SkyscraperCity Forum banner

Piau - Zona da Mata Mineira

17K views 46 replies 31 participants last post by  Liminha 
#1 ·
Olá pessoal, voltando a fotografar cidades da Zona da Mata chegou a vez de mostrar a cidade Piau conhecida como "Terra da Banana" aqui na região, é uma das menores cidades que já fui e a sensação é que o tempo nela passa mto devagar.


PIAU

Piau faz parte do trajeto do "Caminho Novo", a cidade conservou belas construções históricas, como a igreja matriz que possui arquitetura no estilo barroco colonial, e antigas fazendas. A cidade é a principal produtora de banana da Zona da Mata sendo sua principal fonte de renda. Atualmente cerca de 500 agricultores cultivam banana no município produzindo anualmente mais de 11 mil toneladas da frura, no mês de julho é realizada a tradicional Festa da Banana de Piau.



Localização:


Área: 192,2 km²
Pop: 2.859 (est. IBGE 2016)
Altitude: 462 m
Distância de Juiz de Fora: 45 KM
Distância de Ubá: 75 KM
Distância do Rio de Janeiro: 225 KM
Distância de Belo Horizonte: 285 KM


01. Começando pela matriz Divino Espírito Santo e o entorno dela.


02.


03.


04.


05.


06.


07.


08. A maioria deses casarões está bem preservado.


09.


10.


11.


12.


13.


14. Ainda no entorno da praça da matriz.


15.


16.


17.


18.


19.


20.


21. Maritacas me observando.


22. Correios / Prefeitura


23.


24. Câmara


25. Posto de saúde


26. Belo casarão e parcial da cidade.


27.


28. Em Piau não tem agências bancárias só esse posto de autoatendimento, percebi que as pessoas pagam suas contas em uma lojinha credenciada da Caixa.


29. Mais casarões.


30.


31.


32. Capelinha


33. Bananeiras, dentro da cidade mesmo tem várias e na estrada de acesso existem várias plantações também.


34. Rua principal e o único predinho que vi na cidade.


35.


36. Cemitério ao fundo.


37. A cidade tem mto pouco comércio.


38. Mais algumas ruas e casarões da cidade.


39.


40.


41.


42.


43.


44. Mesmo tão pequena a cidade tb tem seus lançamentos imobiliários.





Vejam também:


Bias Fortes - Zona da Mata Mineira
Pequeri - Zona da Mata Mineira
Mar de Espanha - Zona da Mata Mineira
Bicas (minha cidade natal) - Zona da Mata Mineira
Visconde do Rio Branco - Zona da Mata Mineira
Rio Casca - Zona da Mata Mineira
Pirapetinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Rio Pomba - Zona da Mata Mineira
Tocantins - Zona da Mata Mineira
Guarani - Zona da Mata Mineira
Dores do Turvo - Zona da Mata Mineira
Espera Feliz (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Piranga - Zona da Mata Mineira
Santana do Deserto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Alto Caparaó (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Astolfo Dutra - Zona da Mata Mineira
Divino - Zona da Mata Mineira
Presidente Bernardes - Zona da Mata Mineira
Tombos (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Abre Campo - Zona da Mata Mineira
Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca - Zona da Mata Mineira
Manhuaçu - Zona da Mata Mineira
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira
 
See less See more
45
#11 ·
Sem dúvida, os casarões próximos a igreja estão mto bem preservados, Piau era uma importante rota da Estrada Real pena que mta coisa foi perdida tb.

Muito charmosa a pequenina Piau!
Me surpreendi com o estado de conservação de seu patrimônio arquitetônico!
Cidades assim não mereciam asfalto. :)
Valeu Driano!
A cidade é bem bucólica, o asfalto tira um pouco essa sensação mesmo.

Que surpresa. O conjunto arquitetônico da pracinha principal está muito homogêneo e bem conservado. Só isso já torna essa cidadezinha mais bonita e agradável que a maioria.

GRAÇASADEUS só tem um prédinho, porque a arquitetura contemporânea, para variar, é um lixo comparada às construções mais antigas.

O casarão da foto 27 é maravilhoso.
Pois é, pra não fugir a regra sempre tem um prediozinho nesse estilo mesmo nas cidades mto pequenas como essa.

Que fofa é Piau, Driano!
Adorei as casinhas, a matriz, a capelinha, o carro dos Correios ornando com a prefeitura...

Muito obrigada por compartilhar com a gente...
Bjks e :hug:
Legal a cidadezinha né, o mais engraçado é que tirei essas fotos numa segunda-feira de manhã e não tinha qse ninguém nas ruas, a movimentação maior era no posto de saúde e no mercadinho ao lado e tb qdo terminou a aula do turno da manhã da única escola da cidade.

Achei que ninguém ia perceber a cor do carro combinando com o prédio dos Correios e os carros da prefeitura são brancos...:)

Dá vontade de estar aí e não querer sair, mais um segredo revelado de Minas!:cheers: Piau, no meu interior, é nome de peixe... queria saber a origem do nome da cidade, pode ter a ver. Aqui na chapada diamantina temos um atrativo denominado Mar de Espanha, mesmo nome de uma cidade do interior mineiro.
Fazia tempo que eu não ia numa cidade onde as pessoas deixam a casa completamente aberta sem medo de serem roubadas. Qdo comecei a fotografar eu percebi uns olhares meio desconfiados, literalmente lá todos se conhecem e eu era um forasteiro tirando fotos pra colocar a cidade na internet...:)

O nome vem do rio Piau que corta um trecho da cidade não preciso dizer o pq do rio ter esse nome né...:)

Já tinha ouvido falar da Mar de Espanha aí na Chapada, a cidade fica próxima a Juiz de Fora e já fotografei lá, qdo tiver um tempinho dá uma olhada nas fotos.
Mar de Espanha - Zona da Mata Mineira

Que bom que a cidade conseguiu preservar o casario. Tomara que continue assim e que o "progresso" não venha como um rolo compressor.
Verdade, Piau é um verdadeiro refúgio e um lugar ideal pra quem quer sossego e simplicidade.

Bonitinha até a cidade, nunca tinha ouvido falar. O patrimônio é bonito, gostei bastante do casarão da foto 27. Gostei também da pracinha central, bem aprazível.

O mesmo não posso dizer das construções mais recentes... Esse tal único predinho é pavoroso.

Valeu pelas fotos, é sempre bom descobrir lugares, ter surpresas assim! =)
Essa casarão da foto 27 é o meu favorito tb, fico imaginando como deve ser interessante lá dentro, mas eu gostei mto da foto 11 tb principalmente pela varandinha. Imagino que pouca gente fora da minha região já tenha ouviu falar dessa cidade.

Que cidade bacaninha! Legal mesmo! Parece cenográfica!
Verdade, parece um pouco cenográfica sim.

Nunca tinha ouvido falar, mas gostei. Belos casarões!
Legal valeu, os casarões roubam a cena.
 
#4 ·
Que surpresa. O conjunto arquitetônico da pracinha principal está muito homogêneo e bem conservado. Só isso já torna essa cidadezinha mais bonita e agradável que a maioria.

GRAÇASADEUS só tem um prédinho, porque a arquitetura contemporânea, para variar, é um lixo comparada às construções mais antigas.

O casarão da foto 27 é maravilhoso.
 
#8 ·
Bonitinha até a cidade, nunca tinha ouvido falar. O patrimônio é bonito, gostei bastante do casarão da foto 27. Gostei também da pracinha central, bem aprazível.

O mesmo não posso dizer das construções mais recentes... Esse tal único predinho é pavoroso.

Valeu pelas fotos, é sempre bom descobrir lugares, ter surpresas assim! =)
 
#20 ·
Legal, a Zona da Mata guarda algumas preciosidades mesmo.

Mais um daqueles municípios que eu nuncovífalar, também pouco menos de 3000 habitantes...

A região da matriz é maravilhosa, combinando um belo entorno com a arquitetura do casario. Na foto 35 parece uma parte zuada da cidade, a esquerda no morro. Espero que seja uma parte insignificante.

Belas fota!
Pois é, essa parte é na entrada da cidade mas de forma geral a maior parte dela tem um urbanismo bom.

Olha só, doce surpresa. Lugares assim são os q eu + adoro.
Pois é, Piau foi relativamente importante no passado sendo um ponto de parada da Estrada Real.

Bela surpresa, mesmo! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Adorei os bancos na frente de uma das casas. Muito interior! Como não podia deixar de ser, o predinho novo tem uma telha de amianto.

Quando você falou que dá a impressão do tempo passar devagar, logo lembrei de São Pedro dos Ferros, cidade do meu pai. Mas lá as construções não estão muito bem conservadas e, realmente, todo dia parece domingo. Daqueles domingos chatos, que demoram a passar. Adorava ir pra lá visitar meus avós quando era novo, mas a cidade parou no tempo.
Exatamente isso, é um outro ritmo de vida qdo comecei a fotografar reparei que eu estava andando bem mais rápido que o pessoal do lugar ai fui desacelerando tb, lugar assim é mto bom para relaxar e diminuir o estresse.

Tava sentindo falta de seus threads Driano. Essa nem por nome conhecia, bem pequena mesmo e pertinho de JF. O entorno da Matriz é muito bacana, merecia ser tombado pelo município antes que derrubem um belo casarão pra fazer uma porqueira dessas:

Pois, sempre tem um terraço armado por aqui, fazia um certo tempo que eu não postava nada da Zona da Mata mesmo.

A cidade é uma graça, com esse casário belo e o relevo. :)
Legal, o clima tb é bem gostoso.

Bem bonitinha a cidade, a conservação dos imóveis, é bastante interessante.
Sim, a maioria deles estão em ótimo estado.

Uma graça, adorei o casario da cidade.
Valeu mesmo!

Que cidadezinha bonitinha, adorei!:eek:kay:
Valeu pela visita.
 
#13 ·
Mais um daqueles municípios que eu nuncovífalar, também pouco menos de 3000 habitantes...

A região da matriz é maravilhosa, combinando um belo entorno com a arquitetura do casario. Na foto 35 parece uma parte zuada da cidade, a esquerda no morro. Espero que seja uma parte insignificante.

Belas fota!


 
#15 ·
Bela surpresa, mesmo! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Adorei os bancos na frente de uma das casas. Muito interior! Como não podia deixar de ser, o predinho novo tem uma telha de amianto.

Quando você falou que dá a impressão do tempo passar devagar, logo lembrei de São Pedro dos Ferros, cidade do meu pai. Mas lá as construções não estão muito bem conservadas e, realmente, todo dia parece domingo. Daqueles domingos chatos, que demoram a passar. Adorava ir pra lá visitar meus avós quando era novo, mas a cidade parou no tempo.
 
#16 ·
Tava sentindo falta de seus threads Driano. Essa nem por nome conhecia, bem pequena mesmo e pertinho de JF. O entorno da Matriz é muito bacana, merecia ser tombado pelo município antes que derrubem um belo casarão pra fazer uma porqueira dessas:

 
  • Like
Reactions: cassianoitu
#23 ·
Acho que é uma das mais bonitas (seja pelas montanhas que a cerca e pelo casario) que vc já mostrou dentre as pequenas cidades mineiras.
Dá gosto ver essas casas bem preservadas com muito carinho, nunca ví algo dessa cidade. Me passa a impressão de que muitas dessas casa devam ser de moradores de cidades maiores próximas pois percebo que a estrutura da cidade é bem maior do que para meros 3 mil hbtes.
Minas tem muitos segredos para serem revelados ao país e vc vem fazendo um bom trabalho nos apresentando de vez em quando algumas delas.
Essa foto aqui está esplendorosa! :applause:
 
#29 · (Edited)
Acho que é uma das mais bonitas (seja pelas montanhas que a cerca e pelo casario) que vc já mostrou dentre as pequenas cidades mineiras.
Dá gosto ver essas casas bem preservadas com muito carinho, nunca ví algo dessa cidade. Me passa a impressão de que muitas dessas casa devam ser de moradores de cidades maiores próximas pois percebo que a estrutura da cidade é bem maior do que para meros 3 mil hbtes.
Minas tem muitos segredos para serem revelados ao país e vc vem fazendo um bom trabalho nos apresentando de vez em quando algumas delas.
Essa foto aqui está esplendorosa! :applause:
Realmente Piau tb foi ma das que mais gostei e acabei me surpreendendo um pouco com a cidade pela sua bela arquitetura e o estado de preservação de um modo geral.

^^
Minas é um país (por vários motivos como dimensão, número de regiões e municípios, biomas, sotaques, relevo, culinária............) então é normal ter surpresas. :D
Sem dúvidas, cada uma região tem sua peculiaridade mas notei que mesmo sendo tão diferentes elas tem algo em comum. Estive no Triângulo e Norte de Minas só pra te dar um exemplo, que são regiões distantes da minha e completamente diferentes mas mesmo assim notei mtas semelhanças no convívio com as pessoas e mesmo no cotidiano das cidades, claro que pequi e manteiga de garrafa a gente nunca acha por esses lados de cá, mas tem alguma coisa em nós mineiros que de certa forma nos une.

Algumas fotos lembram uma cidade cenográfica de novela de época kkk
Muito simpática
Tem uma cidade aqui perto de JF que foi cenário de novela da Globo nos anos 90, Rochedo de Minas. Se der eu fotografo ela tb.

Valeu!

Cidadezinha pacata, com um patrimônio histórico notável. A prefeitura deveria proibir por decreto lei a construção daquelas estruturas metálicas escrotíssimas encima das construções como nas fotos 18, 34 e 37. Pelo casario histórico, acredito que a cidade deva ter vivido tempos de grande prosperidade no passado. Obrigado por postar, a cidade é um brinco mesmo!
Esses terraços são mto comuns por aqui, acho difícil uma lei municipal ser aprovada para isso, mas de fato esteticamente é mto ruim.

Que sensação boa ver o casario bem cuidado :heart: . Linda cidade!

Gostei também da igreja e da pracinha dela, e das calçadas gramadas nas fotos 7, 30 e 31.

Como sempre, o relevo trazendo um charme especial para as cidades mineiras.

Parabéns pelo thread. Bjs
Que bom que gostou, cidades assim fazem a gente diminuir mesmo o nosso rítmo de vida excelente para dar uma relaxada...:)
 
#27 ·
Cidadezinha pacata, com um patrimônio histórico notável. A prefeitura deveria proibir por decreto lei a construção daquelas estruturas metálicas escrotíssimas encima das construções como nas fotos 18, 34 e 37. Pelo casario histórico, acredito que a cidade deva ter vivido tempos de grande prosperidade no passado. Obrigado por postar, a cidade é um brinco mesmo!
 
  • Like
Reactions: Driano MG
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top