daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old October 23rd, 2012, 07:07 AM   #1
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

A Pequena Itália Brasileira no início do inverno - Surpreendente passeio pelos vales e montanhas desconhecidos da Região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha

Bem-vindos!

Depois de quase 2 anos sem um novo thread de fotos próprias, resolvi fazer um sorteio entre as dezenas de pastas nomeadas "thread" no meu computador e a vencedora foi a de uma viagem que fiz a Serra Gaúcha no início de Julho desse ano.

Essa viagem foi, talvez, a maior surpresa que eu tive dentro do meu estado nesses tantos anos. Eu queria aproveitar um sábado à toa pra tirar fotos das árvores avermelhadas ou sem folhas do início do inverno, e escolhi a cidade de Flores da Cunha para isso. Apesar de ter planejado voltar no mesmo dia, minha chegada atrasou pelas diversas paradas na Rota Romântica (estrada que liga a RMPOA à São Francisco de Paula) e cidadezinhas no caminho, além da própria Flores da Cunha que mereceu mais umas horas pra apreciação. Dormi na cidade e no dia seguinte estendi o passeio até Antônio Prado, por uma rota alternativa (que foi escolhida totalmente às cegas) que passava por Nova Pádua e Nova Roma. Enfim: apesar de ser o segundo destino mais visitado do interior do estado, a Região da Uva e Vinho ainda esconde muitos tesouros, e conheci uma pequena parte deles. Em apenas dois dias conheci vilarejos, pessoas, cidades; cruzei vales, rios, pontes, balsas... Leia da forma mais romântica que isso possa soar.

Região que eu visitei - basicamente Galópolis, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Antônio Prado, fora as outras cidades da BR-116.

(pra quem se interessar, boa parte do passeio está disponível no Google Street View)

Rota Romântica

1. A primeira parada na Rota Romântica: Belvedere de Dois Irmãos, uma das últimas cidades da RMPOA. Os dois picos arredondados dão nome a cidade, que é uma das alemãs mais interessantes do estado. Dessa vez não cheguei a visitá-la.

2. A Rota Romântica é diferente de todas as outras estradas do Brasil por um motivo: é tomada de plátanos do início ao fim. Peguei a melhor fase deles, quando estão prestes a caducar (perder as folhas).

3.

4. Esta região é um dos berços da colonização alemã no Brasil, e a arquitetura e os costumes são bem visíveis apesar da proximidade com a capital. Daria pra fazer um roteiro só com as igrejas (luteranas e católicas) das colônias, por exemplo.

5. A viagem foi intercalada com momentos de céu claro e nuvens carregadas, além do frio leve e constante.

6. 101 anos.

7. Em frente a igreja. Esta casa e a igreja já apareceram antes no fórum, se não me engano. Esta rua é a BR-116

8. Presidente Lucena, talvez?

9. No mesmo quintal que eu "invadi" pra tirar a foto acima, encontrei esse companheiro bem amigável, com um coração na testa.

Galópolis

Galópolis eu conhecia apenas pela famosa vista da BR, com a cachoeira caindo do meio da cidade. Lembrei que, nas fotos, um casarão no topo de um morro sempre me chamou atenção. Resolvi entrar na cidade a procura do casarão, e encontrei uma vila que parecia uma mistura da Inglaterra da revolução industrial com pequenos vilarejos do norte da Itália. Engraçado que, um dia antes da viagem, eu estava olhando na internet umas fotos de Coalbrookdale, cidade-ícone da revolução industral, e me espantei com a semelhança entre as duas.

A foto que inspirou minha procura pelo casarão (o mais alto da foto)

(foto de Germano Schüür http://www.panoramio.com/photo/579914?tag=Cascatas)

Sobre o curioso nome do distrito, um pequeno histórico:

A partir de 1876, começou a ser povoada a região onde atualmente encontra-se o bairro de Galópolis, em Caxias do Sul. Inicialmente, a localidade era habitada por alguns colonos que viviam da plantação e da criação de animais. Devido à situação geográfica, a nomenclatura inicial do bairro era Vale del Profondo. Depois, recebeu denominações como Cascata da Quarta Légua, Desvio do Morro e Le Machine, este último em função da chegada, em 1891, de imigrantes operários vindos de Schio, na Itália. Em 1898, eles fundaram um pequeno lanifício, que seria adquirido, em 1904, por Hércules Galló, que o reorganizou. Em 1911, o empresário firmou sociedade com os irmãos Chavez.

Galló foi bem-sucedido na gerência do lanifício, trazendo prosperidade à localidade que deixou de se chamar Vale del Profondo e passou a ser conhecida como Galópolis, em homenagem ao empreendedor. A abertura da empresa atraiu a população e foi preciso criar uma área para as pessoas se fixarem nas proximidades. Começou a surgir a Vila Operária, série de casas de madeira, construídas em estilo inglês. No local, havia igreja, escola, armazém, cooperativa e associação beneficente.

http://www.defender.org.br/livro-nar...-de-galopolis/

10. Um morador do distrito, acredito.

11. O maior ícone da cidade: as casas de tijolo exposto. O conjunto ocupa uma quadra, ao lado da igreja e da praça.

12. Detalhe da igreja, de um Decó muito interessante. Ao contrário das outras vilas italianas da região, Galópolis me pasou uma impressão de muita decadência. A igreja, além de mofada, estava lotada de pombas, e o interior tinha um cheiro tão ruim que parecia que ninguém entrava lá há uns 50 anos. Até pichações eu encontrei, sendo que a população não passa dos 2500 habitantes e não vi nenhum lugar pobre nos arredores.

13.

14. Duque de Caxias, que dá nome a cidade a que Galópolis pertence, Caxias do Sul.

15. A praça é cercada de prédios ou casas antigos.

16.

17.

Apesar de ser um distrito minúsculo, Galópolis é "alongada", e foi no outro lado da vila que eu encontrei o casarão. Nesse meio-tempo fiz algumas suposições: o casarão, que, de longe, é o maior do distrito, deve ter pertencido a família do tal Galló, dono do lanifício (que, por sinal, ainda mantém a construção histórica, com as chaminés de tijolo e os armazéns). As casas de tijolo devem ter sido construída para os operários do lanifício.

18. Na rua do casarão, um artista excêntrico expõe suas criações no lado de fora da sua casa.

19.

20. O outro lado do vale.

21. E o casarão, finalmente. Não consegui um ângulo mais aberto porque a rua era muito estreita.

22. De lá a vista é muito bonita. Pena o céu escuro.

Como as fotos de Flores da Cunha não ficaram muito boas, pulo pro caminho até Antônio Prado.

Nova Pádua

23. As parreiras estavam "peladas" à espera do inverno.

24.

25.

26.

27.

28. Na zona urbana de Nova Pádua (que, mesmo sendo município, parece ser bem menor que Galópolis), no terreno de uma casa, uma enorme árvore de um alaranjado incomum me chamou atenção. Eu vi essa espécia durante todo o trajeto, mas não sabia o nome. Não me contive e bati na porta da casa pra ver se o dono sabia. Minha surpresa foi quando o dono (um senhor de 85 anos, filho de italianos) não só sabia o nome da árvore (Nogueira-Pecã, que faz a deliciosa noz-pecã) como me deu várias nozes e me chamou pra dentro da casa dele. Nunca tinha visto esse senhor antes, e, com poucos minutos de conversa, fui convidado pra almoçar com ele e sua esposa. Apesar do cheiro delicioso, ainda tinha muita estrada pela frente e não pude acompanhá-los. Fica o registro de uma das pessoas mais simpáticas que eu já conheci, que, mais tarde, descobri na internet ser uma figura ilustre da cidade. Assumo que nem desconfiei.

29.

30.
Parecia que esse carro ia abrir a boca e começar a falar.

31.
A rua principal é muito bonita, limpa e bem-cuidada, mas os jerivás tiraram um pouco do charme. Pelo menos quem plantou teve boas intenções.

Por sugestão do senhor, fui conhecer um belvedere num desvio bem curto da estrada.

32.
Paisagem no caminho pro mirante, um desvio de não mais que 3 km. Não sei que plantação é essa.

33.

Vista do belvedere. Quando escolhi o caminho alternativo pra chegar a Antônio Prado eu nem sabia que teria que cruzar esse vale, tampouco que dali a pouco todo o caminho viraria estrada de chão. Mas valeu a pena.

34.

35.

36. Lá embaixo, a estrada que mais tarde eu passaria.

Passado o belvedere, como eu já disse, o asfalto acabou e começou uma descida bem íngreme e lotada de curvas. Pensei em desistir. Teria perdido um dos trechos mais bonitos do passeio. Essa estrada é conhecida como "Trilha das Aranhas", porque no verão fica lotada de caranguejeiras. Alguns dizem que dá pra ouvir os ruídos desses aracnídeos no meio da mata. Que bom que eu fui no inverno.

37. Lá embaixo, no Rio das Antas, uma balsa lentamente atravessava pra me buscar. Custou bem menos que todos os pedágios que eu passei pra chegar ali, mesmo com o trabalho braçal dos dois rapazes. Não lembro exatamente o preço.

38. Os reflexos impressionistas das montanhas no rio e os balseiros (nome sugestivo, já que é assim que se chamam os amassadores de uva).

39. Lá em cima, o belvedere.

40.

41. A estrada, além da beleza do vale, teve outra surpresa: ela também possuía plátanos por todo o trajeto. Fico imaginando quem foi o herói que resolveu andar por todas as curvas e ladeiras ao lado do penhasco pra plantar árvores ornamentais, numa estrada completamente desconhecida e com fluxo mínimo. Mais pra frente a estrada revelou outra surpresa.

42. Fiz quase todo o trajeto a pé, com a câmera na mão.

43.

44.

45.

46.

47. E a última surpresa: em um buraco no guarda-corpo de plátanos, apareceu o reservatório, a barragem e uma hidrelétrica, que eu não tinha ideia da existência. A água jorrava forte, e, mesmo de longe, fazia bastante barulho. No fim do inverno as águas passam por cima da barragem.

48.

49. Um mirante bem simples, cravado com a assinatura de casais.

Nova Roma do Sul

No fim da estrada de terra surge Nova Roma, uma cidade de 3000 habitantes. A zona urbana parece ter só uma rua, onde se concentra o comércio e as casas mais antigas.

50.

51.

52.

53.

54. Ao lado da casa antiga, uma construção contemporânea de bom gosto. Se não me engano é a prefeitura.

55.

56.

Antônio Prado

Entre Nova Roma e Antônio Prado as paisagens eram meio repetitivas, fora uma ou outra igreja centenária e casarões de madeira. Com fome e com pressa, acabei fotografando pouca coisa.

57.

58. Araucárias cobriam quase 100% da Serra Gaúcha. Hoje são raras onde a agricultura é mais forte.

59.

60.

61.

62. Em Antônio Prado fotografei apenas a catedral (a mais bela entre as cidades italianas que eu conheço, e mais antiga que várias igrejas portuguesas do RS). Descobri que, um mês depois, essa igreja foi reformada. Estava precisando.

Se possível, visitem outros threads mais completos da cidade. É, de longe, a que mais preservou o patrimônio dos colonos italianos.

Minha viagem seguiu, mas tive pouco tempo para tirar fotos e poucas saíram dignas de postar aqui. Desde que eu fiz esse passeio, recomendo sempre pra quem visita a região de carro. Ele não existe em nenhum roteiro turístico oficial, mas é mais interessante que vários outros badalados por aí. Espero que tenham gostado!

Last edited by TôBrabo; February 2nd, 2013 at 06:15 PM.
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 23rd, 2012, 09:58 AM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Belíssimo!!!!!!!!!!!
Tô Brabo, lendo cada palavra e vendo cada imagem do seu thread, eu me senti no meio daquele mar de plátanos quase que nadando no meio da beleza deles! Uau! E o seu thread só reforçou um desejo que cultivo de ainda ir às "Terras Altas" do Rio Grande do Sul em algum outono vindouro. ))
Bem, começando a comentar as suas fotos , vou citar o que vi nelas já que não estão com números e isto dificulta pra eu dizer apenas o número e o que achei de cada uma. Achei até legal não haver números nas fotos porque a sensação que temos é que não houve um recorte mas sim houve uma continuidade de paisagens sem fim , todas competindo umas com as outras de serem as mais belas . Eu realmente não sabia que Dois Irmãos tinha este nome devido aos dois picos parecidos que se vê do Belvedere. Se já me falaram isto, eu não me recordava. Achei isto muito interessante. Ver a foto da vaca preta com coração branco na testa não tem preço! Que achado! E o que dizer das obras do artista excêntrico que expôe na rua? se fossem outros animais, eu ia pensar que era algo da obra dos Músicos de Bremen! Vendo a foto do moinho de vento na 116 assim como as outras que você bem intitulou de fotos onde os plátanos estão prestes a caducar... não tem como não se encantar com tanta beleza! Adorei saber que o Senhorzinho de Nova Pádua foi tão gentil e amigável e não me surpreendo com isso porque já escutei histórias semelhantes de viajantes que passaram por estas cidadezinhas e alguns foram convidados até pra colherem uvas junto com os donos dos parreirais. Eu também fui super bem tratado na Serra e até me senti um colono!!! )) Ao contrário dos estereótipos de que os italo-brasilerios e os teuto-brasileiros do Sul são frios, eu só vi exemplos de hospitalidade e gentilezas quando lá estive. Talvez os das cidades grandes sejam assim ( alguns) não por sua descendência em si, mas sim porque cidades grandes tornam as pessoas individualistas e um pouco arrogantes. Que legal a foto do carro que só falta falar. Acho que ele estava conversando algo com a árvore cheia de musgos (?) ao lado dele!!! Que bom que você fez parte do trajeto a pé porque as fotos que tirou dele ficaram belíssimas! Adorei as surpresas que achou pelo caminho! Quanto a Galópolis eu já estive lá e realmente as casas me lembraram as das cidades operárias da Inglaterra da época da Revolução Industrial! O patrimônio de Nova Roma do Sul me surpreendeu e o de Antônio Prado é fabuloso. Infelizmente não estive neste pedacinho do RS mas quem sabe da próxima vez? Em relação ao seu comentário sobre a(s) pessoa(s) que plantaram plátanos na beira dos abismos e nas curvas das estradinhas, isto é louvável. Cada um de nós pode ter um papel ativo na construção do mundo de tal forma como o desejamos. ( Há uns anos atrás eu e alguns alunos fomos em um domingo até um local chamado Praça Estado de Israel em BH e plantamos , junto com outras pessoas, muitas árvores doadas por empresas onde haverá um parque aqui chamado Paredão da Serra. As árvores devem estar já grandes. Na estrada de Ouro PReto há umas 20 árvores que eu plantei também). Se não podemos mudar todo o mundo, pelo menos, podemos ajudar a somar nossa força a de outros que desejam o mesmo . Para fechar meus comentários , os reflexos impressionistas das montanhas sobre o rio são sua obra-prima no thread. Parabéns! E continue desenterrando os tesouros que estão no seu computador. Acho que outros bons threads podem surgir daí e nos deixar mais apaixonados ainda por sua terra.

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com

Last edited by Marcelo Olisa; October 23rd, 2012 at 05:51 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 11:54 AM   #3
amo_porto
Melissa

amo_porto's Avatar

Likes (Received): 861

Me pergunto porque não tinha postado essas fotos antes... Elas estão simplesmente perfeitas. Quando vejo esses threads é que percebo que tem tantos lugares do RS que merecem ser mais visitados e que eu não conheço nem metade.. Mas também serve como inspiração para futuras viagens. Achei o casarão demais, assim como a vista do mirante. A rua principal da cidade é uma graça, muito charmosa.
Obrigada por compartilhar essas fotos, gostei muito.

Last edited by amo_porto; October 24th, 2012 at 12:51 PM.
amo_porto no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 03:32 PM   #4
edutj16
طريقتي في كونها سعيدة

edutj16's Avatar

Likes (Received): 841

meu deus q coisa mais linda... meu sonho é ver essas folhas as ultimas fts a cairem..
edutj16 no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 04:24 PM   #5
Marcos6010Vinicius
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA

Marcos6010Vinicius's Avatar

Likes (Received): 28014

Que belas paisagens. Quero conhecer pessoalmente essa região. Gostei das araucárias remanescentes e das casa de madeira.
Old October 23rd, 2012, 04:33 PM   #6
FelixMadero
Libertarian

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 1102

Um deslumbre, fiquei chocado com a existencia desse distrito de Caxias, o tal de Galópolis! Parabéns pelas fotos e legendas.
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 05:09 PM   #7
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Uau ! Lindas fotos , Tô Brabo !!

O Rio Grande do Sul é uma terra de encantos.... adorei as fotos com as folhas de plátano caídas...poéticas !!

Parabéns pelo thread...e espero que vc publique mais delas, escondidas no teu arquivo aí...

bjks
Old October 23rd, 2012, 05:12 PM   #8
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 665

Mas que belas paisagens e cidades bucólicas, valeu por postar.
Rdx MG está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 06:06 PM   #9
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1829

Que maravilha!
"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".
Ayn Rand
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 07:44 PM   #10
Bandeirante1
Registered User

Bandeirante1's Avatar

Likes (Received): 491

Lugar maravilhoso, valeu pelas fotos.
Old October 23rd, 2012, 08:14 PM   #11
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3208

LINDAS as tuas fotos e as regiões mostradas ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Puxa, nem tenho mais o que dizer, todos esses lugares são passeios nota 10, dá pra ficar dias e dias andando por esses lugares, pois há muita coisa o que ver. Inclusive nas estradas, saindo-se delas, há as "linhas", onde há muitissimo mais coisas ainda.

Tô Brabo, parabéns pelo thread ! ! !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 08:16 PM   #12
portoimagem-II
Forno Alegre

Vendo essas coisas foi impossivel não lembrar: hoje comi no Centro de Porto Alegre um sagu PERFEITO.

Feito com vinho, tudo como tem que ser, bem no ponto. É difícil achar sagu feito do jeito certo, bem acertado.
Old October 23rd, 2012, 08:20 PM   #13
portoimagem-II
Forno Alegre

Quando tu falou que fazia 2 anos que não fazia thread, pensei: dá vontade até de pagar alguém pra fazer trhread pra mim, pois eu estou com centenas de fotos lindas acumuladas, mas não tenho tenho ânimo pra fazer um thread, é muito trabalho.

Estou com fotos lindas da Primavera em Porto Alegre; e também da Assunção, Petrópolis, Moinhos, Redenção... E fotos lindas e diferentes de Tramandaí, Capão e Atlântida...

E fotos panorâmicas de Novo Hamburgo.

Todas no baú, esperando eu ter tempo e disposição de hospedar e fazer thread.
Old October 23rd, 2012, 08:57 PM   #14
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2267

A luz de inverno faz toda a diferenca....e o alaranjado das folhas secas um charme especial.

Parabens pelo passeio.

PS: Sei bem o "saco" que e' ter que preparar um thread de qualidade...da um trabalhao...uma preguica!

.
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2012, 10:01 PM   #15
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Likes (Received): 1567

Parabéns pelo Thread, cheio de lugares lindos e charmosos.
Maringá PR - aqui
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 01:51 AM   #16
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 39

Gostei muito das fotos, belo passeio! Além das cidades pitorescas, destaque para as paisagens de tirar o fôlego!
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 01:57 AM   #17
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 131

Thread soberbo! Que região linda, orgulho de estar no Brasil!
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 07:11 PM   #18
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Belíssimo!!!!!!!!!!!
Tô Brabo, lendo cada palavra e vendo cada imagem do seu thread, eu me senti no meio daquele mar de plátanos quase que nadando no meio da beleza deles! Uau! E o seu thread só reforçou um desejo que cultivo de ainda ir às "Terras Altas" do Rio Grande do Sul em algum outono vindouro. ))
Bem, começando a comentar as suas fotos , vou citar o que vi nelas já que não estão com números e isto dificulta pra eu dizer apenas o número e o que achei de cada uma. Achei até legal não haver números nas fotos porque a sensação que temos é que não houve um recorte mas sim houve uma continuidade de paisagens sem fim , todas competindo umas com as outras de serem as mais belas . Eu realmente não sabia que Dois Irmãos tinha este nome devido aos dois picos parecidos que se vê do Belvedere. Se já me falaram isto, eu não me recordava. Achei isto muito interessante. Ver a foto da vaca preta com coração branco na testa não tem preço! Que achado! E o que dizer das obras do artista excêntrico que expôe na rua? se fossem outros animais, eu ia pensar que era algo da obra dos Músicos de Bremen! Vendo a foto do moinho de vento na 116 assim como as outras que você bem intitulou de fotos onde os plátanos estão prestes a caducar... não tem como não se encantar com tanta beleza! Adorei saber que o Senhorzinho de Nova Pádua foi tão gentil e amigável e não me surpreendo com isso porque já escutei histórias semelhantes de viajantes que passaram por estas cidadezinhas e alguns foram convidados até pra colherem uvas junto com os donos dos parreirais. Eu também fui super bem tratado na Serra e até me senti um colono!!! )) Ao contrário dos estereótipos de que os italo-brasilerios e os teuto-brasileiros do Sul são frios, eu só vi exemplos de hospitalidade e gentilezas quando lá estive. Talvez os das cidades grandes sejam assim ( alguns) não por sua descendência em si, mas sim porque cidades grandes tornam as pessoas individualistas e um pouco arrogantes. Que legal a foto do carro que só falta falar. Acho que ele estava conversando algo com a árvore cheia de musgos (?) ao lado dele!!! Que bom que você fez parte do trajeto a pé porque as fotos que tirou dele ficaram belíssimas! Adorei as surpresas que achou pelo caminho! Quanto a Galópolis eu já estive lá e realmente as casas me lembraram as das cidades operárias da Inglaterra da época da Revolução Industrial! O patrimônio de Nova Roma do Sul me surpreendeu e o de Antônio Prado é fabuloso. Infelizmente não estive neste pedacinho do RS mas quem sabe da próxima vez? Em relação ao seu comentário sobre a(s) pessoa(s) que plantaram plátanos na beira dos abismos e nas curvas das estradinhas, isto é louvável. Cada um de nós pode ter um papel ativo na construção do mundo de tal forma como o desejamos. ( Há uns anos atrás eu e alguns alunos fomos em um domingo até um local chamado Praça Estado de Israel em BH e plantamos , junto com outras pessoas, muitas árvores doadas por empresas onde haverá um parque aqui chamado Paredão da Serra. As árvores devem estar já grandes. Na estrada de Ouro PReto há umas 20 árvores que eu plantei também). Se não podemos mudar todo o mundo, pelo menos, podemos ajudar a somar nossa força a de outros que desejam o mesmo . Para fechar meus comentários , os reflexos impressionistas das montanhas sobre o rio são sua obra-prima no thread. Parabéns! E continue desenterrando os tesouros que estão no seu computador. Acho que outros bons threads podem surgir daí e nos deixar mais apaixonados ainda por sua terra.
Obrigado, Marcelo! Se este thread saiu, muito foi por sua causa. Impossível não se inspirar com as suas belas fotos (que, quem sabe um dia, eu consiga reproduzir com igual primazia).
Não deixe de vir pro Rio Grande no próximo outono! Além da beleza das árvores, a iluminação fica excepcional (até o pôr-do-sol fica mais colorido), o clima é mais agradável (frio durante a noite e ameno durante a tarde, e não chove tanto quanto no inverno) e os locais turísticos não ficam tão cheios por ser baixa temporada. É a minha época preferida do ano.
Só fui perceber agora que as fotos não estão numeradas! Já cheguei pronto pra numerá-las, mas depois do jeito poético que essa "continuidade não-marcada" soou, fiquei na dúvida se faço ou não. Vou ver no que dá.
Dois Irmãos, assim como a maioria das cidades fundadas por alemães e italianos, tinha outro nome na língua local que teve de ser modificado durante as Grandes Guerras. Por mim podia ter uma campanha pra todas essas cidades voltarem pros nomes antigos. Sonho em ver metade do mapa do RS com nomes imprununciáveis novamente .
Realmente, mesmo com todas as belezas naturais, o melhor desses locais é o povo. Inclusive na "metrópole" da região, Caxias. Em todos os lugares que eu entrei, tive que ficar pelo menos uns 20 minutos só pra conversar com as pessoas - do frentista ao dono do hotel. Talvez essa frieza se desenvolva em cidades ainda maiores, que é o caso de Porto Alegre e Curitiba. Nessas cidades, aí sim, os alemães e italianos são bem mais reservados e frios.
Vale muito a pena conhecer Nova Roma (que dá pra cruzar a cidade inteira em alguns segundos) e Antônio Prado. Se tiver com mais tempo e com um carro que aguente bem estrada de chão, o caminho que eu fiz é especial. São mais ou menos 20 km a mais que a rodovia "oficial" e as paisagens são muito mais bonitas.
Parabéns pela iniciativa de plantar árvores aí em Minas! É uma coisa que eu sempre quis fazer, mas a legislação é meio rígida e eu precisaria de mais gente pra me ajudar. Que bom que por aí as empresas doam as árvores para os parques. Isso devia ser uma prática comum no Brasil.
Obrigado novamente pelo seu belo comentário! Com certeza estou bem mais motivado pra continuar fazendo threads com as fotos do meu "baú".

Quote:
Originally Posted by amo_porto View Post
Me pergunto porque não tinha postado essas fotos antes... Elas estão simplesmente perfeitas. Quando vejo esses threads é que percebo que tem tantos lugares do RS que merecem ser mais visitados e que eu não conheço nem metade.. Mas também serve como inspiração para futuras viagens. Achei o casarão demais, assim como a vista do mirante. A rua principal da cidade é uma graça, muito charmosa.
Obrigada por compartilhar essas fotos, gostei muito.
Me pergunto a mesma coisa. Criar threads é trabalhoso, mas gratificante e um bom passatempo.
É bem por aí mesmo. Uma desvio novo numa estrada conhecida já é o bastante pra vermos como temos potencial e como eu precisaria de uma vida inteira pra conhecer nossas belezas. Obrigado pelo comentário, amo_porto!

Quote:
Originally Posted by edutj16 View Post
meu deus q coisa mais linda... meu sonho é ver essas folhas as ultimas fts a cairem..
As folhas caindo, indo de um lado pro outro e se deitando devagar no chão, é uma coisa pequena mas muito bonita. Obrigado pela visita.

Quote:
Originally Posted by Marcos6010Vinicius View Post
Que belas paisagens. Quero conhecer pessoalmente essa região. Gostei das araucárias remanescentes e das casa de madeira.
Obrigado, Marcos6010Vinicius!

Quote:
Originally Posted by FelixMadero View Post
Um deslumbre, fiquei chocado com a existencia desse distrito de Caxias, o tal de Galópolis! Parabéns pelas fotos e legendas.
Galópolis é um lugar muito especial. Nem mesmo passando pelo mirante na BR-116 a gente se dá conta que é tão bonito. A atmosfera lá é diferente, meio misteriosa, difícil de explicar. Fora a beleza das casas antigas, do vale a da cachoeira no meio da cidade. Obrigado pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Uau ! Lindas fotos , Tô Brabo !!

O Rio Grande do Sul é uma terra de encantos.... adorei as fotos com as folhas de plátano caídas...poéticas !!

Parabéns pelo thread...e espero que vc publique mais delas, escondidas no teu arquivo aí...

bjks
Obrigado, Déa_! Depois dessa boa recepção, com certeza vou criar mais threads.

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Mas que belas paisagens e cidades bucólicas, valeu por postar.
Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Que maravilha!
Quote:
Originally Posted by Bandeirante1 View Post
Lugar maravilhoso, valeu pelas fotos.
Agradeço pelos comentários, Rdx MG, Loro. e Bandeirante1!

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
LINDAS as tuas fotos e as regiões mostradas ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Puxa, nem tenho mais o que dizer, todos esses lugares são passeios nota 10, dá pra ficar dias e dias andando por esses lugares, pois há muita coisa o que ver. Inclusive nas estradas, saindo-se delas, há as "linhas", onde há muitissimo mais coisas ainda.

Tô Brabo, parabéns pelo thread ! ! !
Obrigado, portoimagem-II! Esse lugar é nota 10 mesmo.

Sagú tem em tudo que é restaurante, mas poucos são bons. Nem restaurantes caros conseguem fazer tão bem quanto os bons restaurantes dos "gringos". É uma sobremesa dos colonos italianos que se "infiltrou" muito bem na cultura gaudéria. Até em restaurantes da fronteira eles não faltam, junto com a ambrosia.

Thread é bem trabalhoso. Não sei como é o processo das outras pessoas, mas eu tiro as fotos, seleciono as melhores, corto quando necessário (não gosto de fazer muitas edições), tenho que compactar pra caber no Imageshack, faço o upload e depois monto o thread com as descrições e o resto. Mas é um bom passatempo, sem dúvida.
Não deixa de publicar esses threads! O RS está com pouca representação por aqui ultimamente, fora que teus threads são lindos e bem informativos. Quase um guia turístico. Fiquei curioso agora...

Quote:
Originally Posted by GersonLDN View Post
A luz de inverno faz toda a diferenca....e o alaranjado das folhas secas um charme especial.

Parabens pelo passeio.

PS: Sei bem o "saco" que e' ter que preparar um thread de qualidade...da um trabalhao...uma preguica!

.
Verdade. Não só a luz, mas as paisagens, as pessoas, as roupas, os costumes, obviamente o clima... tudo fica diferente no inverno. Obrigado pela visita, GersonLDN.

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
Parabéns pelo Thread, cheio de lugares lindos e charmosos.
Quote:
Originally Posted by Kehrwald View Post
Gostei muito das fotos, belo passeio! Além das cidades pitorescas, destaque para as paisagens de tirar o fôlego!
Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Thread soberbo! Que região linda, orgulho de estar no Brasil!
Obrigado pelo comentário, pepato, Kehrwald e Julio_Geografia.
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 08:35 PM   #19
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 953

Essa região é um sonho, cada surpresa incrível, conheci e fiquei encantado neste inverno. Parabéns pelas imagens.
Old October 25th, 2012, 12:24 AM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Quote:
Originally Posted by TôBrabo View Post
Obrigado, Marcelo! Se este thread saiu, muito foi por sua causa. Impossível não se inspirar com as suas belas fotos (que, quem sabe um dia, eu consiga reproduzir com igual primazia).
Não deixe de vir pro Rio Grande no próximo outono! Além da beleza das árvores, a iluminação fica excepcional (até o pôr-do-sol fica mais colorido), o clima é mais agradável (frio durante a noite e ameno durante a tarde, e não chove tanto quanto no inverno) e os locais turísticos não ficam tão cheios por ser baixa temporada. É a minha época preferida do ano.
Só fui perceber agora que as fotos não estão numeradas! Já cheguei pronto pra numerá-las, mas depois do jeito poético que essa "continuidade não-marcada" soou, fiquei na dúvida se faço ou não. Vou ver no que dá.
Dois Irmãos, assim como a maioria das cidades fundadas por alemães e italianos, tinha outro nome na língua local que teve de ser modificado durante as Grandes Guerras. Por mim podia ter uma campanha pra todas essas cidades voltarem pros nomes antigos. Sonho em ver metade do mapa do RS com nomes impronunciáveis novamente .
Realmente, mesmo com todas as belezas naturais, o melhor desses locais é o povo. Inclusive na "metrópole" da região, Caxias. Em todos os lugares que eu entrei, tive que ficar pelo menos uns 20 minutos só pra conversar com as pessoas - do frentista ao dono do hotel. Talvez essa frieza se desenvolva em cidades ainda maiores, que é o caso de Porto Alegre e Curitiba. Nessas cidades, aí sim, os alemães e italianos são bem mais reservados e frios.
Vale muito a pena conhecer Nova Roma (que dá pra cruzar a cidade inteira em alguns segundos) e Antônio Prado. Se tiver com mais tempo e com um carro que aguente bem estrada de chão, o caminho que eu fiz é especial. São mais ou menos 20 km a mais que a rodovia "oficial" e as paisagens são muito mais bonitas.
Parabéns pela iniciativa de plantar árvores aí em Minas! É uma coisa que eu sempre quis fazer, mas a legislação é meio rígida e eu precisaria de mais gente pra me ajudar. Que bom que por aí as empresas doam as árvores para os parques. Isso devia ser uma prática comum no Brasil.
Obrigado novamente pelo seu belo comentário! Com certeza estou bem mais motivado pra continuar fazendo threads com as fotos do meu "baú".

TôBrabo,
Você já faz threads com primazia e gostei do seu estilo de fotografar! Cada um tem um estilo de fotografar e de narrar e isto reflete os valores a vivências de cada um. Por isso ver fotos é tão fascinante já que podemos conhecer um pouco do mundo sob a visão do "outro".
Bem, eu também adoraria ver o Rio Grande do Sul com o mapa cheio de nomes impronunciáveis não por deslumbre com a Europa mas sim porque acho que Vargas agiu com extrema violência contra as culturas de imigrantes que aí se estabeleceram e nesta assimilação forçada chegou-se ao estremo de se rebocar casas enxaiméis, de se surrar colonos que só sabiam falar alemão ou italiano e ao cúmulo de , na mudança dos nomes. se colocar em duas cidades italianas da Serra , os nomes de dois inimigos opostos na guerra : Caxias ( do Sul) e Bento Gonçalves. Isto pra não citar outros. Enfim, admiro que imigrantes tenham mesmo assim resistido junto com seus descendentes e não se envergonhado de suas origens ou de serem apelidados de quinta coluna etc.
Quanto a eu ir aí no próximo outuno, eu adoraria mas o ruim é ir aí e ficar poucos dias ( feriados apenas) e no outono não tenho férias a não ser feriados que emendam. O Rio Grande do Sul é um lugar que eu gosto de ir pra demorar já que não posso ir pra ficar... rssss...

Abraço e continue fazendo threads...

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules