daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 11th, 2013, 03:02 AM   #1
glass'concrete
.

glass'concrete's Avatar

Likes (Received): 67

Viagem arquitetônica por Minas Gerais - A imponência das Igrejas barrocas e da paisagem mineira, em 93 fotos.

Olá galera! No final de abril e começo de maio, fiz uma viagem técnica da faculdade para Minas. Durante 7 dias visitei as cidades de: Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas do Campo, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Rita Durão, Santa Bárbara, Santuário do Caraça, Caeté, Sabará e BH com o tempo bem corrido, onde fui apenas na Capela de São Francisco de Assis, na lagoa da pampulha. Foi a viagem mais incrível que eu fiz, e sem sombra de dúvidas, Minas Gerais é o estado mais bonito e mágico do Brasil. Vou compartilhar com vocês algumas de minhas fotos, pois seria quase impossível postar todas elas

_________
Tiradentes

01- Vista noturna para a Matriz de Santo Antônio
image hosted on flickr

02- Essa ficou tremida
image hosted on flickr

03-
image hosted on flickr

04-
image hosted on flickr

05- Igreja Matriz de Santo Antônio
image hosted on flickr

06- Interior da Matriz de Santo Antônio. Como na maioria de todas as igrejas que visitei, não era permitido tirar foto. Mas, consegui tirar essa e mais algumas que ficaram tremidas haha
image hosted on flickr

07- Vista a partir da Matriz
image hosted on flickr

08-
image hosted on flickr

09- Hotel Serra Vista, onde fiquei hospedado
image hosted on flickr

10-
image hosted on flickr

11-
image hosted on flickr

12-
image hosted on flickr

13- Igreja Nossa Senhora do Rosário
image hosted on flickr

14- Igreja de São Francisco de Assis. No cemitério atrás dela está enterrado Tancredo Neves
image hosted on flickr

15- Lateral da Igreja de São Francisco de Assis
image hosted on flickr

16-
image hosted on flickr

17- Igreja Nossa Senhora do Carmo
image hosted on flickr

18- Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar
image hosted on flickr

19-
image hosted on flickr

20-
image hosted on flickr

21-
image hosted on flickr

22-
image hosted on flickr

23-
image hosted on flickr

24-
image hosted on flickr

25-
image hosted on flickr

26-
image hosted on flickr

27-
image hosted on flickr

28-
image hosted on flickr

_________
Ouro Preto

29- Vista a partir do Grande Hotel
image hosted on flickr

30- Vista a partir do Grande Hotel
image hosted on flickr

31- Vista a partir do Grande Hotel
image hosted on flickr

32- Grande Hotel, projeto de Niemeyer
image hosted on flickr

33- Ladeira do Vira Saia e Igreja de Santa Efigênia, ao fundo
image hosted on flickr

34- Igreja de Santa Efigênia
image hosted on flickr

35- Vista a partir da Igreja de Santa Efigênia
image hosted on flickr

36- Descendo a ladeira
image hosted on flickr

37-
image hosted on flickr

38- Namoradeira + Cachorro = Namoradog
image hosted on flickr

39-
image hosted on flickr

40- Antiga Casa de Câmara e Cadeia, atual Museu da Inconfidência
image hosted on flickr

41- Igreja de São Francisco de Assis
image hosted on flickr

42- Igreja de São Francisco de Assis
image hosted on flickr

43-
image hosted on flickr

44-
image hosted on flickr

45- Igreja de Santa Efigênia e Ladeira do Vira Saia
image hosted on flickr

46-
image hosted on flickr

47-
image hosted on flickr

48- Igreja Nossa Senhora do Carmo
image hosted on flickr

49-
image hosted on flickr

50-
image hosted on flickr

51- Igreja Nossa Senhora do Rosário
image hosted on flickr

52- Portada da Matriz de Nossa Senhora do Pilar
image hosted on flickr

53-
image hosted on flickr

54- Museu da Inconfidência
image hosted on flickr

55-
image hosted on flickr

______
Mariana

56- Catedral Basílica da Sé
image hosted on flickr

57-
image hosted on flickr

58- Igreja de São Francisco de Assis
image hosted on flickr

59- Igreja do Carmo. O interior foi destruído por um incêndio
image hosted on flickr

60- Interior da Igreja do Carmo, com o altar mor intacto e retábulos laterais reconstruídos após o incêndio. Eles são sigelos justamente por se tratar de uma intervenção, uma vez que eles não podem competir com o original ao fundo.
image hosted on flickr

61- Casa de Câmara e Cadeia
image hosted on flickr

62- Vista para a Igreja de São Pedro dos Clérigos
image hosted on flickr

63- Igreja de São Pedro dos Clérigos
image hosted on flickr

64- Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
image hosted on flickr

65- Igreja de Nossa Senhora do Rosário, interditada por estar desabando
image hosted on flickr

66- Idem
image hosted on flickr

67- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
image hosted on flickr

68-
image hosted on flickr

69-
image hosted on flickr

70- Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua
image hosted on flickr

71- Igreja de Nossa Senhora do Rosário
image hosted on flickr

72- Vista do Mirate
image hosted on flickr

73- Lobo Guará que aparece por lá toda noite para comer
image hosted on flickr

74-
image hosted on flickr

75-
image hosted on flickr

76- Vista do Campanário
image hosted on flickr

77- Idem
image hosted on flickr

78- Igreja em estilo neogótico
image hosted on flickr

79-
image hosted on flickr

80-
image hosted on flickr

81-
image hosted on flickr

82- Caeté ao fundo
image hosted on flickr

83- BH ao fundo
image hosted on flickr

84- Capela Nossa Senhora da Piedade
image hosted on flickr

85-
image hosted on flickr

86-
image hosted on flickr

______
Sabará

87- Igreja Nossa Senhora do Ó
image hosted on flickr

88- Igreja Nossa Senhora da Carmo
image hosted on flickr

89- Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário
image hosted on flickr

90- Foto tremida, a única da fachada que prestou
image hosted on flickr

91-
image hosted on flickr

92-
image hosted on flickr

93-
image hosted on flickr
glass'concrete no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old June 11th, 2013, 03:51 AM   #2
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 170

Um passeio mágico! Muitas e belas fotos de cidades maravilhosas e com muita História. Destaque para as fotos de Catas Altas e do Lobo Guará.
Que bom que gostou de Minas, volte sempre e conheça outras partes desse estado síntese do Brasil.
Valeu compartilhar esse belo trabalho!
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old June 11th, 2013, 04:02 AM   #3
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 549

Uau! Que bom que você sentiu o espírito de Minas porque nem todo viajante que por aqui passa consegue percebê-lo e vivenciá-lo. Nas imagens que você fez , vejo que você esteve nos pontos mais simbólicos da mineiridade como na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos com seus profetas ( e vir a Minas e não ver os profetas é como ir a Roma e não ver o Papa) ; no Caraça e na linda Catas Altas; na Serra da Piedade; na igreja inacabada dos escravos de Sabará; no trecho da Estrada Real entre Ouro Preto e Congonhas , na região de Ouro Branco;no solo sagrado/profano que é Ouro Preto , no local do primeiro arraial, vila , cidade , bispado e arcebispado que é Mariana e claro na charmosa, bucólica e romântica Tiradentes. Até no centro histórico de Santa Bárbara você foi! Acho aquele pedacinho lindo como uma cidade cenográfica de novela de época com tudo pintadinho e bem conservado!! E não poderia fechar melhor a viagem do que na igrejinha da Pampulha. Você ao ver tudo isto, pôde transitar pelos nossos mares de morros e certamente provou do melhor da nossa gastronomia também e sentiu a nossa hospitalidade e o clima ameno das montanhas. Parabéns pelas suas fotos que estão belíssimas ( adorei a do cachorro na janela- namoradog hehe e com canequinha pra um cafezim mineiro - e tantas outras. As dos lobos-guará estão sensacionais!).
E venha sempre a Minas que ela sempre lhe receberá de braços abertos e te revelará outros tesouros como Diamantina, Serro , Lavras Novas, Araxá, Caxambu, São Tomé das Letras, Poços de Caldas, as grutas ( estas também merecem várias visitas!! ), os sertões de Guimarães Rosa ( vá a Cordisburgo) , etc.
OBS: Explique-nos as fotos 25 a 27. Elas lembram as intervenções que há no Caraça com vidro e aço dialogando com ruínas. Mas estas são em Ouro Branco. O que havia ali naquele local da fazenda??
Mais uma vez parabéns pelo thread e obrigado por compartilhar a sua experiência conosco..

....

Meu email: [email protected]

Last edited by Marcelo Olisa; June 11th, 2013 at 04:29 AM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old June 11th, 2013, 04:20 AM   #4
glass'concrete
.

glass'concrete's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Uau! Que bom que você sentiu o espírito de Minas porque nem todo viajante que por aqui passa consegue percebê-lo e vivenciá-lo. Nas imagens que você fez , vejo que você esteve nos pontos mais simbólicos da mineiridade como na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos com seus profetas ( e vir a Minas e não ver os profetas é como ir a Roma e não ver o Papa) ; no Caraça e na linda Catas Altas; na Serra da Piedade; na igreja inacabada dos escravos de Sabará; no trecho da Estrada Real entre Ouro Preto e Congonhas , na região de Ouro Branco;no solo sagrado/profano que é Ouro Preto , no local do primeiro arraial, vila , cidade , bispado e arcebispado que é Mariana e claro na charmosa, bucólica e romântica Tiradentes. Até no centro histórico de Santa Bárbara você foi! Acho aquele pedacinho lindo como uma cidade cenográfica de novela de época com tudo pintadinho e bem conservado!! E não poderia fechar melhor a viagem do que na igrejinha da Pampulha. Você ao ver tudo isto, pôde transitar pelos nossos mares de morros e certamente provou do melhor da nossa gastronomia também e sentiu a nossa hospitalidade e o clima ameno das montanhas. Parabéns pelas suas fotos que estão belíssimas ( adorei a do cachorro na janela- namoradog hehe e com canequinha pra um cafezim mineiro - e tantas outras. As dos lobos-guará estão sensacionais!).
E venha sempre a Minas que ela sempre lhe receberá de braços abertos e te revelará outros tesouros como Diamantina, Serro , Lavras Novas, Araxá, Caxambu, São Tomé das Letras, Poços de Caldas, as grutas ( estas também merecem várias visitas!! ), os sertões de Guimarães Rosa ( vá a Cordisburgo) , etc.
OBS: Explique-nos as fotos 25 a 27. Elas lembram as intervenções que há no Caraça com vidro e aço dialogando com ruínas. Mas estas são em Ouro Branco. O que havia ali naquele local da fazenda??
Mais uma vez parabéns pelo thread e obrigado por compartilhar a sua experiência conosco..

....
Gostei tanto que não queria voltar pra casa nunca mais. Minas tem um ar diferente, uma energia diferente. Com certeza voltarei pra Ouro Preto, Catas Altas e pro Caraça, já que fiquei pouco tempo e não pude percorrer as trilhas. Também pretendo ir até Diamantina e a Serra da Canastra.

Marcelo Olisa liked this post

Last edited by glass'concrete; June 11th, 2013 at 04:46 AM.
Old June 11th, 2013, 04:33 AM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by glass'concrete View Post
Gostei tanto que não queria voltar pra casa nunca mais. Minas tem um ar diferente, uma energia diferente. Com certeza voltarei pra Ouro Preto, Catas Altas e pro Caraça, já que fiquei pouco tempo e não pude percorrer as trilhas. Também pretendo ir até Diamantina e a Serra da Canastra.
Sim, a Serra da Canastra é linda e tem a nascente do rio São Francisco assim como a sua primeira queda d´água!
E se você gosta de museus, BH tá lotado de bons museus na Praça da Liberdade,na Praça da Estação, no bairro Cidade Jardim, na PUC Minas etc. Se voltar aqui em Minas , pode me pedir dicas porque há alguns lugares que turista nenhum vai por nem saberem que existem. Sei de alguns lugares lindos perto de Diamantina, de Tiradentes, de Congonhas, de Ouro PReto, Mariana e até de Ouro Branco. Basta dizer o que quer ver, que certamente há um lugar que ainda não viu e que paga a viagem. Abração!

Old June 11th, 2013, 04:47 AM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Foi a viagem mais incrível que eu fiz, e sem sombra de dúvidas, Minas Gerais é o estado mais bonito e mágico do Brasil. Vou compartilhar com vocês algumas de minhas fotos, pois seria quase impossível postar todas elas
Cara, Carlos Drummond de Andrade dizia em um poema sobre esta mágica que há em Minas escondida talvez nas neblinas que pairam sobre nossas montanhas e que só quem vem aqui com o coração aberto consegue sentir este ar de mistério ainda que sem entendê-lo :

"Ninguém sabe Minas
Só os mineiros sabem. E não dizem
Nem a si mesmos o irrevelável segredo
Chamado Minas".

Quem nunca andou pelas vielas estreitas de Ouro Preto iluminadas por lampiões e não teve a impressão que escutou passos de inconfidentes, sussuros de escravos, o cavalgar de cavalos levando soldados , visitadores do Santo Ofício e os seus alvos andando para lados opostos, poetas recitando versos e desbravadores buscando ouro? Leiam o "Romanceiro da Inconfidência" de Cecília Meireles antes de irem ou voltarem à antiga Vila Rica e sentirão muito do que estou falando...

WYZ liked this post
Old June 11th, 2013, 04:50 AM   #7
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 174

Lindo thread, Minas é especial mesmo. Parabéns Glass !
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old June 11th, 2013, 04:58 AM   #8
glass'concrete
.

glass'concrete's Avatar

Quote:
Essa capela de aço e vidro é um projeto do arquieto já falecido Éolo Maia, um dos maiores representantes da arquitetura pós-moderna no Brasil. Quando foi encomendado o projeto da capela, Éolo aproveitou as ruínas de um antigo posto de controle que havia na fazenda para fazer de altar mor da capela. Na foto 28 podemos observar esculturas de bandeirinhas formadas pela madeira no teto da capelinha. Lá no Caraça, uma caixa de vidro com estrutura independente foi construída dentro das fachadas restantes do que um dia foi o colégio. Hoje funciona como uma livraria/biblioteca.

Marcelo Olisa liked this post
Old June 11th, 2013, 05:02 AM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Essa capela de aço e vidro é um projeto do arquieto já falecido Éolo Maia, um dos maiores representantes da arquitetura pós-moderna no Brasil. Quando foi encomendado o projeto da capela, Éolo aproveitou as ruínas de um antigo posto de controle que havia na fazenda para fazer de altar mor da capela. Na foto 28 podemos observar esculturas de bandeirinhas formadas pela madeira no teto da capelinha. Lá no Caraça, uma caixa de vidro com estrutura independente foi construída dentro das fachadas restantes do que um dia foi o colégio. Hoje funciona como uma livraria/biblioteca.
Esta obra do Éolo Maia eu não conhecia. Belíssima! Em BH temos vários exemplares da obra pós-moderna dele. Você chegou a ir na Praça da Liberdade? Viu o polêmico Rainha da Sucata?

Old June 12th, 2013, 03:53 AM   #10
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Lindo conjunto arquitetônico. Adorei o cachorro na janela. Ótimas fotos. Valeu por compartilhar.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2013, 09:51 PM   #11
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 9403

Sensacional! Um conjunto arquitetônico e tanto.

glass'concrete liked this post
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2013, 12:23 AM   #12
glass'concrete
.

glass'concrete's Avatar

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
Um passeio mágico! Muitas e belas fotos de cidades maravilhosas e com muita História. Destaque para as fotos de Catas Altas e do Lobo Guará.
Que bom que gostou de Minas, volte sempre e conheça outras partes desse estado síntese do Brasil.
Valeu compartilhar esse belo trabalho!
Pode deixar, que volto sim!

Quote:
Se voltar aqui em Minas , pode me pedir dicas porque há alguns lugares que turista nenhum vai por nem saberem que existem.
Opa, obrigado. Peço sim. Me interesso mais por lugares antigos cheios de história. Se tiver ruínas então, é comigo mesmo! Haha

Quote:
Originally Posted by Bruno Ctba View Post
Lindo thread, Minas é especial mesmo. Parabéns Glass !
Obrigado, Bruno

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Lindo conjunto arquitetônico. Adorei o cachorro na janela. Ótimas fotos. Valeu por compartilhar.
Esse cachorro era muito esperto. Queria ter feito um vídeo dele, mas não deu.
Old June 13th, 2013, 12:30 AM   #13
Hello_World
Go Brazel!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 29799

Que thread fantástico!
Minas é um museu a céu aberto

Campinas Sprawl

New: Road Trip pelo Interior de SP – Circuito das Águas, Campinas, Piracicaba e Região (Junho/2017)

glass'concrete liked this post
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2013, 03:06 AM   #14
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 6240

Minas Gerais, quem te conhece, não esquece jamais..

Belas fotos, glass'concrete !!! E uma cidade mais linda que a outra...

Muito obrigada por compartilhar com a gente !

bjks
Old June 13th, 2013, 03:51 PM   #15
renansanson
necropolitano

renansanson's Avatar

Likes (Received): 20528

Eu estava nessa viagem.

Ótimas fotos. Ângulos excelentes. Parabéns!
renansanson no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2013, 04:21 PM   #16
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renansanson View Post
Eu estava nessa viagem.

E vai fazer um thread também?

Old June 13th, 2013, 07:36 PM   #17
glass'concrete
.

glass'concrete's Avatar

Quote:
Originally Posted by renansanson View Post
Eu estava nessa viagem.

Opa, obrigado. É sempre bom ver colegas de faculdade e profissão aqui pelo SSC!
É da turma da manhã, Renan?
Old June 13th, 2013, 07:49 PM   #18
Isaaac
Registered User

Cidades históricas de Minas são umas das jóias do Brasil.
Isaaac no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2013, 12:13 AM   #19
Mr.Falcon
Bonito Esteticamente

Mr.Falcon's Avatar

Likes (Received): 4362

Espetacular!!!
Mr.Falcon no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2013, 10:07 PM   #20
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 23713

Que passeio lindo. Fiquei feliz com a qualidade do roteiro, além do "basicão" (Ouro Preto, São João Del Rei...), foram no Caraça, Catas Altas, Caeté, Sabará... Muita coisa boa!

E é bom ver pelas fotos que tiveram a oportunidade de visitar os lugares em bons momentos, como o dia de céu lindo em Congonhas (foto 21, 22), a bruma no Caraça, as cidades à noite...

A única coisa que me decepciona num roteiro tão completo é o desprezo por Belo Horizonte. Em uma viagem que parece ter sido longa, só deu tempo de ir na Igrejinha. Entendo que o roteiro foi feito com um foco nas cidades históricas, mas BH tem um acervo arquitetônico muito rico, é primeira planejada do país e, na prática, é justamente numa visita às cidades históricas que se cria a oportunidade de conhecer também a capital. Mais difícil vir só para isso, né.

No mais, não tem o que dizer. As fotos estão lindas, e dá gosto ver a sua satisfação. Nos faz pensar como o turismo ainda é pouco explorado. Apesar de ser a "cara" de MG, ser o que o estado mais divulgada, ainda é muito pouco.

Reply

Thread Tools

Posting Rules