search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 16th, 2013, 06:46 AM   #1
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Likes (Received): 601

Mairiporã-SP (No coração da Serra da Cantareira)

Olá pessoal, sou novo no fórum e queria apresentar a cidade que eu vivo.
Sou fotografo amador, então TODAS as fotos aqui são de minha autoria(Humberto do Lago Müller),
exceto claro as primeiras vindas do google maps/earth.
Vi que aqui no forum já existe um thread sobre Mairiporã, mas acho que uma visão de quem mora na cidade seria interessante.

Muitas vezes "Mairipa" é vista como uma cidade feia, com mal urbanismo.
Isso se dá ao fato dos bairros mais pobres e mais mal estruturados estarem exatamente na entrada da cidade na Rodovia Fernão Dias.
Mas vale lembrar que apesar de fazer parte da Grande São Paulo essa é uma cidade não conurbada e com nenhuma área considerada favela (Aglomerado subnormal)
e com a maioria dos habitantes de classe média, tb com número expressivo de classe alta.

Mairiporã é uma cidade da Grande São Paulo que muitos dizem ser a mais "mineira" de todas,
não só por estar mais perto de MG do que do litoral ou de várias famílias (inclusive a minha por parte de mãe) serem do sul de Minas,
mas principalmente por sua geografia e clima únicos dentro da região metropolitana.
Além é claro, dos restaurantes, esportes de aventura e hotéis que fazem a fama da cidade nos finais de semana.

Alguns dados:
93 mil habitantes (Estimativa IBGE 2015)

IDH 0,788. 76ª posição no ranking nacional, a 40ª posição estadual e a 6ª dentre as 39 cidades da RMSP (PNUD 2010)

Mairiporã fica tb entre 4 Parques Estaduais (Cantareira, Juquery, Itaberaba e Itapetinga) o que impede a conurbação com outras cidades.
Ao norte de Mairiporã fica Terra Preta, um distrito industrial fora da área de manancial.
Mesmo no centro da cidade (mesmo onde ficam os bairros mais pobres) existem diversas casas de alto padrão, pelo google maps é possível ver diversas piscinas pelo centro da cidade. Fora do centro aí o predomínio são de sítios, chácaras e grandes condomínios.

1
Área rural na Fernão Dias

2.

3.

Rodoviária
4.

Cidade vista do Pedágio
5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

Bela casa de frente para a igreja
14.

15.

16.

17.

18.

19.

Não parece, mas esse é um dos 5 maiores e mais caros condomínios de Mairiporã.
O Jardim 5 Lagos de Santa Maria, ou só 5 Lagos
20.

Rua onde eu morei por muitos anos no bairro vizinho ao 5 Lagos. É um "semi-condomínio".
21.

O mesmo bairro, Jardim Maria Antonina.
22.

Casinha perdida na floresta.
23.

Um dos condomínios e parte do centro da cidade vistos da Represa.
24.

Bairros na represa
25.

26.

27.

28

29.
Entrada da cidade para quem vem do Rodoanel/Franco da Rocha
30.

31.

Estrada SP-23 que liga Mairiporã com Franco da Rocha e recebe estradinhas da Cantareira. É o "Caminho dos Condomínios"
32.

wander-udi, Acosta, Loro., MicBrazil, Evandro and 7 others liked this post

Last edited by LagoMüller; April 27th, 2016 at 08:06 PM. Reason: Organizando melhor o thread
LagoMüller no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 16th, 2013, 06:48 AM   #2
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

SEGUNDA PARTE

Distrito industrial de Terra Preta (Entre Mairiporã e Atibaia). É aqui onde a cidade mais cresce atualmente.
83.

84.

85.

86,

87.

Castelo e Catedral do Rosário. Construído em pouquíssimo tempo pelos Arautos do Evangelho no alto da Serra da Cantareira (Estrada de Sta Inês, divisa com Caieiras)
88.

Condomínio bem recente na beira da Rodovia Fernão Dias (Canadá Village)
89.

90.

91.

92.

E um pouco de Serra da Cantareira

Detalhe de um condomínio
93.

Outro bairro
94.

95.

Mairiporã em primeiro plano, Caieiras ao fundo (esquerda) e Franco da Rocha (Parque Estadual do Juquery a direita)
96.

Mairiporã em primeiro plano e Caieiras ao fundo (Direita)
97.

Bairros de Mairiporã (Hortolândia) e parte de São Paulo ao fundo.
98.

Mais fotos do centro:

Saindo do meu quarteirão
Rua Formosa
99.

Alameda Tibiriça
100.

101.

Entrando na Rua Brasil
102.

103.

Vista da Rua Brasil
104.

105.

106.

107.

108.

109.

110.

111.

Boulevard Mairiporã
112.

Igreja Matriz
113.

Rua Capitão Cândido Galrão
114.

Supermercado novo na Av Tabelião Passarela
115.

O quarteirão onde eu cresci na Av Leonor de Oliveira
116.

117.

Rua Maria C. Camargo
118.

119.

120.

121.

Os fundos do Fórum
122.

Dessa rua se tem uma vista para a represa e para os bairros de Lavapés e Jardim Esther
123.

124.

125.

126.

127.

128.

Praça Santa Cruz dos Viajantes
129.

Rua Pedro Galrão do Nascimento
130.

131.

132.

Vista dessa rua.
133.

Praça no final da rua
134.

135.

136.

Entorno da Praça
137.

138.

139.

Lavapés
140.

141.

142.

Praça do Lavapés
143.

144.

145.

146.

Rua Castro Alves
147.

148.

149.

Last edited by LagoMüller; November 7th, 2013 at 03:22 AM. Reason: Organizando melhor o thread
Old August 16th, 2013, 07:01 AM   #3
wander-udi
BC and CPS City

wander-udi's Avatar

Likes (Received): 11731

Lindas fotos ... Nem sei porque mas pelo nome achava que a cidade era alguma praia rs.
wander-udi no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2013, 07:11 AM   #4
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Quote:
Originally Posted by wander-udi View Post
Lindas fotos ... Nem sei porque mas pelo nome achava que a cidade era alguma praia rs.
Ih não, tamos longe da praia haha
Completo oposto
Old August 16th, 2013, 06:09 PM   #5
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Quote:
Originally Posted by lui toto View Post
Lindo registro! Bem caprichado mesmo, parabéns. Dá uma visão mais abrangente e menos estereotipada de Mairipa (como uma amiga minha chama )

Várias cidades da RMSP sofrem de preconceitos e esteriótipos. Esta é a verdade, que tbm deve ocorrer em todo o Brasil que possui região metropolitana parecida.
Obrigado mesmo, eu fotografo a região aqui há alguns anos já e não canso de nunca de me surpreender.
Mairiporã é realmente muito diferente da RMSP e sofre com esses estereótipos, o fato é que a Fernão Dias não ajuda muito pois a impressão que se tem é que a cidade inteira é como os bairros mais simples na beira da rodovia.
Mas é o que eu digo, quem passa a primeira "barreira" e entra em Mairipa logo muda de opinião, alguns mudam até de cidade hehe!

lui toto, Acosta liked this post
Old August 16th, 2013, 06:19 PM   #6
Rdx MG
Registered User

Rdx MG's Avatar

Likes (Received): 4960

Bom tópico, assim como vários outros, só conhecia a cidade pelas margens da Fernão Dias.
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2013, 07:24 PM   #7
gabrielzoeste
Registered User

gabrielzoeste's Avatar

Likes (Received): 1312

Cidade simpática pertinho de Guarulhos e sampa...Já fui ai na prefeitura e no departamento de trânsito...As casas são bonitas dessa cidade....

LagoMüller liked this post
gabrielzoeste no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2013, 07:45 PM   #8
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 22385

Lugar bem agradável no meio de tanto verde!
Lindo essa!

"Se Jesus é a arvere, as sementes sâmos nozes!"
eduardoazul no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2013, 07:58 PM   #9
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Bom tópico, assim como vários outros, só conhecia a cidade pelas margens da Fernão Dias.
Pois é, e a imagem da cidade para quem só conhece a cidade pela rodovia não é das melhores.

Quote:
Originally Posted by gabrielzoeste View Post
Cidade simpática pertinho de Guarulhos e sampa...Já fui ai na prefeitura e no departamento de trânsito...As casas são bonitas dessa cidade....
Aqui tem umas casas lindas mesmo, algumas enormes na serra. Mas mesmo aqui no centro, inclusive na rua (que é uma alameda ) da prefeitura, tem várias casas legais.

Quote:
Originally Posted by eduardoazul View Post
Lugar bem agradável no meio de tanto verde!
Lindo essa!
Obrigado! Esse bairro (Chácara Arantes) fica de frente para o bairro em que eu cresci, só é separado do centro pela represa. É surpreendente a quantidade de verde.
Old August 16th, 2013, 08:30 PM   #10
Acosta
BANNED

Likes (Received): 1209

Uma graça Mairiporã.

Acosta no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2013, 10:43 PM   #11
SP underground
Registered User

Likes (Received): 14393

Quote:
Originally Posted by lui toto View Post
Lindo registro! Bem caprichado mesmo, parabéns. Dá uma visão mais abrangente e menos estereotipada de Mairipa (como uma amiga minha chama )

Várias cidades da RMSP sofrem de preconceitos e esteriótipos. Esta é a verdade, que tbm deve ocorrer em todo o Brasil que possui região metropolitana parecida.
Aliás, eu vivo batendo nesta tecla, e me torno até chato! Quando se fala em RMSP todo mundo logo pensa naquelas cidades feiosas e bagunçadas de sempre, só se esquecem que a RMSP não se resume à elas, pois possui quase 40 cidades! Mairiporã é bem arrumadinha mesmo, e isto porque nem foram retratados os inúmeros condomínios à lá "american suburbs" que a cidade possui!
Eu poderia citar ainda a vizinha Caieiras e várias outras cidades bem arrumadas da RMSP tais como, Arujá, Ribeirão Pires, Poá, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Vargem Grande Paulista, Salesópolis, São Lourenço da Serra, as históricas Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, aquelas com "pinta" de capital de estado, como o "trio de ferro" do ABC! A RMSP é muito mais do que Carapicuíba, Francisco Morato e afins...
Parabéns LagoMüller! Adoro threads deste tipo, que desmistificam as coisas! Muita gente fala mal de Mairiporã, sem ao menos conhecê-la!
Bela compilação!!!
Old August 16th, 2013, 11:15 PM   #12
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Quote:
Originally Posted by SP underground View Post
Aliás, eu vivo batendo nesta tecla, e me torno até chato! Quando se fala em RMSP todo mundo logo pensa naquelas cidades feiosas e bagunçadas de sempre, só se esquecem que a RMSP não se resume à elas, pois possui quase 40 cidades! Mairiporã é bem arrumadinha mesmo, e isto porque nem foram retratados os inúmeros condomínios à lá "american suburbs" que a cidade possui!
Eu poderia citar ainda a vizinha Caieiras e várias outras cidades bem arrumadas da RMSP tais como, Arujá, Ribeirão Pires, Poá, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Vargem Grande Paulista, Salesópolis, São Lourenço da Serra, as históricas Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, aquelas com "pinta" de capital de estado, como o "trio de ferro" do ABC! A RMSP é muito mais do que Carapicuíba, Francisco Morato e afins...
Parabéns LagoMüller! Adoro threads deste tipo, que desmistificam as coisas! Muita gente fala mal de Mairiporã, sem ao menos conhecê-la!
Bela compilação!!!
Pois é então, na realidade eu preferi mostrar uma Mairiporã mais do cotidiano mesmo, o centro da cidade que é ponto de encontro de quem mora nos bairros mais ricos e mais pobres. Condomínios tem de monte, a perder de vista, alguns estão aqui desde muito antes de bairros como Alphaville surgirem. Tanto que o conceito de condomínio aqui é diferente, a maioria são de bairros extremamente arborizados que antes eram conjunto de sítios e depois se fecharam em condomínios. A represa mesmo é cercada deles.
Mas sim, a Grande SP é um país quase, com cidades de todos os tipos, industriais, turísticas, montanhosas...Mesmo dentro da capital existem vários mundos, uma pena que o que se ressalte sejam sempre as piores.
E nossa como falam mal dessas cidades sem conhecer hehe! Mairiporã então nem se fale...Estereotipada ao extremo por causa dos morros que tem na beira da rodovia, quem passa praticamente só vê a parte ruim e logo acha que tudo é assim, já quem mora aqui tem contato com uma cidade completamente diferente da pregada por aí.

MicBrazil, Acosta, caiocco liked this post
Old August 16th, 2013, 11:40 PM   #13
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Ainda em tempo, algumas outras fotos para "desestereotipar" de vez haha

Alguns bairros do centro, e mais um pouco de cotidiano.
42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

Outro bairro aqui no centro, Parque Cabreúva. Esse é muito antigo, e só virou condomínio há alguns anos.
49.

50.

amsincero1 liked this post

Last edited by LagoMüller; November 7th, 2013 at 02:57 AM.
Old August 16th, 2013, 11:45 PM   #14
Loro.
Pro SP fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 2239

O melhor thread que já vi de Mairiporã.

Parabéns pelas fotos.

Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2013, 11:59 PM   #15
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 3285

Legal ter um thread de Mairiporã, com imagens de um próprio morador. O outro que tem aqui no fórum foi criado por mim, mas... não conheço a cidade.

A cidade parece uma ilha de bucolismo na RMSP.

Parabéns e obrigado pelas imagens.

Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2013, 12:09 AM   #16
DiAgra
Registered User

DiAgra's Avatar

Likes (Received): 284

Fotos lindas. vc aplicou tilt-shift?

DiAgra no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2013, 12:14 AM   #17
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
O melhor thread que já vi de Mairiporã.

Parabéns pelas fotos.
Opa muito obrigado, Mairiporã precisa sair da "escuridão" que passou durante anos na Grande SP e ganhar mais visibilidade. Tiro fotos há vários anos aqui e acho que divulgá-las só vai fazer bem pra quem mora e tem orgulho da cidade.

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Legal ter um thread de Mairiporã, com imagens de um próprio morador. O outro que tem aqui no fórum foi criado por mim, mas... não conheço a cidade.

A cidade parece uma ilha de bucolismo na RMSP.

Parabéns e obrigado pelas imagens.
Mas eu curti muito seu thread tb, por sinal nele já tinha foto minha hehe!
Fiquei feliz de ver que alguém, mesmo que não conhecesse, tinha se esforçado pra compilar as fotos e mostrar a cidade.
Achei que seria legal criar algo novo tb, com realmente uma vista de quem mora aqui.
Mairiporã é realmente isso, uma ilha...Aqui as pessoas param pra você atravessar a rua, desconhecidos se dão bom dia e conversam com você como se te conhecessem há anos, as pessoas cuidam das casas dos outros (na minha rua mesmo quase ninguém tranca o portão).
E por aí vai, bucolismo na veia hehe!
Eu espero que isso nunca mude...se tiver a chance de conhecer não deixe a oportunidade passar

Lucas Souza RF, Acosta liked this post
Old August 17th, 2013, 12:16 AM   #18
LagoMüller
Cantareira-Mairiporã

LagoMüller's Avatar

Quote:
Originally Posted by DiAgra View Post
Fotos lindas. vc aplicou tilt-shift?
Obrigado!!!
Sim sim, algumas fiz com tilt-shift. Minha câmera tem esse modo, acho muito legal. Inclusive pra videos, já fiz vários daqui de Mairiporã acelerados com esse efeito.

Lucas Souza RF liked this post
Old August 17th, 2013, 12:19 AM   #19
ulilopes
Araras dos Barões

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 2713

Bom ver imagens mais abrangentes de Mairiporã aqui.
Não me agrada ver aquele morro com cratera aberta (área de mineração) tão próximo da cidade. Mas Mairiporã tem muito verde espalhado pela cidade e as áreas próximas a represa são bem bonitas.

ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2013, 12:31 AM   #20
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 3285

Quote:
Originally Posted by LagoMüller View Post
Mas eu curti muito seu thread tb, por sinal nele já tinha foto minha hehe!
Fiquei feliz de ver que alguém, mesmo que não conhecesse, tinha se esforçado pra compilar as fotos e mostrar a cidade.
Achei que seria legal criar algo novo tb, com realmente uma vista de quem mora aqui.
Mairiporã é realmente isso, uma ilha...Aqui as pessoas param pra você atravessar a rua, desconhecidos se dão bom dia e conversam com você como se te conhecessem há anos, as pessoas cuidam das casas dos outros (na minha rua mesmo quase ninguém tranca o portão).
E por aí vai, bucolismo na veia hehe!
Eu espero que isso nunca mude...se tiver a chance de conhecer não deixe a oportunidade passar
Caramba, fui ver o que eu tinha feito e a maioria das fotos são suas. Ainda bem que cumpro bem (ou pelo menos tento cumprir) a mínima obrigação de créditos autorais das imagens.

Muito bacana sobre o que você disse do cotidiano de Mairiporã, podemos dizer que é um pedaço do interior em plena RM. Talvez o mesmo podemos dizer de Santa Isabel, Salesópolis e Juquitiba.
Um dia espero conhecê-las.

Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules