daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 12th, 2013, 04:49 AM   #1
Mustaa
Registered User

Mustaa's Avatar

Likes (Received): 84

Paranaguá-PR. Aéreas da cidade mãe do Paraná.

Paranaguá é um município localizado na Microrregião de Paranaguá, na Mesorregião Metropolitana de Curitiba (90 km. da capital), no estado do Paraná, no Brasil. É a cidade mais antiga do estado com 364 anos. Segundo a estimativa de população realizada em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui 140.469 habitantes, sendo a décima mais populosa cidade do Paraná e a 31ª mais populosa da Região Sul do Brasil. Seu porto é sua principal atividade econômica.(Fonte)

A primeira parte das fotos a seguir são de autoria de Suellen Master (http://www.mastervideoefoto.com.br)

01 - Área central da cidade a direita e o bairro de Ilha dos Valadares a esquerda. O rio entre ambos é o Rio Itiberê.

02 - Em direção a Baía de Paranaguá, a esquerda bairros Costeira e Oceania, a direita a Ilha dos Valadares e no meio do rio: manguezais. (A prainha é conhecida como Itiberê International )

03 - A região do aterro: Estádio Gigante do Itiberê (Carangueijão ), Mercado Municipal, Rodoviária, Aquário Marinho, Praça 29 de Julho, Rua da Praia e uma pequena parcela do Centro Histórico.

04 - Passarela dos Valadares, Aterro e Centro Histórico.

05 - E aqui está o Porto de Paranaguá, um dos mais movimentados do Brasil e ao fundo a Ilha do Mel que já foi retratada por aqui recentemente.

06 - Convivendo com a natureza

07 - Assim como os povos das dezenas de ilhas habitadas da região.

08 - O santuário de Nossa Senhora do Rocio (Padroeira do Paraná) no seu local original de fundação, hoje no meio da Zona Portuária.

09 - Saindo da Zona Portuária e Centro e indo em direção aos bairros. Paranaguá é cercada de rios e a população convive com os mesmos.

10 - Infelizmente o mesmo não acontece com as matas e manguezais.

11 - Pouco menos da metade da cidade aparece nesta foto. O eixo de crescimento atual está localizado na margem da PR 407.

12 - Mais dos bairros residenciais.

13 - Bairro Serraria do Rocha

14 - Convivendo entre rios, acima o Itiberê e abaixo o Emboguaçu.

15 - Periferia: Vila Santa Helena e Vila Marinho, cortadas pela Estrada Velha de Alexandra, via rápida que liga o porto à rodovia BR277.

A segunda parte das fotos é de autoria de Iroze Picanço, fotógrafo parnanguara.

16 - Passarela dos Valadares e região do Aterro do Mercado.

17 - Centro, a cidade é bem pouco verticalizada.

18 - Outra do centro. Esse terrenão tá livre, bem no centrão da cidade, investidores do SSC se liguem .

19 - Bairros e Porto ao fundo.

20 -

21 -

22-

23-

24-

25 - O Palácio do Café, construído nos anos 60, o primeiro "arranha-céu" da cidade.

26 - Rua General Carneiro, centro histórico.

27 - Prainha, maré alta.

28 - Hostel no centro histórico, sempre com uns gringos ilustres

29 - Rua General Carneiro, em frente ao Mercado do Café.

30 - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

31 -

32 -

33-
http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphoto...24033044_n.jpg

34-

35- Voltemos ao centro.

36-

37-

38-

39 - A passarela iluminada em homenagem ao Outubro Rosa.

40-

41- Nesse terreno do lado do prédio branco será construído o Polloshop Paranaguá.

42- Estação Ferroviária.

É isso pessoal, espero que gostem, um dia quando eu juntar forças faço um thread a nível de rua .

Last edited by Mustaa; February 13th, 2013 at 09:52 AM.
Mustaa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 12th, 2013, 04:22 PM   #2
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 120

Muito bom o seu thread Mustaa.

Acho que é inconsciente coletivo, só pode, porque ontem mesmo estava procurando fotos de Paranaguá e vendo ela pelo Street View.

Mas me dá um certo desanimo em pensar nas administrações da cidade, eu penso "puxa, já poderiam ter feito calçadas padrão. Já poderiam ter tombado mais prédios históricos. Poderiam PROIBIR a publicidade porca e escandalosa do comércio tal como está hoje... Paranaguá tem tudo para ser uma cidade de destaque..." Porém ainda tenho fé em Paranaguá. Vai ganhar até "shopps" agora

Enfim, gostei muito das fotos, espero ansioso pelo seu thread ao nível da rua

Mustaa liked this post
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2013, 04:54 PM   #3
Highcliff
Fake democracy

Highcliff's Avatar

Likes (Received): 4586

as fotos estão excelentes....é impressão minha ou parece que paranagua demonstra um pouco de atraso e degradação?....
Highcliff no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2013, 08:06 PM   #4
Mustaa
Registered User

Mustaa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Guilherme Olenik CWB View Post
Muito bom o seu thread Mustaa.

Acho que é inconsciente coletivo, só pode, porque ontem mesmo estava procurando fotos de Paranaguá e vendo ela pelo Street View.

Mas me dá um certo desanimo em pensar nas administrações da cidade, eu penso "puxa, já poderiam ter feito calçadas padrão. Já poderiam ter tombado mais prédios históricos. Poderiam PROIBIR a publicidade porca e escandalosa do comércio tal como está hoje... Paranaguá tem tudo para ser uma cidade de destaque..." Porém ainda tenho fé em Paranaguá. Vai ganhar até "shopps" agora

Enfim, gostei muito das fotos, espero ansioso pelo seu thread ao nível da rua
Sim, infelizmente a cidade sofre, e agora tá nas mãos do mesmo prefeito de anos atrás, renovação não chega por aqui.
Quanto a thread a nivel de rua, tenho mais de 200 fotos aqui que eu tirei, mas tenho uma preguiça imensa. Demoro muito pra fazer threads, muitos detalhes.

Quote:
Originally Posted by Highcliff View Post
as fotos estão excelentes....é impressão minha ou parece que paranagua demonstra um pouco de atraso e degradação?....
Paranaguá passou por um período de estagnação desde os anos 90, só agora está recebendo investimentos novos. A cidade sempre foi muito ligada a Curitiba, até o comércio não se desenvolvia direito aqui porque a classe media/media alta sempre preferiu fazer as compras em Curitiba. Mas isso está começando a mudar . Um dia chegamos lá haha.
Old February 12th, 2013, 08:28 PM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 486

Mustaa,
Obrigado por nos mostrar a diversidade de Paranaguá e vê se vence o desânimo e nos brinda com fotos ao nível da rua principalmente do patrimônio histórico. Você pode pô-las aos poucos neste thread aqui mesmo como bonus pictures.

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com

Pioneiro liked this post
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2013, 09:43 PM   #6
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1178

Não conheço quase nada de Paranaguá, e a cidade me parece ser interessante, tanto pelo sítio que se localiza quanto pelo patrimônio. Gostaria de ver um thread do Centro Histórico, não me recordo de nenhum. A natureza desses manguezais, restingas, baías no meio da cidade é fantástica.

Boa musta! Obrigado por compartilhar.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2013, 10:14 PM   #7
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Paranaguá tem muito o que mostrar, seu patrimônio histórico merece threads.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2013, 10:27 PM   #8
gugadg
Registered User

gugadg's Avatar

Likes (Received): 900

Muito bom. Paranaguá é uma cidade que merece mais.
gugadg está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 12th, 2013, 11:27 PM   #9
auguster
Registered User

auguster's Avatar

Likes (Received): 34

Uma coisa que me chama a atenção em Paranaguá é essa ilha em frente ao centro,o lugar parece ser super desordenado,as ruas são todas "tortas"...Alguém sabe o porque disso?
Ótimo thread Mustaa.
auguster no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 12:17 AM   #10
Mustaa
Registered User

Mustaa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Mustaa,
Obrigado por nos mostrar a diversidade de Paranaguá e vê se vence o desânimo e nos brinda com fotos ao nível da rua principalmente do patrimônio histórico. Você pode pô-las aos poucos neste thread aqui mesmo como bonus pictures.
Hahaha, vou tentar, quero ver se saio pra tirar fotos novas, não gosto de fotos desatualizadas . E eu que agradeço sua presença aqui.

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Não conheço quase nada de Paranaguá, e a cidade me parece ser interessante, tanto pelo sítio que se localiza quanto pelo patrimônio. Gostaria de ver um thread do Centro Histórico, não me recordo de nenhum. A natureza desses manguezais, restingas, baías no meio da cidade é fantástica.

Boa musta! Obrigado por compartilhar.
De fato, eu acho muito interessante o jeito que a cidade cresceu (desordenadamente pfvr) no meio dos rios, matas e manguezais.

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Paranaguá tem muito o que mostrar, seu patrimônio histórico merece threads.
Indireta recebida.

Quote:
Originally Posted by gugadg View Post
Muito bom. Paranaguá é uma cidade que merece mais.
Concordo, obrigado.

Quote:
Originally Posted by auguster View Post
Uma coisa que me chama a atenção em Paranaguá é essa ilha em frente ao centro,o lugar parece ser super desordenado,as ruas são todas "tortas"...Alguém sabe o porque disso?
Ótimo thread Mustaa.
A Ilha dos Valadares tem a ocupação tão antiga quanto a própria cidade, era o local onde os pescadores escolhiam para viver, já que o outro lado do rio era caríssimo pros padrões deles, mas ainda assim era perto dos serviços do centro. Com o crescimento da cidade muitas pessoas escolheram ali como local para fixar suas residências, por mais que seja parte do munícipio a ilha até pouco tempo atrás era patrimônio da União, uma área federal, fora da jurisdição municipal, o que explica o crescimento sem planejamento, de forma bem orgânica. Atualmente estima-se que vivam lá mais de 20 mil habitantes, e mesmo assim a travessia para carros só pode ser realizada por balsa, a passarela (Passarela Antonio José Sant’Anna Lobo, construída em 89) atual comporta apenas pedestres e veículos oficiais.
A Wikipédia tem uma página bem completa (eu diria com dados bem confiáveis) sobre a Ilha, se tiver mais alguma curiosidade: Ilha dos Valadares (Wikipédia)
Old February 13th, 2013, 12:52 AM   #11
auguster
Registered User

auguster's Avatar

Likes (Received): 34

Quote:
Originally Posted by Mustaa View Post
A Ilha dos Valadares tem a ocupação tão antiga quanto a própria cidade, era o local onde os pescadores escolhiam para viver, já que o outro lado do rio era caríssimo pros padrões deles, mas ainda assim era perto dos serviços do centro. Com o crescimento da cidade muitas pessoas escolheram ali como local para fixar suas residências, por mais que seja parte do munícipio a ilha até pouco tempo atrás era patrimônio da União, uma área federal, fora da jurisdição municipal, o que explica o crescimento sem planejamento, de forma bem orgânica. Atualmente estima-se que vivam lá mais de 20 mil habitantes, e mesmo assim a travessia para carros só pode ser realizada por balsa, a passarela (Passarela Antonio José Sant’Anna Lobo, construída em 89) atual comporta apenas pedestres e veículos oficiais.
A Wikipédia tem uma página bem completa (eu diria com dados bem confiáveis) sobre a Ilha, se tiver mais alguma curiosidade: Ilha dos Valadares (Wikipédia)
Muito interessante,a ilha por pertencer a união tecnicamente ficou excluída da cidade,favorecendo ocupações irregulares e desordenadas.Espero que a prefeitura da cidade melhore cada vez mais o lugar.

Mustaa liked this post
auguster no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 01:48 AM   #12
Forasteiro_paulista
masoq??

Forasteiro_paulista's Avatar

Likes (Received): 332

Muito bom o thread, nunca tinha visto nenhuma imagem da city, parece ter um interessante patrimônio histórico
Forasteiro_paulista no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 05:00 AM   #13
mauricio_nc
Mauricio Carvalho

mauricio_nc's Avatar

Likes (Received): 0

Esse terminal urbano - no meio da foto - horrível, medonho e sem sentido que cortou 90% de uma praça histórica TEM QUE SER removido dali o mais breve possível com a posterior restauração total da antiga praça. Um ponto a menos na já sofrida Paranaguá.

Ah, sim: o tópico está muito bom.
mauricio_nc no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 02:46 PM   #14
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 3856

Gostei, só faltou imagens a nível das ruas!
Old February 13th, 2013, 03:50 PM   #15
Jean Carlos Boniatti
White Duck City

Jean Carlos Boniatti's Avatar

Likes (Received): 275

Ótimo thread, faltava um post assim, mais completo da cidade, que é tão importante no PR. Valeu por compartilhar!

Pioneiro liked this post
Jean Carlos Boniatti no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 04:09 PM   #16
Pioneiro
Registered User

Pioneiro's Avatar

Likes (Received): 362

Gostei do Thread. O título tem tudo a ver com a cidade pois Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e foi ela quem deu origem ao Estado.
Old February 13th, 2013, 04:29 PM   #17
HVAS
Registered User

HVAS's Avatar

Likes (Received): 164

cidade famosa pelo importantíssimo porto, mas que tem muito mais para mostrar!! belo centro histórico para apreciar sem moderação...

Pioneiro liked this post
HVAS no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 05:11 PM   #18
Luiz F Curitiba
Registered User

Luiz F Curitiba's Avatar

Likes (Received): 197

Legal , tenho um carinho todo especial por essa cidade , minha mão é parnanguara e por isso tenho muitos parentes por la , dificilmente fico mais de dois anos sem aparecer em Paranaguá , só acho uma pena a questão politica que infelizmente impede a região de ter o desenvolvimento que merece .
Luiz F Curitiba no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 08:08 PM   #19
Maykon_Johny
Registered User

Maykon_Johny's Avatar

Likes (Received): 75

As fotos estão ótimas, parabéns pelo thread.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2013, 08:20 PM   #20
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 533

Muito completo o thread, parabéns Mustaa.

Sempre tive curiosidade em ver imagens mais detalhadas e completas de Paranaguá. Já viajei para Morretes, próximo.

A cidade insere-se em uma região de natureza exuberante. Gostei muito de ver imagens do patrimônio histórico da cidade, que possui relíquias. O porto também destaca-se na paisagem.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules