daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Sul > Projectos



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old March 25th, 2005, 10:20 PM   #1
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,071
Likes (Received): 53

Navegabilidade do rio Arade só terá prejuízos ambientais temporários

Entre Portimão e Silves
Navegabilidade do rio Arade só terá prejuízos ambientais temporários

Conclusões constam de estudo sobre impactes da construção de canal de navegação no rio

A navegabilidade do rio Arade entre Portimão e Silves, no Algarve, implicará prejuízos para o ambiente, mas apenas temporários, informou o Instituto do Ambiente (IA), num resumo de um estudo de impacte ambiental (EIA) divulgado anteontem.
"A maior parte das situações negativas ou incomodativas são temporárias", ou seja, só se farão sentir "enquanto durarem as obras, pelo que, após a sua finalização, deixarão de existir", lê-se no resumo não técnico do estudo divulgado pelo IA. O impacte ambiental negativo na qualidade da água e do ar, ao nível do som, da biologia e dos sapais só ocorrerá durante a fase de construção do projecto, indica o documento.
O principal objectivo do EIA sobre a navegabilidade do rio Arade entre Portimão e Silves é calcular os efeitos no ambiente da construção de um canal de navegação para embarcações de pequeno calado (o espaço ocupado pelo navio dentro de água), que será de 1,2 metros. Caso o projecto de navegabilidade do rio Arade - onde se inclui a requalificação ambiental - seja aprovado, a obra levará seis meses a concluir, indica o IA.
Para tornar possível a recuperação da navegabilidade do Arade entre Portimão e Silves é necessário dragar um canal com cerca de 11,2 quilómetros de extensão, indica o estudo, referindo que abrangerá uma área de 430 hectares no Barlavento algarvio. As zonas de requalificação e ordenamento marginal são na freguesia de Silves, Lagoa (Parchal e Estômbar) e freguesia de Portimão.
Atrair mais turismo
Além do canal de navegabilidade, o projecto visa fazer um aproveitamento turístico da via fluvial, criando sete instalações náuticas, constituídas por cais de acostagem para desembarque de passageiros, assim como caminhos para peões para passeios a pé.
Associado à construção do canal de navegação, outro dos objectivos do projecto do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM) é "valorizar", "proteger" e "dar a conhecer o património natural e paisagístico" que envolve o rio Arade.
Fomentar o desenvolvimento de actividades recreativas e de lazer ao ar livre em sintonia com a revitalização da navegabilidade do rio e sensibilizar as populações para a importância daquele habitat - onde existem 86 espécies de aves - são outras metas que o IPTM pretende atingir.
Actualmente, o rio Arade só é navegável quando está maré alta e apenas por embarcações com um metro de calado. E, segundo o EIA, o tráfego marítimo actual resume-se a "algumas dezenas de embarcações", um valor que triplica durante na época do Verão.
O estudo está disponível para consulta pública até ao final de Abril nas juntas de freguesia da área de localização do projecto, Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Algarve e também nas câmaras de Lagoa, Portimão e Silves. O EIA decorreu entre Junho de 2002 e Novembro de 2004 e foi realizado pela empresa Hidroprojecto.
Viriatox no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 28th, 2005, 11:00 PM   #2
Reflex
30k
 
Reflex's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisboa
Posts: 30,091
Likes (Received): 293

Parece-me 1 ideia interessante! Os rios ganham logo 1 aspecto diferente quando navegáveis!!
__________________
"Not knowing it was impossible, he did it."
Reflex está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 29th, 2005, 12:31 PM   #3
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 52,970
Likes (Received): 121

a construção de 1 canal ira fazer desaparecer centenas de artefactos historicos depositados no rio, desde abforas do mundo antigo a vestigios de embarcações, espero k façam 1 estudo condigno primeiro e retirem o k puderem, de resto parece-me 1 excelente ideia, não há obras sem prejuizos ambientais em lugar nenhum, vejam as obras do tunel do Marques, milhares de minhocas irão morrer é o preço a pagar.


Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2005, 12:52 PM   #4
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 84,520
Likes (Received): 1582

coitadas das minhocas....
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2005, 03:52 PM   #5
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 15,266
Likes (Received): 888

Gozem gozem.. e se vcs fossem uma minhota e tivessem a familia toda esmagada, dilacerada, desfeita em pedacos mucosos de carne por escavadoras!??
Fern no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 10:26 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu