daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old May 23rd, 2013, 05:01 AM   #1
Vi_
Marília/SP

Vi_'s Avatar

Likes (Received): 762

Osvaldo Cruz/SP e Adamantina/SP - As duas cidades irmãs da Alta Paulista

No Oeste Paulista estão localizadas duas belas cidades incluídas na região da chamada Alta Paulista, Osvaldo Cruz e Adamantina.

Osvaldo Cruz, também conhecida como a "Princesinha da Alta Paulista", a cidade se destaca no setor moveleiro, na dança e fitness. Daqui saíram o radialista Osmar Santos e a jogadora de basquete "Magic Paula".

Adamantina, cidade forte na agricultura, comércio local e faculdades, daqui saiu o Jornalista Global Carlos Tramontina.

Alguns dados.:

As duas cidades são ligadas pela rodovia SP-294 Comandante João Ribeiro de Barros, ficam distantes uma da outra por aproximadamente 25 km e pertecem a R.A de Presidente Prudente.

As imagens são de minha autoria e foram registradas nesta segunda feira dia 20/05/2013.

Osvaldo Cruz - 32 mil habitantes IBGE 2012

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 - Estrada de ferro Paulista

39

40

41

42

43

44

45

46

47

A caminho de Adamantina - Dedicado ao amigo forista zolin

Adamantina - 33 mil habitantes

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12 - Estrada de ferro Paulista

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 - Voltando para a casa

Agradeço a sua visita

Sponsored Links

Old May 23rd, 2013, 05:22 AM   #2
guanambiense roxo
Registered User

guanambiense roxo's Avatar

Likes (Received): 9531

Muito bom seu thread duplo, Vi_!
As duas cidades são lindas, mas, gostei mais de Osvaldo Cruz, que tem uma praça linda, ruas organizadas e já é verticalizada para a população que tem!!
Em Adamantina, curti muito a estrada de ferro, que, por sinal, tem muita história pra contar!!
Parabéns!!
Old May 23rd, 2013, 05:31 AM   #3
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1596

Apesar de pequenas, estas cidades são bastante importantes na região da Nova Alta Paulista.

Osvaldo Cruz tem crescido mesmo nos últimos anos. Melhorou também a aparência, com a reurbanização da avenida principal e a construção de novos edifícios.
O que ajuda a cidade é sua localização próxima do cruzamento das rodovias Assis Chateaubriand (SP 425) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), pois tem um bom número de caminhões bi-trem (graneleiros). Outro destaque é na fabricação de artigos para dança e fitnes. Tem um comércio bom, que atende cidades menores como Parapuã (bem próxima), Rinópolis, Sagres, Salmourão e Inúbia Paulista.
Na paisagem urbana, não dá para negar o destaque do Edifício Saint Morits (esse que aparece no fundo das fotos 3, 29 e 45). Um apartamento por andar e imponente para uma cidade desse porte.

Adamantina (não confundir com Andradina), um pouco maiorzinha, é sede de região de governo dentro da RA de Prudente (ao lado da própria Prudente e Dracena), a menor de todas no Estado.
O comércio atende várias cidades ao redor e é bastante conhecida pela FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), que recebe estudantes de várias partes do Brasil, com cursos diversos divididos em três campi, dentro da cidade.
Mesmo sendo menor que Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, Adamantina tem uma representatividade regional bem maior.
A cidade vista de cima é praticamente um tabuleiro. Se ela tiver um crescimento significativo no lado leste, logo conurba-se com Lucélia.
O Edifício San Patrick (esse atrás da igreja matriz) é o mais alto da Nova Alta Paulista, é possível vê-lo em dezenas de quilômetros no caminho de Prudente à NAP.
Enfim, é uma boa cidade para se morar, pena ter um acesso rodoviário ruim partindo de Prudente. O caminho mais perto é em grande parte de estrada de terra, a outra opção é a Assis Chateaubriand, que também não é lá essas coisas.

Enfim, parabéns pelo esforço, amigo.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 06:41 AM   #4
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 631

Vi, parabéns pelo belo trabalho.

Em alguns aspectos, como por exemplo, a marcante presença do complexo ferroviário integrado ao meio urbano e o nº de habitantes, as cidades se parecem.

Das duas cidades eu conheço apenas Osvaldo Cruz, uma cidade próspera do oeste paulista.

Gostei muito das amplas avenidas e praças da cidade (são bem amplas e arborizadas).

Não há como deixar de notar o uso demasiado do azul nos espaços públicos de Osvaldo Cruz (cor que integra a bandeira do município), até mesmo no asfalto. É algo diferente. No mais, a cidade mostra-se forte no comércio e na indústria a moda fitnnes se destaca.

Enfim, Osvaldo Cruz, destaca-se dentre as cidades mais promissoras do oeste paulista.

Ja Adamantina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

Valeu pelo tour, qual é o próximo destino?

Last edited by Urbano Prudente; May 24th, 2013 at 03:43 AM.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 10:29 AM   #5
jjuliob
Registered User

jjuliob's Avatar

Likes (Received): 56

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Ja Andradina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

o colega ali em cima acabou de lembrar que é Adamantina, e não Andradina
jjuliob no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 04:08 PM   #6
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 631

É mesmo, foi desatenção minha. Já corrigi o post tá.

Last edited by Urbano Prudente; May 23rd, 2013 at 04:49 PM.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 06:12 PM   #7
Vi_
Marília/SP

Vi_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by guanambiense roxo View Post
As duas cidades são lindas, mas, gostei mais de Osvaldo Cruz, que tem uma praça linda, ruas organizadas e já é verticalizada para a população que tem!!
Em Adamantina, curti muito a estrada de ferro, que, por sinal, tem muita história pra contar!!
Parabéns!!
Obrigado, sou meio suspeito pra falar porque achei as duas cidades muito parecidas, o comercio em Adamantina notei que estava mais movimentado porém podia ser o dia em que fui, em breve postarei meu comentário sobre as duas cidades.

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Apesar de pequenas, estas cidades são bastante importantes na região da Nova Alta Paulista.

Osvaldo Cruz tem crescido mesmo nos últimos anos. Melhorou também a aparência, com a reurbanização da avenida principal e a construção de novos edifícios.
O que ajuda a cidade é sua localização próxima do cruzamento das rodovias Assis Chateaubriand (SP 425) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), pois tem um bom número de caminhões bi-trem (graneleiros). Outro destaque é na fabricação de artigos para dança e fitnes. Tem um comércio bom, que atende cidades menores como Parapuã (bem próxima), Rinópolis, Sagres, Salmourão e Inúbia Paulista.
Na paisagem urbana, não dá para negar o destaque do Edifício Saint Morits (esse que aparece no fundo das fotos 3, 29 e 45). Um apartamento por andar e imponente para uma cidade desse porte.

Adamantina (não confundir com Andradina), um pouco maiorzinha, é sede de região de governo dentro da RA de Prudente (ao lado da própria Prudente e Dracena), a menor de todas no Estado.
O comércio atende várias cidades ao redor e é bastante conhecida pela FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), que recebe estudantes de várias partes do Brasil, com cursos diversos divididos em três campi, dentro da cidade.
Mesmo sendo menor que Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, Adamantina tem uma representatividade regional bem maior.
A cidade vista de cima é praticamente um tabuleiro. Se ela tiver um crescimento significativo no lado leste, logo conurba-se com Lucélia.
O Edifício San Patrick (esse atrás da igreja matriz) é o mais alto da Nova Alta Paulista, é possível vê-lo em dezenas de quilômetros no caminho de Prudente à NAP.
Enfim, é uma boa cidade para se morar, pena ter um acesso rodoviário ruim partindo de Prudente. O caminho mais perto é em grande parte de estrada de terra, a outra opção é a Assis Chateaubriand, que também não é lá essas coisas.

Enfim, parabéns pelo esforço, amigo.
Valeu Lucas, e obrigado pelas informações você sabe muito sobre as duas cidades, quero que complemente o thread com suas imagens

Quote:

Em alguns aspectos, como por exemplo, a marcante presença do complexo ferroviário integrado ao meio urbano e o nº de habitantes, as cidades se parecem.

Das duas cidades eu conheço apenas Osvaldo Cruz, uma cidade próspera do oeste paulista.

Gostei muito das amplas avenidas e praças da cidade (são bem amplas e arborizadas).

Não há como deixar de notar o uso demasiado do azul nos espaços públicos de Osvaldo Cruz (cor que integra a bandeira do município), até mesmo no asfalto. É algo diferente. No mais, a cidade mostra-se forte no comércio e na indústria a moda fitnnes se destaca.

Enfim, Osvaldo Cruz, destaca-se dentre as cidades mais promissoras do oeste paulista.

Ja Andamantina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

Quote:
É mesmo, foi desatenção minha. Já corrigi o post tá.
Fernando, as duas cidades podem ser consideradas irmãs porque são muito semelhantes urbanisticamente e também pela proximidade no número de habitantes, mas claro que uma tem particularidades que a outra não tem, isso é normal, exemplo é as faculdades que senti Adamantina um pouco a frente, porém Osvaldo Cruz é forte no setor industrial.

E quanto ao erro, fique tranquilo pois os nomes são semalhantes e confunde mesmo.

A próxima cidade será anunciada na semana que vem

Obrigado por estar sempre presente nos meus threads !

Quote:
Originally Posted by jjuliob View Post
o colega ali em cima acabou de lembrar que é Adamantina, e não Andradina
Isso é normal de acontecer, assim como vi confundirem Araçatuba e Araraquara.
Vi_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 10:51 PM   #8
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 457

YAHOOOOOOOOOOOOOO.....!!!!!!!!!!!!!!!

Quote:
Originally Posted by Vi_ View Post

A caminho de Adamantina - Dedicado ao amigo forista zolin

Agradeço a sua visita

Valeu Vi_

As fotos ficaram um show....
E ficou legal o seu trabalho feito das duas cidades....
E que saudade me deu agora vendo estas fotos...
UFA.....
E não vejo a hora de pegar está estrada ai ó.....

Como sou um apaixonado pela Nova Alta Paulista...

Hehehehe....

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 11:02 PM   #9
zolin

zolin's Avatar

Nossa..

Como eu gosto destas placas...

Na próxima viagem minha, para Dracena...

Eu vou levar uma chave de fenda e um

alicate e vou trazer todas as placas embora para min...

ulilopes, Hello_World liked this post
Old May 23rd, 2013, 11:15 PM   #10
zolin

zolin's Avatar

Eu acho um charme estas ruas feitas de paralélepipedo .....

Adamantina é uma das poucas cidades da Nova Alta Paulista que ainda tem rua feita deste material...

Dracena, por exemplo não tem, a acho que nunca teve tb...

E espero que preservem esta rua de Adamantina...

Porque faz parte da história da cidade...

.

Old May 23rd, 2013, 11:26 PM   #11
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 938

Muito bom Vi! Duas cidades co-irmãs e primas de Dracena que está um pouco mais afastada!
Ambas as cidades estão com suas praças centrais limpas e arrumadas. Em Osvaldo Cruz pelo jeito a cor azul é um padrão para todos os locais públicos da cidade.
Gostei das avenidas largas no centro de Adamantina. A igreja de Adamantina, junto com a de Dracena, a de Tupã e ade Lucélia são as 04 igrejas mais bonitas da Alta Paulista.
Old May 23rd, 2013, 11:28 PM   #12
ulilopes

ulilopes's Avatar

Quote:

Ja Andamantina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

Urbano, ainda tem uma letra "N" à mais no nome da cidade de Adamantina.
Aproveitando a deixa, alguém saberia explicar qual a origem do nome da cidade de Adamantina?

Urbano Prudente liked this post
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2013, 11:29 PM   #13
ulilopes

ulilopes's Avatar

Quote:
Originally Posted by zolin View Post

Nossa..

Old May 23rd, 2013, 11:52 PM   #14
Vi_
Marília/SP

Vi_'s Avatar

Quote:

Valeu Vi_

As fotos ficaram um show....
E ficou legal o seu trabalho feito das duas cidades....
E que saudade me deu agora vendo estas fotos...
UFA.....
E não vejo a hora de pegar está estrada ai ó.....

Como sou um apaixonado pela Nova Alta Paulista...

Hehehehe....

Quote:

Nossa..

Quote:

Eu acho um charme estas ruas feitas de paralélepipedo .....

Adamantina é uma das poucas cidades da Nova Alta Paulista que ainda tem rua feita deste material...

Dracena, por exemplo não tem, a acho que nunca teve tb...

E espero que preservem esta rua de Adamantina...

Porque faz parte da história da cidade...

Já esperava sua visita zolin

Que bom que gostou, fiquei feliz cara !

Uma boa notícia que tenho para te dar é que em breve teremos um novo thread da sua querida Dracena !!! mas será feito por um outro forista, aguarde

E quanto ao furto das placas, só tome cuidado para não ser preso

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Muito bom Vi! Duas cidades co-irmãs e primas de Dracena que está um pouco mais afastada!
Ambas as cidades estão com suas praças centrais limpas e arrumadas. Em Osvaldo Cruz pelo jeito a cor azul é um padrão para todos os locais públicos da cidade.
Gostei das avenidas largas no centro de Adamantina. A igreja de Adamantina, junto com a de Dracena, a de Tupã e ade Lucélia são as 04 igrejas mais bonitas da Alta Paulista.
Quote:

Aproveitando a deixa, alguém saberia explicar qual a origem do nome da cidade de Adamantina?
Valeu Uli, adorei fazer as imagens dessas cidades foi um dia excelente e renderam boas fotos das duas irmãs da Alta Paulista, logo irei postar a minha impressão das duas cidades, aguardem

E infelizmente não sei a origem do nome Adamantina, mas pergunte ao Lucas que ele deve saber com certeza

Last edited by Vi_; May 24th, 2013 at 12:00 AM.
Vi_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2013, 12:00 AM   #15
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1596

Quote:

Era a "regra" de ordem alfabética a ser seguida na época ao nomear as estações da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Supõe-se que um dos proprietários da CPEF tinha alguma senhora "amada" com o prenome Ada e outra regra também era atribuir nomes femininos. No caso de Adamantina, a sequência alfabética foi reiniciada.
Interessante esse fato dos nomes das estações na Alta Paulista seguirem a ordem do alfabeto, mas hoje é meio difícil de identificar pois os nomes mudaram.
Por exemplo, antes de Marília temos/tínhamos as estações na ordem: Alba (município de Piratininga), Brasília (município de Piratininga), Cabrália Paulista, Duartina, Esmeralda (município de Duartina), Fernão, Gália, Hespéria (município de Garça), Incas (atual Garça), Jafa (município de Garça), Kentucky (atual Vera Cruz), Lácio (município de Marília), Marília, N (?), Oriente, Pompéia, Paulópolis (município de Pompéia), Quintana, o resto não consegui identificar seguindo a ordem.

Vi_, ulilopes liked this post
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2013, 12:17 AM   #16
zolin

zolin's Avatar

Quote:
Originally Posted by guanambiense roxo View Post

Parabéns!!

Realmente tem muita história para contar a estrada de ferro na Nova Alta Paulista...
Até porque Adamantina, Osvaldo Cruz e Dracena, ganharam vida e crescerão por causa da estrada de ferro....
O meu avô por exemplo ajudou na construção da estrada de no trecho de Dracena..
Época ainda da Maria Fumaça...
E na época em que eu morava em Dracena, eu só viajava de trem para Marília...
Eita época boa aquela...
Tempo do café ainda, e tinha muita movimentação de trem cargueiro na Nova Alta Paulista, por causa do café....
Em Dracena, chegava a ter até 600 vagões no pátio de Dracena, para ser carregado com café...
Em Dracena, e em toda a Nova Alta Paulista, tinha um movimento de até 10 passagens de trem por dia...
Isso mesmo...
Chegava a passar 10 trens por dia entre cargueiro e de passageiro....
O trem fazia uma grande ligação forte entre todas as cidades da Nova Alta Paulista...
Eu lembro que de Dracena, tinha dois horários de trens na parte da manhã, um as 07:00 e outro as 07:30..
Um as 12:00 e outro as 13:00 e um as 16:00 e outro as 17:00 e um as 21:00 e ultimo as 22:00 horas...
Todos de passageiros indo para São Paulo, e vindo de São Paulo, com destino a Panorama...

[/COLOR]

Vi_ liked this post

Last edited by zolin; May 24th, 2013 at 12:25 AM.
Old May 24th, 2013, 12:31 AM   #17
zolin

zolin's Avatar

Quote:
Era a "regra" de ordem alfabética a ser seguida na época ao nomear as estações da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Supõe-se que um dos proprietários da CPEF tinha alguma senhora "amada" com o prenome Ada e outra regra também era atribuir nomes femininos. No caso de Adamantina, a sequência alfabética foi reiniciada.
Interessante esse fato dos nomes das estações na Alta Paulista seguirem a ordem do alfabeto, mas hoje é meio difícil de identificar pois os nomes mudaram.
Por exemplo, antes de Marília temos/tínhamos as estações na ordem: Alba (município de Piratininga), Brasília (município de Piratininga), Cabrália Paulista, Duartina, Esmeralda (município de Duartina), Fernão, Gália, Hespéria (município de Garça), Incas (atual Garça), Jafa (município de Garça), Kentucky (atual Vera Cruz), Lácio (município de Marília), Marília, N (?), Oriente, Pompéia, Paulópolis (município de Pompéia), Quintana, o resto não consegui identificar seguindo a ordem.

Lembrando que tem outro cidade da Nova Alta Paulista que tb tem a letra D de Dracena, que fugio um pouco a regra porque leva o nome de uma planta...

.

Old May 24th, 2013, 12:41 AM   #18
zolin

zolin's Avatar

YAHOOOOOOOOOOOOOO.....!!!!!!!!!!!!!!!

Quote:
Já esperava sua visita zolin

Que bom que gostou, fiquei feliz cara !

Uma boa notícia que tenho para te dar é que em breve teremos um novo thread da sua querida Dracena !!! mas será feito por um outro forista, aguarde

E quanto ao furto das placas, só tome cuidado para não ser preso

Quando vocês verem reportagem sobre o sumiço das placas do trecho da Nova Alta Paulista, fiquem tranquilo por estaram com migo as placas...

Vi_ liked this post
Old May 24th, 2013, 12:45 AM   #19
zolin

zolin's Avatar

Quote:

YAHOOOOOOOOOOOOOOOO....

Old May 24th, 2013, 12:47 AM   #20
ulilopes

ulilopes's Avatar

Quote:
O "N" poderia ter sido a estação de Padre Nóbrega em Marília. Lembro desta estação que vinha logo após a estação de Marília e antes da estação de Oriente.

Reply

Thread Tools

Posting Rules