daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 20th, 2012, 08:08 PM   #21
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 20

Belíssimas as suas fotos Marcelo, e como o Jdolci disse, seu relato sobre os lugares deixa o thread ainda mais especial.

Mesmo sendo de fora, na minha concepção, vc retratou a alma de Curitiba.

Parabéns pelo thread!

P.S: fiquei com água na boca só de ver o pedaço de Kremóvka, é absurdamente gostoso, dá vontade de comer uma forma inteira dele
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 20th, 2012, 08:46 PM   #22
Jackcwb
Registered User

Jackcwb's Avatar

Likes (Received): 9

Belíssimas fotos Marcelo
Por suas palavras e seus olhares a cidade quando estivemos no largo vi o quanto gostou de Curitiba , agora fica o convite para conhecer o natal Curitibano e suas inúmeras atrações !!
A quantidade de vezes que foi no Bosque Polonês mostrou o quanto aprecia e admira a cultura Eslava , e aqueles doces Poloneses , difícil não resistir

Volte sempre a bela e receptiva capital Paranaense.

Anne Frank ( Museu do Holocausto)

Jackcwb no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2012, 12:28 AM   #23
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1012

Me senti na viagem também...hehehe.

Ótimas fotos e narrativa!
Old October 21st, 2012, 12:42 AM   #24
amo_porto
Melissa

amo_porto's Avatar

Likes (Received): 29

Uau Marcelo!!! Este teu thread ficou demais. Eu vi e revi ele. Fotos e conteúdos excelentes de lugares que quero muito ir. Achei uma graça as lembrancinhas que tu comprou. Parabéns pela viagem e pela ótima coletânea de fotos.
amo_porto no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2012, 04:10 AM   #25
MrBarbosaJr
MrBarbosaJr

MrBarbosaJr's Avatar

Likes (Received): 147

Deixou-me mais ainda apaixonado por essa cidade, que tanto quero conhecer.
Mas me desculpem os curitibanos, ainda to meio que sendo levado pelo pré-conceito que vocês são frios e não dão informação. Como todo turista, tenho medo de ficar perdido e ao pedir informação, receber aquela careta que tanto falam.
Mas a cidade é mais que isso, talvez ano que vem, eu esteja realizando o meu sonho de conhecer Curitiba.
MrBarbosaJr no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2012, 02:17 PM   #26
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 157

Quote:
Originally Posted by Willgle View Post
E Curitiba, Linda como sempre.

Que passeio agradável, algumas fotos nem parecia que você estava no Brasil.

Parabéns.

E Curitiba dispensa comentários, Linda...Linda.
Realmente Curitiba dispensa adjetivos porque é quase uma unanimidade quando se fala de suas virtudes. E a maior virtude que ela tem é a de não conformar-se com o que de bom já tem e por isso , estar sempre reinventando-se e surpreeendendo-nos com novos atrativos turísticos. Por exemplo, o forista JackCwb me disse que , em breve, Curitiba ganhará um grande Bosque Japonês que fica no caminho que o ônibus executivo faz entre o aeroporto e o centro. Como não querer voltar nesta cidade sempre, se ela sempre renova o convite pra fazermos isto , ao criar novas desculpas para lá retornarmos???

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post

Muito bom Marcelo, Curitiba nunca cansa

Por favor, diga que tem mais fotos!
Amigo, quem sabe você veja novas fotos feitas por mim ainda neste ano? Se Papai Noel existe, eu devo voltar lá em Curitiba antes do Natal para ver a cidade decorada e iluminada. Caso não seja neste ano, certamente será em alguma data de 2013!

Quote:
Originally Posted by Hagrid View Post
Caramba, excelente!!

Fotos espetaculares e bem diferentes daquelas que já foram postadas, parabéns.
Obrigado, Hagrid! Fico feliz que tenha gostado das fotos!

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Marcelo:

As fotos estão espetaculares a tal ponto de ser difícil dizer qual é a mais bela. O teu olhar sobre Curitiba é muito especial por ser o olhar de alguém que não pertence à cidade.
Realmente tenho um olhar de quem não pertence à cidade mas mais do que isto, tenho um olhar de quem ama tanto esta cidade que , de certa forma, olha nos fundos dos olhos dela e consegue enxergar a sua alma , revelando-a depois aos outros.

Quote:
Ao contrário de muitos, eu adoro fotos tiradas com o tempo nublado e com chuva. Na minha opinião, elas saem melhores, com um colorido melhor e mais bonito.
Eu , durante um tempo, fui influenciado pela opinião de alguns amigos que só achavam dignas as fotos postadas quando tiradas em dias de céu azul sem nuvens mas , logo, descobri que os lugares devem ser registrados tal como são e estão para sermos transparentes ao fazermos o nosso registro. Por que eu iria pra um lugar onde a garoa e frio são uma característica tão predominante e que até os moradores se orgulham disto e eu iria ao meu bel-prazer censurar fotos que só mostrassem um típico dia frio ? Mesmo tendo também dias de muito calor, é o frio que e mesmo o céu embranquiçado em muitos dias do ano que , de certa forma, diferencia Curitiba da maior parte das capitais do Brasil. Não apenas isto , é óbvio , mas , sentir o frio na cidade mesmo fora do inverno ( como aconteceu nos dias de outubro que lá estive ) influencia muito na identidade e modo de ser de seus moradores.

Quote:
Apesar de eu ter passado algumas vezes por Curitiba, eu nunca visitei a cidade apropriadamente. Conheço-a muito mais por fotos. E sempre é prazeroso admirar o urbanismo de Curitiba, em especial o cuidado que a cidade e sua população têm pelos espaços públicos de convivência tais como os parques, tão bem retrados em tuas fotos. Um dia, com certeza, irei conhecer esses lugares também.
Vá mesmo e e se puder, me chame pra ir junto.
Quote:
Gostaria muito que todas as grandes cidades brasileiras tivessem esse urbanismo de Curitiba.
Acho que cada cidade deve buscar suas próprias soluções urbanas mas o que tem de bom e dá certo em outras, pode ser sim, implantado em outras. O BRT de BH está sendo feito, influenciado pelos corredores exclusivos de ônibus e estações-tubo de Curitiba e também no modelo de Bogotá ( o qual foi inspirado em Curitiba também).

Quote:
Mais tarde retornarei aqui e apreciarei cada uma das fotos com mais calma, como se estivesse degustando um bom vinho.

Parabéns pelas fotos, Marcelo!

Obrigado por sempre comentar os meus threads, amigo. E prepara os queijinhos e salaminhos coloniais para acompanharem o vinho porque as fotos deste thread são inspiradoras. Para você que é gaúcho, Curitiba me lembrou muito a Serra Gaúcha no que diz respeito aos parques que homenageiam os imigrantes e principalmente quando estive nas feiras como a da Primavera e quando eu estive em Santa Felicidade.

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Olá, Marcelo. Gostei demais das fotos que vc fez de Curitiba. Vc soube aproveitar bem o tempo em que visitou a cidade, que esta até bem mais florida do que no período em que lá estive.
Assim como vi a Serra Gaúcha toda florida em janeiro e em fevereiro, agora vi Curitiba toda florida também. Algo que eu admiro muito no Sul é o cuidado que os moradores e poder público têm com os jardins. Eu notei isto nas cidades de colonizações alemã e italianas do RS e agora também em toda Curitiba. Imagino que em Santa Catarina não seja diferente. Aliás um dos meus sonhos de viagem é ir no Vale do Itajaí e em Treze Tílias. Imagino que sejam tão belos quantos os outros lugares do Sul onde já estive!

Quote:
O centro histórico, com a igreja do Rosário, a igreja luterana e outras construções, sem o burburinho da feira de domingo é um local super encantador; as fotos que vc fez lá mostraram um local até bucólico, bem convidativo para um passeio sem pressa. Já os parques, sem comentários, todos muito bonitos.
Eu achei bem bucólico mesmo todo o Setor Histórico apesar que passei rapidamente por ele e deixei de fotografar muitas coisas que eu queria. Eu notei algo quando eu retornava no ônibus "Linha Turismo" para a Praça Tiradentes e , antes, passava pelo Centro Histórico: vários prédios ficam com bela iluminação à noite o que eu pretendo fotografar na próxima vez que lá for.

Quote:
Muito legais os souvernires que vc adquiriu. Eu, na correria, mal consegui ver onde tinham e onde vendiam; de recordação eu acabei comprando, em uma loja junto ao restaurante Madalosso, uma caneca preta com desenho da ópera de arame em dourado.
Fernando, eu coleciono souvenirs de viagem e acho que vou acabar tendo de comprar uma cristaleira para expô-los e assim evitar que fiquem dentro de caixas escondidos. O meu quadro com imãs que era para colocar fotos de amigos , eu estou começando a usá-lo para colocar imãs de geladeira que trago de viagens. Tudo isto pode parecer kitsch mas não estou nem aí. Para mim, objetos de viagem são parte de nossa história. Eles contam muito sobre nossos valores, nossos gostos, nossas preferências de lugares etc além de falarem de amigos que encontramos ( alguns souvenirs ganhamos de amigos de outros lugares) e falam da cultura de cada povo que conhecemos ou que com eles tivemos algum contato. Um dia, vou fotografar cada souvenir de viagem e farei um photobook somente com eles dividindo-os por estados ou regiões.

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Já vi algumas pessoas que estiveram nessa linda cidade reclamarem que BH, perto dela, é suja e pichada. Bom, não concordo, embora Curitiba - que eu não conheço bem -tenha uma beleza, digamos, muitas vezes dalém-mar, por razões históricas. Acredito que, assim como BH, tenha muitas desigualdades.
CharlesZSBH, Curitiba assim como BH é uma cidade brasileira mesmo tendo uma identidade bem europeizada e , por isso, ela tem também além de suas virtudes , alguns defeitos. Assim como os seres humanos que por melhores que sejam , também não são perfeitos , as cidades também têm seus pontos fracos. O que notei em Curitiba é que em relação aos jardins, eles são impecáveis e parece que niinguém os toca com vandalismo destruindo-os ou arrancando mudas ( e são jardins de flores e não de folhagens tropicais ). Pode até ser que haja vândalos que façam isto, mas se isto ocorre, o poder público é mais eficiente para lá ir e replantar tudo e não deixar a cidade decair no que tem de boa fama. Pichações eu vi sim inclusive no Portal de Santa Felicidade , mas em cidades com milhões de habitantes seria difícil não haver gente sem consciência e sem a mínima noção de que estão destruindo algo que é deles mesmos e que faz o resto do país mirar naqueles ícones com admiração pelo próprio povo que os construiu e os mantém. Bem, a diferença que Curitiba pode fazer é ir imediatamente e repintar o portal . Não sei quando ela fará isto mas espero que como eu tenho expectativas, que seja imediatamente. Papéis no chão eu vi em alguns lugares sim mas cheguei um dia depois do dia das eleições e a maioria eram folhetos destes políticos porcalhões que deviam não receber um único voto se usassem a tática de poluir as cidades para alcançarem maior número de eleitores. Em geral, achei a cidade muito limpa, bem cuidada, muito florida e mais que tudo isto, com um povo amável e gentil que em nada me lembrou os estereótipos que tanto falam da frieza dos mesmos.

Quote:
Originally Posted by Iturama View Post
A capital que eu mais gosto!

Belo passeio Marcelo!!
Iturama, ela é também uma das minhas capitais favoritas apesar que meu coração tem lugar pra muitos amores e eu costumo me apaixonar por cada lugar que visito. Quando vou em outros estados, sempre trago um pouco do lugar dentro de mim. Isto aconteceu comigo quando fui em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul e tenho certeza que acontecerá quando eu for em Porto de Galinhas ( um sonho de viagem que tenho), em Santa Catarina e em tantos outros lugares deste Brasil continental. )

Quote:
Originally Posted by Bandeirante1 View Post
Excelentes fotos. Curitiba é uma das cidades que eu mais gosto do Brasil, aquela região do batel, rua 24h ... saudades
Eu não cheguei a ver nem o Batel e nem a rua 24 horas, nesta viagem.

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Thread lindíssimo. Creio que o tempo nublado agiu a seu favor. Tornou Curitiba mais "europeia". Paisagismo impecável, belas construções, ruas limpas etc.
Gostei muito.
Sim , Weber. Eu adorei andar no Jardim Botânico sob a chuva. Na verdade o lugar era quase só meu. Havia poucos turistas se aventurando por lá no dia que lá fui com chuva. A sorte é que conheci uma mexicana no biarticulado e ela se dirigia para lá também e combinamos dela tirar fotos minhas e eu , fotos dela. ( e o engraçado foi que saí com o guarda-chuvas na mão em várias fotos) :]

Quote:
Originally Posted by FEIO PRA CHUCHÚ View Post
Curitiba é uma cidade que realmente está em outro patamar no país....a frase é imbecil, mas vamos lá: " Puxa, nem parece Brasil!".
O Brasil não é diverso. E no Sul assim como no Sudeste ( Serras) há muitos lugares que têm um quê de Curitiba no que ela tem de melhor mas como são lugares pequeninos, geralmente são frequêntados por uma minoria privilegiada.
Vários destes lugares estão nas Serras do Rio, na da Mantiqueira entre Minas e São Paulo, na Gaúcha e também por todo interior do Sul, em geral. Por isso, sou contra vender a imagem do Brasil , no exterior, como se fosse só a do Rio ou a da Amazônia. Não tenho nada contra a cultura , clima , vegetação e povo deles ( na verdade, me orgulho muito do Rio , do litoral nordestino, da Âmazônia) , mas acho que é necessário sermos justos ao não vermos o Brasil com lupa em um só ponto. É necessário assumirmos que somos um país continental e o que nos faz ricos é podermos escolher num feriado se queremos sentir frio ou calor, irmos pra serra ou praia, irmos pra uma trilha ecológica ou para uma cidade histórica colonial , irmos pra um hotel fazenda ou para uma capital cheia de museus e teatros , comermos muqueca de camarão ou frango ensopado ; acarajé ou pierogi e charuto.

Quote:
Originally Posted by davi99 View Post
Que thread magnífico! Curitiba é uma jóia de cidade, está entre as minhas capitais preferidas, incrível sua limpeza, tudo bem arrumadinho no seu devido lugar, e essas contruções históricas

E concordo que ela fica mais bonita com o tempo nublado do que com sol, só acho que deve ser meio claustrofóbico tantos dias assim
Obrigado, David. Obrigado pela visita. Concordo com tudo o que você disse.

Quote:
Originally Posted by claudiotempejunior View Post
Curitiba é muito linda...
Parabéns pelas fotos!!!
Obrigado amigo por estar sempre prestigiando meus threads. Quando eu fotografei o Jardim Botânico , eu me lembrei de você e ao tirar as fotos daquele "Quero-Quero" no meio das flores, eu imaginei que o "Tempesta" ia adorar aquela foto.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Os registros do Jardim Botânico ficaram absurdamente lindos e Curitiba merece, com louvor, se apropriar de ser uma das mais belas e bem cuidadas capitais do país.
Muito obrigado. As fotos do Jardim Botânico estão entre as minhas favoritas das que tirei, especialmente a que eu denominei de tapete que eu queria enrolá-lo. Foi a que eu mais gostei!

Quote:
Originally Posted by HFHF View Post
Engraçado os comentários nas fotos, mas, sem sombra de dúvidas Curitiba é linda mesmo, e nesse momento eu me sinto muito "mal-turista", moro em Curitiba já faz 2 anos, meu câmpus fica em frente ao jardim botânico, e deve fazer mais de 1 ano que não vou para lá
Uai, sô, atravessa a rua e vai tirar o atraso. Quem dera que eu tivesse o Jardim Botânico como quintal de minha casa...

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Marcelo, que fotos lindas! E que capricho, que cuidado em fazer tão belos registros, o thread ficou impecável.

Vou esperar por mais fotos!
Obrigado!! Fico alegre que minhas fotos lhes ajude a viajarem junto comigo. este era meu objetivo. Adoro compartilhar os momentos que vivo com outras pessoas. Momentos felizes são os que compartilhamos com alguém!

Quote:
Originally Posted by Jdolci View Post
O que impressiona, além das fotos que ficaram muito boas, é seu relato apaixonado sobre os lugares, as emoções, sensações.. casou muito bem o seu texto com as fotos.

Creio que posso falar pelos meus conterrâneos que só nos resta agradecer por ter feito tão belo thread daqui da cidade.
Fico lisonjeado com suas palavras, J. Dolci. Saiba que tudo que escrevi foi sincero e veio do fundo do meu coração. Realmente sou apaixonado por sua terra. ))

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
Sem palavras! Belo Thread, abraços!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Curitiba é muito bonita. Gostei demais dos souvenirs. Parabéns, Marcelo. Valeu por compartilhar.
Eu não iria deixar de publicar as fotos dos souvenirs porque sei que sempre há quem adore admirá-los. E um segredinho pra você: eu trouxe muito mais souvenirs do que estes que pus no thread. Hehehehe....

Quote:
Originally Posted by Cryslerdude View Post
Nossa! Não sabia que esses parques eram tão bonitos, realmente de primeira, me impressionou.
E o setor historico mto bonito tbem. Curitiba é uma cidade e tanto, pena que é sempre meio esquecida.
São muito lindos sim! Não acho que Curitiba seja meio esquecida. Aliás eu vi muitos turistas estrangeiros lá e até fiz amizades com italiano, australiano e polaco . O hostel estava lotado de gringos. Também vi por lá muitos turistas nacionais vindos do Rio, de Goiânia, de SC, do RS, de SP etc.

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2012, 02:18 PM   #27
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by MrBarbosaJr View Post
Deixou-me mais ainda apaixonado por essa cidade, que tanto quero conhecer.
Mas me desculpem os curitibanos, ainda to meio que sendo levado pelo pré-conceito que vocês são frios e não dão informação. Como todo turista, tenho medo de ficar perdido e ao pedir informação, receber aquela careta que tanto falam.
Mas a cidade é mais que isso, talvez ano que vem, eu esteja realizando o meu sonho de conhecer Curitiba.
Quero te dizer que deixe o pré-conceito e vá lá. O seu conceito do povo da cidade vai ser outro .Houve gente ( de Curitiba e não de fora) que desceu do ônibus turismo junto comigo simplesmente porque eu comentei que ia no Memorial Ucraniano e não havia quem pudesse tirar fotos minhas lá já que o local estava vazio quase na hora de se fechar e não é o lugar favorito para as pessoas descerem do ônibus), houve gente ( de Curitiba) que vendo que minha câmera estava com problemas , tirou fotos minhas e as enviou depois por email pra mim ( e não eram conhecidas minhas mas sim gente que acompanhava turistas de outros lugares pelos lugares turísticos ), houve gente em vinícolas e mesmo lojinhas de artesanato que me pediram meu email e mesmo facebook e , nas ruas, não foram poucos que me vendo procurar um lugar, me acompanharam até perto de onde eu ia, até mesmo desviando-se de seu caminho. Quando eu fui no Rio Grande do Sul , eu comentei num thread que fui muito bem tratado nas cidades de colonização alemã de lá e que achei o povo simples, gentil e amável o que ia contra contra todos estereótipos que se escutava dos descendentes de alemães do Sul e aí recebi uma mensagem de uma sulista que leu isto e ela me respondeu que eram gentis comigo, porque eu era gentil com eles e que se eu sorria e era amável, certamente seria tratado assim. O que acontece é que muita gente de outras regiões do Brasil vão pro Sul esperando serem rejeitados ou discriminados e chegam fechados , com poucas palavras e sérios perto dos nativos e claro que ação gera reação. Em Minas também temos fama de fechados e instrospectivos além de desconfiados, mas a hospitalidade é uma marca de nosso povo. Por que? Porque ser introspectivo e fechado não significa ter xenofobia ou preconceito com os de fora mas sim é um modo de ser. Quem sorri e é gentil, certamente será respeitado e tratado da mesma forma.

Old October 21st, 2012, 02:32 PM   #28
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Guilherme Olenik CWB View Post
Belíssimas as suas fotos Marcelo, e como o Jdolci disse, seu relato sobre os lugares deixa o thread ainda mais especial.
Mesmo sendo de fora, na minha concepção, vc retratou a alma de Curitiba.
Parabéns pelo thread!
Obrigado, Guilherme! Talvez eu vi a alma de Curitiba por ela ser a minha alma gêmea.

Quote:
Originally Posted by Guilherme Olenik CWB View Post
P.S: fiquei com água na boca só de ver o pedaço de Kremóvka, é absurdamente gostoso, dá vontade de comer uma forma inteira dele
Esta Kremóvka é uma tentação mesmo!! Eu também , se pudesse, teria trazido uma forma inteira dela pra congelá-la e ir comendo-a no dia-a-dia , durante uma semana! Mas quem te disse que eu não trouxe algo daí pra ir degustando? Não foram Kremóvkas é claro... mas eu trouxe balas de Antonina ( não fui lá mas achei pra comprá-las numa lojinha perto da Ópera de Arame) ; salames coloniais, copa , de javali e cracóvia além de um vinho da Durigan. Farei aqui uma noite com tábuas de frios e vinho que será uma noite curitibana em Minas. O difícil é decidir quem será convidado porque meu estoque não foi tão alto como eu desejaria...

Old October 21st, 2012, 02:41 PM   #29
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Jackcwb View Post
Belíssimas fotos Marcelo
Por suas palavras e seus olhares na cidade quando estivemos no Largo vi o quanto gostou de Curitiba , agora fica o convite para conhecer o natal Curitibano e suas inúmeras atrações !!
A quantidade de vezes que foi no Bosque Polonês mostrou o quanto aprecia e admira a cultura Eslava , e aqueles doces Poloneses , difícil não resistir

Volte sempre a bela e receptiva capital Paranaense.
Obrigado, amigo! Certamente voltarei aí e se Deus quiser será no Natal ( ou melhor antes dele , pra eu poder ver as crianças cantando nas janelas do Palácio Avenida, pra eu ir na Feira de Natal e pra eu ver o Festival de Etnias , quem sabe com nosso amigo Gui dançando as danças típicas alemãs que eu não pude vê-las quando aí estive apesar de tê-lo conhecido pessoalmente).

Quote:
Originally Posted by Jackcwb View Post

Anne Frank ( Museu do Holocausto)

Eu já havia visitado o Museu do Holocausto de Washington D.C em dezembro de 1997 e agora visitei o de Curitiba e posso dizer que ambos me marcaram muito e me emocionaram muito. De certa forma , eu chorei por dentro e por segundos ou minutos ou o tempo todo, me pus no lugar de cada vítima e dei Graças a Deus por tudo aquilo ter terminado. Ao ler cada relato de vidas salvas , de justos de cada país que salvaram vítimas e de campos libertados , eu me senti como que dentro daquele cenário , recebendo a notícia de que um amigo ou parente estava enfim livre mas sem deixar de ficar triste de pensar que muitos outros não escaparam a tempo. Cada pedra naquele memorial me lembra um milhar das vítimas. Estar ali é ser solidário a elas para que as suas vozes nunca se calem ainda que alguns tenham tentado isto. Estar ali e mesmo eu divulgando o lugar aqui, é um tentativa de ajudar a construir um mundo que não repita os erros do passado mas que aprenda com eles para que hoje predomine o que Anne Frank ensinou com seu otimismo de que ainda há bondade humana. Que ruim seria se depois de tudo isto, não acreditássemos mais que há AINDA anjos ( justos ) entre os seres humanos.

Last edited by Marcelo Olisa; October 21st, 2012 at 03:17 PM.
Old October 21st, 2012, 02:44 PM   #30
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Me senti na viagem também...hehehe.

Ótimas fotos e narrativa!
O difícil é retornar da viagem e voltar pra casa e saber que teremos de esperar um bom tempo pra fazê-la de novo. Ainda bem que temos fotos e que outras pessoas podem viajar de novo conosco , inúmeras vezes, quando as vemos e falamos sobre elas. ...

Old October 21st, 2012, 02:49 PM   #31
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by amo_porto View Post
Uau Marcelo!!! Este teu thread ficou demais. Eu vi e revi ele. Fotos e conteúdos excelentes de lugares que quero muito ir. Achei uma graça as lembrancinhas que tu comprou. Parabéns pela viagem e pela ótima coletânea de fotos.
Amo Porto, fico muito alegre que você não apenas viu o thread mas também o reviu!! Melissa, se puder, vá mesmo nestes lugares, assim que possível! E quando for, vai ficar perdida sem saber o que trazer pra casa porque há muitas opções em lojinhas no Setor Histórico e também em cada lugar que visitamos. Há lojinhas no Jardim Botânico, no Memorial Ucraniano, no Bosque Alemão, na Universidade Livre do Meio Ambiente, nas cercanias da Ópera de Arame etc. Obrigado pela visita ao thread!

Last edited by Marcelo Olisa; October 21st, 2012 at 03:15 PM.
Old October 21st, 2012, 02:55 PM   #32
MrBarbosaJr
MrBarbosaJr

MrBarbosaJr's Avatar

Likes (Received): 147

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Quero te dizer que deixe o pré-conceito e vá lá. O seu conceito do povo da cidade vai ser outro .Houve gente ( de Curitiba e não de fora) que desceu do ônibus turismo junto comigo simplesmente porque eu comentei que ia no Memorial Ucraniano e não havia quem pudesse tirar fotos minhas lá já que o local estava vazio quase na hora de se fechar e não é o lugar favorito para as pessoas descerem do ônibus), houve gente ( de Curitiba) que vendo que minha câmera estava com problemas , tirou fotos minhas e as enviou depois por email pra mim ( e não eram conhecidas minhas mas sim gente que acompanhava turistas de outros lugares pelos lugares turísticos ), houve gente em vinícolas e mesmo lojinhas de artesanato que me pediram meu email e mesmo facebook e , nas ruas, não foram poucos que me vendo procurar um lugar, me acompanharam até perto de onde eu ia, até mesmo desviando-se de seu caminho. Quando eu fui no Rio Grande do Sul , eu comentei num thread que fui muito bem tratado nas cidades de colonização alemã de lá e que achei o povo simples, gentil e amável o que ia contra contra todos estereótipos que se escutava dos descendentes de alemães do Sul e aí recebi uma mensagem de uma sulista que leu isto e ela me respondeu que eram gentis comigo, porque eu era gentil com eles e que se eu sorria e era amável, certamente seria tratado assim. O que acontece é que muita gente de outras regiões do Brasil vão pro Sul esperando serem rejeitados ou discriminados e chegam fechados , com poucas palavras e sérios perto dos nativos e claro que ação gera reação. Em Minas também temos fama de fechados e instrospectivos além de desconfiados, mas a hospitalidade é uma marca de nosso povo. Por que? Porque ser introspectivo e fechado não significa ter xenofobia ou preconceito com os de fora mas sim é um modo de ser. Quem sorri e é gentil, certamente será respeitado e tratado da mesma forma.

Marcelo,
muito obrigado pelo incentivo. Eu sempre achei que essa fama, era mais coisa que de "brasileiro" que não teve sorte de morar em uma cidade como Curitiba e vai lá depreciar a cidade do colega. Quando digo brasileiro, por isso pus as aspas, não me refiro a nós, habitantes desse país tão cheio de culturas distintas, mas sim aquele tipico ser que onde vai, vai criticando, se sentindo superior, é isso o que vejo muito ao falarem das cidades do Sul.
Claro que, como eu disse, mesmo se eles fossem assim, isso seria só um ponto que não deixaria abalar minha visita. Mas com o seu relato, minha confiança voltou, eu sempre pensava: como um povo que cuida tão bem da sua cidade, tem um ótimo IDH, pode ser um povo ignorante?
Como você mesmo falou, ser fechado é uma coisa, ignorante é outra.
E tiro por onde eu vivo, aqui todos que chegam, dizem que o povo é acolhedor, mas só quem realmente é daqui, sabe o porque desse acolhimento, que na maioria das vezes é só fachada.
Acho que as pessoas em Curitiba, são mais claras, se queres ajuda, elas te ajudarão e pronto. Turista brasileiro em sua maioria que é chato, e quer receber sorriso de orelha a orelha, dando uma carranca.
MrBarbosaJr no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2012, 05:30 PM   #33
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by MrBarbosaJr View Post
Marcelo,
muito obrigado pelo incentivo. Eu sempre achei que essa fama, era mais coisa que de "brasileiro" que não teve sorte de morar em uma cidade como Curitiba e vai lá depreciar a cidade do colega. Quando digo brasileiro, por isso pus as aspas, não me refiro a nós, habitantes desse país tão cheio de culturas distintas, mas sim aquele tipico ser que onde vai, vai criticando, se sentindo superior, é isso o que vejo muito ao falarem das cidades do Sul.
Claro que, como eu disse, mesmo se eles fossem assim, isso seria só um ponto que não deixaria abalar minha visita. Mas com o seu relato, minha confiança voltou, eu sempre pensava: como um povo que cuida tão bem da sua cidade, tem um ótimo IDH, pode ser um povo ignorante?
Como você mesmo falou, ser fechado é uma coisa, ignorante é outra.
E tiro por onde eu vivo, aqui todos que chegam, dizem que o povo é acolhedor, mas só quem realmente é daqui, sabe o porque desse acolhimento, que na maioria das vezes é só fachada.
Acho que as pessoas em Curitiba, são mais claras, se queres ajuda, elas te ajudarão e pronto. Turista brasileiro em sua maioria que é chato, e quer receber sorriso de orelha a orelha, dando uma carranca.
Eu sempre acreditei que há todo tipo de gente em todo lugar. Basta procurá-las que as achará! Na verdade, já vi muita gente dizendo que no Rio ( Zona Sul) , ninguém olha pra ninguém no metrô e ruas , o que só mostra que nem sempre estereótipos são tão fiéis à realidade. A experiência de cada um é única. Boa sorte na sua viagem!

Old October 21st, 2012, 05:53 PM   #34
brunosaqueti15
ar.q.tt.o

brunosaqueti15's Avatar

Likes (Received): 180

ameei esse lugar!!!
image hosted on flickr
brunosaqueti15 no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2012, 07:06 PM   #35
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

BrunoSaqueti15, eu também adorei este lugar e voltei lá três vezes na mesma semana!!

Old October 22nd, 2012, 12:41 AM   #36
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Likes (Received): 119

Impecável, estou besta! Tudo muito limpo, organizado, natural e agradável! Meus parabéns pelo show de imagens de qualidade. Reafirmo que estou bege com tanta beleza nem parece que existe

Vlw!
Harisson Souza no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2012, 01:16 AM   #37
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 61

Adorei seu passeio, muito bem relatado e as fotos estão nota 10 Marcelo!
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2012, 02:02 AM   #38
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 204

Mto legal mesmo esse passeio, e gostei do sistema podendo descer do ônibus e pegar outro pra seguir o trajeto turístico.

Curitiba é realmente acima da média.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2012, 02:43 AM   #39
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 173

Grande Marcelo!!! Curitiba é minha velha conhecida, mas sempre se renova ao ser retratada por lentes e descrita por pessoas competentes como você! Então ( e como sempre), teu thread de CWB está excepcional e rico em detalhes e descrições! Sempre vale a pena olhá-los atentamente.

Então, quer dizer que você teve com base a região do Shopping Estação, do Paraná Suítes (hotel que sempre eu ficava), ao lado do Aladin? Ótimo ponto de referência e de fácil deslocamento para toda a cidade.

Parabéns por colocar um parque que quase ninguém que visita Curitiba coloca: O Parque São Lourenço. E também falar sobre o memorial do Holocausto que pouca gente fala, mesmo os curitibanos. Há também um Memorial Árabe.

Cutiriba é uma cidade de muuuuuuitos detalhes e que não dá para se descrever em um único post..

Só lembrando: Quando ficar rico, vou morar no Champagnat!!

Enfim, trabalho de primeira, como sempre!

Last edited by Fourier; October 22nd, 2012 at 06:17 PM.
Fourier no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2012, 10:20 AM   #40
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Impecável, estou besta! Tudo muito limpo, organizado, natural e agradável! Meus parabéns pelo show de imagens de qualidade. Reafirmo que estou bege com tanta beleza nem parece que existe

Vlw!
Que bom que você gostou, Harrison! Obrigado por compartilhar sua opinião conosco.

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Adorei seu passeio, muito bem relatado e as fotos estão nota 10 Marcelo!
Valeu! E fico feliz que tenha adorado o passeio!

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Mto legal mesmo esse passeio, e gostei do sistema podendo descer do ônibus e pegar outro pra seguir o trajeto turístico.

Curitiba é realmente acima da média.
Eu acho que se o modelo dá certo, podia ser adotado por todo país. Por que ficar buscando soluções em outros países se temos exemplos que dão certo aqui mesmo, né?

Quote:
Originally Posted by Fourier View Post
Grande Marcelo!!! Curitiba é minha velha conhecida, mas sempre se renova ao ser retratada por lentes e descrita por pessoas competentes como você! Então ( e como sempre), teu thread de CWB está excepcional e rico em detalhes e descrições! Sempre vale a pena olhá-lo atentamente.

Então quer dizer que você teve com base, a região do Shopping Estação, do Paraná Suítes (hotel que sempre eu ficava), ao lado do Aladin? Ótimo ponto de referência e de fácil deslocamento para toda a cidade.

Parabéns por colocar um parque que quase ninguém que visita Curitiba coloca: O Parque São Lourenço. E também falar sobre o memorial do Holocausto que pouca gente fala, mesmo os curitibanos. Há também um Memorial Árabe.

Cutiriba é uma cidade de muuuuuuitos detalhes e que não dá para se descrever em um único post..

Só lembrando: Quando ficar rico, vou morar no Champagnat!!

Enfim, trabalho de primeira, como sempre!
Fourier,

Obrigado pela visita ao thread e obrigado pelos elogios.
Eu realmente fui buscar alguns lugares não tão frequêntados por turistas com pressa porque estava em busca de lugares que tinham a ver com as minhas expectativas e um destes lugares era o Parque São Lourenço justamente porque eu ficava fascinado de imaginar ovelhas cortando grama. Infelizmente nas duas vezes que lá fui, as ovelhas não estavam soltas e mesmo com a gentileza dos tratadores me deixando entrar no aprisco em um dos dias, eu não consegui uma só foto boa minha com elas. Meu interesse por ovelhas é porque aqui em Minas nunca vi uma mesmo sabendo que isoladamente há alguns que as criam. Em Minas é muito raro de se ser ovelhas. Eu nunca tinha visto uma até ir ao Rio Grande do Sul em janeiro e mesmo assim , as que vi foi com zoom da cãmera e ao me aproximar, fugiam de mim. Devo ter cara de lobo mau mesmo eu sendo também um cordeirinho. Devem se assustar por eu ter 1,90m de altura!

No caso do Museu do Holocausto , eu além de ser formado em História, sempre me sensibilizei com a história dos judeus antes e depois do Holocausto e sempre assisti a vários filmes sobre o tema como "O Pianista", "A Vida é bela" , " O Menino do Pijama Listrado", "Olga", "A Lista de Schindler" etc.

Fourier, a praça onde fiquei hospedado de frente pra ela é bem localizada mas me disseram ser um pouco perigosa por ter presença de usuários de drogas. Enquanto lá estive, eu soube de muita gente presa em batidas policiais no local. Mas como eu praticamente só saía de dia, então não me senti inseguro em momento algum e , se saísse muito tarde, eu pegaria um taxi porque temeria chegar a pé ali. A praça ficava nos fundos do Museu Ferroviário.

Abraço.

Reply

Tags
brasilien, brazil, curitiba, linha turismo, paraná

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules