daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old July 21st, 2012, 12:51 AM   #1
isaackk
Registered User
 
Join Date: Jul 2012
Location: Fortaleza/CE
Posts: 82
Likes (Received): 8

Usina de Ondas do Pecém - CE

O projeto-piloto da primeira usina brasileira de produção de energia através das ondas do mar recebeu a licença ambiental de instalação concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
A usina vai funcionar no Porto de Pecém, instalada a 3 quilômetros da costa, deverá ocupar uma área de 200 metros quadrados no Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT). Inicialmente irá produzir 100 KW, equivalente ao consumo de 60 casas de padrão médio, energia suficiente para ser aproveitada no abastecimento das instalações do próprio Porto de Pecém.

A usina-piloto utilizando as ondas do mar foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Estado do Ceará foi escolhido pela regularidade dos ventos e frequência das oscilações do mar no litoral cearense.

Com a ajuda de flutuadores submersos, as ondas vão impulsionar a água do mar para um reservatório dentro da usina. A água no reservatório é bombeada até chegar a uma câmara hiperbárica. A câmara é um tanque que retém a água por alguns segundos. Em seguida, a retenção faz a pressão da água aumentar e o jato pressurizado sai do compartimento com grande força e então movimenta uma turbina, que finalmente gera a energia.

O Ceará já é destaque no Brasil entre Estados que utilizam outras formas de energia renovável, como a eólica, pela força dos ventos e a energia solar.

A previsão é que a usina de ondas esteja funcionando até o final deste ano. A fase de pesquisa deve durar três anos para a avaliação da tecnologia, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura do Ceará.

Post Original:http://migre.me/9YE9d

Mais Imagens:


isaackk no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old July 21st, 2012, 08:48 AM   #2
snicket
Registered User
 
snicket's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2,946
Likes (Received): 3247

snicket no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2012, 06:43 AM   #3
RobertoBancrofth
Registered User
 
RobertoBancrofth's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Location: Roma
Posts: 4,009
Likes (Received): 440

Gostei da idéia!
__________________
"O luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz."
(Isay Weinfeld)
RobertoBancrofth no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2012, 05:48 AM   #4
Farol da Barra
Registered User
 
Farol da Barra's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Salvador
Posts: 20,418
Likes (Received): 2532

Legal
__________________
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2012, 01:02 AM   #5
Marcos6010Vinicius
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA
 
Marcos6010Vinicius's Avatar
 
Join Date: Jan 2012
Posts: 7,562
Likes (Received): 41128

A Energia Maremotriz tem em vários países.

Canadá, na ilha de Nova Escócia

Link

Na Rússia, a Kislaya Guba Tidal Power Station

Link

e a mais conhecida, a Usina de Rance na França.

Link
Fonte: Wikipedia
__________________
Marcos6010Vinicius está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 24th, 2012, 06:32 PM   #6
Joao Pedro - Fortal
Registered User
 
Joao Pedro - Fortal's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Fortaleza, CE
Posts: 2,812
Likes (Received): 2366

Quote:
Originally Posted by fsaulop
Porto do Pecém
Usina de ondas inicia geração

O protótipo que converte eletricidade a partir das ondas do mar é formado por dois módulos compostos de flutuador, braço e bomba : Francisco Viana

Já está em operação a primeira usina de geração de energia elétrica por meio de ondas da América Latina, localizada no Porto do Pecém. Antes programada para iniciar suas atividades no fim de 2010, a planta teve sua primeira geração no último dia 24 de junho, segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem o projeto em seu Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Foto
Mesmo com pequena capacidade de geração de energia, a usina é considerada um avanço pela Aneel

A geração de eletricidade durou dez minutos e alimentou os sistemas auxiliares da própria usina - iluminação e ar-condicionado. A Aneel informa que as operações e testes continuam, a fim de que a usina seja capaz de gerar por mais tempo. Orçado em R$ 14,4 milhões, o projeto tem duração de 36 meses.

A detentora do projeto é a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A proponente foi a empresa Tractebel Energia S.A. A capacidade de produção da usina, que está instalada sobre um dos píeres do Terminal Portuário do Pecém, é de 50 quilowatts (kW).

Avanço significativo

Conforme a Aneel, a geração, ainda que pequena, representa um grande avanço, uma vez que a costa brasileira apresenta boas condições para este aproveitamento energético, por conta de sua proximidade com o mercado consumidor composto por cidades de alta densidade demográfica. "Além disso, o aproveitamento dos recursos do mar apresenta perspectivas promissoras em função de fatores como extensas áreas, ampla distribuição mundial dos oceanos e, principalmente, alto potencial de geração de energia, as maiores entre todas as fontes renováveis", informou a agência, por meio de sua assessoria de imprensa.

O protótipo que converte eletricidade a partir das ondas do mar é formado por dois módulos compostos de flutuador, braço e bomba, que, quando fixados no quebra-mar, contribuem para um único conjunto de turbina, gerador e câmara hiperbárica para a geração de eletricidade. O conversor, desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Submarina da Coppe, tem como vantagem a facilidade de fabricação, com potencial para a participação da indústria nacional.

Além disso, destaca-se o seu fácil acoplamento ao sistema de dessalinização pelo processo de osmose reversa, o qual consiste em um procedimento mecanismo bastante eficiente para obtenção de água potável a partir da água do mar.

Potencial brasileiro

O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam algo em torno de 87 gigawatts. Desse total, 20% seriam convertidos em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no País.

Projetos de usinas de produção de energia através das ondas do mar já são realizados, com tecnologias diferentes, em países como Portugal, Holanda, Japão e Reino Unido.

Capacidade

50 quilowatts é o quanto pode gerar a usina, que se encontra em fase de teste, sobre um dos píeres do Terminal Portuário do Pecém

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/ma...codigo=1163205
Pe
Joao Pedro - Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2012, 10:44 PM   #7
Positronn
Registered User
 
Positronn's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Joinville / SC
Posts: 10,691
Likes (Received): 1443

E pra os 100 Kw, qual o valor do investimento? Se não for um valor razoável, não adianta muita coisa. De qualquer forma, é uma iniciativa muito interessante.
Positronn está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 27th, 2012, 04:31 AM   #8
ambiente2008
Registered User
 
ambiente2008's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Lisboa
Posts: 4,909
Likes (Received): 1337

energia das ondas em Portugal




Last edited by ambiente2008; July 27th, 2012 at 04:41 AM.
ambiente2008 no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2013, 04:04 AM   #9
bruttos
Registered User
 
bruttos's Avatar
 
Join Date: Jan 2010
Location: Fortaleza
Posts: 1
Likes (Received): 0

Muito legal!
bruttos no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2013, 05:20 AM   #10
Marcos6010Vinicius
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA
 
Marcos6010Vinicius's Avatar
 
Join Date: Jan 2012
Posts: 7,562
Likes (Received): 41128

Que venham outras usinas semelhantes para o Brasil.
__________________
Marcos6010Vinicius está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 19th, 2013, 03:11 AM   #11
QuicoBernal
Registered User
 
QuicoBernal's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Location: Fortaleza
Posts: 1,544
Likes (Received): 164

Nenhuma novidade sobre a usina, ampliação? novos "braços" para fazer conjunto com as duas existentes? Fiquei super animado com recentes noticias de que o Ceará se destaca bastante com a geração de energia eólica e solar!!! Seria uma boa se ela se destacasse mundialmente... sonho, mas nada muito dificil...
QuicoBernal no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2013, 03:31 PM   #12
Suburbanist
on the road
 
Suburbanist's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Breda<->'s-Hertogenbosch<->Eindhoven triangle
Posts: 20,214
Likes (Received): 7005

Estão comparando projetos totalmente distintos.

Uma coisa é geração pelo diferencial de marés, ou seja: a água "enche" naturalmente um reservatório na maré alta, depois as comportas são fechadas e, na vazante, abertas, gerando-se energia como uma hidrelétrica de fluxo horizontal.

Essa usina no Ceará gera energia pela força das ondas em si, causadas pelo vento. É uma ideia ainda experimental, mas que em nada tem a ver com usinas de acumulação de marés.
__________________
"For every complex problem there is a solution that is simple, clear and wrong."

MarceloLima liked this post
Suburbanist no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2013, 06:59 PM   #13
fsaulop
Registered User
 
fsaulop's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Location: Fortaleza
Posts: 1,613
Likes (Received): 165



http://www.youtube.com/watch?v=EEmM6Qxnd_w
__________________
xD
fsaulop no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2013, 07:00 PM   #14
fsaulop
Registered User
 
fsaulop's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Location: Fortaleza
Posts: 1,613
Likes (Received): 165



http://www.youtube.com/watch?v=wqNCajiKE_w
__________________
xD
fsaulop no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
ceará

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:31 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu