search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 17th, 2005, 12:21 AM   #1
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 1

Belém Histórica - Cidade Velha e Comércio

Como faz tempo que eu não posto nada daqui de Belém. Aí vão algumas fotos garimpadas na internet de construções históricas de dois bairros daqui de Belém: Cidade Velha e Comércio.
Nestes bairros existem muitas igrejas, mas eu só consegui achar boas fotos da Catedral e da Igreja de Santo Alexandre. Também foi difícil achar fotos de residências históricas e dos sobrados e palacetes da época da borracha.

Eu sei que algumas fotos são repetidas. Mas vale a pena ver denovo:

Complexo Ver-o-Peso

Torres do Ver-o-Peso e , ao fundo, Igreja de Sto Alexandre e Catedral.

Mercado de Ferro

Solar da Beira

O Mercado

Barcos "pô-pô-pô"

Catedral da Sé

Estação das Docas

Complexo Feliz Luzitânia
Onde Belém foi fundada

Casa das 11 janelas

Casa das 11 janelas

Forte do Castelo e Igreja de Santo Alexandre

Casa das 11 janelas e o Forte

Love is in the air...

Forte e Casas na primeira rua da cidade

Igreja de Santo Alexandre

Casario Histórico

Escadaria da loja Paris n'América
Um dos símbolos da Belle Epoque em Belém.

Palácio Antônio Lemos

Praça do Relógio

Companhia das Docas do Pará

Palácio Lauro Sodré

Mercado São Brás
Fica no bairro de São Brás, mas vai de Bônus

Basílica de Nazaré
Outro bônus, bairro de Nazaré

Teatro da Paz

A maior parte das fotos foi retirada do site www.galeriabelem.com.br do fotográfo Sávio Castro

Last edited by paroara; July 1st, 2006 at 06:54 AM.
paroara no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 17th, 2005, 12:31 AM   #2
O Natalense
no encalço do meliante

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 11716

Muito bom...tô curioso pra ver como está ficando a Via dos Mercadores.

O melhor de todos pra mim é a Estação, almocei num domingo (só tem carrão estacionado na frente...dizem que aí em Belém o carro popular é o Corolla, num chega a ser um exagero)
Old April 17th, 2005, 12:41 AM   #3
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 295

Uau, Paroara!! Belas fotos!! Com certeza vão aplaudir, hehe
Algumas dessas eu já tinha visto pela internet, mas outras não... Muito boas, mesmo!!
Vale lembrar que essa área de Belém era bem feinha há poucos anos. Ainda bem que foi restaurada. Olha só o que a gente tava perdendo!! Espero que continuem revitalizando nossos prédios históricos e urbanizando a orla de Belém.
Ah! E o Forte voltou a ser chamado de Forte do Presépio depois da restauração.

Mais uma vez, muito bom gosto na escolha das fotos
Abraço.
Nunez no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2005, 12:59 AM   #4
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Natalense
Muito bom...tô curioso pra ver como está ficando a Via dos Mercadores.

O melhor de todos pra mim é a Estação, almocei num domingo (só tem carrão estacionado na frente...dizem que aí em Belém o carro popular é o Corolla, num chega a ser um exagero)
Faz tempo que tu estiveste por aqui, Natalense? Lá na estação tem muito carrão mesmo. Mas acho que a cidade tá na média das brasileiras no que se refere ao padrão dos carros.

Eu acho que a Via dos Mercadores já está quase completa. Quando eu tiver coragem de sair com a minha câmera pelas ruas eu vou ver se tiro umas fotos de lá. É que eu demorei tanto pra conseguir essa câmera (chegou faz uma semana, depois de meses de espera) que eu morro de medo de me roubarem se eu sair tirando foto por aí.
Old April 17th, 2005, 01:09 AM   #5
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Nunez
Uau, Paroara!! Belas fotos!! Com certeza vão aplaudir, hehe
Algumas dessas eu já tinha visto pela internet, mas outras não... Muito boas, mesmo!!
Vale lembrar que essa área de Belém era bem feinha há poucos anos. Ainda bem que foi restaurada. Olha só o que a gente tava perdendo!! Espero que continuem revitalizando nossos prédios históricos e urbanizando a orla de Belém.
Ah! E o Forte voltou a ser chamado de Forte do Presépio depois da restauração.

Mais uma vez, muito bom gosto na escolha das fotos
Abraço.
Valeu Nunez. Algumas dessas fotos já foram postadas aqui no fórum. Outras eu roubei de uns sites por aí... (espero que ninguém venha me processar)
A cidade está melhorando muito mesmo, espero que o Dudu, junto com o Jatene, continue com esse processo de restauração.

Não sabia que tinham mudado o nome do forte, preferia Forte do Castelo.
Old April 17th, 2005, 01:13 AM   #6
O Natalense
no encalço do meliante

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 11716

Estive aí em outubro de 2003, adorei Belém e o povo daí.
Old April 17th, 2005, 01:30 AM   #7
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Natalense
Estive aí em outubro de 2003, adorei Belém e o povo daí.
Então faz pouco tempo. Eu acho até que eu já tinha perguntado isso pra ti. Se eu já tiver perguntado desculpa o esquecimento. É que eu estou cheio de trabalhos e provas pra ocupar essa minha cabeça deteriorada.

E que bom que tu gostaste daqui.
Old April 17th, 2005, 02:23 AM   #8
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 23

Nossa, esta primeira foto tá linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu, Paroara! quantas fotos históricas, gostei desta igreja Santo Alexandre, muito legal. É bom ver Belém e sua rica arquitetura preservada nas igrejas...gostei deste thread...parabéns!
abs
Fortal
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2005, 02:26 AM   #9
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Paroara , vc pode me tirar uma dúvida. No seu avatar, aparece uma igreja...qual é o nome?

que thread bacana!
Old April 17th, 2005, 02:33 AM   #10
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fortal
Nossa, esta primeira foto tá linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu, Paroara! quantas fotos históricas, gostei desta igreja Santo Alexandre, muito legal. É bom ver Belém e sua rica arquitetura preservada nas igrejas...gostei deste thread...parabéns!
abs
Fortal
Valeu, Fortal. Que bom que tu gostaste.

Quote:
Paroara , vc pode me tirar uma dúvida. No seu avatar, aparece uma igreja...qual é o nome?
Não é uma igreja não. É uma das torrezinhas do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, que é essa estrutura metálica azul que aparece na 1ª foto, nele funciona um mercado de peixe.
Old April 17th, 2005, 02:39 AM   #11
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Obrigado, paroara! então fica no Mercado do Ver-o-peso...deve ser um ícone da cidade este mercado...paroara, será que vc encontra facilmente neste mercado papagaios?? ou até araras? tá certo que o Ibama fica em cima...muita gente em Belém deve ter estas aves nas residencias...minha curiosidade é saber se é fácil de se obter estas aves livremente em belem, muita gente deve ter né? sempre aparece na tv pessoas em belem com papagaios nos ombros...hehe....eu tive um papagaio, sempre lembro da amazônia em geral...hehe

Last edited by Fortal; April 17th, 2005 at 03:29 AM.
Old April 17th, 2005, 02:45 AM   #12
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 59

Parabéns pra Belém! Possui um patrimônio histórico BEM relevante e parece que tá MUITO bem conservado, ao contrário de várias cidades e inclusive capitais brasileiras! Valeu pelas fotos ae, paroara! Tá na hora agora de tu comprares uma câmera e colocares umas fotos aí pra gente do centrão mesmo da cidade né!
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2005, 02:50 AM   #13
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Likes (Received): 759

Nossa maravilhosas essas fotos, realmente impressionante o patrimônio histórico de Belém. Parabéns pelo thread Paraora, um dos melhores que já vi por aqui nos últimos tempos.

Algum de vocês aí em Belém deveria sair para tirar umas fotos para nós do fórum hein?! Ninguém tem camera?
Old April 17th, 2005, 03:09 AM   #14
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 6

eu tô chocado! Belém é uma jóia esquecida! Algumas dessas fotos nem parece que são do Brasil, parece de cidades européias! Algumas estão artísticas! Sério somente essas fotos prá mim já são suficientes prá colocar Belém como A CAPITAL da metade Norte do País, disputando pau a pau com o Rio qual cidade tem as áreas históricas mais bonitas do Brasil! Hahahaha... eu tô com muita inveja de SP não ter essas belezas!
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2005, 03:15 AM   #15
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Edmundo
Nossa maravilhosas essas fotos, realmente impressionante o patrimônio histórico de Belém. Parabéns pelo thread Paraora, um dos melhores que já vi por aqui nos últimos tempos.

Algum de vocês aí em Belém deveria sair para tirar umas fotos para nós do fórum hein?! Ninguém tem camera?
Obrigado pelo comentário Edmundo. Até uns 5 anos atrás o patrimônio histórico de Belém estava totalmente abandonado, mas atualmente muitos edifícios vêm sendo restaurados. Mas infelizmente muita coisa já se perdeu.

Eu recebi minha câmera há uma semana. Só que, como eu já falei, eu estou meio receoso de sair por aí e ter a minha câmera "seqüestrada", depois de tanto tempo de espera. Mas acho que amanhã mesmo eu vou sair pra tirar umas fotos aqui do meu bairro (Nazaré). Não sei se vão ficar boas já que eu sou marinheiro de 1ª viagem. Qualquer dica seria muito bem vinda.
Old April 17th, 2005, 03:16 AM   #16
Farrapo
.

Likes (Received): 876

nossa, mano... que exagero hehehe mas, realmente... Belém é uma das maiores surpresas pra mim até agora! eu não esperava uma cidade tão bonita quanto tá parecendo ser nessas fotos e nas outras que já vi! é uma cidade cheia de prédios históricos e muitos deles de grande porte e, principalmente, lindos! o bom é que a maioria deles está bem conservada, o que serve de exemplo pra muitas cidades! sério, Belém superou as minhas expectativas... pra mim, deixou de ser uma "cidade grande sem graça perto da Amazônia" pra uma "cidade linda que vale a pena ser visitada"! valeu paraora! as fotos tão excelentes!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2005, 03:33 AM   #17
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Obrigado, paroara! então fica no Mercado do Ver-o-peso...deve ser um ícone da cidade este mercado...paroara, será que vc encontra facilmente neste mercado papagaios?? ou até araras? tá certo que o Ibama fica em cima, só que adoro estas aves...muita gente em Belém deve ter estas aves nas residencias...minha curiosidade é saber se é fácil de se obter estas aves, muita gente deve ter né? eu tive um papagaio, sempre lembro da amazônia em geral...hehe
O Ver-o-Peso é O Símbolo da cidade! Trata-se de um complexo com mais de 300 anos de história, formado por várias feiras e mercados, não só o de ferro. É um lugar que sintetiza vários elementos da cultura amazônica, e, mais particularmente, da cultura paraense, em um único espaço.

Tu encontras papagaios, pássaros variados, tartarugas, jabutis, macacos e outros animas silvestres em várias feiras da cidade, eu sempre vejo. Mas no Ver-o-Peso, devido a uma maior fiscalização do Ibama é mais difícil de encontrá-los a venda, mas mesmo assim tem.

Last edited by paroara; April 17th, 2005 at 03:43 AM.
Old April 17th, 2005, 03:42 AM   #18
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Menino de Sampa
eu tô chocado! Belém é uma jóia esquecida! Algumas dessas fotos nem parece que são do Brasil, parece de cidades européias! Algumas estão artísticas! Sério somente essas fotos prá mim já são suficientes prá colocar Belém como A CAPITAL da metade Norte do País, disputando pau a pau com o Rio qual cidade tem as áreas históricas mais bonitas do Brasil! Hahahaha... eu tô com muita inveja de SP não ter essas belezas!
Valeu cara! Muito legal que tu gostaste das fotos.

A cidade tem mesmo uma bela coleção de edifícios históricos. Mas não sei se é bom criar muita espectativa em relação a cidade, ela ainda tem melhorar MUITO em vários aspectos. E nas fotos que eu posto eu só mostram os lugares que eu acho bonitos, né

Agora eu realmente acho que é uma cidade bastante desconhecida pelo resto Brasil e que tem muita coisa boa e de valor por aqui. Belém têm que começar a se divulgar no Brasil e no mundo.
Old April 17th, 2005, 03:49 AM   #19
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo
nossa, mano... que exagero hehehe mas, realmente... Belém é uma das maiores surpresas pra mim até agora! eu não esperava uma cidade tão bonita quanto tá parecendo ser nessas fotos e nas outras que já vi! é uma cidade cheia de prédios históricos e muitos deles de grande porte e, principalmente, lindos! o bom é que a maioria deles está bem conservada, o que serve de exemplo pra muitas cidades! sério, Belém superou as minhas expectativas... pra mim, deixou de ser uma "cidade grande sem graça perto da Amazônia" pra uma "cidade linda que vale a pena ser visitada"! valeu paraora! as fotos tão excelentes!
Eu é que agradeço Farrapo! Tu és um grande divulgador de Belém aqui no fórum e tem ajudado a mudar a imagem da cidade. Tu já deves ter reparado que tem umas fotos tuas aí no meio.
Old April 17th, 2005, 03:54 AM   #20
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Quote:
Originally Posted by boom
Parabéns pra Belém! Possui um patrimônio histórico BEM relevante e parece que tá MUITO bem conservado, ao contrário de várias cidades e inclusive capitais brasileiras! Valeu pelas fotos ae, paroara! Tá na hora agora de tu comprares uma câmera e colocares umas fotos aí pra gente do centrão mesmo da cidade né!
Valeu boom! Amanhã eu vou sair pra tirar umas fotos, agora não sei se vão prestar.

Reply

Thread Tools

Posting Rules