daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 8th, 2012, 04:47 AM   #1
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Likes (Received): 2

Caminhos alternativos, desconhecidos e outros nem tanto do interior do Rio Grande do Sul (Atualizado 05/01 - Linha Temerária - pág 03)

Galera! Finalmente meu primeiro thread aqui no Skyscrapercity. Há muito tempo frequento o fórum, porém sou cadastrado há pouco tempo e minha participação tem sido até agora pequena. Resolvi criar este thread na tentativa de contribuir e também retribuir aos demais foristas o trabalho feito até aqui. Considero o Skyscrapercity um dos grandes referenciais para conhecer lugares, costumes e pessoas.
O tema deste thread é mostrar principalmente caminhos alternativos ou desconhecidos do interior do Rio Grande do Sul. Não prometo me deter apenas a isso. Pode ser que apareçam caminhos já bastante conhecidos, mas que mereçam novamente um destaque. Portanto, a ideia é que o thread seja alimentado periodicamente com novidades até atingir o limite que a regra do fórum possa estabelecer.
Sempre que adicionar um novo lugar neste thread, irei colocar o link do mesmo aqui na primeira página para facilitar o trabalho de vocês.
Algumas fotos podem aparecer um pouco “trabalhadas”, mas ressalto que sou amador em todos os quesitos, tanto como fotógrafo quanto numa possível edição das mesmas. Costumo dizer que utilizo a fotografia como terapia ou como uma grande brincadeira. Só isso.

01 - TRAVESSÃO CARVALHO – DISTRITO DE OTÁVIO ROCHA – FLORES DA CUNHA

Começo o thread com um passeio realizado em uma localidade chamada Travessão Carvalho, localizada no Distrito de Otávio Rocha, município de Flores da Cunha.
Sobre o Distrito de Otávio Rocha, acho suficiente repetir as palavras de Floriano Molon que escreveu: “Nos pequenos frascos as grandes essências”. Nenhuma outra frase, mais do que esta poderia exprimir o que é hoje Otávio Rocha. Pequeno vilarejo, tanto em seu casario urbano, como em sua área geográfica distrital, constitui assim mesmo, o verdadeiro centro vivo das tradições italianas. Coração regional vitícola, ponto atraente de veraneio, dotado de esplêndidas paisagens, Otávio Rocha, constitui-se ainda em uma reserva da história da colonização, com seus costumes típicos e seu dialeto vicentino.
O Distrito de Otávio Rocha tem como base diversos Travessões destacando o Marquês do Herval, Jacinta, Marcolino Moura, Pinhal, Esperança, Carvalho e outros. Por que escolhi o Travessão Carvalho? Simplesmente porque vi uma bela foto no site Panoramio, de um local chamado Granja São Mateus em que aparecem girassóis junto a uma cerca de madeira com um casarão ao fundo. Nunca tinha visto aquele lugar. Pesquisei sua localização, mostrei para minha esposa (igualmente “viciada” em passear) e então decidimos visitar o local.

Finalmente as fotos:

01 – Para chegar em nosso objetivo (Granja São Mateus – Travessão Carvalho) é necessário passar pelo pequeno centro urbano do Distrito de Otávio Rocha e seguir pela Estrada João Slaviero. A foto mostra um trecho sinuoso com parreirais dos dois lados desta estrada, logo depois de passar pelo pequeno centro urbano de Otávio Rocha.

02 – Visual a partir da Estrada João Slaviero.

03 – Capitel localizado num trevo cuja opção à esquerda leva até a capela de Travessão Carvalho. Não é raro encontrar capitéis espalhados pelo Rio Grande do Sul, sendo uma antiga tradição de fé da zona rural, expressando a religiosidade dos imigrantes que supriam assim suas necessidades nos primeiros anos na nova terra.

04 – Optei por não colocar fotos da capela de Travessão Carvalho, por se encontrar em reforma e estar bastante desfigurada. Segue foto de seu campanário. Conforme a tradição da época, a comunidade que tivesse a torre mais alta respirava o progresso e tinha um povo culto.

05 – A estrada até a capela de Travessão Carvalho é toda asfaltada, porém a partir daí em direção a Granja São Mateus é por estrada de chão. Na foto, visual a partir do início da estrada de chão, que é bastante sinuosa e com forte descida.

06 – Mais um pouco do visual a partir da estrada de chão em direção a Granja São Mateus – Travessão Carvalho.

07 – Foto com zoom destacando antiga casa típica italiana da foto anterior. Fico imaginando como foi chegar até aí naquela época. Acho que vale como curiosidade um texto que fala desta questão, de como os imigrantes conseguiram “conquistar os territórios”: Conta a tradição oral, dos primeiros descendentes, que no ano de 1882, do Travessão Felisberto da Silva, armados de machados, serra, foices e facões e ainda alguns mantimentos, quatro homens embrenham-se na selva, por estreita picada em busca do Travessão Marcolino Moura. Próximo ao riacho, atualmente denominado de Otávio Rocha, os quatro desbravadores param. Derrubam as primeiras árvores. Erguem com suor uma pequena cabana: o barracão dos imigrantes. As tábuas são feitas com o auxílio da serra e a golpes de machado. Seus nomes, segundo a tradição, ficam agora para sempre na história: Giovanni Bortolozzo, Giusepe Fracasso, Luiz Magnabosco e Giovanni Batista Ferrari. Quando o local estava pronto, voltou a pequena expedição até o Travessão Felisberto da Silva e é com alegria que reveem suas companheiras e filhos. Daí partem todos e tomam conta, em definitivo, da nova terra. Era abril de 1882.

08 – Mais uma foto mostrando o visual a partir da mesma estrada de chão. Notem o parreiral bem próximo da estrada. O sistema de condução deste parreiral é chamado de latada, sendo o mais utilizado na Serra Gaúcha. Note que o dossel está na horizontal, fechado, quase que um mar verde. Diferente do sistema de condução chamado de espaldeira, onde o dossel fica na vertical, em que você enxerga o parreiral em linhas.

09 – A mesma foto anterior com zoom para destacar a estrada e o parreiral com uma árvore solitária bem no centro do mesmo. Quase sempre esses parreirais com o sistema de condução latada são de uvas americanas ou híbridas, utilizadas para produção de suco de uva ou vinho comum. Dentre essas uvas se destacam as variedades Isabel, Bordô e Niágara.

10 – Nesta foto notem a diversidade de situações: parreirais, mata nativa fechada, araucárias e outros pinheiros separados por estradas e partes de vegetação rasteira.

11 – Mesma foto anterior destacando uma casa rodeada de parreirais. Parece ser um local que rende boas fotos. Tentarei localizar o caminho para chegar até aí num próximo passeio.

12 – Nesta foto destaque para esta propriedade que considero ser um “cantinho dos sonhos”; quem não gostaria de ter essa bela casa com uma piscina, uma pequena horta e este belo quintal verde ao fundo?

13 – O conjunto de casas que aparece no centro desta foto foi a primeira visão que tivemos do nosso objetivo: a Granja São Mateus. Confesso que na hora nem percebemos que era o nosso objetivo, descobrimos somente depois que olhamos as fotos no computador.

14 – Mais uma casa antiga ao lado de um parreiral. Cenário bem comum do interior da Serra Gaúcha.

15 - A mesma casa da foto anterior vista de outro ângulo. Esta área, na verdade, fica ao lado da Granja São Mateus.

16 – Uma pequena casa bem escondida chamou nossa atenção. Acho que deve ser um pequeno depósito.

17 – Aqui, um pouco de zoom para destacar a casa da foto anterior. Observando-a, me lembrei de Vinícius de Moraes – A Casa. Era uma casa muito engraçada...

18 – Finalmente em nosso objetivo: Granja São Mateus. Mesmo casarão, mesma cerca de madeira, mas onde estão os girassóis? E o legal é isso: fotografar é imortalizar um momento único, ao qual não se poderá mais voltar, senão através daquele registro.

19 – Granja São Mateus em Travessão Carvalho. Será que não foi esse ser ruminante que devorou os benditos girassóis?

20 – Pesquisando sobre o local descobri que, em 1901, na Granja São Mateus, nasceu João Slaviero. Um homem que promoveu uma grande mudança na vitivinicultura local, realizando projetos a frente de seu tempo. Um idealizador e entusiasta do enoturismo. Seu sonho acabou em 1972, quando problemas administrativos e os altos tributos federais sobre a indústria do vinho fizeram com que o empreendedor fechasse a cantina. A Granja São Mateus foi então vendida.

21 – A Granja São Mateus tem papel importante na história da vitivinicultura gaúcha. Uma pena que esteja nessa situação de abandono. É urgente recuperar e preservar suas construções. Por que não transformar a Granja em museu ou então aproveitar o local para promover novamente o enoturismo?

22 – Por fim, aqui já retornando do passeio. Em destaque a torre da igreja Matriz São Marcos do Distrito de Otávio Rocha, município de Flores da Cunha.

Obrigado pela visita! Em breve novos caminhos neste mesmo thread!

LINKS DE OUTROS CAMINHOS NESTE THREAD

N°02 - LINHA 21 DE ABRIL - MUNICÍPIO DE ANTÔNIO PRADO
http://www.skyscrapercity.com/showth...1568995&page=2

N°03 - VILA DOS PRESÉPIOS - ANA RECH - CAXIAS DO SUL
http://www.skyscrapercity.com/showth...1568995&page=2

N°04 - LINHA TEMERÁRIA - MUNICÍPIO DE NOVA PETRÓPOLIS
http://www.skyscrapercity.com/showth...1568995&page=3

Last edited by Carlos Roani; January 5th, 2013 at 01:32 PM. Reason: Atualização de links dos novos caminhos
Carlos Roani no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 8th, 2012, 05:19 AM   #2
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 142

Lindo demais, orgulho da nossa Serra Gaúcha, linda, charmosa....valeu por compartilhar!!!
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2012, 06:06 PM   #3
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 113

Muito bonito! Paisagens legais e um thread bem explicativo. No aguardo das proximas
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2012, 06:44 PM   #4
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 61

Ano passado me perdi indo pra casa da minha falecida vó, entrei nuns lugares assim, encontrei cada coisa show...
hahaha

Dia desses vou me perder sem rumo por querer nesse estado
Old December 8th, 2012, 07:57 PM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 145

Eu gostei muito do seu thread e fiquei curioso pra ver a foto com os girassóis próximos da porteira!!
Que pena que uma propriedade tão majestosa esteja neste estado de semi-abandono. Realmente ali se poderia fazer uma pousada onde os turistas pudessem participar de vindimas e trabalharem como colonos por um dia... ou poderia ser um local para produção e venda de vinhos ou de sucos caseiros e com lojinhas de artesanato e produtos ligados à uva. Ali também podiam ter visitas guiadas e quem sabe se pudesse permitir que cada visitante chupasse uma certa quantidade de uvas nos parreirais igual se faz em Sabará-MG com os pés de jabuticaba que são alugados por horas ou por dia.

Suas fotos ficaram muito bonitas e eu gostei das suas legendas e do enfoque que deu a elas.

Continue fazendo threads porque gostei muito deles.

No ano que vem estarei no RS de novo , no outono... e irei na região das Uvas e Vinho mas não sei se passarei por esta cidade que você retratou. Provavelmente estarei entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves , indo antes nas cidadezinhas alemãs da Rota Romãntica.

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2012, 04:17 AM   #6
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Lindo demais, orgulho da nossa Serra Gaúcha, linda, charmosa....valeu por compartilhar!!!
Obrigado Rvpoa pelo comentário! Realmente a Serra Gaúcha tem potencial, mais do que imaginamos! Em breve, neste mesmo thread, outros caminhos do interior!

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Muito bonito! Paisagens legais e um thread bem explicativo. No aguardo das proximas
Ice Climber, valeu pelos elogios! É mais do que um incentivo pra continuar postando novidades. Durante a semana devo colocar um passeio que fiz recentemente pela Linha 21 de Abril em Antônio Prado!

Quote:
Originally Posted by Gui_Poa View Post
Ano passado me perdi indo pra casa da minha falecida vó, entrei nuns lugares assim, encontrei cada coisa show...
hahaha
Dia desses vou me perder sem rumo por querer nesse estado
Gui_Poa, no dia que você se perdeu e andou por esses lugares maravilhosos não estava com a máquina né? Cara... já aconteceu muito comigo, porém sempre a trabalho. Já perdi de registrar cada lugar por esse interior... chega a doer o coração... ehehehe

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Eu gostei muito do seu thread e fiquei curioso pra ver a foto com os girassóis próximos da porteira!!
Que pena que uma propriedade tão majestosa esteja neste estado de semi-abandono. Realmente ali se poderia fazer uma pousada onde os turistas pudessem participar de vindimas e trabalharem como colonos por um dia... ou poderia ser um local para produção e venda de vinhos ou de sucos caseiros e com lojinhas de artesanato e produtos ligados à uva. Ali também podiam ter visitas guiadas e quem sabe se pudesse permitir que cada visitante chupasse uma certa quantidade de uvas nos parreirais igual se faz em Sabará-MG com os pés de jabuticaba que são alugados por horas ou por dia.
Suas fotos ficaram muito bonitas e eu gostei das suas legendas e do enfoque que deu a elas.
Continue fazendo threads porque gostei muito deles.
No ano que vem estarei no RS de novo , no outono... e irei na região das Uvas e Vinho mas não sei se passarei por esta cidade que você retratou. Provavelmente estarei entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves , indo antes nas cidadezinhas alemãs da Rota Romãntica.
Grande Marcelo! Aqui vai o link da foto em que aparecem os girassóis e que nos levou a conhecer o lugar (http://www.panoramio.com/photo/60175141#c47114073). Suas ideias para a Granja São Mateus são excelentes. Uma pena que, no Rio Grande do Sul, turismo ainda é tratado de forma amadora, desprezando potenciais turísticos como esse. Valeu pelos elogios! E que bom que está retornando ao RS, principalmente no outono, que considero a mais bonita estação por aqui!
Old December 9th, 2012, 10:55 AM   #7
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 145

Quote:
Originally Posted by Carlos Roani View Post

Grande Marcelo! Aqui vai o link da foto em que aparecem os girassóis e que nos levou a conhecer o lugar (http://www.panoramio.com/photo/60175141#c47114073). Suas ideias para a Granja São Mateus são excelentes. Uma pena que, no Rio Grande do Sul, turismo ainda é tratado de forma amadora, desprezando potenciais turísticos como esse. Valeu pelos elogios! E que bom que está retornando ao RS, principalmente no outono, que considero a mais bonita estação por aqui!
Roani,
Vi as fotos e realmente os girassóis dão um charme especial ao lugar. Talvez você não os viu por eles só florescerem em alguma estação do ano. Ai se esta Cantinetta fosse minha, ia ter não só girassóis mas a cada estação eu ia mudar as flores e estaria sempre florido. E acho que eu ia ainda meter uns plátanos ali pra no outono dar um charme especial ao lugar.
Vou aguardar as fotos da LInha que você fotografou em Antônio Prado!
Obrigado pelas respostas!
OBS: Achei interessante a explicação sobre o porquê das comunidades competirem em fazerem a torre mais alta.

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2012, 01:13 PM   #8
UrbanIntervention
Cosmopolitan citizen!

UrbanIntervention's Avatar

Likes (Received): 3

Wow, lindo thread como o Rio Grande do Sul é belo.
UrbanIntervention no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2012, 08:26 PM   #9
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 126

A Serra Gaúcha é uma verdadeira caixinha de surpresas. Os parreirais ao longo das estradinhas de terra sinuosas se encarregam de completar a beleza do lugar. Em cada uma dessas estradinhas, uma beleza à parte. Só acho uma pena as pessoas em nosso país se importarem muito mais em conhecer praias do que conhecer encantos serranos.

Excelentes as fotos! Parabéns!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2012, 09:51 PM   #10
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 61

Quote:
Originally Posted by Carlos Roani View Post
Obrigado Rvpoa pelo comentário! Realmente a Serra Gaúcha tem potencial, mais do que imaginamos! Em breve, neste mesmo thread, outros caminhos do interior!

Ice Climber, valeu pelos elogios! É mais do que um incentivo pra continuar postando novidades. Durante a semana devo colocar um passeio que fiz recentemente pela Linha 21 de Abril em Antônio Prado!

Gui_Poa, no dia que você se perdeu e andou por esses lugares maravilhosos não estava com a máquina né? Cara... já aconteceu muito comigo, porém sempre a trabalho. Já perdi de registrar cada lugar por esse interior... chega a doer o coração... ehehehe

Até tava, mas era de noite, e eu estava dirigindo, até fiz um thread sobre a região onde minha vó morava, com algumas fotos da região, isso faz um tempinho ja.

Mas ainda assim é show... um dia desses vou me perder pra bater fotos, direto penso em fazer isso.
haha
Old December 10th, 2012, 01:22 AM   #11
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 290

Sempre gostei de caminhos alternativos que, na maioria, são desconhecidos. O mais legal é descobrir sozinho boas vistas, tanto rurais quanto de cidades, como se fosse um "ângulo" "patenteado".
Parabéns pelas imagens, ficaram ótimas.
Old December 10th, 2012, 04:24 AM   #12
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Roani,
Vi as fotos e realmente os girassóis dão um charme especial ao lugar. Talvez você não os viu por eles só florescerem em alguma estação do ano. Ai se esta Cantinetta fosse minha, ia ter não só girassóis mas a cada estação eu ia mudar as flores e estaria sempre florido. E acho que eu ia ainda meter uns plátanos ali pra no outono dar um charme especial ao lugar.
Vou aguardar as fotos da LInha que você fotografou em Antônio Prado!
Obrigado pelas respostas!
OBS: Achei interessante a explicação sobre o porquê das comunidades competirem em fazerem a torre mais alta.
Marcelo, antes de ir ao local tive a preocupação de descobrir que data aquelas fotos foram feitas e se não me engano teria sido na época do verão. Neste domingo, andamos pelos Caminhos de Pedra em Bento e avistamos alguns girassóis por lá, então acho que foi azar mesmo não encontrá-los. Essa semana devo postar sobre a Linha 21 de Abril de Antônio Prado. Sobre a questão das torres, quando descobri também fiquei surpreso!

Quote:
Originally Posted by UrbanIntervention View Post
Wow, lindo thread como o Rio Grande do Sul é belo.
Valeu UrbanIntervention! Continue por aqui que vem mais caminhos por aí!

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
A Serra Gaúcha é uma verdadeira caixinha de surpresas. Os parreirais ao longo das estradinhas de terra sinuosas se encarregam de completar a beleza do lugar. Em cada uma dessas estradinhas, uma beleza à parte. Só acho uma pena as pessoas em nosso país se importarem muito mais em conhecer praias do que conhecer encantos serranos.
Excelentes as fotos! Parabéns!
Renehass, disse tudo. Se for levar em conta só o litoral do RS, ainda tem o agravante de não ser nada convidativo pelas várias razões que todos conhecemos. Acho que é uma questão cultural que dificilmente irá mudar. Valeu pela força!

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Sempre gostei de caminhos alternativos que, na maioria, são desconhecidos. O mais legal é descobrir sozinho boas vistas, tanto rurais quanto de cidades, como se fosse um "ângulo" "patenteado".
Parabéns pelas imagens, ficaram ótimas.
Lucas Souza, compartilho da mesma ideia. Aqui pela Serra Gaúcha não é raro encontrar placas de advertência em estradas de chão do tipo "Propriedade particular. Proibido entrar". Talvez os proprietários estejam cansados de encontrar "descobridores" adentrando suas propriedades atrás das melhores fotos. Obrigado pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by Gui_Poa View Post
Até tava, mas era de noite, e eu estava dirigindo, até fiz um thread sobre a região onde minha vó morava, com algumas fotos da região, isso faz um tempinho ja.
Mas ainda assim é show... um dia desses vou me perder pra bater fotos, direto penso em fazer isso.
haha
Gui_Poa, fiquei curioso em ver o thread. Será que ainda existe? Tentei procurar e não achei.
Old December 10th, 2012, 02:02 PM   #13
Pietrin
Gaganás

Pietrin's Avatar

Ah, o Rio Grande! Sempre bom ver fotos de interiorezinhos desconhecidos por aí. O entorno natural pra mim não impressiona, pois a minha região é bem desse tipo também, mas as casas antigas são sempre um charme. Belo thread, cheers
Old December 11th, 2012, 02:58 AM   #14
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post
Ah, o Rio Grande! Sempre bom ver fotos de interiorezinhos desconhecidos por aí. O entorno natural pra mim não impressiona, pois a minha região é bem desse tipo também, mas as casas antigas são sempre um charme. Belo thread, cheers
Grande Pietrin! Concordo! Inclusive já estou preparando as fotos de um segundo caminho para postar aqui com bastante destaque para casas antigas, ou melhor, casarões. Muito obrigado pelo comentário!
Old December 12th, 2012, 12:03 AM   #15
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1001

Lugar encantador!

Parabéns pelas fotos Carlos Roani, continue nos mostrando as belezas da Serra.
Old December 12th, 2012, 01:03 AM   #16
Blue Arrow
Sunriser

Blue Arrow's Avatar

Likes (Received): 15

Belíssimo lugar, o enquadramento e a composição das fotos ficaram muito bons também.

Old December 12th, 2012, 04:05 AM   #17
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Lugar encantador!
Parabéns pelas fotos Carlos Roani, continue nos mostrando as belezas da Serra.
Loro, que bom que gostou! Tenho vários caminhos para postar como a Linha 21 de Abril em Antônio Prado, Linha Temerária de Nova Petrópolis, Linha Brasil e Nove Colônias também de Nova Petrópolis, Estrada do Imigrante de Caxias do Sul, Caminhos de São Tiago em Flores da Cunha, etc etc... Muito obrigado pelo comentário e incentivo!

Quote:
Originally Posted by Blue Arrow View Post
Belíssimo lugar, o enquadramento e a composição das fotos ficaram muito bons também.
Valeu Blue Arrow, cada comentário é mais do que um incentivo. Continue por aqui que vem mais por aí!
Old December 12th, 2012, 07:02 PM   #18
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 140

Que thread lindo e bem feito. O RS é o estado mais bonito do Brasil e a serra gaúcha o melhor lugar pra se fazer turismo, fato!
Old December 13th, 2012, 03:33 AM   #19
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
Que thread lindo e bem feito. O RS é o estado mais bonito do Brasil e a serra gaúcha o melhor lugar pra se fazer turismo, fato!
O Poti, ler cada elogio e comentário dos foristas tem sido uma grande recompensa. Tenho uma filha de apenas 3 meses e por isso pouco tempo livre. Cada comentário aqui é como combustível para continuar! Obrigado!
Old December 13th, 2012, 03:37 AM   #20
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Lindo thread! Suas fotos estão muito bem tiradas, ângulos perfeitos. Fora o cenário, um dos lugares mais especiais do Brasil. Espero mais fotos suas!
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
flores da cunha, granja são mateus, otávio rocha, travessão carvalho

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules