search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Mundo Afora

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 3.00 average.
Old November 5th, 2012, 05:30 PM   #1
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 406

Monistrol de Montserrat, Espanha: sede do Parc Natural de la Muntanya de Montserrat e do Mosteiro de Montserrat - Julho de 2012

Nesse thread mostro a chegada, a ''estadia'' e a saída do Mosteiro de Montserrat, situado no Parc Natural de la Muntanya de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, Catalunya/Cataluña/Catalunha, Espanya/España/Espanha. Está há cerca de 55 quilômetros ao norte de Barcelona.

O mosteiro tem esse nome por conta do formato dentado que tem a montanha onde está localizado. Em português seria ''Monte Serreado/Serrilhado''. O mosteiro fica a pouco mais de 700 metros de altitude, mas o ponto culminante da montanha está há 1.236 metros, e é possível acessá-lo por meio de um plano inclinado que sai do mosteiro e leva até cerca de mil metros seguido de um bom pedaço de caminhada por trilhas entre os ''dentes'' da montanha.

É um mosteiro beneditino que abriga a famosa imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, a padroeira da Catalunha. Foi construído na Idade Média ao redor da gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, em 880. Foi destruído por tropas francesas em 1811, por ocasião da Guerra Peninsular, e reconstruído em 1844. Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu o nacionalismo catalão, em meados do século XX, o mosteiro foi um reduto da cultura catalã.

Em setembro de 2012 o mosteiro foi um dos locais principais de protestos pela independência da Catalunha por ocasião da crise econômica (também tida como uma crise de identidade nacional) que atinge a Espanha.

Então vamos às fotos desse mosteiro que só tinha ouvido falar e nunca tinha pesquisado a respeito, por isso foi uma surpresa de tirar o fôlego pra mim.

01. Montanha de Montserrat vista há 10 km de distância, na E-9 (Autopista de Montserrat), em Sant Vicenç de Castellet.

02. No estacionamento da estação ferroviária de Monistrol-Vila, em Monistrol de Montserrat, onde se pega a Cremallera de Montserrat pra subir até o mosteiro, há mais de 700 metros de altitude. Existem dois acessos até o topo pra quem vai de ônibus ou carro.

03.

04. Estação.

05.

06.

07.

08. Interior da composição.

09. Iniciando a subida. Leva-se de 10 a 15 minutos nesse trajeto. Acompanhe algumas imagens do entorno do Parc Natural de la Muntanya de Montserrat.

10.

11.

12.

13.

14. Pena que a foto não ficou boa. Essa é uma extensão mais afastada do mosteiro, só pra mulheres.

15. A subida continua e lá embaixo se vê Monistrol de Montserrat.

16.

17. Uma foto um pouco melhor do monastério para as mulheres.

18. Perto do fim da subida, no horizonte se vê o Tibidabo, a montanha mais alta de Barcelona.

19. Chegamos.

20. É muito maior do que parece.

21. Sequência de imagens detalhadas do mosteiro a partir daqui. Mais adiante volto a comentar.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55. Reparem no canto superior direito da imagem. Existe ali uma segunda etapa da subida de Montserrat em um plano inclinado, que leva a quase mil metros de altitude. Lá em cima dá pra acessar o mirante que aparece na foto 29. Não subi por uma lamentável falta de tempo, mas pesquisei, e as vistas de lá são ainda mais impressionantes. Lá em cima existem mais uma ou duas extensões do Mosteiro de Montserrat e é cheio de trilhas. Um belo passeio de aventura.

56. O local conta com uma infraestrutura de serviços e restaurantes pra quem quer (e pode) passar horas lá em cima.

57.

58.

59.

60. Trilhos da Cremallera.

61.

62. Essa rua também tem alguns restaurantes e leva a um bom estacionamento para carros e ônibus, e também à descida por estrada.

63.

64. Segundo nossa forista Déa me contou, ela ficou com medo de encostar na grade de proteção pra fazer algumas fotos como as que coloco a seguir.

65. Lá no fundo o Tibidabo, às bordas de Barcelona.

66. Nesse zoom é possível ver à direita da foto o Aeroport El Prat de Llobregat, em Barcelona, há 40 quilômetros em linha reta de Montserrat, além da zona portuária de Barcelona à esquerda.

67. Mais detalhes no mosteiro, perto do estacionamento.

68.

69.

70.

71. Começando nossa descida de volta a Monistrol de Montserrat, dessa vez de ônibus.

72. Mosteiro feminino.

73. Mosteiro feminino de outro ângulo.

74. Ponte ferroviária, já em Monistrol de Montserrat.

Vídeos:

Obrigado pela visita! Meus próximos dois threads mostrarão Barcelona, a última etapa da minha viagem. Após esses dois farei um último thread com imagens ainda inéditas de paisagens fora das cidades ou locais da Europa mostrados aqui no SSC.

Carcassonne, France | Principat d'Andorra | Monistrol de Montserrat, Espanya/España | Barcelona, Espanya/España: 1, 2 | Around Europe

bsblord, sursena liked this post

Last edited by Samuel - VDC; November 5th, 2012 at 05:42 PM.
Samuel - VDC está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links
Old November 6th, 2012, 02:14 AM   #2
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 5603

Montserrat...

Lindas fotos, Samuca !! Fiquei com saudade agora ( e tb do chocolate de lá..rs) ... Exceto daquela parte da grade...

Fiquei encantada com o lugar..e no dia que fui, tinha um coral cantando...Esperar para visitar a Santa, ouvindo aquelas vozes, foi mágico..

E eu não sabia tb que Joana D'Arc estava "enterrada" lá. Fico emocionada com esses detalhes históricos.

Também não subi a parte mais alta, com o funicular..aí sim, morreria !

Belo thread de uma bela viagem, viu ??? Aguardo minha querida Barcelona...

bjks
Old November 7th, 2012, 02:32 PM   #3
samba_man
Rest in Peace my Angel

samba_man's Avatar

Likes (Received): 19514

Thread bastante completo do local. Me senti fazendo uma visita.

Old November 7th, 2012, 03:34 PM   #4
Bombexx
Registered User

Bombexx's Avatar

Likes (Received): 1588

Muito bom vê Montserrat por aqui. Mais um desses lugares fantásticos da maravilhosa Europa por aqui. Espero um dia conhecê-lo.
Já corri muito lá (no jogo, Forza, claro).

Valeu, Samuel.
Bombexx no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2012, 02:54 PM   #5
Fred_
Registered User

Fred_'s Avatar

Likes (Received): 1629

Nossa, que lugar especial. Um belo ponto turístico e pela altura deve ser muito fácil se concentrar para rezar/meditar (claro que nos dias mais calmos, sem muitos turistas).
Fred_ no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2012, 06:54 PM   #6
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 406

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Montserrat...

Lindas fotos, Samuca !! Fiquei com saudade agora ( e tb do chocolate de lá..rs) ... Exceto daquela parte da grade...

Fiquei encantada com o lugar..e no dia que fui, tinha um coral cantando...Esperar para visitar a Santa, ouvindo aquelas vozes, foi mágico..

E eu não sabia tb que Joana D'Arc estava "enterrada" lá. Fico emocionada com esses detalhes históricos.

Também não subi a parte mais alta, com o funicular..aí sim, morreria !

Belo thread de uma bela viagem, viu ??? Aguardo minha querida Barcelona...

bjks
Hahaha, eu sabia que você ia comentar da grade.

Quando estive lá o local estava silencioso, tirando é claro o burburinho dos vários turistas. Montserrat de longe foi a maior incógnita dessa viagem, eu não tinha a menor ideia do que era o lugar, apesar de ter ouvido falar algumas vezes. A surpresa foi grande quando descobri o nível da coisa.

Sobre Joana D'Arc, eu investiguei, e a informação que eu tinha te passado antes de fazer o thread não procede. Ela não está enterrada lá. Na verdade ela foi cremada e suas cinzas foram jogadas num rio pra que seus seguidores não fizessem peregrinações a um possível local de enterro.

E Barcelona vem aí... Ainda nessa semana os dois threads estarão aqui no Mundo Afora. Estou preparando-os.

Beijo, Déa!

Quote:
Originally Posted by samba_man View Post
Thread bastante completo do local. Me senti fazendo uma visita.

Eis a prova de que atingi meu objetivo! Obrigado, samba!

Quote:
Originally Posted by Bombexx View Post
Muito bom vê Montserrat por aqui. Mais um desses lugares fantásticos da maravilhosa Europa por aqui. Espero um dia conhecê-lo.
Já corri muito lá (no jogo, Forza, claro).

Valeu, Samuel.
Obrogado a você por acompanhar os threads, Bombexx!

Quote:
Originally Posted by Fred_ View Post
Nossa, que lugar especial. Um belo ponto turístico e pela altura deve ser muito fácil se concentrar para rezar/meditar (claro que nos dias mais calmos, sem muitos turistas).
Lugares pra se concentrar ali não faltam. Se não quiser ficar na agitação do mosteiro principal é só pegar o funicular pro topo da montanha, onde existem diversos lugares tranquilos, pelo que andei investigando. Fora a vista, que é espetacular.

Valeu, Fred!
Samuel - VDC está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules