daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 3.00 average. Display Modes
Old March 12th, 2009, 10:00 PM   #321
RicardoSSA
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post
Place City Population Area Buildings² Points³

São Paulo 10,990,249 1,523 km² 5,613 16,764
Rio de Janeiro 6,161,047 1,261 km² 2,447 5,650
A área total não me interessa... O que importa é a área útil...
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 12th, 2009, 10:04 PM   #322
gui_x_
BANNED

Likes (Received): 0

Ok Ricardo SSA entao faca o favor de pesquisar qual a zona urbana da cidade do Rio de Janeiro, pois os dados de SP eu jah encontrei mas esta muito dificil de achar os do Rio.

Área Km²
Município de São Paulo 1.509,0
Urbana 826,4
Rural 627,0
Represas 55,6

a area urbana da cidade de sp eh de 826,4 km2
se vc conseguir encontrar a area urbana do rio de janeiro fica facil saber qual eh ou nao a mais densa
gui_x_ no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2009, 10:29 PM   #323
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 426

Se vc for considerar que existe uma floresta enorme no meio da cidade do Rio de Janeiro, que pega todas as regiões(sul, centro, norte e oeste) da cidade...fica páreo duro independente da área.
Acontece que a cultura de edificios em alguns bairros do Rio de Janeiro, é mais forte do que em São Paulo, onde os edificios são mais espalhados. Copacabana, Leme, Ipanema, Humaitá, Flamengo, Catete, Glória, Laranjeiras, são bairros que tem uma taxa de edificios, se eu nao duvido, com mais de 90%, sendo que muitos desses bairros, edificios são geminados, formando um único paredão. Por outro lado, muitos bairros do Rio não tem habito de construir edificios com mais de 3/4 andares, já em São Paulo, todos os bairros possuem edificios.
Acho que no geral São Paulo tem uma densidade maior sim.

Last edited by WallyP; March 12th, 2009 at 10:36 PM.
WallyP no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2009, 10:33 PM   #324
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 719

Eu não acho o RIO mais denso que Sampa; entretanto, continuo afirmando que NÃO EXISTE UM BAIRRO COM DENSIDADE MAIOR QUE COPACABANA, tanto em prédios quanto em população por m2.

População: 147.021
Copacabana: 0,902 IDH
3,4 habitantes por m2
Copacabana divide-se em 100 Quarteirões sendo 78 (setenta e oito) ruas, 05 (cinco) avenidas, 06 (seis) travessas e 03 (três) ladeiras, numa área de 7,84 Km2.
92.156 casas, edifícios, escritórios e espaços comerciais
Existem mais de 70 hotéis
Área: 7,84 km².

Fonte: http://www.copacabana.com/copafato.shtml
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copacabana
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2009, 10:49 PM   #325
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 426

Cara, esse lance de densidade é uma merda....Copacabana fica um caos na hora do rush. É muita gente pra um horário só. levo uns 15/20 minutos de uma ponta a outra do bairro, não é mole não.
Old March 12th, 2009, 11:08 PM   #326
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Gente, densidade demografica é uma conta matemática, lógica, exata. Não tem essa de eu acho. É hab/km² e ponto final. Nesse quesito, Copacabana é o bairro mais denso do Brasil, enquanto a cidade é Sampa, seguida pelo Rio, e o estado é o Distrito Federal, depois RJ, depois SP.

E que história é essa de densidade predial? Quem inventou isso? Se existir, seria algo como prédios/km², ou seja, quase nenhuma dessas metropoles com mar de altoes (SP, POA, BH...) venceria.
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 12:13 AM   #327
Juninhoo
Registered User

Juninhoo's Avatar

Likes (Received): 36

Quote:
Originally Posted by gui_x_ View Post
se o rio eh mais denso q sao paulo, imagino q grande parte da populacao de sp seja de moradores de rua
Mas vocês podem ficar com esse titulo, e é merecido.
Juninhoo no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 04:40 AM   #328
André Moraes
Registered User

Quote:
Originally Posted by gui_x_ View Post
pseudo-riqueza eterna?
pessima qualidade de vida?
nao generalize. eu moro em SP e nao acho que tenho uma pessima qualidade de vida 0.o
desculpa pela generalização..

Citar exemplo clássico.. quiçá clichê

- quase 2 milhões de pessoas nas favelas.

você não acha que tem uma péssima qualidade de vida por que é incluído digitalmente, mora em um bom bairro, talvez tenha carro e não precise encarar o rush diário.

Bem.. até quem mora em alphaville demora algumas boas horas pra conseguir botar os pés na pantufa.. quando não cabe helicóptero no orçamento.
André Moraes no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 05:44 AM   #329
André Moraes
Registered User

Quote:
Originally Posted by Cauan Kaizen View Post
Não concordo. Curitiba tem prédios bem altos em algumas avenidas, certo? Nesses lugares, não bate sol, não existe ventilação adequada, não existe estrutura adequada...são paredões de 20..25 andares (horríveis) ao lado de casas (isso sim, é tenebroso)..Não vejo isso como modelo. Curitiba deixa a desejar nesse aspecto.
Paris é super densa e é uma cidade do 1º mundo. NYC é densa e é 1º mundo...Barcelona igualmente..e por aí vai..densidade não signficada atraso.
Desculpa.. mas desde a criação do masterplan de Curitiba, as construções seguem as leis do plano, respeitando afastamento e cotas. Não acontece o bloqueio solar ao longo de todo o dia, como acontecem em algumas metrópoles não.. ou mal.. planejadas.

Olhando a foto que postei.. se percebe um bairro em sua maior parte residencial, o valor do terreno para essa infra-estrutura não deve ser dos mais baratos. As casas são ocupadas pela classe média alta e alta, quem pode pagar o preço de morar com melhor qualidade, em uma casa com quintal pelo menos. Os prédios são ocupados pela classe média, costumo falar que classe média é o carro-chefe na atualidade, tanto aqui quanto lá fora. Com toda a questão do crédito e etc.. são até o carvão da atual crise econômica mundial

posso até fazer como você, e citar cidades de primeiro mundo falando de curitiba..

- O modelo de transporte desenvolvido em Curitiba, o "ligeirinho" tem inspirado experiências similares em cidades de outros países, como Los Angeles e Nova Iorque, onde houve, na década de 1990, a instalação experimental de uma linha de "ligeirinho" naquela cidade, ligando a prefeitura ao World Trade Center.

- Medições recentes indicam que a área verde de Curitiba é de 51,5 m² por habitante - cerca de três vezes superior à área mínima recomendada pela ONU - sendo um dos índices mais altos do Brasil e superior ao de uma cidade como Londres.

- O zoneamento urbano da cidade, integrado ao sistema de transporte, tem permitido um desenvolvimento arquitetônico e urbanístico tido, por certos analistas, como coeso e harmônico, sem os principais problemas das grandes metrópoles modernas. Curitiba, inclusive, foi recentemente recomendada pela Unesco como uma das cidades-modelo para a reconstrução das cidades do Afeganistão, após a intervenção militar ocorrida naquele país, em 2001.

- A capital paranaense foi a única cidade brasileira a entrar no século XXI como referência nacional e internacional de planejamento urbano e qualidade de vida; numa pesquisa feita pela revista americana Reader's Digest, foi o município brasileiro mais bem colocado no ranking das melhores cidades do mundo para se viver. Em março de 2001, uma pesquisa patrocinada pela ONU apontou Curitiba como a melhor capital do Brasil pelo Índice de Condições de Vida (ICV) e segundo melhor IDH dentre as capitais.

- No ano de 2007 a cidade ocupou o terceiro lugar numa lista das "15 Cidades Verdes" do mundo, de acordo com o sítio estadunidense Grist.

- O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, indicou Curitiba na 49ª colocação entre as cidades com maior influência global.

fonte: Wikipedia

atualmente tem começado um foco de favelização na periferia da cidade projetada.

Mas mesmo assim se o Brasil tivesse meia dúzia de cidades com a qualidade de Curitiba, quem sabe não estariamos no primeiro mundo

agora por favor.. o nome do tópico deveria explicitar que aqui estão a discutir "As MAIORES densidades PREDIAIS do Brasil"
Old March 13th, 2009, 05:49 AM   #330
HRLR
Registered User

Quote:
Originally Posted by André Moraes View Post
Mas mesmo assim se o Brasil tivesse meia dúzia de cidades com a qualidade de Curitiba, quem sabe não estariamos no primeiro mundo
Não estaríamos no primeiro mundo porque Curitiba não é uma cidade de primeiro mundo.
HRLR está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 05:59 AM   #331
André Moraes
Registered User

Quote:
Não estaríamos no primeiro mundo porque Curitiba não é uma cidade de primeiro mundo.
Claro que não é uma cidade de primeiro mundo.. curitiba esta no Brasil =P

e o que você considera uma cidade de primeiro mundo?

Last edited by André Moraes; March 13th, 2009 at 06:06 AM.
Old March 13th, 2009, 06:06 AM   #332
HRLR
Registered User

Viaje para Europa, Canadá ou EUA e você terá a resposta.
Old March 13th, 2009, 06:23 AM   #333
André Moraes
Registered User

Quote:
Viaje para Europa, Canadá ou EUA e você terá a resposta.
qualquer cidade que eu for desses países vai ser o exemplo do primeiro mundo? Seria legal você citar o que define algumas cidades dentro desses territórios de primeiro mundo como sendo do primeiro mundo...
Old March 13th, 2009, 06:29 AM   #334
HRLR
Registered User

Renda, escolaridade, condições de moradia, infra-estrutura...
Old March 13th, 2009, 06:41 AM   #335
André Moraes
Registered User

O conceito de primeiro mundo se aplica a países com características como:

* Estrutura industrial completa
* Dominação econômica
* Produzem todos os tipos de bens
* Agropecuária moderna e intensiva
* Emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.
* Desenvolvimento científico e tecnológico elevado.
* Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação.
* População urbana é maior que a população rural, são urbanizados.
* População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário.
* Pequeno número de analfabetos.
* Elevado nível de vida da população.
* Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
* Reduzido crescimento populacional.
* Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil.
* Elevada expectativa de vida.

Dentro do contexto de Brasil, ao meu ver, Curitiba entra como uma cidade modelo, mesmo não tendo a questão indústrial tão forte, funciona dentro de uma lógica: a busca por ser uma cidade ecológicamente correta, ter uma renda melhor distribuída, e infra-estrutura completa e funcionando a todo o vapor. Mas a questão ecológica acho que nos dias de hoje é o maior apelo nos projetos em desenvolvimento nos países de primeiro mundo. E de certa forma Curitiba vem tendo resultados plausíveis com relação a isso.

Assim como gramado poderia ser uma cidade turística, dentro de seus moldes, muito bem estruturada para um desses países de primeiro mundo.

Olha.. nem estou querendo fazer propaganda por ser habitante de Curitiba, afinal sou de Balneário Camboriú... e sobre Balneário.. acho que a única cidade que eu conheço aonde o centro mantém as características do que seria um centro.. de primeiro mundo.. haha

desculpa.. gosto de criar possibilidades de discussão, acho que de forma sadia, enriquece muito a todos =)

Last edited by André Moraes; March 13th, 2009 at 06:46 AM.
Old March 13th, 2009, 07:50 AM   #336
Cauan Kaizen
BANNED

Quote:
Originally Posted by André Moraes View Post
O conceito de primeiro mundo se aplica a países com características como:

* Estrutura industrial completa
* Dominação econômica
* Produzem todos os tipos de bens
* Agropecuária moderna e intensiva
* Emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.
* Desenvolvimento científico e tecnológico elevado.
* Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação.
* População urbana é maior que a população rural, são urbanizados.
* População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário.
* Pequeno número de analfabetos.
* Elevado nível de vida da população.
* Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
* Reduzido crescimento populacional.
* Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil.
* Elevada expectativa de vida.

Dentro do contexto de Brasil, ao meu ver, Curitiba entra como uma cidade modelo, mesmo não tendo a questão indústrial tão forte, funciona dentro de uma lógica: a busca por ser uma cidade ecológicamente correta, ter uma renda melhor distribuída, e infra-estrutura completa e funcionando a todo o vapor. Mas a questão ecológica acho que nos dias de hoje é o maior apelo nos projetos em desenvolvimento nos países de primeiro mundo. E de certa forma Curitiba vem tendo resultados plausíveis com relação a isso.

Assim como gramado poderia ser uma cidade turística, dentro de seus moldes, muito bem estruturada para um desses países de primeiro mundo.

Olha.. nem estou querendo fazer propaganda por ser habitante de Curitiba, afinal sou de Balneário Camboriú... e sobre Balneário.. acho que a única cidade que eu conheço aonde o centro mantém as características do que seria um centro.. de primeiro mundo.. haha

desculpa.. gosto de criar possibilidades de discussão, acho que de forma sadia, enriquece muito a todos =)
Cara..menos..muito menos! Eu conheço Curitiba...tem sua parte nobre, como qualquer cidade brasileira, mas é inegável que é uma cidade bem desigual também! Curitiba tem muitas favelas, ou vocês vai negar isso? A favela do Parolin é o quê? Aquela favela bem no centro da cidade também é ilusão? Mais da metade da cidade de Curitiba (a periferia), é feia de dar dó..e bem suja....(de nada lembra a "Rua XV"..ou o Batel). Você fala de SP, como se Curitiba proporcionalmente não tivesse o mesmo número de favelas que SP...e o pior, você sabe que tem. Curitiba anda cada vez mais pixada... sofre muito com uma violência endêmica (bem ao estilo 3° mundo-Brasil),e com pessoas vivendo nas ruas. Estive em Dezembro passado na capital do Paraná e me impressionei com a marginalidade que tomou conta da região do Shopping Estação..algo impensável na Curitiba da decada de 90...fora a favelização sem controle na cidade, e o sistema de transporte ultra lotado que nem de longe, é o melhor do país. Prefiro com certeza o metrô de SP ou os confortáveis ônibus de Porto Alegre aos "ligeirinhos" de Curitiba. A capital do PR pode ter sido uma boa referência há 15..20 anos atrás. Hoje não mesmo..
Cauan Kaizen no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 07:53 AM   #337
Cauan Kaizen
BANNED

Sobre o Rio e SP: As duas cidade são bem densas..o Rio é incrivelmente denso, é uma cidade espremida entre a serra e o mar. Se formos analisar friamente, o Rio é mais denso e concentrado que SP..
Old March 13th, 2009, 07:57 AM   #338
Cauan Kaizen
BANNED

Mais uma coisa: O ponto forte de Curitiba é justamente a industrialização...o que elevou o crescimento demográfico na cidade nas últimas décadas, e consequentemente os seus problemas. Mais uma coisa: A questão ecológica é uma falsa idéia que perdura em Curitiba ( e em outras cidades país afora ). Basta vêr o estado dos córregos que cortam Curitiba para concluir o descaso que existe com a "ecologia" na cidade. Não preciso entrar em detalhes, certo? Você sabe que eu tenho razão.
Old March 13th, 2009, 08:35 AM   #339
HRLR
Registered User

Quote:
Originally Posted by Cauan Kaizen View Post
Sobre o Rio e SP: As duas cidade são bem densas..o Rio é incrivelmente denso, é uma cidade espremida entre a serra e o mar. Se formos analisar friamente, o Rio é mais denso e concentrado que SP..
O RJ só é denso junto à orla. A cidade não se resume apenas à Zona Sul.
Old March 13th, 2009, 11:24 AM   #340
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 719

Quote:
O RJ só é denso junto à orla. A cidade não se resume apenas à Zona Sul.
De certa forma vc tem razão. Quando a pergunta é: "qual a cidade mais densa", o que é levado em consideração: parte da cidade ou toda a cidade?

É a mesma coisa que vc perguntar: O Rio de Janeiro é uma cidade bonita? Sim, mas nem em todos os lugares. Isto também se aplica a Fortaleza, Sampa, BH, Recife, Brasília, POA, Curitiba, Floripa, etc.

Quando o assunto é o skyline da cidade, aplica-se a mesma regra, isto é, skyline de que parte da cidade: do centro? da zona sul? da zona norte?

Tudo depende do axioma, isto é, do ponto de partida, da referência. E, como eu já escrevi antes, acho Sampa mais densa que o RIO, embora Copacabana seja o bairro mais denso do Brasil
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
cidades brasil

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules