daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Mundo Afora

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 6 votes, 4.83 average.
Old November 3rd, 2012, 02:50 AM   #1
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 5491

Fotos da minha viagem à Rússia, Letônia, Estônia e Lituânia.

Fiz uma viagem à Rússia (Moscou e São Petersburgo), Estônia (Tallinn), Letônia (Riga) e Lituânia (Vilnius) em julho, mas só agora juntei ânimo e forças para postar algumas fotos.

Pensei em fazer um thread por cidade, mas decidi colocar toda a viagem neste único thread, em ordem cronológica. Como devo demorar algum tempo até postar tudo, vou sempre editar este primeiro comentário para adicionar os links dos posts das novas séries de fotos.

ATENÇÃO: As fotografias deste thread estão sendo colocadas em vários posts diferentes. Para acompanhá-lo por completo, siga o sumário abaixo:

MOSCOU
Parte 1 - Post #2
Parte 2 - Post #3

SÃO PETERSBURGO
Parte 1 - Post #31
Parte 2 - Post #65
Parte 3 - Post #82

TALLINN - ESTÔNIA
Parte 1 - Post #104
Parte 2 - Post #122

RIGA - LETÔNIA
Parte 1 - Post #150
Parte 2 - Post # 161

Vilnius (em breve) (na real, deve demorar até chegar aqui, viu)

Eu gosto muito de ler comentários de viagens, então vou escrever bastante. Quem não gostar do lero-lero, é só pular. Quem gostar, sinta-se à vontade para pedir para eu escrever mais sobre algo. Mas já aviso que não tenho muito compromisso com a verdade ou coerência. Vou escrever o que vier à minha memória, impressões, sensações, talvez em alguns momentos pareça até contraditório. Ainda mais que já estou começando a esquecer da viagem!

Last edited by Bruno BHZ; January 14th, 2013 at 12:18 AM.
Bruno BHZ está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 3rd, 2012, 02:52 AM   #2
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Sempre tive muita vontade de conhecer a Rússia. As primeiras imagens que tenho na minha memória do país são de ginastas loirinhas com cara de boneca nas Olimpíadas, sendo xingadas por técnicos brutões hehehe. Desde então foi me interessando por esse país algo distante e misterioso.

Dia 1

Chegamos em Moscou pelo aeroporto de Vnukovo. A cidade pareceu organizada e muito próspera dos ares. O aeroporto é a cara da Rússia: os guichês de imigração estavam num salão arrumado, 'granitado e envidraçado', tudo bem moderno. Já o atendimento... lentíssimo. Fila única? Ainda não introduziram essa 'inovação' no país. Se uma velhinha empacar no guichê da sua fila, azar. Chega um funcionário e abre mais um guichê. Correria, empurra-empurra, gritaria. Em suma, infra de primeira com atendimento de quinta. Com algum exagero, quase dá para dizer que o Brasil é o inverso, mas acho que seria exagero dizer que temos atendimento de primeira e infra de quinta, acho que temos ambos de terceira

Saindo do aero, uma grande via-expressa torna-se depois uma avenida com muitos conjuntos habitacionais tipo superquadras de Brasília com mais andares. Aproximando do centro, passam a ser prédios mais antigos meio estranhos, com super cara de URSS. Mais fácil colocar um link que escrever https://maps.google.com.br/maps?q=vn...39.15,,0,-4.36 Todos muito iguais entre si, por vários quarteirões.

O taxi entrou na parte mais histórica e passou ao lado do Kremlin. A sensação foi uma mistura de deslumbre com estranhamento. Sempre achei a arquitetura antiga russa algo estranha, estilo meio diferente, às vezes umas cores exageradas, proporções estranhas. E foi essa a primeira impressão, mesmo. Além da também estranha escala das avenidas, muito largas, às vezes transmitem monumentalidade, às vezes parecem simplesmente desumanas e desproporcionais.

Estava chovendo e isso tira todo meu ânimo. Ficar preso em lugares cobertos para não se molhar, ruas vazias, acho um porre. Já era 'noite' (tipo 21h, mas com sol ainda), e só saímos para jantar. Falavam que na Tverskaya havia muitos restaurantes, mas não achamos nada muito digno não... Mas no lugar furreca que fomos, espécie de self-service, a atendente russa esbanjou simpatia, tentando arranhar um inglês e explicar as comidas. Não conseguiu muito, mas quebrou o gelo.

1 - Primeira foto da viagem, saindo do hotel e chegando à Avenida Tverskaya. Os prédios iluminados me chamaram muito a atenção, mas depois fui ver que esse tipo de iluminação é algo 'banal' na Rússia, tem prédio para todo lado assim.

Imagino que passa o mesmo com qualquer turista em Moscou: assim que chegamos, muita ansiedade para ver a Praça Vermelha. O plano era ir lá logo após o jantar, para vê-la de noite. Já era meia-noite, eu estava algo desconfiado, será perigoso, estará vazio? Será que, como no Brasil, qualquer lugar onde não passa carro vira terra de ninguém de madrugada? De qualquer forma, a única forma de ver o local à noite era por volta dessa hora mesmo, pois anoitecia muito tarde.

A minha dúvida foi a maior bobagem. O lugar estava bombando. Cheio de turistas, famílias, crianças. Uma festa! E não é para menos, os russos arrasam na iluminação dos monumentos. A praça estava perfeita.

É difícil descrever a sensação de entrar ali, um lugar tão cheio de história, que vemos na TV desde que nascemos, tão simbólico. Parece a realização de um sonho. Não tem muito como descrever a Praça Vermelha, ela é simplesmente um lugar que sozinho justifica a viagem.

2 - Um dos portões de acesso à Praça. Ver a São Basílio ali ao fundo dá uma ansiedade!

3

4

5

6

7

8

9 - Voltando ao hotel, uma rua onde todos prédios estavam com iluminação especial.

Dia 2

10 - Teatro Bolshoi

11 - Na praça à frente, um visual bem russo, com torres, telhados diferentes, prédios coloridos...

12 - Uma igreja do tipo que aparece em qualquer esquina...

13 - Uma belíssima rua próxima à Praça Vermelha, com o colorido e detalhamento dos prédios bem russos.

14 - GUM - Belíssima e preparada para o inverno russo, porque no verão esses tetos de vidro transformaram numa estufa!

15 -

16

17 - essa arquitetura rebuscada russa é uma Disnelândia para cultos!

Primeiro plano: visitar a Catedral de São Basílio. Já na porta, não entramos porque meu irmão esqueceu a carteira de estudante. (só para me explicar, os preços de ingressos desses grandes monumentos russos são todos uma insanidade. Essa São Basílio era uns 30 reais, Kremlin é tipo uns 50, e isso porque não fomos em todos museus lá dentro, senão passa de 70. Então, meia-entrada faz toda diferença, ainda mais porque planejávamos fazer muita coisa no dia).

Preferimos pegar a carteira no hotel. Como gosto de turismo urbano, simplesmente andar pela cidade e tomar o metrô, ainda mais sendo o metrô moscovita, estava longe de ser algo ruim para mim.

Achando um pouco repetitivo simplesmente voltar de novo à Praça, optamos por um passeio de barco pelo rio Moscou. Eu gosto das perspectivas que esse tipo de passeio proporciona, mas não cometam o nosso erro, comprem só ida e voltem de metrô. O passeio é lento, e demorar horas para rever a mesma paisagem não vale a pena.

18 - Uma das 7 grandes de Stalin vista do rio

19

20 - à direita o Kremlin

21

22

23

24 - Um belo exemplar soviético

25 - Soviéticos num estilo que já acho meio estranho

26 - Pouco após o centro da cidade, as margens são dominadas por grandes parques, só verde no campo de visão e o novo CDB ao fundo

27

28 - entorno da área que desembarcamos, com uma das 7 stalinistas

29 - aqui foi um efeito exagerado pelo zoom, mas acho que mostra um aspecto real da Rússia, esse contraste, inclusive o excesso de banners, fios, propaganda...

30 - Seguimos para a Catedral de Cristo Salvador. Cujo nome em russo eu acho lindo: Храм Христа Спасителя (soa como hram hrista spacítelia). Linda demais. E cheia de gente no entorno. Um zoom nos ricos detalhes.

31 - Estátua de Pedro, o Grande, vista da ponte em frente à catedral. Totalmente kitsch. Mas acho admirável essa 'ousadia' dos russos, essa falta de vergonha, esse exagero. Às vezes descamba no mau-gosto, mas também resulta em grandes marcos e inovações, como a iluminação que fazem em monumentos. Eles não têm medo de ser over.

32 - Kremlin, e o rio cheio de barcos com turistas. Dá um clima de férias muito gostoso no meio da metrópole agitada

33

34

35 - A vista do outro lado da ponte, bem russa: torre cebolinha, um edifício stalinista no fundo, commieblocs, verde, prédios antigos...

36 - outra stalinista belíssima

37

Para terminar o 'dia', demos uma passada no novo CDB. Já era mais de 10 da noite. Como mesmo no verão os museus e igrejas fecham às 17 horas, ainda fica com muitas horas de sol para simplesmente passear pela cidade. Eu fiquei bastante impressionado com esse lugar, os prédios são muito altos e muito mais bonitos do que imaginava por fotos. E os pequenos pontos de luz coloridos dão um visual muito legal.

38

39

40

41 - Louco esse ângulo, né, parece estar coladinhos.

42

43
Voltando ao hotel, um dos longos, longuíssimos túneis com escadas rolantes do metrô.

44
Uma dessas muitas ruas com construções belíssimas muito harmônicas, que fazem a gente para tirar uma foto =) O hotel que fiquei é o da esquina.

ACOMPANHE O RESTO DA VIAGEM:
MOSCOU
Parte 1 - Post #2
Parte 2 - Post #3

SÃO PETERSBURGO
Parte 1 - Post #31
Parte 2 - Post #65
Parte 3 - Post #82

TALLINN - ESTÔNIA
Parte 1 - Post #104
Parte 2 - Post #122

RIGA - LETÔNIA
Parte 1 - Post #150

Vilnius (em breve)

sbarbosa liked this post

Last edited by Bruno BHZ; December 15th, 2012 at 07:58 PM.
Old November 3rd, 2012, 03:34 AM   #3
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Dia 3
Primeiro objetivo: uma visita ao mausoléu do Lenin. Fila enorme (mas que anda) para poder vê-lo por alguns segundos, andando, sem poder parar senão o guardinha te chama a atenção. Mas vale a pena. É tão bizarro ter uma figura histórica desse porte embalsamada, se não visse ficaria eternamente curioso.

45 - ruas do caminho

46 - essa simpática rua fechada era lotada de marcas de luxo. Tem até um carrão exposto.

47 - um visual bem moscovita, que não acho muito bonito, é meio árido, mas interessante. E cheio de guindastes...

48 - entorno do largo atrás da Praça Vermelha

49

50 - na fila para guardar bolsas e câmeras antes de entrar no mausoléu. Não dá para entrar na praça Vermelha e não tirar uma foto. E esse céu branco estava lindo. Raro eu achar um céu branco bonito, mas o contraste com a cor da praça e o escuro do pavimento ficou legal.

Do mausoléu, como falei, nada de fotos.

51 - Jardim na lateral do Kremlin

52 - a torre à direita é a entrada do Kremlin

No Kremlin, as filas são horrendas. Aliás, como quase em toda Rússia. Ônus de ir no verão... mas, como adoro ver esse tipo de cidade pulsando de alegria por não estar sob a neve, adoro a festa que é o verão europeu,acho que vale a pena. Além de ter muitas horas de sol para passear. Infelizmente não pudemos entrar no museu que mais me interessava lá dentro, porque os ingressos esgotam rápido e são vendidos em horários específicos, mas azar...

O Kremlin também é um lugar fantástico. É muito interessante ver a sede do governo da Rússia, tão poderosa, misteriosa e meio maluca, rodeada de igrejas lotadas de turistas, crianças e famílias. Às vezes um carro blindado escoltado passava por lá, levando um poderoso. E passava ali, no meio da turistada. Jardins super bem cuidados, os prédios todos restaurados. Lindo demais.

53

54

55

56

57

58

59 ... apagada

60

61 Jardins impecáveis lá dentro...

62

63

64

65

66

67

Já fora do Kremlin...
68 ... Um exemplo de exagero russo que acho que descamba para o mau gosto... essas coluninhas grossas, escadas, fontes, esculturas, tudo em excesso.

69

70

71

72 A temida - e feiosa - KGB

73 - Em frente ao Conservatório Tchaikovsky - ao lado tinha um restaurante com varandão onde só tinha top!!

74

75 - O cemitério das estátuas da era soviética. Jogaram um monte no mesmo canto de um parque

76

77 Volta e meia nos deparávamos com esse tipo de preciosidade arquitetônica

78 O maior, mais belo e monumento dos stalinistas. A Universidade.

79

80

81

82 Sinal dos novos tempos...

83 - O Bolshoi, mais uma das construções belissimamente iluminadas

84

DIA 4

Convento de Novodevichy
85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96 Dentre tanta coisa bela no metrô, isso foi uma das coisas que mais gostei

Tsaritsino - um belíssimo parque um dos muitos palácios czaristas
97

98 - as torres do palácio ao fundo

99

100

101

102

103

104

105 não podia faltar algo exagerado e, sempre, bem cuidado

106 O Museu das Conquistas Espaciais (ou algo assim, estou num computador onde não funciona só o Google (??! help) e não posso conferir)

E, finalmente, já partindo para São Petersburgo, o entorno da estação ferroviária.
Muito diferente, muito russo, com suas torres, prédio stalinista, construções do rebuscado ao bizarro, às vezes de forma meio desarmônica.
107

108 - Acho beeem estranha a estação da direita!

ACOMPANHE O RESTO DA VIAGEM:
MOSCOU
Parte 1 - Post #2
Parte 2 - Post #3

SÃO PETERSBURGO
Parte 1 - Post #31
Parte 2 - Post #65
Parte 3 - Post #82

TALLINN - ESTÔNIA
Parte 1 - Post #104
Parte 2 - Post #122

RIGA - LETÔNIA
Parte 1 - Post #150

Vilnius (em breve)

sbarbosa liked this post

Last edited by Bruno BHZ; December 15th, 2012 at 07:59 PM.
Old November 3rd, 2012, 03:37 AM   #4
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Próxima meta, fotos de São Petersburgo. Ainda mais trabalho para selecionar! Se tiver muitos comentários, eu me apresso mais =P ...
Old November 3rd, 2012, 04:25 AM   #5
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 965

Tudo lindo!!!!!
Old November 3rd, 2012, 04:28 AM   #6
Enzo
Registered User

Likes (Received): 3508

Sempre noto nas fotos das cidades russas, um lugar limpo, organizado, que tem uma certa harmonia, muitos prédios históricos e igrejas imponentes, acho tudo isso muito interessante!

Sempre tive muita curiosidade pela Russia, para mim, essa nacao esta no clube daquelas que influenciam o mundo e tem uma historia interessante/riquissima que vale a pena estudar.

Tuas fotos estao magnificas, continue postando, e por favor, comentando/relatando tua viagem, gosto de ler diarios de viagem também.

Tenho muita de vontade conhecer a Russia, Gerson ate que me convidou para ir em St Petersburgh e Finlandia no final de Julho, so que nao deu certo, infelizmente, mas ainda vou.

Conte-nos mais sobre tuas impressões sobre o povo e a sensação de estar la.

Parabéns pelo thread!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 06:06 AM   #7
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 584

Fantástico!

Um dos países mais icônicos quando se trata de cultura e história.

Moscou me impressionou pela sua monumentalidade. Tudo grandioso e, as vezes, como vc mesmo comentou, exagerado (e mesmo assim é uma bela cidade). Gostei dos parques e praças, além das igrejas que tem um estilo arquitetônico diferente e bonito. A Universidade de Moscou é realmente linda. Enfim, gostei de tudo que foi mostrado até agora.

Parabéns pelas fotos.

Last edited by Urbano Prudente; November 3rd, 2012 at 04:29 PM.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 01:17 PM   #8
S.P.Q.R
Registered User

S.P.Q.R's Avatar

Likes (Received): 22

Bela viagem!
Moscow impressiona por ser realmente imponente. Os russos estão vivendo, de certa forma, um outro auge. Moscow está a altura deste momento.
S.P.Q.R no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 03:12 PM   #9
Fred_
Registered User

Fred_'s Avatar

Likes (Received): 1590

Thumbs up

Bruno BHZ, primeiramente, parabéns pelo tópico! Está realmente muito bom, abrangente e só de você ter viajado para um lugar tão longe e diferente já torna o tópico especial!

Eu tenho algumas dúvidas. A Praça Vermelha é toda murada como se fosse um gigantesco pátio interno? As russas honram a fama de mulheres estonteantes?

Gostei muitos dos detalhes da Catedral de Cristo Salvador e de ver o revestimento de madeira do túnel de acesso ao metrô. Uma matéria prima que não se vê por aqui, mas que deve ser abundante por lá.

Algumas coisas são realmente barangas mesmo. Como a estátua de Pedro o Grande cujo corpo é enorme e tem uma nau encolhida embaixo. Aquele canal esprimido cheio de estátuas também ficou muito poluído de tanta informação.

Na foto 32 dá a impressão de que é uma cidade bem agradável e a atmosfera é de cidade européia mesmo. No mais achei a arquitetura russa muito bonita justamente pelo quantidade de detalhes e cores nas cúpulas e fachadas dos grandes prédios. Quanto à "arquitetura comunista" não me agrada não. Era o que eu esperava mesmo. Parece que eles só davam importância para o tamanho.

Por fim, tenho um pedido apenas. Você teria mais fotos do metrô para postar? Principalmente as composições e as escadas rolantes?

Valeu pelas fotos!
Fred_ no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 04:27 PM   #10
George W. Bush
Await His pleasure

George W. Bush's Avatar

Likes (Received): 2779

Acho que esses elementos na arquitetura que nos parecem um pouco "kitsch" são reflexos da parte asiática da alma russa. Mas eu gosto, é um estilo meio brincalhão, não tão sóbrio, pesado e sério como na "Europa de verdade" dessas latitudes, mais ao oeste.

Muito boas as fotos.
Old November 3rd, 2012, 05:02 PM   #11
PAULOMGM
Registered User

Likes (Received): 11

Sem dúvida, foram as melhores fotos que eu já vi de Moscou.
Parabéns pelas fotos!

Quando você vai fazer mais um thread sobre BH?
PAULOMGM no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 05:24 PM   #12
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Registro perfeito de sua viagem. Me senti viajando tb. Comentários bem humorados e fotos fantásticas. Revelou bem a cidade, que ainda é um tanto enigmática para nós. Como vc diz, tudo parerce um pouco over em Moscou, mas não deixa de ser imponente e belo. Até mesmo os predios stalinistas. E bom ver como a cidade é bem cuidada e os prédios antigos bem restaurados. A catedral do Cristo Salvador e o palacio Tsaritsino são reconstruções. Do ultimo só existiam ruínas. Da primeira nem isso. Fizeram um belo trabalho.

As pessoas (que vc não comentou) parecem bem vestidas e interessantes. Enfim, parabéns pela viagem e por postar. Belíssimo trabalho. No aguardo das novas etapas!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 05:43 PM   #13
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 3104

Colaborem aí pessoal para levar isso para a segunda página!

Entrando no coro, o que você percebeu das pessoas? O trato pelos comerciantes? Algum contato com autoridades? Algum colega ou amigo moscovita?

São frios como o inverno ou é possível ter surpresa quanto a isso?

Encontrou alguma área degradada da cidade? "Flanelinhas", pedintes? Alguma sensação de insegurança?
Old November 3rd, 2012, 07:13 PM   #14
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 1397

Antes de mais nada tenho que agradecer ao por compartilhar conosco essas fotos fantásticas!
As cidades russas são fantásticas, belissimas!
A arquitetura é maravilhosa e subestimada, uma vez que é mais bonita e charmosa que a da maioria das cidades europeias, tendo como diferencial sua grandiosidade.
Tem sem a impressão que o urbanismo é muito bom, apesar de que construções tão grande, com frentes tão imensas não devem ser tão favoráveis aos pedestres.
Os novos prédios por sua vez também são espetaculares, lindos, moderníssimos, comparáveis aos melhores do mundo, nível asiático!
Anderson carioca no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 07:19 PM   #15
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Ah, vim ajudar a virar a página, quero ver São Petersburgo tb..

Mas as fotos de Moscou estão ótimas, Bruno..e que bela viagem que vc fez, hein ?

Gosto das cúpulas douradas de Moscou, é o que me chama mais a atenção..rs

Vou acompanhar o thread...obrigada por compartilhar !!

bjks
Old November 3rd, 2012, 07:26 PM   #16
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 1903

Tudo em Moscou é grandioso, majestoso, amplo. Que cidade linda!

Que vontade que dá de conhecer essa cidade.

E olha que você nem Mostrou as belíssimas estações de metrô, que são verdadeiras obras de arte!

Parabéns Moscou:
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 07:41 PM   #17
Luk's
do mundo

Luk's's Avatar

Likes (Received): 2672

Fiquei até com vontade de visitar Moscou agora
Parabéns, suas fotos ficaram lindas!!
Luk's no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 08:37 PM   #18
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 591

É impressionante a exuberância dos prédios russos. Muitos são lindos, mas todos são exagerados. Faltaram fotos das belas mulheres russas. Parabéns pelas fotos. Aguardo São Petesburgo, terrra de um casal de amigos que atualmente vivem na Austrália e nem pensam em voltar pra Rússia.
Old November 3rd, 2012, 09:07 PM   #19
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3290

BrunoBHZ,

Que thread fantástico! Eu já tinha visto fotos de Moscou, mas você fotografou a cidade com muito detalhes, igrejas, arquitetura peculiar moscovita, jardins etc. A Praça Vermelha é simplesmente linda!!! Estou gostando muito do seu thread!!!

Essa foto dessa praça limpa e bonita me deixou com água na boca!

Aguardamos mais fotos...
Old November 3rd, 2012, 09:07 PM   #20
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 6454

Bruno,

Seu thread impressionou-me sobremaneira, não somente pela excelente qualidade das fotos, como também pela narrativa.

PERGUNTAS:
1 - No segundo post do seu thread você registra que "...sempre tive muita vontade de conhecer a Rússia..." Por que? Vc saberia dizer? Seus ascendentes são russos? Vc tem descendência russa?

2 - A qualidade das fotos noturnas da Praça Vermelha está excepcional (aliás, todas as fotos estão ótimas, mas as noturnas são um capítulo à parte). Para tirar as fotos noturnas vc utilizou tripé?

3 - Vc visitou o interior de algum palácio moscovita? Caso posivito, peço-lhe postar as fotos.

4 - Vc visitou o Museu Armeria?

5 - Vc visitou o interior da Catedral de Cristo Salvador? Caso positivo, peço-lhe postar as fotos.
Osmar Carioca está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules