daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 29th, 2012, 04:24 AM   #1
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 1423

Freguesia (RJ): um bairro familiar em pleno boom imobiliário e suas belas casas e residenciais.

A Freguesia é, depois da Barra e do Recreio, o bairro mais pujante da Zona Oeste.
Jacarepaguá é um bairro que vem há muitos anos passando por um boom imobiliário, mas nenhum sub-bairro é tão sofisticado e apresenta uma qualidade média tão elevada nos prédios comerciais e residencias.
O ponto fraco da Freguesia é seu fraco comércio, já que o bairro tem um perfil bem familiar e residencial. Atualmente, além de diversos residenciais, estão sendo erguidos muitos prédios comerciais, que em sua maioria possuem lojas no térreo e a expectativa é que esse quadro venha a melhorar.

Dividirei esse thread em partes para melhor apresentar esse maravilhoso bairro, a saber:

- Residenciais;
- Comerciais;
- Casas & Mansões;
- Andando pela rua.

RESIDENCIAIS

Na Freguesia, apesar de haver alguns prédios mais altos, construídos provavelmente até a década de 80, o padrão são prédios com menos de 15 andares. A qualidade média costuma ser muito boa, haja visto que o tamanho dos apartamentos é bem maior do que os que vemos na Zona Norte e Zona Oeste (exceto Barra e Recreio) no Rio de Janeiro. Nem sempre a arquitetura da fachada salta aos olhos, mas merece destaque os bons materiais usados, sendo comuns diferentes tipos de granito. Os condomínios são bem completos, com algumas opções bem sofisticadas, porém a área em que estão localizados não é gigantesca, estando próximo do padrão Tijuca e Zona Sul.

Começo com esse luxuoso condomínio na elegante rua Araguaia, talvez a mais rica do bairro.

A entrada é linda!

Quanto luxo!

A arquitetura não é primorosa, mas o bom uso dos materiais merece destaque. Os apartamentos devem ser bem confortáveis e grandes, vide essas amplas varandas.

Visto de longe da para ver como o condomínio é grande.

Bem interessante essa fachada curva.

Poucas são as "obras-de-arte" em se tratando da arquitetura, poucas vezes ousada no bairro, mas os prédios, a meu ver, não são feios e tem um característica muito positiva e rara no Rio, mesmo na Zona Sul e Barra: a maior parte dos prédios é parcial ou completamente revestida.

Essas janelas laterais não são muito bonitas, mas são melhores do que uma empena cega...

Apesar dos muitos detalhes, gostei desse prédio.

Belo residencial!

Esse aqui é o Vilagge Florença, na estrada do Bananal, rua que conjuga prédios e residencias. Ao seu lado está sendo erguido outro prédio com características semelhantes.

Esse é um residencial na Estrada dos Três Rios, a rua mais dinâmica da Freguesia, vide suas diversas lojas, prédios comerciais, galerias, escritórios, consultório, hospitais e claro, prédios residenciais. Nesse momento há vários residencias e muitos prédios comerciais sendo erguidos nessa rua que liga o bairro a Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

Essas grades da varanda são bem bonitas. O estilo arquitetônico desse prédio é bem exótico. Seria um neoclássico?

No 1º plano o Global Offices, um dos quatro comerciais que está sendo erguido na esquina da Estrada dos Três Rios com Estrada do Bananal, isso mesmo, um comercial em cada uma das quatro esquinas desse cruzamento!

Belo prédio. Que varandaça!

Lindissimo, para mim um dos mais belos do bairro, adorei a combinação de cores!

Essas varandas laterais são lindas!

Esse condominio foi erguido pela Gafisa na Estrada dos Três Rios.

Um baixinho na Freguesia!

Esse aqui fica quase em frente ao Quality Shopping.

Esse é o Lótus, um dos maiores condominios que vi no bairro.

Melhor uma extensa grade do que muros imensos...

Apesar do recuo muito grande, a arborização conta pontos a favor.

Gostei desse prédio pela ousadia.

Esse aqui tá quase pronto. O povo do bairro adora uma varanda... rs rs rs

Bem diferente esse daqui.

Uma agradável rua arborizada. Pena que a prefeitura faz pouco pelo bairro. Uma padronização nas calçadas faz falta...

Prédio Azul. Será que o Roberto Carlos tem um apartamento ai???

Adoro conjuntos como esse.

A partir desse ponto estão as fotos dos prédios mais antigos, que como pode ser observado são bem diferentes dos últimos lançamentos.

Mesmo nos mais antigos as fachadas tem revestimentos, mesmo que em alguns pontos.

Bem alegre esse aqui...

Até achei esse aqui bonito, mas há outras cores que ficariam bem melhores que o azul.

Ainda bem que na Freguesia esse estilo blocão não é comum...

Interessante...

Esse aqui fica na Est. dos Três Rio, próximo do Rio´s D´or.

RESIDENCIAIS EM OBRAS: Seguem algumas fotos que mostram em parte o boom no segmento residencial.

Esse é o Atelier Três Rios. Tenho uma colega que comprou um três quartos há uns 2 anos, logo que ele foi lançado, por R$280mil. Hoje, mesmo antes da entrega, ele já vale mais de R$750mil!

O belo Magistralle, na rua Geminiano Góis.

Esse também será mais um bom condominio. Prestigie, na Geminiano Góis.

É obra em tudo quanto é canto.

Esse será para mim um dos mais belos residenciais da Freguesia, o Majesty. Lindo!!!

Ele está sendo erguido na rua Joaquim Pinheiro, a rua que talvez mais esteja recebendo mais residencias no bairro.

Nesse terreno será construido um grande condomínio, de nome Freedom, pela Calçada.

Esse é o stand de vendas.

No detalhes um dos prédios que farão parte do condomínio.

Mais um obra.

Esse é o stand do Supreme Elegance, a ser erguido na rua Joaquim Pinheiro. Os apartamentos são fantásticos, bem grandes e algumas suites possuem inclusive hidromassagem, algo raro mesmo na Freguesia. Há um decorado de 185m² no local que merece ser visitado. Luxo puro!

Village Vert da FMAC, que será construída na Estrada do Bananal, ao lado de outra prédio da mesma incorporadora.

Last edited by Anderson carioca; October 29th, 2012 at 04:37 AM.
Anderson carioca no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 29th, 2012, 11:24 AM   #2
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3425

Anderson,

Belo thread! Não é por acaso que muita gente está se mudando da Zona Sul para a Freguesia. Eu que já fiz thread do bairro, conheço muito bem o "boom" que está ocorrendo nele. Porém, conversei na época com alguns moradores que "são contra prédios" no bairro, pois segundo eles, o bairro está sendo descaracterizado, e, também, está havendo um desmatamento deixando a Freguesia mais quente...

Mas, a Freguesia é um ótimo bairro para se viver, não fosse o trânsito infernal, o bairro estaria bem melhor.

Parabéns pelo thread.
Old October 29th, 2012, 11:27 AM   #3
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 226

Excelente thread! Realmente a Freguesia está bombando em lançamentos. E olha que ainda havia mais partes do bairro a percorrer... Ainda bem que esse "boom " imobiliário não foi nos anos 70 ou 80 senão haveria inúmeros blocões espalhados pelo bairro.
Das que eu conheço, considero a Joaquim Pinheiro a rua mais sofisticada.
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2012, 12:17 PM   #4
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Excelente thread! Realmente a Freguesia está bombando em lançamentos. E olha que ainda havia mais partes do bairro a percorrer... Ainda bem que esse "boom " imobiliário não foi nos anos 70 ou 80 senão haveria inúmeros blocões espalhados pelo bairro.Das que eu conheço, considero a Joaquim Pinheiro a rua mais sofisticada.
Old October 29th, 2012, 01:09 PM   #5
castorino2010
Registered User

castorino2010's Avatar

Likes (Received): 1493

Woooww

Isso que é Boom !

Ainda vou dar um passeio pela Freguesia, só para conhecer o bairro.

È impressão minha ou falta mesmo estabelecimentos de entretenimento no bairro, tipo shopping, bares , restaurantes, etc.. para atender essa demanda nova?!?!
castorino2010 no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2012, 01:26 PM   #6
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Quote:
Originally Posted by castorino2010 View Post
Woooww

Isso que é Boom !

È impressão minha ou falta mesmo estabelecimentos de entretenimento no bairro, tipo shopping, bares , restaurantes, etc.. para atender essa demanda nova?!?!
Existem dois shoppings fracassados: Quality e Rio Shopping. Os moradores costumam frequentar mesmo é o Via Parque.

Bares estão surgindo. Há o Manoel & Juaquim, Bar do Adão etc. Até que em restaurantes não está tão ruim. O maior e que fica mais cheio é o Rancho Verde.

Porém, o comércio, como um todo, é fraco.

Colégios têm em boa quantidade e qualidade.

O pior do bairro mesmo, é o trânsito.
Old October 29th, 2012, 03:58 PM   #7
thiagoencd
Registered User

Likes (Received): 94

Rancho Verde domingo não fica cheio, fica LOTADO!!!
O bobó de camarão de lá é muito bom. Dá uma surra de vara em qualquer prato desses Vivenda do Camarão, Camarão e Cia da vida. E o melhor de tudo é que entrega em casa!
thiagoencd no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2012, 05:12 AM   #8
Anderson carioca

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Anderson,

Belo thread! Não é por acaso que muita gente está se mudando da Zona Sul para a Freguesia. Eu que já fiz thread do bairro, conheço muito bem o "boom" que está ocorrendo nele. Porém, conversei na época com alguns moradores que "são contra prédios" no bairro, pois segundo eles, o bairro está sendo descaracterizado, e, também, está havendo um desmatamento deixando a Freguesia mais quente...

Mas, a Freguesia é um ótimo bairro para se viver, não fosse o trânsito infernal, o bairro estaria bem melhor.

Parabéns pelo thread.
Aê Emanuel, considere-se um dos responsáveis por esse prédio porque as mais de 700 fotos que tirei do bairro estavam há um tempão no meu pc esperando para serem selecionadas, mas a preguiça me impedia, porém na hora em que vi você chegando na região, vi que tinha que agir logo, afinal Pechincha e Taquara ficam bem pertinho...
Entendo a reclamação dos moradores, afinal é prédio em construção para tudo que é canto e o impacto quando estiverem de pé será gigantesco no já complicado trânsito do bairro.
De qualquer forma agradeço os aplausos e se prepare que a parte residencial surpreenderá muita gente. Tem até um pouco de semelhança com a sua Campo Grande...

Quote:
Excelente thread! Realmente a Freguesia está bombando em lançamentos. E olha que ainda havia mais partes do bairro a percorrer... Ainda bem que esse "boom " imobiliário não foi nos anos 70 ou 80 senão haveria inúmeros blocões espalhados pelo bairro.
Das que eu conheço, considero a Joaquim Pinheiro a rua mais sofisticada.
A Joaquim Pinheiro está recebendo um volume absurdo de lançamentos e após ficarem prontos talvez ela possa rivalizar com a Araguaia, apesar que a rua em si é bem largada, mas por outro lado tem coisa bem luxuosa top até para os padrões do bairro a ser inaugurado até 2014...

Quote:
Quote:
Originally Posted by castorino2010 View Post
Woooww

Isso que é Boom !

Observe você mesmo as fotos da parte comercial.
De fato acho esse um aspecto negativo do bairro, ainda há muita coisa a ser feita nessa área, ainda mais tendo em vista o potencial da sua região e sua numerosa classe média.

Quanto ao passeio pelo bairro sugiro que ande pelas ruas mais nobres, tipo Araguaia, Pau-Ferro, Joaquim Pinheiro, Geminiano Góis, dentre outras. Acredito que você ficará surpreso com a quantidade de bons residenciais e principalmente o elevado número de obras por rua.

Quote:
Existem dois shoppings fracassados: Quality e Rio Shopping. Os moradores costumam frequentar mesmo é o Via Parque.

Bares estão surgindo. Há o Manoel & Juaquim, Bar do Adão etc. Até que em restaurantes não está tão ruim. O maior e que fica mais cheio é o Rancho Verde.

Porém, o comércio, como um todo, é fraco.

Colégios têm em boa quantidade e qualidade.

O pior do bairro mesmo, é o trânsito.
Corretissima sua considerações Weber!
O que acontece na Freguesia é que grande parte dos seus "tesouros", digo melhores restaurantes e bares, ficam meio escondidos, sendo de conhecimento muitas das vezes apenas para seus moradores.

Quote:
Originally Posted by thiagoencd View Post
Rancho Verde domingo não fica cheio, fica LOTADO!!!
O bobó de camarão de lá é muito bom. Dá uma surra de vara em qualquer prato desses Vivenda do Camarão, Camarão e Cia da vida. E o melhor de tudo é que entrega em casa!
Espero que um dia o bairro se torne ao menos um polo gastronômico...
Old October 30th, 2012, 06:18 AM   #9
rnfv
In the brig

Likes (Received): 868

opa, ótimo thread!!

deixo como sugestão um também somente sobre as casas da estr. dos tres rios até o alto da grajau-jacarepagua, passando por aquela construção que parece uma fabrica abandonada no sentido grajau perto do cardoso fontes.

abcs
Rodrigo
rnfv no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2012, 06:38 AM   #10
Anderson carioca

COMERCIAIS

Definitivamente o comércio é o ponto fraco da Freguesia.
A vizinha Barra da Tijuca acaba recebendo grande parte das Classes A e B do bairro em seus centros de comprar, já que são poucas as opções de supermercados, lojas, bons shoppings, bares, boates e restaurantes.
Hoje o bairro passa por um verdadeiro boom de lançamentos comercias, principalmente os chamado "offices & mall", onde prédios com centenas de salas comerciais possuem algumas lojas no térreo. O destaque é a Estrada dos Três Rios, onde vários desses comerciais estão sendo erguidos.
Será que um dia o bairro será um polo de serviços médico e concentrará um grande volume de profissionais liberais???

Começo essa parte do thread com um dos vários prédios comerciais localizados na Estrada dos Três Rios, o Rio´s Offices, que está praticamente pronto.

A fachada é bem diferente, mas até que ela não é feia...

Esse é o Connection Freguesia, também na Três Rios.

Esse é o Três Rios Bussiness Center

Esse aqui é das antigas e apesar do bom número de salas o destaque são as numerosas salas.

Como um bairro com perfil familiar, há dois segmentos em que a Freguesia é imbativel: escolas, principalmente infantis e salão de festas, também voltados na maior parte as crianças.

Esse restaurante fica na Estrada de Jacarepaguá.

O Planeta Sushi fica na divisa entre Freguesia e Anil.

A maior parte das lojas é de rua.

Esse aqui fica numa das melhores ruas do bairro, a Tirol. Só o nome é bem bizarro: Tirol Trade Center...

Uma das muitas igrejas do bairro: as evangélicas são maioria.

Todas as principais redes de ensino de língua estrangeira tem uma unidade no bairro.

Na Freguesia há stand de vendas de empreendimentos imobiliários em cada esquina, mais o de maior destaque é esse aqui, da house (venda direta) da construtora Santa Cecilia, onde são comercializados seus lançamentos na região. É imenso e de muito bom gosto! Fica na esquina da rua do Guanumbi com a Araguaia.

Que chique: Rio´s D´or, na Estrada dos Três Rios.

Toca da Traíra, também na mesma estrada.

Outro destaque no bairro são as várias lojas de móveis.

Tá fraco não: Itaú Personnalité...

Esse é um dos trechos mais pedonais do bairro. Fica próximo ao Largo da Freguesia.

Um dos maiores restaurantes do bairro.

Assai, um dos poucos mercados grandes.

Colégio Santa Mônica.

A Freguesia possui dos shoppings. Num deles, o Rio´s Shopping eu nunca entrei. O outro, com seu belo paisagismo, segue abaixo:

QUALITY SHOPPING:

A fachada é bem estranha...

Essas propagandas...

O shopping não é muito grande e há pouquissimas lojas, mas esse paisagismo é fantástico!

Do estacionamento se tem uma vista lega do bairro.

CONTINUA NA PÁGINA 2

Last edited by Anderson carioca; November 4th, 2012 at 12:42 PM.
Old October 30th, 2012, 08:15 AM   #11
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post
A Joaquim Pinheiro está recebendo um volume absurdo de lançamentos e após ficarem prontos talvez ela possa rivalizar com a Araguaia, apesar que a rua em si é bem largada, mas por outro lado tem coisa bem luxuosa top até para os padrões do bairro a ser inaugurado até 2014...
E olha que eu moro na Araguaia...
Old October 30th, 2012, 08:27 AM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Anderson,

Essa segunda parte está ótima, mostrando que a Freguesia é um dos melhores bairros da cidade com muitas opções de tudo.

Parabéns por essas últimas fotos!!!
Old October 30th, 2012, 11:57 AM   #13
Faela
Polêmica

Faela's Avatar

Likes (Received): 2333

Já morei na Freguesia e gostava , ta mim é o único bairro agradável de Jacarepaguá. Tô sem ir ha muito tempo, acho que vou ficar surpresa com tanta mudança. Mas a fiação aérea é violenta ainda hein.
Faela no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2012, 05:59 PM   #14
thiagoencd
Registered User

Likes (Received): 94

Quanto aos mercados e bares/restaurantes eu estou muito satisfeito. Costumo ir no Mundial e as vezes no Prezunic. Esse Assaí é muito ruim e careiro. Só vale a pena as vezes no atacado mesmo. Bares/Restaurantes eu costumo ir no Tio Frank(rua Ituverava), Bartekim Japones(Estrada dos 3 Rios), Rancho Verde(Geremário Dantas), Espaço Carioca(3 Rios), Tem Kilo(Largo da Freguesia), Revolution Pub(Comte. Rubens Silva). Esses são onde mais bato ponto, não sinto falta de nada mais.

PS: Espaço Carioca e Planeta Sushi já são no Anil, que começa mais ou menos ali depois do Bartekim.
thiagoencd no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2012, 06:07 PM   #15
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 4337

Realmente a Freguesia é o mais imponente de Jacarepaguá!
Old October 31st, 2012, 03:28 AM   #16
Anderson carioca

Quote:
E olha que eu moro na Araguaia...
Mora bem você hein?!
Bem, a rua Araguaia ja é consolidada, com menos obras em andamento, mas com residenciais bem melhores.
A parte próxima ao Largo da Freguesia é razoável, mas as outras partes são bem legais, principalmente próximo da Praça Mac Gregor, mas confesso que a rua Joaquim Pinheiro tem uns lançamentos ótimos, o Supreme Elegance provavelmente será o mais sofisticado do bairro.

Quote:
Anderson,

Essa segunda parte está ótima, mostrando que a Freguesia é um dos melhores bairros da cidade com muitas opções de tudo.

Parabéns por essas últimas fotos!!!
Obrigado Emanuel, mas o melhor ainda está por vir. Continue acompanhando...

Quote:
Originally Posted by Faela View Post
Já morei na Freguesia e gostava , ta mim é o único bairro agradável de Jacarepaguá. Tô sem ir ha muito tempo, acho que vou ficar surpresa com tanta mudança. Mas a fiação aérea é violenta ainda hein.
A fiação aérea é ridicula, assim como a infra-estrutura do bairro poderia ser melhor.
Mas se você acha que as coisas mudaram, espere mais uns 2 anos, quando as dezenas de prédios em construção estiverem prontos...

Quote:
Originally Posted by thiagoencd View Post
Quanto aos mercados e bares/restaurantes eu estou muito satisfeito. Costumo ir no Mundial e as vezes no Prezunic. Esse Assaí é muito ruim e careiro. Só vale a pena as vezes no atacado mesmo. Bares/Restaurantes eu costumo ir no Tio Frank(rua Ituverava), Bartekim Japones(Estrada dos 3 Rios), Rancho Verde(Geremário Dantas), Espaço Carioca(3 Rios), Tem Kilo(Largo da Freguesia), Revolution Pub(Comte. Rubens Silva). Esses são onde mais bato ponto, não sinto falta de nada mais.

PS: Espaço Carioca e Planeta Sushi já são no Anil, que começa mais ou menos ali depois do Bartekim.
Os mercados que você citou ficam na Pechincha, que é bem próximo, mas acho que a Freguesia tem potencial para um Pão-de-Açucar da vida.
Suas dicas de bares, restaurantes e boates ratificam o que já ouvi de uma moradora do bairro que disse que muito dos melhores point da Freguesia são conhecidos apenas por seus moradores.
Cara, andei tanto, que uma hora me vi no Anil, no meio de uns lugares meio estranhos, mas próximo de uma ótima praça.

Quote:
Originally Posted by eduardoazul View Post
Realmente a Freguesia é o mais imponente de Jacarepaguá!
A Taquara tem crescido muito, mas sem dúvida a Freguesia tá em outro patamar.
Old October 31st, 2012, 03:53 AM   #17
Anderson carioca

Seguem umas fotos de obras de alguns dos prédios comerciais que estão sendo erguidos na Freguesia:

Esse é o Global Offices, na Estrada dos Três Rios

Também fica na Três Rios, de frente ao Global Offices o Ideale da Even.

Nesse terreno, na Estrada do Pau Ferro, será erguido o maior e mais belo comercial da Freguesia: o Target Offices & Mall, da Gafisa.

Render:

Esse aqui, também lindissimo é o Maxxi, da Perfomace, onde todas as salas foram vendidas em menos de 24hs!

Esse é o único comercial em obras na rua Araguaia.

E os serviços vão melhorando...

Old October 31st, 2012, 03:54 AM   #18
Anderson carioca

Aguardem: as próximas fotos serão das belissimas casas do bairro e surpreendera muita gente que conhece apenas os prédios das ruas de passagem que cruzam a Freguesia.
Old October 31st, 2012, 02:10 PM   #19
Vivifs
Registered User

Vivifs's Avatar

Likes (Received): 16

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca
Aguardem: as próximas fotos serão das belissimas casas do bairro e surpreendera muita gente que conhece apenas os prédios das ruas de passagem que cruzam a Freguesia.
Se vc quiser fotos mais atualizadas sobre as obras dos comerciais eu tenho algumas, posso te mandar por email se vc quiser
Vivifs no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2012, 02:40 PM   #20
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post

Reply

Thread Tools

Posting Rules