daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Porto

Porto Área Metropolitana do Porto

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old May 6th, 2005, 08:54 PM   #1
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Likes (Received): 12

PDM de Gaia propõe nova ponte no Douro até Gondomar

Documento prevê o prolongamento da A29 para a outra margem do rio, criando uma circular intermédia entre o IC23 e o futuro IC24

O novo Plano Director Municipal (PDM) de Gaia, ainda em elaboração, propõe a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, ligando o concelho a Gondomar. O projecto prevê o prolongamento da A29n (ER1.18), que actualmente liga o nó de Miramar (IC1), junto à costa marítima de Gaia, e a zona do Freixo (IP1). Pretende-se, com esta empreitada, criar uma nova circular na Área Metropolitana. Uma circular intermédia, entre o IC23 (VCI) e o futuro IC24 (que também implicará uma nova ponte sobre o rio Douro).

O prolongamento da A29 para a outra margem do rio é mais um projecto pelo qual a Câmara de Gaia vai lutar, assinalou o vice-presidente da autarquia. Jorge Queirós, que também é presidente da Gaiurb (empresa municipal responsável pela área do Urbanismo), falava na segunda reunião de trabalho da comissão responsável pelo processo de revisão do PDM.

De resto, o autarca defende a construção de novas travessias sobre o Douro, nomeadamente uma ponte à cota baixa, entre Gaia e o Porto. Lembrou, a propósito que já chegou a haver projecto para esse atravessamento, exclusivamente pedonal, que acabou por nunca sair do papel. Garantida, para já, parece estar a ponte que será preciso construir no âmbito da segunda linha de metro para Vila Nova de Gaia.

O novo PDM (resulta da revisão do documento datado de 1994) aponta objectivos para as principais áreas do concelho. Assim, para a cidade, a aposta passa pela requalificação do centro histórico e pela prioridade ao transporte e estacionamento públicos.

Na orla marítima, propõe-se a valorização da vocação balnear e a criação de zonas de lazer. Na plataforma central, privilegia-se as actividades comerciais e a consolidação dos Carvalhos como segunda centralidade do concelho. No interior rural e litoral de rio, a vocação turística será para potenciar, tal como se deverá apostar em Avintes como outra centralidade. O novo PDM procurá colmatar as falhas do documento de 1994, que revelava uma "manifesta falta de qualidade", conforme admitiu o vice-presidente da Câmara de Gaia.

Apontamentos

Aberto à comunidade

O processo de revisão do PDM está disponível à participação de todos. E todas as intervenções, bem como as respectivas respostas da Câmara, estão disponíveis para consulta dos interessados. Uma "nova metodologia" de abertura a toda a comunidade sublinhada por Jorge Queirós

Grande crescimento O concelho de Gaia conheceu, nas últimas décadas, grande crescimento. Em 1970, havia 86270 moradores, em 2001 o número já era de 288749. "Gaia tem um território praticamente igual ao da ilha da Madeira. É quatro vezes a cidade do Porto e duas vezes a de Lisboa. O PDM de Gaia não é um PDM qualquer", sentenciou Jorge Queirós

Plano de 1998 é a base

O plano estratégico de desenvolvimento do concelho de Gaia tem sido o suporte dos planos de actividades e orçamentos municipais e é, também, uma das bases da revisão do PDM, disse Queirós. "Em Gaia, nada é feito ao acaso", sublinhou o vice-presidente da autarquia.

fonte:JN
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 6th, 2005, 08:55 PM   #2
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

O Porto vai ficar bonito com essas pontes todas,daqui a pouco já sem se vê mais o rio direito.
Old May 6th, 2005, 08:57 PM   #3
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 3

outra? acho k tens razão man, qualquer dia o rio desaparece no meio das pontes
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 6th, 2005, 08:58 PM   #4
Lss911
Supermoto scratcher!

Lss911's Avatar

Likes (Received): 4

é preciso ter coidado como impacto ambiental...embora pontes sejam boas para a economia e dinamismo da zona!
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old May 6th, 2005, 09:01 PM   #5
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

pois é,isto está um absurdo,olha só quantas pontes já estão plenejadas para lá,se eu não me esqueci de nenhuma:essa do A29,a outra do novo IC 29,a nova ponte para o TGV,segunda travessia para o metro,ponte pedonal ao lado da D. Luis...
Old May 6th, 2005, 09:03 PM   #6
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 3

ya, e por isso k quando falam em estudos de impacto hambiental eu ponho-me de pe atraz Phobos, td não passa de jogadas politicas para fazer €
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 6th, 2005, 09:06 PM   #7
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 145

Essa ponte vai ficar muito perto das outras .... vai ser horrível
O IC24 também vai ter uma ponte... mas na zona de Crestuma-Lever.. muito longe !

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap

Last edited by Barragon; May 6th, 2005 at 09:14 PM.
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old August 28th, 2008, 09:31 PM   #8
leoferreira12
Jogos Olímpicos Porto2020

Likes (Received): 0

Pa isto ficou em águas de bacalhau, ainda bem. Que transformem a circunvalação numa via rápida assim Gondomar já não precisa disto.
leoferreira12 no está en línea   Reply With Quote
Old August 28th, 2008, 09:50 PM   #9
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 1

eu nao sei o que alguns têm contra a densidade de pontes.

este eh o cenario onde ha mais densidade de pontes no porto. vêm-se 3, e uma quarta ja a espreitar aki em baixo.

o cenário fica lindo! e frases como "kkr dia nem se vê o rio" nao fazem sentido nenhum. vejam esta foto. nao se ve o rio? claro que se ve. se o porto tivesse pontes nesta densidade desde a zona oriental do municipio até à foz, caberiam prai umas 40 pontes. ora, o porto tem 7, por isso quando de fala em mais 4 pontes.... ainda fica bem longe desse tal cenario, que de si ate nem ficaria mal.

o porto com 11 pontes nao vai rigorosamente nada tapar o rio.
Old August 28th, 2008, 09:56 PM   #10
alentejolover
Cidade-Museu

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 184

Essa marota a espreitar é a ferroviaria D. Joao...

/
alentejolover no está en línea   Reply With Quote
Old August 28th, 2008, 09:59 PM   #11
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

e mais!!!! aki ja nem era municipio do porto... ou seja, a area em questao eh mt maior.

a serio, eh do mais errado dizer que uma ponte lá é errada. a margem sul e margem norte da metropole portuense ficaria mt bem servida com 20 travessias. e o douro teria muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito espaço pra ser visto.
Old August 28th, 2008, 10:35 PM   #12
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 125

Por vezes os responsáveis pelo urbanismo até têm umas ideias interessantes e esta é seguramente uma delas. Acho que faz todo o sentido esta nova travessia pois tem duas vantagens principais, a primeira porque é a ligação mais directa entre Gaia e Gondomar e a segunda porque dado o afastamento do atravessamento da A41 é uma boa idéia ter uma nova circular a passar no local em que está projectada. Seria bom é que pensassem em deixar um espaço para uma futura linha de metro na dita travessia.

Barragon:

Quote:
Essa ponte vai ficar muito perto das outras
Nem tanto, a distância para o Freixo ainda é assinalãvel...

Leoferreira12:

Quote:
Que transformem a circunvalação numa via rápida assim Gondomar já não precisa disto.
Que ideia mais absurda... O que há é transformar a circunvalação numa bela avenida e aquele separador central está lá a ajudar a isso mesmo (e a pedir...)!
Viriatuus está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 28th, 2008, 10:37 PM   #13
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

exactamente.

a circunvalaçao tem de ser transformada na maior avenida 100% urbanda da Europa! 17km a bombar! no avenue in europe match this size!

Porto: A cidade com a maior avenida da Europa (que bem que soa... e tudo o que eh preciso eh um facelift àquilo que actualmente ja existe! depois com o tempo, barzinhos sugirao na frente da avenida, assim como mais lojas, etc. a verdadeira BIG avenida!)
Old August 28th, 2008, 10:47 PM   #14
Viriatuus
Registered User

Também estás a sonhar de mais Daniel, mas sem dúvida prefiro os teus sonhos aos pesadelos do Leo... Já me contentaria com um plano que imposesse normas no edificado e a recuperação/demolição do mais degradado, normas tendo em vista sobretudo o afastamento do novo a construir em relação ao eixo da via e aos passeios - a minha preferência vai para a não permissão nos novos edifícios a construir que os mesmos o sejam à face do passeio mas sendo antes obrigatório a constituição de cercas ajardinadas à frente dos mesmos como por exemplo na Av. Sidónio Pais - e a construção de passeios ao longo de toda a circunvalação coisa que hoje só a espaços existe.
Old August 29th, 2008, 02:02 AM   #15
NewTomorrow
BANNED

desde que os aviões passem ..............
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2008, 02:19 PM   #16
leoferreira12
Jogos Olímpicos Porto2020

Likes (Received): 0

Fonix... Tava no gozo, mas se fizerem uma boa ligação do freixo para gondomar e este de Gaia não é preciso outra ponte. Quanto á circunvalação, via rápida? não... mas deviam por aquilo com boas condições po pessoal andar de bicicleta e a pé... Há gajo que ultrapassam os 100 km/h de carro e é uma porcaria a falta de condições ciclo-pedonais que aquilo tem. Ou põe aquilo direito ou então é uma bosta, FOI POR ISSO QUE FALEI DA VIA RÁPIDA, PORQUE SEMPRE ERA MAIS ÚTIL DO QUE UM LOCAL DE ATROPELAMENTOS E ACIDENTES QUE É ACTUALMENTE.

Quanto á maior avenida: e dinheiro??? o estado não dá nada ao norte já po metro e reabilitação da baixa que é importante, é o que é
leoferreira12 no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2008, 02:44 PM   #17
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

viriatus:

nota que eu nao disse que o porto se nao tiver 20 pontes fica mal. disse apenas que se justificaria, e cada vez mais se justificará com o passar dos anos. e que mesmo que venha a ter 20 pontes, haverá imenso espaço. margem norte e margem sul devem em tudo funcionar como uma cidade consolidada, e um dos principais factores para que isso aconteça, são as ligações entre um lado e o outro.
Old August 29th, 2008, 03:24 PM   #18
Viriatuus
Registered User

Daniel o teu comentário em relação a mim é a propósito de...
Old August 29th, 2008, 03:25 PM   #19
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

a propósito do ultimo post que fizeste neste mesmo thread

ai o vinho!
Old August 29th, 2008, 08:20 PM   #20
Viriatuus
Registered User

Boa eu a falar da circunvalação e tu das pontes, nada a ver... estou a ver que a pinga sobe facilmente...

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules