daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old April 24th, 2005, 07:58 AM   #1
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Interessante site sobre metrôs do mundo

Bastante interessante esse site, contám mapas de muitas cidades do mundo:

http://www.adventurelandtravel.com/SubwayMaps.htm

Last edited by Rafael RC; April 25th, 2005 at 01:41 AM.
RRC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 25th, 2005, 01:32 AM   #2
mopc
Estação Moema Set/2016?

mopc's Avatar

Likes (Received): 724

O melhor site sobre os metrôs do mundo é o do meu amigo Roberto Schwandl, de Berlin. www.urbanrail.net. Nas páginas sobre o Brasil, tem várias contribuições minhas (Maurício Carvalho)
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2005, 02:38 AM   #3
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by mopc
O melhor site sobre os metrôs do mundo é o do meu amigo Roberto Schwandl, de Berlin. www.urbanrail.net. Nas páginas sobre o Brasil, tem várias contribuições minhas (Maurício Carvalho)
Ótimo site. Bem organizado. Dá pra achar tudo rapidinho!
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2005, 03:13 AM   #4
mopc
Estação Moema Set/2016?

mopc's Avatar

Na página de Sao Paulo, há duas ou três fotos minhas, e tem um link para uma galeria de fotos 100% minha, muitas das quais eu postei aqui há alguns meses. As duas fotos do metrô de BH tbm são minhas. Em 2004 quando estive em Berlin, encontrei com o Robert e dei a ele um CD com aquelas fotos de SP da galeria que ele montou.
Old April 25th, 2005, 03:27 AM   #5
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 212

Ambos são ótimos.
Old April 28th, 2005, 06:18 PM   #6
Mahler
Expansão São Paulo

Mahler's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by mopc
Na página de Sao Paulo, há duas ou três fotos minhas, e tem um link para uma galeria de fotos 100% minha, muitas das quais eu postei aqui há alguns meses. As duas fotos do metrô de BH tbm são minhas. Em 2004 quando estive em Berlin, encontrei com o Robert e dei a ele um CD com aquelas fotos de SP da galeria que ele montou.
Mopc tira novas fotos para postar neste site. Seu trabalho com as fotos anteriores foi muito bom.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento". (Albert Einstein)
Mahler no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2005, 10:16 PM   #7
mopc
Estação Moema Set/2016?

mopc's Avatar

Na verdade, por causa dessa galeria no Urbanrail, um pessoal inglês me contratou para tirar fotos de alta resolução da comunicação gráfica do metrô, que eu já tirei e estou enviando pra eles logo logo, vai sair num livro sobre comunicação gráfica dos metrôs do mundo.
Old December 15th, 2009, 11:23 AM   #8
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Colaboradores do SSC no Urbanrail

Estou upando este tópico antigo pra aproveitar e lançar uma pergunta que sempre quis fazer: quem são atualmente os foristas aqui do SSC que colaboram (ocasionalmente ou regularmente) com o R. Schwandl no UrbanRail.Net?

Por este thread eu vi que o mopc colaborou (colabora) com eles; e também lá tem material do Leo Lisboa; teria mais alguém?

Fiquei pensando nessas questões justamente devido ao material de obras em andamento não estar totalmente atualizado (por ex, a Adolfo Pinheiro não está "under construction" e nem o VLT de Brasília).
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2009, 11:27 AM   #9
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Definição de Metrô do UrbanRail

Legal também a definição do que é metrô do R. Schwandl, algo que é tão debatido aqui na comu e nunca chegando a um consenso; a definição pessoal dele vai ao encontro ao que muitos foristas aqui pensam:

My personal definition is:

1) An urban electric mass rail transport system, i.e. it is primarily used to move within the city
2) Totally independent from other traffic, rail or street traffic
3) High frequency service (maximum interval approx. 10 minutes during normal daytime service)

Obviously a metro does not have to be underground (this is why I prefer this term to 'subway' or 'underground' or 'U-Bahn' as all these terms imply a tunnel), it can also be elevated or at grade. A metro does not necessarily use heavy rail technology, therefore the Docklands Light Railway or the Lille VAL are full metro services, with the only difference that their capacity is smaller according to the needs of the city/area they serve. It's also irrelevant whether the metro runs on steel wheels or rubber tyres, is monorail or conventional double rail, uses third rail power supply or overhead wire, is fully automated or has a driver, has standard, narrow or broad gauge.

Segundo essa definição, mesmo o monotrilho do ET não sendo metrô pesado, poderemos contabilizá-lo no tamanho da malha em pé de igualdade com o metrô pesado. (Btw, caberia também colocar no mapinha o "under construction" para o trecho V. Prudente - Oratório do monotrilho?)
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2009, 11:40 AM   #10
mopc
Estação Moema Set/2016?

mopc's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ar-Nimruzîr View Post
Estou upando este tópico antigo pra aproveitar e lançar uma pergunta que sempre quis fazer: quem são atualmente os foristas aqui do SSC que colaboram (ocasionalmente ou regularmente) com o R. Schwandl no UrbanRail.Net?

Por este thread eu vi que o mopc colaborou (colabora) com eles; e também lá tem material do Leo Lisboa; teria mais alguém?

Fiquei pensando nessas questões justamente devido ao material de obras em andamento não estar totalmente atualizado (por ex, a Adolfo Pinheiro não está "under construction" e nem o VLT de Brasília).
Na verdade eu sempre mandava emails para ele quando havia novidade, mas não o fiz nas últimas ocasiões.
CETICISMO

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules