SkyscraperCity Forum banner

Rio Casca - Zona da Mata Mineira

12K views 15 replies 14 participants last post by  Sul das Gerais 
#1 · (Edited)
Olá pessoal, continuando a série sobre cidades da região chegou a vez de mostrar a simpática cidade de Rio Casca.


RIO CASCA

A cidade é banhada pelo rio Casca, que nasce na serra das Aranhas e forma várias cachoeiras em seu percurso. O município tinha suas terras cobertas de floresta, onde havia grande quantidade de árvores como o jacarandá, peroba, braúna e jequitibás centenários. A extração de madeira se constituiu na principal atividade econômica, o que durou até a sua extinção. Rio Casca se desenvolveu a parir da Estrada de Ferro Leopoldina seu único acesso aos grandes centros, até o aparecimento das rodovias. Atualmente o município tem na indústria do leite sua principal atividade, produzindo também arroz, feijão, milho e cana, além de avicultura e pequenas indústrias de transformação.


Localização:


Área: 384,3 km²
Pop: 14.376 (est. IBGE 2013)
Altitude: 333 m
Distância de Ponte Nova: 40 KM
Distância de Manhuaçu: 85 KM
Distância de Ipatinga: 120 KM
Distância de Belo Horizonte: 200 KM
Distância de Juiz de Fora: 250 KM

01. Começando pela igreja matriz.


02. Entorno da praça.


03. Casarões


04.


05.


06. Praça da antiga estação.


07.


08. Antiga estação.


09.


10. Atualmente funciona alguns órgão municipais, como secretaria de turismo.


11. Entorno da praça da estação.


12.


13.


14.


15.


16.


17.


18. Ponte sobre o rio Casca.


19. Rio Casca


20. A cidade conserva belas prédios antigos.


21.


22. E alguns prédios baixinhos.


23. Rua principal do centro.


24.


25.


26. Outra pracinha.


27.


28. Outras ruas do centro.


29.


30.


31.


32. Paisagem comum nas cidades da região.


33. Policlínica


34. Hospital


35. Rodoviária


36. Entorno natural de Rio Casca.


37.


38.



Vejam também:

Pirapetinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Rio Pomba - Zona da Mata Mineira
Tocantins - Zona da Mata Mineira
Guarani - Zona da Mata Mineira
Dores do Turvo - Zona da Mata Mineira
Espera Feliz (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Piranga - Zona da Mata Mineira
Santana do Deserto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Alto Caparaó (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Astolfo Dutra - Zona da Mata Mineira
Divino - Zona da Mata Mineira
Presidente Bernardes - Zona da Mata Mineira
Tombos (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Abre Campo - Zona da Mata Mineira
Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca - Zona da Mata Mineira
Manhuaçu - Zona da Mata Mineira
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira
 
See less See more
39
#2 ·
Que bom que a cidade ainda conserva uma boa quantidade de prédios históricos. O centro está arrumadinho, mas o bairro no morro parece ainda bem precário. Essas telhas de amianto e terraços armados não ajudam, as casas até tem reboco, há verde entre elas, mas o aspecto é bem avacalhado.

Parabéns pelo trabalho de sempre nos apresentar cidadezinhas diferentes, com fotos próprias.
 
#10 ·
Sim, a cidade ainda preserva um pouco do seu patrimônio. De fato o aspecto dos bairros que surgem nas encostas e regiões mais elevadas não é dos melhores.

Nunca ouvi falar nessa cidade, que é até perto daqui, gostei!
Verdade, não faltam placas indicando Vitória.

Mais uma das muitas cidades mineiras com nome curioso e/ou engraçado. A cidade é bonitinha e bucólica, uma pena que a exuberante mata atlântica só restou no nome da região.

Tenho amigos da ZM mineira que reclamam do clima local que mudou muito nas duas últimas décadas, dizem que as chuvas diminuíram em quantidade e aumentaram em intensidade. Isto procede? Seria consequência do forte desmatamento?
O nome é curioso mesmo. Bom eu acho que não só a Zona da Mata mas gde parte do país está sofrendo de alguma forma com mudanças no padrão climático. No caso da região isso é mais agravante pois as chuvas mais intensas fazem um estrago nas cidades que crescem em fundos de vale como é o caso das nossas. Várias sofrem com inundações cada vez mais constantes.

Mais uma rapah, suncê tá uma máquina de thread heim!
Acho a cidade bem estruturada para a pequena população que tem além de ter muitas construções preservadas, se bem que algumas são sinistras mas não deixam de ser interessantes.
Tendo oportunidade de fotografar a cidade estou lá, o problema é que várias que eu passo não dá tempo de tirar foto...:)

Já tinha visto o nome da cidade em guichês de rodoviárias, mas fora isso era uma ilustre desconhecida para mim... Me chamou a atenção a distância entre JF e Rio Casca. Aqui no Rio isso quase que vai de uma ponta a outra do estado, mas em Minas é tudo dentro da mesma região, comprovando a vastidão do território mineiro!...

Não achei Rio Casca tão parecida com a maioria das outras cidades da ZM já mostradas aqui. É um tanto mais aberta e menos densa, porém suas ruas são inusitadamente largas para uma cidade de seu porte. Gostei! :eek:kay:...
Verdade, a Zona da Mata é uma região grande em extensão comparada com as do Rio. Rio Casca está mais perto de Ipatinga, Caratinga e BH do que JF.

Boa observação, tb notei isso. Não sei qual o motivo, mas quem traçou as ruas da cidade poderia supor que ela crescesse e se desenvolvesse mais do que ocorreu de fato.

A parte plana da cidade é interessante, bacana, arrumadinha. Mas o barrancão ao fundo não ajudou muito, deu uma enfeiada boa no visual.

Parabéns Driano. Continue nos brindando com suas visitas às cidades que poucas pessoas se interessariam em fotografar.
Valeu! Pois é, como eu disse o visual desses bairros não são dos melhores, mas essa tb é a cara da minha região, não posso fugir disso.

Que cidade bela! Adorei os casarões históricos, o verde das serrinhas e a limpeza das ruas e espaços públicos. Parabéns pelo thread!!!
Valeu, tb gostei do parte mais antiga.

Gostei da simpática Rio Casca, nome bem conhecido pra mim, tem alguma grande empresa/indústria na cidade Driano? Só mais uma curiosidade, devem ser poucas as cidadezinhas da região que tem aeroporto, ou não? Sei lá mas a região não aparenta ter um perfil de ter aeródromos assim com facilidade, até mesmo por conta dom relevo.

Agora essas estruturas metálicas me matam! :cripes:

Abção Driano, parabéns por mais essa coletânea. Continue divulgando essa famosa Zona; da Mata! :laugh:
Legal, fiquei curioso, acho que fora da região pouca gente conhece ou já ouviu falar em Rio Casca. A cidade tinha uma fábrica da Cotochés, mas fechou a alguns anos atrás, que eu saiba não tem nenhum outra fábrica maior não.
Aeroporto em cidade pequena como essa não, só nas maiores mesmo como Ubá, Viçosa e Ponte Nova por exemplo.
 
#4 · (Edited)
Mais uma das muitas cidades mineiras com nome curioso e/ou engraçado. A cidade é bonitinha e bucólica, uma pena que a exuberante mata atlântica só restou no nome da região.

Tenho amigos da ZM mineira que reclamam do clima local que mudou muito nas duas últimas décadas, dizem que as chuvas diminuíram em quantidade e aumentaram em intensidade. Isto procede? Seria consequência do forte desmatamento?
 
#6 ·
Já tinha visto o nome da cidade em guichês de rodoviárias, mas fora isso era uma ilustre desconhecida para mim... Me chamou a atenção a distância entre JF e Rio Casca. Aqui no Rio isso quase que vai de uma ponta a outra do estado, mas em Minas é tudo dentro da mesma região, comprovando a vastidão do território mineiro!...

Não achei Rio Casca tão parecida com a maioria das outras cidades da ZM já mostradas aqui. É um tanto mais aberta e menos densa, porém suas ruas são inusitadamente largas para uma cidade de seu porte. Gostei! :eek:kay:...
 
#7 ·
A parte plana da cidade é interessante, bacana, arrumadinha. Mas o barrancão ao fundo não ajudou muito, deu uma enfeiada boa no visual.

Parabéns Driano. Continue nos brindando com suas visitas às cidades que poucas pessoas se interessariam em fotografar.
 
  • Like
Reactions: eduardoazul
#9 ·
Gostei da simpática Rio Casca, nome bem conhecido pra mim, tem alguma grande empresa/indústria na cidade Driano? Só mais uma curiosidade, devem ser poucas as cidadezinhas da região que tem aeroporto, ou não? Sei lá mas a região não aparenta ter um perfil de ter aeródromos assim com facilidade, até mesmo por conta dom relevo.

Agora essas estruturas metálicas me matam! :cripes:



Abção Driano, parabéns por mais essa coletânea. Continue divulgando essa famosa Zona; da Mata! :laugh:
 
#14 ·
Sim, tb gostei do patrimônio da cidade.

Parabéns pelas belíssimas fotos. Retratou muito bem a paisagem urbana. Abraço!
Valeu mesmo!

Não conhecia Rio Casca, tem jeito de ser bem tranquila.
Sem dúvida, assim como a maioria dessas cidades da nossa região.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top