daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old June 25th, 2013, 10:56 PM   #1
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2699

Cidades de RMs mais distantes dos limites municipais do Município Sede da RM?

Como não conheço todas RMs do Brasil, gostaria de criar uma lista pra ajudar no entendimento do funcionamento de cada Região Metropolitana no Brasil, pra entendermos melhor as características dessas, quais as possibilidades de municipios da RM serem somente cidades dormitórios ou independentes, etc.

Preciso para isso que me ajudem usando o Google Earth, e medindo em linha reta a distância da região central do município de RM (acompanhado de foto) e a distância até os limites municipais da capital/municipio sede da RM

Pq medir a distancia a partir "da região central"? É fato que as vezes, alguns municipios de RM tem bons skylines em áreas COLADAS à capital... enquanto a sede do municipio fica distante. No caso, a área desenvolvida economicamente é praticamente um bairro da capital, enquanto o pequeno núcleo mais independente é bem pouco desenvolvido. Um exemplo é Viamão, da RM de Porto Alegre. Municipio com uma população bem maior do que seria de se supor ao ver fotos do "centro" do municipio. O centro está "separado" dos grandes bairros residenciais (dormitório) colados em POA.

E porque medir somente até a borda municipal da capital, não até o centro desta? Porque a cidade principal em geral é muito mais que somente seu centro. A população de cidades vizinhas interage com toda a área urbana da sede de RM. Já nas cidades de RM, preferi medir a partir do CENTRO da cidade pq nos dá uma medidade de se a cidade tem dois núcleos... um voltado pra capital e outro pequeno e mais independente...

Por População (dados retirados de http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3...Porto_Alegre):

1 - CANOAS
pop: 324.025
dist: 4,95 km

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1640076

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1640076

2 - GRAVATAÍ
pop: 255.000
dist: 9,4km
Gravataí como podem ver no mapa acima, tem um pequeno centro numa ponta do município, enquanto existe uma GIGANTESCA área residencial na direção de Porto Alegre.

centro à direita da foto, o resto, é tudo bairro residencial na direção de POA

http://clubeliterariogravatai.blogsp...1_archive.html

3 - VIAMÃO
pop: 239.234
dist: 7,29km
Viamão tem o centro mais "sub-desenvolvido" de todas cidades listadas. E novamente, temos o centrinho num canto do municipio, enquanto a maior parte da população do municipio se aglomera perto dos limites urbanos da capital. Notem no mapa que inclusive, existe uma área pouco urbanizada entre o centro do municipio e o aglomerado urbano principal perto de Porto Alegre

http://www.alugueldetemporadabrasil....-do-Sul/Viamao

4 - NOVO HAMBURGO
pop: 239.051
dist: 31,5 km

5 - SÃO LEOPOLDO
pop: 214.210
dist: 22,8km

http://mochilafurada.blogspot.com.br...oldo-fest.html

6 - CACHOEIRINHA
pop: 118.294
dist: 500m
Talvez o cenário de cidade mais dependente de todas... (Alvorada seria mais, mas não inclui na lista). O centro da cidade fica a 500m das bordas da capital, e o resto da cidade é típica cidade dormitório.

http://www.portoimagem.com/rmpa.html

7 - SAPIRANGA
pop: 75.020
dist: 39,4 km
dist de NH: 8,8km
Sapiranga e outras cidades a seguir poderiam ser consideradas como pertencendo a RM de Novo Hamburgo. A interação da população dessas cidades, tanto de trabalho, escola, onibus, etc, se dá MUITO FORTE com Novo Hamburgo, não com Porto Alegre

8 - CAMPO BOM
pop: 60.081
dist: 33km
dist de NH: 3km

http://revistacdlnews.com.br/campoBom/campoBom.html

9 - ESTANCIA VELHA
pop: 42.589
dist: 35km
dist de NH: 2,7km

10 - DOIS IRMÃOS
pop: 27.572
dist: 44km
dist de NH: 6,8km

Highcliff liked this post
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 25th, 2013, 11:31 PM   #2
EduardoFinatto
Registered User

EduardoFinatto's Avatar

Likes (Received): 1254

Ótimas fotos. Dois Irmãos é bem longe de PoA, tá mais pra cidade de interior do que de uma RMP, parece bastante desenvolvida.

Sei que Adrianópolis na RMP de Curitiba é 144km de distância da capital, na verdade nem sei porque ela está nessa RMP.
EduardoFinatto está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 26th, 2013, 01:12 AM   #3
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by EduardoFinatto View Post
Ótimas fotos. Dois Irmãos é bem longe de PoA, tá mais pra cidade de interior do que de uma RMP, parece bastante desenvolvida.

Sei que Adrianópolis na RMP de Curitiba é 144km de distância da capital, na verdade nem sei porque ela está nessa RMP.
RMs no Brasil não são constituídas somente por critérios geográficos. O são por lei, e portanto, interesses políticos influenciam.
Old June 26th, 2013, 01:28 AM   #4
Diego N
Dark Lurker

Diego N's Avatar

Likes (Received): 632

Ótima seleçao! E é verdade, tem cada RM nesse país que é absurdo Umas esquecem de cidades e outras incluem uma besteiras a centenas de km. Acho que RMs deveriam ser mais restritas, e agruparem apenas municípios imediatamente associados a sede. No caso de municípios médios como acontece em SC, as RMS deveriam sim existir, mas agrupar NO MÁXIMO 10 municípios,e isso no futuro. No caso de minha cidade eu incluiria Blumenau, Indaial, Gaspar e Timbó. Outros municípios deveriam fazer parte de uma expansao metropolitana. É isso!

* Os pilares para o desenvolvimento do interior são: Pavimentação, Cooperativismo e Acompanhamento Técnico.
Diego N no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2013, 01:29 AM   #5
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 665

Itaguara fica a 95 km de distância de Belo Horizonte, acho que é a cidade da RM mais distante.
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2013, 02:33 AM   #6
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

pessoal, o objetivo do thread não é fazer uma seleção de fotos (caso contrário tinha postado no forum principal). O objetivo é discutir as RMs, descobrirmos quais cidades são independentes apesar de fazerem parte de RMs, descobrirmos os melhores skylines mais distantes...

e o objetivo é que TODOS contribuam. Eu só postei do RS. Alguem faz a mão com Curitiba, São Paulo, RJ, etc!
Old June 26th, 2013, 01:11 PM   #7
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 2988

Eu acho muito forçada as RMs brasileiras, é cheia de cidades do interior que não tem ligação com a metropóle, até 2008 isso não acontecia com a RMS, mas resolveram íncluir mais cidades...a última foi Pojuca em 2009, e esta é justamente a mais distante de Salvador

Pojuca
34 mil habitantes
50km de distância do centro da cidade até os limites de Salvador

image hosted on flickr

image hosted on flickr

1
Old June 26th, 2013, 02:10 PM   #8
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

a verdade é que o título do thread não se encaixa bem no propósito do thread...

eu nem mesmo incluí Parobé e Taquara, que são distantes 50km de Porto Alegre.

E eu fiz uma análise sobre VÁRIAS cidades da RM de POA, incluindo algumas ao lado.

Talvez o título do tópico devesse ser "Analisando as RMs brasileiras".
Old June 27th, 2013, 01:20 AM   #9
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Manaus vai sambar neste thread, aguardem!

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules