daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old July 16th, 2012, 04:53 AM   #1
andrehrg
apenas isso

andrehrg's Avatar

Likes (Received): 2

Paranapiacaba - Santo André - SP | charme e decadência da vila histórica marcada pela ferrovia.

Esse fim de semana começou o 12° festival de inverno se Paranapiacaba, distrito de Santo André.

A vila fica afastada da região urbana da cidade, e sua história foi marcada pela ferrovia, que permitiu a ligação do porto de Santos a parte de cima da serra do mar atravessando o ABC a capital e chegando até Jundiaí, onde encontravasse uma grande zona de produção cafeeira na época do século XIX.

Devido ao desnível entre a baixada e o alto da Serra (aprox 796 metros) foi desenvolvido um sistema funicular de tração para mover os trens.

A origem do nome Paranapiacaba significa segundo a lenda, do tupi "local de onde se pode avistar o mar" porém isso é bem raro de se ver por causa da grande neblina, felizmente nesse sábado, estava fazendo um belo sol, e tirei muitas fotos espero que aproveitem.

A vila é dividida em duas partes, Alta (nova) e Baixa(antiga)
Separando as duas está os trilhos dos trens e o pátio
E unindo os lados tem a passarela

01 - vista para o lado Baixo

02 - logo que se chega pela estrada na parte mais alta tem a igreja da vila

03

04 - ao lado da igreja encontra-se o cemitério - sombrio e 'abandonado'

05

07 / 08 / 09 - um pouco mais das ruas da parte Alta

10 - passarela de ligação entre parte alta e baixa, passando pelos trilhos e pela antiga estação (hoje desativada para passageiros)

11

12 antigo relógio da estação em estilo inglês

13

14 - parte Alta

15 - trem turístico reformado

16

17 - enquanto isso alguns trens estão abandonados

18

19

20 - museu

21 - sistema funicular

22 - não tem cara de filme de terror ??

23 - pátio e sucatas

24 - típicas casas de madeira em estilo inglês (parte baixa)

25

26 - bombeiros

27

28

29 - antigo mercado

30

31

32

33 - muitos cachorros !

34 - casa do engenheiro chefe da SPRW (ponto mais alto na parte baixa)

35

36

37

38

39 - antiga locomotiva totalmente deteriorada

40

41

42 - torre com igreja ao fundo

43

44

45

46

47

48

49

50

Last edited by andrehrg; July 16th, 2012 at 04:55 AM. Reason: size text
andrehrg no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 16th, 2012, 05:22 AM   #2
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1830

Excelente!
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2012, 05:29 AM   #3
MicBrazil
Bandeirantes

MicBrazil's Avatar

Likes (Received): 1011

O que eu mais queria é que Paranapiacaba se emancipasse de Santo André e se tornasse município, assim poderia receber verba do gov. estadual e repasses referente a estância turísticas, assim quem sabe a vila poderia ser mais arrumada.

A vila fica espetacular sob neblina, eu queria ver fotos da vila debaixo da típica neblina da serra do mar.
MicBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2012, 07:43 AM   #4
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 491

Que belo registro! As fotos são todas deste final de semana? Estive por lá no domingo.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2012, 05:06 PM   #5
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 25

É um dos lugares mais misteriosos onde já estive.

Aliás cresci indo frequentemente para a vila, pois meu pai era ferroviário e sempre passava na antiga e célebre farmácia que vendia remédios de origem indígena para "curar" bronquite, cálculos renais e etc.

Ele também tinha alguns colegas de trabalho que moravam na parte "nova" da vila.

Enfim, como conheço o local, sei do ar muito sombrio que paira sobre o lugar. É horripilante! Muito mais ao vivo. Parece que vc foi transportado para o filme Silent Hill.

Para quem não conhece São Paulo ou lugar, esta vila foi construída no final da subida da Serra do Mar e servia de apoio tecnológico para a subida de trens de Santos, portanto, fica praticamente num penhasco e na divisa de clima do litoral da capital. É um lugar alto e frio, onde o choque entre climas, faz surgir as famosas neblinas que abocanham toda a vila em minutos a qualquer hora do dia. De repente está sol céu azul e do nada tudo muda. Acho o máximo isso.

O lugar é ponto de partida para várias famosas trilhas pela Serra do Mar, onde é era bastante comum antigamente mostrarem na TV grupos de pessoas que se perdiam. Atualmente as trilhas são fechadas e geridas por ONGs e vocÊ só pode fazer trilhas na serra pagando pelos guias, muitos são moradores do local.

Algumas trilhas duram dias de percurso, tamanha a extensão da floresta.

Paranapiacaba também abriga eventos de bruxaria, encontros de motoqueiros, festival de inverno, enfim, é considerada a São Tomé das Letras Paulista, com direito a gente hiponga, maconheiros, mas também muita gente família que curte o lugar.

Sobre a decadência do lugar por um lado é uma pena, mas por outro acho que poderia ser justamente explorado isso na vila, o lado Silent Hill medonho que ele proporciona.

Eu gosto muito do mirante da Pedra Lisa, onde em dias de sol e céu azul, avista-se o contorno da baixada santista lá embaixo.

E uma das maiores curiosidades sobre Paranapiacaba que sempre temos que lembrar é que foi nesta vila onde Charles Miller, o filho de escoceses que trouxe o futebol para a o Brasil e celebrou a primeira partida de futebol oficial em terras brasileiras, com os engenheiros ingleses que construíram a estrada de ferro Santos a Jundiaí.

Portanto, para o país dito do futebol, essa vila precisa ser eternizada.

Parabéns pelas fotos!!!
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2012, 07:11 PM   #6
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 3260

ótimas fotos, adorei ver Paranapiacaba sem neblina, pra mim é novidade
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2012, 01:22 AM   #7
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Likes (Received): 37

Lugar bonito e interessante. Quantos moradores tem?
Old July 17th, 2012, 03:03 AM   #8
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 380

b oas fotos..

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 17th, 2012, 03:57 AM   #9
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Lindas fotos! Que sorte não ter pego neblina, hein?
Lembro da primeira vez que eu "conheci" a vila passeando pelo Google Earth e fiquei muito surpreso e curioso. Surpreso porque não parecia ser algum lugar no Brasil, tampouco na Europa pelo descuido. Se as fotos já passam essa sensação de mistério, imagino que estar lá cara-a-cara com essas ruelas deve passar muito mais. Pelo menos me parece fácil fazer uma reforma total, no sentido de não ter necessidade de grandes projetos. Reformando as casas isoladamente já vai melhorar o aspecto em 100%. O único porém é que talvez essa sensação de mistério se perca um pouco com a reforma. É o preço a pagar.

Ela tem uma cara de Coalbrookdale e essas cidadezinhas britânicas da Revolução Industrial. Dá pra dizer também que é uma versão "ferroviária" e um pouco mais mal-cuidada de Galópolis, em Caxias do Sul. Elas tem o mesmo formato - cidade pequena encrustada em montanhas com vilas operárias em estilo inglês centradas em uma única função que já se tornou inexpressiva com o passar do tempo.
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2012, 04:41 AM   #10
SP underground
Registered User

Likes (Received): 3865

Algumas partes estão bem cuidadas, mas realmente é triste ver o abandono, especialmente do maquinário antigo e das propriedades da antiga companhia!
SP underground no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2012, 10:20 PM   #11
fvribeiro
Registered User

fvribeiro's Avatar

Likes (Received): 1

Quando eu fui pela primeira vez ainda era possível chegar de trem, o que dava todo um charme para a vila. Tenho algumas fotos, inclusive da estação em operação, que ainda mantinha a placa "Subúrbios para São Paulo" da CBTU, só que não consigo encontrá-la
Valeu andrehrg por matar a saudades desse local único!
fvribeiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 18th, 2012, 03:49 AM   #12
Pietrin
Registered User

Pietrin's Avatar

Likes (Received): 180

Que local incrível!! não sei explicar, parece ser um lugar onde aconteceu um grande desastre, muito mórbido... estou morrendo de vontade de visitar!
Old July 18th, 2012, 05:00 AM   #13
LS Kim
Non Dvcor Dvco

Likes (Received): 386

Paranapiacaba é fantástica
LS Kim no está en línea   Reply With Quote
Old July 18th, 2012, 05:01 AM   #14
Samuell Felix
Registered User

Samuell Felix's Avatar

Likes (Received): 52

legal, tb estive lá no domingo. adoro paranapiacaba!
Samuell Felix no está en línea   Reply With Quote
Old July 18th, 2012, 05:44 AM   #15
masilmo
Registered User

masilmo's Avatar

Likes (Received): 3

vergonhoso ver tudo isso apodrecer com o tempo... e nada ser feito.
masilmo no está en línea   Reply With Quote
Old July 18th, 2012, 10:49 PM   #16
fvribeiro
Registered User

fvribeiro's Avatar

Likes (Received): 1

Mas depois que a prefeitura de Santo André começou a administrar a vila as coisas melhoraram... um pouco, mas melhor do que antes...
fvribeiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2012, 02:04 AM   #17
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 827

Quote:
Originally Posted by masilmo View Post
vergonhoso ver tudo isso apodrecer com o tempo... e nada ser feito.
Verdade, já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto fotos, esse lugar deveria ser preservado além da beleza arquitetônica tem uma importância histórica gde.

Belas fotos, mas uma pena o lugar estar tão abandonado.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2012, 04:39 AM   #18
andrehrg
apenas isso

andrehrg's Avatar

Quote:
Originally Posted by MicBrazil View Post
O que eu mais queria é que Paranapiacaba se emancipasse de Santo André e se tornasse município, assim poderia receber verba do gov. estadual e repasses referente a estância turísticas, assim quem sabe a vila poderia ser mais arrumada.

A vila fica espetacular sob neblina, eu queria ver fotos da vila debaixo da típica neblina da serra do mar.
Olha eu acho que não viu, ela seria uma cidade muito pequena se fosse emancipada, nem mesmo chegaria a mil habitantes, teria um repasse muito pequeno de verbas.
Andando pela vila vi diversas obras de restauraçãom de casas de madeira da parte baixa, muitas com a placa lá gritando os investimentos dogoverno do estado, porém totalmente ultrapassados os prazos já.... outras de restauração eram da própria prefeitura de Santo André, ainda estava dentro do período.
Então parece que existem multiplos pontos de arrecadação de verbas pra restauro, porém é Brasil né.... isso basta pra explicar tudo. Falta boa vontade.

Os festivais de inverno conseguiram tirar a vila do esquecimento mesmo sem ter os trens chegando até lá, foi uma boa forma de trazer vida ao local de novo. Conheci a vila antes de existirem os festivais, na época dos trens regionais, era bem triste, bem destruído e sem atrativo algum (museus, restaurantes, pousadas, shows, parques com trilhas guiadas etc)
Old July 19th, 2012, 04:52 AM   #19
andrehrg
apenas isso

andrehrg's Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
É um dos lugares mais misteriosos onde já estive.

Enfim, como conheço o local, sei do ar muito sombrio que paira sobre o lugar. É horripilante! Muito mais ao vivo. Parece que vc foi transportado para o filme Silent Hill.
ahhhhhhhh nem me fale... amo esse clima de terror, ao mesmo tempo que gostaria de ver certas partes recuperadas....
mas essa mistura de Silent Hill, com o velho moinho Crawford do massacre da Serra Elétrica é instigante pra quem ama terror como eu
Old July 20th, 2012, 03:46 AM   #20
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1503

Se o trem não estivesse com as vagas lotadas, eu visitaria Paranapiacaba neste último domingo, sempre tive curiosidade de conhecer.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
ferrovia, paranapiacaba, santo andré, trens

Thread Tools

Posting Rules