotos 102 a 113 e das construções históricas espalhadas pela cidade.
BRmao no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 03:38 AM   #29
dberg242
Santa Catarina

dberg242's Avatar

Likes (Received): 641

Lindas fotos ! Lugar e dia perfeitos !
Obrigado por compartilhar !

"Construa alto, mas construa com qualidade e bom gosto. Sem ferir os olhos de quem olha e sem ofuscar a natureza em volta."
dberg242 no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 03:39 AM   #30
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 364

Mais uma bela cidade de Santa Catarina!
Adorei a foto 41.
Valeu por nos mostrar Laguna Ice!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 05:16 AM   #31
EmyJaraguá
Jaraguaense com orgulho!

EmyJaraguá's Avatar

Likes (Received): 806

Ótimas fotos Ice!
Laguna guarda um vasto patrimônio histórico que deve ser melhor aproveitado na área do turismo. Outra cidade catarinense com construções semelhantes e uma vasta história é São Francisco do Sul, você deve ter conhecido, outra bela cidade que merece registros.

EmyJaraguá no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 05:36 AM   #32
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 912

Cara, definitivamente SC é o meu estado preferido depois do meu, cada thread é uma descoberta maravilhosa. Amei essa cidade, gostei do novo urbanismo da orla. Esse centro ficaria perfeito se a fiação fosse aterrada.

Obrigado pelas fotos!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 05:55 AM   #33
thiagohsp
Ilha de Santa Catarina

thiagohsp's Avatar

Likes (Received): 504

ótimas fotos , parabéns Ice, ainda não conheço Laguna , gostei dos prédios da orla do Mar Grosso , bem legal a ''Republica da Juliana''
thiagohsp está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 06:43 AM   #34
Bonja
Registered User

Likes (Received): 210

Quote:
Thread show! Eu não reclamaria se Laguna fosse a nova Balneário Camboriú e que começarem a pipocar prédios com 30,40 e 50 andares...

Legal se reformassem a barra, fizessem uma bela passarela como em BC, uma ponte onde atualmente é a balsa e asfaltar a avenida da praia do mar grosso....

Acho que essa mudança vai ocorrer, só que mais lenta que a praia do norte, aos poucos as coisas vão se ajeitando e com a BR 101 duplicada, a cidade vai dar um pulo no desenvolvimento!
Interessante tua opinião, mas não concordo. Acho bem mais interessante Laguna assim autêntica e histórica que uma cidade desvairada como é Camboriú (bonita e movimentada, mas sem nenhuma identidade)...Sem contar que à tarde já não há mais sol na praia central...
Bonja no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 04:10 PM   #35
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Likes (Received): 327

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
Interessante tua opinião, mas não concordo. Acho bem mais interessante Laguna assim autêntica e histórica que uma cidade desvairada como é Camboriú (bonita e movimentada, mas sem nenhuma identidade)...Sem contar que à tarde já não há mais sol na praia central...
A parte histórica não é voltada para o mar, lá não deve ser mexido, a praia do Gi também não, mantendo-se com poucos andares de residenciais.

Já a praia Mar Grosso sim, essa poderia brotar os trintões.

Mais exatamente na parta onde hoje se encontras todas essas construções nas fotos, no restante, que são KM e KM, deixa com gabarito baixo, daria um ar muito bom a cidade e concentraria bastante as pessoas:

Eu fiz uma coisarada feia aqui, mas quem conhece laguna entenderá muito bem:

Parte laranja: com restrições de altura
Parte azul: Liberado, apenas 1 km no meio de 5 km, ou seja, ainda tem muito sol..
Parte amarela: Centro histórico, que fica meio longe e não vai ser descaracterizado..

hahahah, no meu ver, seria show!!
Orleans - Brusque - Rio de Janeiro - Garopaba - Criciúma: 1 e 2
Rech no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2012, 05:34 PM   #36
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 4318

Muito bom esse mapa explicativo.

Gostei também das fotos do Mustaa, a 6 do centro histórico está maravilhosa.

Me surpreendi muito positivamente com Laguna, isso que ja sabia que é uma bonita cidade.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 03:27 AM   #37
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 138

Lindo centro histórico, já sabia que tinha uma grande importância arquitetônica, bom ver tantas fotos.

Parabéns Ice, belo thread!
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 05:32 PM   #38
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 2215

Obrigado pela visita, Julio!

Quote:
Originally Posted by lucasniero View Post
Já faz um tempo que não vou ao centro histórico de Laguna, gosto muito e é um lugar bonito, merecia estar em melhores condições. Já o Farol é um dos meus cantos preferidos em SC, ainda vou ter uma casa lá e outra no alto da serra.
Valeu Lucas! Queria ter explorado o Farol, mas o acesso é tão ruim que é melhor deixar para outra hora. hehehee

Quote:
Originally Posted by Mustaa View Post
Vou postar umas fotos minhas, todas do centro histórico de Laguna.

E tem mais ainda, depois eu edito e ponho algumas mais.
Muito bom, Mustaa. Faça um thread quando puder.

Valeu, fique a vontade para continuar postando.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Surpreso com Laguna, belo patrimônio histórico.
Valeu garoto!

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
A foto 135 parece ser de outro país. Linda.
Adorei o thread, belo trabalho Ice!
Valeu Passageiro. A geografia de Laguna e região é realmente bem peculiar.

Quote:
Originally Posted by BRmao View Post
Muito agradável, gostei dos predinhos das fotos 102 a 113 e das construções históricas espalhadas pela cidade.
Obrigado pela visita, BR.

Quote:
Originally Posted by dberg242 View Post
Lindas fotos ! Lugar e dia perfeitos !
Obrigado por compartilhar !
Eu que agradeço, dberg! Não deixe de visitar Laguna.

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Mais uma bela cidade de Santa Catarina!
Adorei a foto 41.
Valeu por nos mostrar Laguna Ice!
Valeu, Shiro!

Quote:
Originally Posted by EmyJaraguá View Post
Ótimas fotos Ice!
Laguna guarda um vasto patrimônio histórico que deve ser melhor aproveitado na área do turismo. Outra cidade catarinense com construções semelhantes e uma vasta história é São Francisco do Sul, você deve ter conhecido, outra bela cidade que merece registros.
Obrigado Emy! Sem duvida Laguna tem um enorme potencial, absolutamente subaproveitado. Essa cidade era para ser uma potência, pelo seu Centro Histórico, praias e lagoas.

E São Chico é realmente bonita. O Centro Histórico está bem melhor conservado que o de Laguna.

Valeu!

Quote:
Originally Posted by thiagohsp View Post
ótimas fotos , parabéns Ice, ainda não conheço Laguna , gostei dos prédios da orla do Mar Grosso , bem legal a ''Republica da Juliana''
Valeu Thiago!

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Cara, definitivamente SC é o meu estado preferido depois do meu, cada thread é uma descoberta maravilhosa. Amei essa cidade, gostei do novo urbanismo da orla. Esse centro ficaria perfeito se a fiação fosse aterrada.

Obrigado pelas fotos!
hehehehe, valeu pela visita Aleochi, e que bom que gosta de nosso estado. A recíproca é verdadeira. ;P

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
Primeiramente Bonja, obrigado pela visita e comentário.

Como o mapa do Rech mostrou, a área do Mar Grosso é próxima do Centro, conurbada a essa, mas isolada pelo Morro da Glória e não é contígua a parte tombada pelo IPHAN.

De certa forma é como se coexistissem duas cidades diferentes: A histórica, e a contemporânea, separadas pelo Morro e pelo bairro do Magalhães (que não mostrei aqui).

Não acho que seja o ideal para Laguna se verticalizar como Balneário Camboriú (Camboriú é outra cidade, e não tem prédios), por "n" razões, mas de certa forma isso não impactaria na ambiência do Centro.

Quote:
A parte histórica não é voltada para o mar, lá não deve ser mexido, a praia do Gi também não, mantendo-se com poucos andares de residenciais.

Já a praia Mar Grosso sim, essa poderia brotar os trintões.

Mais exatamente na parta onde hoje se encontras todas essas construções nas fotos, no restante, que são KM e KM, deixa com gabarito baixo, daria um ar muito bom a cidade e concentraria bastante as pessoas:

Eu fiz uma coisarada feia aqui, mas quem conhece laguna entenderá muito bem:

Parte laranja: com restrições de altura
Parte azul: Liberado, apenas 1 km no meio de 5 km, ou seja, ainda tem muito sol..
Parte amarela: Centro histórico, que fica meio longe e não vai ser descaracterizado..

hahahah, no meu ver, seria show!!
Muito bem explicado seu mapa, Rech. Queria ter feito, mas fiquei com uma preguiça do cão.

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Muito bom esse mapa explicativo.

Gostei também das fotos do Mustaa, a 6 do centro histórico está maravilhosa.

Me surpreendi muito positivamente com Laguna, isso que ja sabia que é uma bonita cidade.
Que bom que gostou Thina! Venha visitar algum dia.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 07:37 PM   #39
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 32

Laguna me encanta!
Ice, parabéns pelo "grande" thread! (Grande no tamanho e na qualidade)
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 10:30 PM   #40
jffaraco
Paranoid Android

jffaraco's Avatar

Likes (Received): 5602

Esse centro histórico da Laguna é muito bonito. Mesmo que algumas construções estejam meio 'caídas', a maioria parece bem cuidada. Acho que deveria haver uma maior divulgação do patrimônio histórico das nossas cidades. Laguna é um exemplo riquíssimo, com toda a interessante história da República Juliana, mas que pouca gente fora do estado conhece. Por falar nisso, a Anita Garibaldi é sempre onipresente na cidade, né? Agora ela ainda vai ganhar uma ponte em sua homenagem. Impossível andar pelas ruas antigas da Laguna e não perceber em tudo que é canto a 'presença de Anita'... (tá, a piadinha ficou horrível, eu sei )

Muito boas as fotos da orla do Mar Grosso também. Essa região, se investir corretamente, tem tudo pra sofrer um boom no turismo com a duplicação do trecho sul da BR 101. Belezas naturais não faltam.

Gostei de ver o Laguna Tourist também. A vista de lá é mesmo muito linda. Lembro que no hotel rolava uma baladinha que bombava. Já fui algumas vezes de Floripa até lá só pra pegar night.

Enfim, o thread está excelente. Muito completo e detalhado. Ótimo registro!

MEUS THREADS
jffaraco no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
laguna, santa catarina

Thread Tools

Posting Rules