daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 8th, 2012, 03:47 PM   #1
Blue Arrow
Sunriser

Blue Arrow's Avatar

Likes (Received): 190

Canoas (RS) - Região metropolitana de Porto Alegre [40 fotos]

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade e dois centros universitários.

Atinge uma altitude de 8 metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. Hoje o poder executivo é exercido por Jairo Jorge da Silva, eleito em 2008 e reeleito em 2012.

O rápido desenvolvimento do município trouxe conseqüências negativas, como um grande déficit habitacional. A taxa de criminalidade é alta, embora bem menor do que de Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.

1 - Morada do Campus, loteamento que ainda vai ser urbanizado

2 - Rótula da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

3 - Fim de tarde no bairro Cidade Nova, é possível ver o centro ao fundo

4 - Ulbra

5 - Trem antigo na Ulbra

6 - Geada no campo, no bairro Estância Velha

7 - Morada do Campus, ao final da tarde

8 - Linhas de transmissão no bairro Igara

9 - BR-116. Frequentemente congestionada, é o que sempre vem a mente da maioria das pessoas quando se fala da cidade de Canoas.

10 -

11 -

12 -

13 - Ulbra, no outono

14 - Jardim do Lago, área mais valorizada da cidade

15 - Em primeiro plano os residenciais Montserrat, Moinhos de Vento e Bela Vista e Porto Alegre ao Fundo.

16 - Linha férrea de carga da América Latina Logística, próxima às obras da nova BR-448, no bairro Mathias Velho.

17 -

18 - Rua Bianchini no fim do dia

19 - Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos. Apesar da água poluída, atrai muitas pessoas aos finais de semana. É frequentemente inundada quando há cheia no rio.

20 -

21 -

22 - No Paquetá há um bom trapiche (pier).

23 - Vista da cidade a partir do Morro de Sapucaia (Sapucaia do Sul).

24 - As maioria das horrorosas valas que existem no lado oeste da cidade devem ser canalizadas até o final de 2013.

25 - Rua Itu no bairro Igara, na época de floração dos ipês.

26 - Igreja luterana no bairro N.S. das Graças

27 - Azaléias em uma praça, no Igara

28 - Essa caixa d'água quadriculada fica em um dos pontos mais altos da cidade e pode ser vista de bem longe.

29 - Futura ligação com a BR-448.

30 - Um Boeing pouco antes do pouso, visto de uma rua mais alta.

31 - Trensurb, o principal meio de transporte da cidade. O Canoas Shopping pode ser visto do lado direito da foto.

32 - Plantações de arroz, próximas ao rio dos sinos.

33 - Área rural, no bairro Mato Grande

34 - Rua Oscar Pedro Kulzer, na vila Hércules

35 - Há muitas praças espalhadas pela cidade. Essa fica no bairro São luis

36 - Rua XV de Janeiro, centro da cidade (num domingo)

37 - Bairro São Luís, Rua Guarujá: um grande empreendimento imobiliário deve ter início nos próximos meses na área ao lado essa rua.

38 - Pequeno túnel verde na vila Hércules

39 - Base aérea

40 - Canoas (ao fundo) vista do Morro do Chapéu, em Sapucaia do Sul.

Bônus pic: Menina corajosa observado uma escavadeira durantes as obras do residencial Morada do Campus:

Essas e outras fotos podem ser encontradas na minha conta no Panoramio.

Espero que tenham gostado

Obs: esse é o meu segundo thread sobre a cidade. Caso queiram conhecer o primeiro, esse é o link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1508381

Sponsored Links

Old December 8th, 2012, 06:11 PM   #2
Bonja
Registered User

Likes (Received): 181

As tuas fotos humanizam Canoas para quem só é acostumada a vê-la da BR-116. Parabéns!
Bonja está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 8th, 2012, 06:43 PM   #3
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 350

Belas fotos.

Canoas vista pela BR assusta, mas é uma cidade show.

Espero que aterrem o trêm, ai sim... e de preferencia que façam algum tipo de parque no lugar dele, seria show..
Old December 9th, 2012, 01:10 AM   #4
Felippehc
Registered User

Felippehc's Avatar

Likes (Received): 1074

dilma voltando pra casa na foto 30, do avião presidencial
Felippehc está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 9th, 2012, 04:26 PM   #5
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 7418

Conheço pessoalmente Canoas (fui lá quando ainda existia o Museu da ULBRA) e me surpreendi positivamente com a cidade. Como tenho planos de voltar (em definitivo) ao Sul, não descarto Canoas para arranjar uma casa para morar.
Old December 9th, 2012, 05:17 PM   #6
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 651

Belas fotos de Canoas, só quem conheceu esta cidade a alguns anos atrás sabe o quanto ela evoluiu.
Old December 9th, 2012, 08:22 PM   #7
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 709

Canoas, por mais incrível que possa parecer, é uma cidade “desconhecida” da maioria dos habitantes das cidades vizinhas. O conhecimento da cidade por grande parte dos porto-alegrenses, por exemplo, resume-se ao que há ao longo dos dois lados da BR-116.

Saindo da BR-116 entrando nos bairros de Canoas, uma grande cidade se desvenda, com seus altos e baixos, com ruas lindas e outras nem tanto, como qualquer grande cidade brasileira.

As fotos do teu thread estão muito boas, Blue Arrow. Mas poderia haver mais, sintetizando um pouco mais do que Canoas realmente é. Senti falta de fotos de bairros como Mathias Velho, Estância Velha e Guajuviras, três dos mais habitados e famosos da cidade. Tudo bem que eles não são considerados bairros nobres, mas eles não devem ser deixados de lado. Um dia eu também vou criar um thread de Canoas (será o meu segundo sobre a cidade) onde esses bairros serão contemplados.

Centro, Harmonia, Marechal Rondon, Igara e Nossa Senhora das Graças são os melhores bairros da cidade. Cada um mereceria um thread exclusivo. São bairros que se apresentam como uma grande opção de moradia boa e barata para quem deseja sair de Porto Alegre, mas não para muito longe. São bairros até mesmo mais próximos do centro de Porto Alegre do que muitos bairros da zona sul da capital sul-rio-grandense. Não descarto um dia me mudar para um desses.

Excelente as tuas fotos!

renehass no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2012, 03:55 AM   #8
edukirsch
Registered User

edukirsch's Avatar

Likes (Received): 149

Canoas me surpreendeu do ano passado para cá, quando fui visitar o Jardim do Lago e acabei me perdendo, adentrando no Parque-Zoologico ao lado hahaha!

O bairro Marechal Rondon dispensa elogios, ótimo bairro nobre da cidade à 500 metros da rua lateral da congestionada BR-116. Muitos julgam a cidade por conta de seus bairros menos belos que vemos ao longo da estrada, porém há, como em várias cidades da região, belas visões e tesouros a serem descobertos. O Centro de Canoas eu não gosto muito, apesar do calçadão e da rua principal serem bem práticos. Horrível é estacionar por ali. O shopping é belíssimo e não se compara aos Bourbon Shoppings de NH e São Léo, cidades que resido. Fui no cinema sábado agora em Canoas, aliás.

Enfim, fora o congestionamento que ODEIO justamente no centro de Canoas, dentro da BR-116, ela está me encantando pouco a pouco. É muito interessante descobri-la pouco a pouco. Descubra você também e livre-se do preconceito irracional que tens por conta de passagens rápidas pela BR.

Thread do futuro aeroporto 20 de Setembro (Portão/RS)
http://www.skyscrapercity.com/showth...#post118197889
edukirsch está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 10th, 2012, 04:31 AM   #9
Carlos Roani
Registered User

Carlos Roani's Avatar

Likes (Received): 16

Blue Arrow, eu era um que tinha uma má impressão de Canoas por vê-la apenas da BR 116. Suas fotos espetaculares mudaram meu conceito. Parabéns por esse excelente thread e valeu por postar!

Blue Arrow liked this post
Carlos Roani no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2012, 05:17 AM   #10
ZekaPOA
Registered User

ZekaPOA's Avatar

Likes (Received): 542

Fotos de alta qualidade, muito boas.

Foto 30: o 707 SUCATÃO ainda vive!
ZekaPOA no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2012, 02:11 PM   #11
Lucianoldf
Registered User

Lucianoldf's Avatar

Parabéns pelo thread, és um ótimo fotógrafo e sabe escolher bem os ângulos.

Canoas melhorando cada vez mais, e isso vem sendo notado não só por quem mora aqui, mas também por quem é de outras cidades. Muito bom.
Lucianoldf no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2012, 05:37 PM   #12
Blue Arrow
Sunriser

Blue Arrow's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
As tuas fotos humanizam Canoas para quem só é acostumada a vê-la da BR-116. Parabéns!
Obrigado!

Quote:
Originally Posted by Gui_Poa View Post
Belas fotos.

Canoas vista pela BR assusta, mas é uma cidade show.

Espero que aterrem o trêm, ai sim... e de preferencia que façam algum tipo de parque no lugar dele, seria show..
O rebaixamento de 1200m na linha do trem é esperada há um bom tempo mesmo, se eu não me engano o governo federal até já liberou a verba para essa orbra.

Quote:
Originally Posted by Felippehc View Post
dilma voltando pra casa na foto 30, do avião presidencial
Na verdade esse avião é usado para reabastecimento aéreo. A Dilma geralmente usa um Airbus.

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Conheço pessoalmente Canoas (fui lá quando ainda existia o Museu da ULBRA) e me surpreendi positivamente com a cidade. Como tenho planos de voltar (em definitivo) ao Sul, não descarto Canoas para arranjar uma casa para morar.
Dependendo do bairro, Canoas é uma boa cidade para morar mesmo, já que fica bem perto de Poa. Há diversos empreendimentos imobiliários novos, o que vem atraindo muita gente.

Somente o projeto Canoas (novo bairro perto do Marechal Rondon), por exemplo, deve atrair mais de 30 mil pessoas nos próximos 16 anos.

Quote:
Originally Posted by Calvin Porto View Post
Belas fotos de Canoas, só quem conheceu esta cidade a alguns anos atrás sabe o quanto ela evoluiu.
Obrigado!

Se os projetos que atualmente estão no papel (como o rebaixamento do trem, o aeromóvel, o Parque Canoas Inovação, dentre outros) se concretizarem, a cidade evoluirá muito mesmo.

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Canoas, por mais incrível que possa parecer, é uma cidade “desconhecida” da maioria dos habitantes das cidades vizinhas. O conhecimento da cidade por grande parte dos porto-alegrenses, por exemplo, resume-se ao que há ao longo dos dois lados da BR-116.

Saindo da BR-116 entrando nos bairros de Canoas, uma grande cidade se desvenda, com seus altos e baixos, com ruas lindas e outras nem tanto, como qualquer grande cidade brasileira.

As fotos do teu thread estão muito boas, Blue Arrow. Mas poderia haver mais, sintetizando um pouco mais do que Canoas realmente é. Senti falta de fotos de bairros como Mathias Velho, Estância Velha e Guajuviras, três dos mais habitados e famosos da cidade. Tudo bem que eles não são considerados bairros nobres, mas eles não devem ser deixados de lado. Um dia eu também vou criar um thread de Canoas (será o meu segundo sobre a cidade) onde esses bairros serão contemplados.

Centro, Harmonia, Marechal Rondon, Igara e Nossa Senhora das Graças são os melhores bairros da cidade. Cada um mereceria um thread exclusivo. São bairros que se apresentam como uma grande opção de moradia boa e barata para quem deseja sair de Porto Alegre, mas não para muito longe. São bairros até mesmo mais próximos do centro de Porto Alegre do que muitos bairros da zona sul da capital sul-rio-grandense. Não descarto um dia me mudar para um desses.

Excelente as tuas fotos!

Obrigado, renehass! percebe-se que você conhece bem Canoas heim... hehe. Realmente, tenho bem poucas fotos do Mathias e do Guajuviras porque vou muito para aqueles lados da cidade mesmo.

Quote:
Originally Posted by edukirsch View Post
Canoas me surpreendeu do ano passado para cá, quando fui visitar o Jardim do Lago e acabei me perdendo, adentrando no Parque-Zoologico ao lado hahaha!

O bairro Marechal Rondon dispensa elogios, ótimo bairro nobre da cidade à 500 metros da rua lateral da congestionada BR-116. Muitos julgam a cidade por conta de seus bairros menos belos que vemos ao longo da estrada, porém há, como em várias cidades da região, belas visões e tesouros a serem descobertos. O Centro de Canoas eu não gosto muito, apesar do calçadão e da rua principal serem bem práticos. Horrível é estacionar por ali. O shopping é belíssimo e não se compara aos Bourbon Shoppings de NH e São Léo, cidades que resido. Fui no cinema sábado agora em Canoas, aliás.

Enfim, fora o congestionamento que ODEIO justamente no centro de Canoas, dentro da BR-116, ela está me encantando pouco a pouco. É muito interessante descobri-la pouco a pouco. Descubra você também e livre-se do preconceito irracional que tens por conta de passagens rápidas pela BR.
Espere até ver o novo shopping que vai sair no bairro Marechal Rondon, vai ser bem mais legal

Quote:
Originally Posted by Carlos Roani View Post
Blue Arrow, eu era um que tinha uma má impressão de Canoas por vê-la apenas da BR 116. Suas fotos espetaculares mudaram meu conceito. Parabéns por esse excelente thread e valeu por postar!
Obrigado, Carlos!

Quote:
Originally Posted by ZekaPOA View Post
Fotos de alta qualidade, muito boas.

Foto 30: o 707 SUCATÃO ainda vive!
Ele está firme e forte ainda

Quote:
Originally Posted by Lucianoldf View Post
Parabéns pelo thread, és um ótimo fotógrafo e sabe escolher bem os ângulos.

Canoas melhorando cada vez mais, e isso vem sendo notado não só por quem mora aqui, mas também por quem é de outras cidades. Muito bom.
Obrigado, Luciano! pois é, é bom ver a cidade finalmente se desenvolvendo. Já estava na hora. hehe
Old December 12th, 2012, 02:02 AM   #13
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1912

Boas fotos Blue Arrow, muitas obras andamento, gostei da rua dos ipês floridos.

Fora Dilma - Impeachment Já
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old December 12th, 2012, 12:34 PM   #14
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 990

A RM de PoA não tem concorrentes!
Old December 12th, 2012, 04:01 PM   #15
amo_porto
Melissa

amo_porto's Avatar

Likes (Received): 940

Belas fotos. Legal ver Canoas aqui!! Estive nela semana passada e como já disseram, também me surpreendi positivamente. Valeu por compartilhar as fotos..
amo_porto no está en línea   Reply With Quote
Old December 14th, 2012, 04:51 PM   #16
Blue Arrow
Sunriser

Blue Arrow's Avatar

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Boas fotos Blue Arrow, muitas obras andamento, gostei da rua dos ipês floridos.
Obrigado! Acredito que em 2013 o número de obras vai aumentar bastante na cidade, por enquanto está calmo até.

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
A RM de PoA não tem concorrentes!
Bom, não conheço as outras RMs, mas a de Poa tem vários lugares muito bonitos mesmo.

Quote:
Originally Posted by amo_porto View Post
Belas fotos. Legal ver Canoas aqui!! Estive nela semana passada e como já disseram, também me surpreendi positivamente. Valeu por compartilhar as fotos..
Obrigado, Melissa
Old December 14th, 2012, 06:08 PM   #17
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3943

Boas fotos de Canoas. Gosto de ver os trilhos de trem e o trem, né, rs
Old December 14th, 2012, 08:51 PM   #18
Lucianoldf
Registered User

Lucianoldf's Avatar

achei muito bonita essa foto que encontrei na página do facebook da prefeitura:

Lucianoldf no está en línea   Reply With Quote
Old December 14th, 2012, 11:23 PM   #19
Bonja
Registered User

Likes (Received): 181

bonita mesmo.
Bonja está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 15th, 2012, 01:06 AM   #20
Blue Arrow
Sunriser

Blue Arrow's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lucianoldf View Post
achei muito bonita essa foto que encontrei na página do facebook da prefeitura:

Vi agora pouco... bem legal mesmo, apesar das cores estarem estranhas.

Reply

Tags
brasil, cidade, região metropolitana, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules