|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#41 |
|
Pro Brasilia fiant eximia
Likes (Received): 1070
|
Bacana, vale a pena assistir.
Custo do Estádio Nacional de Brasília, aka Elefante Branco Mundial vestido de vermelho: R$ 1,5 bilhões; Corrupção: R$ 50 bilhões/ano; Segurança publica, saúde, educação, estradas e aeroportos: zero; Ver a presidANTA vaiada e rejeitada por uma multidão: Não tem preço! |
|
|
|
|
|
#42 |
|
Likes (Received): 628
|
Maravilhoso thread. Me senti no museu, ótimas legendas.
|
|
|
|
#43 | |
|
Registered User
|
Quote:
Deve acontecer a mesma coisa com Minas e Ouro Preto, por exemplo. Mas não acho que Gramado não seja uma boa representante por causa dos "fakes" (que eu não os acho ruins, ao contrário da maioria das pessoas no fórum) mas porque ela é muito mais próxima da metade norte, dos imigrantes, do que do sul dos gaudérios, e porque ela é excessivamente bem cuidada e bem equipada (em todos os sentidos), situação que não se repete nas outras cidades. Sobre Petrópolis, mesmo sem os jardins e a homogeneidade que você sentiu falta, pelo que eu vi no street view e nas suas fotos, me pareceu uma cidade muito bem cuidada, com bom urbanismo e edifícios conservados. Não sei se ao vivo essa impressão continua. Imagino que nas épocas pré-modernistas (como a do Stefan) a cidade era quase perfeita. Vou ver se encontro fotos na internet. Fico feliz que a cidade ainda remeta ao charme monarquista, ao estilo de vida da aristocracia do império, que, mesmo polêmica, construiu ilhas de perfeição (como Petrópolis e o Rio de Janeiro) e, sem dúvida nenhuma, o Brasil seria muito diferente sem esse período até a República. Então temos o mesmo sobrenome do meio, Oliveira, que dividimos com tanta gente que é quase impossível a origem ser a mesma. Obrigado pela resposta, Marcelo Lisa.
|
|
|
|
#44 |
|
Marcelo Lisa
Likes (Received): 284
|
Sim , Loro, estes vídeos são muito instrutivos para quem quer conhecer um pouco mais sobre quem foi Stefan Zweig e também para se saber como a sua obra "Brasil, um país do futuro" foi recebida no nosso país, infelizmente incompreendida e com ele acusado de ter sido cooptado por Vargas o qual ele na intimidade chamava de "Pequeno ditador".
|
|
|
#45 | |||
|
Marcelo Lisa
|
Thina, o museu tem agora esta página virtual no SSC.
![]() Obrigado pelo elogio às legendas. ![]() Quote:
Na verdade, Gramado é praticamente um símbolo do RS fora daí, mas a figura tradicionalista do gaúcho pilchado e com chimarrão é a imagem mais comum do seu estado e não a de um colono com chapéu de palha e uvas nas mãos. O que acontece é que esta cultura gauchesca que você citou é associada com todo estado ( fora daí ) e não apenas com o sul do estado. E os gaúchos estão por todas partes do Brasil para reforçarem esta imagem. Eu mesmo pareço que os atraio porque por onde vou, geralmente vejo algum tomando chimarrão. Rss. Tenho fotos com gaúchos tomando chimarrão em Ouro Preto, em Curitiba, em BH e só não tirei a foto de um em Ipanema no Rio porque fiquei meio tímido para pedir pra tirar uma foto junto com ele. Em Petrópolis eu vi não apenas gaúchos como turistas mas vi também uma barraquinha onde vendiam salaminhos, queijinhos, vinhos etc e esta barraquinha era nos jardins do Palácio de Cristal. ). Quote:
Quote:
Certamente os nossos "de Oliveira" não têm a mesma origem. No caso da minha família, este "de Oliveira" é falso e foi adotado ou inventado pelo avô paterno de minha mãe que veio fugido , em meados do século XIX, para Dores do Indaiá no centro-oeste mineiro. A origem dele era Nápoles e só sabemos que os seus pais colocaram ele e seu irmão, ambos menores de idade, dentro de um navio e lhes disseram pra nunca mais voltarem nem revelarem o verdadeiro sobrenome.
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; November 30th, 2012 at 01:45 AM. |
|||
|
|
|
|
|
#46 |
|
Registered User
Likes (Received): 11
|
Muito lindo o thread. Realmente somos ignorantes de tanta riqueza cultural deste Brasil.
Parabéns! |
|
|
|
|
|
#47 | |
|
Registered User
|
Quote:
Obrigado pela dica do museu. Me interessei nesse trajeto Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Mesmo cruzando um estado, é uma distância mínima pra quem é acostumado a viajar de carro, e o caminho é cheio de atrativos. Muito interessante (apesar de misteriosa) essa história do teu Oliveira! O meu é do mais genérico, quase impossível descobrir a origem. Sempre tento saber as histórias de certos nomes, ainda mais no Brasil, onde a maioria dos sobrenomes não portugueses (ou disfarçados como o teu) são recentes. Não sabia que teve imigração italiana para Minas, a não ser que esse tenha sido um caso isolado. Sei que a grande maioria dos italianos do sul são do norte ou das ilhas, conheço pouquíssimos do sul (fora os donos de restaurantes típicos ).
|
|
|
|
#48 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
Obrigado pela visita ao thread.
|
|
|
|
#49 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
![]() Falando em gaúchos por todos lados, você já escutou falar que no Norte de Minas na fronteira do Parque Grande Sertão Veredas ( nada mais mineiro que um parque com nome de livro do Guimarães Rosa) tem lá um munícipio com pose de gaúcho? Rsss...??? Sim, é Chapada Gaúcha! Veja duas fontes sobre o lugar: http://veja.abril.com.br/220798/p_076.html http://minastour.com.br/website/inde...s=VG5wTk1nPT0= Em relação a você não saber que em Minas houve imigração italiana, 10% dos mineiros têm ancestrais italianos e 20 % dos povo de Belo Horizonte tem ancestrais italianos. o bairro onde moro assim como uns 5 outros de BH foram, inicialmente bairros de imigrantes italianos. BH tem até festa do dia da Itália quando quarteirões do bairro Savassi são fechados e há comidas típicas, danças etc. Além da imigração italiana do passado( final do século XIX e início do século XX) , houve quando a FIAT veio pra Betim, um afluxo de grande número de italianos do Piemonte. Muitos ainda moram aqui assim como seus descendentes. Minas recebeu mais imigrantes italianos do que o ES, SC e PR mas eles se ajuntaram a lugares já povoados e foram culturalmente muito assimilados. Eu já fui em um seminário anual que há aqui sobre a imigração italiana em Minas e lá falaram uma vez que em Minas foi onde primeiro os italianos se tornaram brasileiros, comparando-os com os imigrantes e descendentes de outros estados do país. Isto porque em outros lugares eles viviam isolados em colônias e aqui iam pra centros urbanos onde conviviam com outras etnias. Italianos em Belo Horizonte: http://comunitaitaliana.com/site/ind...077&Itemid=135 O quase esquecimento da importância dos italianos na história arquitetônica de BH: http://www.ponteentreculturas.com.br...tura_de_BH.pdf Italianos de Minas na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%...m_Minas_Gerais Outros imigrantes em Minas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_de_Minas_Gerais Alemães em Minas: http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=13695 Outras colônias alemãs em Minas GErais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%...m_Minas_Gerais Tô Brabo, Juiz de Fora onde você pretende ir, teve imigração alemã mas como eu já disse, já era um lugar bem povoado então você vê alguns traços deles mas não algo como se vê no Sul do Brasil onde alguns lugares parecem pedaços da Alemanha. Teófilo Otoni também teve muita presença alemã assim como Nova Baden em Lambari, alguns trechos da Serra do Caparaó, etc. Já que o thread é sobre um judeu, aqui os números dos judeus em Minas. São quase 4000 com a maioria morando em Belo Horizonte. Em BH há uma praça chamada de "Estado de Israel" e há uma festa anual judaica : http://www.conib.org.br/comunidades.asp?id=14 OBS: Tô Brabo, eu que não tenho como ir pra Canela também neste "fluxo" porque eu adoraria estudar hotelaria. Já pensei em obtenção de novo título aqui pra estudar Turismo ou algo relacionado à área. Se eu pudesse , eu abriria uma pousada ou hostel mas não tenho capital. Se eu tivesse capital, minhas opções seriam fazê-lo na Estrada Real em Minas ou na Rota Romântica aí no Rio Grande do Sul ... ou quem sabe em Curitiba ... ![]() Tô Brabo, me mande mensagem privada porque eu gostaria de te encontrar quando eu for no Rio Grande do Sul entre 29 de maio e 03 de junho do ano que vem. Estarei certamente em Gramado-Canela assim como em vários pontos da Rota Romântica e do Vale dos Vinhedos. Também estarei um dia em Porto Alegre. Abraço e obrigado pela sua presença no meu thread.
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; December 2nd, 2012 at 09:31 AM. |
|
|
|
|
|
|
#50 |
|
Registered User
Likes (Received): 88
|
Stefan Zweig foi autor de um dos meus livros preferidos, que se chama "The World of Yesterday". é uma obra sem igual que mostra nos minimos detalhes como era a Europa pré- Primeira Guerra Mundial.
Para aqueles que desconhecem o impacto da primeira guerra mundial, este conflito foi talvez o mais sangrento de todas as guerras, e tambem talvez a guerra que mais mexeu nas estruturas da civilização Europeia e de certo modo, tambem toda a civilização Ocidental. Basicamente, a 1a Guerra Mundial basicamente sepultou toda as regras da sociedade Vitoriana do Seculo 19. E o interessante é que seu livro mostra de forma indireta como isto aconteceu. Recomendo ler. Tambem seu livro Brasil o pais do futuro, é um raio-X excelente da nação Brasileira dos anos 40. Um genio de escritor. Last edited by gusbrum; December 5th, 2012 at 07:16 AM. |
|
|
|
|
|
#51 | |
|
Registered User
|
Quote:
De fato os sinais dessa imigração são bem mais diluídos em Minas do que no sul, pelo menos pra quem vê de longe. Talvez o fato da cultura mineira ser das mais antigas do país (para alguns o seu surgimento se confunde com o surgimento da cultura puramente brasileira) tenha influenciado, já que o estado tinha cidades desde o século XVII, enquanto por aqui só tinham as poucas missões espanholas. Talvez isso explique também porque os italianos mantiveram as tradições mesmo no meio urbano de Porto Alegre (além da cidade ser muito pequena e tomada de alemães, não existia propriamente uma cultura local urbana forte), ao contrário de BH. Aqui não houve absorção da cultura portuguesa pelos italianos, e sim complementação - isso no meio urbano, já que nas colônias do interior até hoje se preserva quase que totalmente os costumes italianos, como tu já conhece. Acredito que em Minas tenha sido diferente. Claro que houve várias outras variantes locais também (em um dos links diz que as colônias italianas de Minas também possuíam brasileiros, por exemplo), mas o fator cultural costuma ser sempre o mais expressivo. Felizmente essas festas que tu citou resgatam esse lado desconhecido da imigração italiana mineira. Esses resgates são muito bem-vindos em qualquer lugar. Da imigração alemã eu já tinha alguma noção porque tenho amigos mineiros de sobrenome alemão, mas novamente me surpreendi com os números, ainda mais com a existência de colônias rurais, coisa que eu não sabia que existia fora do sul e de poucos lugares de SP. Adorei Chapada Gaúcha! Mais uma pra coleção. Mas essa tá bem "preservada". Será que os alemães e italianos tem tanto desconhecimento das colônias que fundaram no Brasil quanto os próprios gaúchos? Ora Marcelo, tu consegue captar muito bem o lado bucólico, poético, desses locais turísticos de imigração européia. É como se todo o turismo desses locais fosse construído para as pessoas saírem com as mesmas impressões que tu descreve. É muito fácil te imaginar como dono de pousadas, de preferência numa casa bem típica. O capital é uma grande barreira, mas quando superada e com as escolhas certas o retorno é garantido. Se algum dia tu conseguir realizar o desejo, torço para que sua escolha seja o Rio Grande do Sul. ![]() Respondi a mensagem mas na minha ignorância não sei se ela chegou corretamente, caso não tenha chegado me avise que eu reenvio. Abraço!
|
|
|
|
#52 | ||||||||
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
TôBrabo, não é questão de ignorância mas sim é uma consequência de um certo silêncio no qual a cultura de imigrantes não somente italianos mas também germânicos passou nos anos Vargas e pós -Vargas tanto no Brasil quanto no exterior talvez por medo de sua divulgação fortalecesse idéias fascistas ou nazistas. Assim como no Sul , em BH houve grande perseguição à cultura destes imigrantes.E foi nesta época que a imigração começou a cair mesmo com a crise que se seguiu ao fim da guerra, antes do Plano Marshall dar certo. Meu pai estudava numa escola para filhos de italianos e os livros vinham da Itália mas, nesta época, nacionalizaram o nome da escola e , claro que também os conteúdos e a língua em que seriam ensinados. EM BH, como eu já disse o atual Cruzeiro Esporte Clube se chamava Palestra Itália. Um dos melhores hospitais de BH até hoje teve nacionalizado seu nome, o atual Felício Rocho. Houve quebra-quebras de casas comerciais de imigrantes assim como se proibiu que falasse a língua em público. Eu não conheci meus avós mas escutei várias histórias de tias que eram jovens naquela época e a imprensa daqui também já noticiou muito disto esporadicamente. Os prédios ecléticos da cidade assim como vários neoclássicos tinham mão-de-obra em parte italiana especialmente de arquitetos, pintores, escultores. O cemitério do Bonfim de BH é belíssimo e os escultores que hoje são praticamente desconhecidos eram italianos. E para você entender como a cultura italiana era forte antes da Segunda Guerra Mundial , eu te pergunto sobre quem nunca escutou a canção "Oh! Minas Gerais , Oh! Minas Gerais, quem te conhece não te esquece jamais... Oh! Minas Gerais".....??? Pois bem, agora veja de onde vem a melodia dela: "A canção mais famosa de Minas ,dentro e fora do Estado de Minas Gerais é "Oh! Minas Gerais". Tida por alguns como o hino oficial, e é originária da valsa italiana "Viene Sul Mare" com letra adaptada por José Duduca de Moraes, cantor e autor de mais de 200 músicas. A obra italiana chegou ao Brasil através das companhias líricas que apresentavam-se no país no fim do século XIX e início do século XX e teve sua primeira versão brasileira escrita por Eduardo das Neves em homenagem ao couraçado brasileiro batizado com o nome do Estado". "Os versos começavam assim: Louros triunfais o século nos traz, vamos saudar o gigante do mar, o Minas Gerais…" Pouco tempo depois, começavam aparecer versões ligando a melodia, não mais ao navio, mas ao estado mineiro.Os imigrantes italianos no estado tanto cantaram esta canção que ela se tornou um hino não oficial do estado. Fonte: Wikipédia. Veja este vídeo. Eu estava na platéia!! Outro vídeo: A canção "Viene sul mare" com a letra original e a mesma melodia do Oh! Minas Gerais. Se preferirem, procurem no youtube por esta canção nas vozes do Bocelli, do Pavarotti e também de músicos italianos do século passado. Aqui a versão em português : Quote:
Quote:
Quote:
http://festaitalianabh.wordpress.com/ Aqui um site de uma associação que procura reunir os descendentes: http://www.acibramg.com.br/ A Itália que renasceu e vive em BH http://www.otempo.com.br/pampulha/no...dNoticia=11405 Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; December 10th, 2012 at 02:34 PM. |
||||||||
|
|
|
|
|
#53 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
|
|
|
|
#54 |
|
*Brazilian CybercitiZen*
Likes (Received): 114
|
Muito bom! Parabens pelas fotos e obrigado por postar.
To create enemies is not necessary to declare war, just say what you think "Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa" MLK Christianity and Islam are two sides of the same coin. And both were very harmful to Humanity, probably 2 of the main disasters on Earth!
Question everything you hear and read!!! |
|
|
|
|
|
#55 |
|
Feliz Natal
|
Eu estive na inauguração desta casa... uma bela homemagem, também gosto muito dos seus livros...
|
|
|
#56 |
|
Marcelo Lisa
|
De nada , cara. Quem agradece por você visitar o thread sou eu!
![]() Que legal você ter estado lá na inauguração! Você este lá por coincidência de estar em Petrópolis no dia ou é porque atua na área da literatura ou da museologia etc?
|
|
|
#57 |
|
Feliz Natal
|
Estava no Rio de férias e soube que a casa iria abrir... gosto dos seus livros... ai foi só subir a serra...
|
|
|
#58 |
|
Marcelo Lisa
|
E andei procurando livros dele por aqui e dizem estar esgotados. Até a biografia dele não achei ainda. Acho que vou ter de procurá-los em bibliotecas.
|
|
|
#59 |
|
Soteropolitano
Likes (Received): 436
|
Belo thread.
Belo museu.
1) Igreja da Lapinha: a igreja que parece uma mesquita: arquitetura neomourisca / Rare church at Brazil 2) Galeria - Salvador das Antigas - colabore com fotos, vídeos e relatos sobre a velha Salvador / Old Bahia pictures 3) Bahia de Todos os Santos - Ilhas do Medo e dos Frades e Salvador 4) A Brazilian in INDIA - algumas fotos de minha viagem para a Índia 5) Candeias (Bahia) - Região Metropolitana de Salvador - 38 fotos |
|
|
|
|
|
#60 |
|
Marcelo Lisa
|
Obrigado por ter admirado o thread e que bom que gostou do museu!!
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|