|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#61 | |
|
Marcelo Lisa
Likes (Received): 145
|
Quote:
|
|
|
|
#62 |
|
Marcelo Lisa
|
A feirinha do Largo da Ordem que acontece aos domingos é um passeio quase obrigatório em Curitiba e lá se pode provar o famoso pierogi do Tadeu , que quase todo curitibano conhece e acredito que já provou. Além de ter ido lá pra provar o pierogi , eu escutei uma dica dada por minha cunhada e fui procurar os bolinhos de bacalhau da feirinha e de tão gostosos que são eu até os fotografei.
image hosted on flickr ![]() Aqui os irresistíveis bolinhos da bacalhau da feirinha, não tão famosos quanto os pierogis mas tão deliciosos quanto!!! ![]() image hosted on flickr
|
|
|
#63 |
|
YakisobRa lover
Likes (Received): 3
|
As fotos não abrem!
|
|
|
#64 |
|
Marcelo Lisa
|
Tenho boas notícias: estarei aí de novo entre 15 e 21 de dezembro de 2012. Desta vez , eu pretendo assistir as crianças cantando das janelas do Palácio Avenida e também quero realizar meus sonhos de conhecer a Ilha do Mel, Vila Velha , Witmarsum e também de andar de trem entre Curitiba e Morretes além de visitar Antonina.
___________________________________________________________________________________________________________________________
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; December 21st, 2012 at 09:31 PM. |
|
|
|
|
|
#65 |
|
Curitiba/Porto Alegre
|
Legal Marcelo! Seja sempre bem-vindo!
|
|
|
|
|
|
#66 |
|
lê-se: "FÚRRIÊ!"
Likes (Received): 173
|
.......
Last edited by Fourier; December 21st, 2012 at 11:34 PM. |
|
|
|
|
|
#67 |
|
Marcelo Lisa
|
Obrigado, Ni.Valdomonteiro! E obrigado pela visita ao thread!
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; December 21st, 2012 at 09:32 PM. |
|
|
|
|
|
#68 |
|
BRASIL
Likes (Received): 12
|
Que thread show de ver!! Parabens Marcelo!
Fazia tempo que eu nao entrava nos threads da pagina principal, este valeu muito a pena mesmo! Seja sempre bem vindo! |
|
|
|
|
|
#69 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
Que legal que meu thread marcou sua volta nos comentários dos threads da página principal e que bom que você achou que tenha valido a pena tê-lo visto. ![]() Quanto a eu ser bem-vindo aí, estou pensando seriamente em talvez ir em Curitiba , de novo, em dezembro deste ano!
|
|
|
|
#70 |
|
Registered User
Likes (Received): 290
|
Curitiba na primavera chega até ser pleonasmo dizer que rende boas imagens.
![]() Parabéns, Marcelo.
|
|
|
|
#71 |
|
Non Dvcor Dvco
Likes (Received): 103
|
Excelente thread, Marcelo! Curitiba é Curitiba, ô cidade bonita
|
|
|
#72 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
Obrigado pela visita ao thread!!Tão bonita que ela já perdeu as contas de quantos turistas sairam dela apaixonados e querendo voltar pra vê-la de novo... )))
|
|
|
|
#73 |
|
ego sum ATHEUS
Likes (Received): 69
|
tudo muito bem cuidado, limpo, civilizado...a pergunta que não cala: porque as demais cidades não aprendem com a capital paranaense? digo os cidadãos e os poderes publicos das demais urbes brasileiras que no geral são sujas e desorganizadas.
|
|
|
#74 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
OBS: Já que me referi à educação, não sei como foi o caso específico de Curitiba mas no caso da Serra Gaúcha que tem baixíssimos índices de analfabetismo e que tem alto grau de exercício da cidadania em relação ao espaço público, li certa vez o forista Rene Hass citar que junto com os imigrantes alemães , vinham escolas, bibliotecas e professores , transplantados da terra natal. Claro que uma preocupação como essa em pleno final do século XIX e início do século XX, teria de fazer alguma diferença pras urbes que fundaram ou onde se localizaram.
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; October 27th, 2012 at 07:22 PM. |
|
|
|
|
|
|
#75 |
|
Marcelo Lisa
|
Achei um site legal falando do "Linha Turismo", com mapinha e com indicações das principais paradas. Eu recomendo este passeio!
![]() http://www.euqueroeviajar.blogspot.c...-um-jeito.html _____________________________________________________________________________________________________________________________
|
|
|
#76 |
|
Парана
Likes (Received): 0
|
Belíssimo thread, Marcelo.
Diferentemente das pequenas cidades do interior do estado, parece ser muito comum a mistura entre as culturas ucraniana e polonesa em Curitiba. Poloneses e ucranianos possuem uma ''antipatia histórica" muito forte, mas quase inexistente na capital. Disso eu sei bem, já que aqui no Paraná é comum os descendentes de eslavos serem chamados de polacos, o que causava fúria em meu pai. Você chegou a experimentar os doces ucranianos? Acho que são a melhor parte da culinária desse país. O kutiá e a babka são excelentes e bem leves, fora os bolos tradicionais. Eu não sei se eles são vendidos em Curitiba, mas lembro que eles eram bem comuns em casa. Lembrei também da minha infância ao ver as pessânkas, que a família fazia na páscoa e algumas vezes no natal, além do Pierogi(na minha região é chamdo de Perohê) e das sopas de batata e repolho, comuns em certas comemorações do ano. Parabéns e obrigado pelo thread! |
|
|
|
|
|
#77 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
Em Curitiba só notei a diferença entre polacos e ucranianos em relação às pessânkas e pisankas. Ao comprar a pessânka me disseram , no Memorial Ucraniano, que ela devia ficar no ponto central da casa e que a clara e gema eram preservadas dentro dela para atrair os más fluidos de visitantes mas que eu evitasse que visitantes a tocassem. Já ao comprar a pisanka polonesa, me disseram que drenam a clara e a gema e a esvaziam pra não se perderem facilmente. Nisto notei diferenças culturais além do vocabulário. Os pierogis eu escutei falar que são comuns às duas culturas assim como as sopas. Provei uma sopa polonesa que era divina e a comi sorrindo. ( ela era uma mistura de beterraba e creme ).Infelizmente eu não provei as comidas ucranianas e nem seus doces porque não os vi pra vender mas escutei falar , depois, que havia doces para vender no Memorial Ucraniano. Se eu voltar lá nos próximos meses, irei checar isto pessoalmente!! O que eu comprei no Santa Felicidade e somente aqui em casa que vi que era de "Prudentópolis" e logo ucraniano , foi um salame cracóvia Machulek. Como eu já citei num comentário anterior, me falaram que acha-se comida ucraniana no restaurante Durski que fica no Setor Histórico mas também escutei , nesta viagem, que agora o cardápio lá se internacionalizou e nem sei se ainda há pessoas vestidas com trajes típicos como havia antes e eu já tinha visto isto em fotos. Pena! Eu quero muito descobrir algum lugar em Curitiba pra provar as comidas e doces ucranianos quando eu lá puder retornar. Se não há um restaurante típico, acho que o empresário que tiver a idéia em investir no ramo poderá ganhar um bom dinheiro ainda mais se fizer como fizeram às portas do Bosque Polonês onde há a casa de chás e confeitaria de comidas e doces poloneses. Perto do Memorial Ucraniano poderia haver também algo do tipo o que certamente atrairia turistas e também a grande colônia que há no Paraná. Escutei falar que há 400.000 eslavos em Curitiba mas não sei se são só os poloneses que estavam se referindo ou aos ucranianos também. Eu não soube também se no Paraná há colônias russas. Não vi nada sobre eles em Curitiba. Obrigado pela visita ao thread...
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; October 28th, 2012 at 04:20 PM. |
|
|
|
|
|
|
#78 |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
linda cidade, belos parques.
parabéns... |
|
|
|
|
|
#79 |
|
Registered User
Likes (Received): 14
|
Muita qualidade nas fotos, um show de informação e muita variedade, características que fizeram de Marcelo Olisa um dos mais completos foristas do SSC.
Quanto a Curitiba, a cidade é mesmo a mais "européia" das capitais brasileiras, tem uma limpeza exemplar e parques com jardins lindíssimos. Uma joia de cidade! Valeu por postar Marcelo e mais uma vez os meus parabéns, belo trabalho! |
|
|
|
|
|
#80 | |
|
Marcelo Lisa
|
Capilé, Curitiba não é à toa uma cidade modelo! O título foi mais que merecido porque ela resolveu problemas urbanos de forma exemplar como por exemplo em relação à reciclagem de lixo, ao bom uso das pedreiras após o seu esgotamento, a priorização de um tipo de turismo ecológico e cultural etc.Quote:
|
|
![]() |
| Tags |
| brasilien, brazil, curitiba, linha turismo, paraná |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|