SkyscraperCity Forum banner

Saquarema | RJ : Um pouco de um dos berços do surf brasileiro!

30K views 70 replies 37 participants last post by  Danieldd 
#1 ·
Seguindo com a desenterrada de fotos dos meus arquivos, algumas fotos da simpática Saquarema, cidade com uma energia muito boa, belas praias e um dos principais palcos brasileiros do surf! Não é um thread muito aprofundado para representar a cidade com um todo, infelizmente, mas vale pelas a pena mostrar as fotos!

Saquarema - O Maracanã do surf brasileiro



Saquarema é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Cidade predominantemente turística, é conhecida também como "A capital nacional do surfe". As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local. As principais atrações turísticas da cidade são: as praias, as lagoas, cachoeiras e cascatas, serras, o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4 500 anos), a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, de 1630, o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei), o Mirante do Morro da Cruz, o Centro de Treinamento de Vôlei e a rampa de voo livre.

Para ajudar a entrar no clima, uma musiquinha pra relaxar




1- O principal cartão postal da cidade, a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Igreja de arquitetura colonial, construída no século XVII no alto de um morro, possui uma vista belíssima lá de cima e é altamente fotogência de baixo, também!


Saquarema por raffasoares, no Flickr

2-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

3-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

4- Aos pés da Igreja, a Prainha

Saquarema por raffasoares, no Flickr

5-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

6-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

7- 1630... haja história

Saquarema por raffasoares, no Flickr

8- Arquitetura colonial

Saquarema por raffasoares, no Flickr

9-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

10- Numa das ocasiões que fui, a Igreja preparada para a Festa do Divino

Saquarema por raffasoares, no Flickr

11- Do alto da Igreja, vista para a praia de Itaúna, nacionalmente conhecida como um clássico do circuito do surf

Saquarema por raffasoares, no Flickr

12- Do outro lado, pode-se ver também a Praia da Vila... essa se perde de vista

Saquarema por raffasoares, no Flickr

13- Itaúna

Saquarema por raffasoares, no Flickr

14- Prainha

Saquarema por raffasoares, no Flickr

15- Prainha

Saquarema por raffasoares, no Flickr

16- A Lagoa de Saquarema

Saquarema por raffasoares, no Flickr

17- lagoa... Como podem ver, do alto da colina da Igreja, para os 360º em que se olha, vemos água, muita água

Saquarema por raffasoares, no Flickr

18- Como não podia deixar de ser, surf!

Saquarema por raffasoares, no Flickr

19- Pesca...

Saquarema por raffasoares, no Flickr

20-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

21- Na colina, junto à Igreja, um cemitério... deve ser o cemitério com uma das belas vistas que eu conheço.


Saquarema por raffasoares, no Flickr

22-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

23-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

24-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

25-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

26-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

27- Itaúna, agora de perto... praia maravilhosa

Saquarema por raffasoares, no Flickr

28- Uma casa com arquitetura um tanto quanto diferente

Saquarema por raffasoares, no Flickr

29-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

30-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

31-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

32-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

33- A Igreja, vista de Itaúna

Saquarema por raffasoares, no Flickr

34- O forista que vos escreve :D

Saquarema por raffasoares, no Flickr

35- Festa do Divino, mantidas as tradições

Saquarema por raffasoares, no Flickr

36-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

37-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

38-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

39- Prainha

Saquarema por raffasoares, no Flickr

40-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

41- Praia da Vila

Saquarema por raffasoares, no Flickr

42- Anoitecendo...

Saquarema por raffasoares, no Flickr

43-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

44- Itaúna à noite

Saquarema por raffasoares, no Flickr

45- Prainha à noite, tentando brincar com uma foto de maior exposição

Saquarema por raffasoares, no Flickr

46-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

47-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

48- Iluminação monumental da Igreja

Saquarema por raffasoares, no Flickr

49-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

50-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

51-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

52- Sessão Animal, em homenagem à forista Déa!

Saquarema por raffasoares, no Flickr

53-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

54-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

55-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

56-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

57- Essa é curiosa... o cachorro no telhado rs

Saquarema por raffasoares, no Flickr

58- Um pouco de arquitetura colonial do centro da cidade...

Saquarema por raffasoares, no Flickr

59-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

60-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

61- A Prefeitura, saindo do colonial

Saquarema por raffasoares, no Flickr

62- Uma praça no Centro, cujas lojas vendem coisas deliciosas, mas tipicamente da cidade: pizza quadrada, sorvete de cachaça... muito bom

Saquarema por raffasoares, no Flickr

63-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

64- Lagoa de Saquarema

Saquarema por raffasoares, no Flickr

65-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

66-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

67-

Saquarema por raffasoares, no Flickr

É isso, espero que tenham gostado! :)
 
See less See more
1 68
#2 ·
Obrigado a todos por prestigiarem! :)
Caso tenham gostado deste meu thread, podem conhecer os outros que eu fiz:

Armação dos Búzios | RJ: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1585975
Petrópolis | RJ: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1559857
Dois Irmãos e Vidigal: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1486080
Amanhecer no Rio de Janeiro: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1344347

Infelizmente os threads do Morro da Conceição, Teresópolis e Paraty estão com fotos fora do ar, devido ao fim do site de hospedagem de fotos Imagehost, mas pretendo recuperá-los aos poucos.
 
#3 ·
Saquarema é muito bonita!! Gostei de todas as vistas, da lagoa, do mar, da igreja belissima, da localizaçao pitoresca, e do cemiterio.

Saquarema é quase cidade irmã e concorrente de Imbituba pelo surf. Tendo inclusive ambas disputado sedes de eventos importantes no esporte. :eek:kay:

Por sinal, a principal praia de ambas chama-se da "Vila".
 
#9 ·
Valeu, Ice! Obrigado pela visita!
Particularmente não conheço muito sobre Imbituba!

E bota fotogênica nessa igreja no alto do morro!
Linda vista do cemitério com o mar lá no fundo! Garanto que os enterrados ali nõ tem do que se queixar. :)
Parabén por mais este belo thread Raffa!
Hahaha, ótimo lugar para 'descansar em paz' mesmo!
ABração, amigo!

Saquarema é muito simpática, adorei a igreja colonial e sua vista. :cheers:

Valeu por compartilhar! :eek:kay:
simpática como cidade, e linda como cenário!
Obrigado por prestigiar novamente, amigo!

Abração
 
#4 ·
E bota fotogênica nessa igreja no alto do morro!
Linda vista do cemitério com o mar lá no fundo! Garanto que os enterrados ali nõ tem do que se queixar. :)
Parabén por mais este belo thread Raffa!
 
#5 ·
Saquarema é muito simpática, adorei a igreja colonial e sua vista. :cheers:

Valeu por compartilhar! :eek:kay:
 
#10 ·
Também!
:cheers:

Não conheço muito a Região dos Lagos, à exceção de CF... Gostei do bucolismo da cidade, aliado à paisagem montanhosa e ao mar revolto (é sempre assim?)... Se essa lagoa não for poluída, é uma excelente opção de balneário, imagino que melhor que a praia oceânica...

Parabéns pelas fotos!:eek:kay:...
Normalmente o mar é bem agitado sim, para alegria dos surfistas. Mas me lembro de ir bastante para lá quando criança (décadas de 80 e 90) e já ter pego o mar bem calmo também!

A Lagoa em si, não era muito limpa, apesar de ser sempre fonte de pesca. Houve uma obra para aumentar a renovação de água do mar paqra a Lagoa entre o morro da Igreja e a Praia de Itaúna alguns anos atrás e creio que isso tenha feito a qualidade da água da Lagoa melhorar substancialmente
 
#8 ·
Não conheço muito a Região dos Lagos, à exceção de CF... Gostei do bucolismo da cidade, aliado à paisagem montanhosa e ao mar revolto (é sempre assim?)... Se essa lagoa não for poluída, é uma excelente opção de balneário, imagino que melhor que a praia oceânica...

Parabéns pelas fotos!:eek:kay:...
 
#17 ·
São sim! Agitadas, mas ótimas

Quem diria, o Rafael "desenterrando" fotos de Búzios e Saquarema. :lol:

Só conheço Saquarema por fotos e, por fotos, me pareceu muito tranquila com muitos lugares turísticos e grande potencial. Gostei da lagoa e arquitetura local (casarões coloniais). :yes:

Parabéns por mais esse "thread praiano". :eek:kay:
Obrigado, Emanuel! Saquarema viveu o boom turístico nas décadas de 80 e 90, sempre cheia e com um carnaval dos mais disputados. Hoje a cidade me parece mais pacata que antes, não sei ao certo.

Tem potencial sim, e é perto do Rio. Dei uma ênfase aos casarões coloniais, mas são poucos, infelizmente
 
#12 ·
:banana::banana::banana::banana:

Mais fotos lindas, colírio para meus olhos...

Linda demais....amei a igreja, tb achei mega fotogênica...e como não falar dos bichinhos, né ?? Adorei a homenagem, Rafa...:)

E quantas corujas !! Embora eu tenha medinho delas, gosto de vê-las. E eu achando q ia ver coruja no telhado, tem um peludinho por lá...:lol:

Belo thread, viu ???

bjks !
 
#22 ·
:D
Que bom que gostou! rs
Sempre que posso, deixo fotos de sessão animal especialmente pra vc!
Mas, medo de corujas? Elas são tão simpáticas! rs
Obrigado por comentar!

Bahh que massa!! adoro esse mar bravo e essa trilha deixou ainda mais bonito :cheers:

tenho algumas fotos de uma viagem ao Rio que acredito ser de Saquarema, rs



:eek:kay:
Grande, Hello!
Valeu pela colaboração! Acho que essas fotos são sim da divisa entre Maricá e Saquarema! Olhar de cima é outra coisa! Ficaram lindas!

Caramba rafa, mandou superbem nas fotos!!
Saquarema é um lugar muito atrativo para quem curte mar mais nervoso!
As fotos da corujinhas ficaram ótimas também!
Brigadão, eduardo!
Abração :eek:kay:
 
#13 ·
Quem diria, o Rafael "desenterrando" fotos de Búzios e Saquarema. :lol:

Só conheço Saquarema por fotos e, por fotos, me pareceu muito tranquila com muitos lugares turísticos e grande potencial. Gostei da lagoa e arquitetura local (casarões coloniais). :yes:

Parabéns por mais esse "thread praiano". :eek:kay:
 
#18 ·
Que bom que gostou! :)

Ainda não conheço Saquarema e nem Araruama, a cidade é bem simpática e bem mais tranquila do que Cabo Frio/Arraial, a Região dos Lagos é realmente privilegiada, o que não gosto mto é a água gelada do mar.

Mais um belo thread, gostei da qualidade das suas fotos, qual é sua câmera?
Fala, Driano!
EM todos os meus threads eu usei a minha câmera Sony h50, uma camera semi-profissional da Sony até comum, mas já me parece fora de linha. Uma foto ou outra deste thread foram feitas com cameras compactas comuns, mas não lembro o modelo
A água de Saquá é gelada também, mas não tanto quanto Cabo Frio e Arraial... mas é gelada

thread muito show...maneirissimo mesmo...mandou bem, continue assim!!!!!!!!!!!
Brigadão, Lauro!
 
#23 ·
Mais um tópico com o selo raffasoares de qualidade!

Saquarema é sempre meu caminho para a praia, pela rodovia Amaral Peixoto, mas faz um bom tempo que não entro na cidade. Mas o que percebo é que, fora a belíssima paisagem, a cidade vem melhorando muito nos últimos anos.

Curiosidade: a Praia de Itaúna, mostrada nas fotos, é uma faixa de areia ininterrupta de pouco mais de 50 quilômetros que só acaba em Arraial do Cabo, mas que é rebatizada nos locais por onde passa (por exemplo, Praia Seca).

Parabéns mais uma vez pelas belíssimas fotos!
 
#26 ·
Obrigado, mais uma vez, por prestigiar, Lorram!
Em relação à infra, também tenho a impressão da cidade ter tido uma melhora perceptível (embora, como sabemos, longe do ideal).
Itaúna vira Praia seca, que vira Praia do foguete e depois Praia Grande em Arraial... acho que é isso, né? Fora que a Praia da Vila, na outra ponta de Saquarema, vai por mais umas dezenas de quilômetros em Jaconé, Ponta Negra, Maricá...

:)

O medo das corujas deve ter vindo desses filmes de terror....rs Só gosto da Edwiges, do Harry Potter...:lol:

bjks !
:lol: figura!
 
#31 ·
Fala, Marco!
O conjunto de praias de lá é bem bonito sim! Ali tem uma vibe muito boa!
Boa parte das fotos foram tiradas no mês de junho, baixa temporada... mas num feriado. Acho que carnaval e e festas de fim de ano a cidade deve ficar beeem cheia

Quanta foto bonita o Rafael anda nos presenteando... Adorei este thread Rafael!

Tem tanto tempo que não vou a Saquarema... E, admirando suas fotos, matei um pouco a saudades.
Obrigado, Osmar!
Que bom que deu para matar um pouco da saudade! Mas veja se vai lá também!

Abs!
 
#32 · (Edited)
Saqua é lendária: quem nunca ouviu falar nesse lugar mitológico ?

A cidade e a praia tem um jeito diferente, bem interessante.

Adorei a Igreja no topo no morrinho. Lembrou-me algo de Torres (RS) e Fernando de Noronha, pois as duas têm algumas áreas altas - e gramadas - à beira-mar.

Mais um lindo thread, com a marca Raffasoares ! :cheers:
 
#35 ·
acho que o tal jeito é a vibe que eu sinto que a cidade tem... não sei se é justamente pela 'mitologia' que o lugar carrega, mas suas praias são extremamente agradáveis sim! A Igreja é a melhor intervenção humana que a cidade possui em seu já bonito cenário!

Muito bom, gostei muito de ver Saquarema representada! A cidade é mui bela, com um ar de tranquilidade muito gostoso.

Valeu pelo presente Rafa!
Muito obrigado por comentar, Julio!
Abração!
 
#37 ·
Estava procurando fotos de Saquarema e fui direcionado a esse thread e achei interessante por ele ser bem recente. Não deu para ir matar as saudades, nesse verão, dessa cidade pela qual tenho muita compaixão, já que fez parte da minha vida, mas tive a sorte por poder ver essas belas fotos postadas aqui. Obrigado raffasoares!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top