daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old November 24th, 2012, 03:13 AM   #21
Fronteira Mao
Our home and native land

Fronteira Mao's Avatar

Likes (Received): 7

Belíssimo thread, tudo em Petrópolis me encanta e me transporta a um Brasil adorável.
Fronteira Mao no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 24th, 2012, 03:22 AM   #22
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 271

Confesso que nunca tinha ouvido falar de Stefan Zweig e a criação do museu é um reconhecimento mais do que merecido. A região serrana fluminense(Petropolis, Teresopolis, Nova Friburgo) parece ter comunidades de austríacos, suiços muito fortes. Grande thread, parabéns.
Tão barato que eu nem acredito
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2012, 10:37 AM   #23
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 157

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Muito bom, Marcelo!
Fiz há pouco tempo um thread de Petrópolis e nem sabia da existência desse Museu!
Parabéns pelas fotos e por nos mostrar por fotos e palavras o passeio
Obrigado, Raffa. Este museu foi inaugurado em meados de 201'2 mas já consta no mapa turístico da cidade que é dado no centro de informações turísticas da rodoviária.

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2012, 10:50 AM   #24
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fronteira Mao View Post
Belíssimo thread, tudo em Petrópolis me encanta e me transporta a um Brasil adorável.
Realmente Petrópolis tem uma certa magia que mexe com nosso imaginário sobre os tempos da monarquia.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Confesso que nunca tinha ouvido falar de Stefan Zweig e a criação do museu é um reconhecimento mais do que merecido. A região serrana fluminense(Petropolis, Teresopolis, Nova Friburgo) parece ter comunidades de austríacos, suiços muito fortes. Grande thread, parabéns.
A região serrana realmente tem muitos descendentes de austríacos, suiços , alemães, italianos etc , mas no caso do Stefan Zweig , ele não é descendente dos imigrantes que chegaram no final do século XIX. Ele veio aqui se refugiar devido às perseguições que os judeus sofriam em sua terra natal devido ao Nazismo. Como ele, houve vários outros judeus e não judeus que devido às perseguições do Nazismo entraram no Brasil , nesta época. Mesmo com o Brasil dificultando a entrada de judeus , houve pessoas que facilitaram a entrada dos mesmos como o cônsul do Brasil em Hamburgo na Alemanha, que dava vários vistos a judeus omitindo de pôr um J no passaporte dos mesmos. Este cônsul era ninguém mais , ninguém menos, do que Guimarães Rosa , o grande escritor mineiro. Ele contava com a ajuda de sua futura esposa ,Aracy, uma paranaense de Rio Negro. Hoje ambos, Guimarães Rosa e Aracy , são homenageados nas salas dos Justos , nos diferentes Museus do Holocausto de Israel, Washington d.C e mesmo no caçula destes museus que é o Museu do Holocausto de Curitiba.

Old November 24th, 2012, 11:04 AM   #25
portoimagem-II
O maior site sobre POA

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 629

Lindas fotos, Marcelo ! E tu bem falou: muitas veze, o SSC eh cultura, aprendemos, conhecemos lugares, e somos instigados a conhecer outros.

Teu thread ficou otimo, bem explicativo, ficou bonito... enfim, daqueles threads para serem vistos e apreciados sem pressa.

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Sim, Marcelo, ele é o escritor que cunhou o termo “Brasil, país do futuro”.

Eu acho a serra fluminense um dos lugares mais extraordinários do país. Já passei algumas vezes por Petrópolis, mas nunca parei na cidade. Na próxima vez que eu for ao RJ, terei que visitar esse lugar.
Nossa, essa frase eh dele !!!

Realmente, a serra fluminense eh maravilhosa, tanto pelas paisagens e natureza, como pelas charmosas cidades e recantos.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2012, 11:18 AM   #26
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Lindas fotos, Marcelo ! E tu bem falou: muitas vezes, o SSC eh cultura, aprendemos, conhecemos lugares, e somos instigados a conhecer outros
Um cara , que trabalha comigo, diz que no SSC , nós fazemos propaganda turística de graça. Mas quando eu divulgo lugares eu penso em valores maiores como o incentivo à cultura, ao turismo ecológico, à valorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e também vejo este trabalho como uma forma de solidariedade com aqueles que procuram sugestões de roteiros para determinado lugar , usando o Google e , de repente, acham algo bem didático com fotos e legendas e basta fazerem o mesmo roteiro ou parte dele para que tenham uma boa viagem e não deixem de conhecer lugares imperdíveis estando tão perto deles!!

Quote:
Teu thread ficou otimo, bem explicativo, ficou bonito... enfim, daqueles threads para serem vistos e apreciados sem pressa.

Obrigado pelo incentivo ... e volte sempre pra apreciar os meus threads.

Quote:

Nossa, essa frase eh dele !!!

Realmente, a serra fluminense eh maravilhosa, tanto pelas paisagens e natureza, como pelas charmosas cidades e recantos.

Concordo. A Serra Fluminense é muito charmosa e em certo grau ela me lembra as Serras Capixaba ( linda também mas ainda muito desconhecida) e a Gaúcha. Já em Minas temos incontáveis serras mas as características delas são bem diferentes destas três que citei , com raras exceções como em Monte Verde , por exemplo. Isto porque não tivemos uma imigração germânica tão concentrada em uma única serra. Houve imigrações mas elas se dirigiram pra locais já muito povoados e estes imigrantes foram assimilados culturalmente mais rapidamente do que em serras de outros estados, onde ficaram isolados e em maior número num mesmo local. No caso de Minas, acho que nossa paisagem nas serras lembra mais as de Portugal,pois as cidades coloniais mineiras são sempre envoltas por bela moldura de serras e a sua arquitetura lembra as do Minho, Douro e Alentejo além dos Açores.

------------------------------------------------

Last edited by Marcelo Olisa; November 24th, 2012 at 11:26 AM.
Old November 24th, 2012, 06:36 PM   #27
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 91

Parabéns Marcelo, por mais um trabalho primoroso.

Eu, assim como muitos aqui, desconhecia a história deste escritor ou mesmo que a famosa frase "Brasil, país do futuro" era dele (no caso conheço apenas a frase, mas não a referida obra).

Surpreendeu-me também ver que o museu só foi construído graças a iniciativa privada (e auxílio do governo da Alemanha e Áustria) e que nem ao menos contou com o prestígio de autoridades brasileiras na inauguração (ao menos poderia contar com um representante do Ministério da Cultura ou então da Secretaria de Cultura local).

Você sabe se na Alemanha ou na Áustria há algum museu ou espaço cultural dedicado a este escritor?

Por fim, gostei muito da forma como abordou o museu e a história toda que o cerca. Trazer fatos e locais que não são bem divulgados é um belo presente para o fórum.

Last edited by Urbano Prudente; November 24th, 2012 at 06:53 PM.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2012, 07:28 PM   #28
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Parabéns Marcelo, por mais um trabalho primoroso.

Eu, assim como muitos aqui, desconhecia a história deste escritor ou mesmo que a famosa frase "Brasil, país do futuro" era dele (no caso conheço apenas a frase, mas não a referida obra).

Surpreendeu-me também ver que o museu só foi construído graças a iniciativa privada (e auxílio do governo da Alemanha e Áustria) e que nem ao menos contou com o prestígio de autoridades brasileiras na inauguração (ao menos poderia contar com um representante do Ministério da Cultura ou então da Secretaria de Cultura local).

Você sabe se na Alemanha ou na Áustria há algum museu ou espaço cultural dedicado a este escritor?

Por fim, gostei muito da forma como abordou o museu e a história toda que o cerca. Trazer fatos e locais que não são bem divulgados é um belo presente para o fórum.

Caro Urbano Prudente,
Obrigado pela visita ao thread e que bom que o tema te enriqueceu assim como a outros foristas que acessaram este link.

Na Áustria há um centro que divulga a obra de Zweig e há informações sobre ele no link abaixo . Colocarei aqui também alguns links sobre vestígios de Zweig em Viena assim como algumas notícias sobre o novo museu de Petrópolis que apareceu na imprensa estrangeira:

http://www.salzburg.info/en/sights/m...n_zweig_centre Stefan Zweig Centre Salzburg ( Áustria)
E aqui informações em português sobre este local: http://www.casastefanzweig.org/sec_news_list.php?id=48

Roteiro Stefan Zweig em Viena na Áustria : http://secrethomes.blogspot.com.br/2...in-vienna.html

http://www.artsjournal.com/slippeddi...existence.html Notícia sobre a abertura da Casa Stefan Zweig , publicada na Inglaterra.

http://forward.com/articles/157393/d...ropolis/?p=all Outra notícia estrangeira sobre a abertura do museu .

Old November 24th, 2012, 07:37 PM   #29
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Stefan Zweig´s last home

Old November 24th, 2012, 07:41 PM   #30
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Conheçam um pouco sobre a passagem de Stefan Zweig no Brasil :

Old November 24th, 2012, 07:53 PM   #31
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Brasil, um país do futuro. Partes 1 e 2. TV Brasil.

Old November 24th, 2012, 08:08 PM   #32
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Documentário sobre Stefan Zweig em Petrópolis, chamado " A morte em cena" :
Parte 1 :

Parte 2:

Parte 3:

Parte 4:

Parte 5:

Old November 24th, 2012, 08:12 PM   #33
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Neste site, se pode clicar em cada capítulo do livro "Brasil, um país do futuro" e eu tive curiosidade especial em ler suas impressões sobre Minas Gerais e o que ele disse sobre a Inconfidência Mineira. Que belas descrições ele faz da Belo Horizonte que tinha somente 150.000 habitantes e que lindas imagens ele faz do tempo e sua relação com Ouro Preto:
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/paisdofuturo.html

Last edited by Marcelo Olisa; November 24th, 2012 at 08:33 PM.
Old November 24th, 2012, 09:27 PM   #34
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 204

É por isso que sou fã de Petrópolis, além da beleza da cidade, da arquitetura e da referência histórica é uma cidade com mta bagagem cultural.

Esse museu é bem interessante, qdo tiver em Petrópolis vou ver se consigo conhecer.

Belo thread!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2012, 09:31 PM   #35
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Likes (Received): 13

Excelente thread e rico em informações Marcelo, não sabia da existência desse museu, para ser sincero, não conhecia nem a história do Stefan Zweig, valeu por me tirar um pouco da ignorância rsrs... agora pelo menos tenho um mínimo de conhecimento para não cometer o mesmo descaso que o nosso governo teve com esse escritor.
Lemao no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2012, 10:10 PM   #36
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
É por isso que sou fã de Petrópolis, além da beleza da cidade, da arquitetura e da referência histórica é uma cidade com mta bagagem cultural.

Esse museu é bem interessante, qdo tiver em Petrópolis vou ver se consigo conhecer.

Belo thread!
Pra você que é de Juiz de Fora, ir a Petrópolis é um pulinho e ainda com a vantagem de ter uma rodovia em excelentes condições além de um visual único e imperdível. Realmente Petrópolis tem muita bagagem cultural e agora se dá ao luxo até de ter um Museu de Cera. Rsss!!! (http://www.museudeceradepetropolis.c...rasdecera.html ) .Fiquei curioso pra ver na cidade muito mais do que vi e penso seriamente em dar um pulo lá outra vez quando eu puder retornar ao Rio.
Ah, e vá mesmo no Museu Zweig quando lá retornar!

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Excelente thread e rico em informações Marcelo, não sabia da existência desse museu, para ser sincero, não conhecia nem a história do Stefan Zweig, valeu por me tirar um pouco da ignorância rsrs... agora pelo menos tenho um mínimo de conhecimento para não cometer o mesmo descaso que o nosso governo teve com esse escritor.
Lemão, fico lisonjeado ao saber que te ajudei a conhecer um pouco mais sobre Stefan Zweig. E como você é um jovem velho amigo que sempre comenta meus threads, vou te confessar que me lembrei de você em Petrópolis ... sabe por que? Lá tem uma cervejaria Bohemia em belo e grandioso prédio , bem pertinho do Palácio de Cristal e parece que há muitas opções de entretenimento dentro dela... é um lugar turístico também!
Lemão, veja: http://www.viagenseandancas.com.br/2...em-petropolis/

Outro link:

http://www.aconteceempetropolis.com....ra-e-historia/

http://www.transportal.com.br/notici...-em-petropolis Aqui há o link pra agendar a visita...

Last edited by Marcelo Olisa; November 24th, 2012 at 10:24 PM.
Old November 24th, 2012, 11:35 PM   #37
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Que lugar legal, Marcelo! Stefan Zweig merece este digníssimo museu e muito mais. Como você disse, sua importância vai além da literatura - ele é um símbolo. Infelizmente não tem a fama e alcance que merece (poucos conhecem ele no RS, não sei como é em outros estados), mas com iniciativas assim a tendência é que este quadro se reverta.
Você não é profissional mas não temos nada pra reclamar das suas fotos, impecáveis como sempre! Aliás, este thread foi uma aula com tantas informações.

Sei que o tema central do thread foi o museu, mas Petrópolis é tão pouco retratada no SSC que qualquer resquício dela merece ser comentado.
Tenho muita vontade de conhecer essa cidade. Poucos lugares no Brasil podem se gabar por ter esse número de ícones. Apesar do relevo montanhoso dar essa aparência de aleatoriedade das ruas, com pouco esforço dá pra perceber o trabalho genial de Koeler no trabalho com as curvas, os canais e os eixos.

Como você conheceu as duas cidades, não posso deixar de perguntar: como destino turístico serrano, tem como relacionar Petrópolis com Gramado? Apesar de terem a "mesma" função para os respectivos estados, as duas me parecem muito diferentes. Não tem enxaimel "fake" (não que eu ache que eles devam ser proibidos) que substitua o ar histórico, o apelo de cidade imperial, a importância para a história do país de Petrópolis, ao mesmo tempo que Gramado tem todos os méritos que todo mundo sabe. Enfim, não consigo relacionar as duas do mesmo jeito que consigo com Campos do Jordão e Gramado, por exemplo. Não sei se a minha dúvida ficou clara.

Obrigado por nos presentear com mais um belo thread!

(Obs: descobri agora que seu sobrenome não é "Olisa", mas sim "Oliveira Lisa", então desculpe se alguma vez te chamei pelo nome errado )
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2012, 12:25 AM   #38
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by TôBrabo View Post
Que lugar legal, Marcelo! Stefan Zweig merece este digníssimo museu e muito mais. Como você disse, sua importância vai além da literatura - ele é um símbolo. Infelizmente não tem a fama e alcance que merece (poucos conhecem ele no RS, não sei como é em outros estados), mas com iniciativas assim a tendência é que este quadro se reverta.
Você não é profissional mas não temos nada pra reclamar das suas fotos, impecáveis como sempre! Aliás, este thread foi uma aula com tantas informações.

Sei que o tema central do thread foi o museu, mas Petrópolis é tão pouco retratada no SSC que qualquer resquício dela merece ser comentado.
Tenho muita vontade de conhecer essa cidade. Poucos lugares no Brasil podem se gabar por ter esse número de ícones. Apesar do relevo montanhoso dar essa aparência de aleatoriedade das ruas, com pouco esforço dá pra perceber o trabalho genial de Koeler no trabalho com as curvas, os canais e os eixos.

Como você conheceu as duas cidades, não posso deixar de perguntar: como destino turístico serrano, tem como relacionar Petrópolis com Gramado? Apesar de terem a "mesma" função para os respectivos estados, as duas me parecem muito diferentes. Não tem enxaimel "fake" (não que eu ache que eles devam ser proibidos) que substitua o ar histórico, o apelo de cidade imperial, a importância para a história do país de Petrópolis, ao mesmo tempo que Gramado tem todos os méritos que todo mundo sabe. Enfim, não consigo relacionar as duas do mesmo jeito que consigo com Campos do Jordão e Gramado, por exemplo. Não sei se a minha dúvida ficou clara.

Obrigado por nos presentear com mais um belo thread!

(Obs: descobri agora que seu sobrenome não é "Olisa", mas sim " de Oliveira Lisa", então desculpe se alguma vez te chamei pelo nome errado )

Tô Brabo,

Como destino turístico serrano , acho que Gramado é pra o Rio Grande do Sul o seu principal símbolo enquanto que Petrópolis no estado do RJ, divide com outras cidades este simbolismo da imagem do estado. Quem pensa no estado do Rio, logo se lembra de sua capital mas também da Serra , da Região dos Lagos e da região de Angra-Parati.( afinal o RJ é um dos estados que a mídia mais mostra na TV, revistas , jornais, cinemas etc ) . Por mais que os gaúchos pensem que Gramado por ter muita arquitetura fake, não representa todo o estado, a impressão que sempre tive é que a maioria das pessoas que não são da região Sul, associam o RS a Gramado ou às cidades que tenham o mesmo perfil dela e, para quem é de fora, ser fake ou não deixa de ser algo tão importante e o que querem é encontrar um ambiente europeizado na arquitetura, clima, gastronomia, roupas usadas nas ruas etc. Em um país tropical, a imagem vendida por Gramado e algumas outras cidades gaúchas é bem atraente e sedutora ainda mais pra quem não está familiarizado com o frio rigoroso e que admira paisagens européias .
Bem, o fake também é visto nas serras fluminenses assim como na maioria das regiões serranas do sudeste onde há alguma presença da imigração européia ( casos de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Penedo , etc assim como da Serra Capixaba, alguns lugares do sul de Minas e do interior de SP ) . Em Petrópolis, principalmente nas residências e alguns restaurantes ( casas de campo ou seriam casa dos próprios moradores? ) que vemos nas estradas, também vemos o que você chama de fake . O que se nota na área urbana de Petrópolis , porém, é que há muitas construções autênticas que restaram da Velha Petrópolis que um dia foi certamente mais homogênea e com construções que eram um primor já que foi um dos lugares favoritos da nobreza e das elites em geral do Segundo Império e do início da República assim como de um grande número de imigrantes germânicos. Ao contrário de Gramado que mesmo sendo fake, que tem uma certa homogeneidade e todas as ruas parecem ter uma mesma cara , já em Petrópolis há prédios modernos no meio de residências charmosas não fakes de outros tempos e há os ícones tão famosos e históricos. Achei Petrópolis mais com cara de outras cidades turísticas brasileiras ( como por exemplo as estâncias hidrominerais do sul de Minas) , onde há lugares históricos belos em meio a algumas construções não tão belas ( caixotes modernos). Apesar de ser uma cidade mais autêntica no sentido de arquitetura original , acho que em Petrópolis apesar de ser muito arborizada e ter muita grama, os jardins floridos deveriam ser mais bem cuidados. Pode ser que os vi rapidamente e que numa outra viagem eu teria outra impressão.. não sei... mas não vi jardins tão bem cuidados quanto os que eu vi no Sul como por exemplo em Nova Petrópolis ou Gramado. De qualquer forma, a cidade é apaixonante e é muito querida por todos que a visitam. Ela é uma cidade que mexe com nosso imaginário ou com nosso inconsciente coletivo o qual ainda se fascina com a monarquia e não é à toa que no Brasil se dá nome de rei pra tudo quanto há ... rei do spaghetti, rei do carnaval , rei do café, etc... e também se usa muito o termo Palácio até pra teatros , por exemplo e mesmo para as sedes dos ministérios republicanos de Brasília.

Quanto a Stefan Zweig ser pouco conhecido no RS, acho que ele é pouco conhecido em todo Brasil e não apenas aí mas no meio da intelectualidade ele é muito conhecido até porque foi um dos maiores autores de todos os tempos. No Brasil se lê pouco e por isso, um autor que viveu há muitas décadas passadas e era estrangeiro , não seria mesmo tão conhecido dos brasileiros. Mas como você disse , a tendência será isto mudar , na medida que for mais divulgado ...e aqui no meu thread,... com meu trabalho de formiguinha... já fiz alguns o conhecerem... e imagino que muitos outros que encontrarem este thread em buscas de sites de pesquisa... irão vê-lo por curiosidade e quem sabe alguns irão visitar a casa e lerão algum livro dele!

Quanto ao sobrenome , ele é "de Oliveira Lisa". Este nickname "Olisa" eu o fiz na hora do cadastro mas já o quiz mudar e não consegui. Muita gente pensa mesmo que meu sobrenome é Olisa.

Last edited by Marcelo Olisa; November 25th, 2012 at 11:14 AM.
Old November 25th, 2012, 03:23 PM   #39
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 88

Ótimo thread!
Belo resgate histórico, com informações suficientes para quem, como eu, ainda não teve contato com a obra de Stefan Sweig vir a buscar conhecer mais sobre ele.
Surpreendente aquilo que você comentou sobre o descaso com partes importantes de nossa história. Tomara que esse qudra possa mudar no futuro.
Gostei muito também das fotos de Petrópolis. É um patrimônio inestimável do nosso país!
Muito obrigado por compartilhar conosco!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2012, 05:41 PM   #40
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Ótimo thread!
Belo resgate histórico, com informações suficientes para quem, como eu, ainda não teve contato com a obra de Stefan Sweig vir a buscar conhecer mais sobre ele.
Surpreendente aquilo que você comentou sobre o descaso com partes importantes de nossa história. Tomara que esse quadro possa mudar no futuro.
Gostei muito também das fotos de Petrópolis. É um patrimônio inestimável do nosso país!
Muito obrigado por compartilhar conosco!
Ei Santoangelense,
Uma boa maneira de se conhecer sobre a vida e obra de Stefan Zweig é lendo uma biografia escrita sobe ele por Dines, um jornalista. O livro se chama "Morte no Paraíso". Não é um livro barato mas para quem gosta de ler biografias é uma oportunidade de enriquecer seus conhecimentos e ao mesmo tempo se entreter com a leitura. Eu ainda não comprei este livro mas já o pesquisei na internet e pretendo comprá-lo e ir lendo-o aos poucos.
Como eu estou trabalhando atualmente em uma biblioteca da escola pública onde sou lotado em BH, já pus no livro de sugestões de compras , a obra do Stefan Zweig chamada "Brasil, um país do futuro".

Que bom que você gostou das fotos de Petrópolis e também gostou da forma como apresentei o Stefan Zweig e sua casa para vocês.

Compartilhar tudo isto é um prazer pra mim! Só lamento que a foto que tirei da máscara mortuária dele tenha saído com excesso de luz no vidro e eu preferi não postá-la.

Reply

Tags
brazil, museu, petropolis, stefan zweig, zweig

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules