daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old August 1st, 2012, 12:27 AM   #81
Vila Nova
Registered User

Vila Nova's Avatar

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post
Ele estava me falando que da avenida Araguaia até a Tocantins o transito de veículos será proibido após a conclusão das obras, seria tipo como uma praça de convivência do centro de Goiânia.
Teríamos um espaço belíssimo se somássemos esse hipotético "calçadão" à Vila Cultural.

Mas eu sou cético mesmo. Enquanto não vejo o pessoal botando a mão na massa, não crio expectativas.

Se o Sr. Marconi estiver enxergando o início das obras do VLT como carro-chefe para futura campanha eleitoral, aí eu até acredito que o início das obras possa estar "próximo".
Vila Nova no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 1st, 2012, 03:21 AM   #82
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 51

Pelo que eu estou sabendo as obras do VLT estão muito acima da pessoa Marconi, vai ter dinheiro de várias esferas públicas e privadas.
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2012, 03:24 AM   #83
Enzo
What?

Likes (Received): 754

Quote:
Originally Posted by Vila Nova View Post
Teríamos um espaço belíssimo se somássemos esse hipotético "calçadão" à Vila Cultural.

Mas eu sou cético mesmo. Enquanto não vejo o pessoal botando a mão na massa, não crio expectativas.

Se o Sr. Marconi estiver enxergando o início das obras do VLT como carro-chefe para futura campanha eleitoral, aí eu até acredito que o início das obras possa estar "próximo".
Falando em espaço cultural... vou abrir um offzinho aqui.

Li num desses sites de noticias de Goiânia, que acabaram com as tardes/noites cultural no Grande Hotel, diziam que la tinha virado ponto de compra, venda e uso de drogas... Procede?
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2012, 04:09 AM   #84
RobertoBarrich26
Mãe Dinah

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 84

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Falando em espaço cultural... vou abrir um offzinho aqui.

Li num desses sites de noticias de Goiânia, que acabaram com as tardes/noites cultural no Grande Hotel, diziam que la tinha virado ponto de compra, venda e uso de drogas... Procede?
Não só procede como é o mais verdade fato q tem se tornado o Centro de Goiânia e outras área conhecidas e "bem frequentadas" da capital...

Só aqui no centro são conhecidos 4 pontos de vendas de drogas (um deles era o Chorinho - q teve seus bons tempos - esse ano voltou e ficou podre)...

Outros pontos são a Praça Tamandaré e o Bosque dos Buritis (esse último tem virado ponto de prostituição gay tbém - antes já era ponto de pegação)...

A praça do Trabalhador tá um inferno...

A Praça Universitária é outro ponto de venda/compra de drogas a luz do dia... e lotada de trombadinhas e mendigos... Aliás... isso tem se espalhado como praga pela região central de GYN... Até na "Beverly Hills" - Marista, tá virando um saco... gente pedindo, gente roubando, gente traficando...

Na boa... esse de num terem oportunidade é mais esfarrapada possível...

Aliás, semana passada passou uma reportagem naquele programa bafão da TV Brasil Central, mostrando os bairros de GYN que tinham os maiores índices de cada ato de violência... tipo:

Assalto/Roubo a transeuntes: SETOR CENTRAL, JD. AMERICA, OESTE, SUL E UNIVERSITÁRIO...

Assalto/Roubo a residências: JD. AMÉRICA, UNIVERSITÁRIO, VILA NOVA, SUL E SETOR AEROPORTO.

Latrocínio: NOVO MUNDO, PQ. DAS AROEIRAS, VERA CRUZ E GARAVELO...

E assim por diante... tô procurando aqui algo escrito, mas num tô encontrando...

Enfim... cada dia q passa a violência e tráfico tá aumentando... OU ISSO É SÓ IMPRESSÃO MINHA!?

Achei... foi um programa depois desse... aliás.. continuidade desse... num era TV Brasil Central não.. é nessa tal TV Fonte aí...

http://www.redefonte.com/2012/07/24/...e-tv-21072012/
...

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2012, 04:58 AM   #85
Enzo
What?

Likes (Received): 754

Realmente a coisa esta feia, uma lastima!
Meus parentes cada dia que passa estão se mudando para verdadeiras prisões, alguns ate de cidade e, eu tenho medo... Enfim, vamos torcer para um futuro melhor.
[/offtopic]

Sobre o possível calcadão para o VLT, com certeza terão que ter muito policiamento ostensivo, principalmente a noite, senão vai ser outro ponto de bandidagem, drogas, prostituição...
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2012, 09:24 PM   #86
alexdemartini
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post

Pelo que eu estou sabendo as obras do VLT estão muito acima da pessoa Marconi, vai ter dinheiro de várias esferas públicas e privadas.
Grande parte dos recursos vem pelos financiadores de infraestrutura, CEF e BNDES. Uma parte vem do Orçamento da União e outra parte vem do Orçamento do Estado de Goiás.

A decisão de realizar o projeto e quanto de dinheiro será investido pelo Estado diretamente ou por empréstimo é do Governador. Os recursos do BNDES têm um teto para Goiás e existem outros projetos que concorrem com o VLT, apesar deste ser prioridade.
alexdemartini no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 12:15 AM   #87
alexdemartini
Registered User

O projeto do VLT está disponível no link:

http://www.metropolitana.go.gov.br/p...ixo-anhanguera
Old August 2nd, 2012, 12:44 AM   #88
brunogoiania
Registered User

Quote:
Originally Posted by alexdemartini View Post

e muita coisa

estava pensando,a RMTC vai participar com $$ nesse projeto?

por que só o grupo odilon santos ganhará alguns milhões com a valorização daquele terreno que eles tem no setor rodoviário na avenida anhanguera.
brunogoiania no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 12:52 AM   #89
alexdemartini
Registered User

Quote:
Originally Posted by brunogoiania View Post
e muita coisa

estava pensando,a RMTC vai participar com $$ nesse projeto?

por que só o grupo odilon santos ganhará alguns milhões com a valorização daquele terreno que eles tem no setor rodoviário na avenida anhanguera.
A RMTC deve entrar para concorrer na licitação, não se sabe ainda como e com qual composição, afinal são 4 concessionários, além da Odebrecht Transport. A participação do privado está prevista para ser de aproximadamente 600 milhões de acordo com o projeto.
Old August 2nd, 2012, 02:45 AM   #90
brunogoiania
Registered User

pelo projeto devem ser eliminados 18 semáforos na anhanguera e todas as conversões a esquerda.

por que não fazem isso amanha

aliás por que não fazem isso na cidade inteira
brunogoiania no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 06:19 AM   #91
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 3

Porque quando proibíram uma simples conversão à esquerda na Av. Independência, os comerciantes fizeram uma pressão sem fim e a AMT não aguentou o tranco.
A simples proibição do estacionamento no Corredor Universitário fez com que os comerciantes queimassem pneus como protesto.

É difícil tomar certas atitudes em uma cidade na qual a própria população joga contra si mesma. Lamentável!
Old August 2nd, 2012, 07:10 AM   #92
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Quote:

Depois de alguns bons minutos (ou até horas) de leitura do documento, fiquei muito feliz em ver a qualidade com a qual ele foi redigido. O projeto inclui tudo o que se possa imaginar para o futuro Eixo Anhanguera, contemplando desde a implantação do VLT até detalhamentos do mobiliário urbano. Será, sem dúvidas, a maior intervenção urbanística que Goiânia já viu. Torço para que esse projeto cria uma nova mentalidade urbanística em toda a população.
Old August 2nd, 2012, 08:42 AM   #93
RSena11
R. Sena

RSena11's Avatar

Quote:

Em uma rapida leitura deste projeto pude obersvar que a Estacao Pca Botafogo deixaria de existir. Seria uma pena porque ela atende muito bem aquela regiao, que por sinal e' bem densa, alem de servir o hospital das clinicas.
RSena11 no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 01:52 PM   #94
JrGec
...

JrGec's Avatar

Likes (Received): 23

Relação das paradas do Eixo Anhanguera atual e situação com o VLT.

JrGec no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 07:16 PM   #95
alexdemartini
Registered User

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post
Depois de alguns bons minutos (ou até horas) de leitura do documento, fiquei muito feliz em ver a qualidade com a qual ele foi redigido. O projeto inclui tudo o que se possa imaginar para o futuro Eixo Anhanguera, contemplando desde a implantação do VLT até detalhamentos do mobiliário urbano. Será, sem dúvidas, a maior intervenção urbanística que Goiânia já viu. Torço para que esse projeto cria uma nova mentalidade urbanística em toda a população.
Para mim falta detalhamento na demanda, nas obras, na parte ambiental, na discussão de alternativas de solução para alguns problemas de tráfego, na forma de implementação do projeto, no detalhamento das contas, no detalhamento da estrutura tarifária, dentre outros. Cheio de desenhos e tabelas mas ainda escuro em muitos pontos.

Se fosse só para começar a discussão, para mim seria um bom começo. Mas aparentemente é o projeto final e isso seria preocupante.
Old August 2nd, 2012, 07:58 PM   #96
Treviso
Treviso

Treviso's Avatar

Quote:
Para mim falta detalhamento na demanda, nas obras, na parte ambiental, na discussão de alternativas de solução para alguns problemas de tráfego, na forma de implementação do projeto, no detalhamento das contas, no detalhamento da estrutura tarifária, dentre outros. Cheio de desenhos e tabelas mas ainda escuro em muitos pontos.

Se fosse só para começar a discussão, para mim seria um bom começo. Mas aparentemente é o projeto final e isso seria preocupante.
Mas pelo o que eu entendi o que foi apresentado refere-se somente a PMI confeccionada pela iniciativa privada. Cabe agora o governo montar o edital e seus anexos para selecionar o parceiro privado. Lembrando que a modalidade escolhida foi PPP e não Concessão Pública "8666"

Olhando os editais do VLT de Cuiabá e do VLT do Rio, esses apesar de serem um 8666 (Cuiabá) e o do Rio (PPP) não trouxeram mais informações do que está sendo apresentado agora pelo governo goiano.

Acho que ainda falta muito da percepção da sociedade em relação o que é uma PPP e no que ela se diferencia de um Concessão Pública.

Mas isso é outro papo....

E imagino que agora é o momento de sugerir mudanças, mais estudos, esclarecimentos. E olha que aí teremos as audiências públicas
Treviso no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 08:16 PM   #97
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Quote:
Originally Posted by RSena11 View Post
Em uma rapida leitura deste projeto pude obersvar que a Estacao Pca Botafogo deixaria de existir. Seria uma pena porque ela atende muito bem aquela regiao, que por sinal e' bem densa, alem de servir o hospital das clinicas.
No documento eles explicam o motivo da supressão de algumas estações. No caso da Praça Botafogo, um dos principais fatores limitantes é a inclinação do terreno. Provavelmente as composições não conseguiriam sair da estação após a parada.
Old August 2nd, 2012, 08:47 PM   #98
JrGec
...

JrGec's Avatar

Likes (Received): 23

Qual seria, de forma técnica, a distância mínima adequada (mais próxima) entre as estações num VLT desse porte?

Mesmo que 850 metros seja uma distância considerada sob o ponto de vista técnico, ainda sim acho que é chão demais dependendo de onde você precisar ir, principalmente comparado ao sistema atual (embora não saiba exatamente quanto seja hoje)...

Last edited by JrGec; August 2nd, 2012 at 09:23 PM.
JrGec no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 09:55 PM   #99
RobertoBarrich26
Mãe Dinah

RobertoBarrich26's Avatar

850 m "chão demais"???

:/

Por essa q o trânsito está cada vez pior e as pessoas mais obesas... kkkkkkkkkkkkkkkk

Enfim... a distância ideal para um VLT é de 700m até 1km...

Ah... e é bom lembrar que a distância a ser percorrida (máxima) de uma estação em linha reta é de 425m (no caso dos 850m entre estações.. sempre é a metade da metragem final entre estações)

.

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2012, 09:58 PM   #100
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Para auxiliar na micro-mobilidade é que existem as linhas alimentadoras.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules