daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old November 26th, 2012, 02:39 AM   #41
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1070

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Brasil, um país do futuro. Partes 1 e 2. TV Brasil.

Bacana, vale a pena assistir.

Custo do Estádio Nacional de Brasília, aka Elefante Branco Mundial vestido de vermelho: R$ 1,5 bilhões;
Corrupção: R$ 50 bilhões/ano; Segurança publica, saúde, educação, estradas e aeroportos: zero;
Ver a presidANTA vaiada e rejeitada por uma multidão: Não tem preço!
Loro. no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 26th, 2012, 04:02 AM   #42
Thina

Thina's Avatar

Likes (Received): 628

Maravilhoso thread. Me senti no museu, ótimas legendas.
Old November 26th, 2012, 04:19 AM   #43
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Quote:
Tô Brabo,

Como destino turístico serrano , acho que Gramado é pra o Rio Grande do Sul o seu principal símbolo enquanto que Petrópolis no estado do RJ, divide com outras cidades este simbolismo da imagem do estado. Quem pensa no estado do Rio, logo se lembra de sua capital mas também da Serra , da Região dos Lagos e da região de Angra-Parati.( afinal o RJ é um dos estados que a mídia mais mostra na TV, revistas , jornais, cinemas etc ) . Por mais que os gaúchos pensem que Gramado por ter muita arquitetura fake, não representa todo o estado, a impressão que sempre tive é que a maioria das pessoas que não são da região Sul, associam o RS a Gramado ou às cidades que tenham o mesmo perfil dela e, para quem é de fora, ser fake ou não deixa de ser algo tão importante e o que querem é encontrar um ambiente europeizado na arquitetura, clima, gastronomia, roupas usadas nas ruas etc. Em um país tropical, a imagem vendida por Gramado e algumas outras cidades gaúchas é bem atraente e sedutora ainda mais pra quem não está familiarizado com o frio rigoroso e que admira paisagens européias .
Bem, o fake também é visto nas serras fluminenses assim como na maioria das regiões serranas do sudeste onde há alguma presença da imigração européia ( casos de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Penedo , etc assim como da Serra Capixaba, alguns lugares do sul de Minas e do interior de SP ) . Em Petrópolis, principalmente nas residências e alguns restaurantes ( casas de campo ou seriam casa dos próprios moradores? ) que vemos nas estradas, também vemos o que você chama de fake . O que se nota na área urbana de Petrópolis , porém, é que há muitas construções autênticas que restaram da Velha Petrópolis que um dia foi certamente mais homogênea e com construções que eram um primor já que foi um dos lugares favoritos da nobreza e das elites em geral do Segundo Império e do início da República assim como de um grande número de imigrantes germânicos. Ao contrário de Gramado que mesmo sendo fake, que tem uma certa homogeneidade e todas as ruas parecem ter uma mesma cara , já em Petrópolis há prédios modernos no meio de residências charmosas não fakes de outros tempos e há os ícones tão famosos e históricos. Achei Petrópolis mais com cara de outras cidades turísticas brasileiras ( como por exemplo as estâncias hidrominerais do sul de Minas) , onde há lugares históricos belos em meio a algumas construções não tão belas ( caixotes modernos). Apesar de ser uma cidade mais autêntica no sentido de arquitetura original , acho que em Petrópolis apesar de ser muito arborizada e ter muita grama, os jardins floridos deveriam ser mais bem cuidados. Pode ser que os vi rapidamente e que numa outra viagem eu teria outra impressão.. não sei... mas não vi jardins tão bem cuidados quanto os que eu vi no Sul como por exemplo em Nova Petrópolis ou Gramado. De qualquer forma, a cidade é apaixonante e é muito querida por todos que a visitam. Ela é uma cidade que mexe com nosso imaginário ou com nosso inconsciente coletivo o qual ainda se fascina com a monarquia e não é à toa que no Brasil se dá nome de rei pra tudo quanto há ... rei do spaghetti, rei do carnaval , rei do café, etc... e também se usa muito o termo Palácio até pra teatros , por exemplo e mesmo para as sedes dos ministérios republicanos de Brasília.

Quanto ao sobrenome , ele é "de Oliveira Lisa". Este nickname "Olisa" eu o fiz na hora do cadastro mas já o quiz mudar e não consegui. Muita gente pensa mesmo que meu sobrenome é Olisa.
Verdade. Eu, como gaúcho, não acho que Gramado represente o estado na maior parte das coisas, mas como ela puxa a média pra cima, quem sou eu pra reclamar? Deve acontecer a mesma coisa com Minas e Ouro Preto, por exemplo. Mas não acho que Gramado não seja uma boa representante por causa dos "fakes" (que eu não os acho ruins, ao contrário da maioria das pessoas no fórum) mas porque ela é muito mais próxima da metade norte, dos imigrantes, do que do sul dos gaudérios, e porque ela é excessivamente bem cuidada e bem equipada (em todos os sentidos), situação que não se repete nas outras cidades.

Sobre Petrópolis, mesmo sem os jardins e a homogeneidade que você sentiu falta, pelo que eu vi no street view e nas suas fotos, me pareceu uma cidade muito bem cuidada, com bom urbanismo e edifícios conservados. Não sei se ao vivo essa impressão continua. Imagino que nas épocas pré-modernistas (como a do Stefan) a cidade era quase perfeita. Vou ver se encontro fotos na internet.

Fico feliz que a cidade ainda remeta ao charme monarquista, ao estilo de vida da aristocracia do império, que, mesmo polêmica, construiu ilhas de perfeição (como Petrópolis e o Rio de Janeiro) e, sem dúvida nenhuma, o Brasil seria muito diferente sem esse período até a República.

Então temos o mesmo sobrenome do meio, Oliveira, que dividimos com tanta gente que é quase impossível a origem ser a mesma.

Obrigado pela resposta, Marcelo Lisa.
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2012, 04:27 PM   #44
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 284

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Bacana, vale a pena assistir.
Sim , Loro, estes vídeos são muito instrutivos para quem quer conhecer um pouco mais sobre quem foi Stefan Zweig e também para se saber como a sua obra "Brasil, um país do futuro" foi recebida no nosso país, infelizmente incompreendida e com ele acusado de ter sido cooptado por Vargas o qual ele na intimidade chamava de "Pequeno ditador".

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2012, 04:54 PM   #45
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Maravilhoso thread. Me senti no museu, ótimas legendas.
Thina, o museu tem agora esta página virtual no SSC.
Obrigado pelo elogio às legendas.

Quote:
Originally Posted by TôBrabo View Post
Verdade. Eu, como gaúcho, não acho que Gramado represente o estado na maior parte das coisas, mas como ela puxa a média pra cima, quem sou eu pra reclamar? Deve acontecer a mesma coisa com Minas e Ouro Preto, por exemplo. Mas não acho que Gramado não seja uma boa representante por causa dos "fakes" (que eu não os acho ruins, ao contrário da maioria das pessoas no fórum) mas porque ela é muito mais próxima da metade norte, dos imigrantes, do que do sul dos gaudérios, e porque ela é excessivamente bem cuidada e bem equipada (em todos os sentidos), situação que não se repete nas outras cidades.
TôBrabo,

Na verdade, Gramado é praticamente um símbolo do RS fora daí, mas a figura tradicionalista do gaúcho pilchado e com chimarrão é a imagem mais comum do seu estado e não a de um colono com chapéu de palha e uvas nas mãos. O que acontece é que esta cultura gauchesca que você citou é associada com todo estado ( fora daí ) e não apenas com o sul do estado. E os gaúchos estão por todas partes do Brasil para reforçarem esta imagem. Eu mesmo pareço que os atraio porque por onde vou, geralmente vejo algum tomando chimarrão. Rss. Tenho fotos com gaúchos tomando chimarrão em Ouro Preto, em Curitiba, em BH e só não tirei a foto de um em Ipanema no Rio porque fiquei meio tímido para pedir pra tirar uma foto junto com ele. Em Petrópolis eu vi não apenas gaúchos como turistas mas vi também uma barraquinha onde vendiam salaminhos, queijinhos, vinhos etc e esta barraquinha era nos jardins do Palácio de Cristal. ).
Quote:
Sobre Petrópolis, mesmo sem os jardins e a homogeneidade que você sentiu falta, pelo que eu vi no street view e nas suas fotos, me pareceu uma cidade muito bem cuidada, com bom urbanismo e edifícios conservados. Não sei se ao vivo essa impressão continua. Imagino que nas épocas pré-modernistas (como a do Stefan) a cidade era quase perfeita. Vou ver se encontro fotos na internet.
Realmente a cidade é super bem cuidada diante do padrão das cidades brasileiras. Acredito que a Petrópolis que Stefan Zweig viu era muito mais original e fiel ao que foi na época do Império isto porque o Brasil ainda não tinha tido um grande surto de demolições a ponto de descaracterizar todas cidades. Congonhas em Minas, por exemplo, que ele cita em seu capítulo sobre Minas Gerais, era uma cidade que ele dizia ser bem conservada e a colocou ao lado de Ouro Preto e Mariana. Quem a conhece hoje sabe que fora a Igreja de Bom Jesus de Matosinhos que tem os profetas do Aleiajadinho e da Romaria ( reconstruída), a cidade tem poucas ruas com arquitetura colonial e no resto é feia e descaracterizada. A BH que ele cita nos seus escritos também , só tinha 150.000 habitantes e as cidades históricas parecem em grande decadência e abandono o que graças a Deus , foi revertido depois e hoje estão com bom estado de conservação e restauradas.
Quote:
Fico feliz que a cidade ainda remeta ao charme monarquista, ao estilo de vida da aristocracia do império, que, mesmo polêmica, construiu ilhas de perfeição (como Petrópolis e o Rio de Janeiro) e, sem dúvida nenhuma, o Brasil seria muito diferente sem esse período até a República.
Uma dica que te dou é de um dia ir ver o Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora que é o segundo mais importante museu sobre o Império Brasileiro que há no nosso país. Lá há grandes preciosidades.
Quote:
Então temos o mesmo sobrenome do meio, Oliveira, que dividimos com tanta gente que é quase impossível a origem ser a mesma.

Obrigado pela resposta, Marcelo Lisa.
Certamente os nossos "de Oliveira" não têm a mesma origem. No caso da minha família, este "de Oliveira" é falso e foi adotado ou inventado pelo avô paterno de minha mãe que veio fugido , em meados do século XIX, para Dores do Indaiá no centro-oeste mineiro. A origem dele era Nápoles e só sabemos que os seus pais colocaram ele e seu irmão, ambos menores de idade, dentro de um navio e lhes disseram pra nunca mais voltarem nem revelarem o verdadeiro sobrenome.

Last edited by Marcelo Olisa; November 30th, 2012 at 01:45 AM.
Old December 2nd, 2012, 01:21 AM   #46
renie
Registered User

renie's Avatar

Likes (Received): 11

Muito lindo o thread. Realmente somos ignorantes de tanta riqueza cultural deste Brasil.
Parabéns!
renie no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2012, 02:42 AM   #47
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Quote:
TôBrabo,

Na verdade, Gramado é praticamente um símbolo do RS fora daí, mas a figura tradicionalista do gaúcho pilchado e com chimarrão é a imagem mais comum do seu estado e não a de um colono com chapéu de palha e uvas nas mãos. O que acontece é que esta cultura gauchesca que você citou é associada com todo estado ( fora daí ) e não apenas com o sul do estado. E os gaúchos estão por todas partes do Brasil para reforçarem esta imagem. Eu mesmo pareço que os atraio porque por onde vou, geralmente vejo algum tomando chimarrão. Rss. Tenho fotos com gaúchos tomando chimarrão em Ouro Preto, em Curitiba, em BH e só não tirei a foto de um em Ipanema no Rio porque fiquei meio tímido para pedir pra tirar uma foto junto com ele. Em Petrópolis eu vi não apenas gaúchos como turistas mas vi também uma barraquinha onde vendiam salaminhos, queijinhos, vinhos etc e esta barraquinha era nos jardins do Palácio de Cristal. ).

Uma dica que te dou é de um dia ir ver o Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora que é o segundo mais importante museu sobre o Império Brasileiro que há no nosso país. Lá há grandes preciosidades.
Certamente os nossos "de Oliveira" não têm a mesma origem. No caso da minha família, este "de Oliveira" é falso e foi adotado ou inventado pelo avô paterno de minha mãe que veio fugido , em meados do século XIX, para Dores do Indaiá no centro-oeste mineiro. A origem dele era Nápoles e só sabemos que os seus pais colocaram ele e seu irmão, ambos menores de idade, dentro de um navio e lhes disseram pra nunca mais voltarem nem revelarem o verdadeiro sobrenome.
Pois é, gaúcho tem em tudo que é lugar. Acho que todo mundo aqui conhece alguém que foi para outro estado. É um tanto ruim pra economia, mas é bom porque dá pra se sentir em casa aqui e até em Rondônia. Essa é uma das tantas semelhanças que gaúchos tem com mineiros. Na minha cidade, Canela, está tendo um "surto" de imigração mineira. Só nos últimos anos abriram uns cinco restaurantes mineiros na cidade (isso é bastante para uma cidade de 40 mil habitantes) e as duas universidades de hotelaria da cidade estão cheias de seus conterrâneos.

Obrigado pela dica do museu. Me interessei nesse trajeto Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Mesmo cruzando um estado, é uma distância mínima pra quem é acostumado a viajar de carro, e o caminho é cheio de atrativos.

Muito interessante (apesar de misteriosa) essa história do teu Oliveira! O meu é do mais genérico, quase impossível descobrir a origem. Sempre tento saber as histórias de certos nomes, ainda mais no Brasil, onde a maioria dos sobrenomes não portugueses (ou disfarçados como o teu) são recentes.
Não sabia que teve imigração italiana para Minas, a não ser que esse tenha sido um caso isolado. Sei que a grande maioria dos italianos do sul são do norte ou das ilhas, conheço pouquíssimos do sul (fora os donos de restaurantes típicos ).
Old December 2nd, 2012, 08:53 AM   #48
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renie View Post
Muito lindo o thread. Realmente somos ignorantes de tanta riqueza cultural deste Brasil.
Parabéns!
Também vivemos em um país continental e é difícil sabermos tudo que se passa em cada pedacinho perdido em diferentes regiões. Há lugares tão distantes de nós e com uma cultura tão diversificada que quase que somente a língua e alguns valores e nacionalismos que nos unem. Os meios de comunicação de massa que nos aproximaram mais . Fico imaginando a vida no Brasil nos séculos passados quando uma notícia demorava meses pra chegar e as viagens também eram de meses pra lugares hoje relativamente próximos. De qualquer forma, nos dias de hoje, livros e outras fontes como jornais, tv , cinema, etc tentam nos fazer sair desta "ignorância" que eu acho que é mais fruto de um excesso de informações e nem tudo conseguimos memorizar e nem tudo assimilar... e na verdade, sempre fazemos opções do que é mais importante naquele momento pra vermos , lermos, visitarmos etc e ao escolhermos algo, abrimos mão de outras opções. Quem tem mais curiosidade de Geografia de de História assim como de literatura, costuma vasculhar mais essa diversidade . O mesmo quem ama fazer turismo ou ler sobre ...

Obrigado pela visita ao thread.

Old December 2nd, 2012, 09:24 AM   #49
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Pois é, gaúcho tem em tudo que é lugar. Acho que todo mundo aqui conhece alguém que foi para outro estado. É um tanto ruim pra economia, mas é bom porque dá pra se sentir em casa aqui e até em Rondônia. Essa é uma das tantas semelhanças que gaúchos tem com mineiros. Na minha cidade, Canela, está tendo um "surto" de imigração mineira. Só nos últimos anos abriram uns cinco restaurantes mineiros na cidade (isso é bastante para uma cidade de 40 mil habitantes) e as duas universidades de hotelaria da cidade estão cheias de seus conterrâneos.

Obrigado pela dica do museu. Me interessei nesse trajeto Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Mesmo cruzando um estado, é uma distância mínima pra quem é acostumado a viajar de carro, e o caminho é cheio de atrativos.

Muito interessante (apesar de misteriosa) essa história do teu Oliveira! O meu é do mais genérico, quase impossível descobrir a origem. Sempre tento saber as histórias de certos nomes, ainda mais no Brasil, onde a maioria dos sobrenomes não portugueses (ou disfarçados como o teu) são recentes.
Não sabia que teve imigração italiana para Minas, a não ser que esse tenha sido um caso isolado. Sei que a grande maioria dos italianos do sul são do norte ou das ilhas, conheço pouquíssimos do sul (fora os donos de restaurantes típicos ).
Vou te responder com links... posso?

Falando em gaúchos por todos lados, você já escutou falar que no Norte de Minas na fronteira do Parque Grande Sertão Veredas ( nada mais mineiro que um parque com nome de livro do Guimarães Rosa) tem lá um munícipio com pose de gaúcho? Rsss...??? Sim, é Chapada Gaúcha! Veja duas fontes sobre o lugar:

http://veja.abril.com.br/220798/p_076.html

http://minastour.com.br/website/inde...s=VG5wTk1nPT0=

Em relação a você não saber que em Minas houve imigração italiana, 10% dos mineiros têm ancestrais italianos e 20 % dos povo de Belo Horizonte tem ancestrais italianos. o bairro onde moro assim como uns 5 outros de BH foram, inicialmente bairros de imigrantes italianos. BH tem até festa do dia da Itália quando quarteirões do bairro Savassi são fechados e há comidas típicas, danças etc. Além da imigração italiana do passado( final do século XIX e início do século XX) , houve quando a FIAT veio pra Betim, um afluxo de grande número de italianos do Piemonte. Muitos ainda moram aqui assim como seus descendentes. Minas recebeu mais imigrantes italianos do que o ES, SC e PR mas eles se ajuntaram a lugares já povoados e foram culturalmente muito assimilados. Eu já fui em um seminário anual que há aqui sobre a imigração italiana em Minas e lá falaram uma vez que em Minas foi onde primeiro os italianos se tornaram brasileiros, comparando-os com os imigrantes e descendentes de outros estados do país. Isto porque em outros lugares eles viviam isolados em colônias e aqui iam pra centros urbanos onde conviviam com outras etnias.

Italianos em Belo Horizonte:
http://comunitaitaliana.com/site/ind...077&Itemid=135

O quase esquecimento da importância dos italianos na história arquitetônica de BH:
http://www.ponteentreculturas.com.br...tura_de_BH.pdf

Italianos de Minas na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%...m_Minas_Gerais

Outros imigrantes em Minas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_de_Minas_Gerais

Alemães em Minas:

http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=13695

Outras colônias alemãs em Minas GErais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%...m_Minas_Gerais

Tô Brabo, Juiz de Fora onde você pretende ir, teve imigração alemã mas como eu já disse, já era um lugar bem povoado então você vê alguns traços deles mas não algo como se vê no Sul do Brasil onde alguns lugares parecem pedaços da Alemanha. Teófilo Otoni também teve muita presença alemã assim como Nova Baden em Lambari, alguns trechos da Serra do Caparaó, etc.

Já que o thread é sobre um judeu, aqui os números dos judeus em Minas. São quase 4000 com a maioria morando em Belo Horizonte. Em BH há uma praça chamada de "Estado de Israel" e há uma festa anual judaica : http://www.conib.org.br/comunidades.asp?id=14

OBS: Tô Brabo, eu que não tenho como ir pra Canela também neste "fluxo" porque eu adoraria estudar hotelaria. Já pensei em obtenção de novo título aqui pra estudar Turismo ou algo relacionado à área. Se eu pudesse , eu abriria uma pousada ou hostel mas não tenho capital. Se eu tivesse capital, minhas opções seriam fazê-lo na Estrada Real em Minas ou na Rota Romântica aí no Rio Grande do Sul ... ou quem sabe em Curitiba ...
Tô Brabo, me mande mensagem privada porque eu gostaria de te encontrar quando eu for no Rio Grande do Sul entre 29 de maio e 03 de junho do ano que vem. Estarei certamente em Gramado-Canela assim como em vários pontos da Rota Romântica e do Vale dos Vinhedos. Também estarei um dia em Porto Alegre. Abraço e obrigado pela sua presença no meu thread.

Last edited by Marcelo Olisa; December 2nd, 2012 at 09:31 AM.
Old December 5th, 2012, 05:12 AM   #50
gusbrum
Registered User

gusbrum's Avatar

Likes (Received): 88

Stefan Zweig foi autor de um dos meus livros preferidos, que se chama "The World of Yesterday". é uma obra sem igual que mostra nos minimos detalhes como era a Europa pré- Primeira Guerra Mundial.
Para aqueles que desconhecem o impacto da primeira guerra mundial, este conflito foi talvez o mais sangrento de todas as guerras, e tambem talvez a guerra que mais mexeu nas estruturas da civilização Europeia e de certo modo, tambem toda a civilização Ocidental. Basicamente, a 1a Guerra Mundial basicamente sepultou toda as regras da sociedade Vitoriana do Seculo 19. E o interessante é que seu livro mostra de forma indireta como isto aconteceu.
Recomendo ler.
Tambem seu livro Brasil o pais do futuro, é um raio-X excelente da nação Brasileira dos anos 40. Um genio de escritor.

Last edited by gusbrum; December 5th, 2012 at 07:16 AM.
gusbrum no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2012, 03:55 AM   #51
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Quote:
Vou te responder com links... posso?

Falando em gaúchos por todos lados, você já escutou falar que no Norte de Minas na fronteira do Parque Grande Sertão Veredas ( nada mais mineiro que um parque com nome de livro do Guimarães Rosa) tem lá um munícipio com pose de gaúcho? Rsss...??? Sim, é Chapada Gaúcha! Veja duas fontes sobre o lugar:

http://veja.abril.com.br/220798/p_076.html

http://minastour.com.br/website/inde...s=VG5wTk1nPT0=

Em relação a você não saber que em Minas houve imigração italiana, 10% dos mineiros têm ancestrais italianos e 20 % dos povo de Belo Horizonte tem ancestrais italianos. o bairro onde moro assim como uns 5 outros de BH foram, inicialmente bairros de imigrantes italianos. BH tem até festa do dia da Itália quando quarteirões do bairro Savassi são fechados e há comidas típicas, danças etc. Além da imigração italiana do passado( final do século XIX e início do século XX) , houve quando a FIAT veio pra Betim, um afluxo de grande número de italianos do Piemonte. Muitos ainda moram aqui assim como seus descendentes. Minas recebeu mais imigrantes italianos do que o ES, SC e PR mas eles se ajuntaram a lugares já povoados e foram culturalmente muito assimilados. Eu já fui em um seminário anual que há aqui sobre a imigração italiana em Minas e lá falaram uma vez que em Minas foi onde primeiro os italianos se tornaram brasileiros, comparando-os com os imigrantes e descendentes de outros estados do país. Isto porque em outros lugares eles viviam isolados em colônias e aqui iam pra centros urbanos onde conviviam com outras etnias.

Italianos em Belo Horizonte:
http://comunitaitaliana.com/site/ind...077&Itemid=135

O quase esquecimento da importância dos italianos na história arquitetônica de BH:
http://www.ponteentreculturas.com.br...tura_de_BH.pdf

Italianos de Minas na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%...m_Minas_Gerais

Outros imigrantes em Minas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_de_Minas_Gerais

Alemães em Minas:

http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=13695

Outras colônias alemãs em Minas GErais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%...m_Minas_Gerais

Tô Brabo, Juiz de Fora onde você pretende ir, teve imigração alemã mas como eu já disse, já era um lugar bem povoado então você vê alguns traços deles mas não algo como se vê no Sul do Brasil onde alguns lugares parecem pedaços da Alemanha. Teófilo Otoni também teve muita presença alemã assim como Nova Baden em Lambari, alguns trechos da Serra do Caparaó, etc.

Já que o thread é sobre um judeu, aqui os números dos judeus em Minas. São quase 4000 com a maioria morando em Belo Horizonte. Em BH há uma praça chamada de "Estado de Israel" e há uma festa anual judaica : http://www.conib.org.br/comunidades.asp?id=14

OBS: Tô Brabo, eu que não tenho como ir pra Canela também neste "fluxo" porque eu adoraria estudar hotelaria. Já pensei em obtenção de novo título aqui pra estudar Turismo ou algo relacionado à área. Se eu pudesse , eu abriria uma pousada ou hostel mas não tenho capital. Se eu tivesse capital, minhas opções seriam fazê-lo na Estrada Real em Minas ou na Rota Romântica aí no Rio Grande do Sul ... ou quem sabe em Curitiba ...
Tô Brabo, me mande mensagem privada porque eu gostaria de te encontrar quando eu for no Rio Grande do Sul entre 29 de maio e 03 de junho do ano que vem. Estarei certamente em Gramado-Canela assim como em vários pontos da Rota Romântica e do Vale dos Vinhedos. Também estarei um dia em Porto Alegre. Abraço e obrigado pela sua presença no meu thread.
Nossa, que baita ignorância a minha, a imigração em Minas é simplesmente muito mais significativa do que eu imaginava! Considerava Porto Alegre uma capital com boa influência italiana na população, mas pelo visto BH quase nos bate (ou totalmente, não achei os dados portalegrenses para conferir).
De fato os sinais dessa imigração são bem mais diluídos em Minas do que no sul, pelo menos pra quem vê de longe. Talvez o fato da cultura mineira ser das mais antigas do país (para alguns o seu surgimento se confunde com o surgimento da cultura puramente brasileira) tenha influenciado, já que o estado tinha cidades desde o século XVII, enquanto por aqui só tinham as poucas missões espanholas. Talvez isso explique também porque os italianos mantiveram as tradições mesmo no meio urbano de Porto Alegre (além da cidade ser muito pequena e tomada de alemães, não existia propriamente uma cultura local urbana forte), ao contrário de BH. Aqui não houve absorção da cultura portuguesa pelos italianos, e sim complementação - isso no meio urbano, já que nas colônias do interior até hoje se preserva quase que totalmente os costumes italianos, como tu já conhece. Acredito que em Minas tenha sido diferente. Claro que houve várias outras variantes locais também (em um dos links diz que as colônias italianas de Minas também possuíam brasileiros, por exemplo), mas o fator cultural costuma ser sempre o mais expressivo.
Felizmente essas festas que tu citou resgatam esse lado desconhecido da imigração italiana mineira. Esses resgates são muito bem-vindos em qualquer lugar.

Da imigração alemã eu já tinha alguma noção porque tenho amigos mineiros de sobrenome alemão, mas novamente me surpreendi com os números, ainda mais com a existência de colônias rurais, coisa que eu não sabia que existia fora do sul e de poucos lugares de SP.

Adorei Chapada Gaúcha! Mais uma pra coleção. Mas essa tá bem "preservada". Será que os alemães e italianos tem tanto desconhecimento das colônias que fundaram no Brasil quanto os próprios gaúchos?

Ora Marcelo, tu consegue captar muito bem o lado bucólico, poético, desses locais turísticos de imigração européia. É como se todo o turismo desses locais fosse construído para as pessoas saírem com as mesmas impressões que tu descreve. É muito fácil te imaginar como dono de pousadas, de preferência numa casa bem típica. O capital é uma grande barreira, mas quando superada e com as escolhas certas o retorno é garantido. Se algum dia tu conseguir realizar o desejo, torço para que sua escolha seja o Rio Grande do Sul.

Respondi a mensagem mas na minha ignorância não sei se ela chegou corretamente, caso não tenha chegado me avise que eu reenvio. Abraço!
Old December 6th, 2012, 07:32 PM   #52
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Nossa, que baita ignorância a minha, a imigração em Minas é simplesmente muito mais significativa do que eu imaginava!

TôBrabo, não é questão de ignorância mas sim é uma consequência de um certo silêncio no qual a cultura de imigrantes não somente italianos mas também germânicos passou nos anos Vargas e pós -Vargas tanto no Brasil quanto no exterior talvez por medo de sua divulgação fortalecesse idéias fascistas ou nazistas. Assim como no Sul , em BH houve grande perseguição à cultura destes imigrantes.E foi nesta época que a imigração começou a cair mesmo com a crise que se seguiu ao fim da guerra, antes do Plano Marshall dar certo. Meu pai estudava numa escola para filhos de italianos e os livros vinham da Itália mas, nesta época, nacionalizaram o nome da escola e , claro que também os conteúdos e a língua em que seriam ensinados. EM BH, como eu já disse o atual Cruzeiro Esporte Clube se chamava Palestra Itália. Um dos melhores hospitais de BH até hoje teve nacionalizado seu nome, o atual Felício Rocho. Houve quebra-quebras de casas comerciais de imigrantes assim como se proibiu que falasse a língua em público. Eu não conheci meus avós mas escutei várias histórias de tias que eram jovens naquela época e a imprensa daqui também já noticiou muito disto esporadicamente. Os prédios ecléticos da cidade assim como vários neoclássicos tinham mão-de-obra em parte italiana especialmente de arquitetos, pintores, escultores. O cemitério do Bonfim de BH é belíssimo e os escultores que hoje são praticamente desconhecidos eram italianos. E para você entender como a cultura italiana era forte antes da Segunda Guerra Mundial , eu te pergunto sobre quem nunca escutou a canção "Oh! Minas Gerais , Oh! Minas Gerais, quem te conhece não te esquece jamais... Oh! Minas Gerais".....??? Pois bem, agora veja de onde vem a melodia dela:

"A canção mais famosa de Minas ,dentro e fora do Estado de Minas Gerais é "Oh! Minas Gerais". Tida por alguns como o hino oficial, e é originária da valsa italiana "Viene Sul Mare" com letra adaptada por José Duduca de Moraes, cantor e autor de mais de 200 músicas. A obra italiana chegou ao Brasil através das companhias líricas que apresentavam-se no país no fim do século XIX e início do século XX e teve sua primeira versão brasileira escrita por Eduardo das Neves em homenagem ao couraçado brasileiro batizado com o nome do Estado".
"Os versos começavam assim:
Louros triunfais o século nos traz,
vamos saudar o gigante do mar, o Minas Gerais…"

Pouco tempo depois, começavam aparecer versões ligando a melodia, não mais ao navio, mas ao estado mineiro.Os imigrantes italianos no estado tanto cantaram esta canção que ela se tornou um hino não oficial do estado.
Fonte: Wikipédia.

Veja este vídeo. Eu estava na platéia!!

Outro vídeo:
A canção "Viene sul mare" com a letra original e a mesma melodia do Oh! Minas Gerais.

Se preferirem, procurem no youtube por esta canção nas vozes do Bocelli, do Pavarotti e também de músicos italianos do século passado.

Aqui a versão em português :

Quote:
Considerava Porto Alegre uma capital com boa influência italiana na população, mas pelo visto BH quase nos bate (ou totalmente, não achei os dados portalegrenses para conferir).
Também não sei dos dados daí pra comparar. Em BH , basta reparar nos sobrenomes de pessoas principalmente das classes médias e alguns da alta , para se ver que são uma mistura de sobrenomes portugueses com italianos. Não é difícil encontrar estes sobrenomes quando consultamos livros de convênios médicos, nos catálogos telefônicos , em alguns nomes de instituições e também de ruas, em alguns sobrenomes de escritores famosos e até de ex-prefeitos, nos próprios traços do povo que se vê nas ruas. O famoso bairro Savassi vem do sobrenome de uma família italiana que tinha uma padaria na região. Apesar de tudo isto, eu desconheço a existência de praças, parques ou estátuas em homenagem a estes imigrantes.

Quote:
De fato os sinais dessa imigração são bem mais diluídos em Minas do que no sul, pelo menos pra quem vê de longe. Talvez o fato da cultura mineira ser das mais antigas do país (para alguns o seu surgimento se confunde com o surgimento da cultura puramente brasileira) tenha influenciado, já que o estado tinha cidades desde o século XVII, enquanto por aqui só tinham as poucas missões espanholas. Talvez isso explique também porque os italianos mantiveram as tradições mesmo no meio urbano de Porto Alegre (além da cidade ser muito pequena e tomada de alemães, não existia propriamente uma cultura local urbana forte), ao contrário de BH. Aqui não houve absorção da cultura portuguesa pelos italianos, e sim complementação - isso no meio urbano, já que nas colônias do interior até hoje se preserva quase que totalmente os costumes italianos, como tu já conhece. Acredito que em Minas tenha sido diferente. Claro que houve várias outras variantes locais também (em um dos links diz que as colônias italianas de Minas também possuíam brasileiros, por exemplo), mas o fator cultural costuma ser sempre o mais expressivo.
Concordo com tudo isto.

Quote:
Felizmente essas festas que tu citou resgatam esse lado desconhecido da imigração italiana mineira. Esses resgates são muito bem-vindos em qualquer lugar.
Aqui várias notícias da festa que neste ano reuniu 80.000 pessoas:
http://festaitalianabh.wordpress.com/

Aqui um site de uma associação que procura reunir os descendentes:

http://www.acibramg.com.br/

A Itália que renasceu e vive em BH

http://www.otempo.com.br/pampulha/no...dNoticia=11405

Quote:
Da imigração alemã eu já tinha alguma noção porque tenho amigos mineiros de sobrenome alemão, mas novamente me surpreendi com os números, ainda mais com a existência de colônias rurais, coisa que eu não sabia que existia fora do sul e de poucos lugares de SP.
Além destas imigrações do passado, nota-se em BH imigrações espontâneas de alemães que aqui se casam, fazem restaurantes , vêm dar aulas de alemão etc. Conheço algumas famílias com esta história de imigração recente. Aliás alemães são um dos grupos que mais faz turismo nas cidades históricas de Minas ao lado de franceses e norte-americanos e alguns acabam ficando por aqui .

Quote:
Adorei Chapada Gaúcha! Mais uma pra coleção. Mas essa tá bem "preservada". Será que os alemães e italianos tem tanto desconhecimento das colônias que fundaram no Brasil quanto os próprios gaúchos?
TôBrabo, infelizmente no exterior , nós brasileiros, somos reduzidos a estereótipos e Minas para a maioria nem sabem que existe. Apesar disto , de tempos em tempos, o governo e órgãos oficiais de turismo daqui , convidam jornalistas estrangeiros pra visitarem nossas cidades e também nos divulgam em feiras internacionais de turismo. Já notei que ultimamente Minas tem sido muito divulgada em Portugal pela imprensa. Talvez por haver agora voos diretos entre BH e Lisboa. Na França houve exposições no Louvre sobre o Barroco Mineiro e isto também fez virem grandes fluxos para cá. Acredito que com a Copa do Mundo mas também com a ação de cada brasileiro que tem amigos estrangeiros na internet, que podemos mudar nossa imagem mostrando que somos muito mais ricos do que imaginam no sentido de diversidade da arquitetura, da gastronomia, da cultura em geral e mesmo etnias. Imagina durante a Copa do Mundo, bilhões de pessoas vendo o Brasil diariamente nas Tvs, jornais, revistas etc. É claro que não mostrarão somente estádios de futebol ou acessos mas sim como nossas cidades são tão diferentes do que há no senso comum de lá e como nosso povo é hospitaleiro e receptivo. Acho que neste evento, teremos como mostrar o Brasil do século XXI e quebrar medos de alguns de virem pra aqui. O que noto nas poucas viagens que faço por diferentes estados do Brasil é que a maioria dos turistas estrangeiros ficam encantados com o nosso país e muitossss ( principalmente os jovens) despertam uma vontade de morar aqui, de trabalhar aqui. Perdi as contas de quantas vezes escutei de europeus e mesmo de norte-americanos , este desejo.
Quote:
Ora Marcelo, tu consegue captar muito bem o lado bucólico, poético, desses locais turísticos de imigração européia. É como se todo o turismo desses locais fosse construído para as pessoas saírem com as mesmas impressões que tu descreve. É muito fácil te imaginar como dono de pousadas, de preferência numa casa bem típica. O capital é uma grande barreira, mas quando superada e com as escolhas certas o retorno é garantido. Se algum dia tu conseguir realizar o desejo, torço para que sua escolha seja o Rio Grande do Sul.
Tô Brabo, eu te agradeço por usas palavras mas não tenho este otimismo que você tem até porque já não tenho mais meus 18 ou 20 anos. Mas independente de um dia algo extraordinário acontecer e eu poder realizar isto , eu queria estudar Turismo nem que fosse como hobby...
Quote:
Respondi a mensagem mas na minha ignorância não sei se ela chegou corretamente, caso não tenha chegado me avise que eu reenvio. Abraço!
Chegou sim e eu te agradeço por sua atenção. Acho os gaúchos muito parecidos com os mineiros seja na hospitalidade seja em terem um coração caloroso para com quem é de fora. Fui muito bem recebido no seu estado e as pessoas tinham muito interesse em saberem que eu era de Minas. Certamente aqui também vocês são muito bem-vindos.

Last edited by Marcelo Olisa; December 10th, 2012 at 02:34 PM.
Old December 6th, 2012, 07:35 PM   #53
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by gusbrum View Post
Stefan Zweig foi autor de um dos meus livros preferidos, que se chama "The World of Yesterday". é uma obra sem igual que mostra nos minimos detalhes como era a Europa pré- Primeira Guerra Mundial.
Para aqueles que desconhecem o impacto da primeira guerra mundial, este conflito foi talvez o mais sangrento de todas as guerras, e tambem talvez a guerra que mais mexeu nas estruturas da civilização Europeia e de certo modo, tambem toda a civilização Ocidental. Basicamente, a 1a Guerra Mundial basicamente sepultou toda as regras da sociedade Vitoriana do Seculo 19. E o interessante é que seu livro mostra de forma indireta como isto aconteceu.
Recomendo ler.
Tambem seu livro Brasil o pais do futuro, é um raio-X excelente da nação Brasileira dos anos 40. Um genio de escritor.
Obrigado por sua contribuilção, Gusbrum!!! Foi excelente a síntese que você fez.

Old December 8th, 2012, 06:50 AM   #54
sursena
*Brazilian CybercitiZen*

sursena's Avatar

Likes (Received): 114

Muito bom! Parabens pelas fotos e obrigado por postar.
Question everything you hear and read!!!
sursena no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2012, 12:34 PM   #55
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

Eu estive na inauguração desta casa... uma bela homemagem, também gosto muito dos seus livros...
Old December 8th, 2012, 08:14 PM   #56
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by sursena View Post
Muito bom! Parabens pelas fotos e obrigado por postar.
De nada , cara. Quem agradece por você visitar o thread sou eu!

Quote:
Originally Posted by zeh View Post
Eu estive na inauguração desta casa... uma bela homenagem, também gosto muito dos seus livros...
Que legal você ter estado lá na inauguração! Você este lá por coincidência de estar em Petrópolis no dia ou é porque atua na área da literatura ou da museologia etc?

Old December 8th, 2012, 08:50 PM   #57
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

Estava no Rio de férias e soube que a casa iria abrir... gosto dos seus livros... ai foi só subir a serra...
Old December 8th, 2012, 09:02 PM   #58
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by zeh View Post
Estava no Rio de férias e soube que a casa iria abrir... gosto dos seus livros... ai foi só subir a serra...
E andei procurando livros dele por aqui e dizem estar esgotados. Até a biografia dele não achei ainda. Acho que vou ter de procurá-los em bibliotecas.

Old December 11th, 2012, 04:52 PM   #59
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 436

Belo thread.
Belo museu.
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2012, 05:47 PM   #60
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Deco View Post
Belo thread.
Belo museu.
Obrigado por ter admirado o thread e que bom que gostou do museu!!

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules